segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Copa Classic apresenta seu logotipo‏



A Copa Classic, categoria gaúcha de velocidade de carros clássicos, apresenta nesta segunda-feira seu logotipo oficial.

A peça é uma criação do fotógrafo e designer Luís Fernando Camaratta, que já é conhecido pelas suas espetaculares fotos da categoria, desde 2009.

Além de belo, moderno e clássico ao mesmo tempo, o logotipo tem vários significados: as laterais lembram asas, que dão a idéia de velocidade, ao mesmo tempo que há uma taça no centro do desenho, que significa o campeonato, a vitória. Sob outro ângulo, podem ser observadas, também, a lateral de dois capacetes, um de frente para o outro, além das cores verde, vermelho e amarelo, representando o estado do Rio Grande do Sul.

Lembrando que o campeonato começa daqui a um mês, no dia 27 de março, com a primeira etapa que será realizada no Velopark, juntamente com o Gaúcho de Endurance, F3 Sudam e Fórmula 1.6 Gaúcha.

Texto: Niltão Amaral / Divulgação Copa Classic

Sergio Sette Câmara é campeão do GP Nacional de Kart


O piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil/Tear Têxtil/Autokorea – Hyundai), da categoria Júnior Menor, conquistou neste sábado (26) o seu primeiro título do ano. Estreando nesta classe após alguns anos na Cadete ele conquistou a vitória na corrida final do GP Nacional de Kart.

A competição estava sendo realizada desde a última quarta-feira, no Kartódromo RBC Racing, na Grande BH. Pilotos e equipes de vários estados estiveram na pista da cidade de Vespasiano em busca do título e, também, da preparação para o Brasileiro de Kart, que será sediado neste kartódromo, no mês de julho.

Sette Câmara foi uma unanimidade desde os primeiros treinos livres. Sempre bem mais rápido que seus concorrentes o piloto fez a pole-position na classificação, realizada na sexta-feira e, ontem, na corrida Pré-Final, venceu com uma incrível diferença de quase 20 segundos para o segundo colocado.

A prova Final, disputada no final da manhã de hoje, parecia um “replay” do que aconteceu na corrida de ontem. Serginho manteve-se na liderança após a largada e, aos poucos, passou a construir, novamente, uma grande vantagem. Ao final das 23 voltas da prova ele recebeu a bandeirada com mais de seis segundos para Rafael Martins (SP), o segundo colocado. Caio Miguel (ES), chegou em terceiro.

Quero agradecer muito ao empenho e dedicação de todos da equipe. Este título só foi possível porque todos trabalhamos juntos. Desde os primeiros treinos meu kart estava muito bem acertado e, no decorrer das atividades, fomos apenas ajustando pequenos detalhes. Agradeço também o apoio de meus pais, minha irmã, meu coach André Nicastro e dedico esta vitória ao Banco Mercantil do Brasil e demais apoiadores que me proporcionam a condição de permanecer competindo e buscando os títulos”, encerrou o piloto de 12 anos.

Para acompanhar todas as atividades de Serginho Sette Câmara bem como sua agenda de competições, notícias, galerias de imagens e deixar um recado em seu blog basta acessar a página do piloto na internet. O endereço é www.sergiosettecamara.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Com caminhão Volkswagen, Giaffone vence abertura da Truck em Santa Cruz do Sul


Atual campeã de marcas, equipe Volkswagen começa ano na frente no campeonato, colocando mais dois pilotos no pódio: Renato Martins em terceiro e Valmir Benavides em quinto

Atual campeã de marcas da Fórmula Truck, a equipe Volkswagen começou a temporada 2011 da Fórmula Truck com vitória de Felipe Giaffone em Santa Cruz do Sul. O paulista foi o vencedor da primeira etapa do ano, com seus companheiros de equipe, Renato Martins e Valmir Benavides, também no pódio, em terceiro e quinto lugar, respectivamente.

Débora Rodrigues também marcou pontos ao chegar na oitava colocação. Com isso, a Volkswagen inicia o ano na liderança de marcas, com 63 pontos. Entre os pilotos, o primeiro colocado no campeonato Sul-Americano é Felipe Giaffone.

"É incrível começar o ano desta forma. Ontem perdi a pole, mas sabia que tinha caminhão rápido e resistente para conquistar a vitória. Vendo pela TV pode parecer que foi uma corrida tranquila, mas na verdade foi bastante tensa da largada à bandeirada", diz Giaffone.

O bicampeão da Truck (2007-2009) largou na segunda colocação e desde as primeiras voltas pressionou o ponteiro para lutar pela vitória. "A estratégia deu certo: forcei o tempo todo e nós dois estávamos andando no limite, até que o Beto (Monteiro) passou acima da velocidade permitida no radar (160 km/h) e assumi a primeira colocação", afirma Giaffone.

Quem também comemorou o resultado de hoje foi Renato Martins. Como piloto e chefe da equipe Volkswagen, ele teve alegria dupla hoje em Santa Cruz do Sul: fez excelente corrida, chegando na terceira colocação. Como chefe da equipe oficial da MAN Latin America na Truck, viu seu time vencer a corrida com Giaffone, colocar três pilotos no pódio, quatro no top-8 e assumir a liderança no campeonato de marcas e pilotos.

"As conquistas de hoje mostram que vamos lutar pelo título deste ano. Quero agradecer o empenho dos mecânicos da RM Competições e do grande envolvimento da engenharia da Volkswagen em Resende (RJ), permitindo que nossos quatro caminhões se destacassem nesta primeira etapa", diz Renato.

Benavides também fez um balanço positivo da primeira etapa, ao cruzar a linha de chegada na quinta colocação. "É sempre bom começar o ano no pódio, ainda mais em uma corrida como a de hoje, que foi bastante complicada", diz o piloto da Volkswagen, citando inclusive uma batida que trouxe um verdadeiro lamaçal em uma das curvas do circuito e que provocou uma bandeira amarela mais prolongada.

Oitava colocada na prova de hoje, Débora Rodrigues destacou a prova aguerrida em Santa Cruz do Sul. "Larguei na quinta colocação e levei algumas batidas que prejudicaram meu desempenho. Mesmo assim, estou satisfeita em começar o ano marcando pontos e com certeza vamos ser bem competitivos em 2011", completa Débora.

A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 3 de abril, no Rio de Janeiro.

Confira os dez primeiros de hoje:
1. Felipe Giaffone
2. Danilo Dirani
3. Renato Martins
4. Roberval Andrade
5. Valmir Benavides
6. Beto Monteiro
7. Paulo Salustiano
8. Débora Rodrigues
9. Regis Boessio
10. André Marques

Classificação do campeonato:
1. Felipe Giaffone, 29
2. Danilo Dirani, 21
3. Renato Martins, 19
4. Roberval Andrade, 14
5. Valmir Benavides, 15

Fonte: RF1 Jornalismo
Foto: Orlei Silva

João Pedro Guim vence o GP Nacional de Kart


Após vencer de forma invicta o Super Kart Brasil, no mês de janeiro, em São Paulo, o piloto mineiro João Pedro Guim (Techspeed | Camargo Racing), de Juiz de Fora, conquistou no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, Grande BH o seu segundo título da temporada, o GP Nacional de Kart.

Guim, que atualmente reside em Cuiabá - MT, veio à Minas Gerais em busca do primeiro título de representatividade nacional da temporada. Ele e a equipe Camargo Racing chegaram ao kartódromo na manhã de terça-feira e, desde então, prepararam todo o equipamento para as corridas que aconteceram nesta sexta e sábado.

Muito dedicado o piloto de 11 anos sofreu grande pressão dos adversários, mas esteve sempre à frente desde a tomada de tempos. Na Pré-final, ele e Leonardo Resende protagonizaram um grande pega que só foi encerrado na bandeirada final. Resende cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi penalizado com a perda da posição em virtude de um toque na última volta. Com isso, Guim venceu.

Após largar da pole-position na Final, ele foi superado por Resende e outros dois concorrentes caindo para o quarto lugar. Muito determinado o jovem piloto mostrou porque é um dos destaques da categoria Cadete. Ele superou os adversários e chegou à segunda posição, atrás de Resende. Algumas voltas depois ele conseguiu superar o adversário em uma manobra muito arrojada e não mais perdeu a liderança. A bandeirada da corrida foi emocionante e os três primeiros colocados cruzaram a linha praticamente juntos. Guim venceu seguido por Resende e Sinder Bitton Neto.

A corrida foi muito difícil mesmo. O kart do Léo era um pouco mais rápido que o meu, mas nosso equipamento era muito parecido. Foi difícil segurar ele e o Sindinho, mas o que importa é que realmente consegui vencer e, em menos de um mês, estou comemorando o meu segundo título do ano. Agradeço ao apoio da minha família, dos patrocinadores, meu coach João Cunha e a todos os membros da equipe Camargo Racing”, comemorou o piloto.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Após problemas com acerto do carro em Phoenix, Paludo destaca aprendizado na Nascar Truck Series


Mesmo sem competitividade com o carro na segunda etapa, piloto gaúcho fez pontos suficientes para se manter no top-10 do campeonato, com 59 pontos

Quarto colocado na prova de abertura da Nascar Truck Series em Daytona, o piloto Miguel Paludo, da equipe Stemco-Duroline, desembarcou em Phoenix, palco da segunda prova do calendário, empolgado com o resultado da primeira etapa. Mas o acerto de sua Toyota Tundra não se mostrou tão competitivo e o gaúcho terminou a prova no 25º posto. A corrida foi vencida por Kyle Busch.

Apesar do resultado, o brasileiro segue no top-10 do campeonato, ficando na nona colocação da tabela, com 59 pontos, 12 atrás do líder Matt Crafton.

"Começamos bem no treino livre, mas, na classificação, a picape já começou a sair de traseira. Não tivemos uma boa performance e tudo que tentamos no set up para melhorar o desempenho acabou não dando resultado. Sabendo disso, procurei na corrida me manter o mais próximo as melhores posições para marcar pontos no campeonato e me manter bem na tabela, algo importante especialmente após o bom início que tivemos em Daytona", diz o brasileiro.

Durante grande parte da corrida, a Toyota Tundra de Paludo continuou saindo de traseira, o que o impossibilitou de conquistar posições.

"Até mesmo o acidente em que me envolvi foi consequência disso. Mas o importante é destacar que na Nascar tudo está sendo um grande aprendizado neste meu primeiro ano completo na Truck Series e com certeza vamos usar os erros desta etapa para evoluir ainda mais na próxima corrida", diz Paludo.

O próximo desafio do piloto da equipe Stemco-Duroline na Truck Series está marcado para o dia 12 de março, em Darlington. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @MPaludolive e @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Fonte: RF1 Jornalismo
Foto: Patricia Souza/RF1

sábado, fevereiro 26, 2011

Surpresas e muita comemoração na final do GP Nacional de Kart


Wilson Tacchi venceu a prova da categoria Graduados

Chegou ao fim na tarde deste sábado o GP Nacional de Kart 2011. Após quatro dias de atividade e disputas que ficarão para a história do Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano - MG, os pilotos protagonizaram corridas emocionantes e, mais do que isso, garantiram o primeiro título nacional da temporada.

Outro grande atrativo que trouxe vários competidores à prova foi a possibilidade de conhecerem a pista que, entre os dias 26 e 30 de julho, sediará a etapa única do Campeonato Brasileiro de Kart para as classes Graduados, Sênior “A”, Sênior “B”, Super Sênior, Sudam Júnior e Super F-4.

O sábado de competições começou cedo sob forte calor e teve na pista os pequenos da categoria Cadete. Assim como aconteceu ontem, Leonardo Resende (MG) e João Pedro Guim (MG) partiram da primeira fila e assim permaneceram durante toda a prova. Ambos se distanciaram do restante do pelotão sob a companhia de Sinder Bitton Neto (RJ). Os dois pilotos se revezaram na liderança da corrida até a volta final. Guim garantiu a vitória seguido por Resende e Sinder, que cruzaram a bandeirada quase que emparelhados.

A segunda prova do dia teve as categorias Júnior e Júnior Menor na pista. A competitividade foi muito grande na Júnior, que teve três pilotos na liderança da corrida. Felipe Gildin (MG) assumiu a ponta na largada e seguiu na primeira posição nas primeiras voltas. Na metade da prova foi superado por Gabriel Robe (RS) e João Vieira (TO), caindo para terceiro. Por fim, a quatro voltas para o final, Vieira superou Robe e seguiu sem ameaças até a bandeirada da vitória. Robe chegou em segundo e Gildin, em terceiro. Pela Júnior Menor Sérgio Sette Câmara (MG) foi unânime. Assim como aconteceu ontem, ele dominou a corrida de ponta a ponta sem dar a menor chance de aproximação para seus concorrentes. Rafael Martins (SP) chegou em segundo e Caio Miguel (ES) foi o terceiro colocado.

Encerrando as corridas do turno da manhã a F-400 fez a sua prova. Luiz Henrique Pinheiro (MG) largou da segunda posição e, ainda na primeira volta, assumiu a liderança. Daí por diante ele começou a abrir de seus adversários mais próximos que, por sua vez, travavam apertada briga pela segunda posição. Na segunda metade da corrida, porém, os adversários começaram a se aproximar de Luiz que, então, teve bastante trabalho para se segurar na frente até a vitória. Fernando Buzzolo (MG) terminou em segundo e Renato Travassos (MG) ficou com o terceiro lugar.

Após uma rápida chuva no treino de aquecimento das baterias da tarde, as corridas foram todas realizadas com pista seca e forte calor. A primeira prova deste turno foi a que reuniu o maior número de pilotos na pista. Sênior “B” e Super Sênior tiveram ao todo 21 competidores na pista e uma prova de muitas ultrapassagens. À frente do pelotão Leonardo Silva (MG), a exemplo de ontem, rapidamente abriu vantagem para os demais e se isolou na liderança da Sênior “B”. Nesta posição ele seguiu até o final seguido por André Rocha (SP) e André Vargas (ES). Pela Super Sênior, por sua vez, as disputas foram de arrepiar. Os lideres da prova de ontem se envolveram em batidas e acabaram deixando a briga pela vitória em aberto até o final. Hueber Cimini Jr. (MG), Leonrado Lanza (MG), Guildner Marcius (MG) dentre outros não suportaram a pressão do carioca Christiano Mattheis. Após ter largado da 13ª posição do grid combinado o piloto fez uma grande prova de recuperação e conseguiu vencer a corrida. Cimini terminou em segundo e Lanza, em terceiro.

Pela Sênior “A” a prova foi muito disputada, mas não se comparou à competitividade vista ontem. Contudo, a liderança teve no mínimo três pilotos que quase venceram. Após muitas ultrapassagens e alguns toques a vitória acabou ficando com Flávio Costa (MG), após ter largado da última posição em virtude da troca de motor após a prova de ontem. Alessandro Xavier (PR) chegou em segundo e Yuri Carvalho (MG) ficou com o terceiro lugar.

A maior surpresa do dia ficou reservada para a última prova. Após dominarem os treinos, tomadas de tempo e as pré-finais da classe Graduados, os pilotos João Archer (MG) e Emílio Kevin (Paraguai) tiveram problemas na corrida decisiva. Ainda na volta de apresentação a corrente do kart de Kevin se rompeu, o fazendo abandonar a corrida. Archer, por sua vez, acabou sendo superado na primeira volta caindo para o quarto lugar. Algumas voltas depois ele acabou tendo seu kart tocado por um concorrente e acabou rodando, caindo para o último lugar. André Flor (RN), que vinha em terceiro, se beneficiou assumindo a ponta. Nesta primeira posição ele se manteve até a penúltima volta. Neste momento ele acabou sendo superado por Wilson Tacchi (MG) que, após largar do 13º lugar, assumiu a liderança e venceu a prova seguido por Pedro Guilherme (MG). Flor terminou na terceira posição.

Acredito que tivemos aqui uma excelente competição. Apesar de não termos atingido o número de pilotos que esperávamos, conseguimos fazer grandes corridas e proporcionamos aos competidores daqui e outros estados a primeira grande oportunidade para treinarem com vistas ao Brasileiro de Kart, que será sediado aqui, em julho”, encerrou Pedro Sereno, presidente da Federação Mineira de Automobilismo - FMA.

Texto: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Volkswagen coloca quatro caminhões no top-5 do grid da Truck em Santa Cruz do Sul


Débora: quinta colocação elogiada na Truck

Felipe Giaffone larga na primeira fila ao fazer o segundo melhor tempo, seguido por seus companheiros de equipe Valmir Benavides, Renato Martins e Débora Rodrigues

A equipe Volkswagen conquistou um resultado histórico no treino que definiu o grid de largada da primeira etapa da Fórmula Truck, disputado hoje, em Santa Cruz do Sul (RS). Pela primeira vez, o time colocou quatro caminhões entre os cinco melhores do Top Qualifying: Felipe Giaffone largará na primeira fila, na segunda colocação, seguido por Valmir Benavides, Renato Martins e Débora Rodrigues, todos competindo com Volkswagen Constellation.

"Foi um resultado inesquecível. Claro que faltou a pole position, mas o sentimento é de grande satisfação", diz Giaffone. "Cometi um pequeno erro na Curva 1, que me custou o primeiro lugar, mas mesmo assim estou otimista em relação às nossas chances de vitória neste domingo", completou o bicampeão da categoria (2007-2009), que venceu a etapa de abertura do campeonato no ano passado, disputada também no Rio Grande do Sul, mas na cidade de Guaporé.

O excelente resultado da equipe também foi destacado por Benavides, que partirá na terceira colocação. "É claro que nosso time teve sorte de ter os quatro caminhões na parte final do treino classificatório e a pista acabou melhorando", diz o piloto da Volkswagen, citando a chuva que marcou o início do treino deste sábado e que depois deu uma trégua na parte final da sessão.

Segundo Renato Martins, piloto e também chefe da equipe, a sessão de treino, embora tenha sido atípica, demonstra que a Volkswagen virá novamente forte para brigar pelo título - o time é o atual tricampeão de marcas (2007-2009-2010).

"É verdade que a classificação foi bastante complicada para os pilotos que saíram antes, mas o Top Qualifying foi disputado em condições iguais para todos e conquistamos este excelente resultado de quatro caminhões no top-5", diz Martins, o quarto colocado no grid.

O chefe de equipe também destacou o ótimo resultado de Débora Rodrigues, a quinta colocada no treino de hoje. A piloto da Volkswagen sabe que a prova de amanhã em Santa Cruz do Sul (RS) será ainda mais emocionante.

"Este resultado é muito gratificante. Intensifiquei bastante minha preparação desde o ano passado e é ótimo ver este trabalho dar certo. Amanhã, vou fazer de tudo para me manter no top-5 e com isso subir no pódio. Com certeza será uma das corridas mais marcantes de minha carreira", diz Débora.

A primeira etapa da Fórmula Truck será às 13h deste domingo, com transmissão ao vivo e em HD pela TV Band.

Confira os cinco primeiros do grid:
1. Beto Monteiro
2. Felipe Giaffone
3. Valmir Benavides
4. Renato Martins
5. Débora Rodrigues


Fonte: RF1 Jornalismo Ltda
Crédito da foto: Orlei Silva

Copa Classic 2011: campeonato começa dia 27 de março no Velopark‏


Clássicos darão primeiras aceleradas de 2011 no Velopark

A Copa Classic, categoria gaúcha que mais angaria a simpatia do público, com carros antigos com mais de 30 anos correndo pelos principais autódromos gaúchos, já tem data para começar: dia 27 de março, no Autódromo Internacional Velopark.

O calendário definitivo foi divulgado na semana passada pela Federação Gaúcha de Automobilismo, e divide a programação com o Campeonato Gaúcho de Endurance.

As datas são as seguintes:

» 27/03 - Velopark
» 24/04 - Guaporé
» 12/06 - Tarumã
» 06/08 - Velopark
» 25/09 - Guaporé
» 10/12 - Pré-12 Horas de Tarumã (extra-campeonato)

Neste ano, as disputas prometem esquentar, com a volta de grandes nomes do automobilismo gaúcho de outrora, tais como Rogério "Bareta" Xavier, Moisés Rosemberg, Luiz Gustavo Tarragô de Oliveira "Sapinho", entre outros.

O calendário completo do automobilismo gaúcho 2011 pode ser consultado aqui: http://www.fga-rs.org/downloads/Call2011.htm

Texto: Niltão Amaral / Divulgação Copa Classic
Crédito da foto: Luís Fernando Camaratta

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

GP Nacional de kart: Disputas eletrizantes marcaram o primeiro dia de provas


Na Júnior Menor o mineiro Sérgio Sette Câmara venceu a prova de ponta a ponta

O GP Nacional de Kart teve nesta sexta-feira o seu primeiro dia de competições. O evento está acontecendo no Kartódromo RBC Racing, na cidade de Vespasiano, Grande BH, e nos dois últimos dias teve os treinos livres e tomada de tempos.

Esta sexta-feira foi dedicada à baterias Pré-Finais. As provas foram bastante emocionantes e o resultado delas definiu o grid de largada para as Finais, que serão disputadas neste sábado.

A primeira corrida do dia foi a da categoria Cadete. Após largar da pole-position, João Pedro Guim manteve-se na ponta, muito pressionado por Leonardo Resende, que vinha em segundo. Ambos rapidamente abriram vantagem e se revezaram na liderança até a bandeirada final. Resende cruzou em primeiro, mas teve de ceder a vitória para Guim, em virtude de uma manobra anti-desportiva. Guim terminou pela segunda posição e Gustavo Araújo foi o terceiro.

As classes Júnior e Júnior Menor, juntas, fizeram a segunda corrida do dia. O mineiro Sérgio Sette Câmara liderou a corrida de ponta-a-ponta na Júnior Menor e ficou com a vitória seguido por Rafael Martins e Caio Miguel. Pela Júnior, após largar da última posição, o gaúcho Gabriel Robe fez belíssima recuperação e venceu. Felipe Gildin chegou em segundo e João Vieira foi o terceiro.

A F-400 encerrou as atividades da parte da manhã. Depois de largar da sexta posição Renato Travassos, de Belo Horizonte, mostrou-se em excelente fase e, após ultrapassagens muito determinadas, conseguiu assumir a liderança a seis voltas para o final e vencer. Luiz Pinheiro chegou em segundo e Ronaldo Staico ficou com o terceiro posto.

As corridas da tarde tiveram início com as disputas das categorias Sênior “B” e Super Sênior. Pela categoria “B” Leonardo Silva manteve-se na liderança após partir da pole e, rapidamente, construiu larga vantagem para seus concorrentes. André Rocha, pouco mais de seis segundos atrás, chegou na segunda posição e André Vargas, ficou com o terceiro posto. Pela Super Sênior a disputa foi muito intensa. Hueber Cimini Jr. E Bruno Fusaro brigaram muito pela liderança até a volta final. A briga foi tão grande que na última volta os dois se tocaram e acabaram rodando. Melhor para Bruno Imperial (ES) que, com isso, ganhou a vitória de presente. Valdemiro Oliveira cruzou em segundo e Fusaro ainda conseguiu finalizar com o terceiro posto.

A prova mais emocionante do dia foi da categoria Sênior “A”. Rodrigo Piquet, Flávio Costa, Yuri Carvalho, Alessandro Xavier e Francesco Ventre levantaram o público do kartódromo com uma disputa pela liderança que, em vários momentos, envolveu juntos os cinco pilotos. Ultrapassagens, “xis” e muitos momentos eletrizantes fizeram da corrida um grande espetáculo. Quem ficou com a vitória foi Yuri Carvalho (MG), seguido por Rodrigo Piquet e Alessandro Xavier.

A última corrida Pré-Final do GP Nacional teve na pista os pilotos das classes Graduados e Novatos. Assim como fez nos treinos livres e na tomada de tempos o mineiro João Pedro Archer foi unânime e ficou com a vitória com uma considerável diferença para Emilio Kevin, seu companheiro de equipe, que chegou em segundo. Felipe Zatti terminou em terceiro. Pela Novatos o pole-position Lucas Biagioni, de São Paulo, venceu, seguido por João Pedro Santana e Lenadro Law.

As provas finais acontecerão neste sábado. As baterias da manhã iniciarão às 10:30 horas e, as da tarde, às 14 horas.

Todas as atividades do GP Nacional de Kart estão com seus tempos sendo transmitidos, ao vivo, através do sistema de live-timing da cronometragem. Para acompanhar basta acessar a página da BHZ Crono, disponível pelo endereço www.bhzcrono.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Ascurra recebe o Campeonato Brasileiro de Automobilismo em pista de terra


O Autódromo Max Mohr, localizado na cidade de Ascurra (SC), irá receber a primeira das duas etapas do Campeonato Brasileiro de Automobilismo em pista de terra. O evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de fevereiro, e será disputado pelas categorias Turismo 1600cc, Turismo 5000cc, Mini Fórmula e Fórmula Tubular.

Além do Campeonato Brasileiro, o fim de semana receberá também a abertura da Copa SC de Automobilismo e, com ela, o início da temporada 2011 da categoria TCC (Turismo Clássico Catarinense), que reúne os carros antigos para acelerar na terra.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Dica de vídeos: Festival AMILKS em Farroupilha (RS)

O programa Curva do S, do Speed Channel, exibiu no decorrer da última semana sua edição em que trata da cobertura do Festival AMILKS de Kart, evento organizado pela dupla de pilotos Mauro Rodeghiero e Leandro Argenta no final de janeiro - que contou com o empenho incansável da equipe Mittag Kart na preparação e manutenção dos karts durante a competição. As imagens editadas pela equipe In Line Produtora estão excelentes, vale a pena conferir o programa. Consulte os horários de exibição no site www.amilkartshow.com.br.

Aproveitando o assunto em pauta, divulgamos aí abaixo alguns vídeos que realizamos no Kartódromo de Farroupilha durante o Festival AMILKS. Visite o nosso Canal de Vídeos para assistir imagens de outras provas.






domingo, fevereiro 13, 2011

Stock Car: Hot Car mescla experiência e juventude com nova e forte dupla de pilotos na temporada 2011


Equipe, comandada por Amadeu Rodrigues, terá o bicampeão Giuliano Losacco e o atual vice-campeão da Copa Montana, Eduardo Leite, de apenas 22 anos

Ano novo, dupla nova. A equipe Hot Car Competições disputará a temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car com dois novos pilotos. De um lado, o bicampeão Giuliano Losacco, de 33 anos, um dos principais pilotos da história da categoria. Do outro, Eduardo Leite, atual vice-campeão da Copa Montana. Com apenas 22 anos, ele será o piloto mais novo da temporada, que terá início no dia 20 de março, em Curitiba (PR).

Sob o comando do chefe de equipe Amadeu Rodrigues, a Hot Car segue com o patrocínio das empresas Agecom e Bardahl, e com o azul e o amarelo predominantes na pintura dos carros.

"Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores pela oportunidade e a confiança. A temporada será muito importante para a nossa equipe. Estamos renovando em vários aspectos, a começar pelos pilotos. O Eduardo é um piloto novo, mas já mostrou a que veio. Temos uma relação muito boa e estamos felizes em mantê-lo na equipe, agora na categoria principal", declarou Amadeu Rodrigues.

"O Losacco dispensa apresentações. É um piloto rápido, bicampeão da categoria. O pai dele (Vinicius Losacco) já trabalhava conosco na equipe, então ele vai se sentir mais em casa ainda. Vai ser muito importante ter a experiência dele na equipe, que só tem a somar com o ‘sangue novo’ e arrojo do Eduardo. Como estreante, ele vai ter um grande desafio nas primeiras corridas, pelo pouco contato com o carro, mas acredito que em poucas provas já estará adaptado. Estamos todos muito otimistas e motivados", completou o chefe da equipe.

Campeão da Stock Car em 2004 e 2005, Losacco se diz muito contente com a mudança. "Estou muito feliz, principalmente por estar na equipe do Amadeu e ter o patrocínio da Bardahl e Agecom. Em 2003 e 2004, já corri com o apoio da Bardahl e fomos campeões em 2004. No ano passado, também contei com o patrocínio deles no Trofeo Linea. Fui muito bem recebido por todos e estou muito motivado. Quero ajudar ao máximo e trabalhar para termos um carro competitivo, que nos dê a chance de estar sempre andando na frente", comentou o paulista.

"Pela primeira vez, vou correr por uma equipe de São Paulo, então isso vai ser muito bom, porque gosto de estar presente na oficina, acompanhando e participando do trabalho", lembrou Losacco, que prevê mais um ano muito disputado: "A Stock está super competitiva, cada ano mais forte e com pilotos mais experientes".

Já o estreante Eduardo Leite também não esconde a alegria por dar este importante passo em sua carreira. "Estou muito mais feliz do que ansioso. Desde o começo, quando estreei na Stock Jr., em 2007, o pensamento era chegar à categoria principal e fazer parte deste seleto grupo de pilotos, que estão no campeonato mais importante e disputado do país", destacou o jovem piloto.

"Vai ser muito bom andar ao lado do Giuliano, que é um bicampeão e tem uma experiência muito grande na categoria. O pensamento é unir e somar", afirmou. "Continuar na equipe também é algo muito legal. Mostra a confiança que eles têm no meu trabalho e vice-versa".

Leite sabe, no entanto, que o desafio será grande. "Sei que não vai ser fácil, mas sempre tenho a vontade de surpreender e tentar provar que uma estreia pode não ser tão complicada. A maior dificuldade vai ser a adaptação com o carro, porque a equipe eu já conheço, já sei como trabalha. Então, tenho de tentar conhecer o carro o mais rápido possível", completou o piloto.

Confira o calendário da temporada 2011 da Stock Car:

20/03 Curitiba (PR)
03/04 São Paulo
17/04 Ribeirão Preto (SP)
15/05 Nova Santa Rita (Velopark - RS)
05/06 Campo Grande (MS) **
03/07 Rio de Janeiro (RJ)
07/08 São Paulo/alternativo
04/09 Salvador (BA)
18/09 Santa Cruz do Sul (RS) **
02/10 Londrina (PR)
16/10 Brasília (DF)
06/11 Velopark/alternativo**
* Submetido à homologação da CBA e sujeito a alterações
** Praças a serem confirmadas em negociação com as respectivas prefeituras

Informações sobre a equipe Hot Car, acesse:
www.hotcarcompeticoes.com.br
www.twitter.com/hot_car

Fonte: FGCom / Fernanda Gonçalves

sábado, fevereiro 12, 2011

Kreis Jr anuncia seus principais patrocinadores para a temporada da Mini Challenge Brasil


Piloto de Jaraguá que correrá em dupla com Leonardo Fortunato de Joinville, terá a SMC Pneumático e Raumak Máquinas como “Title Sponsors” na temporada de 2011

Enquanto a Vicar, promotora do evento da Copa Caixa Stock Car, que engloba as corridas da Stock, da Copa Montana e da Mini Challenge Brasil, prepara um dos mais competitivos e emocionantes campeonatos para 2011, os pilotos também se aprontam para pisar fundo no acelerador. E esta preparação vai desde o lado físico, psicológico e técnico - no acompanhamento do fornecimento e desenvolvimento das máquinas ao lado comercial do automobilismo, com o fechamento de acordos de patrocínio.

O patrocínio esportivo é atualmente uma das mais rentáveis plataformas de exposição da atualidade na mídia, porque além de expor a marca patrocinadora também nos meios convencionais de mídia através da TV, jornais, revista e internet, entre outros, também proporciona ao investidor a possibilidade de inúmeras campanhas alternativas através do marketing viral, aquele que passa de “boca a boca” e de relacionamento, que proporciona oportunidades de novos negócios além de momentos de lazer e descontração para empresários, potenciais clientes e convidados.

Dentro do ótimo ambiente e pacote de mídia que a comunidade da Copa Caixa Stock Car proporciona, a Mini Challenge Brasil configura-se um uma boa plataforma para patrocinadores e Kreis Jr., piloto de Jaraguá do Sul (SC), que já competiu na Pick Up Racing - atual Copa Chevrolet Montana - e na extinta Copa Clio, já garantiu seus principais patrocinadores para a temporada 2011 da competição. “Confirmamos há poucos dias nossos patrocinadores masters para a temporada e a Raumak Máquinas (www.raumak.com.br) e SMC Pneumático (www.smcbr.com.br) estarão conosco nas pistas. Agora estou ainda mais empolgado e confiante com o apoio destas duas marcas, são empresas de qualidade e responsabilidade que nos dá muito orgulho em tê-las em nossa participação no automobilismo. Empresas que acreditam no meu trabalho e potencial para buscar bons resultados na temporada”. Finalizou o piloto, que terá como parceiro o Joinvilense Leonardo Fortunato. Cada piloto disputará uma das duas corridas do final de semana.

A Mini Challenge Brasil começa no dia 20 de março em Curitiba e terá oito rodadas duplas, dezesseis corridas no total, com transmissão em TV aberta pela rede TV! às 14:00h nos domingos, além da opção do canal por assinatura Speed Channel e SporTV.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Claudio Hreczuck

João Pedro Correa iniciou temporada intensa com participação no Florida Winter Tour


Piloto de apenas nove anos, o paulista João Pedro Correa (Grupo Blinder/ MZ Racing) terá em 2011 uma temporada de intensos compromissos. Agora na Cadete – depois de um belo ano na Mirim – o jovem piloto tem em sua agenda a disputa de um importante campeonato do kartismo americano, o Florida Winter Tour, realizado em três etapas, em Orlando, Palm Beach e Ocala, na Flórida. Além dos compromissos nos Estados Unidos, ele deverá competir nos mais
importantes campeonatos do kartismo brasileiro.

Em outubro João Pedro teve seu primeiro contato com as pistas americanas, dedicando suas férias escolares para se adaptar ao kartismo dos Estados Unidos. Seu maior desafio é justamente o pouco contato com as pistas da Flórida, mas sua garra supera as dificuldades de enfrentar pilotos europeus e asiáticos, além, é claro, americanos.

Em janeiro João Pedro disputou a etapa de abertura do FWT, em Orlando, na categoria Vortex TaG Cadet, utilizando chassi Tony Kart e motor Mini Rok. João Pedro apresentou-se muito bem e a cada entrada na pista seus tempos diminuíam. “A participação do João Pedro na primeira etapa do FWT foi muito boa. Ele adquiriu grande experiência e, estar em um evento com pilotos de vários lugares do mundo, mexe com a cabeça de qualquer um”, afirma Marcos Correa, pai de João Pedro.

Desde agosto do ano passado João Pedro Correa está competindo pela equipe MZ Racing, do preparador Mazinho, e em março, junto com sua equipe, o piloto deverá embarcar para os Estados Unidos para a disputa da última etapa, em Ocala. João Pedro Correa (Grupo Blinder/ MZ Racing) competirá com chassis Tony Kart.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Miguel Paludo estreia em Daytona com boa classificação no grid da ARCA


Piloto da Stemco-Duroline ficou em 11º lugar entre os 47 carros que participaram do treino classificatório disputado hoje no circuito da Flórida onde a Nascar fará sua abertura de temporada no próximo final de semana

Um ano após o seu primeiro treino na Nascar, o brasileiro Miguel Paludo (Stemco-Duroline) realizou hoje mais uma importante etapa em sua carreira no automobilismo norte-americano: participou pela primeira vez de uma sessão oficial de classificação no mítico circuito de Daytona, cuja história se confunde com a da categoria.

Seu resultado de estreia foi bastante encorajador: o gaúcho ficou em 11º entre os 47 carros que participaram do treino para formação do grid de largada de seu primeiro GP oficial neste ano, pela ARCA (Automobile Racing Club of America), certame que, embora não faça parte da família de categorias da Nascar, utiliza carros e motores de potência equivalente ao da Sprint Cup.

"Foi uma grande realização acelerar aqui em Daytona. O circuito é fantástico, um oval extremamente veloz, com o motor cheio e pé cravado o tempo inteiro", diz Paludo, que com seu Toyota Camry atingiu velocidades próximas a 300 km/h. "A velocidade é incrível, mesmo usando o restritor de potência no motor. Aliás, se não houvesse esta limitação, acho que o carro decolava", brinca Paludo.

Amanhã, a largada será às 19h30 (horário de Brasília) e o objetivo do piloto do carro 28 da equipe Stemco-Duroline é acumular o máximo de experiência pensando na prova do próximo dia 18, também em Daytona, na estreia da Nascar Truck Series, na qual fará a temporada completa em 2011.

"Fiquei muito feliz com o rendimento nos treinos e existe até a possibilidade de largarmos no top-10", diz Paludo, citando uma possível desclassificação de um rival à sua frente. "Sair entre os primeiros sempre deixa o piloto otimista com relação à corrida, mas meu foco será acumular quilometragem para conhecer bem a pista de Daytona para estar o mais preparado possível para a prova da Nascar Truck Series", completa.

Também neste sábado, Paludo participa do programa "Fórmula Jovem Pan", da Rádio Jovem Pan, transmitido em rede nacional das 13h às 14h. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @MPaludolive e @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Fonte: RF1 Jornalismo
Crédito: Patricia Souza/RF1

Novatos da F-Futuro Fiat viram perto da pole de Interlagos


Orientador técnico Felipe Giaffone vê grande potencial nos estreantes da categoria

Surpreendeu de forma positiva o potencial revelado pela garotada que participou dos dois dias de testes reservados aos estreantes da Fórmula Futuro Fiat nesta semana em Interlagos. "Essa molecada é muito boa", avaliou o experiente Felipe Giaffone, que passou pela Fórmula Indy, corre atualmente na Fórmula Truck e desempenha a função de orientador técnico dos jovens da categoria-escola idealizada por Felipe Massa e integrante do Racing Festival. "Depois de apenas três sessões de treinos, os mais rápidos já estavam virando próximo da pole do ano passado", elogiou.

Oito pilotos estiveram no circuito paulistano. Na quarta-feira entraram na pista o atual campeão brasileiro de kart na divisão graduados Victor Franzoni, Eduardo Banzoli, Ricardo Landucci e Guilherme Salas. No dia seguinte eles cederam vez a Lucas Gohr, Felipe Donato, Raphael Reis e Alan Massaini. Cada um pôde completar o total de quatro horas e meia de ensaios. A exceção foi o paulista Massaini, de 17 anos, que realizou apenas uma sessão de 90 minutos.

A primeira "aula" foi a mais básica possível e os carros não estavam sequer dotados de equipamentos de coleta de dados. "A ideia é que eles ficassem livres para se acostumar aos carros. Por isso, a questão dos tempos era irrelevante. Apenas no final do dia é que entregamos a cada um os gráficos com as voltas de cada um e o da pole do Nicolas Costa em 2010. Para nossa satisfação, mesmo andando apenas com pneus velhos, numa pista excessivamente quente por causa do calor desta época em São Paulo e o pouco tempo de adaptação, eles viraram em média só 1,5 segundo abaixo do tempo de 1min42s479 do Nicolas", lembrou Giaffone.

Os novatos tinham em comum a limitada ou nenhuma experiência com monopostos - Franzoni, por exemplo, fez um treino na Fórmula Abarth na Itália no final da última temporada. "Alguns dos meninos já andaram bastante de kart, outros menos, e isso sempre acaba fazendo alguma diferença", observou Giaffone. "Mas o ponto importante é que praticamente todos estão chegando rapidamente ao limite dos carros, o que comprova que essa é uma safra muito boa", completou.

A segunda temporada da Fórmula Futuro Fiat será aberta no período de 25 a 27 de março em Londrina. Felipe Donato deverá ser uma das novidades no grid no autódromo do norte paranaense. "Gostei bastante deste primeiro contato. É tudo muito diferente do kart. É preciso treinar bastante para pegar a mão, já que ainda tenho de me acostumar às reações nas freadas e aceleração", disse. Quarto colocado no Campeonato Brasileiro de 2010, Donato recebeu como prêmio pela posição na graduados o subsídio de 30% no orçamento da Fórmula Futuro Fiat. O piloto de 16 anos, que começou no kart há menos de três temporadas, diz que pretende fazer carreira no automobilismo, mas - ao contrário da grande maioria dos colegas - não vê a Fórmula 1 como única meta. "O que quero mesmo é correr profissionalmente."

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos - Márcio Fonseca
Foto: Carsten Horst/MF2

Artur Fortunato fará sua estreia na Copa São Paulo Light 2011


Depois de um início de temporada atribulado, o paulista Artur Fortunato (Dahruj/ Brasilinvest/ Jornal Todo Dia/ ONS Motorsport) volta às pistas no próximo sábado (12), quando disputará a etapa que abre a edição 2011 da Copa São Paulo Light. O compromisso de Artur é na tradicional casa do Light, o Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

No primeiro compromisso do ano, pela segunda edição do Super Kart Brasil, Fortunato fez sua estreia na nova categoria, a Júnior. Destaque em 2010 na Júnior Menor, quando esteve sempre entre os primeiros colocados e foi um dos principais protagonistas do Campeonato Brasileiro, Fortunato disputou quatro baterias no Super Kart Brasil. Na tomada de tempos, entre 23 competidores, obteve o 4º lugar no grid de largada.

Em apenas uma das quatro corridas Artur Fortunato (Dahruj/ Brasilinvest/ Jornal Todo Dia/ ONS Motorsport) conseguiu um bom resultado, um 4º lugar. Nas demais ele acabou envolvido em incidentes e não pôde lutar por posições de ponta. “Esperamos um sábado de mais sorte e menos problemas para o Artur”, aponta Ernandes Onassis, da ONS Motorsport, equipe de Fortunato. “Será a estreia de um novo campeonato, no qual o Artur foi muito bem no ano passado, pela Júnior Menor. Temos trabalhado bastante para que nosso piloto possa repetir seu desempenho e brigar pelo título”, finaliza Onassis.

A programação da etapa de abertura do Light seguirá os padrões utilizados pelo campeonato nos últimos anos. No sábado pela manhã serão disputadas as tomadas de tempo e à tarde as corridas.

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Erno Drehmer

Doglas Pierosan começa temporada 2011 na Copa São Paulo Light


O piloto paranaense Doglas Pierosan (Transfera | Birel) é uma das figuras mais carismáticas dos kartódromos brasileiros. Sempre muito animado e disputando as principais competições do país este competidor da categoria Super Sênior é o que pode-se chamar de piloto realizado.

Detentor de vários títulos ao longo de sua carreira Doglas atualmente compete pelo simples prazer da velocidade e da confraternização dos amigos que cultivou nos vários anos de sua carreira como piloto. Em 2010 Pierosan conquistou o Vice-Campeonato Sul-Brasileiro, o vice Paranaense, a quinta colocação no Brasileiro, sexta no Sul-Americano além de ter vencido três etapas da Copa São Paulo Light.

É exatamente no Light que, neste sábado, dia 12, Doglas iniciará sua batalha por este que é um dos títulos mais importantes do kartismo regional no país. A competição terá dez eventos ao longo do ano sendo oito deles no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo e, os outros dois, no Kartódromo de Interlagos, na capital. Com muita determinação o piloto fez uma grande preparação na pré-temporada quando participou de vários testes no Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais - PR.

Estou muito animado para esta temporada de 2011. Treinamos muito em Curitiba e nosso equipamento está bem ajustado para fazermos um grande trabalho. No ano passado fiquei fora das primeiras provas e, mesmo assim, cheguei ao final do ano lutando pelo título. Este ano, começando desde já, quero muito brigar pelas vitórias e, consequentemente, ser o campeão do Light”, explicou o piloto que é conhecido nos kartódromo pelo apelido Fera.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Irmãos Leist iniciam temporada pela Copa São Paulo Light e Arthur passa a competir na Cadete


O próximo sábado (12) marca o início de mais uma temporada no kartismo para os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições). Em São Paulo, mais especificamente no Kartódromo Aldeia da Serra, os dois disputarão sua primeira prova de 2011, válida pela abertura da Copa São Paulo Light.

E a temporada chega com novidade para o mais jovem dos irmãos, Arthur, que passará a competir em nova categoria, a Cadete. Arthur, que foi destaque em 2010 na Mirim, deverá ser o integrante da família que enfrentará as maiores dificuldades neste início de temporada. “Mas não deverá ser nada muito grave, uma vez que ele fez uma bela temporada na Mirim. Ele necessitará de um tempo para adaptação, mas já vem treinando bem na Cadete e rapidamente poderá estar na disputa por vitórias. Ele terá pela frente adversários mais experientes, é claro, mas estamos otimistas”, afirma José Carlos Spier, da Velopark Racing, equipe que cuida da logística dos irmãos de Novo Hamburgo (RS).

Matheus Leist continuará na Júnior Menor e partirá para sua segunda temporada na categoria, onde igualmente foi destaque em 2010 ao conquistar o vice no Campeonato Brasileiro. “O Matheus, agora mais experiente, terá condições de fazer uma ótima temporada. Ambos estão ansiosos pelo início da temporada e seguramente estão bem preparados”, garante Spier.

Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) continuam a competir pela bem estruturada e competente equipe MZ Racing, comandada pelo experiente preparador Mazinho, e seguirão utilizando chassis da marca Techspeed.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Tchê

Atual campeão da F-3 Italiana, Cesar Ramos vai disputar a World Series by Renault em 2011


Por conta do título da Fórmula 3 Italiana, Cesar Ramos ganhou um teste pela equipe Ferrari

Piloto gaúcho fecha contrato com a equipe inglesa Fortec e dá um importante passo em sua carreira rumo à F-1

O gaúcho Cesar Ramos, de 21 anos, disputará a temporada 2011 da World Series by Renault pela tradicional equipe inglesa Fortec. O acordo foi fechado na última semana e o brasileiro já viaja neste sábado (dia 12) para a Europa, onde inicia os preparativos para o campeonato. A 1ª etapa será disputada no dia 17 de abril, no circuito de Motorland, em Alcaniz, na Espanha. A pista também será palco da primeira sessão de testes da pré-temporada em março.

Após uma temporada de muito sucesso em 2010, que culminou com o título da Fórmula 3 Italiana e teve como auge o teste prêmio pela equipe Ferrari de F-1, Ramos está muito motivado para mais este importante passo em sua carreira.

A World Series by Renault é um dos campeonatos mais fortes da Europa e um dos últimos degraus para os pilotos que almejam chegar à Fórmula 1. O atual campeão mundial, Sebastian Vettel, Jaime Alguersuari e Robert Kubica são alguns representantes da Fórmula 1 "formados" pela World Series.

"Estou muito contente com a chance de disputar um dos principais campeonatos da Europa e, principalmente, por ter fechado com a equipe Fortec. Em todas as categorias que participam, eles têm colecionado bons resultados e vamos fazer um primeiro ano já para brigar por esses resultados. Estou muito motivado, todos na equipe estão e espero que seja mais um ano muito bom", declarou Ramos, que já havia testado com a equipe no final do ano passado.

"Participei de um dia inteiro de testes na pista de Alcaniz. Apesar de estar chovendo, gostei muito do carro, da equipe, do jeito que trabalham. Em 2009, eles foram vice-campeões da World Series. No ano passado, terminaram em quarto lugar, mas venceram corridas, e estão com muita vontade de ganhar o campeonato. Isso me anima muito também", continuou o brasileiro.

Outro atrativo da World Series, segundo Ramos, é a grande competitividade entre as equipes e os pilotos. "Nos últimos nove anos, nenhuma equipe ganhou duas vezes o campeonato", destacou o piloto de Novo Hamburgo.

A equipe Fortec Motorsports foi fundada em 1996 por Richard Dutton. O time está presente em fortes campeonatos do automobilismo na Europa. Além da World Series by Renault, também disputam a Fórmula 3 Inglesa e as Fórmulas Renault Inglesa e Européia.

"Estou muito satisfeito por ter o Cesar na equipe. Fiquei muito feliz com o teste dele em novembro e agora estamos ainda mais felizes por termos fechado o contrato. Ter um campeão da F-3 em nossa equipe da World Series, nós dá a certeza de que teremos uma forte temporada", ressaltou Dutton.

O chefe da equipe, Jamie Dye, também comemorou a contratação do brasileiro. "É uma notícia fantástica o acordo do Cesar para fazer parte da equipe nesta temporada. Todo o time está muito contente e determinado a vencer. O Cesar é um grande piloto, muito profissional, e foi um prazer ter realizado o teste com ele dois meses atrás", afirmou. "Todos desejamos ao Cesar muita sorte no campeonato de 2011", finalizou Dye.

Com chassis Dallara e motor Renault V6, que atinge até 500 cavalos de potência, o carro da World Series incorpora as últimas tecnologias aerodinâmicas utilizadas nos carros de F-1. O efeito solo foi otimizado com o uso de um bico alto e uma asa dianteira côncava. O carro ainda tem vários itens muito similares aos da F-1: freio de carbono, câmbio semi-automático, freio no pé esquerdo, ajustes de acerto, entre outros.

A temporada conta com oito rodadas duplas e uma simples (17 etapas) e passa por importantes circuitos da Europa, incluindo uma prova em Mônaco, junto com a F-1.

Confira o calendário 2011 da World Series by Renault:

Testes pré-temporada:
8 e 9/3: Alcaniz (Espanha)
15 e 16/3: Barcelona (Espanha)
22 e 23/3: Paul Ricard (França)

Etapas:
16 e 17/4: Alcaniz (Espanha)
30/4 e 1/5: Spa-Francorchamps (Bélgica)
14 e 15/5: Monza (Itália)
28 ou 29/5: Mônaco (Monte Carlo)
18 e 19/6: Nürburgring (Alemanha)
2 e 3/7: Hungaroring (Hungria)
20 e 21/8: Silverstone (Inglaterra)
17 e 18/9: Paul Ricard (França)
8 e 9/10: Barcelona (Espanha)

O currículo do gaúcho Cesar Ramos:

1998 - Início no Kart
1999 - Campeão Brasileiro de Kart - Cadete
Campeão Sul Brasileiro de Kart - Cadete
2000 - Campeonato Brasileiro de Kart - Junior Menor
Campeonato Sul Brasileiro de Kart - Junior Menor
2001 - Campeonato Brasileiro de Kart - Junior Menor
Campeonato Sul Brasileiro de Kart - Junior Menor
2002 - Campeonato Brasileiro de Kart - Junior
Campeonato Sul Brasileiro de Kart - Junior
2003 - Campeão Brasileiro de Kart - Junior
2004 - Campeão Paulista de Kart - Graduados B
3º Colocado na Copa do Brasil de Kart - Graduados B
Vice-Campeão Pan-Americano de Kart - Sudam Jr.
2005 - Vice-Campeão Sul Brasileiro de Kart - Graduados A
Campeonato Brasileiro de Kart - Graduados A
2006 - 3º Colocado na Final da Seletiva de Kart Petrobrás
Campeonato Brasileiro de Kart - Graduados A
2007 - Estréia na categoria de monopostos
Campeão do Torneio de Inverno F-Renault Italiana
14º Colocado no Campeonato Italiano da F-Renault
Campeonato Europeu de F-Renault - 3 corridas
Campeão da Copa Sorriso Petrobrás de Kart
Vice-Campeão da final da Seletiva Petrobrás de Kart
2008 - 7º Colocado no Campeonato Europeu da F-Renault
6º Colocado no Campeonato Italiano da F-Renault
2009 - Campeonato Europeu da F3
2010 - Campeão do Campeonato Italiano de F3 - 3 vitórias e 8 pódios no total
2011 - Estreia na World Series F-Renault 3.5

Para saber mais sobre o piloto, acesse o site oficial: www.cesarramosracing.com

Informações sobre a carreira de Cesar Ramos:
GP Management - www.gpmanagement.com.br

Fonte: FGCom / Fernanda Gonçalves

Fernando Bueno começa 2011 em nova categoria. Estreia será na abertura da Copa São Paulo Light


Fernando Bueno nos boxes do último Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1

A cada início de temporada a maioria dos pilotos da base do kartismo brasileiro enfrenta as dificuldades naturais da obrigatória troca de categoria. É por esta fase que está passando o paranaense Fernando Bueno (Agro Amanda/ Bueno Advogados Associados), que a partir de agora passará a competir na Júnior Menor, depois de ter passado pela Cadete e Super Cadete.

A passagem pela Super Cadete serviu como base para a transição à Júnior Menor e nela Bueno sagrou-se campeão Sul-Brasileiro em 2010. A Super Cadete utiliza motores de 125cc, semelhantes aos da nova categoria de Fernando Bueno, mas com redutores de potência. “Ter passado pela Super Cadete deu ao Fernando uma boa base para começar as disputas na Júnior Menor”, atesta Luis Moro, preparador e chefe de equipe de Fernando Bueno. “O motor é o mesmo, agora um pouco mais potente, e a diferença básica era o chassi, já que se usava o Cadete. O Fernando tem treinado bastante nesta nova configuração de seu equipamento e ele seguramente está bem preparado para a nova categoria”, completa.

Em 2011 Fernando Bueno utilizará chassi fabricado pela Kart Mini e nesta terça e quarta-feira (8 e 9) ele e sua equipe estiveram treinando no Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais (PR). Na sexta-feira Bueno e a Moro Competições estarão no Kartódromo Aldeia da Serra, onde será realizada a etapa de abertura da Copa São Paulo Light, primeira competição de Fernando Bueno na Júnior Menor. “Acredito que o Fernando não deverá ter nenhuma dificuldade, já que ele se adaptou bem. Ele está andando direitinho”, aponta Moro.

A prova da Copa São Paulo Light será realizada no sábado (12) e no dia seguinte Fernando Bueno (Agro Amanda/ Bueno Advogados Associados) e a Moro Competições estarão no Kartódromo Granja Viana, se preparando para outro compromisso, a abertura da Copa São Paulo Granja Viana, que será realizada no dia 19. “Será o primeiro contato do Fernando com o circuito da Granja e precisamos dar quilometragem a ele nesta pista”, finaliza o preparador.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

Raikkonen Sakzenian iniciará busca pelo Bi-Campeonato do Light


Após conquistar de forma brilhante a vitória no Super Kart Brasil, seu primeiro evento na categoria Cadete - a mais movimentada do kartismo na atualidade - o piloto paulista Raikkonen Sakzenian (Agraupe Racing / Red Bull / Birel) está pronto para dar início a disputa da Copa São Paulo Light de Kart 2011.

Atual campeão da competição pela categoria Mirim o pequeno Raikkonen, de apenas oito ano, já é muito conhecido nas pistas. Com talento e determinação o garoto tem chamado a atenção de todos por sua garra e ousadia nas pistas. Com isso ele tem conquistado importantes vitórias e colecionado títulos ao longo de sua passagem pela categoria Mirim.

Depois da conquista da corrida no Super Kart Brasil, que foi realizada junto ao Campeonato Paulista, Raikkonen tem treinado bastante com vistas ao Light. Esta competição, que é uma das principais do país, tem um cronograma de 10 etapas para o ano de 2011 sendo oito eventos no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande São Paulo e outros dois no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos.

Este final de semana a corrida será na Aldeia e, por isso, Raikkonen está treinando desde a manhã de hoje. A programação oficial da primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart começou com duas sessões de treinos livres já no traçado original da corrida. Amanhã os horários serão repetidos, porém, nos treinos da tarde, os pilotos já poderão fazer seus testes com os motores fornecidos pela organização. No sábado todo o cronograma será desenvolvido na parte da tarde. A corrida tem sua largada prevista para as 10h15 da manhã.

O Raikkonen está pronto para a batalha do Light. Este Campeonato é muito difícil, tem corridas o ano inteiro e ser campeão aqui significa a vitória do trabalho de toda a temporada. Este ano temos o apoio técnico da Canjica Competições. Acredito que será uma temporada muito difícil mas, talento é o que não falta para nosso piloto e, assim, vamos procurar oferecer o melhor equipamento para que ele possa vencer as corridas e chegar aos títulos”, comentou Fernando Sakzenian, avó do piloto.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

De ponta-a-ponta João Archer domina primeira da F-Minas


Após a grande atuação na primeira corrida do Super Kart Brasil - 2011, disputada na última semana, em São Paulo, o piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Alan Motorsport) disputou neste sábado (05) a sua primeira prova do ano “em casa”, no Kartódromo RBC Racing, na Grande BH.

A competição deste final de semana foi a abertura da F-Minas de Kart, torneio que será disputado em três etapas, todas elas no primeiro semestre. Competindo pela classe Sprinter, que utiliza mesmo equipamento dos Graduados do Campeonato Brasileiro, o piloto dominou todas as atividades do sábado de provas.

Com o apoio técnico da equipe Allan Motorsport, de São Paulo, chassis Techspeed e motores preparados pela Passoca Competições o competidor encontrou um conjunto ideal para o traçado do RBC Racing. Desde o treino de aquecimento o piloto foi, com folga, o mais veloz da pista. Na tomada de tempos ele registrou a pole-position com mais de meio segundo de diferença para o segundo colocado.

Na corrida, disputada no início da tarde, Archer manteve-se na liderança na primeira curva e, a partir de então, fez o que mais gosta - acelerou. Como o objetivo do piloto era o de realmente se preparar para o GP Nacional, que será disputado no final do mês e o Brasileiro, em julho, Archer não aliviou. Foram voltas cada vez mais velozes e sempre muito constantes.

Assim, ao final da corrida, ele recebeu a bandeirada da vitória com quase 25 segundos de vantagem para João Pedro Santana, o segundo colocado. Wilson Tacchi completou o pódio da Sprinter.

Estou realmente satisfeito com o trabalho que conseguimos realizar neste final de semana. O Kart estava muito rápido e, de minha parte, procurei não errar e andar sempre no limite. Quero me preparar muito para este GP Nacional e o Brasileiro uma vez que, correndo em casa, a responsabilidade é sempre um pouquinho maior”, finalizou o piloto de 15 anos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Copa São Paulo Light começará neste sábado


O Kartódromo Aldeia da Serra, na cidade de Barueri, Grande São Paulo, está novamente com seus portões abertos para receber uma das mais importantes competições do kartismo brasileiro - a Copa São Paulo Light de Kart.

A competição, que hoje é considerada como uma das mais importantes do país, terá em 2011 a sua nona temporada. No decorrer dos anos vários várias categorias foram inseridas no Campeonato e, o constante investimento da RBC Preparações em equipamentos e procedimentos fez com que a competição se tornasse referência do país em termos de credibilidade e competitividade.

Para 2011 não poderia ser diferente e as novidades anunciadas nos últimos dias prometem deixar as disputas ainda mais emocionantes e atrativas para competidores, equipes, familiares e público. Nesta temporada foi inserida na Copa São Paulo Light a categoria Super Cadete, classe que tem crescido bastante nos dois últimos anos em outras competições.

Além disso, para motivar ainda mais as equipes de todo o país a disputarem o Light, todos os times estarão concorrendo a dois prêmios de R$ 25 mil. Para concorrer as equipes deverão ter participarão de uma espécie de Campeonato e, ao final de cada um dos semestres, haverá um sorteio em que os times melhores classificados terão mais chances de ganhar.

A primeira etapa do Light 2011 será neste sábado, dia 12. A programação oficial será iniciada nesta quinta-feira com duas sessões de treinos livres para cada uma das dez categorias. O mesmo cronograma será seguido na sexta-feira, porém, os treinos da tarde já serão realizados com os motores fornecidos pela organização. No sábado o evento terá sua programação dividida entre manhã e tarde. Na manhã fazem suas atividades Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sprinter. À tarde estarão na disputa Graduados, Super Sênior, Master “A” e “B” e Super Cadete.

Os regulamentos desportivo, técnico e adendos da competição, assim como os horários completos da prova já estão disponíveis para consulta e download no site da RBC Preparações através do endereço www.rbcpreparacoes.com.br, na sessão específica da Copa São Paulo Light.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Categoria criada por Massa testa promessas em Interlagos


Fórmula Futuro Fiat promove dois dias de treinos para estreantes

Dois meses depois da definição do primeiro campeão, a Fórmula Futuro Fiat abrirá as atividades de sua segunda temporada nesta quarta-feira no Autódromo de Interlagos. Os dois dias de testes programados pela organização do Racing Festiva têm como objetivo proporcionar a novos pilotos o contato inicial com o monoposto da categoria-escola idealizada por Felipe Massa.

Sete pilotos estão confirmados nos treinos. O atual campeão brasileiro de kart na divisão graduados, Victor Franzoni, andará no primeiro dia juntamente com Eduardo Banzoli, Ricardo Landucci e Guilherme Sallas. Com apenas 15 anos, Franzoni recebeu como prêmio pela conquista no kart o subsídio de 70% do orçamento anual, estimado em R$ 200.000,00. O quarteto será substituído na quinta-feira por Felipe Donato, Lucas Gohr e Raphael Reis.

Serão três sessões de 90 minutos por piloto - das 9h40 às 11h10, das 13h às 14h30 e das 16h20 às 17h50. Em função do propósito dos ensaios, os pilotos utilizarão exclusivamente pneus usados. A Fórmula Futuro Fiat será aberta no período de 25 a 27 de março no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. A exemplo de 2010 serão seis rodadas duplas, mas neste ano a primeira prova da programação será disputada aos sábados.

O carioca Nicolas Costa assegurou o campeonato em Santa Cruz do Sul (RS) pela vantagem mínima de um ponto sobre o gaúcho Francisco Alfata. Recebeu como principal recompensa a vaga na Ferrari Drivers Academy em 2011 e deverá se apresentar aos dirigentes da equipe italiana no final do mês. Nicolas, de 19 anos, disputará a Fórmula Abarth italiana pela Equipe CRAM também como parte da premiação pelo título da Fórmula Futuro Fiat.

Fonte: MF2 / Márcio Fonseca
Foto: Carsten Horst/MF2

Super Kart Brasil e Paulista tiveram bons desempenhos da Kart Mini e homenagem a seu fundador


Depois de muitos anos o kartismo brasileiro viu o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, novamente cheio, com grids numerosos e muitas disputas na pista. Isto aconteceu no último final de semana (29 e 30), quando a famosa pista recebeu a segunda edição do Super Kart Brasil e a etapa inaugural do Campeonato Paulista.

Como tem sido praxe, a Kart Mini, fábrica brasileira de chassis e componentes para o kartismo brasileiro e internacional, esteve presente e foi a marca que mais esteve presente nos grids de largada. 155 pilotos competiram, sendo que 72 deles – ou 46% do total – foram à pista com chassi Mini.

A Shifter Kart, maior grid do final de semana, teve seis pilotos com Kart Mini entre os dez primeiros e Leonardo Cordeiro foi o piloto com melhor resultado. Ele terminou em 2º após a disputa de quatro intensas baterias. André Pedralli – dono da pole do sábado – foi o 4º, César Ramos – dono da pole no domingo – o 6º, Danilo Dirani o 7º, João Jardim o 9º e Galid Osman o 10º.

Cinco pilotos com Kart Mini terminaram entre os dez primeiros na Graduados. Sérgio Jimenez, que venceu duas das quatro provas e foi o autor da pole do domingo, foi o 3º, seguido por Cayan Chianca em 4º, Victor Caliman em 7º, Ricardo Landucci em 9º e Gustavo Myasava em 10º.

Outro bom desempenho da Kart Mini foi na Sênior, onde Fernando Gomes Croce – autor da pole – terminou a competição com o vice-campeonato. Seu pai, Fernando, terminou em 5º, Fernando Guzzi foi o 9º e Daniel Croce o 11º, todos com Kart Mini.

Dos três pilotos com Mini na categoria Júnior, o carioca Flávio Matheus foi o melhor colocado, terminando em 6º na soma dos pontos das quatro baterias. Nicolas Gatto foi o 9º e Guilherme Baldin o 15º.

Pedro Cardoso e Juan Crespi Neto, em 7º e 8º, foram dois dos cinco pilotos que competiram com o chassi da Kart Mini na Super Cadete. João Pedro Custódio (12º), Amauri Baragatti (13º) e Lucas Myaki (14º) também correram com Mini.

A Cadete e a Sprinter tiveram a disputa de apenas duas baterias e suas provas foram válidas apenas pelo Campeonato Paulista. Artur Ortolani foi o melhor Mini na Sprinter, terminando em segundo. Dos sete primeiros, seis pilotos competiram com Mini e, além de Ortolani, Leandro Law foi o 3º, Dionei Caetano o 4º, Pedro Oliveira o 5º, Marcos Serra o 6º e Eduardo Rangel o 7º.

Na Cadete João Pedro Custódio foi o autor da pole e terminou a etapa na 6ª posição, enquanto que Thiago Lopez foi o 9º.

Homenagem – Durante a cerimônia de pódio do Super Kart Brasil, os pilotos receberam o Troféu Mario de Carvalho, criado em homenagem aos 50 anos da Kart Mini e ao seu fundador.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Erno Drehmer

Dica de vídeo: programa Competição

Confira a edição da última sexta-feira (04) do programa Competição, exibido regularmente pela TVCom catarinense, que traz como destaque a segunda parte da festa de premiação dos melhores do automobilismo catarinense em 2010.






Mais de 40 pilotos disputaram a abertura da F-Minas de Kart


Dez pilotos estiveram no grid da categoria Super 400 na abertura da F-Minas de Kart

No último sábado (05) o Kartódromo RBC Racing, situado na região metropolitana de Belo Horizonte,recebeu pela primeira vez no ano pilotos e equipes de várias partes do país para a disputa da primeira etapa da F-Minas de Kart.

Sob um escaldante calor os pilotos tiveram muito trabalho para andarem rápido e manterem a constância diante de condições climáticas tão adversas. A F-Minas, competição que é disputada com competidores utilizando equipamentos próprios, terá um total de três etapas, todas elas sendo disputadas antes do Brasileiro, previsto para o mês de julho.

A programação do sábado teve início com um rápido treino de aquecimento seguido pelas tomadas de tempos e, efetivamente as corridas. Como tradicionalmente acontece a primeira categoria a vir à pista foi a Cadete. Oito pilotos estiveram no grid que teve Leonardo Resende como o pole-position. Após perder a ponta na largada o piloto de Belo Horizonte precisou chegar apenas na primeira curva para retomar o seu posto e seguir com tranquilidade até a bandeirada final. A briga mais emocionante da rodada ficou por conta da segunda posição em que envolveu vários pilotos. Gabriel Gonçalves chegou na segunda posição e Gustavo Zwetkoff foi o terceiro.

Na sequência foi disputada a corrida da classe Super 400. Renato Travassos foi unânime na prova. O competidor fez a pole-position e, após uma largada perfeita, rapidamente abriu vantagem de seus concorrentes até atingir uma distância de segurança. A briga pela segunda posição, porém, foi dura entre Fernando Buzzolo, Sérgio Santana e Luiz Henrique Pinheiro. Travassos ficou com a vitória seguido por Santana e Luiz Pinheiro.

As classes Sprinter e Júnior Menor correram juntas nesta primeira rodada da F-Minas. O grid contou com 10 pilotos. João Pedro Archer, piloto da capital, não deu a menor chance aos seus concorrentes. Após uma boa partida Archer conseguia abrir cerca de um segundo por volta o que, efetivamente, lhe deu uma enorme vantagem na pontuação final. Ele acabou vencendo a prova com João Pedro Santana na segunda posição e Wilson Tacchi em terceiro. Pela Júnior Menor a vitória ficou com Paulo Victor Soares seguido por Caio Miguel.

Encerrando o sábado de competições a classe Super Master tomou a pista do RBC Racing. Bruno Fusaro, da equipe BF Racing, esteve absoluto durante todas as atividades. Desde o aquecimento, passando pela tomada de tempos em que fez a pole-position, até a corrida, o piloto não deu chances aos seus concorrentes fazendo inclusive a volta mais rápida da prova. Porém, a sete voltas para o final, a mangueira do sistema de refrigeração de seu kart se desprendeu, fazendo o motor do kart quebrar. Melhor para Leonardo da Silva que, com isso, recebeu a liderança com grande satisfação e levou seu kart para a vitória da prova. Flávio Costa Martins chegou em segundo e Fernando Buzzolo, em terceiro.

A F-Minas de Kart 2011 prosseguirá no próximo dia nove de abril, também no Kartódromo RBC Racing.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Imagens do Festival AMILKS, em Farroupilha












Confira estas e outras imagens do Festival AMILKS de Kart - evento realizado no último domingo (30), no Kartódromo de Farroupilha (RS) - visitando a Galeria de Fotos da Waf Racing.

Todas as informações, os resultados, a cobertura do evento, você encontra no site do AMIL Kart Show. Além disso, o fotógrafo Idalício registrou todo o Festival AMILKS e logo deve apresentar muitas fotos no site IR Criações.