terça-feira, maio 31, 2011

Sergio Sette Câmara abandona na Granja Viana


Ainda não foi desta vez que o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil/Tear Têxtil/Autokorea – Hyundai), da categoria Júnior Menor, conseguiu a sua primeira vitória do ano na Copa São Paulo de Kart. No último sábado (28), quando disputava a quinta etapa da competição, o piloto vinha na quarta posição quando teve de abandonar a prova por problemas no carburador de seu kart.

As disputas aconteceram no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista. Serginho, muito dedicado, participou dos treinos livres na quinta e sexta-feira e junto com o staff da Camargo Racing e da RBC Preparações buscou o melhor acerto para seu equipamento, assim como assimilar da melhor forma possível o traçado sorteado para a etapa.

Com um ajuste bastante próximo do que seu time achava como ideal o piloto conseguiu liderar o último treino livre, realizado na tarde de sexta-feira e, assim, deixou a pista animado para uma boa competição no sábado.

A primeira atividade do sábado esportivo foi a tomada de tempos, disputada no início da tarde. Assim como Serginho, alguns outros concorrentes também estavam muito rápidos e, por uma diferença de frações de segundo, o mineiro ficou com a quinta posição no grid de largada, três décimos mais lento que o pole position, Gabriel Sereia.

Cerca de uma hora depois a corrida foi autorizada. Em uma largada conservadora, onde preferiu desviar dos acidentes, Serginho caiu uma posição. Porém, na volta seguinte, ele já era o quinto colocado novamente e, daí por diante, tentou se recuperar. Acontece que, com cerca de oito voltas completadas, seu kart começou a falhar em alguns pontos do circuito, fazendo com que perdesse algumas posições. O problema aumentou até que, com dez voltas completadas, o piloto abandonou a corrida exatamente em frente ao box de sua equipe, na reta principal do circuito.

Estou desapontado com o que aconteceu. Tínhamos um kart rápido e competitivo e certamente poderíamos brigar pelas primeiras posições. Infelizmente a mangueira que leva o combustível para o motor se rompeu em sua conexão ao carburador e, assim, não tinha como fazer nada. Foi uma pena”, resignou-se o representante do Banco Mercantil do Brasil.

De olho na Copa Codasur

De volta à Belo Horizonte ainda no sábado, Sette Câmara já se prepara para mais uma competição fora de sua região. Neste final de semana, na distante cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, o piloto disputará a Copa Codasur de Kart.

A competição, que veio para substituir o Campeonato Sul-Americano, terá vez no Kartódromo Velopark nos próximos dias quatro e cinco de maio. A programação será iniciada na quinta-feira, dia dois, com treinos livres e se estenderá até o domingo.

Com um equipamento muito bem preparado e a garra dos grandes campeões, Sette Câmara acredita que tem completas condições de trazer o título da categoria Sudam Júnior para Minas Gerais.

Para acompanhar todas as atividades de Serginho Sette Câmara bem como sua agenda de competições, notícias, galerias de imagens e deixar um recado em seu blog basta acessar a página do piloto na internet. O endereço é www.sergiosettecamara.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Copa Classic mostrou sua força nos treinos livre em Tarumã














A Copa Classic demonstrou sua força nos treinos livres de Tarumã, neste sábado (28), sendo a categoria que colocou o maior número de carros na pista.

Compareceram sete carros: o Maverick #302 V8 de Leovaldo Petry; o Passat #36 de Nereu e Tiago Rebechi; o Passats #47 de Jorge Krug e #58 de Diego Mariante (Equipe Hot Car); o Passat Canhão #8 de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero; o Chevette #97 de Joel Schumann; e o Opala Stock #6 de Rodyvan Möller.

O Maverick de Leovaldo teve problemas com a bomba de óleo logo nas primeiras voltas. Nereu e Tiago Rebechi aproveitaram para acostumar-se com o novo carro (Passat), visto que ultimamente corriam de VW Gol na Endurance. Jorge Krug virou bons tempos, mesmo com pneus usados. Diego Mariante teve alguns problemas com embreagem patinando. A dupla Niltão/Tumelero ainda estão afinando o novo motor, que passou a álcool e ainda apresenta pequenas falhas. Schumann elogiou o comportamento do seu motor, mas teve problema de superaquecimento. E Rodyvan virou excelentes tempos com o Opalão.

Todos aproveitaram o treino para fazer os últimos ajustes para a 3ª etapa do campeonato, que acontecerá no próximo dia 12 de junho, no Autódromo Internacional de Tarumã, juntamente com o Gaúcho de Endurance, Copa Fusca e Fórmula 1.6.

Veja mais informações no site www.copaclassic.com.br.

Texto e fotos: Niltão Amaral/CopaClassic

Yurik Carvalho vence e agora lidera na Granja Viana


O último sábado, dia 28, foi de fortes emoções e muita disputa no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista. Mais de 200 pilotos estiveram na disputa da quinta etapa da Copa São Paulo de Kart.

Competindo pela categoria Júnior Menor o paulista Yurik Carvalho (AMF Kart Parts / Birel / Splash Bar) chegou a esta prova ocupando a segunda posição no Campeonato e seu objetivo principal era o de vencer a corrida e, consequentemente, assumir a ponta na tabela de classificação.

Para que seu objetivo fosse alcançado, o piloto treinou praticamente toda a semana, com todo o apoio da equipe Camargo Racing e da Tibola Preparações. O time conseguiu encontrar um acerto ideal no final da tarde de sexta-feira, último treino antes da tomada da tempo, que foi disputada neste sábado.

A tomada de tempos para a prova foi disputada no início da tarde. Apesar de um kart bem acertado, Yurik tinha concorrentes na pista que também estavam com excelentes equipamentos e, com isso, a pole position foi disputada nos milésimos de segundo. Com o tempo de 44s859, Carvalho ficou com a quarta posição no grid de largada. Vale ressaltar que esta marca foi menos de dois décimos mais lenta que a registrada pelo pole position, o mato-grossense Gabriel Sereia.

A expectativa para a largada só aumentava até que, pouco depois das duas da tarde a corrida começou. Com uma largada excepcional, vindo da parte de fora da pista, Yurik conseguiu pular para a terceira posição, atrás de Sereia e Felipe Ortiz. Com karts que andavam muito próximos Yurik demorou seis voltas para conseguir a aproximação ideal para cima de Ortiz e, então, conseguir a ultrapassagem. Mais cinco voltas se passaram e foi a vez de Sereia se tornar vítima. Em uma manobra na parte mista do circuito, Carvalho ultrapassou o concorrente e assumiu a ponta. Apesar da liderança o piloto da AMF Kart Parts / Birel / Splash Bar não teve descanso. A quatro voltas para o final Rafael Martins tentou a ultrapassagem no final reta dos boxes e, após retardar muito a freada, acabou passando por cima do kart de Yurik. Com muita técnica Carvalho conseguiu se manter na pista e, daí por diante, administrou a vantagem até a bandeirada da vitória.

Foi um final de semana muito bom. Trabalhamos muito e vencer aqui na Granja tem sempre um sabor especial. Eu terminei a corrida com muita dor, pois no acidente com o Martins o kart dele passou em cima da minha perna e pegou também dois dedos da minha mão direita. De qualquer forma estou muito feliz e espero continuar na liderança até chegarmos à fase do play-off que decidirá o Campeonato”, comentou o piloto de 12 anos.

Copa Codasur será o próximo desafio

Além da satisfação da vitória e a liderança na Granja, a corrida do último final de semana serviu para deixar Yurik ainda mais animado para a próxima competição de seu calendário. Neste final de semana, dias quatro e cinco de junho, o piloto disputará no Kartódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, a Copa Codasur de Kart - antigo Campeonato Sul-Americano.

Yurik, que acumula em seu currículo o Bi-Campeonato Sul-Americano na classe Cadete, espera mais uma vez obter um excelente resultado na pista gaúcha que, segundo ele, é sua pista preferida no país. A programação oficial da prova começará nesta quinta-feira, dia dois, com treinos livres e, as corridas, serão disputadas no sábado e no domingo.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

segunda-feira, maio 30, 2011

Pilotos AMILKS estarão presentes na Seletiva Velopark ao IKWC 2011


A Seletiva Velopark ao Mundial de Kart Indoor 2011, que será realizada nos dias 25 e 26 de junho, está mobilizando muitos pilotos AMILKS e vários nomes conhecidos no rental kart estão confirmados.

O evento disponibiliza 240 vagas e estão praticamente preenchidas e pilotos de oito Estados brasileiros estarão presentes no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Dentre estes pilotos alguns podem ser citados:

- Rodrigo Damiani, detentor do melhor tempo da VK400 no traçado da VP 1500 do Velopark em 2010, e vice-campeão Sprinter das 12 Horas do Velopark em 2008 pela equipe Bom de Braço;

- Luis Castilhos, vice-campeão Master das 12 Horas do Velopark 2008 e chefe da equipe Waf Racing;

- Rafael Mohr, campeão da categoria Speed Kart do Campeonato Serra/Capital em 2005;

- Jorge Sander e Clóvis Cachapuz, multicampeões no circuito de rental kart desde o ano de 2004;

- Henrique de Conto, o Super Campeão Master, e Valdori da Rosa, o Super Campeão Sprinter, títulos que foram conquistados na 1ª Corrida dos Campeões AMILKS em 2010.

O grid da Seletiva Velopark contará, também, com os pilotos AMILKS que disputam provas na categoria Pró400: Adriano Carboni, Felipe Cervo, Luciano Tavares, Marcelo Cassali, Ricardo Freitas e Guto Germano, o campeão da categoria Pró400 Sprinter na edição de 2010 do Rei das Pistas.

Além destes, muitos novos pilotos irão para o desafio de aprendizagem nesse mega evento de 2011.

A Equipe AMILKS também terá o seu desafio, pois criou e desenvolveu as regras da competição, tem a função de promover e ainda fará a fiscalização de box nesse evento.

Todas as informações da Seletiva Velopark podem ser acessadas pelo hot site http://www.amilkartshow.com.br/seletiva-velopark/

Fonte: AMIL Kart Show

domingo, maio 29, 2011

Stock Paulista: João Ometto Neto sai de Interlagos com a vitória da etapa que homenageou Paulo Kunze


João Ometto Neto, vencedor na Master A

Ademar Ebone vence na Master B e Edson Ferreira chega em primeiro na Light

O piloto João Ometto conquistou hoje em Interlagos a vitória da quarta etapa da Stock Paulista, categoria regional mais veloz do País e que nesta prova homenageou Paulo Kunze, piloto falecido após acidente ocorrido na corrida anterior. A segunda posição ficou com Roberto Rossatti, com Marcos Philippi em terceiro. Na categoria Master B, o vencedor foi Ademar Ebone e, na Light, a vitória ficou com Edson Ferreira.

Pole position, Ometto largou forte e chegou a sofrer certa pressão de Sandro Sanches, mas conseguiu se distanciar e manter a ponta até a bandeirada quadriculada.

"No começo cheguei a sofrer pressão do Sandro (Sanches), mas meu carro estava melhor e consegui me distanciar. Com certeza o crédito maior vai para a equipe, que me entregou um carro perfeito e muito fácil de guiar. Este primeiro lugar eu dedico ao Paulo Kunze, que sempre estará presente em nossos corações", diz Ometto.

Terceiro no grid de largada o piloto da Master B, Ademar Ebone, cruzou a linha de chegada no sexto posto na geral e como vencedor em sua categoria. Após a premiação, Ademar presenteou Thiago Carlos, filho de Paulo Kunze, com o troféu de primeiro lugar.

"A corrida foi muito emocionante, principalmente porque tinham algumas poças de óleo das outras categorias que andaram antes da Stock Paulista, mas no final deu tudo certo e consegui mais essa vitória, que dedico ao meu amigo Paulo Kunze", disse Ebone.

Na Light, a vitória foi para Edson Ferreira, que largou da décima posição na geral e foi galgando posições, até cruzar a linha de chegada no quarto posto e como vencedor da Light.

"No classificatório não consegui registrar um bom tempo e larguei muito atrás, mas durante a corrida consegui imprimir um ritmo forte e chegar em primeiro. Com certeza Paulo Kunze está muito bem homenageado", disse Edson, visivelmente emocionado.

Os carros da Stock Paulista voltam a Interlagos no dia 12 de julho para a disputa da quinta etapa da competição.

Confira o resultado da quarta etapa da Stock Paulista:

1) João Ometto Neto MA
2) Roberto Rossatti MA
3) Marcos Philippi MA
4) Edson Ferreira L
5) Rodrigo Garcia L
6) Ademar Ebone MB
7) Willian Ayer MB
8) Sandro Sanches MA
9) Flávio Matias L
10) Amaury Biem MA
11) Ezio Vichiesi MB
12) Eron Araujo MB 5
13) Felipe Crespo L
14) Mauricio Olio MA
MA - Master A
MB - Master B
L - Light

Fonte: RF1 Jornalismo Ltda
Foto: Renato Souza/RF1

Definido o traçado para a 2ª etapa do Campeonato Pelotense de Kart F4


Nesta última sexta-feira (27) foi sorteado o traçado do kartódromo da APA (Associação Pelotense de Automobilismo) a ser utilizado durante a segunda etapa do Campeonato Pelotense de Kart F4, que acontecerá no próximo domingo, dia 05 de junho.

Por conta de definição do novo traçado, pilotos e equipes aproveitaram o fim de semana para acertos e treinos. O campeonato, que contou com a presença de mais de 20 pilotos em sua etapa de abertura, deverá receber pelo menos mais um piloto em cada uma de suas três categorias em disputa - F4 Novatos, F4 Light e F4 Super -, comprovando assim o bom início de temporada do kartismo na cidade.

Fonte: KartPel.com

JR Hildebrand bate na última curva da Indy 500

sábado, maio 28, 2011

Carros da Copa Classic farão treino em Tarumã neste sábado






E começam os preparativos para a terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, que será realizada dia 12 de junho. O certame reúne carros clássicos com mais de 30 anos.

Neste sábado Tarumã receberá alguns clássicos que irão treinar, em busca dos últimos ajustes para a peleia que ocorrerá daqui a duas semanas.

O Passat Canhão #8 de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero, vindo de uma quebra em Guaporé, testará um novo motor. As mudanças são o combustível, que passou a ser etanol, e a instalação de um radiador de óleo para melhor refrigeração e lubrificação do motor 1800cc.

Já o Chevette Hotcar #97 de Joel Schumann também deverá estar presente. Após ter ficado de fora da temporada 2010, volta às pistas na próxima etapa, porém, desta vez, sem fazer dupla com Alberto Dietrich, que correrá com um Puma GTB 6 cilindros #98. O carro foi vencedor geral da prova de setembro de 2008, com presença de carros da Classic paulista.

Ainda é dúvida no treino a presença do Fiat 147 #21 de Rafael Soares, recentemente montado e que estreará na próxima etapa.

Texto e fotos: Niltão Amaral/Divulgação Copa Classic RS

sexta-feira, maio 27, 2011

James Ramos confiante em ‘virada’ e vitória na 3ª etapa da Copa Pinhais


O blumenauense James Ramos partiu para Curitiba, onde disputa neste final de semana a 3ª etapa da Copa Pinhais, confiante numa mudança de ventos a seu favor

James é Bi-Campeão na categoria Marcas “A” da Copa Pinhais, mas em 2011 ainda não teve a oportunidade de mostrar seu talento, pois na etapa de abertura não conseguiu participar em função de uma série de quedas de barreiras que interditaram todos os acessos entre Santa Catarina e o Paraná, e na 2ª etapa muitos problemas e acidentes minaram as chances de lutar por bons resultados.

Nosso começo de campeonato não foi fácil, mas temos condições plenas de reverter isso e buscar uma reação a partir desta etapa. Fizemos novos ajustes no carro e temos muita confiança que eles nos trarão os resultados que esperamos”, disse o atual Campeão da Marcas “A”, que tem a preparação do seu carro entregue à José Ramos, seu pai e um dos mais experientes preparadores do estado.

Na temporada 2011 da Copa Pinhais, James Ramos tem o patrocínio da The Philippines.

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria Esportiva
Foto: Ingo Hofmann (www.fotolog.com.br/barulho_de_motor)

Luiz Felipe Branquinho correrá por recuperação na Granja


Pela segunda vez neste mês de maio o Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia - SP, receberá pilotos e equipes de várias partes do país para as disputas da Copa São Paulo de Kart. Neste sábado, dia 28, será disputada a quinta etapa da competição. A pista está situada na região metropolitana paulista, na cidade de Cotia, e a expectativa dos organizadores é que o número de competidores gire em torno de 300 atletas.

Fazendo a sua primeira temporada pela categoria Super Cadete o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Medcomerce / SR Racing) já está em São Paulo e espera, neste sábado, conseguir a sua primeira vitória da temporada. Branquinho, que atualmente ocupa a quarta posição no Campeonato com 55 pontos, espera conseguir se recuperar conquistando a sua primeira vitória do ano.

O traçado sorteado para esta etapa é de média-alta velocidade e, para se adaptar aos segredos da pista Branquinho e a SR Racing terão quatro sessões de treinos livres. Neste espírito, além da adaptação do piloto, o time comandado pelo preparador “Secreta” terá também o auxílio da Passoca Preparações que, desde a última etapa, fornece os motores para o kart de Luiz Felipe.

Estamos fazendo um ano de aprendizagem e, até antes do que imaginávamos, já estamos conseguindo resultados expressivos. Nosso primeiro objetivo era de terminar bem as corridas, depois, no pódio. Como já conquistamos esta meta, nada mais natural que almejarmos agora a nossa primeira vitória. Faz parte de um processo e estamos preparando muito bem nossa equipe e nosso piloto para isso”, comentou Luiz Eduardo, pai do piloto.

A programação da categoria Super Cadete neste sábado será toda desenvolvida no início da manhã. A tomada de tempos está prevista para as 8:30 e, a corrida, para as dez e quinze.

Fonte: Quick Comunicação e Marketi
Foto: Flávio Quick

Leopoldo Mees Neto confiante na vitória em Ascurra na Marcas A do Catarinense de Automobilismo


Após ser transferida duas vezes seguidas, a 5ª etapa do Catarinense de Automobilismo será realizada neste final de semana no Autódromo Max Mohr, em Ascurra, e o piloto de Rio do Sul, Leopoldo Mees Neto, está confiante na vitória para se isolar na liderança do campeonato na categoria Marcas “A”.

Teremos um acerto novo de suspensão para esta etapa, e estamos bastante confiantes que isso trará bons resultados. O objetivo é vencer e manter a liderança do campeonato, mas de forma isolada”, disse o piloto, que atualmente está empatado com Walter Schmitz Neto, de Taió, no topo da tabela da classificação geral do campeonato, ambos com 38 pontos.

Leopoldo Mees Neto tem o patrocínio da Sabrina Pratos, Espaço Fiat, H Bremer, Pamplona Empreendimentos, Retífica de Motores Canta Galo, Bento Acessórios e Marzzani Vidros e Peças.

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria Esportiva
Foto: Jimmi Torres (www.barulhodemotor.com.br)

Gustavo Lima busca novas vitórias. E equipe encaminha dois pedidos à Direção da Granja Viana


Piloto quer repetir vitórias das duas últimas etapas

Campeonato em âmbito estadual mais importante do atual kartismo brasileiro, a Copa São Paulo Granja Viana chega neste sábado (28) à sua 5ª etapa. E as expectativas giram, mais uma vez, em torno do número de inscritos, que deverá chegar a cerca de 300. Um destes competidores é Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais | DMI | Grupo Acreditar | Instituto do Atleta | Diagnostik | Hospfar), curitibano que desde os primeiros dias de vida reside em Brasília (DF).

Gustavo Lima chega muito animado para mais um duplo compromisso, já que novamente competirá em duas categorias, a Shifter Júnior e a Sudam. E o principal objetivo é repetir o desempenho das duas últimas etapas, quando venceu na Shifter Júnior na 3ª e na Sudam na 4ª, esta a primeira vitória em sua nova equipe, a Quake2. "De preferência repetir o mesmo desempenho, mas agora nas duas ao mesmo tempo", brinca o jovem piloto, que até o ano passado competia na Júnior Menor e este ano, por força do regulamento, foi alçado à categoria Graduados.

Os momentos vividos por Gustavo Lima na Granja Viana, no entanto, não impedem que duas situações delicadas sejam motivo de pedidos encaminhados à direção do Kartódromo Granja Viana, sede da Copa São Paulo. "Precisamos que haja uma modificação na programação das etapas, pois as duas categorias do Gustavo e de mais pilotos treinam e correm uma depois da outra", aponta Erickson Blun, pai de Gustavo. "São dois equipamentos muito diferentes entre si e é necessário um intervalo maior entre as duas, para uma melhor adaptação. Além, é claro do necessário descanso, que todos os demais pilotos que competem em duas categorias têm. E no próximo mês, quando iniciar a categoria Rotax? Como ficará? Isto acontecerá com diversos pilotos em outras categorias. É fundamental para a melhor performance dos pilotos e equipes que se analise com cuidado a agenda das categorias, dando o espaço necessário entre treinos, tomadas de tempo e provas. Caso contrário isto obrigaria o piloto a optar por determinada categoria, deixando de competir em outras, o que não seria interessante para ninguém", completa.

Outra situação que necessita ser revista de forma urgente é a falta do pódio e da tabela de classificação do campeonato para a categoria Sudam, que corre agrupada com a Graduados. Pelo regulamento, que recebeu adendo em 1º de março, deveriam ser realizados pódio geral e pódio para a Sudam. A mesma situação deveria acontecer para a classificação do campeonato: tabela geral e tabela para a Sudam. E o que vem acontecendo é um pódio para a Graduados ao invés da Sudam. "Não temos pódio e tabela de classificação para a Sudam e é isto é algo que precisa de reavaliação urgente. As equipes que investiram na compra e importação de equipamento específico para a Sudam, treinamentos, etc, precisam e deverão ter o devido reconhecimento, baseado única e exclusivamente no que se refere o regulamento", aponta Blun. "Fica a sugestão para que se faça, além do pódio geral e da Graduados, que vem acontecendo em controvérsia ao regulamento, o pódio da Sudam. Assim atende-se ao regulamento e homologa-se a prática que vem ocorrendo, sem prejuízo de nenhuma parte. Caso contrário, haverá o sentimento de equipes estarem sendo lesadas. O que pedimos é que se cumpra o regulamento e que também se tenha pódio, classificação, e luta por vaga nos play-offs e disputa pelo título também para a Sudam. Temos certeza que organização, com seu grande senso de discernimento, coerência e justiça, avaliará esta questão com todo cuidado e atenção, e implementará o que determina o regulamento", finaliza Erickson Blun.

Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais | DMI | Grupo Acreditar | Instituto do Atleta | Diagnostik | Hospfar) irá para a pista na parte da tarde deste sábado, já que as duas categorias que disputa integram o Grupo C.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Catarinenses buscam vitória “em casa” na Mitsubishi Cup


A dupla Henry Grosskopf e Gunnar Dums participam da terceira etapa, em Mafra

Pilotos e navegadores terão neste sábado um novo desafio, a terceira etapa da Mitsubishi Cup 2011. O maior campeonato monomarcas de rally cross country do país desembarca em terras catarinenses e a cidade escolhida é Mafra, um dos maiores polos agrícolas do estado.

A pista de aproximadamente 30 km, construída na Fazenda Marivana, tem piso de terra preta com muitas subidas e descidas. Segundo o piloto Henry Grosskopf da categoria Pajero TR4 ER, “o terreno é bastante recortado, um pouco diferente do que estamos acostumados, teremos que acelerar bastante para vencer as subidas”.

Para a dupla da Tuper na Mitsubishi Cup, Henry Grosskopf e Gunnar Dums, a etapa terá um sabor especial, pois a cidade natal de ambos está apenas 60 km de distância de Mafra, “nossa TR4 ER terá uma força extra nesta etapa, teremos o apoio da família e amigos. Esperamos aproveitar esta energia positiva para brigarmos pela vitória”, avisa o navegador Gunnar Dums.

Henry e Gunnar ocupam a segunda posição, com 76 pontos e contam com patrocínio da Tuper, uma das maiores transformadoras de aço do país, a 5ª maior pelo ranking do INDA-2010, e líder em diversos segmentos de mercado. A empresa detém 38% do mercado de reposição de escapamentos automotivos, o que a consagra como líder neste segmento, sendo a maior fabricante da América Latina. A Tuper também atua de forma expressiva, com 48% de marketshare no mercado de veículos comerciais, fornecendo sistemas de exaustão para as montadoras através da Tuper Exhaust Systems. O grupo Tuper é formado por sete unidades de negócios, que juntas processaram mais de 240 mil toneladas de aço no ano de 2010.

Programação Mitsubishi Cup - 3ª etapa Mafra - SC

28/maio - Sábado
08h30 - Largada da primeira prova
11h00 - Largada da segunda prova
13h30 - Largada da terceira prova
16h30 - Premiação

Local: Fazenda Marivana - Jardim América

Fonte: GP News Assessoria e Comunicação
Foto: Eduardo Canha

Irmãos Cesário farão estreia na Granja Viana


Os gêmeos Yago e Yuri Cesário (Gráfica Conceito / Vizzon Jeans / Techspeed / MZ Racing), de Goiânia, são duas das grandes revelações do kartismo atual. Competindo de kart desde a categoria Cadete atualmente eles disputam as provas da classe Graduados e, assim como fizeram por todas as classes que já passaram, acumulam vitórias e bons resultados mesmo em seu primeiro ano nesta divisão que é a top da modalidade no país.

Acostumados às disputas da Copa São Paulo Light, que é disputada com motores sorteados, os irmãos irão encarar neste sábado (28) o desafio de competir pela primeira vez na Copa São Paulo Granja Viana. Esta competição, que utiliza motores preparados, tem equipamento semelhante ao que será usado no Campeonato Brasileiro, principal competição do ano.

A Copa São Paulo Granja Viana é, atualmente, o principal campeonato regional do país. As disputas acontecem sempre no Kartódromo Internacional Granja Viana, na cidade de Cotia, região metropolitana paulista. A competição tem recebido nesta temporada uma média superior a 250 pilotos por etapa e, exatamente por isso, tem recebido atletas de todo o país.

Com o apoio técnico da equipe MZ Racing, chassis da marca Techspeed e motores preparados pela RBC Preparações, de Belo Horizonte, Yago e Yuri optaram por disputar esta etapa da Copa São Paulo como parte de sua preparação para o Brasileiro de Kart.

Aqui na Granja, atualmente, estão competindo todos os pilotos que serão nossos adversários no Brasileiro. Como nosso objetivo é lutar pelo título nacional nada mais natural que participarmos de algumas provas com equipamento semelhante e os mesmos concorrentes que iremos encarar”, analisaram os gêmeos.

A programação da categoria Graduados para a competição deste sábado será toda desenvolvida no final da tarde. A tomada de tempos está prevista para às quatro e meia e, a corrida, às cinco e meia.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Fotos: Luca Bassani - Divulgação - Yuri (115) e Yago (114)

quinta-feira, maio 26, 2011

Pedro Cardoso chega animado à Granja Viana para defender liderança da Super Cadete


Brasiliense foi o vencedor da 1ª etapa

Líder da Copa São Paulo Granja Viana na categoria Super Cadete, o brasiliense Pedro Cardoso (Omnicom | CCE Info | Lexmark | Sabiá Racing | Kart Mini | RBC) começa na tarde desta quinta-feira (26) sua preparação para mais uma etapa da competição, a 5ª na atual temporada. E Cardoso tem motivos para chegar bastante animado ao Kartódromo Granja Viana, sede da prova, localizado em Cotia (SP).

Pedro Cardoso treinou em Guará (DF), cidade-satélite de Brasília, onde reside, durante duas tardes e nos treinos foram testadas novas combinações de motores e carburadores. Os resultados foram muito animadores e o ganho foi de cerca de um ou dois décimos em relação à combinação da etapa anterior. "Foram muitas voltas aqui no Guará e estamos esperançosos de lutar pela vitória e manter a liderança neste sábado", afirma Sérgio Cardoso, pai de Pedro.

O jovem piloto, que compete pela Sabiá Racing, vive a cada corrida que disputa um desafio extra. Por morar longe do grande centro do kartismo nacional - o Estado de São Paulo - Cardoso tem maiores dificuldades para conciliar sua agenda escolar com a agenda esportiva. Por esta razão Pedro Cardoso acaba sempre treinando menos que a maioria de seus concorrentes. "Atrapalha um pouco, mas nada que impeça o Pedro de ser competitivo. A vitória na primeira etapa e bons resultados nas três seguintes fazem dele o líder do campeonato. E vamos trabalhar bastante para manter esta condição", garante Claudio Dantas, o Sabiá, chefe da equipe Sabiá Racing.

A Copa São Paulo Granja Viana começa a chegar a seus primeiros momentos de decisão na atual temporada. As sete primeiras etapas são classificatórias para a fase final da competição, denominada play-offs, para a qual apenas os dez primeiros colocados em cada categoria terão seu "passaporte carimbado". Depois, em mais quatro etapas, serão conhecidos os campeões. "O primeiro objetivo, é claro, será garantir a vaga na fase decisiva e isto parece estar bem encaminhado. A categoria é muito equilibrada e temos até aqui quatro vencedores diferentes nas quatro etapas disputadas. O trabalho é sempre árduo para obter um bom resultado, mas certamente o Pedro estará competitivo neste sábado e em condições de lutar por mais uma vitória", finaliza o preparador Sabiá.

A Super Cadete, categoria de Pedro Cardoso (Omnicom | CCE Info | Lexmark | Sabiá Racing | Kart Mini | RBC), integra o Grupo A na programação deste sábado e irá à pista às 8:31 horas para a tomada de tempos e às 10:15 para sua corrida.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

João Pedro Archer corre na Granja pensando no Brasileiro


O piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Allan Motorsport), da classe Graduados, terá neste sábado (28) mais um importante compromisso em sua temporada de competições. No Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia - SP, ele disputará a quinta etapa da Copa São Paulo de Kart.

Archer, que tem se destacado como um dos grandes nomes de sua categoria no país, venceu no mês de abril uma das provas do Super Kart Brasil além de estar liderando a Fórmula Minas de Kart. Fora isso, o piloto foi um dos grandes destaques do GP Nacional de Kart, disputado no mês de fevereiro em Minas Gerais.

Com o objetivo principal de melhor preparar o seu equipamento para o Campeonato Brasileiro, que será disputado no mês de julho, Archer e a equipe Allan Motorsport optaram por disputar esta etapa da Copa São Paulo, competição que utiliza o mesmo tipo de equipamento da competição nacional.

Para que tenha o esperado sucesso em seu objetivo o piloto de 15 anos chegou à São Paulo no final da tarde desta quarta-feira. Entre hoje e amanhã ele terá pela frente o desafio de se adaptar ao circuito, ainda pouco familiar para ele, assim como preparar o kart e seus motores para a corrida. Ao todo ele terá duas sessões de treinos livres nesta quinta-feira e, mais duas amanhã, sexta, onde poderá fazer todos os ajustes necessários.

A Granja hoje tem o Campeonato mais movimentado do país. Em cada etapa correm quase 300 pilotos e, na minha categoria, o grid tem sido próximo de 30. Meus principais concorrentes estão aqui além de, nesta Copa, o equipamento ser igual ao do Brasileiro. Quero fazer um bom desenvolvimento aqui e ficar com tudo pronto para o Brasileiro, que será disputado no final do mês de julho, lá na Grande BH”, comentou o piloto representante da SF Engrenagens e Tokyo Tratores.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Fotos: Flávio Quick - Divulgação

Pierre Sabbagh disputa 3ª etapa da Copa Pinhais e abertura do Paranaense de olho na vitória


O piloto de Blumenau (SC), Pierre Sabbagh, parte para a 3ª etapa da Copa Pinhais de Marcas e Pilotos e 1ª etapa do Paranaense de Velocidade confiante num bom resultado, uma vez que somou na última etapa os primeiros pontos no campeonato.

A corrida será realizada neste final de semana, dias 28 e 29, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Para esta prova, o preparador Sérgio Pein (Pein Competições) realizou uma série de ajustes no Gol 6, com o objetivo de melhorar os resultados visando o campeonato de 2011.

Na última etapa, vínhamos fazendo uma ótima corrida, mas acabamos recebendo um toque de um adversário, o que nos fez cair para o final do pelotão, mas ainda assim terminamos bem, então acreditamos que com os ajustes iremos brigar pela vitória”, declarou o piloto, que tem o patrocínio da The Philippines e Quimby.

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria Esportiva
Foto: Divulgação Pierre Sabbagh

Na Granja Viana, João Pedro Guim correrá pela liderança do Campeonato


O piloto mineiro João Pedro Guim (Techspeed | Passoca Preparações | Quake2), da categoria Super Cadete, desembarcou nesta quarta-feira, dia 25, em São Paulo. Neste sábado (28) ele disputará no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista, a quinta etapa da Copa São Paulo de Kart.

Guim, que recentemente conquistou o Bi-Campeonato do Super Kart Brasil, também tem se destacado muito na Granja Viana. Mesmo após a troca de equipe o garoto tem conquistado resultados bastante expressivos e, prova disto, é a sua atual vice-liderança no Campeonato. Após quatro corridas ele soma 75 pontos, apenas um a menos que o líder Pedro Cardoso.

Seu objetivo na prova deste sábado será, exatamente, superar o único concorrente que se encontra em sua frente na classificação e, com isso, assumir de forma isolada a liderança do Campeonato. Para que isto aconteça o piloto está se dedicando bastante. Guim tem em seu cronograma duas sessões de treinos livres hoje e, mais duas amanhã. Nestas quatro oportunidades o piloto e a equipe Quake2 tem como principal objetivo encontrar um acerto ideal para o kart e, com isso, lutar neste sábado pela conquista da pole-position e, posteriormente, a vitória na corrida.

Estamos muito animados com a nossa performance no Campeonato e, mais ainda, com a possibilidade de assumirmos a liderança já nesta corrida. A Copa São Paulo é um torneio muito longo e que exige dedicação o ano inteiro. Além disso, as provas aqui tem servido para aprimorarmos nossa preparação para o Brasileiro e a Copa Codasur, duas importantes competições que acontecerão nas próximas semanas”, comentou Claufer Machado, pai do piloto.

A programação da categoria Super Cadete neste sábado será toda desenvolvida na parte da manhã. A tomada de tempos está prevista para às 8h30, e a corrida para às 10h15.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Luca Bassani - Divulgação

quarta-feira, maio 25, 2011

Interlagos recebe quarta etapa da Stock Paulista com aumento no grid


Categoria regional com carros da Stock Car usados até 2008 terá 18 pilotos no grid deste domingo

O Autódromo de Interlagos recebe neste final de semana a quarta etapa da Stock Paulista, categoria regional mais veloz deste gênero no Brasil. A novidade será o bom número de participantes: o grid será composto por 18 carros, inscritos nas categorias Master A, Master B e Light.

Em 2011, a Stock Paulista apresentou várias novidades, como a manutenção dos custos acessíveis para competir (cerca de 10% do torneio nacional) e a adoção dos chassis tubulares utilizados na Stock Car principal até 2008.

Para Roberto Rossatti, líder da Master A com 52 pontos, a melhor estratégia para seguir na liderança é conseguir um bom lugar no grid de largada.

"Uma boa posição no grid é fundamental em uma categoria competitiva como a Stock Paulista. Na terceira etapa, larguei em quarto e tive um certo trabalho para chegar na frente. Neste final de semana, pretendo largar mais na frente para fazer uma corrida mais tranquila", diz Rossatti.

Na terceira etapa do certame, disputada em Interlagos, os carros da Stock Paulista travaram uma batalha emocionante nos 4.309 metros da pista paulistana. Após 16 voltas, Roberto Rossatti, que largou da quarta posição, recebeu a bandeirada quadriculada como vencedor da categoria Master A. Na Master B, a vitória ficou com Ademar Ebone e, na Light, com Reinaldo Rena.

As atividades de pista da quarta etapa da Stock Paulista começam na sexta-feira, com a realização dos treinos livres. No sábado, os carros vão para a pista para a sessão que definirá o grid de largada. A prova será realizada no domingo, com início marcado para às 12h. A entrada é franca.

Fonte: RF1 Jornalismo Ltda
Foto: Renato Souza/RF1

terça-feira, maio 24, 2011

Le Lac Rally Team sobe ao pódio em todas as categorias da Copa Peugeot


Peugeot 07, da dupla Tokarski e Karpinski

Um final de semana bom para a equipe paranaense que conquistou cinco troféus na terceira etapa da Copa Peugeot na cidade gaúcha de Bento Gonçalves neste final de semana 21 e 22 de maio.

Com bom desempenho em todas as categorias, a Le Lac Rally Team saiu de Bento Gonçalves com cinco troféus e a liderança na categoria 206 com Mirtilo Trombini e Laércio Reginatto. Mesmo com uma queda de produção na etapa de domingo a dupla conseguiu finalizar na terceira colocação no final, somando pontos suficientes para assumir a liderança da categoria. “Foi um final de semana difícil, mas ao mesmo tempo proveitoso. Conseguimos andar bem no sábado, mas no domingo tivemos algumas dificuldades que nos fizeram perder uma posição. No final foi um bom resultado para nós e para a equipe”, explicou Mirtilo Trombini. Em segundo lugar na 206 finalizou outra dupla da Le Lac, Ricardo Malucelli e Hamilton Castro e em quarto Heitor Pavesi e Gerson Lange. A vitória ficou para Rodrigo Mello e Pedro Eurico.

Na 207 Super, Marcos Tokarski e Andrey Karpinski finalizaram na terceira colocação, depois de andarem no sábado em segundo. “Tivemos alguns pequenos problemas que nos fizeram perder a segunda colocação. Ainda saímos para tentar recuperar mas não conseguimos. A prova foi muito disputada e estamos satisfeitos com o resultado”, comentou Tokarski. Os vencedores da categoria foram Rafael Túlio e Julimar Ferro.

Na Categoria 207 Master, a dupla da Le Lac, Luccas Arnone e Felipe Costa lideravam quando tiveram problemas na largada da segunda especial, abandonando a prova. No sábado a dupla finalizou na segunda colocação. A dupla da Le Lac que fazia estreia na categoria, Perci Hultmann e Humberto Neto, conseguiu finalizar em quinto lugar, conseguindo um lugar no pódio. “Estamos muito felizes por poder ir para o pódio na nossa estreia”, disse Perci.

A próxima etapa da Copa Peugeot será em Poços de Caldas, entre os dias 17 e 19 de junho.

A Le Lac Rally Team tem patrocínio de Grupo Le Lac, Total Lubrificantes e Cefeq.

Texto: CronoSpeed
Foto: José Mário Dias / Peugeot Sport

A verdadeira Copa Chevette existiu. E, de certa forma, ainda existe


E explodiu nesta segunda, na internet, uma "corneta" virtual futebolística com ligação automobilística, que chegou a figurar nos TT (Trending Topics) mundiais, no Twitter: torcedores (certamente colorados) foram criativos e criaram um torneio fictício denominado COPA CHEVETTE.

O nome é uma alusão à Copa Audi, à qual o Inter de Porto Alegre enfrentará Barcelona, Milan e Bayern de Munique, na Alemanha, nos dias 26 e 27 de junho.

Pois na versão criada no site http://www.copachevette2011.com/, o Estádio Olímpico seria palco deste torneio nos dias 26 e 27 de julho, e reuniria somente times rebaixados (Grêmio, Náutico, Fluminense, Coritiba e Corinthians), e a fórmula seria “Todos contra todos, até que um consiga ganhar”, e o melhor jogador ganharia, lógico, um Chevette. Tem até convite fictício (muito bem feito) para imprimir.

Já na vida real, existiu um campeonato gaúcho (de carros, obviamente) denominado Copa Chevette, que foi disputado nos anos de 1982 e 1983. Ironicamente, este foi o ano em que o Grêmio foi Campeão do Mundo (à parte das discussões de Campeonato Fifa, etc.). Grandes nomes do automobilismo gaúcho revelaram-se e firmaram-se na competição, muitos migrando posteriormente para o Gaúcho de Opala, outros continuando nos Chevettes, nos subsequentes torneios de Marcas. Dentre os nomes, podemos citar Ronaldo Nique (um dos organizadores da Copa Chevette), Carlinhos de Andrade, João Sant'anna, Romaldo de Souza, entre outros.






E nos dias atuais, ainda temos Chevettes nas pistas. A Copa Classic RS, corrida de carros antigos do estado do Rio Grande do Sul, conta com três exemplares do modelo disputando o campeonato: o #77 de Fàbio Mincarone e o #88 de Giancarlo Scomazzon/Érico Postal e o #97 de Joel Schumann.

Então, corrigindo a galhofa divulgada hoje na internet, assista a "Copa Chevette" dia 12 de junho de 2011, no Autódromo Internacional de Tarumã, na prova da Copa Classic RS. De rebaixado, aqui, somente a suspensão dos carros, pois a competição é de alto nível, e sem briga de torcidas.

Acesse http://www.copaclassic.com.br/ e confira.

Texto e fotos: Niltão Amaral/Copa Classic

segunda-feira, maio 23, 2011

Campeonato Nova Schin de Kart realizou 4ª etapa com aumento no grid


11 pilotos fizeram uma bela prova na categoria Cadete

Numa manhã ensolarada e com temperatura amena o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, recebeu pilotos e equipes para as disputas que foram válidas pela quarta etapa do Campeonato Nova Schin de Kart.

Diferente do que aconteceu nas rodadas anteriores o número de atletas nesta etapa teve um considerável aumento em números reais. A Cadete, que teve na corrida de abril seis pilotos, nesta prova reuniu 11 karts. A Stock 125, que teve em maio 12 pilotos, hoje reuniu 16 competidores.

Estamos trabalhando muito nos bastidores para convencer os pilotos a voltarem ao nosso Campeonato. Temos feito contato direto com cada um deles, aumentamos o contingente de informações sobre a competição e estamos buscando parcerias que nos permitam premiar os pilotos e as equipes. Na corrida de abril e na de hoje sorteamos dois motores entre os concorrentes e esperamos poder, a cada etapa, trazer uma novidade diferentes”, explicou animado Eduardo Gozzano, diretor do kartódromo.

Na pista os pilotos fizeram o seu papel e realizaram duas baterias muito disputadas. Na Cadete a vitória na corrida deste domingo foi de Edson Packer. Ele assumiu a primeira posição no princípio da prova e se aproveitou da disputa pelo segundo lugar para abrir vantagem. Cameron Boedler até tentou uma aproximação nas últimas voltas, mas insuficiente para tentar a ultrapassagem. Assim, Packer venceu com Boedler em segundo e Caio Leonhardt em terceiro.

Como normalmente acontece, a categoria Stock 125 disputou duas baterias, tendo a primeira o seu grid formado pela tomada de tempos e, a segunda, pelo resultado inverso da primeira corrida. Renato Gasparian largou da pole position, mas ainda na primeira volta passou a sofrer forte pressão de Guilherme Soares, Cláudio Roda e Darcy Dian. Com um kart muito rápido, Darcy conseguiu superar seus concorrentes e assumir a liderança. Porém ele não conseguiu se distanciar e, até a bandeirada final, teve de segurar os ataques dos outros três que vinham junto a ele, cobiçando a liderança. Ao final, Darcy conseguiu vencer, com Soares em segundo e Roda em terceiro.

A última corrida da Stock 125 teve sua largada pouco depois da uma da tarde. Diferente do que fez na primeira bateria, Gasparian conseguiu pular na ponta e, desta vez, não deu muitas chances para seus adversários. Com um kart muito bem acertado, o piloto do kart #75 não tomou conhecimento dos concorrentes e venceu a corrida de ponta a ponta. Darcy Dian, que também tinha um kart muito rápido, se envolveu em um acidente na segunda volta e com isso teve de fazer uma corrida de recuperação. Cláudio Roda, que ocupava o segundo posto até a penúltima volta, teve o seu motor travado na reta principal, deixando o segundo lugar do pódio para Guilherme Soares. Danilo Siqueira terminou na terceira posição.

O Campeonato Nova Schin entra agora em seu menor período de recesso da temporada. Daqui a exatamente duas semanas, no dia cinco de junho, o kartódromo receberá a quinta rodada da temporada, prova esta que marcará também o meio da temporada.

Todas as notícias do Kartódromo Arena Schincariol podem ser acompanhadas no site da pista. Lá também é possível acessar os regulamentos, adendos, calendários, resultados, classificação e todas as informações do Campeonato Nova Schin.
Acesse: www.kartodromoschincariol.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Dica de vídeo: programa Velocidade, do dia 21 de maio

sábado, maio 21, 2011

Nascar Truck Series: quebra de motor tira top-10 de Paludo na etapa de Charlotte


Brasileiro andava com bom ritmo de prova quando enfrentou a quebra no propulsor de sua picape, que o obrigou a abandonar a corrida

Competindo com a mesma Toyota Tundra que, em 2010, conquistou um top-10 da prova de Homestead, o piloto da equipe Stemco-Duroline, Miguel Paludo, largou em 12º na etapa de Charlotte, disputada na noite desta sexta-feira, e caminhava com tranquilidade para mais um top-10 na temporada até que o motor de sua picape quebrou e o brasileiro teve que abandonar a corrida.

"Estávamos tentando corrigir um problema no ajuste da suspensão do meu carro, que não o deixava rápido o suficiente, por isso optamos em utilizar a mesma Toyota Tundra que me deu um top-10 em Homestead no ano passado. A escolha se mostrou acertada, porque, mesmo sendo um carro ultrapassado em relação ao deste ano, estava muito rápido, tanto que me colocou da 12ª posição do grid", diz Paludo.

Na 21ª volta, quando ocupava a décima posição, foi obrigado a desviar da picape de Ron Hornaday, que rodou e quase acertou o carro do gaúcho. Com safety car na pista, Paludo aproveitou e entrou nos boxes para sua primeira troca de pneus, escolha feita também pela maioria dos ponteiros. Logo após a relargada, o motor do carro do brasileiro quebrou.

"O carro estava muito bom, tanto que consegui andar entre os líderes sem forçar o ritmo. Tinha certeza que conseguiria mais um top-10. As coisas iam tão bem que, na primeira parada nos boxes, apenas trocamos os pneus. Infelizmente na relargada meu motor quebrou e me forçou a abandonar", completa.

A próxima etapa da Truck Series está marcada para o dia 4 de junho, no oval de Kansas.

"Este foi um resultado muito difícil para todos nós, mas saímos daqui com o pensamento de que encontramos o problema e vamos corrigi-lo para a etapa de Kansas, daqui a duas semanas", conclui.

O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @MPaludolive e @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Fonte: RF1 Jornalismo Ltda
Foto: Patrícia Souza/RF1

Mundial de Motocross: Pilotos Mormaii conquistam resultados importantes neste sábado


Kaio Miranda foi o quinto colocado na CRF 150 e Thales Villardi foi o 17º na MX2

A etapa brasileira do Campeonato Mundial de Motocross teve seu primeiro dia de atividades encerrado, neste sábado (21), com a definição do grid de largada das categorias MX1, MX2 e CRF 150. Os pilotos Mormaii se posicionaram bem em todas as classes e esperam garantir boas posições nas corridas de amanhã.

Na categoria CRF 150, Kaio Miranda (Mormaii), que havia garantido o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres, larga em quinto na corrida de amanhã, que está marcada para ser realizada às 11h00. "Minha vida é competir no motocross. Estou muito confiante para amanhã", disse o piloto Mormaii.

Na categoria MX2, o alemão Ken Roczen venceu a corrida de classificação da primeira bateria que será realizada amanhã. O piloto oficial da Mormaii, Thales Villardi, garantiu a 17ª posição e está ansioso para amanhã. "Vamos para cima", disse o piloto. Anderson Cidade terminou a prova na 19ª colocação e Anderson Amaral foi o 20º.

Para encerrar o dia, a categoria MX1 entrou na pista para definir o grid de largada. O italiano David Philippaerts venceu a corrida de qualificação e tem a vantagem de escolher a sua posição de largada amanhã. João Paulo Feltz e Gustavo Amaral (Mormaii), se classificaram em 28º e 30º, respectivamente.

Confira a programação deste domingo (22):
11h00 - Corrida CRF 150
12h10 - Corrida 1 MX2
13h10 - Corrida 1 MX2
15h00 - Corrida 2 MX2
16h00 - Corrida 2 MX1

Siga as redes sociais:
Twitter: @mormaiimx
Facebook: Mormaii MX
Site: www.mormaii.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa Mormaii / KartPress Assessoria Esportiva / José Barone
Foto: Rafael Munhoz / KartPress

Imagens da etapa de abertura do Campeonato Pelotense de Kart F4


Já estão disponíveis, na Galeria de Fotos deste blog, as imagens da etapa de abertura do Campeonato Pelotense de Kart F4, que foi realizada no dia 7 de maio, no kartódromo da APA - Associação Pelotense de Automobilismo. Para visitar o álbum, clique aqui.

quinta-feira, maio 19, 2011

Copa Fusca: Categoria fecha parceria com Excelsior Pirelli Racing


Pirelli Cinturato P4 é o pneu oficial da categoria

Em reunião realizada nesta terça-feira (17), o piloto Urbano da Silva e Alexandre Quadrado, representante da Excelsior Pneus, acertaram o fornecimento de pneus Pirelli Cinturato P4 para a categoria Copa Fusca na temporada 2011.

O pneu será o mesmo utilizado até a temporada 2010, na medida 165/70-13 e vendido com subsídio para pilotos da categoria, com possibilidade de parcelamento. A Excelsior também patrocinará a confraternização pós-corrida da categoria, a exemplo do que aconteceu nas temporadas anteriores.

Urbano da Silva destacou a parceria entre Excelsior e a categoria: “A Excelsior sempre foi uma ótima parceira do automobilismo gaúcho e decidiu apoiar a iniciativa de resgate e fortalecimento da Copa Fusca”. Urbano foi um dos pioneiros da categoria, estreou nas pistas ainda na temporada de 1989, quando ainda era chamada de Speed 1600.

Além da parceria com a Excelsior, o piloto está realizando acertos com os clubes promotores, para o barateamento das inscrições. Para Guaporé, o valor será de R$ 300,00 por carro, não importando o número de pilotos participantes.

O trabalho que nós estamos realizando está apenas começando, estamos dando largos passos com o apoio da Federação Gaúcha de Automobilismo, da Associação Guaporense de Automobilismo e do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul. O apoio destas três entidades, somada ao apoio da Excelsior Pirelli, será fundamental para fecharmos o ano com o grid no patamar de 20 carros”, completa Urbano da Silva.

A Copa Fusca deve se tornar a categoria de acesso ao turismo no Rio Grande do Sul, sendo barata e acessível para os pilotos que desejam e sonham fazer a transição das pistas de terra e kart para o turismo.

Texto e foto: Erlon Radl - Automobilismo Online

quarta-feira, maio 18, 2011

Artur Fortunato fez bela prova e terminou 4ª etapa do Light em terceiro


Piloto de Americana, interior de São Paulo, foi ao "top qualifying"

Tradicional competição do kartismo paulista, a Copa São Paulo Light teve no último sábado (14) a disputa de sua 4ª etapa na temporada, prova que também marcou o encerramento de seu primeiro turno. A etapa foi realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), o que significou também seu retorno para casa, já que a rodada anterior havia sido realizada em Interlagos, na capital paulista.

Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia | ONS Motorsport), piloto da categoria Júnior, foi um dos competidores presentes na etapa. E o representante de Americana, interior de São Paulo, saiu satisfeito com seu desempenho e resultados obtidos da etapa.

Na tomada de tempos Fortunato, que compete pela ONS Motorsport, do preparador Ernandes Onassis, fez uma bela volta e ganhou o direito de participar do top qualifying, atividade em que apenas os três primeiros têm direito a uma volta rápida. Neste top qualifying Fortunato garantiu o segundo lugar no grid de largada, com o mesmo tempo do pole, Gabriel Fernandes, seu companheiro de equipe, que levou a melhor no desempate por ter feito o tempo primeiro.

Durante a corrida Artur Fortunato teve bela atuação e durante todo o tempo esteve na disputa pelo 2º lugar com Fernandes e Vitor Baptista, também companheiro de equipe na ONS Motorsport. Ao final das 27 voltas previstas o piloto Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia | ONS Motorsport recebeu a bandeirada na 3ª posição, a apenas dois décimos de Fernandes, o segundo colocado. Léo Gimenes foi o vencedor.

"Os três ‘viravam’ iguais e fizeram uma disputa muito interessante. O Artur esteve muito bem, ainda mais se lembrarmos que alguns pilotos estavam com pneus melhores em razão de abandono na etapa anterior", disse Onassis, referindo-se ao fato de que os pilotos, por regulamento, correram com o mesmo jogo de pneus nesta etapa e na anterior.

Encerrado o primeiro turno da Copa São Paulo Light, Artur Fortunato aparece - ainda de forma extra-oficial - na sexta posição na tabela de pontos, com 16. Os líderes, Fernandes, Baptista e Gimenes, somam 29 pontos, enquanto que o 4º e 5º têm 20.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Seletiva Velopark ao Mundial de Kart Indoor 2011: restam poucas vagas!


Poderão participar pilotos amadores e federados de todo o Brasil e o prêmio é simplesmente participar do Mundial Indoor na Bélgica com tudo pago.

Serão 232 vagas disponíveis e os pilotos serão divididos de acordo com seu peso, participando inicialmente de três corridas classificatórias. Daí em diante outras provas irão eliminando concorrentes até que se chegue à grande final.

A Seletiva será realizada em um traçado especial dentro do circuito oficial do Kartódromo do Velopark, entre os dias 25 e 26 de junho, e a inscrição custará R$ 270,00 por piloto.

O Velopark disponibilizará 30 karts Moro zero quilômetro, com motores Honda 13hp com restritor e pneus Speed selo vermelho e, além do prêmio principal, outros prêmios estarão em jogo, como cursos de Veloce e produtos da loja Velopark.

As inscrições estão abertas pelo endereço:
http://www.amilkartshow.com.br/seletiva-velopark/

Domingo tem Campeonato Nova Schin de Kart, em Itu


Cláudio Roda é um dos destaques da categoria Stock 125

Neste domingo, dia 22, o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, receberá a quarta etapa do Campeonato Nova Schin de Kart. Competidores e equipes de várias regiões do estado estão sendo esperados para esta que será a penúltima rodada deste primeiro semestre.

Conforme já divulgado na última semana serão sorteados nesta etapa dois motores “zero” para os participantes. Os pequenos pilotos da Cadete estarão concorrendo a um propulsor Honda, modelo GX-160. Já os concorrentes da classe Stock 125 estarão concorrendo a um motor KTT, 125cc, completo, inclusive com kit de refrigeração.

Diferente das três primeiras rodadas do ano esta prova terá toda a sua programação desenvolvida no domingo. No sábado a pista do Arena Schincariol não terá nenhuma atividade. A programação oficial do domingo de competições terá início às 7h30, com os treinos livres. As tomadas de tempos serão iniciadas às 9h45 e as corridas às 10h20. Vale lembrar que a classe Stock 125 correrá em duas baterias. O pódio para todas as categorias está previsto para às 12h30.

Assim como aconteceu na segunda etapa do Campeonato, o traçado nesta etapa será invertido ao tradicional. Desta maneira, os competidores utilizarão a pista em seu sentido anti-horário. Esta mudança, introduzida desde o começo do ano, visa principalmente criar uma dificuldade extra para os competidores e, de certa forma, apresentar uma opção diferenciada para o público.

Estamos trabalhando para tornar o Campeonato Nova Schin cada vez mais atrativo e movimentado. Parcerias como as que conseguimos com os motores HONDA e KTT são muito bem vindas, pois presenteiam os pilotos com produtos que eles efetivamente utilizam em seu dia a dia de competições. Esperamos conseguir, ainda neste primeiro semestre, outros apoiadores que, certamente, trarão novidades para os pilotos e equipes”, comentou Eduardo Gozzano, administrador do Kartódromo Arena Schincariol.

Todas as notícias do Kartódromo Arena Schincariol podem ser acompanhadas no site da pista. Lá também é possível acessar os regulamentos, adendos, calendários, resultados, classificação e todas as informações do Campeonato Nova Schin.
Acesse: www.kartodromoschincariol.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

terça-feira, maio 17, 2011

Automobilismo Gaúcho: Rede de lojas Benoit será patrocinadora oficial da Fórmula 1.6 no Speed Channel


Através de parceria firmada nesta semana com a principal categoria regional de monopostos do Brasil, as Lojas Benoit, uma das mais conceituadas redes de lojas de departamentos do sul do país passa a ser a patrocinadora oficial do programa da Fórmula 1.6 no Speed Channel.

A empresa que, desde 2010, aposta na seriedade e no crescimento da categoria, mantendo inclusive sua própria equipe no certame, agora passa e veicular seu nome aliado a Fórmula 1.6 para toda a América Latina através do maior canal de automobilismo do mundo.

Além do Speed Channel, o programa será transmitido pela Ulbra TV e também em um programete de 3 minutos (em conjunto com a categoria Marcas e Pilotos), na Rede Vida.

Em conversa com Carlos Giacomello, integrante da comissão que negociou o acordo e que administra a categoria, a exposição potencializará o crescimento que vem se verificando no grid a cada etapa, fazendo com que novos pilotos de regiões distantes do RS se interessem pelo campeonato.

Estamos extremamente felizes com a parceria firmada com as Lojas Benoit para exposição da categoria na mídia especializada (em esporte a motor). Este apoio vem exatamente na hora em que vários pilotos de outros estados do país estão descobrindo o certame como opção de baixo custo para iniciar a carreira nos monopostos, servindo como uma valiosa experiência para futuras participações na F-Futuro, F-3 e demais categorias”.

De fato o processo de expansão da categoria vem rompendo cada vez mais as barreiras do território riograndense, com pilotos dos estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais rasgando as retas gaúchas em busca de bons resultados no competitivo cenário que a categoria vive atualmente.

Para mais informações sobre a Fórmula 1.6, acesse www.formulars.com.br.

Texto: Divulgação Fórmula 1.6.
Foto: Rodrigo Grossini (www.desenhantes.com.br)

segunda-feira, maio 16, 2011

Copa Montana: Christian Castro termina em 4º no Velopark e ganha seis posições no campeonato


Gaúcho agora ocupa o 6º lugar na pontuação

Disputada com pista molhada - e com chuva em muitos momentos -, a 2ª etapa da Copa Montana foi realizada na tarde deste domingo (15) no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). E o gaúcho Christian Castro (Pepsi) teve vários motivos para voltar para casa satisfeito.

Sétimo colocado no grid de largada, Christian Castro fez uma largada cautelosa, buscando não se envolver em incidentes ou rodar na pista molhada. Aos poucos se ambientando às condições desfavoráveis do traçado, Christian tratou de tentar atacar os adversários e, gradativamente, foi conquistando posições.

Ao final de 26 voltas - e quase 34 minutos de corrida - Christian Castro recebia a bandeirada na 4ª posição, atingindo assim o principal objetivo traçado para a etapa gaúcha. "O objetivo era terminar entre os cinco primeiros e o atingimos. Minha equipe trabalhou muito bem, se dedicando muito antes e durante a corrida", elogia Castro, 26 anos, referindo-se a gaúcha Mottin Racing, equipe comandada pelo preparador Luciano Mottin. "O carro era bastante rápido e ter paciência no início foi muito importante. Assim pude me manter na pista para ganhar posições depois", avaliou.

Para Christian Castro o momento mais difícil foi o início da prova, quando a chuva encharcou a pista. "Naquele momento não havia trilhos e era difícil ficar na pista. Depois a chuva parou e aos poucos o trilho foi se formando. Mas mesmo assim não foi uma prova fácil", lembra Christian Castro (Pepsi).

O bom resultado - que quase o levou ao pódio em sua segunda corrida na categoria - fez com que Christian Castro conquistasse seis posições no campeonato. O piloto gaúcho, que chegara ao Velopark na 12ª posição, agora aparece em 6º, com 16 pontos. O líder é o paranaense Diogo Pachenki, vencedor da etapa, com 30 pontos.

"Tenho outro objetivo, agora para o campeonato, que é terminá-lo entre os cinco primeiros, pelo menos, e ser o melhor estreante. Para isto é necessário pontuar bem em todas as etapas, ou seja, ter muita regularidade", finaliza.

Confira os 10 primeiros colocados na segunda etapa da Copa Montana:
1 Diogo Pachenki
2 Leandro Romera
3 Rafael Daniel
4 Christian Castro
5 Thiago Riberi
6 Sérgio Ramalho
7 Galid Osman
8 Tiago Geronimi
9 Marco Cozzi
10 Wellington Justino

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Luca Bassani

Copa Caixa Stock Car: Átila Abreu "lava a alma" e vence no Sul


Prova no Velopark começa com sol e termina debaixo de temporal

O sorocabano Átila Abreu (AMG) provou neste domingo que não é um "leão de rua" da Stock Car. Até então mais conhecido pelas duas vitórias no traçado urbano de Ribeirão Preto, a última delas no mês passado, o namorado da apresentadora Renata Fan desmentiu a fama ao ganhar a corrida deste domingo no autódromo gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita. E se foi uma vitória de lavar a alma, a chuva forte que despencou sobre a pista nas últimas voltas ajudou bastante: pouco depois de ultrapassar o então líder Thiago Camilo (RMC) nas últimas voltas, Abreu viu o "safety car" entrar na chuva e conduzi-lo tranquilamente à bandeirada quadriculada. Camilo e Ricardo Maurício (RMC) completaram o pódio.

Segundo no grid, Abreu comemorou o resultado como uma espécie de troco sobre os críticos. "Diziam que eu só ganhava nas ruas", lembrou o novo líder do campeonato. Ele chegou a ser ultrapassado por Maurício, mas manteve o controle dos nervos. "Eu acreditava que ele poderia ter problemas com o consumo dos pneus e deixei para apertar no final. Deu certo. Cheguei a passar o Camilo, mas o safety car acabara de entrar e fui obrigado a devolver a posição. Estou feliz por ter conseguido passar novamente praticamente na última volta", afirmou.

Foi uma das corridas mais movimentadas dos últimos tempos na Stock Car, em parte por causa das características do diminuto circuito de pouco mais de 2.200 metros, mas também pela inconstância do tempo. Luciano Burti, por exemplo, arriscou a troca dos pneus ainda nas voltas iniciais, quando a garoa permitia apenas uma aposta de risco elevado que não rendeu dividendos - Burti abandonaria mais tarde.

O pole Cacá se manteve à frente até o início das paradas para o reabastecimento obrigatório. Além de perder a posição para Ricardo Maurício (RM) nos boxes, levou prejuízo ainda maior com a melhor estratégia de Camilo, o primeiro do pelotão dianteiro a fazer o pit stop. No finalzinho, quando pressionava Maurício pela terceira posição, Cacá escapou na pista molhada e o pódio virou uma miragem.

Os pilotos da Equipe Medley/Full Time Sports também enfrentaram um domingo turbulento. Marcos Gomes ainda terminou em 5º, somando nove pontos e entrando na lista dos 10 melhores, mas Xandinho Negrão, envolvido em vários incidentes, finalizou em 18º. "Tudo o que poderia acontecer de ruim aconteceu hoje", lamentou Gomes, que chegou a rodar depois de uma bela ultrapassagem sobre Cacá. "Mas, pelo menos, consegui carregar pontos importantes", lembrou. Xandinho perdeu as contas das batidas que tomou e, na mais preocupante delas, o capô do carro ficou seriamente avariado com o toque recebido de Felipe Maluhy em plena reta oposta. "A pancada foi tão forte que meu ombro esquerdo saiu e voltou para o lugar".

O resultado da corrida:

1º) Átila Abreu - A.M.G. Motorsports (Chevrolet ) 44 voltas em 48min50s473
2º) Thiago Camilo - RCM Motorsport (Chevrolet ) a 0s768
3º) Ricardo Mauricio - Eurofarma RC (Chevrolet ) a 1s707
4º) Felipe Maluhy - Officer ProGP (Chevrolet ) a 2s588
5º) Marcos Gomes - Medley FullTime (Peugeot ) a 3s306
6º) Duda Pamplona - Officer ProGP (Chevrolet ) a 7s051
7º) Cacá Bueno - Red Bull Racing (Peugeot ) a 8s357
8º) Popó Bueno - A.Matheis Motorsport (Chevrolet ) a 12s780
9º) Diego Nunes - Bassani Racing (Peugeot ) a 14s426
10º) Giuliano Losacco - Hot Car Competições (Chevrolet ) a 16s344
11º) Ricardo Zonta - Crystal Racing Team (Chevrolet ) a 17s489
12º) David Muffato - Itaipava Racing Team (Peugeot ) a 19s408
13º) Cláudio Ricci - Crystal Racing Team (Chevrolet ) a 21s093
14º) Alan Hellmeister - Scuderia 111 (Peugeot ) a 22s618
15º) Denis Navarro - Bassani Racing (Peugeot ) a 26s024
16º) Rodrigo Navarro - JF Racing (Peugeot ) a 28s177
17º) Tuka Rocha - BMC Voguel Motorsport (Chevrolet ) a 1 volta
18º) Xandinho Negrão - Medley FullTime (Peugeot ) a 1 volta

Não completaram:

Julio Campos - Scuderia 111 (Peugeot )
Daniel Serra - Red Bull Racing (Peugeot )
Lico Kaesemodel - RCM Motorsport (Chevrolet )
Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet )
Rodrigo Sperafico - JF Racing (Peugeot )
Eduardo Leite - Hot Car Competições (Chevrolet )
Alceu Feldmann - A.Matheis Motorsport (Chevrolet )
Luciano Burti - Itaipava Racing Team (Peugeot )
Allam Khodair - Blau Vogel Motorsport (Chevrolet )
Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet )
Ricardo Sperafico - A.M.G. Motorsports (Chevrolet )
Max Wilson - Eurofarma RC (Chevrolet )

Classificação do campeonato:

1º Átila Abreu 71 pontos
2º Thiago Camilo 67 pontos
3º Cacá Bueno 55 pontos
4º Max Wilson 52 pontos
5º Ricardo Maurício 44 pontos
6º Popó Bueno 30 pontos
7º Ricardo Zonta 29 pontos
8º Duda Pamplona 28 pontos
9º Marcos Gomes 24 pontos
10º David Muffato 22 pontos
11º Daniel Serra 21 pontos
12º Júlio Campos 18 pontos
13º Luciano Burti e Giuliano Losacco 16 pontos
15º Allam Khodair e Felipe Maluhy 14 pontos
17º Xandinho Negrão 9 pontos
18º Diego Nunes 7 pontos
19º Eduardo Leite 6 pontos
20º Valdeno Brito 4 pontos
21º Claudio Ricci 3 pontos
22º Alan Hellmeister 2 pontos
23º Lico Kaesemodel e Denis Navarro 1 ponto

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos / Márcio Fonseca
Foto: Miguel Costa Jr./MF2