domingo, junho 26, 2011

F-Minas e Open do Brasileiro prorrogaram desconto até dia 30/06


Yuri Carvalho é um dos pilotos confirmados na classe Sênior “A”

No final de semana dos dias primeiro e dois de julho o Kartódromo RBC Racing poderá ter uma noção exata de como será o Campeonato Brasileiro. Nesta data a pista sediará a terceira etapa da F-Minas de Kart e, também, a rodada única do Open Minas de Kart.

Ambas as competições terão premiações distintas e, mais do que isso, como utilizam equipamentos próprios dos pilotos, se tornarão oportunidades únicas para que pilotos e equipes finalizem sua preparação para o principal campeonato da temporada.

Com vistas a incentivar ainda mais a participação de atletas de todo o país, a Federação Mineira de Automobilismo - FMA e a RBC Preparações de Motores decidiram estender o período de inscrições com desconto até a próxima quinta-feira, dia 30 de junho.

Assim, os pilotos das categorias Mirim e Cadete poderão participar pagando R$ 250,00 até aquela data ou, das demais categorias, pagando R$ 400,00. As fichas de inscrição estão disponíveis nos sites da RBC Preparações (www.rbcpreparacoes.com.br), FMA (www.fma.com.br) e RBC Racing (www.rbcracing.com.br).

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

sábado, junho 25, 2011

James Ramos espera vencer na despedida de seu carro na 4ª etapa da Copa Pinhais


O blumenauense James Ramos vai para Curitiba disputar a 4ª etapa da Copa Pinhais com a “missão” de fazer uma despedida honrosa de seu carro, uma vez que um novo Gol está em fase final de montagem e sua estreia deve acontecer na 5ª etapa.

Esse carro nos deu muitas alegrias, mas para podermos continuar com um alto desempenho era necessário construir um carro novo, então fizemos isso e esperamos que a despedida deste carro seja com uma vitória”, disse James, atual Campeão da Marcas “A”.

A montagem do novo carro está sendo comandada por seu preparador e pai, o experiente José Ramos, um dos grandes nomes do Automobilismo Catarinense.

James ocupa atualmente a 13ª posição na classificação geral com 24 pontos, e um bom resultado pode colocar-lhe entre os ponteiros da competição.

Na temporada 2011 da Copa Pinhais, James Ramos tem o patrocínio da The Philippines.

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria Esportiva
Foto: Jimmi Torres (www.barulhodemotor.com)

sexta-feira, junho 24, 2011

Guilherme Peixoto fez seu primeiro teste com Super Cadete na Granja Viana


Atualmente na Cadete, ele competirá na nova categoria em 2012

Após um final de semana de competições bastante intenso, quando disputou a 6ª etapa da Copa São Paulo na Granja Viana, o paulista Guilherme Peixoto (ZTE | Zero-X | Enigma | Bn Coach) foi à pista para seu primeiro teste com um kart equipado com motor de 125cc. Peixoto testou um kart da Super Cadete, categoria onde poderá competir apenas em 2012 em razão de sua pouca idade.

"Gostei muito de conhecer e andar com motor 2 tempos. O kart corre muito mais e tenho que tomar cuidado com o acelerador nas curvas de baixa", explica o piloto de apenas 8 anos sobre a potencia do motor 2 tempos.

Os integrantes da equipe de Guilherme, a Enigma, gostaram do desempenho do piloto, que soube fazer as primeiras voltas com muito cuidado e, quando se sentiu mais confiante, acelerou. "Ele prestou muita atenção nas explicações e andou seguro, nem parece ser um estreante. Está acelerando como gente grande", surpreende-se Wesley, chefe da equipe Enigma, opinião compartilhada por Beto Nini, coach do piloto.

Guilherme voltará à pista na próxima terça (28), quando continuará os preparativos para o Campeonato Brasileiro, que será realizado em Interlagos de 11 a 16 de julho.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Sergio Abujabra

Após pódio no Sul-Brasileiro de Kart, João Vitor Barcelos inicia preparação para o Campeonato Brasileiro






Depois de encerrar sua participação na edição de 2011 do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart de forma bastante positiva, ao conquistar o terceiro lugar da categoria Mirim, justo em sua estreia nas competições, o catarinense João Vitor Barcelos (F2J Comercial / Afinatto Eventos / Waf Rent a Car) iniciou a preparação para seu próximo desafio, o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado no kartódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), entre os dias 12 e 16 de julho.

O pequeno piloto catarinense leva na bagagem à São Paulo a experiência adquirida durante as três etapas desse importante torneio da região Sul do país, disputadas no Raceland (PR), no Velopark (RS) e no Kartódromo Arena Sapiens (SC). E foi nesta última etapa, em Florianópolis, que João Vitor mostrou sua rápida evolução nas pistas, quando virou tempos muito próximos aos do pole position e, durante as baterias, se viu obrigado a fazer provas de recuperação, com bom ritmo e belas ultrapassagens.

"O pódio do João Vitor no Sul-Brasileiro de Kart foi uma injeção de ânimo a mais para todos nós, pois já estávamos satisfeitos com o ritmo rápido e constante que ele adquiriu nesse pouco tempo no kart", declarou Fabrício Barcelos, pai do piloto.

Para a disputa da 46º edição do Campeonato Brasileiro de Kart, em São Paulo, João Vitor Barcelos contará com a assistência de pista e preparação do experiente Clóvis Calliari, da equipe catarinense Calliari Preparações.

A Waf Racing nas pistas...


No início do mês de junho, no dia 5, a Waf Racing marcou presença uma vez mais na categoria F4 Novatos, do Campeonato Pelotense de Kart F4, com Jorge Sander (kart 62) e a dupla Luis Castilhos / Luciano Vieira (kart 5). O domingo foi só alegrias para a equipe, que conquistou uma dobradinha na segunda bateria do dia, o que deu ao time o primeiro e segundo lugares no pódio da etapa.

Neste fim de semana, dias 25 e 26, a Waf Racing estará no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), para a disputa da Seletiva Velopark para o Mundial de Kart Indoor. Os detalhes sobre a competição estão aqui.

quinta-feira, junho 23, 2011

Nascar: Miguel Paludo aproveita folga na Truck Series para treinar em Milwaukee


Resultados deixaram piloto animado para as próximas etapas da temporada

O que fazer com uma folga de quase um mês dentro de um calendário com 25 corridas ao longo do ano? Enquanto muitos pensariam em férias, Miguel Paludo optou por intensificar sua preparação em sua primeira temporada completa na Nascar Truck Series.

Nesta semana, o gaúcho foi até Milwaukee para passar dois dias testando a Toyota Tundra da equipe Stemco-Duroline. Os resultados conquistados no oval de uma milha animaram o piloto.

"Estou muito feliz porque obtivemos tempos muito competitivos logo nas primeiras voltas. Usamos a mesma picape com a qual tivemos dificuldades de performance em Phoenix e já conseguimos evoluir o ajuste do carro. Agora é esperar que essas melhoras se reflitam na temporada", afirmou Paludo, que conquistou o quarto lugar na etapa de abertura, em Daytona, e também voltou ao top-10 na última etapa da Truck Series, disputada no Texas.

A evolução do carro foi atestada pela Red Horse Racing, que prepara a Toyota Tundra pilotada por Paludo, por meio de dois comparativos em Milwaukee: primeiro, comparando os resultados dos testes do piloto brasileiro com os da equipe de Kyle Busch, vencedora de quatro das nove corridas do ano. Outra referência usada foi a tomada de tempos da última corrida da Truck Series disputada neste circuito, há cerca de dois anos.

"É claro que a comparação de tempos é sempre muito complicada, porque são vários os fatores envolvidos. Mas é nítido ver que o time evoluiu e que também de minha parte estou cada vez me adaptando mais rápido aos novos circuitos e ao comportamento da picape", diz Paludo.

O efeito prático do trabalho em Milwaukee poderá ser sentidos principalmente nas corridas de New Hampshire, Pocono e O´Reilly Raceway Park (em Indianápolis), já que as três possuem características semelhantes com o do circuito localizado no Estado do Wisconsin (sendo um oval de uma milha com pouca inclinação).

Fora das pistas, a folga de Paludo também está bastante agitada. No próximo dia 01, ele viaja até Daytona para gravar a chamada especial da Nascar Truck Series que a TV Speed Chanel exibirá em toda a América Latina, incluindo também nomes da Sprint Cup como Juan Pablo Montoya.

O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @MPaludolive e @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Fonte: RF1 Jornalismo Ltda.
Foto: Patrícia Souza/RF1

Joinville Kart Clube na Seletiva para o Mundial de Kart Indoor


Luiz Fernando Maul nas 500 Milhas da Granja Viana

Neste final de semana (25 e 26), cinco pilotos do Joinville Kart Clube participarão de um dos maiores eventos do kartismo amador do País, no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS): a Seletiva Velopark para o Mundial de Kart Indoor.

Allan Becker, Edmar Becker, Jorge Fernandes, Luiz Fernando Maul e Roberto Wuthstrack Junior disputarão a prova que reunirá mais de 200 pilotos de 10 Estados, e que dará a seu vencedor inscrição, passagem aérea, hospedagem e translado para participar do Nations Cup e do Campeonato Mundial de Kart Indoor, a ser realizado na Bélgica, de 24 a 29 de julho próximo. Trata-se do maior prêmio já pago no kartismo amador brasileiro.

A prova terá a participação de vários pilotos federados, com experiência e títulos conquistados em grandes eventos do kartismo brasileiro, como a catarinense Juliana Petruschky. De Santa Catarina, estão inscritos 22 pilotos.

Todas as atividades do evento poderão ser acompanhadas através do site www.velopark.com.br, que terá cronometragem online, imagens de pista e narração.

Fonte: Roberto Wuthstrack
Foto: Edson Luiz da Costa

Mega Kart obteve novo domínio na Super F4 e venceu na estreia da Rotax Max Junior


Lucas Finger

Fábrica teve três primeiros na geral da Super F4 e dois primeiros na divisão Sênior

Mais uma vez a Mega Kart, fábrica de chassis e componentes para kartismo nacional, comemorou o amplo domínio na categoria Super F4 da Copa São Paulo Granja Viana. Mas não foi só isso: em outras duas categorias o chassi Mega X também foi destaque na 6ª etapa da competição, realizada no último sábado (18) em Cotia (SP).

Como tem sido comum, a Mega Kart mais uma vez dominou a Super F4, garantindo os três primeiros lugares no pódio geral e os dois primeiros no pódio da divisão Sênior. Na geral Lucas Finger foi o vencedor, com Nelsinho Stanisci em segundo e Yuri Alves em terceiro, os três utilizando-se do vencedor chassi Mega X. Já na Sênior Oscar Alves subiu no pódio em primeiro e teve a seu lado, em 2º, Beto Nini.

Gaetano Di Mauro, que este ano venceu duas vezes na Shifter Júnior com o Mega X - derrubando a "lenda" de que o chassi Mega vencia apenas na F4 - conquistou outra vitória importante para a fábrica. Na estreia da Rotax Max Junior Di Mauro foi o vencedor, reafirmando a qualidade do Mega X em outras categorias.

A Cadete também teve vitória de um piloto que usou chassi fabricado pela Mega Kart. Diego Ramos, ao fim de 12 voltas percorridas, terminou em primeiro, mas uma irregularidade técnica na manga de eixo resultou em sua desclassificação.

"Foi uma pena a desclassificação do menino. De qualquer forma a manga de eixo não interfere no desempenho do chassi, o que nos deixa tranquilo quanto a sua qualidade também na Cadete", avaliou Waldíbio Ferraz, diretor da Mega Kart. "De resto, confirmamos mais uma vez o domínio do Mega X na Super F4 e vibramos com mais uma vitória do Gaetano, agora na Rotax", encerra o empresário.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Novo Campeonato Brasileiro de Marcas recebe aprovação geral após primeira etapa


Pilotos e fornecedores, também envolvidos em outras das principais categorias do país, gostaram do que viram em Tarumã

O autódromo de Tarumã foi palco de um episódio histórico para o automobilismo nacional no último final de semana: a estreia da Copa Petrobras de Marcas, torneio que reúne grandes montadoras, pilotos de ponta e jovens promissores do automobilismo nacional. A rodada dupla realizada no circuito gaúcho teve vencedores experientes: Thiago Camilo levou a prova realizada no domingo a bordo de um Chevrolet Astra. Valdeno Brito, outro veterano das pistas, ganhou um dia antes com o mesmo modelo.

Na competição ainda estão Honda Civic, Ford Focus e Corolla, da Toyota. O sucesso do evento que coloca as montadoras para competirem entre si pode ser medido pelas reações dos envolvidos com o torneio e que também trabalham em outras categorias de ponta do automobilismo nacional.

"A corrida foi muito boa, ainda mais levando em conta que foi a primeira neste novo formato. O surgimento de uma categoria tão competitiva, com pilotos de qualidade e com tantas empresas importantes envolvidas, é uma prova do sucesso do crescimento do automobilismo nacional. Logicamente estamos muito felizes de participar deste processo de evolução", afirmou Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing, empresa especializada no fornecimento de peças, carros e motores para cinco das principais categorias brasileiras (Stock Car, Copa Montana, Fórmula Futuro, Mini Challenge e Copa Petrobras de Marcas).

Além da qualidade dos carros, outra marca da estreia do torneio foi a competitividade. Que o diga Thiago Camilo foi a prova disso. Um dos mais experientes do grid, líder da Stock Car 2011, o piloto largou em último lugar no sábado e fez uma prova impecável. Terminou em sétimo e, na corrida seguinte, largando em segundo, acabou vencedor.

"Tenho certeza que esta categoria vai crescer ainda mais, porque o começo já foi fantástico. Para mim, então, não poderia ter sido melhor. Começar com uma vitória é sempre empolgante. Não ganhei no sábado, mas fiz uma excelente prova. Já no domingo consegui aproveitar os pneus e venci", diz o piloto dono do carro número 21.

Os mais jovens também gostaram da estreia. "Eu diria que o equilíbrio é o grande destaque desta categoria. Os carros são bons e mais da metade do grid entra na pista brigando para vencer. Sem falar que é um grande evento, reúne marcas de ponta e isso é uma grande satisfação para o público", disse Galid Osman, que, além de correr no Brasileiro de Marcas, é um dos destaques da Copa Montana desta temporada.

A Copa Petrobras de Marcas ainda terá mais sete etapas neste ano. A próxima acontecerá no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 17 de julho. Rio de Janeiro, Brasília, Nova Santa Rita e Londrina também receberão corridas nesta temporada. O campeonato acaba no dia 4 de dezembro, em Curitiba.

Fonte: RF1 Jornalismo Ltda
Foto: Duda Bairros/Vicar

quarta-feira, junho 22, 2011

Luiz Felipe Branquinho chegou em segundo na Granja Viana


Luiz Felipe Branquinho e Secreta, seu chefe de equipe

No último final de semana o goiano Luiz Felipe Branquinho (Medcomerce / SR Racing), da classe Super Cadete, esteve no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista para a disputa da sexta etapa da Copa São Paulo de Kart.

Branquinho, que desde o começo do ano faz uma temporada de adaptação os motores 125cc teve, neste sábado, a sua melhor prova da temporada. Após registrar o quinto tempo da classificação com a marca de 53s466 o piloto garantiu um lugar na terceira fila do grid.

Depois de uma boa largada o piloto ficou toda a bateria na disputa pelas primeiras posições e, com tranquilidade e arrojo, fez belas ultrapassagens e dividiu curvas com os principais pilotos da categoria como Pedro Cardoso, João Pedro Guim, Yanni Fontana, Murillo Coletta, dentre outros. Ao final das 13 voltas, com o tempo total de 11m22s602 Branquinho chegou na segunda posição, atrás apenas de Yanni Fontana, o vencedor da prova.

Com o resultado Luiz Felipe subiu duas posições na classificação do Campeonato. Após seis provas disputas e faltando apenas uma rodada para os playoffs decisivos o piloto ocupa agora a terceira colocação com 82 pontos.

Foi um final de semana de muito trabalho e que, no final das contas, o resultado foi compensador. Fizemos alguns testes visando o Brasileiro e o Felipe se dedicou muito para pegar a mão do traçado. Foi um resultado legal. Estávamos precisando de um pódio bem classificado como este para nos animar ainda mais a treinar para o Brasileiro”, comentou Secreta, chefe da equipe SR Racing.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Rapidinhas...

O Automóvel Clube de Santa Catarina e a FAUESC (Federação Catarinense de Automobilismo) decidiram pela transferência da 2ª etapa da Copa Santa Catarina de Automobilismo e da TCC - Turismo Clássico Catarinense, marcada inicialmente para o próximo fim de semana. Em razão da previsão de fortes chuvas na região, a etapa foi transferida para os dias 2 e 3 de julho.

Tudo pronto para a Seletiva Velopark para o Mundial de Kart Indoor, que acontece neste fim de semana, dias 25 e 26, no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). 215 pilotos oriundos de 10 Estados brasileiros disputarão o maior prêmio já pago no kartismo amador brasileiro - o vencedor ganha inscrição, passagem aérea, hospedagem e translado para participar do Nations Cup e do IKWC, na Bélgica. Os detalhes estão nesta matéria do portal Kart Motor.

Acontece, também neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), a 4ª etapa da Copa Pinhais de Marcas e Pilotos, disputada pelas categorias Marcas A e B, Turismo 5000 A e B, Fórmula Pinhais e Fórmula Premium. A pista localizada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), receberá também a primeira etapa do Copa Pinhais de Endurance, certame promovido e organizado pela Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), além da terceira etapa da Copa Mercosul de Superbikes.

Bom 2º lugar marcou estreia de Gustavo Lima na Rotax Max Júnior da Granja Viana


Piloto competiu na Graduados, mas optou por não correr na Shifter Júnior

O último sábado (18) foi de estreia para o piloto Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais | DMI | Grupo Acreditar | Instituto do Atleta | Diagnostik | Hospfar). Competindo pela 6ª etapa da Copa São Paulo, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), Lima disputou pela primeira vez no Brasil uma prova onde os karts estavam equipados com motores Rotax.

Gustavo Lima já havia tido boas experiências com esta categoria. No final de março ele encerrou sua participação no Florida Winter Tour com o 7º lugar na classificação final da categoria Rotax Max Junior dentre cerca de 50 pilotos. Neste sábado, na Granja Viana, ele começou sua luta por uma vaga no Campeonato Mundial da categoria, que será nos Emirados Árabes.

Ao fim da primeira corrida da temporada na categoria Gustavo Lima comemorava um bom segundo lugar na Rotax Max Júnior, e deu mostras de que é candidato à vaga oferecida pelos organizadores. "Foi um bom começo, sem dúvida alguma. Mas a categoria é muito equilibrada e difícil, com equipamentos e pilotos que viram tempos muito próximos. Penso que a vaga será decidida no detalhe", aposta Erickson Blun, pai de Gustavo. "Nosso objetivo, além da vaga, é apoiar a iniciativa e a categoria Rotax aqui no Brasil", completa.

Graduados - Competindo também pela Graduados, nesta categoria Gustavo Lima não teve muitos motivos para comemorações. Logo após a largada, quando partia da 5ª posição, o piloto já assumia o segundo lugar quando foi tocado por um concorrente, o mesmo que tem causado situações parecidas em provas anteriores.

Gustavo Lima acabou rodando, mas ainda conseguiu voltar à pista. Porém, não conseguiu nada mais que um 9º lugar. "O Gustavo estava rápido, mas aquele toque tirou todas as chances de vitória. O concorrente foi devidamente penalizado, só que o ‘estrago’ já estava feito", lamenta Blun.

Durante a realização da 6ª etapa, Erickson Blun conversou pessoalmente com Felipe Giaffone. Nesta conversa, segundo o pai de Gustavo Lima, o dirigente e proprietário do Kartódromo Granja Viana se comprometeu em avaliar a situação dos pilotos que competem em mais de uma categoria. "Estes pilotos acabam por ter que fazer uma ‘maratona’, já que a programação da etapa não prevê um bom intervalo entre suas corridas. Foi o caso do Gustavo, que desta vez abriu mão de correr na Shifter Júnior, pois seguramente não teria ‘fôlego’ para tanta corrida sem intervalos entre elas", diz Erickson Blun. "O Felipe se mostrou sensibilizado com nosso pedido e se comprometeu em avaliar uma solução para isto", completa.

Mundial - No próximo final de semana Gustavo Lima (Rede Brasília de Hospitais | DMI | Grupo Acreditar | Instituto do Atleta | Diagnostik | Hospfar) deveria disputar o WSK na Itália. No entanto, o piloto optou por desistir da competição. "A equipe pela qual o Gustavo competiria não nos deu garantias de que teria motores competitivos. Eles estão passando por uma reformulação neste setor", explica Erickson Blun.

Participar do WSK fazia parte da preparação de Gustavo Lima para a disputa do Campeonato Mundial, também na Itália, em Sarno. "Estamos contatando com outras equipes para que o Gustavo possa correr o Mundial e isto deverá estar definido brevemente", encerra Blun.

O próximo compromisso de Gustavo Lima será daqui a dois finais de semana, no Maranhão. Ele estará em Imperatriz buscando conquistar vaga pela primeira vez na final da Seletiva Petrobras.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Yurik Carvalho ampliou vantagem na tabela da Granja


No último sábado o piloto Yurik Carvalho (Splash Bar / Birel / AMF Kart Parts), da classe Júnior Menor, disputou a prova da sexta etapa da Copa São Paulo de Kart, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia - SP.

Junto à equipe Camargo Racing o piloto de 12 anos aproveitou-se da programação desta etapa para dar prosseguimento aos ajustes de seu equipamento para o Campeonato Brasileiro que tem sua realização prevista para o próximo mês, no Kartódromo de Interlagos.

Na pista da Granja, junto aos técnicos da Birel Sudam, Tibola Competições da própria Camargo Racing Yurik fez vários testes e, mesmo com os novos horários de tomadas de tempo o piloto conseguiu desenvolver um bom trabalho ao longo dos treinos.

A tomada de tempos foi disputada no início da noite de sexta-feira. Com uma condição de pista completamente diferente da que seria encontrada na corrida, Carvalho conseguiu ainda o tempo de 52s084, marca que lhe garantiu o direito de largar da sétima posição no grid de largada.

Para o sábado ficou reservada apenas a realização da corrida propriamente dita. Após uma boa largada, Yurik pulou para a terceira posição, atrás apenas de Rafael Martins e Felipe Ortiz. Os três andaram próximos nas primeiras voltas, mas na segunda metade da prova o kart de Yurik não mais acompanhava o rendimento dos dois. Assim, como já havia aberto considerável vantagem para o quarto colocado, o piloto do Splash Bar confortou-se no terceiro posto e levou seu kart sem ameaças até a bandeirada final. Martins venceu.

Este final de semana foi muito bom porque passamos muitas coisas para o Brasileiro. Não gostei do novo horário da tomada de tempos. Nos classificamos de noite e corremos no começo da tarde, na hora mais quente do dia. Na prova, consegui fazer uma boa largada e, da metade para frente, meu kart não acompanhava o dos meninos. Achei melhor me manter em terceiro e somar estes importantes pontos para o Campeonato”, explicou o garoto de 12 anos.

Após as seis primeiras corridas da temporada Yurik é mais líder que nunca da Copa São Paulo de Kart. Ele ocupa a primeira colocação com 106 pontos seguido por Felipe Ortiz, com 92; Rafael Martins, 85; Gabriel Sereia, 82 e Igor Mello, 77.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

terça-feira, junho 21, 2011

Guilherme Peixoto fez linda corrida de recuperação na Granja Viana


Guilherme Peixoto (99) e Fernando Barros

Piloto recuperou 13 posições durante a corrida

O último sábado (18) foi, assim como na última etapa do Light, um bom dia de competições para o paulista Guilherme Peixoto (ZTE | Zero-X | Enigma | Bn Coach), que compete na categoria Cadete na Copa São Paulo Granja Viana. Ainda que o resultado final não tenha refletido seu bom desempenho, o piloto da Enigma Racing mostrou excelente poder de recuperação e foi um dos destaques em sua categoria.

Na primeira corrida do dia, uma prova classificatória, Guilherme Peixoto terminou em 2º lugar, mas na pesagem obrigatória foi constatada a falta de peso, cerca de 300 gramas, o que fez com que o piloto fosse obrigado a largar da 30ª e última posição na corrida final. "O kart do Guilherme leva muito peso para atingir o mínimo permitido. E, devido à vibração, perdemos um dos lastros com a quebra de uma parte do banco", explica Wesley, chefe da equipe Enigma Racing.

Na corrida final Guilherme Peixoto teve bela atuação e, depois de partir da 30ª colocação, superou 13 adversários para receber a bandeirada em 17º. O resultado, portanto, não retratou o excelente desempenho do jovem piloto apoiado pela ZTE, Zero-X, Enigma e Bn Coach. "Em termos de resultados não foi o que todos desejávamos, mas o Guilherme mostrou excelente poder de recuperação e, além disso, aprendeu muito hoje. E isto será muito importante nas próximas corridas", diz Beto Nini, instrutor de Guilherme Peixoto.

"Teria sido muito interessante ver o Gui e o Nando largando entre os seis primeiros, mas hoje não foi um dia bom para nossos cadetes", emenda Nini, referindo-se também a Fernando Barros, que igualmente integra a Enigma Racing. "O Nando estava entre os seis primeiros na largada, mas nas tentativas de ultrapassagens recebeu um toque e acabou perdendo muitas posições", completa. Fernando Barros terminou a etapa em 11º.

A partir desta semana Guilherme Peixoto e Fernando Barros entrarão em um ritmo intenso de treinamentos com seu "coach" Beto Nini. O objetivo é fazer um bom Campeonato Brasileiro, que será realizado em Interlagos (SP) entre 11 e 16 de julho.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

segunda-feira, junho 20, 2011

Sexta etapa da Copa São Paulo recebe 282 karts em 14 categorias


Pró 500

Estreia da Rotax foi destaque na etapa disputada no último sábado

O Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu a sexta etapa da Copa São Paulo com número de 282 karts inscritos nas 14 categorias. A prova do último final de semana foi marcada pela estreia da categoria Rotax, que premia o vencedor com uma vaga nas Olimpíadas de Kart, marcada para novembro, nos Emirados Árabes.

"A estreia da Rotax coloca o Brasil de vez no calendário das principais categorias do kart mundial. A chegada da categoria ao país permitirá que nossos talentos disputem provas com os melhores kartistas do mundo", diz Felipe Giaffone, piloto bicampeão da Fórmula Truck e promotor da Copa SP de Kart Granja Viana.

Na Rotax Max, a vitória ficou com Felipe Guimarães, seguido por Alberto Catucci em segundo e Gustavo Myasava em terceiro. Na Rotax Junior, o vencedor foi Gaetano di Mauro, seguido por Gustavo Lima e Leo Gimenes. Na executive, o vencedor foi Fernando Guzzi, com André Matinha em segundo e Wagner Koga em terceiro. O vencedor da Mirim foi Paulo Coelho. Leonardo Reis ficou em segundo e Luis Rosate, em terceiro.

Na Super Cadete, quem subiu ao andar mais alto do pódio foi Yanni Fontana, seguido por Luiz Felipe Branquinho e Pedro Cardoso em terceiro. Na Junior, Vitor Baptista recebeu a bandeirada na primeira posição, com Matheus Jacques em segundo e Leo Gimenes em terceiro.

Na categoria Shifter, a vitória ficou com Dennis Dirani, com Danilo Dirani em segundo e Bruno Grigatti em terceiro. Na Cadete, o vencedor foi Murilo Della Coletta, seguido por Felipe Drugovitch e Caio Collet.

A Junior Menor teve como vencedor Rafael Martins, com Felipe Ortiz em segundo e Yurik Carvalho em terceiro. Na Super F4, o vencedor foi Lucas Finger, seguido por Oscar Alves e Nelsinho Stanisci. A Sênior/Super Sênior teve Fernando Guzzi em primeiro, Ernandes Onassis em segundo e Ricardo Thomazi em terceiro.

Alan Massaini venceu na Stock 125, com a dupla Cattucci/Girotto em segundo e João Cunha em terceiro. Olin Galli venceu na Sudam/Graduados, com Gustavo Myassava em segundo e Felipe Guimarães em terceiro. Na Shifter Junior, Lukas Moraes recebeu a bandeirada em primeiro, seguido por Maurício Gallinari Jr. E Gaetano di Mauro.

Na Pró 500, a vitória ficou com a dupla da equipe MV Racing, seguida pelo duo Fleury/J. Carlos em segundo e o duo da MV Racing/Stop Aço em terceiro.

Os interessados em competir na Rotax, poderão alugar seus motores a partir da próxima etapa da competição, marcada para o dia 6 de agosto, no Kartódromo Granja Viana.

Fonte: RF1 Jornalismo Ltda
Foto: Bruno Terena/RF1

Ascurra recebe Copa SC de Automobilismo e TCC - Turismo Clássico Catarinense


No próximo fim de semana, dias 25 e 26 de junho, o Autódromo Max Mohr, em Ascurra (SC), receberá a 2ª etapa da Copa Santa Catarina de Automobilismo, certame que reúne as categorias Mini Fórmula Tubular A e B, Marcas N e B, Stock Car e Fusca / Gaiola.

Além da Copa SC de Automobilismo, acontece também a segunda etapa da TCC, a Turismo Clássico Catarinense, categoria que reúne os carros "fora de fabricação" para acelerar na pista de terra em Ascurra.

Pedro Cardoso garantiu título da 1ª fase da Granja Viana por antecipação


Sorte ajudou e brasiliense manteve liderança na Super Cadete

Foi, definitivamente, um sábado (18) de sorte para o brasiliense Pedro Cardoso (Omnicom | CCE Info | Lexmark | Sabiá Racing | Kart Mini | RBC). Participando da 6ª etapa da Copa São Paulo, disputada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), Cardoso encerrou a prova como líder e com sua vaga para a fase decisiva devidamente garantida.

No entanto, ao contrário do que pode parecer, o sábado não foi um dia fácil para o jovem piloto da Super Cadete. Cardoso teve sérios problemas com o rendimento de seu motor e ficou com o 10º lugar no grid de largada. Pior do que isso foi a diferença que o separou do pole position, cerca de um segundo e meio. "A equipe trocou o carburador, apostando que resolveria, mas não resolveu", lembra Sérgio Cardoso, pai de Pedro.

Sem um bom rendimento, Pedro Cardoso conseguiu, "na manha", conquistar algumas posições e finalizou a corrida na 6ª posição. Foi aí que a sorte de Pedro Cardoso - e a falta dela para alguns adversários - apareceu. Um de seus principais concorrentes acabou desclassificado, enquanto que outros dois sofreram punições por queima de largada.

Com isto, Pedro Cardoso (Omnicom | CCE Info | Lexmark | Sabiá Racing | Kart Mini | RBC) ganhou três posições e terminou a corrida em terceiro, garantindo a manutenção da liderança e uma vaga aos play-offs decisivos da Copa São Paulo com uma etapa de antecipação. "Foi coisa de maluco este sábado", brinca Pedro Cardoso. "Foi muita sorte mesmo ter sido terceiro neste sábado. Graças a Deus consegui terminar a etapa na liderança e com a vaga garantida nos play-offs", vibra o piloto.

Além da liderança e da vaga Pedro Cardoso conquistou também de forma antecipada o título de campeão da primeira fase, já que mesmo que ele não pontue ou não participe da última etapa, não poderá mais ser alcançado por seus concorrentes.

Agora o piloto, que integra a Sabiá Racing, equipe comandada pelo preparador Sabiá, já poderá se preparar para o Campeonato Brasileiro de uma forma mais tranquila. "Com a classificação para a fase decisiva já garantida, podemos nos dedicar ainda mais aos aprontos para o Brasileiro sem nos preocuparmos com a Granja", finaliza Sérgio Cardoso.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

domingo, junho 19, 2011

Copa Petrobras de Marcas: Chevrolet domina abertura do campeonato brasileiro


Átila Abreu

Valdeno Brito (Astra) vence a primeira com melhor volta. Thiago Camilo (Astra) vence a segunda e Átila Abreu (Astra) faz a volta mais rápida

A Chevrolet começou dominando a Copa Petrobras de Marcas. Na primeira rodada dupla disputada no final de semana (18 e 19/6) no veloz circuito de Tarumã, em Viamão (RS), o modelo Astra largou da pole position com o paraibano Valdeno Brito (Cimed), que venceu a primeira prova com a volta mais rápida, e venceu a segunda corrida com o paulista Thiago Camilo (Carlos Alves Competition), enquanto o sorocabano Átila Abreu (Pionner/Zinco/OTG/Sorocred) estabeleceu a volta mais rápida.

Com o resultado das duas primeiras etapas, a marca Chevrolet lidera o certame de Marcas com 32 pontos, seguido da Honda com a mesma pontuação. A Ford está em terceiro com 28 pontos. Entre os pilotos, Daniel Serra (Honda Civic) lidera com 40 pontos, seguido de Thiago Camilo (Chevrolet Astra) com 34 e Thiago Marques (Chevrolet Astra) e Alceu Feldmann (Honda Civic) empatados em terceiro com 28 pontos.

"Apesar de ser a estreia, o campeonato começou muito bem. Fico feliz em estar andando com o Astra, que já se mostrou competitivo logo de cara. A pole, as duas vitórias e duas voltas mais rápidas, inclusive a minha, mostram que o modelo da Chevrolet é o carro a ser batido", opina Átila Abreu, vice-líder da Stock Car e que fez sua primeira corrida com carro de tração dianteira.

A AMG Motorsport, equipe oficial da Chevrolet, conseguiu um terceiro e um quinto lugares através do paranaense Thiago Marques (Navegador 4 Rodas). Átila Abreu recebeu a bandeirada da primeira corrida em terceiro, mas em virtude de um toque com um concorrente largou em 12º posto na segunda prova. Na conclusão da rodada dupla o piloto apoiado por Pionner/ Zinco/ OTG/ Sorocred estabeleceu a volta mais rápida, mas foi obrigado a abandonar quando estava progredindo e já ocupava o oitavo posto ainda na oitava volta.

"Não foi o melhor final de semana para mim, mas as perspectivas são muito boas. A minha volta mais rápida e a terceira colocação do Thiago (Marques) mostram que nosso time está competitivo. Vamos aperfeiçoar nosso equipamento na oficina e na próxima estaremos ainda melhor", acredita Átila Abreu. A próxima etapa do campeonato que reúne as marcas Chevrolet, Honda, Ford e Toyota, acontece no dia 17 de julho no Autódromo de Interlagos (SP).

Inspirado no WTCC - World Touring Car Championship, a Copa Petrobras de Marcas reúne sedãs médios de tração dianteira, das marcas Chevrolet, Honda, Ford e Toyota, com carroceria original dos modelos Astra, Civic, Focus e Corolla, respectivamente. Todos utilizarão motores Berta de quatro cilindros aspirados, com 280 cavalos de potência, diferencial e câmbio inglês XTrack, sequencial de seis marchas. As rodas são OZ Racing 11x18 polegadas calçadas com pneus Pirelli PZero, discos de freio Fremax com pastilhas Ecopads. O peso mínimo é de 1.030 quilos.

O resultado da prova de abertura do Brasileiro de Marcas ficou assim:

1) Valdeno Brito, Chevrolet Astra (Mico’s Racing), 22 voltas em 30min40s727;
2) Daniel Serra, Honda Civic (Serra Motorsport), a 3s427;
3) Thiago Marques, Chevrolet Astra (AMG Motorsport), a 12s057;
4) Alceu Feldmann, Honda Civic (FullTime Sports), a 13s183;
5) Fabio Carbone, Honda Civic (FullTime Sports), a 13s821;
6) José Cordova, Ford Focus (Amir Nasr), a 18s538;
7) Thiago Camilo, Chevrolet Astra (Carlos Alves), a 19s204;
8) Rodrigo Miguel, Corolla (Bassani Marcas), a 20s350;
9) Gustavo Martins, Ford Focus (Amir Nasr), a 20s677;
10) Galid Osman, Chevrolet Astra (Carlos Alves), a 21s830;
11) Juliano Moro, Honda Civic (Auto Racing), a 22s741;
12) Átila Abreu, Chevrolet Astra (AMG Motorsport), a 31s322;
13) Carlos Eduardo Padovan, Honda Civic (Serra Motorsport), a 1min20s9922;
14) Wellington Justino, Chevrolet Astra (Mico’s Racing), a 9 voltas;
15) William Freire, Corolla (Bassani Marcas), a 7 voltas;
16) Duda Pamplona, Ford Focus (ProGP), a 15 voltas;
17) Cristiano ‘Triguinho’ Almeida, Honda Civic (Auto Racing), a 15 voltas;
18) Sérgio Jimenez, Corolla (Bassani Racing), a 21 voltas;
19) Denis Navarro, Corolla (Bassani Racing), a 21 voltas;
20) Fábio Fogaça, Ford Focus (ProGP), não largou.

Resultado da segunda prova do Brasileiro de Marcas:

1) Thiago Camilo, Chevrolet Astra (Carlos Alves), 23 voltas em 27min21s583;
2) Daniel Serra, Honda Civic (Serra Motorsport), a 3s815;
3) Rodrigo Miguel, Corolla (Bassani Marcas), 16s545;
4) Alceu Feldmann, Honda Civic (FullTime Sports), a 17s415;
5) Thiago Marques, Chevrolet Astra (AMG Motorsport), a 17s732;
6) Fabio Carbone, Honda Civic (FullTime Sports), a 18s950;
7) Galid Osman, Chevrolet Astra (Carlos Alves), a 19s380;
8) Wellington Justino, Chevrolet Astra (Mico’s Racing), a 22s185;
9) Sérgio Jimenez, Corolla (Bassani Racing), a 38s250;
10) José Cordova, Ford Focus (Amir Nasr), a 42s061;
11) Wilson Pinheiro, Ford Focus (Amir Nasr), a 44s199;
120) Anderson Toso, Ford Focus (ProGP), a 54s001;
13) Carlos Eduardo Padovan, Honda Civic (Serra Motorsport), a 1min06s492;
14) Juliano Moro, Honda Civic (Auto Racing), a 14 voltas;
15) Átila Abreu, Chevrolet Astra (AMG Motorsport), a 15 voltas;
16) Cristiano ‘Triguinho’ Almeida, Honda Civic (Auto Racing), a 20 voltas;
17) William Freire, Corolla (Bassani Marcas), a 22 voltas;
18) Valdeno Brito, Chevrolet Astra (Mico’s Racing), a 23 voltas;
19) Duda Pamplona, Ford Focus (ProGP), não largou;
20) Denis Navarro, Corolla (Bassani Racing), não largou.

Pontuação de Pilotos na Copa Petrobras de Marcas depois de duas etapas:

1) Daniel Serra, Honda Civic (Serra Motorsport), 40 pontos;
2) Thiago Camilo, Chevrolet Astra (Carlos Alves), 34;
3) Thiago Marques, Chevrolet Astra (AMG Motorsport), 28;
4) Alceu Feldmann, Honda Civic (FullTime Sports), 28;
5) Valdeno Brito, Chevrolet Astra (Mico’s Racing), a 25;
6) Rodrigo Miguel, Corolla (Bassani Marcas), 24;
7) Fabio Carbone, Honda Civic (FullTime Sports), 22;
8) José Cordova, Ford Focus (Amir Nasr), 16;
9) Galid Osman, Chevrolet Astra (Carlos Alves), 15;
10) Gustavo Martins/Wilson Pinheiro, Ford Focus (Amir Nasr), 12;
11) Wellington Justino, Chevrolet Astra (Mico’s Racing), 10;
12) Sérgio Jimenez, Corolla (Bassani Racing), 7;
13) Carlos Eduardo Padovan, Honda Civic (Serra Motorsport), 6;
14) Juliano Moro, Honda Civic (Auto Racing), 5;
15) Átila Abreu, Chevrolet Astra (AMG Motorsport), 4;
15) Anderson Toso, Ford Focus (ProGP), 4 pontos.

Pontuação de Marcas:

1) Chevrolet, 32 pontos;
2) Honda, 32 pontos;
3) Ford, 28 pontos.

Fonte: Mastermidia

Lucas Foresti volta ao pódio e se isola na vice-liderança do Britânico de F-3


Com um segundo e um oitavo lugar nas provas de hoje piloto já soma 109 pontos Campeonato

Depois da contundente vitória conquistada neste sábado o piloto brasileiro Lucas Foresti (RADIEX) voltou ao Autódromo de Brands Hatch neste domingo para as disputas das corridas 11 e 12 do Campeonato Britânico de F-3.

Pelo sorteio realizado após a corrida de ontem, que determinaria a partir de qual piloto haveria inversão no grid de largada de corrida dois, Foresti sorteou a bola de número 10 e, com isso, partiu na primeira corrida deste domingo na décima posição.

Com a normal dificuldade de ultrapassagem da F-3 somada às difíceis condições de pista e condições climáticas Foresti não conseguiu muito progresso nesta corrida e, mesmo com todo o seu arrojo, o brasiliense conseguiu superar somente dois adversários. Deste modo, na prova que teve a duração de 20 minutos, Lucas voltou a zona de pontuação terminando a corrida no oitavo lugar. Seu companheiro de equipe, Harry Tincknell venceu a corrida.

A mais longa e última bateria do final de semana de Brands Hatch ainda estava por vir. Com 40 minutos de duração a prova três sempre é a mais esperada do final de semana e, quase sempre, a mais difícil da rodada. Somando-se a este histórico novamente a chuva participou ativamente no resultado da prova. Logo depois da prova uma forte caiu sobre a região do autódromo fazendo com que as equipes revissem todos os seus ajustes para a corrida. Porém, a poucos minutos da largada, a pista permanecia molhada, mas sem chuva. Assim, Lucas e os técnicos da equipe Fortec Motorsport optaram por colocar em seu carro um acerto quase que para pista seca, porém, utilizando os pneus de chuva. No começo da prova a estratégia até que deu certo e Foresti conseguiu superar três adversários, pulando para o segundo lugar. Porém, começou novamente a chover forte e, deste modo, o carro de Lucas passou a não mais apresentar o mesmo bom rendimento de antes. Mesmo assim, determinado em conseguir uma boa colocação, Lucas conseguiu se manter na pista com grande dificuldade de aderência e terminou a corrida na segunda posição.

Pela sua excelente atuação no final de semana, que contou com a vitória na corrida de ontem, o segundo lugar na terceira corrida e o oitavo posto na prova de número 2, Lucas recebeu o troféu “Driver of the weekend”, que em português significa “Piloto do final de semana”. Foresti já havia recebido este troféu nas corridas de Snetterton, segunda rodada do ano, e mais uma vez conseguiu se destacar perante todos os demais.

Após as 12 corridas já realizadas do Britânico de F-3 Foresti ocupa, agora de forma isolada, a segunda posição no Campeonato, com 109 pontos. A liderança é do também brasileiro Luis Felipe Nasr. O colombiano Carlos Huertas é o terceiro.

Tivemos um final de semana muito bom aqui em Brands Hatch. As condições climáticas tiveram função determinante nesta rodada e tenho que agradecer muito ao meu time pelo carro extremamente competitivo que eles conseguiram preparar para mim. Na pista, procurei dar o meu máximo e a conquista do troféu de melhor do final de semana me indica que consegui isto. Nossa categoria é extremamente competitiva e, para estar na briga pelo campeonato, temos que pontuar em todas as corridas. Tenho procurado fazer isto e, com certeza, quero muito ser campeão”, encerrou o representante da RADIEX.

As informações sobre competições, resultados, agenda, notícias e galerias de fotos da carreira de Lucas Foresti podem ser acessadas através da página do piloto na internet. Lá também é possível fazer contato com Foresti por meio de seu mural de recados, acesse: www.lucasforesti.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Jakob Ebray - Divulgação

sábado, junho 18, 2011

Vídeo: programa Velocidade, do dia 18 de junho

Super Kart GP divulga regulamento e programação oficial. Prova oferece premiação de R$ 40 mil


Organizadores esperam repetir sucesso da 1ª edição, quando 38 karts competiram

Os organizadores da segunda edição do Super Kart GP, que oferece premiação de R$ 40 mil e será realizado no Autódromo Internacional de Goiânia (GO) no dia 9 de julho, divulgaram nesta sexta-feira (17) duas importantes informações para os interessados em disputar a competição.

A primeira delas trata da programação oficial, que começará às 10 horas da manhã de sábado (9) com os treinos livres. A agenda segue com o sorteio dos motores, briefing, aquecimentos, tomadas de tempo 1 e 2 e as duas corridas de 40 minutos cada, seguidas pela premiação. Cada uma das atividades de pista, a partir dos aquecimentos, valerá pontos às equipes, que poderão competir com um ou dois pilotos em cada kart.

Outra informação, ainda mais importante, é o regulamento da competição, que prevê, por exemplo, que os motores serão fornecidos em regime de sorteio pela mineira RBC Preparações, conceituada empresa do segmento. Outros itens regulamentados neste documento tratam das carenagens dos karts, pneus - um jogo da marca MG tarja vermelha -, troca de pilotos nas corridas e pontuação progressiva a cada atividade, dentre outros.

As largadas serão no estilo "Le Mans" em uma pista com extensão de dois quilômetros e doze metros de largura, cortadas por duas chicanes em cada reta. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas diretamente na Federação Goiana de Automobilismo pelo telefone (62) 3223.3150, das 14 às 18 horas, ao custo de R$ 2.500,00, valor onde estão incluídas taxa de inscrição, aluguel de motor, um jogo de pneus e combustível.

Disputada em 2009, a primeira edição teve 38 karts e estrelas do porte de Felipe Fraga, André Nicastro, Ruben Carrapatoso, Valdeno Brito, Giuseppe Vecci, Sérgio Jimenez, José Maria Reis, Felipe Guimarães e Felipe Nasr, sucesso que Veberlei Gonçalves, um dos organizadores espera repetir em 2011. "As equipes já estão sendo montadas e já temos cerca de 25 karts inscritos", alerta Veberlei. "Esperamos superar a edição de 2009, tanto em número de inscritos quanto em relação ao sucesso que tivemos", emenda.

A premiação de R$ 40 mil será dividida entre as oito equipes melhor colocadas após a soma dos pontos de todas as atividades. O time vencedor receberá R$ 12 mil, o segundo terá direito a R$ 8 mil, o terceiro R$ 5 mil e, do 4º ao 8º, cada time ganhará R$ 3 mil.

A programação oficial, bem como o regulamento estão disponíveis no portal Kart Motor.com.br, através da seção Regulamentos, e podem também ser solicitados pelo e-mail veberlei@gmail.com ou pelo telefone (62) 8527.6228.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Copa Classic: Niltão Amaral e Leonardo Tumelero avaliam positivamente o 3º lugar em Tarumã




A dupla de pilotos gaúchos Niltão Amaral/Leonardo Tumelero avaliou positivamente o saldo da 3ª etapa da Copa Classic RS, ocorrida no último domingo (12) em Tarumã

O Passat Canhão #8, como é conhecido o carro, ganhou visual novo, acrescentando spoiler e aerofólio aos pneus slicks, os quais já haviam sido introduzidos no início desta temporada, fazendo com que o carro migre para a categoria Força Livre.

Um problema desportivo na classificação fez com que a posição de largada fosse apenas o 10º posto. Mas, devido ao excelente acerto de suspensão do carro, ao completar a primeira volta da 1ª bateria Niltão Amaral já era quarto colocado, passando a uma perseguição ao Opala 6 cilindros de Rodyvan Möller, que acabou tendo problemas, fazendo com que o Passat completasse em 3º, bateria vencida pelo Fusca #31 dos Fontes, seguido do Opala #43 de Zé Vitor.

Já na 2ª bateria Leonardo Tumelero travou excelentes pegas, chegando a ameaçar os líderes, seguindo-os de perto durante um trecho da prova, porém, após o safety car, o carro teve problemas de perda de rendimento, fazendo com que cruzasse a linha de chegada em 6º.

Na soma das baterias, porém, foi garantida a 3ª colocação, tanto na classificação geral quanto na Força Livre. A volta mais rápida do carro foi de 1:19s9 para percorrer os 3016 metros do autódromo de Viamão.

"O carro está com um excelente acerto de chão, os pneus slicks e a aerodinâmica permitem com que se contorne as curvas 1, 2 e 9 de Tarumã de forma muito rápida, o que é o segredo de uma boa volta naquele traçado. O motor 1.8 é bom, porém, devido à força dos outros carros da categoria, precisamos de mais potência para as partes altas", disse Niltão.

Devido ao panorama do campeonato, o 3º lugar foi considerado um bom resultado, já que os 12 pontos obtidos garantiram que a dupla ficasse em 2º lugar, empatada com Moisés Rosemberg (Puma #73).

Agora a equipe Sabiá/MK trabalha para a próxima etapa, a ser realizada no dia 06 de agosto, no Velopark.

Texto e fotos: Divulgação/Copa Classic RS

quinta-feira, junho 16, 2011

Velocidade em Pista de Terra: Festa foi em São Sepé


Cidade de São Sepé recebeu pela primeira vez etapa do Gaúcho

No belo domingo a cidade de São Sepé recebeu pela primeira vez uma etapa do Campeonato Gaúcho de Automobilismo em Pista de Terra. O autódromo, situado nas dependências do CTG Índio Sepé, foi construído em 2010 e havia recebido apenas provas do regional da cidade, promovido pelo Automóvel Clube da Cidade de São Sepé.

Um grande público assistiu as três baterias das categorias Turismo 1600 e Mini Fórmula Tubular, válidas pela 2ª etapa do Campeonato Gaúcho.

Quem se deu melhor na classe A da Mini Fórmula Tubular foi o caxiense Ricardo Pasquali (MFT #131). Já na classe B, vitória de Gustavo Beuren. Na Turismo 1600, vitória de Maikon Dienstmann (VW Gol #99).

O Campeonato Gaúcho de Automobilismo em pista de terra continua no próximo dia 24 de julho, em Encruzilhada do Sul.

Abaixo o resultado das provas de domingo em São Sepé:

Mini Fórmula Tubular A
1. 131 Ricardo Pasquali - Caxias do Sul
2. 3 Clóvis Schoereder - Imbé
3. 57 Noli Ferreira - Gravataí
4. 47 Sérgio Rocha - Porto Alegre
5. 77 Eder Azevedo - Gravataí
6. 5 Joel Schmidt - Canoas

Mini Fórmula Tubular B
1. 22 Gustavo Beuren - Lajeado
2. 20 Rodrigo Medina - Porto Alegre
3. 100 Carmelo Garay - Porto Alegre
4. 9 Marcos Rambor - Triunfo
5. 70 Adenor Andrade - Gravataí
6. 48 Rodrigo Thorman / Anderson Rocha - Porto Alegre
7. 197 Luiz Fernando de Vargas - Caxias do Sul
8. 95 Fabiano Benelli - Canoas

Turismo 1600
1. 99 Maiko Dienstimann - VW Gol - Sapiranga
2. 11 João Vicente Dotto - VW Gol - São Sepé
3. 77 Daniel Elias - Celta - Nova Hartz
4. 17 Marcelo Barcelos - VW Gol - Caçapava do Sul
5. 38 Ciro Vicente - VW Gol - Caçapava do Sul
6. 197 Luiz Sérgio Sena Jr. - VW Gol - Caxias do Sul
7. 244 Luciano Villa - VW Gol - Santa Maria
8. 30 Gilberto Menin - VW Gol - São Sepé
9. 299 Sandro Castilhos/ Carlos Bastos - VW Gol - Gramado
10. 33 Erielton Leão - VW Gol - Caçapava do Sul

Texto: Erlon Radl - Federação Gaúcha de Automobilismo
Foto: Mauro Koch

quarta-feira, junho 15, 2011

João Pedro Custódio fechou 14º Sul-Brasileiro com balanço positivo


Geovane, João Pedro, Miguel e Chapinha

Ponto alto na decisão foi a dupla ultrapassagem por fora na Super Cadete

Mais uma edição do Campeonato Sul-Brasileiro - a 14ª - foi encerrada, desta vez em Florianópolis (SC), onde cerca de 50 pilotos disputaram a terceira e última etapa da temporada entre os dias 9 e 12 de junho. Esperançoso de repetir 2009, quando venceu na Mirim, o goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Governo de Goiás - AGEL | Diário da Manhã | DMTV | Centro-Oeste Comunicação | Ford-Navesa | Kart Mini | Sport Wear by ULV) chegou à capital catarinense buscando o título na Cadete e Super Cadete.

Animado por sua ótima atuação na Copa Codasur uma semana antes, Custódio fez bons treinos com motores próprios na Cadete na quinta-feira. "Muito nos estranhou termos que usar motores nossos, quando o regulamento estabelece que devem ser usados os fornecidos pela organização desde o primeiro dia", questiona Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.

Os bons treinos da Cadete se repetiram na Super Cadete e João Pedro Custódio estava pronto para, após os bons aprontos de sexta, lutar pelas poles, vitórias e títulos. No entanto, no aquecimento da Cadete e após o resorteio de motores, Custódio recebeu um com desempenho muito fraco e não pôde fazer boa tomada de tempos, "tomando" mais de um segundo do pole. Uma nova troca fez com que João Pedro voltasse a ser competitivo e, nas duas baterias, ele lutou pela vitória, sendo o autor da volta mais rápidas em ambas.

Na Super Cadete, depois de largar em segundo, fez ótima primeira bateria e melhor volta da prova, terminando em segundo, a milésimos do primeiro colocado. Entretanto, toques seguidos dados por um dos concorrentes o tiraram matematicamente da disputa pelo título ainda nesta bateria. Na segunda bateria Custódio repetiu a melhor volta e novamente recebeu forte toque do mesmo adversário. "Entrei com recursos junto aos Comissários Desportivos, que indeferiram o primeiro e deferiram o segundo", lembra Geovane Gonçalves. "O deferimento, porém, não alterou o resultado final do campeonato", continua.

Um dos principais momentos de João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação | Governo de Goiás - AGEL | Diário da Manhã | DMTV | Centro-Oeste Comunicação | Ford-Navesa | Kart Mini | Sport Wear by ULV) na decisão do Sul-Brasileiro foi uma ultrapassagem sobre dois adversários em uma curva de alta velocidade, por fora, na Super Cadete. "Ele pulou de terceiro para primeiro em uma ultrapassagem em que mostrou muita destreza e coragem", atesta Miguel de Oliveira, seu treinador e chefe de equipe.

Ao fim das três etapas disputadas - Curitiba, Velopark e Florianópolis - Custódio terminou o Sul-Brasileiro em 3º na Super Cadete após ter vencido a primeira bateria da primeira etapa, e em 4º na Cadete depois de conquistar resultados sempre entre os três primeiros colocados.

"Foram duas belas campanhas e temos que agradecer ao César Mittag e sua equipe pelo ótimo motor e atendimento que recebemos do valoroso preparador gaúcho e seu filho Samuel na Super Cadete", sublinha Gonçalves. "E lembrar o sempre excelente trabalho do Miguel de Oliveira e da equipe MO, que acertaram muito bem os chassis Kart Mini que o João Pedro usou durante o Sul-Brasileiro", finaliza.

O próximo compromisso de Custódio será o Campeonato Brasileiro, em julho, em Interlagos, e até lá o piloto e a equipe focarão seus trabalhos nos treinos em Goiânia (GO).

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Idalício Umpierre | IR Criações

Programa Competição, do dia 10 de junho





Sette Câmara volta à Granja Viana de olho no Brasileiro


Após conquistar um lugar no pódio da Copa Codasur de Kart, antigo Campeonato Sul-Americano, o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil/Tear Têxtil/Autokorea – Hyundai), da categoria Júnior Menor, está de malas prontas para mais um desafio fora de Belo Horizonte.

Neste sábado, dia 18, no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia - SP, Serginho irá competir pela sexta vez na temporada na Copa São Paulo de Kart. O evento, que em 2011 tornou-se a principal competição regional do Brasil, tem reunido cerca de 250 pilotos em cada etapa e, por isso, se transformou no principal objetivo de competidores e equipes de todo o país.

Tendo feito até agora um campeonato de altos e baixos, Sette Câmara já chegou a liderar corridas, brigar pelas pole positions e fazer belas corridas de recuperação. Porém, em termos de resultado, a vitória ainda não se concretizou e, por isso mesmo, o garoto de 13 anos está se dedicando bastante na preparação para esta etapa.

Com o apoio técnico da equipe Camargo Racing, chassis da Techspeed e motores sob a responsabilidade da RBC Preparações, o piloto desembarcará em São Paulo esta noite. Nesta quinta e sexta-feira o representante do Banco Mercantil do Brasil irá participar de quatro sessões de treinos livres onde terá como principal objetivo se familiarizar com o traçado e, acima de tudo, deixar o equipamento com um “setup” ideal para que ele possa brigar pela primeira vitória do ano.

Este ano já fizemos cinco corridas na Granja, estivemos muito rápidos em algumas delas mas, por problemas muitas vezes alheios à nossa vontade, os resultados acabaram não acontecendo. Estou muito focado em minha preparação e espero, realmente, conquistar neste sábado a minha primeira vitória do ano em São Paulo”, declarou o piloto.

Todas as atividades oficiais desta sexta etapa da Copa São Paulo serão realizadas no sábado. A tomada de tempos terá vez no início da tarde e, a corrida, tem sua largada prevista para às 13h40.

Para acompanhar todas as atividades de Serginho Sette Câmara bem como sua agenda de competições, notícias, galerias de imagens e deixar um recado em seu blog basta acessar a página do piloto na internet. O endereço é www.sergiosettecamara.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick - Divulgação

FMA e RBC anunciam detalhes do Open do Brasileiro


Pilotos terão a última competição para se preparar antes do Brasileiro

Com a proximidade do Campeonato Brasileiro de Kart, pilotos e equipes de todas as partes do país buscam nas praças onde será realizada a competição nacional uma forma de conhecer o traçado, testar os equipamentos e treinar.

Já se tornou tradição no kartismo as pistas sedes do Brasileiro realizarem, às vésperas do nacional, as competições denominadas “Open”. Esta palavra da língua inglesa, neste contexto, quer dizer competição aberta para pilotos de outros estados.

Neste espírito a Federação Mineira de Automobilismo - FMA e o Kartódromo RBC Racing irão realizar no próximo dia dois de julho o OPEN MINAS DE KART. Porém, diferente do que aconteceu nos anos anteriores, na mesma data o Kartódromo irá receber a última etapa da Fórmula Minas de Kart.

Assim, para criar uma possibilidade ainda maior dos atletas de fora se prepararem para o Brasileiro, ao se inscrever para a corrida da F-Minas os pilotos terão a completa isenção da taxa de inscrição para o Open. Assim, em duas corridas completamente distintas, os pilotos terão a possibilidade de competir por duas vezes em um único dia.

Vale lembrar que em ambas as competições os pilotos deverão utilizar motores próprios, karts próprios e todas as especificações técnicas serão semelhantes às adotadas no regulamento do Campeonato Brasileiro de Kart. A exceção a esta regra será apenas para a categoria Cadete, que utilizará motores sorteados.

Nos dias anteriores ao evento, o Kartódromo RBC Racing terá programação específica de treinos e, após o dia 03, a pista seguirá seu quadro normal de treinos particulares até o dia 14 de julho. Nesta data, então, o RBC Racing será fechado conforme determina o regulamento do Campeonato Brasileiro, podendo, entretanto, receber atividades de karts de aluguel (indoor). Os horários de treinos particulares no RBC Racing podem ser acessados diretamente no site do kartódromo, acessível através do endereço www.rbcracing.com.br.

Inscrições já estão abertas, com desconto até dia 20/06

As inscrições para as duas competições já estão abertas. Os interessados em participar das provas podem baixar o respectivo formulário no site da FMA (www.fma.com.br) ou no site do Kartódromo (www.rbcracing.com.br).

Em ambos os sites e também na página da RBC Preparações (www.rbcpreparacoes.com.br) é possível baixar os regulamentos completos de todas as provas, os horários oficiais, adendos, etc.

Toda a programação oficial do Open Minas e da F-Minas de Kart serão desenvolvidas no sábado, dia dois de julho. As corridas da F-Minas serão realizadas das 11 da manhã à uma e meia da tarde. Já as provas do Open Minas terão seu início às 15h30, com previsão de término para as 17h30.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Brasileiro de Marcas: Thiago Camilo e Galid Osman prontos para a estreia em Tarumã




Os paulistanos Thiago Camilo e Galid Osman, pilotos da Carlos Alves Competition Team, estão prontos e esperando com muita expectativa o início da temporada do Campeonato Brasileiro de Marcas, que tem sua estreia marcada para o próximo domingo (19/06), no Autódromo Internacional de Tarumã (RS).

Os dois Chevrolet Astra que serão utilizados pela dupla paulistana nesta temporada inaugural da nova categoria, estão na fase final de preparação, e seguem viagem nesta quarta-feira (15) para Tarumã, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

O experiente Thiago Camilo, que já correu com um carro similar na categoria TC 2000 argentina, nos conta sua expectativa para a prova do domingo. “Nós treinamos em Curitiba, onde foi o meu primeiro contato com o Astra e com a equipe do Carlão. Embora tenha sido apenas o início dos trabalhos, fiquei muito satisfeito com o time e me dei muito bem com o Carlão. Com relação ao Astra, que tem tração dianteira, não estranhei nada, porque já corri por quatro anos consecutivos na TC 2000 argentina, que tem praticamente os mesmos carros que esses nossos, até com maior potência“, contou Thiago Camilo.

Como os nossos carros são muito estáveis e com menor potência, o trabalho de acerto será mais importante e ao mesmo tempo mais difícil. A pilotagem embora bastante divertida, também exige um estilo diferente. A categoria tem ótimos pilotos, mas estou muito animado e quero lutar pela vitória já nesta primeira prova”, concluiu Thiago Camilo.

Galid Osman, que já pilota pela segunda temporada para Carlão Alves na Copa Montana, relata sua experiência com o Astra da Chevrolet. “Gostei de andar com o Astra em Curitiba, é um carro muito prazeroso de guiar, porém tenho certeza que até o fim desta temporada será melhor ainda, pois as equipes já terão um acerto melhor e um maior conhecimento. É diferente da Montana, este é um carro com tração dianteira, e com mais tecnologia (freios, cambio, etc.). Estranhei muito pouco, já que uma semana antes do treino de Curitiba eu já havia feito um treino com tração dianteira na Argentina“, contou o paulistano.

Gosto muito de trabalhar com o Carlão Alves, e mesmo tendo feito somente um treino ao lado do Thiago Camilo, posso dizer que é um ótimo parceiro de equipe. Além do que ele parece ser um grande acertador de carros, que está sempre em cima tentando melhorar. Estou bastante esperançoso para a etapa de Tarumã. Acredito que vamos ser competitivos”, concluiu Galid.

Para Carlão Alves o titular da equipe, a cada dia a ansiedade vai aumentando e só vai passar mesmo no momento da largada. “Temos trabalhado muito para completar a perfeita montagem dos carros. Como é a primeira prova da temporada, obviamente a ansiedade é maior. Mas estou muito feliz, porque conto com dois ótimos pilotos e estamos representando uma grande marca que é a Chevrolet“, desabafou Carlão.

Participar de um campeonato multimarcas pela primeira vez é um grande desafio, mas acredito no trabalho da minha equipe e no potencial dos meus pilotos. Temos os ingredientes para lutarmos por vitórias“, concluiu Carlão Alves.

A prova de estreia do Campeonato Brasileiro de Marcas terá transmissão ao vivo pela REDETV, a partir da 13hs do domingo.

Fonte: PAULO VALIENGO comunicação e marketing

terça-feira, junho 14, 2011

Eduardo Souto foi destaque na decisão do Sul-Brasileiro e ficou com o vice


Catarinense venceu a primeira bateria da Super Cadete de forma fantástica

O 14º Campeonato Sul-Brasileiro terminou de uma forma bastante positiva para o catarinense Eduardo Souto (JS Prime), ainda que ele não tenha atingido seu principal objetivo. Competidor da Super Cadete, Souto foi destaque na terceira e última etapa da competição, disputada no último final de semana (11 e 12) no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC).

O principal momento do jovem piloto catarinense foi durante uma fantástica primeira bateria. Em uma prova extremamente disputada, Souto deu show e, após muita luta com seus adversários, terminou a corrida em primeiro lugar depois de assumir a liderança na última curva da última volta.

A segunda bateria foi, certa forma, decepcionante, já que Eduardo Souto sofreu uma punição injusta por ter tocado a traseira de outro concorrente. "Era uma curva de alta, que se faz acelerando. Não há como tocar o piloto da frente se os dois permanecem acelerando. O Dudu acabou punido com a perda de uma posição sem ter sido advertido em nenhum momento das duas baterias", reclama Carlos Souto, pai de Eduardo, que, punido, acabou a segunda bateria em terceiro.

A manobra toda acabou atrasando Eduardo Souto, que viu seu principal adversário, Felipe Drugovich, "sumir" na frente. "Penso que se isso não tivesse acontecido o Dudu poderia ter pressionado o Felipe e lutado pela vitória. E quem vencesse entre os dois seria o campeão", lembra Carlos. "O Felipe venceu e, de forma muito merecida, foi o campeão. Queremos, inclusive, parabenizá-lo, e também seu tio Claudio e sua mãe Márcia, pela conquista", emenda.

Vice-campeão - A vitória e o terceiro lugar obtidos em Florianópolis deram a Eduardo Souto (JS Prime) o vice-campeonato Sul-Brasileiro. A campanha vitoriosa começou em Curitiba (PR), na primeira etapa, quando Souto teve problemas de motor e não conseguiu lutar pela vitória, terminando em terceiro no pódio.

Na etapa seguinte, no Velopark (RS), o catarinense venceu a primeira bateria, mas, com problema no chassi, não pôde repetir o resultado na segunda, finalizando em 2º. "Quebramos nosso melhor motor e ficamos, de certa forma, ‘a pé’ em Florianópolis, na decisão. Mas estamos felizes com o resultado, que poderia ter sido melhor, claro. O Dudu se mostrou muito competitivo durante todo o campeonato e mereceu o resultado e as vitórias que conquistou", avalia Carlos Souto. "Queremos agradecer ao Katroque, que preparou nossos motores, e ao Clóvis Calliari, que tem feito muito pelo Dudu e é um dos principais responsáveis pelo ótimo momento que meu filho vive em seu segundo ano no kartismo", finaliza.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Mario Ferreira

Capotagem logo após a largada tira as chances de Mário Diego Broering na Stock Car Opala do Catarinense de Automobilismo


O piloto de Palhoça (SC), Mário Diego Broering, sofreu um violento acidente logo após a largada na 6ª etapa do Catarinense de Velocidade na Terra, realizada no último final de semana no Autódromo “Cavalo de Aço”, em Joaçaba.

Após classificar seu carro na 4ª posição na tomada de tempos, Mário Diego largou forte e estava disputando a 2 ª colocação com o piloto Tito Morestoni, porém um toque o fez capotar de forma violenta e impressionante.

Tínhamos o carro muito bem acertado para a corrida e sabíamos que o rendimento seria melhor, que era possível conquistar posições e finalizar a prova mais pra frente, quem sabe até com uma vitória, mas com o toque que levei do Tito acabei perdendo completamente o controle do carro e capotei”, disse Mário Diego.

Ao ser questionado sobre as razões do acidente, o piloto foi enfático: “eu e o Tito somos amigos dentro e fora das pistas e o que aconteceu no último domingo não altera em nada a nossa amizade. Tenho certeza que não houve nenhuma maldade por parte dele ou intenção de provocar o que aconteceu, apenas talvez no ímpeto de defender a posição ele calculou mal o espaço e acabou me ‘espremendo’ contra o barranco. Dentro da pista as coisas acontecem muito rapidamente, em milésimos de segundo e às vezes a decisão que um piloto toma não é a mais acertada, mas foi realmente um acidente de corrida e agora é pensar no futuro, mas espero que este episódio sirva para os pilotos refletirem um pouco mais sobre suas ações, pois ali (no local do acidente) é um ponto onde os carros estão a mais de 170 km/h, e nessa velocidade os riscos são muito altos”, finalizou Mário Diego, que tem o patrocínio do Feirão de Móveis.


Mário Diego Broering sofreu um violento acidente e seu carro teve perda total

Abaixo os links do acidente no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=K7OQgBkUYyQ

http://www.youtube.com/watch?v=WfWqNyETBmA

http://www.youtube.com/watch?v=baGhYzV4qoI

Texto: Francis H. Trennepohl – F2 Assessoria Esportiva
Fotos: Jimmi Torres (www.barulhodemotor.com)

Bruna Tomaselli termina Campeonato Sul-Brasileiro na quarta posição


Piloto catarinense disputou última etapa em Florianópolis

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, foi o palco da disputa da última etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, no último final de semana, no Parque Arena Sapiens, na praia de Canasvieiras. Mais de 50 pilotos buscaram o título. A catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii / Bruna Malhas / JZ Racing / KartPress) terminou a competição na quarta posição da categoria Sudam Júnior.

Marcada por sua garra dentro das pistas, Bruna chegou à Florianópolis motivada em conquistar pontos importantes para o campeonato. Disputado em três etapas, sendo uma em cada estado do Sul do Brasil, o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart é considerado uma das principais competições do kartismo nacional. Em 2011, a disputa por uma vaga no Trofeo Academy, realizado na Europa, motivou a participação de diversos pilotos do Brasil. "As duas primeiras etapas selecionavam o representante brasileiro no Trofeo Academy, com isso o nível foi muito alto", explicou Bruna, que terminou as duas primeiras etapas com a quarta colocação no campeonato.

Em Florianópolis, Tomaselli disputou a competição com um chassi importado, da marca CRG. "Competimos com o chassi na Copa Codasur na última semana e optamos em continuar com ele na última etapa do Sul-Brasileiro, já que o regulamento da Sudam Júnior permite equipamentos internacionais", explica.

Sempre acompanhando os líderes, Tomaselli viu de perto a disputa pelo título. "Conseguimos andar juntos o tempo todo. Na primeira bateria acho que o equipamento poderia ter rendido um pouco mais, mas depois ele melhorou", avaliou.

No final, Tomaselli encerrou sua participação no Campeonato Sul-Brasileiro de Kart com a quarta posição. O campeão foi o paranaense Gustavo Myasava.

Agora, Bruna se prepara para disputar o Campeonato Brasileiro de Kart, que será realizado em julho, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo.

Fonte: KartPress Assessoria Esportiva / José Barone
Foto: Mario Ferreira / KartPress