sábado, janeiro 30, 2010

Imagem do dia: McLaren apresenta o modelo MP4/25 para a temporada 2010 da F1


A McLaren lançou nesta sexta-feira o modelo MP4/25, seu novo monoposto projetado para a temporada de 2010 da F1.

Foto: McLaren

GP Brasil de Kart – RBC: Mais novidades para pilotos e equipes


Conforme divulgado na manhã desta sexta-feira, as inscrições para o GP Brasil de Kart – RBC já estão liberadas. O Campeonato será disputado entre os dias 10 e 14 de março e terá lugar no Kartódromo RBC Racing, na cidade de Vespasiano – Grande Belo Horizonte (MG).

As inscrições podem ser feitas através dos portais eletrônicos da Federação Mineira de Automobilismo – FMA (www.fma.com.br) e da RBC Preparações de Motores (www.rbcpreparacoes.com.br).

Graduados irão competir com pneus de selo “amarelo”

Apesar do regulamento do GP Brasil de Kart – RBC prever o mesmo composto de pneus para todas as categorias, com exceção de Mirim e Cadete, os organizadores da competição receberam alguns pedidos e sugestões para a substituição deste modelo para a categoria Graduado.

Após a detalhada análise das condições e conversas com representantes da fábrica gaúcha MG Pneus e com membros da Comissão Técnica do evento ficou determinado que os pneus, exclusivamente para a categoria Graduado, serão alterados para os de selo “amarelo”.

Vale ressaltar que, em virtude desta mudança, esta classe passará a ter a sua disposição dois jogos e meio de pneus “slick” e um jogo de pneus “wet” para todo o evento. Ou seja, os pilotos graduados deverão planejar o uso de 10 pneus “slick” para todas as atividades, desde o primeiro treino livre até a bateria Final.

Esta alteração está oficializada através do adendo 1 ao regulamento técnico, divulgado nos portais eletrônicos da FMA e da RBC Preparações.

Organização divulga relação de hotéis

Com o objetivo de facilitar a vida de pilotos e equipes na hora de fazer sua programação logística, a Federação Mineira de Automobilismo – FMA e o Serra Verde Kart Clube firmaram uma parceria com a agência de turismo Sobratur – Sociedade Brasileira de Turismo, que oferecerá pacotes especiais para o evento.

Passagens aéreas, locação de veículos e reservas de hotéis poderão ser realizadas com condições especiais de preço e pagamento. Vale lembrar que, também neste quesito, quanto antes os interessados adquirirem seus pacotes melhores condições estarão à disposição.

Os hotéis relacionados para o evento são: Ouro Minas Palace Hotel (5 estrelas - + - 10 kms – Sentido Centro de Belo Horizonte); Hotel Bristol Confins (4 Estrelas - + - 15 kms – Sentido Aeroporto de Confins); Hotel Bristol La Place (4 Estrelas - + - 15 kms – Sentido Centro de Belo Horizonte); Hotel Pampulha Lieu (4 Estrelas - + - 15 kms – Sentido Centro de Belo Horizonte); Hotel Pampulha Flat (4 Estrelas - + - 20 kms – Sentido Centro de Belo Horizonte) e Hotel Tupygua (3 Estrelas - + - 15 kms – Sentido Pedro Leopoldo).

Todas as informações relacionadas a esta parte “turística” do evento poderão ser conseguidas diretamente com a Sobratur, através do Sr. Nilson Vicentini (Nilsinho). Os telefones para contato são (11) 8579-7052 / (11) 3017-6757 e o e-mail é nilson@sobratur.com.br.

As informações oficiais sobre o GP Brasil de Kart – RBC bem como seus horários, adendos, regulamento particular e outros detalhes estarão disponíveis nos portais da FMA e da RBC Preparações.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

sexta-feira, janeiro 29, 2010

Chuva e barro marcam fim do penúltimo dia de Transparaná


Oitava etapa foi concluída na tarde desta quinta-feira (28), em Ponta Grossa

As etapas mais longas do Transparaná 2010 foram disputadas nesta quinta-feira (28), no deslocamento da região centro-oeste do estado para a região dos campos gerais. No trajeto de Guarapuava a Ponta Grossa foram percorridos cerca de 290 quilômetros. Pilotos e navegadores levaram aproximadamente nove horas e meia para cumprir a sétima e oitava etapas do raid. No trajeto da manhã, de Guarapuava a Irati, trilhas cheias de barros. Já à tarde, de Irati a Ponta Grossa, a chuva caiu forte.

Com trilhas mais pesadas, as adversidades aumentaram. De manhã, jipes deslizavam no barro para desespero de navegadores, que se perdiam no controle das distâncias. Na etapa da tarde, muita água exigiu técnica de pilotos no controle dos carros. “Vou uma etapa mais pesada, com mais emoção, mas também com adversidades que fugiram do controle. O resultado de hoje vai ser pura loteria”, resumiu Ronald Leis, navegador da equipe Niteroi Rally Team. Os resultados das duas etapas serão divulgados pelo Jeep Clube de Curitiba na noite desta quinta-feira, durante o briefing.

O último dia de Transparaná começa nesta sexta-feira (29), a partir das 8 horas, quando os competidores saem de Ponta Grossa com destino a Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. O pit stop para o almoço será no município de Porto Amazonas, onde termina a nona e inicia a décima e última etapa da competição.

Até chegar a Piraquara serão aproximadamente 270 quilômetros até a bandeirada final. Pilotos e navegadores vão encarar quatro horas e meia de prova no último dia do maior raid de regularidade do país. A chegada do Transparaná em Piraquara integra as comemorações dos 120 anos do município.

O Transparaná 2010 conta com o patrocínio da Trilha Eurocar, Itaipu Binacional, Apolar Imóveis, Madfloor e Barigui Utilitários. O apoio das Prefeituras Municipais de Guaira, Cascavel, Campo Mourão, Guarapuava, Ponta Grossa e Piraquara e a colaboração da Polícia Militar do Paraná – Força Verde – Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Guinchos Ekron, Gráfica Padrão, Hotel Deville de Cascavel e Madeleste. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 8492-0009 ou no site www.transparana.com.br.

Fonte: Novo Conceito Assessoria em Comunicação
Foto: Mary Derosso

Imagem do dia: Ferrari apresenta seu novo carro para a temporada 2010 da F1


Nesta quinta-feira (28), a Scuderia Ferrari apresentou, em Maranello, o F10, seu novo carro para a temporada 2010 do Mundial de F1.

Foto: Ferrari

quinta-feira, janeiro 28, 2010

João Pedro Custódio estreia na Cadete rumo aos 125cc, após aprendizado e evolução na Mirim


O ano de 2005 será sempre lembrado pelo piloto goiano João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini). Foi quando ele teve suas primeiras emoções no kartismo, ao ser presenteado com um kart e, de pronto, começou a treinar no Kartódromo de Goiânia.

Neste período, de 2005 a 2009, João Pedro competiu pela categoria Mirim e aprendeu gradualmente as técnicas de pilotagem, ao mesmo tempo em que se capacitava física e mentalmente. O goiano participou de 60 eventos nas cinco regiões do Brasil, fez 105 largadas em 16 dos melhores kartódromos brasileiros e se aperfeiçoou em mais de 40 traçados diferentes. Toda esta experiência se traduziu em dezenas de pódios e vários títulos importantes.

E em 2010 toda esta bagagem, adquirida com muito trabalho e suor, será usada na categoria Cadete, em seu último ano de competição nas categorias de base do kartismo brasileiro. “Pretendemos fazer apenas um ano de Cadete com o João Pedro e em 2011 a idéia é que ele corra na Júnior Menor”, explica Miguel de Oliveira, treinador e preparador de João Pedro Custódio.

Para a atual temporada está programada a participação de João Pedro nos campeonatos da Comissão Nacional de Kart (Brasileiro, Copa Brasil, Sul-Brasileiro, Copa Centro-Oeste, Copa Sudeste e Copa Nordeste), além do Paulista. E, caso seja realizada a categoria Cadete no Campeonato Pan-Americano, João Pedro deverá competir pela primeira vez fora do Brasil.
Será uma agenda intensa, como foi em 2009. Neste último ano de categoria de base, queremos deixar o João Pedro pronto para uma boa transição para a 125cc”, revela Miguel de Oliveira.

Em seu último ano nas categorias de base, João Pedro continuará a utilizar o chassi da Kart Mini. “Experimentei tudo o que existe à disposição no Brasil e me sinto seguro e confortável quando estou competindo no meu ‘pretinho’. A Mini me apoia bastante e me deixa tranquilo e as vitórias e títulos que conquistei com meu Mini me deram muita alegria”, conta o próprio João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini). “Quero mais vitórias, agora na Cadete, e mesmo sendo estreante na categoria, sei que poderei fazer ótimas provas, juntamente com minha ótima equipe, comandada pelo Miguel”, elogia o piloto, lembrando do time que o ajudou a chegar a um estágio extremamente positivo em sua recém iniciada carreira.

No período em que competiu na Mirim, João Pedro teve oportunidade de aprender muito com seus adversários, dentre eles nomes como Pedro Piquet, Gabriel Leão, David Bellaver, Giuliano e Leonardo Raucci, Pedro Cardoso, José Pereira, Gregory Diegues, João Pedro Guim, Igor Melo, Nathan William, Heitor Murara, Raikonnen Sakzenian, Luiz Branquinho, Sinder Bitton Neto, João Coqueiro e Samuel Gontijo. “Além de aprender muito com estes pilotos e muitos outros, o João Pedro soube participar das lutas pela vitória sempre de forma muito limpa. Ele nunca recebeu sequer uma advertência e buscou sempre a ética e a segurança dentro da pista e chega na Cadete com enorme credibilidade quando se fala em disputas limpas”, atesta Miguel de Oliveira.

Por fim, é o próprio João Pedro Custódio que faz um agradecimento especial, por todo apoio e destaque dado pela imprensa especializada escrita e eletrônica, assim como aos vários veículos de comunicação no Centro-Oeste do Brasil. “Sou muito grato a imprensa, por ter me dado espaço para ser conhecido dentro do esporte brasileiro”, diz o piloto.

Para saber mais sobre João Pedro Custódio e conhecer sua trajetória desde o início de sua carreira e sua programação para 2010, acesse www.joaopedrocustodio.com.br.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Jorge Campos

João Pedro Archer começa seus treinos em nova categoria


Após um breve período de férias com seus familiares, o piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Alan Motorsport), voltou à São Paulo para dar início aos treinos da temporada 2010. Durante uma semana ele esteve no kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, onde iniciou seus treinos para a categoria Júnior.

Mesmo vindo de uma temporada conturbada por problemas alheios a suas habilidades, João Pedro fechou o ano com dois importantes vice-campeonatos. Na Copa São Paulo Light, mesmo não participando de todas as etapas, ele assegurou a segunda posição com as boas apresentações que fez ao longo do ano. No GP RBC, certame que seleciona os melhores pilotos dos campeonatos participantes, ele novamente ficou com o segundo posto.

No período que passou na região metropolitana paulista, juntamente com a equipe Alan Motorsport, o piloto se dedicou à preparação de todos os acertos de seu equipamento. Nem mesmo as chuvas que assolaram a cidade atrapalharam seus treinos. Normalmente com a pista molhada pela manhã e seca durante o restante do dia ele pode repassar os acertos e se adaptar a nova configuração de motor e carburador da categoria Júnior.

Em mais de 600 voltas no circuito ele chegou a baixar o tempo do pole position da categoria no ano anterior. Faltando apenas um mês para o início da Copa São Paulo Light, que é disputada naquela pista, ele voltou satisfeito com seu desempenho.

Estou bastante animado com a boa atuação da nossa equipe em São Paulo. Além disso, com a inauguração do novo kartódromo RBC Racing, terei como treinar mais em Belo Horizonte e assim, melhorar cada vez mais. A distância dificulta um pouco, mas agora não ficarei longos períodos sem treinar”, analisou o piloto que espera seu equipamento chegar da capital paulista para poder praticar no novo circuito.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Fabíola Cadar

Piloto de Castro confessa ‘barbeiragem’ na primeira etapa do Transparaná 2010


O 16º Transparaná tem aproximadamente 40 horas de prova, divididas em cinco dias de competição, somados os tempos de navegação, neutros e deslocamentos. Mas levou apenas pouco mais de uma hora para que fosse registrado o primeiro incidente durante o raid, na manhã de segunda-feira (25).

O carro 54, pilotado pelo castrense Emilson Menarin tombou na curva de um trecho próximo a Santa Bárbara do Oeste. Com ajuda de um trator, o Mitsubishi Pajeroo foi destombado e seguiu na prova. Piloto e navegador saíram ilesos. “Foi uma curva que exigiu redução de velocidade, mas faltou entrosamento com o carro, estava acostumado a pilotar outro veículo. Tombei de bobeira mesmo, por pura barbeiragem, ainda bem que estava devagar, em torno de 35 km/h”, confessou o piloto.

A ajuda para que a dupla castrense continuasse na prova estava à espreita. “Foi bem na frente de um cara, que vendo o acidente correu para ajudar. Perguntou se estava tudo bem e quando saímos do carro ofereceu o trator para destombar o veículo”, contou o navegador Mario J. O. Podolan.

Piloto e navegador saíram sem arranhões. Depois de verificar as condições do veículo, dupla seguiu na competição. “Estava tudo certo com a água e o óleo, então tocamos em frente. Quando chegamos a Cascavel, sem equipe de apoio, perdemos o briefing para consertar o que deu. Nesta terça-feira continuamos na disputa”, afirmou Menarin.

Mais dois carros da categoria Jeep também tombaram no primeiro dia da competição. O Jeep Ford de número 115, do piloto João A. Szatkoski e do navegador Alberto Vicente Szatkoski, de Foz do Iguaçu/PR, e o Jeep Ford de número 119, do piloto C. A. Vissoni e do navegador Felipe Vissoni, de Porto Alegre/RS. Os competidores nada sofreram e seguem na disputa.

Fonte: Novo Conceito Assessoria em Comunicação

Arena Schincariol recebeu com festa os melhores de 2009


Além da boa infra estrutura do Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, os convidados da cerimônia de premiação da temporada 2009 do Campeonato Nova Schin de Kart puderam desfrutar também, durante a noite, de um coquetel oferecido aos premiados.

Na ultima quinta-feira, dia 21 de janeiro, o Ituano Motor Sport Clube reuniu na sua área de Padock pilotos, seus familiares, comissários e a equipe do Ituano Motor Sport Clube. Num agradável clima de descontração e amizade o local foi decorado e totalmente produzido para a entrega dos troféus para os melhores pilotos de 2009, que disputaram o Campeonato Nova Schin de Kart. Durante todo o coquetel os convidados puderam desfrutar de música ao vivo, salgados, petiscos e de toda a linha de produtos Schincariol.

Para marcar a conquista da competição foi confeccionado uma belíssimo troféu em vidro, que em seu topo mostrava um grande círculo com um kart, lembrando um globo terrestre e no restante da peça havia um quadriculado representando a bandeirada de chegada.

A premiação começou às 20hs com Eduardo Gozzano, presidente do clube organizador da competição, chamando os pilotos das categorias Mirim, Cadete, RD 135, RD 135 Sênior, Parilla Stock e F250 para subirem ao pódio para receber o troféu oferecido aos cinco primeiros colocados em cada categoria.

Estamos muito felizes de encerrarmos a última temporada com uma festa tão boa. A competição marcou o resgate de grandes disputas no interior do estado, sempre sob a nossa ótica de um campeonato oficial, com disputas limpas. Ao longo do ano reunimos pilotos de diversas regiões e conseguimos um importante crescimento. Procuramos oferecer aos pilotos as melhores condições de disputa e incentivos à prática do esporte. Agradecemos também aos nossos parceiros e apoiadores pela confiança e esperamos ter em 2010 um campeonato ainda melhor”, analisou o presidente do Ituano Motor Sport Clube.

Todas as informações sobre o campeonato assim como resultados completos, galerias de imagens, classificações, regulamentos, horários oficiais e adendos poderão ser acessados diretamente na página do kartódromo na internet, através do endereço www.kartodromoschincariol.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Imagem do dia: Dirk de Werk vence novamente no Festival de Verão Kart Mel


No último domingo (24), as ruas do Balneário Pinhal, no litoral gaúcho, receberam mais uma edição do Festival de Verão Kart Mel, tradicional prova de abertura da temporada do kartismo gaúcho, que reuniu quase 30 pilotos em seus grids.

Na categoria 125cc A, o piloto Dirk de Werk (kart 26) faturou mais um título do certame. Com essa vitória, quantos campeonatos você soma nas ruas do Balneário, Dirk!? Apareça aí para contar...

O vice-campeonato na categoria ficou com o piloto Yenidis Aveiro, o Pibe (kart 27), completando assim a dobradinha da equipe da cidade de Guaíba (RS) no pódio em Pinhal. Parabéns!

O resultado completo do Festival de Verão Kart Mel você confere nesta matéria do site Kart Gaúcho.

Foto: Idalicio Umpierre / retirada honestamente do site Kart Gaúcho

Após seis corridas, Foresti é o quinto no Toyota Racing Series


No último final de semana, entre os dias 22 e 24 de janeiro, na cidade de Timaru, Nova Zelândia, o piloto brasileiro Lucas Foresti (Giles Motorsport) participou da segunda rodada do Toyota Racing Series, com provas válidas pela quarta, quinta e sexta etapas do Campeonato.

Foresti, que havia vencido na semana anterior a terceira etapa da competição, teve certa dificuldade nos treinos livres para acertar o carro, mas mesmo assim foi desenvolvendo um bom trabalho com a equipe ao longo dos cinco treinos livres e, na tomada de tempos, realizada na manhã de sábado, o piloto conquistou a terceira posição no grid de largada.

Na primeira corrida, após uma boa largada, o brasileiro logo partiu para cima de seus concorrentes em busca de posições. Como a corrida tem apenas 12 voltas todo momento é importante na busca do resultado. Com duas ultrapassagens arrojadas Lucas terminou a corrida na quarta posição. Mitch Evans venceu.

A segunda prova foi disputada na manhã de domingo. Com a pista úmida em virtude de uma chuva que caiu momentos antes da largada, toda a fila de Foresti foi prejudicada e, com isso, todos que estavam deste lado do grid perderam posições. O piloto brasileiro ainda tentou uma corrida de recuperação, mas com a asa dianteira do carro quebrada teve de ir aos boxes para consertar o carro e terminou apenas na nona posição. Earl Bamber foi o vencedor da prova.

A última corrida do final de semana teve Foresti largando da nona posição. Com uma partida arrojada, o piloto conseguiu superar Jamie McNee ainda na primeira volta e partiu em busca dos demais concorrentes. Apesar dos carros terem largado com pneus para pista molhada, o piso foi secando rapidamente e começou a estragar os compostos de todos os pilotos. Nestas condições Lucas ainda conseguiu fazer voltas muito rápidas, superar mais dois concorrentes, e terminar a prova na sexta posição, detendo ainda a volta mais rápida da corrida. Earl Bamber venceu novamente.

Após seis corridas, o Toyota Racing Series traz na liderança o piloto Sten Pentus, com 379 pontos. Atrás dele aparecem Mitch Evans, com 374; Earl Bamber, 352; Daniel Jilesen, com 333 e Lucas Foresti, com 310.

O Toyota Racing Series 2010 agora terá uma semana de descanso. A terceira e penúltima rodada da competição será disputada entre os dias cinco e sete de fevereiro, no Hampton Downs Motorsport Park, na cidade de Hampton Downs, também na Nova Zelândia.

Confira abaixo o resultado das três corridas desta segunda rodada do TRS 2010:

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 4ª Prova – Timaru International Raceway:

1) Mitch Evans (Nova Zelândia), 12 voltas
2) Sten Pentus (Estônia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) LUCAS FORESTI (Brasil)
5) Alastair Wootten (Nova Zelândia)
6) Earl Bamber (Nova Zelândia)

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 5ª Prova – Timaru International Raceway:

1) Earl Bamber (Nova Zelândia), 20 voltas
2) Sten Pentus (Estônia)
3) Stefan Webling (Nova Zelândia)
4) Andrew Wite (Nova Zelândia)
5) Alastair Wootten (Nova Zelândia)
6) Mitch Evans (Nova Zelândia)
9) LUCAS FORESTI (Brasil)

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 6ª Prova – Timaru International Raceway:

1) Earl Bamber (Nova Zelândia) , 12 voltas
2) Andrew Wite (Nova Zelândia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) Sten Pentus (Estônia)
5) Alastair Wootten (Nova Zelândia)
6) LUCAS FORESTI (Brasil)

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Imagem do dia: carro montado!


A montagem do novo VW Gol da Waf Racing está finalizada!

O trabalho realizado pela turma da equipe Nino Sport Racing ficou impecável. Registramos aqui um agradecimento especial aos amigos Nino, ao seu filho Mayko, responsáveis pela montagem da carroceria e pintura, bem como ao Jajá, responsável pela preparação de motor e acerto do carro.

Fernando KID conquista o vice no F-3 Brasil Open – Classe “B”


Na manhã deste domingo, dia 24, o piloto mineiro Fernando Resende – KID (Construtora Modelo / GK Industrial / Cesário Fórmula) encerrou a sua primeira participação em uma competição oficial em monopostos, o F-3 Brasil Open.

A competição, disputada desde quinta-feira no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, reuniu pilotos do Brasil, Itália e Reino Unido, divididos entre classes “A” (Chassis modelo 2009) e “B” (Chassis anteriores a 2009). Kid, como nunca havia competido, optou pela classe “B”, que mesmo assim, é equipada com motores de 255 hp e atingem a velocidade de quase 250 km/h.

Na sexta-feira e ontem pela manhã foram disputadas as corridas classificatórias aonde o piloto mineiro chegou na primeira posição na corrida inaugural e, em segundo, na segunda prova. Na tarde de ontem, com piso bastante molhado, Kid venceu a Pré-Final após ser muito pressionado por Leandro Florenzo. Com este resultado o piloto conquistou o direito de largar na segunda posição em sua categoria.

Neste domingo, após uma noite chuvosa na capital paulista, o dia amanheceu com céu aberto e um escaldante sol. Com temperatura na casa dos 30ºC os carros se alinharam no grid para a última e decisiva corrida do F-3 Brasil Open. Em uma largada brilhante o piloto conseguiu pular na frente e, inclusive, superou um carro da categoria “A” o deixando entre o seu carro e o de Leandro Florenzo, seu principal concorrente. Com duas voltas completadas, porém, Florenzo acabou superando Kid que não conseguiu acompanhar o ritmo do adversário. Assim, as posições seguiram até a bandeirada final. Kid ficou com o Vice-Campeonato e Florenzo, venceu.

Estou muito realizado com o que vivenciamos neste final de semana. O pessoal da equipe me acolheu muito bem, vivenciei na pista todas as condições possíveis e, estou certo, aprendi muito mais do que se estivesse treinando sozinho. Quero agradecer à minha família pela torcida e o apoio da GK Industrial e da Construtora Modelo. Ainda não fechamos contrato para a temporada, mas estamos em negociação com a Cesário Fórmula para a temporada completa da F-3 Sul-Americana”, finalizou o mineiro de 16 anos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Torneio Tchaka de Verão: Domínio completo de Choka Sirtuli na 1ª etapa


O piloto de Gravataí, Analino “Choka” Sirtuli, começou 2010 com o pé direito. O piloto conduziu o Chevrolet Corsa #8 à pole-position, com o tempo de 1:19s925, e a vitória nas duas baterias disputadas na noite de sexta-feira (22) no Autódromo Internacional de Tarumã, na 1ª etapa do Torneio Tchaka de Marcas & Pilotos.

A noite começou já movimentada durante a tomada de tempos para a prova, onde o piloto Rafael Mocelin, um dos candidatos à pole-position teve o motor de seu Fiat Palio #143 quebrado.

A primeira bateria deu mostras de toda movimentação já na largada quando o piloto Paulo Preto (Celta #99) após largar do 4º posto rodou no contorno da curva 1 e quase foi colhido por vários competidores. Choka Sirtuli se isolou na liderança, deixando a luta pelo segundo posto com Wilson Jr (Corsa #12) e Carlos Beleza (Corsa #66).

Rafael Mocelin, utilizando um carro reserva (Gol #40), após largar da última posição iniciou uma recuperação impressionante e logo chegou ao pelotão dianteiro. O show de Mocelin tem fim, uma mangueira do motor de seu Gol se rompe jogando combustível nos pneus do carro e o piloto perde o controle no contorno da Curva 1. Com muita habilidade Mocelin consegue controlar o carro e parar na área de escape, o carro ainda tem um princípio de incêndio rapidamente controlado pelo próprio piloto. A direção de prova encerra a bateria em bandeira vermelha, dando à vitória à Choka Sirtuli.

Para a segunda bateria a equipe de Mocelin trabalha rápido e põe o Gol #40 de volta ao grid, porém largando da área de box. Novamente Choka Sirtuli parte na liderança, desta vez sendo pressionado por Régis Boessio, que assume o comando do Celta #73. Luiz Sérgio Sena Jr., no comando do Corsa #12, acompanha Régis de perto, sendo pressionado por Dalmo Carneiro (Uno #38). Carlos Beleza passa a enfrentar problemas quando um dos pneus de seu carro perde pressão, obrigando o piloto a entrar na área de box para troca.

Quem se aproveita dos problemas de Beleza é Edy Azevedo e Paulo Preto que passam a comandar a prova no segundo pelotão. Dalmo Carneiro consegue superar Sena Jr. e Boessio e parte na caça a Choka Sirtuli, mas se vê obrigado a abandonar quando o motor de seu Uno começa a apresentar falhas. Quem se aproveita é Rafael Mocelin que novamente largando da última posição supera todos e passa a perseguir Choka. Faltando 2 voltas para o final Choka passa a administrar a distância sobre Mocelin, que não tem mais tempo para tentar uma reação sobre Choka.

A festa foi completa no pódio, onde os pilotos receberam um troféu que homenageia o grande campeão Robson “Tchaka” Walther, que deixou prematuramente os boxes dos autódromos gaúchos. A prova é uma homenagem do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e da APPA/RS ao piloto e à família deste, grandes incentivadores do esporte a motor no estado.

A segunda etapa do Torneio Tchaka de Verão acontece no próximo dia 26 de fevereiro, em Tarumã.

Abaixo os 10 primeiros da prova desta sexta-feira:
Pos/ Nº/ Nome/ Carro/ Equipe/ Cidade
1. 8 Analino Choka Sirtuli – Corsa – Choka Car/ Canaveral Auto Peças/ Cristal Vidros - Gravataí
2. Rafael Mocelin – Gol – Mocelin Racing – Porto Alegre
3. Wilson Jr./ Luiz Sergio Sena Jr. – Corsa – Coldbras/ Fila/ Gravatec/ Vêneto – Porto Alegre/ Caxias do Sul
4. 73 – Régis Boessio/ Ricardo Boessio – Celta – Boessio Transportes – Sapucaia
5. 99 – Paulo Preto – Celta – Sport Clube Rio Grande/ Point Veículos - Rio Grande
6. 45 - César Cardoso/ Kaki Andrade – Celta - Auto Show – Canoas
7. 117 – Edy Azevedo – Corsa - Inprima – Cachoeirinha
8. 66 Carlos Beleza – Corsa - - Alegrete
9. 37 Bernardo Mello – Corsa – Garagem Impala – Porto Alegre
10. 38 Dalmo Carneiro – Fiat Uno – BoxCar – Porto Alegre

Texto e Foto: Erlon Radl

sábado, janeiro 23, 2010

Com pista molhada, Fernando KID vence novamente na F-3 “B”


O piloto mineiro Fernando Resende Filho – KID (Cesário Fórmula) disputou neste sábado (23) mais duas provas do F-3 Brazil Open, competição que está sendo realizada no Autódromo de Interlagos, zona sul da capital Paulista.

Kid, que chegou em primeiro na corrida de ontem, chegou hoje à pista feliz com o sol e bom tempo que faziam para a segunda prova classificatória do torneio. Partindo novamente da segunda posição o piloto pulou na frente em uma ultrapassagem por fora na primeira curva do “S” do Senna. Porém, seu concorrente Leandro Florenzo desceu a reta oposta em seu encalço e, na aproximação da curva do lago Kid ficou por fora e Florenzo fez a ultrapassagem, deixando o mineiro na parte de fora da pista. Com a manobra o piloto saiu da pista, mas, conseguiu voltar e finalizou a corrida na segunda posição.

A segunda prova do dia, Pré-Final, teve sua partida adiada em quase duas horas em virtude de uma forte chuva que caiu na região do autódromo. Com a pista ainda bastante molhada Kid saiu da segunda posição na sua classe e, após uma boa largada, pulou a frente de Florenzo, assumindo assim a primeira posição. Ambos passaram então a travar uma briga espetacular onde Kid precisou se defender durante quase toda a bateria. Ao final, ele conseguiu seguir tranqüilo para a vitória quando o carro de Florenzo apresentou problemas e não conseguiu completar a competição. Assim, Kid venceu novamente.

Estou muito feliz. A corrida foi muito difícil e tive de suar muito na pista molhada para me manter na frente do Florenzo. Tudo neste momento é um aprendizado e consegui realmente suportar a pressão e segui sem errar até a bandeirada final”, comemorou Kid ao lado dos pais Fernando e Jacqueline.

Amanhã, as 10:45 da manhã, será disputada a última e decisiva prova do F-3 Brazil Open. Kid larga da pole e o vencedor leva o título.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Carros e competidores que disputam o Transparaná 2010 passam por vistoria


Vistoria em carros e de competidores foi realizada neste sábado, em Guaira

Mais de 70 carros de equipes que disputam o Transparaná 2010, a partir desta segunda-feira (25), estão passando por vistoria técnica neste sábado (23), em Guaira. A vistoria dos veículos é uma exigência do Jeep Clube de Curitiba, organizador do evento, para garantir a segurança dos participantes. Pilotos e navegadores, além de estar em boas condições de saúde, comprovadas mediante apresentação de atestado médico, também não escapam à vistoria.

De acordo com Bernd Kaemper, integrante da organização do Jeep Clube de Curitiba e responsável pelas vistorias de veículos e competidores, as equipes podem ser penalizadas ou até mesmo desclassificadas da competição. “As duplas que não apresentarem itens fundamentais de segurança como habilitação, capacete, cinto de segurança, extintor, entre outros, estão automaticamente fora da prova”, avisa Kaemper.

Segundo o diretor de prova, Luizinho Borges, os competidores que desrespeitarem as leis de trânsito e não cumprirem com os aspectos técnicos da prova, como não passar ou passar adiantado ou atrasado pelo PC (ponto de controle) de tempo, também são penalizados. “Nos casos de danos ao meio ambiente, como o descarte de lixo ou resíduos, derrubada e/ou queimada de árvores e danificação às plantações, os competidores são desclassificados da
etapa e respondem legalmente pelo ato”, ressalta.

A largada do Transparaná 2010 acontece nesta segunda-feira (25), às 8 horas em Guaira, oeste do Paraná. Depois de percorrer cerca de 1600 quilômetros, passando Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Ubiratan, Campo Mourão, Pitanga, Guarapuava, Irati e Ponta Grossa, a prova termina em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, no dia 29 deste mês.

O Transparaná 2010 conta com o patrocínio da Trilha Eurocar, Itaipu Binacional, Apolar Imóveis, Madfloor e Barigui Utilitários. O apoio das Prefeituras Municipais de Guaira, Cascavel, Campo Mourão, Guarapuava, Ponta Grossa e Piraquara e a colaboração da Polícia Militar do Paraná – Força Verde – Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Guinchos Ekron, Gráfica Padrão, Hotel Deville de Cascavel e Madeleste. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 8492-0009 ou no site www.transparana.com.br.

Fonte: Novo Conceito Assessoria em Comunicação

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Fernando Filho venceu em sua estreia na F3 “B”


Não poderia ter sido melhor. Com apenas dois dias de treino à bordo de um carro de F3 o piloto mineiro Fernando Resende Filho, o Kid, de 16 anos, fez na tarde desta sexta-feira, dia 22, a sua primeira corrida oficial na categoria “B” e já conseguiu uma vitória na corrida inaugural do F3 Brazil Open.

A competição, realizada neste ano pela primeira vez, está sendo disputada no Autódromo de Interlagos, templo do automobilismo brasileiro. Com um regulamento próprio o torneio será composto por quatro corridas sendo as duas primeiras classificatórias, uma pré-final, e a final, que será disputada na manhã de domingo. As classes “A” e “B” competem juntas na pista, porém tem sua pontuação separada.

Apesar de ambas contarem com o mesmo motor – Berta/Duratec de 255 HP, os carros da “B” utilizam os chassis Dallara F-301, com câmbio em H. Já os da categoria principal tem à disposição os Dallara F-309, que tem várias inovações aerodinâmicas e câmbio sequencial.

Kid teve seu primeiro contato com a pista de Interlagos ontem, quinta-feira, quando participou de dois treinos livres. Hoje, pela manhã, partiu direto para a tomada de tempos quando conquistou a segunda posição em sua categoria.

Para completar sua estreia na pista paulistana a chuva não podia faltar. Assim, pouco antes da largada uma rápida chuva assolou a região do autódromo e fez com que a prova fosse declarada em condições de pista molhada. Com a normal ansiedade de uma estreia, Kid alinhou seu carro no grid e esperou a autorização da largada.

De forma cautelosa o piloto largou e seguiu atrás dos carros da categoria “A” em direção ao “S” do Senna. Naquela curva, um acidente envolvendo os carros de Leandro Florenzo e Fernando Galera ocasionou a entrada do Safety Car. Kid, que com o incidente assumiu a liderança de sua categoria, aproveitou bem a relargada e, seguindo as orientações da equipe Cesário Fórmula tomou como principal objetivo o de se manter na pista. Assim ele o fez, porém na última volta o pneu traseiro esquerdo de seu carro furou e o mineiro, com muita garra, levou o seu carro até a bandeirada final. O inglês William Buller venceu na classe “A”.

Foi uma grande experiência para mim. Correr em Interlagos, com chuva e ainda com a pressão da estréia não é uma tarefa das mais fáceis. Mesmo assim, escutei muito os conselhos de todo o pessoal da equipe e estou realmente realizado. Quero agradecer ao apoio da minha família, da Construtora Modelo e, agora, me concentrar para as outras três corridas que estão por vir”, comemorou o piloto de 16 anos.

Amanhã serão disputadas a segunda prova classificatória, na parte da manhã, e a Pré-Final, no período vespertino.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

RBC Racing: Grande BH ganhou novo kartódromo


Na noite do último dia 20 a grande Belo Horizonte ganhou mais um importante centro de lazer e entretenimento, o Kartódromo RBC RACING. A pista, localizada na cidade de Vespasiano, em uma área de 55 mil m2 é uma das mais modernas do país, conta com várias opções de traçado e foi construída seguindo normas internacionais de segurança.

Na parte de infra-estrutura o espaço conta com amplo bar panorâmico, loja de acessórios e artigos especializados em competição, além de oferecer ao público a opção dos karts de locação para pilotos amadores. As baterias para os “amadores” poderão ser agendadas nas quartas e quintas-feiras e nos finais de semana.

O espaço conta também com áreas multi-uso onde poderão ser realizados eventos musicais, escolares e empresarias.

Inauguração contou com presenças ilustres

Os empresários Rafael Cançado, proprietário da RBC Preparações de Motores e Lúcio Flávio Cançado, presidente do Serra Verde Kart Clube, abriram os portões do empreendimento para um coquetel que reuniu cerca de 500 pessoas.

Autoridades políticas, esportivas, pilotos renomados e muita gente bonita prestigiaram a festa que durou até o início da madrugada. O cronograma da solenidade previa uma prova de apresentação com pilotos convidados e uma outra, com jornalistas.

Porém, em virtude da forte chuva que caiu durante a festa, os pilotos convidados fizeram apenas algumas voltas de apresentação na pista ainda molhada e os jornalistas não puderam andar em virtude da falta de aderência.

Além dos mineiros – como Cristiano da Matta, seu pai Toninho da Matta, Clemente Júnior, entre outros – estiveram presentes muitos pilotos, dirigentes e autoridades de fora do Estado. Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, também marcou presença. De São Paulo estavam os pilotos Rafael Suzuki, Dennis Dirani, Antonio Canedo, Luis Souza, Ricardo Botto. Marcelo Petriccione da Birel, Claudio Vieira e Elcio São Tiago, do Interlagos Motor Clube, Mauro Dias (Maurão), o brasiliense Rodrigo Piquet e o baiano Rogério Resende também prestigiaram a inauguração. Alberto Kawatani, representante da Honda Brasil, também esteve presente.

O espaço estará aberto ao público a partir deste sábado, dia 23, quando poderão ser agendadas as baterias para amadores, além da possibilidade de pilotos profissionais também treinarem com karts próprios.

A primeira competição oficial do RBC RACING foi anunciada por Pedro Sereno, presidente da Federação Mineira de Automobilismo, para os dias 11, 12, 13 e 14 de março, quando será disputado o GP Brasil de Kart. Pedro anunciou ainda que a pista receberá também no ano de 2011 a etapa única do Brasileiro de Kart para as categorias infantis.

Outras informações poderão ser conseguidas na secretaria RBC RACING através do telefone (31) 3621-8639.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick
Legenda da Foto: Cleyton Pinteiro (Presidente da CBA), Pedro Sereno (Presidente da FMA), Rafael Cançado (Presidente da RBC), Gustavo Correia (Secretário estadual de esportes), Carlos Moura Filho (Representante da prefeitura de Vespasiano), Lúcio Flávio Cançado (Presidente do Serra Verde Kart Clube) e a pequena Stella Cadar Quick cortaram a faixa inaugural do RBC Racing.

Rapidinhas...

Com o intuito de não coincidir com o calendário de competições paulistas de kart, o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart sofreu alterações nas suas datas anunciadas anteriormente. Assim, o novo calendário do certame do sul do país ficou assim:

1ª etapa – 25 a 28 de março – Farroupilha (RS)
2ª etapa – 13 a 16 de maio – Arena Sapiens / Florianópolis (SC)
3ª etapa – 10 a 13 de junho – Pato Branco (PR)

Falando em datas, o Velopark anunciou nesta semana as primeiras competições que acontecerão no kartódromo em Nova Santa Rita. No dia 04 de fevereiro, uma quinta-feira a noite, acontecerá uma corrida festiva, ao estilo dos torneios de verão. O evento deverá receber a participação das categorias Parilla, Fireball, Pró 400, Speed Kart e 125cc, para duas baterias de 13 voltas pela pista oficial de 1.500m. Detalhe: todas as categorias estarão juntas, ao mesmo tempo, na pista. As informações sobre a prova estão aqui.

E em março, no dia 13, terá início a Velopark Cup, que chega cheia de novidades. O site Kart Gaúcho traz todos os detalhes nessa matéria. Chama a atenção a Copa Fireball, que deixa de ser disputada em Tarumã e muda-se para Nova Santa Rita em 2010.

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Entrevista: Ruan Pizzol e Marcus Laba falam sobre o Enduro de Natal do Raceland


Marcus Laba

A Waf Racing conversou com os pilotos Ruan Pizzol e Marcus Laba (Elevasul / Irmãos Abage), que formaram dupla para a disputa da III edição do Enduro de Natal do Raceland, prova disputada no dia 19 de dezembro, em Pinhais (PR). No bate-papo os pilotos contaram sobre a participação nessa tradicional prova do kartismo paranaense, bem como os planos para a temporada 2010. Confira a entrevista!

Ruan e Marcus, antes de mais nada, conte-nos sobre os preparativos para essa prova de encerramento de temporada. Vocês já tinham formado dupla em outras competições?

Ruan - Foi a primeira vez que corremos juntos, eu estava conversando com meu pai e tive a ideia de chamar o Marcus, então entrei em contato e já fechamos a dupla rapidinho. A preparação para o Enduro foi um tanto corrida - como foi tudo decidido de última hora, tivemos pouco tempo para treinar e acertar o kart. Já faziam alguns meses que eu não treinava e não sabia como estava o acerto do meu kart.

Fomos para a pista para o primeiro treino durante a semana que antecedeu o Enduro e tivemos que mudar algumas coisas, foi uma correria atrás de peças. O mais complicado foi o lastro, pois eu tenho aproximadamente 15 quilos de diferença para o Marcus.

Marcus - Estava participando de uma etapa do Enduro dos Amigos, organizado pelo Gian (Copa Curitiba), e já tinha expressado a vontade de participar do Enduro de Natal, porém como não tinha equipamento, aguardava um convite para participar. Foi então que o Ruan veio conversar comigo e me convidou. Não teve muita enrolação, fechamos a dupla e começamos a articular treinos, que foram poucos em função do pouco tempo que tínhamos.

Foi a primeira participação no Enduro?

Ruan - Essa foi a minha segunda vez no Enduro, a primeira foi há algum tempo atrás, então nem contou como experiencia.

Marcus - Sim, foi minha primeira participação no Enduro. Já tinha tentado participar em 2008, mas por problemas de datas não foi possível. Naquele ano eu já tinha acertado minha participação na prova de 12 horas do Velopark, onde obtivemos um ótimo resultado (2º lugar).

Essa edição de 2009 do Enduro de Natal reuniu 29 equipes no grid, e nomes de peso do kartismo e do automobilismo nacional, como o Zé Córdova (multicampeão na Clio), os irmãos Margeon (campeões brasileiros de 13HP) e o Bruno Pacetti (vencedor das 500 Milhas da Granja Viana). Que tal dividir a pista com pilotos desse nível?

Ruan - Eu acho bem legal quando temos bastante gente experiente correndo junto, pois dá um ânimo a mais quando você está tentando superar pilotos com mais técnica e tempo de pista.

Marcus - Achei sensacional, pois em primeiro lugar, o bacana é ter grid cheio, até mesmo para dar mais emoção, pois em uma prova de longa duração os karts se espalham e você acaba tendo trânsito o tempo todo, exigindo mais atenção e habilidade dos pilotos, aumentando o nível de dificuldade da prova e valorizando as conquistas.

Com relação aos nomes de peso, acho muito importante andar com quem sabe mais que você, pois assim temos a oportunidade de aprender mais. E nada mais gostoso que durante a corrida você conseguir passar um piloto destes. Acho a participação destes nomes estimulante para os pilotos menos conhecidos.

Vamos falar da corrida... a definição do grid foi por sorteio.

Ruan - Largamos em 20º ou 21º, não me lembro exatamente. Com provas de longa duração, eu acho que a largada não dá vantagem a ninguém, se você está virando bem na pista, em poucas voltas ja consegue se colocar entre os primeiros.

Marcus - Largamos em 20º, largada bem tumultuada, linda de ver. Optamos pelo Ruan para iniciar a prova e eu para terminar.


Ruan Pizzol

Janela para a troca de pilotos. Como foi a estratégia da dupla?

Ruan - Como não tivemos muito tempo para preparar uma estratégia, decidimos na hora quem iria largar e eu entrei logo que abriu a janela para a troca, pois o banco estava quebrado e eu estava me desconcentrando muito com isso. Fui para o box para tentar resolver isso, só que como tudo é muito corrido, não deu para resolver nada! (hehehe)

Marcus - Conversamos e acertamos os equipamentos no box, de tal maneira que perdêssemos o menor tempo possível, pois além de trocar piloto, ainda tínhamos o lastro para ser colocado e retirado a cada troca, em função da diferença de peso. Tínhamos uma equipe de apoio muito boa, que nos proporcionou boas trocas durante a corrida. Só temos a agradecer ao Joel, ao Geremias e sua equipe, pelo ótimo trabalho de preparação do equipamento e a assistência na pista.

Como vocês analisam o resultado final obtido no Enduro de Natal?

Ruan - Nós vimos que, se estivéssemos mais preparados para a corrida, com um pouco mais de treino e também com o suporte de peso adequado - o que mais nos prejudicou - o resultado poderia ser outro. Tivemos que improvisar uma haste no suporte que tínhamos, isso já no dia da corrida. Colocamos uma barra com rosca infinita, só que ela era um pouco menos resistente do que a barra original e quebrou logo no início da prova.

Marcus - Levando em conta as adversidades que tivemos que enfrentar, tais como um furo grande no fundo do banco e o suporte de lastro quebrado, o que nos obrigou a fazer uma parada prematura e longa no box (perdemos 5 voltas) para prender o lastro de forma a não nos prejudicar e a nenhum outro piloto na pista, acredito que o resultado foi muito bom, pois estávamos muito rápidos.

Antes de termos o contratempo do suporte de lastro chegamos a andar em 5º. E quando retornamos com as voltas de atraso, voltamos entre os líderes e conseguimos acompanhá-los até o final da prova. Ficou aquele sentimento de querer saber onde teríamos chegado sem os problemas enfrentados.

Quais os planos para a temporada 2010? Participação confirmada na quarta edição do Enduro de Natal?

Ruan - Quero ver se esse ano me empenho mais no Kart, para estar preparado para correr o enduro e mais algumas outras provas. A pista do Raceland está com algumas modificações, então me parece que esse ano teremos que começar a nos adaptar à pista nova, isso deixará ainda mais competitivo os campeonatos.

Marcus - Tenho planos de participar de uma ou duas etapas do Metropolitano em Curitiba, buscar manter minha participação no TOP 5 do campeonato Braço Duro em Joinville (uma competição com kart indoor, com pilotos de altíssimo nível), Enduro de Natal 2010, participar das 500 Milhas de Kart Amador da Granja Viana, e quem sabe das 500 Milhas "oficial". Campeonato Brasileiro de Kart Indoor (AMIKA).

Marcus, além do Enduro de Natal do Raceland em dezembro, você participou das 500 Milhas de Kart Amador da Granja Viana, em novembro, prova que reuniu mais de 300 pilotos e deu à equipe vencedora a chance de disputar as 500 Milhas "oficial". Diante disso pergunto a vocês: motores 13HP e provas de longa duração formam uma boa dupla?

Marcus - Sem dúvida, pois a confiabilidade dos motores 13HP e o baixo custo de manutenção são a fórmula ideal para provas de longa duração. E esta afirmação é endossada pela utilização dos mesmos na prova das 500 Milhas da Granja Viana, com tantos nomes conhecidos no automobilismo Nacional e Internacional. E já utilizam este motor há várias edições.

Eu acho e espero que os organizadores promovam mais provas de endurance pelas nossas pistas neste Brasil, e com datas não conflitantes, pois a emoção de participar de uma prova destas é singular, afinal não podemos contar única e simplesmente com a habilidade de pilotar, pois temos que montar estratégias, resolver adversidades em tempos curtíssimos, trabalhar em equipe.

Ruan - Com certeza, a manutenção do 13HP é bem baixa, então a chance de dar algum problema no motor é pequena. O que não dá para evitar são imprevistos que sempre acontecem como: batidas e quebra de algumas peças pequenas.

Esse foi o bate-papo com os pilotos Marcus Laba e Ruan Pizzol, que participaram da III edição do Enduro de Natal do Raceland. Para essa prova, os pilotos contaram com o patrocínio da Elevasul e Irmãos Abage.

Site do IRC destaca estréia de Daniel Oliveira


Fazendo sua estreia no rali europeu, o piloto Daniel Oliveira é o primeiro brasileiro na história do IRC (Intercontinental Rally Challenge). Nascido em Salvador, Oliveira disputou no ano passado o Campeonato Argentino de Rali e depois decidiu competir na Europa visando a profissionalização a médio prazo. Nesta semana, o baiano que compete pela equipe austríaca Stohl Racing, com um Peugeot 207, na categoria S2000, disputa a primeira etapa da temporada 2010, o tradicional e exigente Rali de Monte Carlo - o mais antigo da modalidade.

Um dos principais divulgadores da categoria no mundo, o site do IRC publicou nesta terça-feira (19) uma matéria com Daniel, destacando o fato de ser o primeiro brasileiro a competir regularmente no torneio. No texto, o ex-piloto e chefe da equipe do brasileiro, Manfred Shtol, diz que espera um ano de grande aprendizado para Oliveira.

Fonte: ReUnion - Esporte e Marketing Esportivo

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Rapidinhas...

Nesta quinta-feira (21) a APPA/RS promove uma reunião com os preparadores das equipes do Gaúcho de Marcas & Pilotos para apresentar o regulamento do campeonato em 2010. A reunião acontece no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), às 20h30min.

Falando em Tarumã, foi divulgada a programação da 1ª etapa do Torneio Tchaka de Verão, que acontece ali em Viamão (RS) na sexta-feira (22). Os treinos livres iniciam às 19hs, seguido pelo treino classificatório, às 20hs. As duas baterias prevista para a noite deverão começar às 21hs e às 22h30min.

Após o torneio, que serve de aquecimento para a temporada 2010 do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, a noite segue com velocidade no autódromo, com a realização do Racha Tarumã.

Dica de vídeo: ainda as belas imagens do Dakar 2010...

terça-feira, janeiro 19, 2010

Equipe Camargo Racing faz pré-temporada em Caraguatatuba


Evandro Camargo comanda a pré-temporada de sua equipe com oito pilotos em Caraguatatuba-SP

O mês de janeiro é para a maioria das crianças uma época de folga e muita diversão. Com os garotos que são pilotos de kart isto também não é diferente e este período é completamente dedicado ao descanso e momentos de descontração com a família e os amigos.

Quase que em sua totalidade estes momentos de pura alegria são compartilhados em uma das incontáveis praias do litoral brasileiro onde a garotada fica, completamente, livre e sem a costumeira pressão das competições ou mesmo da escola.

Pensando nisso, Evandro Camargo, chefe da equipe Camargo Racing, resolveu unir o útil ao agradável e, há dez anos, junta os pilotos de seu time para uma pré-temporada no kartódromo da cidade de Caraguatatuba, litoral paulista.

Desde a época em que eu competia sempre fazíamos a pré-temporada aqui. A pista do kartódromo é extremamente seletiva, com bom asfalto e arrisco a dizer que seu traçado é o que mais se assemelha ao de Interlagos. Temos a possibilidade de fazer um grande trabalho de preparação uma vez que a pista fica por nossa conta e, assim, podemos fazer vários testes, simulações e até mesmo mudança no sentido da pista. Isto tudo sem contar que, enquanto os meninos estão na pista, as mães e irmãs ficam na praia. É um ambiente de muito trabalho e, na verdade, que nos traz muita descontração também”, explicou Evandro.

Talvez por isso os pilotos da equipe Camargo Racing tenham tido tanto sucesso na temporada 2009. De títulos estaduais, regionais, nacionais e até mesmo continentais os pilotos do time faturaram tudo no ano que passou. De hoje até a próxima segunda-feira, dia 25, estarão treinando em “Caraguá” os pilotos João Pedro Guim, Sérgio Sette Câmara, Gabriel Leão e Gregory Diegues, na Cadete; Yurik Carvalho, Júnior Menor; João Cunha e André Nicastro, na Graduados “A” e Eduardo Oliveira, pela Sênior “B”.

Gosto muito de andar aqui. A pista é difícil e para mim que terei este ano a responsabilidade de andar de Júnior Menor o traçado é ideal. Tem umas curvas muito difíceis e ao mesmo tempo uns trechos de alta, bem rápidos”, explicou Yurik Carvalho, campeão Sul-Americano, da Copa São Paulo Light e do Campeonato Nova Schin de Kart.

João Pedro Guim também mudará de categoria para esta temporada. Saído da Mirim o piloto conquistou em 2009 o Campeonato Paulista e o GP RBC de Kart. “Aqui é muito legal. Estava contando os dias para poder sentar de novo no meu kart e voltar a acelerar. O kart Cadete é mais rápido que o Mirim e terei a chance de andar com os outros pilotos da equipe. Eles já tem mais experiência na categoria e me ajudarão no acerto e passar as informações para os mecânicos”, explicou o mineiro de nove anos.

Outro mineiro que também fará sua pré-temporada em Caraguatatuba é Sérgio Sette Câmara. Ele, que conquistou em 2009 o título de Campeão Mineiro, fará em 2010 o seu último ano na Cadete. “Eu tenho muito o que preparar para este ano. Farei uma temporada realmente em busca de títulos e, para isso, vou me dedicar muito e quero contar com toda a experiência da equipe e das minhas duas últimas temporadas para atingir meus objetivos”, finalizou Serginho.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Rali Dakar 2010: Equipe Mitsubishi Brasil comemora bom resultado


Depois de 17 dias, 14 especiais, 8.560 quilômetros, chegou ao fim a 32ª edição do Rali Dakar. Dos 360 veículos que começaram a competição, apenas 180 chegaram ao fim. A maior baixa foi entre os carros, apenas 1/3 terminou a prova. A Equipe Mitsubishi Brasil, com o piloto brasileiro Guilherme Spinelli e o navegador português Filipe Palmeiro foi uma delas e no domingo (17) subiu a rampa de pódio no Parque de Exposições La Rural, em Bueno Aires, por volta de 12h30min (horário local) encerrando a boa participação no Rali Dakar 2010. A dupla ficou em 10º lugar na classificação geral dos carros, com Guilherme Spinelli sendo o melhor brasileiro da competição e Filipe Palmeiro, o segundo melhor português nos carros, atrás apenas de Carlos Souza, em sexto.

"Terminar um Rali como o Dakar, com as inúmeras variáveis, já é uma grande conquista. Terminar ainda entre os 10 primeiros, e em terceiro na categoria gasolina, atrás apenas do Carlos Souza que é super experiente e está no seu 13º Dakar, e do piloto da casa o argentino Terranova, é um resultado super expressivo. A navegação do Filipe foi perfeita, o carro teve um rendimento espetacular. Foi tudo perfeito", comentou Guiga Spinelli que recebeu o carinho da família na chegada a Buenos Aires.

"Estar com a família aqui foi maravilhoso, ela que sempre me apoiou, pai, mãe, esposa. Eu dedico este resultado a todas as pessoas que estiveram ao meu lado o tempo todo. Desde quando eu aprendi a dirigir até o mais novo integrante da família, que é o meu filho. Ninguém conquista nada sozinho", completou Spinelli.

O navegador Filipe Palmeiro também acredita que o bom resultado é fruto do trabalho em equipe. "É muito importante reconhecer e valorizar o trabalho de cada um da equipe, seja piloto, mecânico, engenheiro. Cada um que está aqui está fazendo o máximo de esforço possível e dando o seu melhor. Eu e Guiga sabemos o quanto foram duros estes 15 dias. Foram dias com o coração na mão, em que nada podia dar errado. Chegar ao final e da maneira que chegamos, super bem e entre os 10 primeiros, é ótimo e estou muito contente", disse Palmeiro.

A ASO, organizadora do Dakar, ainda não definiu o local da próxima edição. Há uma movimentação para que o Rali volte à África, mas para isso a questão de segurança às ameaças terroristas precisa estar garantida. Se voltar para o continente africano, o Rali deverá ter etapas na Líbia, Egito e Tunísia. A outra possibilidade é mantê-lo na América do Sul, na Argentina e Chile.

"O dilema da organização é muito grande. O espírito do Dakar é na África, mas para o Rali voltar a ser disputado lá, precisa ser 100% seguro em relação ao terrorismo. Não pode haver outro cancelamento em função da segurança", disse o chefe da equipe JMB Stradale, Dominique Serieys, referindo-se a edição de 2008 ter sido cancelada por ameaças terrorista na Mauritânea.

"Na América do Sul, o Rali é muito bem recebido por todos. A organização está estudando qual será a melhor opção. Acredito que hoje é de 50% para cada lado", completou Dominique.

Fonte: Presscom Comunicação

Carlos Alberto de Deus foi reeleito presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo


Carlos Alberto de Deus (à dir.), ao lado do presidente da CBA, Cleyton Pinteiro

Em eleição realizada nesta segunda-feira (18), a Federação Gaúcha de Automobilismo conheceu seu presidente para os próximos 4 anos de mandato. Os clubes filiados à FGA tinham direito de apresentar chapas ao pleito e direito de voto. Houve a inscrição de duas chapas e a chapa representada por Carlos Alberto de Deus, o popular “Português”, saiu vencedora do pleito.

Nesta terça-feira, 19 de janeiro, será apresentada a nova diretoria, que reúne-se para a elaboração das metas a serem alcançadas pela entidade em 2010. A FGA trabalha, neste início de ano, na formatação dos regulamentos das modalidades geridas pela mesma, ajustando os regulamentos conforme as sugestões e solicitações dos promotores de cada categoria.

A temporada da velocidade no Rio Grande do Sul se inicia nesta semana, com a 1ª etapa do Troféu Tchaka de Verão em Tarumã, na sexta-feira (22) a noite; e continua no domingo (24), com o Festival Kart Mel, no Balneário Pinhal.

Fonte: Erlon Radl – Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Foto: Dudu Leal

Arena Schincariol premiará os campeões de 2009


A categoria Mirim reuniu um bom número de pilotos durante toda a temporada

O Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, abrirá seus portões na noite desta quinta-feira, dia 21 de janeiro, para realizar a premiação da temporada 2009 do Campeonato Nova Schin de Kart.

Realizado pela primeira vez no ano passado, a competição recebeu 76 pilotos, distribuídos em seis categorias distintas e foi, com isso, a maior competição do interior do estado de São Paulo.

Com suas provas sempre sediadas no belíssimo Kartódromo Arena Schincariol, o Campeonato Nova Schin acolheu pilotos de várias partes do estado, região metropolitana e até mesmo de outras regiões como Minas Gerais e Distrito Federal.

O maior destaque da temporada passada ficou por conta da categoria Parilla Stock. Com pilotos utilizando os motores próprios, refrigerados a água, mais de 20 competidores foram classificados. O mais interessante desta classe foi a percepção de que, a cada etapa que passava, o número de adeptos era cerca de 15% maior do que a anterior.

Eduardo Gozzano, responsável pela competição, ficou muito animado com a última temporada e espera um ano ainda melhor para 2010. “Começamos a temporada 2009 sob a sombra de uma crise econômica mundial. Conseguimos superar este desafio, fomos crescendo nosso número de participantes ao longo do ano e, como temos uma excelente estrutura, conseguimos cativar os pilotos a permanecerem competindo conosco. Nesta quinta-feira teremos a premiação da temporada passada e, tenho certeza, que no Campeonato deste ano teremos novidades e promoções ainda melhores para atrair pilotos e equipes. Quero agradecer ao apoio da Nova Schin e da Krones, que nos apoiaram durante toda a temporada tornando possível a realização do Campeonato”, finalizou o presidente do Ituano Motor Sport Clube.

A premiação do Campeonato Nova Schin 2009 acontecerá nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, a partir das 19 horas, na área do Padock do Kartódromo Arena Schincariol. Confira abaixo os pilotos que serão premiados:

CAMPEONATO NOVA SCHIN DE KART 2009

Mirim – Troféu KRONES

1) GABRIEL DONSÉ
2) RAIKKONEN SAKZENIAN
3) IGOR MELO
4) NICOLLAS PEIXOTO ANDRADRE
5) JOÃO VITOR MARANGONI

Cadete – Troféu KRONES

1) YURIK FARIA DE CARVALHO
2) MATHEUS JACQUES
3) MATHEUS SILVA OLIVEIRA
4) MAURO AURICCHIO
5) CARLOS CUNHA FILHO

RD-135

1) CARLOS EDUARDO RISSO
2) FREDERICO DE SOUZA
3) THIAGO FERRAZ BARBOSA
4) THIAGO JOSÉ DA SILVA
5) GABRIEL SALOMÃO

RD-135 Sênior

1) PAULO EDUARDO ROSA
2) FELIPE NICOLAU
3) TERCIO MORAIS DE OLIVERA
4) LUIZ CARLOS CORAZZANI

F-250

1) PAULO HENRIQUE ZACHARIAS
2) CARLO KAIN
3) PAULO SERGIO JAMANOTO
4) PAULO ANDREI GUN
5) PAULO GABRIELLI

Parilla Stock

1) DIEGO CRUANES
2) DANILO SIQUEIRA
3) GABRIEL
4) NICOLAS PIOTTO
5) RIVAROLI

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Fabíola Cadar

domingo, janeiro 17, 2010

Conheça mais detalhes do AMIL Kart Show


Rali Dakar 2010 Argentina Chile - resumo da etapa final

Lucas Foresti vence no Toyota Racing Series


Três corridas. Este foi o tempo necessário para que o piloto brasileiro Lucas Foresti (Giles Motorsport) pudesse se adaptar ao carro do Toyota Racing Series – TRS. Muito rápido e determinado o garoto de 17 anos mostrou seu potencial e, ainda na primeira rodada do campeonato, venceu a primeira prova de sua carreira internacional.

Foresti disputou no sábado a primeira corrida da rodada tripla no Teretonga Park, na cidade de Invercargil, na Nova Zelândia. Nesta oportunidade ele chegou na quinta posição.

Na manhã deste domingo, na segunda corrida, Lucas teve uma prova muito disputada e após uma boa largada pulou para o quinto lugar. Daí por diante ele passou a pressionar Andrew Waite e se defender dos ataques de Earl Bamber, que vinha logo atrás. Os três passaram toda a corrida juntos e, faltando duas voltas para o final, o brasileiro conseguiu superar Waite e finalizou a prova na quarta posição. O estoniano Sten Pentus venceu.

Animado com o seu desempenho nesta prova Foresti se preparou para a terceira e última corrida do final de semana de abertura do Toyota Racing Series 2010. Nesta corrida o grid de largada foi determinado pela posição de chegada na bateria anterior, porém tendo os seis primeiros as suas posições invertidas. Desta forma, Lucas alinhou seu carro na terceira posição.

Em uma boa largada, aproveitando-se por estar na parte limpa do circuito, Foresti pulou para a segunda posição, ficando atrás apenas de Andrew Waite. Ambos começaram a se distanciar, mas na segunda volta Lucas recebeu via rádio a informação de que Waite seria penalizado em cinco segundos por queima de largada. Assim, apesar de estar na segunda posição, de fato ele liderava. Então o piloto passou a administrar a distância para o terceiro colocado e não deixou Waite abrir. Assim, ao final das 12 voltas, Foresti comemorou muito sua vitória.

Estou muito feliz com tudo que aconteceu nesta primeira rodada do TRS. Estou competindo contra pilotos bem mais experientes, alguns deles com várias temporadas de experiência inclusive na World Series, A1-GP e GP2. Começamos muito bem nos treinos livres, tivemos problemas na tomada de tempos, mas sabíamos que nosso carro estava bem acertado. Nas corridas vim crescendo e os resultados provaram isso. Consegui fazer voltas bastante rápidas, ser consistente e os resultados me animaram muito. Nesta última prova, quando larguei bem e pulei para segundo, tinha completa condição de buscar a ultrapassagem sobre Waite, mas como a equipe me disse que ele estaria penalizado, não quis arriscar e administrei o resultado até o final”, explicou Foresti.

Quero agradecer toda a dedicação da equipe Giles Motorsport e de seus profissionais que me acolheram e preparam um carro vitorioso para mim. Agradeço também ao Pupo Moreno, que me deu conselhos importantíssimos. Além disso quero dedicar esta vitória a todos que me ajudaram ao longo dos anos desde o MotoCross, quando comecei com o Galego, aos quatro anos; o Dibo e o senhor Luiz Moro, na época do kart até toda a equipe Cesário Fórmula e o Robertinho Mourão, na temporada passada. Além deles quero fazer um agradecimento muito especial à minha família, que sempre me apoia e me dá força e a minha namorada Victória, com quem na última sexta-feira completamos dois anos juntos”, encerrou muito alegre.

A segunda rodada do TRS acontecerá já no próximo final de semana, entre os dias 22 e 24 de janeiro. As provas acontecerão no Timaru International Raceway na cidade de Timaru, também na Nova Zelândia.

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 3ª Prova – Teretonga Park:

1) LUCAS FORESTI (Brasil), 12 voltas
2) Earl Bamber (Nova Zelândia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) Sten Pentus (Estônia), 16 voltas
5) Mitch Evans (Nova Zelândia)
6) Jamie McNee (Nova Zelândia)

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 2ª Prova – Teretonga Park:

1) Sten Pentus (Estônia), 16 voltas
2) Mitch Evans (Nova Zelândia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) LUCAS FORESTI (Brasil)
5) Andrew Wite (Nova Zelândia)
6) Earl Bamber (Nova Zelândia)

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

sábado, janeiro 16, 2010

Velopark abre inscrições para o projeto Veloce Experience



O Velopark, complexo de velocidade localizado em Nova Santa Rita (RS), abriu inscrições para seu mais recente projeto, o Veloce Experience - cujo objetivo é proporcionar aos amantes do automobilismo a oportunidade de pilotar um carro de corrida em uma pista de competição.

O projeto terá início na próxima quinta-feira (21), e segue com aulas e treinos nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19 às 22hs, tendo como instrutor o piloto Jorge Fleck.

Confira todos os detalhes sobre o curso clicando aqui.

Rali Dakar 2010: resumo da 13ª e penúltima etapa

Na estreia do TRS, Lucas Foresti termina em 5º na Nova Zelândia


Neste sábado, dia 16, na distante Nova Zelândia, no continente da Oceania, o piloto Lucas Foresti representou as cores do Brasil em sua primeira competição com monopostos fora da América do Sul. Na ocasião ele disputou a primeira corrida do Toyota Racing Series - TRS, pela equipe Giles Motorsport.

Lucas, que na temporada passada competiu na F3 Sul-Americana, já havia disputado corridas, além do Brasil, também no Autódromo de Buenos Aires e no circuito de rua de Piriápolis, no Uruguai.

Animado com este novo momento em sua carreira, principalmente após ter liderado dois treinos livres desta rodada, o piloto da cidade de Brasília partiu animado para a tomada de tempos que foi realizada no início da tarde. Vale lembrar que o fuso horário para aquela localidade é de 13 horas à frente do Brasil. Com um equipamento muito bem acertado pelos técnicos da equipe Giles Motorsport, o brasileiro foi para a pista com o primeiro “set” de pneus e com o tempo de 55s890 garantiu a quarta marca.
Como a sessão tem a duração de apenas 20 minutos não foi possível alterar muitos ajustes e, assim, Foresti apenas trocou os pneus e seguiu para a sua segunda tentativa. Quando abriu a sua volta rápida, um incidente com o piloto Chris Wootten ocasionou uma bandeira vermelha que interrompeu a sessão por cerca de 10 minutos. Quando a pista foi aberta novamente, Foresti já havia perdido a sua condição de volta rápida e baixou apenas cinco décimos de sua primeira tentativa finalizando a classificação com 55s353. Esta marca lhe garantiu a sexta posição no grid de largada.

Sem se abalar muito com esta situação, Foresti alinhou seu carro na terceira fila para a corrida. Após uma largada conservadora ele partiu para o ataque sobre Earl Bomber, que vinha à sua frente. Com três voltas ele conseguiu a ultrapassagem e foi em busca da quarta posição. Foram muitos ataques sobre Andrew Wite, mas o neozelandês conseguiu se defender bem e, ao final das 16 voltas, Foresti recebeu a bandeirada na quinta posição. Mitch Evans venceu.

Fiquei irritado com a bandeira vermelha na classificação. Meu carro estava competitivo e tenho certeza que teria condições de largar na primeira fila. A história da corrida poderia ter sido bem diferente. Mas continuo animado. Teremos mais duas corridas amanhã e tenho certeza que, com determinação, poderei conquistar muitos pontos e até mesmo brigar por um lugar no pódio”, explicou.

As duas provas que finalizam esta primeira rodada do Toyota Racing Series – TRS também acontecerão no Teretonga Park, na Nova Zelândia, neste domingo, dia 17.

Toyota Racing Series – TRS 2010 – 1ª Prova – Teretonga Park:

1) Mitch Evans (Nova Zelândia), 16 voltas
2) Sten Pentus (Estônia)
3) Daniel Jilesen (Nova Zelândia)
4) Andrew Wite (Nova Zelândia)
5) LUCAS FORESTI (Brasil)
6) Earl Bomber (Nova Zelândia)

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Vem aí a 13ª edição do Festival de Verão Kart Mel, no Balneário Pinhal (RS)


Pódio da categoria 125cc Master, da edição de 2006 do Festival Kart Mel

A notícia vem do site Kart Gaúcho: as ruas do Balneário Pinhal, no litoral gaúcho, receberão, no próximo dia 24 de janeiro, a 13ª edição do Festival de Verão Kart Mel, tradicional prova que marca a abertura da temporada do kartismo no RS.

As inscrições terão um custo de cem reais. Sete categorias participarão do Festival: Cadete (motor sorteado), Pró 400 Light (motor sorteado), Pró 400 Livre, RD (dividida em duas, 165 kg e 180 kg) e 125cc (igualmente dividida em duas, 153 kg e 165 kg, ambas com um carburador).

Confira mais detalhes sobre a competição clicando aqui.

Fonte: Kart Gaúcho

Lucas Foresti lidera treinos na Nova Zelândia


Começou oficialmente nesta quinta-feira, dia 14, a edição 2010 do Toyota Racing Series - TRS, na Nova Zelândia. O piloto brasileiro Lucas Foresti, único representante do país na competição, esteve na pista e acelerou forte o carro da equipe Giles Motorsport.

Junto a outros competidores que neste ano competem pela primeira vez no TRS, Foresti teve um treino a mais, que foi realizado nesta quarta-feira, dia 13. Nesta ocasião o piloto teve o seu primeiro contato com o carro e conseguiu se adaptar rapidamente ao equipamento, pneus e estilo de pilotagem completamente distinto do que ele estava acostumado.

Nos treinos de quinta-feira o Lucas foi para pista em quatro sessões de 20 minutos e pôde preparar bastante o carro para as tomadas de tempo e as três primeiras corridas que estão por vir no final de semana.

Com muita determinação, Foresti conseguiu liderar dois dos quatro treinos realizados e, com isso, já surge como um dos candidatos à conquista da pole-position, que será definida após a tomada de tempos, nesta sexta-feira.

Fico muito feliz por ter conseguido me adaptar rapidamente ao carro. Confesso que estava um pouco apreensivo em relação aos pneus, mas consegui assimilar bem as informações dos engenheiros e, com isso, pude aproveitar bastante os quatro treinos que tivemos. Acredito que ainda temos alguns detalhes para melhorar no carro, assim como nossos concorrentes e, portanto, acredito que a briga pela pole-position será muito intensa e contará no mínimo com cinco pilotos brigando por este melhor tempo”, explicou o brasileiro de 17 anos.

A equipe Giles Motorsport

Fundada em 2006 por Stephen Giles, ex-mecânico chefe da equipe McLaren F-1, a equipe Giles Motorsport conta com uma das melhores estruturas de automobilismo da Nova Zelândia. Seu fundador é um dos profissionais mais reconhecidos no automobilismo mundial, já tendo passado por várias equipes e categorias do automobilismo inglês e internacional.

Sob seu comando os pilotos conquistaram o título das três últimas edições do TRS com Daniel Gaunt na temporada 2006/2007; Earl Bamber, 2007/2008 e Mitch Cunningham, 2008/2009. Nesta temporada, 2009/2010, quatro pilotos estarão representando as cores do time e estarão prontos a trazer mais um título para a galeria da Giles.

Roberto Pupo Moreno, o novo “coach” de Foresti

Internacionalmente conhecido por sua habilidade e principalmente conhecimento dos carros de competição o piloto carioca é um grande amigo da família de Lucas e estará acompanhando os passos do jovem piloto na temporada 2010.

Moreno começou no kart em 1974, com 15 anos de idade, e já participou de diversas categorias desde o kart até a Fórmula 1. Seu maior sucesso enquanto piloto veio na F-Indy, nas provas dos Estados Unidos, quando por várias temporadas esteve competitivo, venceu provas e chegou a brigar pelo título da temporada 2000.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick