quinta-feira, maio 31, 2012

F-Truck: Ford Racing Trucks aposta em mais um Top-6 em Goiânia‏

Bons resultados obtidos nos treinos realizados em São Paulo aumentam as expectativas da equipe para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada no próximo domingo

A Fórmula Truck vive, em 2012, uma das temporadas mais equilibradas de sua história. Nas três provas já disputadas neste ano entre o Campeonato Brasileiro e Campeonato Sul-Americano, foram três nomes diferentes na pole position e dois pilotos no alto do pódio. Em um panorama geral da categoria, são pelo menos 10 caminhões que podem ser considerados candidatos a vitórias e pole positions. Um número que aumentou o equilíbrio e o desafio para as equipes.

Focada em não ficar fora dessa briga, a equipe Ford Racing Trucks segue o processo de desenvolvimento do novo modelo Ford Cargo que estreou neste ano. Depois da etapa realizada em Caruaru no início de maio, o time realizou dois dias de testes em São Paulo visando não só a etapa paulista marcada para julho, mas também a quarta etapa do campeonato, que será disputada no próximo domingo (3/6) em Goiânia.

O treino em São Paulo com os dois caminhões e os dois pilotos titulares da equipe - Pedro Gomes e Danilo Dirani -, reforçou a confiança da DF Motorsport e a expectativa de um desempenho competitivo durante o próximo fim de semana.

"Nós sofremos com alguns problemas na última etapa, em Caruaru, que nos deixaram fora da briga no pelotão de frente. Por isso treinamos em São Paulo e posso afirmar que tudo foi corrigido. O objetivo agora é comprovar essa evolução com um bom resultado em Goiânia", destacou o chefe da equipe Ford Racing Trucks, Djalma Fogaça.

"Nosso caminhão é rápido e mostrou potencial em todas as etapas deste ano. Tivemos um resultado atípico em Caruaru, mas o teste em São Paulo comprovou que temos grande potencial. Acho que estaremos de volta à briga pelos primeiros lugares", disse Pedro Gomes.

Danilo Dirani reforçou a confiança no time e traça objetivos para a pista onde conquistou seu primeiro pódio na Fórmula Truck. "A briga pela vitória e pela pole position em Goiânia vai ser muito apertada. A pista tem um trecho de miolo que favorece os caminhões de nove litros, como os nossos. Por outro lado, tem uma reta bastante longa que ajuda os caminhões com motores maiores. Acho que vai ser uma disputa bem interessante e vejo nossa equipe brigando entre os seis mais rápidos na tomada de tempos e na corrida", ressaltou o piloto.

A meteorologia prevê para o fim de semana temperaturas máximas na casa dos 30ºC na capital goiana. Uma condição que exige não só bom preparo físico dos pilotos, mas também um caminhão forte e durável.

"Aproveitamos o teste em São Paulo para desenvolver o sistema de freios dos nossos caminhões e chegamos em uma configuração bastante avançada. Na Fórmula Truck, a exigência nas frenagens é enorme, porque é preciso parar caminhões com mais de quatro toneladas que chegam a uma velocidade de mais de 200 km/h. Acho que os freios vão ser, mais uma vez, determinantes para a conquista de bons resultados, e estamos bem preparados nesse aspecto", reforçou Djalma Fogaça.

Os treinos livres para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck começam na próxima sexta-feira, com duas sessões de pista liberada para os pilotos. A definição do grid de largada acontece no sábado, e a corrida será realizada no domingo a partir das 13h. Confira a programação:

Sexta-feira - 01/6
10h30 às 11h30 - Treino livre 1
14h às 15h - Treino livre 2

Sábado - 02/6
8h30 às 9h30 - Treino livre 3
10h30 às 11h30 - Treino livre 4
13h30 às 15h30 - Treino classificatório
15h45 às 16h15 - Top Qualifying

Domingo - 03/6
9h - Warm-up
13h - Largada - 4ª etapa do Campeonato Brasileiro


Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante
Foto: Orlei Silva

Marco Tulio disputou segunda rodada dupla da Fórmula Renault em Ímola, na Itália

Brasileiro deu show na segunda bateria, quando largou das últimas posições e figurou em 4º
Depois de uma boa estreia em Monza no final de março, o tocantinense Marco Túlio (MGB Construtora) voltou a competir pela Fórmula Renault 2.0, agora em Ímola, também na Itália, onde a categoria realizou sua segunda rodada dupla da temporada.

Piloto da equipe italiana Torino Motorsport, Marco Tulio fez boa tomada de tempos e obteve o 4º lugar no grid de largada entre 15 competidores. "A tomada de tempos me permitia pensar em um bom resultado nas corridas. Era apenas minha segunda participação na categoria e fiquei bastante entusiasmado com o 4º lugar", lembra Marco Tulio.

Marco Tulio partiu otimista para a disputa da primeira prova em Ímola - a terceira do campeonato -, mas problemas com a embreagem e com os freios o impediram de completar a corrida. Assim, ele abandonaria a prova duas voltas antes do final.

Na segunda prova, partindo das últimas posições, o tocantinense deu show na pista italiana e já era o quarto colocado quando um concorrente atingiu seu carro, causando danos à asa dianteira de seu carro. "Ele tentou uma ultrapassagem ‘de longe’. Calculou mal e acabou me tocando", lamenta o piloto apoiado pela MGB Construtora. Com o toque a asa ficou solta e Marco Tulio foi obrigado a abandonar a prova.

Apenas em sua segunda rodada dupla pela Fórmula Renault 2.0, Marco Tulio ressalta os fatos positivos de sua participação em Ímola. "Estou cada vez mais adaptado à categoria e isso é muito importante. Prova disso foi o quarto lugar na tomada de tempos e minhas voltas rápidas na segunda bateria, quando eu era o mais veloz na pista", avalia o tocantinense. "Agora vamos nos preparar para a etapa de Misano", finaliza Marco Tulio.

A Fórmula Renault 2.0 terá mais quatro rodadas duplas na temporada, a primeira delas em Misano em julho. Depois ela irá à Áustria, no Autódromo Red Bull Ring, e voltará à Itália para suas duas últimas etapas, em Vallelunga e Mugello.


Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Campeonato Gaúcho de Endurance e Copa Classic movimentam o Tarumã

 Diversidade de carros no grid da Endurance (Foto: Erlon Radl)

Copa Classic tem o apelido de Velhozes e Furiosos (foto: Divulgação Copa Classic)

No próximo final de semana, entre os dias 2 e 3 de junho, o Autódromo Internacional de Tarumã recebe a 2ª etapa dos Campeonatos Gaúchos de Endurance e Copa Classic. O Endurance, que iniciou de forma positiva sua temporada no Autódromo de Guaporé no último dia 6 de maio, com um grid de 23 carros entre protótipos e carros de turismo, tem grande expectativa de um grid próximo dos 30 carros para esta segunda etapa.

Já a Copa Classic continua seu espetáculo de velocidade e principalmente diversidade no grid. Carros como Opala, Maverick, Fusca, Chevette, Passat e até o poderoso Galaxie disputam as freadas nos autódromos gaúchos.

Todo o espetáculo de tecnologia do Endurance Gaúcho e da diversidade e beleza da Copa Classic realizarão no sábado, das 9hs às 16h30, sessões de treinos livres. Ainda no sábado, às 17h10 a Copa Classic faz seu treino classificatório.

A programação de domingo no Autódromo Internacional de Tarumã ficou assim:

09:00 - Copa Classic - 1ª bateria
09:40 às 10:00 - Treino Classificatório - Endurance Categorias I, II e III
10:10 às 10:30 - Treino Classificatório - Endurance Categorias IV e V
10:50 - Copa Classic - 2ª bateria
11:40 Pódio - Copa Classic

Prova 3 Horas de Tarumã
13:20 - Abertura de Box
13:30 - Fechamento de Box
13:40 - Largada da Prova, com 3 horas de duração
14:30 - Abertura 1ª Janela
15:00 - Fechamento 1ª Janela
15:30 - Abertura 2ª Janela
16:00 - Fechamento 2ª Janela
16:40 - Chegada
16:50 - Pódio

 
Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Guilherme Peixoto venceu no Light pela Cadete e garantiu vaga para o Grande Prêmio RBC

Adaptando-se à Super Cadete, Peixoto finalizou etapa em 3º

O último sábado (26) foi de várias conquistas para o jovem Guilherme Peixoto (ZTE | Zero-X | Enigma), que disputou a 4ª etapa da Copa São Paulo Light em duas categorias. O evento, em sistema de rodada dupla, foi realizado no mítico Kartódromo de Interlagos, que disponibilizou aos pilotos o seu traçado invertido.

Competindo pela Cadete, categoria que concentra as atenções de Guilherme e de sua equipe Enigma Racing, o piloto paulista viveu os primeiros momentos da etapa na sexta-feira, quando treinou com o motor fornecido pelos organizadores. "O Gui reclamava que o kart saía muito de frente e ele estava andando no final da turma. Fizemos alguns ajustes e ele voltou à pista, marcando o melhor tempo do dia", lembra Wesley Silva, preparador e chefe da equipe Enigma.

A tomada de tempos, realizada no sábado, não foi tão boa e na última volta, quando Guilherme vinha com boas parciais, ele acabou se "enroscando" com outro piloto e obteve, assim, apenas a 8ª posição no grid de largada. Peixoto fez ótima largada na primeira bateria e logo nos primeiros momentos da prova já assumia o segundo lugar. Em poucas voltas o piloto da Enigma Racing assumia a liderança, posição que manteve até o final da prova.

A segunda bateria tinha Guilherme Peixoto (ZTE | Zero-X | Enigma) largando na pole e nesta prova ele travou um lindo duelo com Gianluca Petecof. Os dois trocaram de posição algumas vezes e ambos lideraram a prova, ficando com Petecof a vitória depois de uma ultrapassagem na última volta. Guilherme Peixoto terminou com o 2º lugar na etapa, empatado em pontos com Petecof, o vencedor.

"Achei as corridas muito boas e valeram como uma boa experiência para mim", avalia Guilherme Peixoto. "Na primeira tive que me defender dos ataques do Gianluca, um excelente piloto, e na segunda tive que atacá-lo para tentar vencer. Tenho certeza de que para ele também foram duas belas provas", continua.

Guilherme Peixoto competiu também na Super Cadete, mas com o principal objetivo de familiarizar-se com a categoria, que utiliza motores mais potentes que os da Cadete. Sem maiores pretensões, ele terminou com um 5º e um 3º lugar nas provas disputadas e subiu no pódio em 3º. "Ainda estamos trabalhando no ajuste dos carburadores e do kart em geral. O Gui correu apenas duas etapas na Super Cadete, mas se adapta rápido", elogia Wesley.

Além das ótimas atuações em ambas as categorias, Guilherme Peixoto teve outro motivo para sair satisfeito de Interlagos. "Alcancei meu principal objetivo. Fui para Interlagos para buscar uma vaga no Grande Prêmio RBC e, com muito esforço, conseguimos a classificação", finaliza.

Durante esta semana Guilherme Peixoto e a Enigma Racing estarão no Kartódromo Granja Viana preparando-se para a disputa de mais uma etapa da Copa São Paulo. A 5ª rodada da competição será disputada neste sábado (2).

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

quarta-feira, maio 30, 2012

Copa Fiat: com 13 da sorte, Bragantini reforça Pater Racing

Sem medo de ser feliz, piloto será parceiro de Marcos Gomes e Giuliano Losacco
O paulista André Bragantini acertou com a Pater Racing e correrá ao lado de Marcos Gomes e Giuliano Losacco na abertura da Copa Fiat neste fim de semana em Londrina. Radicado em Curitiba há vários anos, Bragantini foi vice-campeão no ano de estreia da categoria - ainda como Trofeo Linea - em 2010 e na temporada passada defendeu a Sinal/Greco.

Como vem fazendo desde que iniciou a carreira, Bragantini desprezará a superstição agourenta e correrá com o número 13. "O que é sinal de azar para a maioria para mim só trouxe sorte", rebate, lembrando as vitórias alcançadas em diversas séries. O 13, aliás, é marca registrada da família: os pais se casaram numa sexta-feira, 13, e André nasceu numa sexta-feira, 13. Até os celulares do piloto e de seu pai terminam em 13.

Considerado um dos melhores pilotos do país em carros de tração dianteira, Bragantini elogia as novidades que a Copa Fiat apresentará a partir da rodada dupla no norte paranaense. "O conjunto técnico está bem melhor, com as novas suspensões e o motor mais forte. Ficará mais fácil trabalhar no acerto das suspensões com as modificações que foram feitas. O carro ficará mais rápido, é claro, mas será importante manter as características de equilíbrio que fazem da categoria uma das mais competitivas do Brasil", observa.

De casa nova, Bragantini não esconde a satisfação de voltar a trabalhar com o diretor-técnico Maurício Ferreira e dividir os boxes com Gomes e Losacco. "Não são apenas ótimos profissionais, mas principalmente pessoas especiais, sem vaidades e muito fáceis de trabalhar em equipe. Numa temporada em que todos começarão do zero por causa das mudanças no carro, essa harmonia será ainda mais importante."

As atividades de pista da Copa Fiat serão abertas na sexta-feira com as duas sessões de ensaios extras - das 12 às 13h30 e das 15h30 às 17h00. Uma das grandes novidades neste ano será o sorteio de um Uno Vivace para o público em cada etapa. Em Londrina, o acesso ao Autódromo Internacional Ayrton Senna será franqueado e os torcedores receberão um tíquete para concorrer ao prêmio


Texto: MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda / Márcio Fonseca
Foto: Carsten Horst/MF2

Prova de recuperação garantiu manutenção da liderança para Bruno Bertoncello no Light

Gaúcho largou da 18ª posição para terminar segunda bateria em 3º

O último sábado, dia 26, foi positivo para o gaúcho Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus |Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV), que esteve em São Paulo para a disputa da 4ª etapa da Copa São Paulo Light. A prova, disputada em rodada dupla, serviu para que Bertoncello mantivesse a liderança da competição e também para uma bela prova de recuperação na segunda bateria.

Bruno Bertoncello, que compete com chassi Techspeed e motores preparados por Renato Tibola, começou bem sua participação no circuito invertido de Interlagos ao marcar a pole da categoria Júnior, que contava com 19 pilotos. A primeira bateria, no entanto, não se encerrou da mesma forma para o piloto de Passo Fundo (RS), já que um incidente ainda na largada terminaria por prejudicá-lo.

Com o kart danificado em razão deste incidente, Bruno Bertoncello acabou abandonando após completar a quarta volta da corrida. E, com isto, foi obrigado a largar da 18ª e penúltima posição na segunda bateria.

A segunda bateria foi uma linda prova de recuperação e Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus |Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV) chegou a estar na segunda posição, depois de superar 16 concorrentes. A quatro voltas do final, entretanto, Bruno seria ultrapassado por Vitor Baptista, terminando a prova com um ótimo 3º lugar.

Satisfeito com sua atuação, o piloto da equipe Quake2, comandada pelo preparador "Zé Bolão", ainda teria mais motivos para comemorar. "Mesmo não tendo marcado pontos na 1ª bateria, o terceiro lugar me permitiu manter a liderança do Light", salientou o piloto. "Agora vamos trabalhar forte em minha preparação para o Campeonato Brasileiro", finalizou Bertoncello.

O próximo compromisso de Bruno Bertoncello será a disputa do Open do Beto Carrero, que será realizada entre os dias 6 e 9 de junho no Kartódromo Beto Carrero, mesma pista onde acontecerá o Campeonato Brasileiro, em julho.


Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Em Goiânia, MAN Latin America defende liderança entre marcas da Fórmula Truck

Débora Rodrigues
Pilotos da equipe oficial da MAN Latin America confiam na forte resistência do caminhão Volkswagen Constellation para buscar a vitória na corrida deste domingo

A equipe oficial da MAN Latin America, atual campeã brasileira e sul-americana de Fórmula Truck (tanto de pilotos quanto de marcas), chega à quarta etapa defendendo a liderança do campeonato brasileiro de 2012 neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO).

Líder isolada no campeonato de marcas, com 125 pontos e com 42 de vantagem para a segunda colocada, a equipe da MAN Latin America, que corre com caminhões Volkswagen Constellation, também tem um ótimo retrospecto na pista goiana.

Nos últimos cinco anos, o time conquistou duas vitórias (Valmir Benavides em 2007 e 2009) e duas pole positions (Felipe Giaffone em 2007 e 2008). Foi também na pista do centro-oeste brasileiro que Débora Rodrigues conquistou seu primeiro pódio (quarta colocada), que por coincidência, tinha Giaffone subindo pela primeira vez em quinto na categoria, em seu ano de estreia, em 2005.

"Temos um bom retrospecto na pista de Goiânia. Fizemos boas atuações aqui no passado e esperamos continuar nossa evolução", disse Renato Martins, piloto e chefe de equipe.

Para André Marques, que é vice-líder do campeonato brasileiro, com 58 pontos, ter um caminhão bem ajustado é a chave perfeita para desempenhar um bom papel na pista e diminuir ainda mais a diferença para o líder.

"Reduzimos a diferença do campeonato de pilotos na etapa passada, em Caruaru (PE), e estamos focados para diminuir ainda mais em Goiânia", falou o jovem Marques, que faz em 2012 seu primeiro ano na equipe oficial da MAN Latin America.

Giaffone também destacou que, pela prova ser tradicionalmente realizada debaixo de um forte calor, a resistência dos caminhões será levada ao limite, o que pode ser um ponto de vantagem para o time.

"Historicamente Goiânia é uma pista de muitas quebras, o que pode favorecer nossos caminhões, já que os Volkswagen são reconhecidamente entre os mais resistentes e de grande confiabilidade no grid da Fórmula Truck", revelou Giaffone.

Outro ponto favorável de Goiânia são as longas áreas de escape do circuito, como indica Adalberto Jardim: "A segurança da pista de Goiânia é ótima, além de possuir um dos traçados mais seletivos de todo calendário", diz o experiente piloto.

Quem está bem empolgada para a corrida goiana da Fórmula Truck é Débora Rodrigues. Em uma crescente no campeonato, a paranaense quer ir ao pódio, local que ela flertou durante as últimas etapas.

"Fiquei perto do pódio em Caruaru, mas espero que em Goiânia consiga repetir meu feito de 2005, onde subi pela primeira vez no pódio na Truck", disse ela referindo-se a quarta colocação alcançada na corrida daquele ano. A única mulher da categoria já havia conseguido antes desta prova citada, mas o resultado fora homologado depois da cerimônia de pódio. "Foi um dia emocionante, Goiânia sempre será especial para mim", diz.

Os treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira na prova que marca a quarta etapa do Brasileiro de Truck. No sábado, haverá a sessão classificatória que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.

Campeonato Brasileiro F-Truck (marcas), após 3 etapas:

1º) MAN Latin America (Volkswagen), 125 pontos;
2º) Iveco, 83;
3º) Mercedes Benz, 65;
4º) Volvo, 59;
5º) Scania, 51;
6º) Ford, 9

Campeonato Brasileiro de F-Truck (pilotos), após 3 etapas:

1º) Beto Monteiro, 79 pontos;
2º) Andre Marques, 58;
3º) Wellington Cirino, 38;
4º) Felipe Giaffone, 35;
5º) Roberval Andrade, 34;
6º) Paulo Salustiano, 27;
7º) Adalberto Jardim, 21;
8º) Renato Martins, 19;
9º) Leandro Reis, 18
9º) Leandro Totti, 18;
11º) Geraldo Piquet, 15;
12º) Debora Rodrigues, 14;
13º) João Maistro, 13;
14º) Fred Marinelli, 11;
15º) Diumar Bueno, 10;
16º) Luiz Pucci, 9;
17º) Christian Fittipaldi, 7;
18º) Valmir Benavides, 5;
18º) Pedro Gomes, 5;
20º) Danilo Dirani, 4;
20º) Pedro Muffato 4;
20º) Luiz Lopes, 4;
23º) Régis Boessio, 2;
24º) José Maria Reis, 0.

Texto: RF1 Jornalismo Ltda
Foto: Orlei Silva

terça-feira, maio 29, 2012

Vinícius Papareli terminou rodada do Light em 5º após sábado de altos e baixos

Piloto fechou 1ª bateria em segundo após largar da 19ª posição

Cumprindo mais um compromisso estabelecido por sua agenda esportiva, o paulista Vinícius Papareli (Unicerta | Academia Postural | TCM Pilates) viveu um final de semana de altos e baixos na 4ª rodada dupla da Copa São Paulo Light, disputada em Interlagos. Vinícius, que compete na categoria Júnior - da qual é o atual campeão brasileiro - buscava reassumir a liderança do campeonato.

O sábado (26) começou com a tomada de tempos, quando Vinícius teve problemas com perda de compressão no carburador de seu kart. O piloto ainda tentou segurar a mangueira de combustível buscando "limpar" a carburação, mas a medida não deu bom resultado. Assim, Vinícius partiria da 19ª posição para a disputa da primeira bateria.

A primeira bateria foi excelente para Vinícius Papareli, que, partindo da última posição, fez uma linda corrida de recuperação, superando a quase todos os adversários. Na bandeirada Papareli terminou em segundo, muito próximo do primeiro colocado. "Se a corrida tivesse mais uma volta eu talvez pudesse ter vencido", lembra Vinícius.

Agora largando em segundo, Vinícius Papareli (Unicerta | Academia Postural | TCM Pilates) teve uma segunda bateria bem mais difícil. A largada não foi tão boa e o piloto, que compete pela equipe D2 Motorsport, acabou não conseguindo acompanhar o líder. Em uma manobra mal calculada, Papareli acabou atingindo um adversário, que saiu da pista e bateu nos pneus. Vinícius Papareli foi punido com um time-penalty, mas abandonou a pista e saiu da corrida. Na soma dos pontos ele terminou com um 5º lugar na etapa e subiu no pódio.

"Diferente da corrida anterior, quando fui penalizado de forma injusta, desta vez a punição foi correta. Fiquei muito chateado, errei e não foi de propósito, com certeza. Eu tinha tudo para brigar pela vitória. Quero me desculpar com meu adversário por tê-lo atingido", desculpa-se Vinícius Papareli.


Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Copa Fiat: Cesinha prevê recorde pulverizado em Londrina

Piloto da casa diz que o novo carro poderá ser três segundos mais rápido já na estreia

A estreia do novo carro da Copa Fiat - categoria que correu os dois primeiros anos como Trofeo Linea - deverá derrubar o recorde da pista de Londrina em até três segundos na abertura do calendário neste fim de semana. A previsão é do paranaense Cesinha Bonilha, especialista no circuito que considera como quintal de sua casa - nasceu e vive no vizinho município de Cambé. "Vamos começar a ter uma ideia mais próxima a partir dos treinos extras da sexta-feira, mas acho que será algo mais ou menos por aí se considerarmos os testes desse carro no fim do ano no Velopark", especula.

No ano passado, o bicampeão Cacá Bueno conquistou a pole no Top Qualifying com o tempo de 1min26s480, mas Cesinha foi o mais rápido da tomada classificatória com marca um décimo abaixo - 1min26s388. No entanto, pouco antes, na última sessão de treinos livres, Cacá estabeleceu a melhor volta já registrada no Autódromo Internacional Ayrton Senna em 1min25s970.

A Copa Fiat chega ao norte do estado profundamente renovada em relação ao ano passado. O motor Fiat Powertrain T-Jet 1.4 turbo e 16 válvulas está mais potente e exigiu mudanças acentuadas nas suspensões, bem como em decorrência da mudança dos pneus Pirelli de aro 16 para 18. A suspensão dianteira original do Linea foi reprojetada especialmente para as pistas, com barra anti-rolagem ligada diretamente à manga de eixo. Na traseira, a novidade é a possibilidade de regulagem mais rápida da cambagem e da convergência das rodas. Os carros receberam também um pacote aerodinâmico constituído por saias laterais, pára-lamas, asas dianteira e traseira, além de assoalho de madeira e extrator de ar posterior.

Cesinha admite que as equipes mais estruturadas tendem a começar à frente na busca do entendimento dessas mudanças. Companheiro de equipe do carioca Ulisses Silva na Vasco Racing Team, equipe que conta com apoio do clube da cruz de malta, Cesinha acumula as funções de engenheiro. "Começar o campeonato numa pista que conhecemos tão bem pode ser uma forma de compensar essa desvantagem", imagina. Cesinha tem duas vitórias no currículo: uma na estreia em 2010, em Londrina, e outra no encerramento da temporada passada no Velopark, prova que assegurou a dobradinha dos irmãos Cacá e Popó Bueno na classificação final do campeonato.

As atividades de pista da Copa Fiat serão abertas na sexta-feira com as duas sessões de ensaios extras - das 12 às 13h30 e das 15h30 às 17h00. Uma das grandes novidades neste ano será o sorteio de um Uno Vivace para o público em cada etapa. Em Londrina, o acesso ao Autódromo Internacional Ayrton Senna será franqueado e os torcedores receberão um tíquete para concorrer ao prêmio
.

Texto: MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda / Márcio Fonseca
Foto: Carsten Horst/MF2

João Pedro Rappa e Rodrigo Rappa Filho fecharam 1º turno do Light entre os primeiros

Foco agora é a preparação para o Campeonato Brasileiro

O último sábado (26) foi dia de encerramento do primeiro turno da Copa São Paulo Light, que teve a disputa de sua quarta etapa no Kartódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo. E quem esteve na mítica pista paulista foram os irmãos João Pedro Rappa e Rodrigo Rappa Filho (Vitória Provedora Logística | Joven Pan | Escola Roda Viva | Capital Mídias), que competiram respectivamente na Cadete e na Mirim.

Os dois meninos, residentes em Goiânia (GO), obtiveram bons resultados nas duas baterias que disputaram e saíram de Interlagos bem posicionados na tabela de classificação do campeonato, fechando o 1º turno entre os primeiros em suas categorias.

João Pedro Rappa, que finalizou a etapa em 7º entre quase vinte competidores, encerrou sua participação no primeiro turno do Light com um 5º lugar na tabela de pontos. Já Rodrigo Rappa Filho, que foi o 4º colocado na etapa e garantiu um lugar no pódio, fechou o turno em terceiro na classificação geral da Mirim.

Sempre em constante aprendizado, já que competem nas duas categorias de base do kartismo brasileiro, João Pedro e Rodrigo Rappa Filho (Vitória Provedora Logística | Jovem Pan | Escola Roda Viva | Capital Mídias) mostram-se cada vez mais competitivos. E estão utilizando as competições previstas para maio e junho para prepararem-se da melhor forma possível para seu maior desafio do ano, a disputa do Campeonato Brasileiro.

O evento será disputado em julho no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), e Rodrigo Rappa, pai dos meninos, mostra-se otimista. "Os meninos estão aprendendo cada vez mais a cada dia. Queremos chegar no Brasileiro com eles muito bem preparados e em condições de lutar pelo título. É uma competição muito difícil, que reúne os melhores pilotos, e por isso a preparação está sendo intensa", aponta Rodrigo Rappa.


Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

segunda-feira, maio 28, 2012

Henry Grosskopf e Gunnar Dums vencem com sobra a etapa catarinense da Mitsubishi Cup

A dupla da Tuper domina o barro e o frio e leva a melhor na categoria Pajero TR4ER Master
Não foi a chuva intensa que caiu durante a semana passada que iria atrapalhar os planos da dupla Henry Grosskopf e Gunnar Dums de vencer a única etapa catarinense da temporada 2012 da Mitsubishi Cup. O sábado amanheceu espantando a chuva e trazendo para a Fazenda Marivana um belo dia de sol e um pé direito muito pesado ao piloto da Tuper.

Mais de três mil pessoas estiveram presentes ao circuito para conferir as maiores feras do Rally Cross Country nacional e assistir mais um show de pilotagem e navegação da dupla Henry Grosskopf e Gunnar Dums. A parceria de tio e sobrinho mais uma vez provou que está mais que afinada, os dois venceram as duas primeiras voltas e chegaram na segunda posição na terceira e última. “A prova hoje estava muito complicada, a pista estava muito lisa, mas com muita concentração, um pouco de sorte e paciência conseguimos vencer a primeira volta. Na segunda, o piso já tinha secado um pouco deixando a pista mais rápida, porém não permitia erros. A última volta fizemos com um pouco mais de cautela, pois um bom resultado poderia nos levar à vitória, fizemos o segundo melhor tempo, o que nos consagrou campeões da etapa de Mafra”, comenta Henry.

Para o navegador Gunnar Dums este pódio também teve sabor especial. “Uma vitória é sempre muito gratificante, mas uma vitória em casa com a família presente é mais que especial. A vitória em Mafra vai ficar muito bem registrada, é minha primeira vitória como navegador na Mitsubishi Cup e também a primeira junto com o Henry”, completou Gunnar.

O próximo compromisso do time da Tuper será no próximo dia 16 de junho na cidade de Jaguariúna (SP), local da quarta etapa da Mitsubishi Cup.

Os catarinenses contam com o patrocínio da Tuper, uma das maiores processadoras de aço independente do país, a 6ª maior pelo ranking do INDA-2011, e líder em diversos segmentos de mercado. A empresa detém 38% do mercado de reposição de escapamentos automotivos, o que a consagra como líder neste segmento, sendo a maior fabricante da América Latina. A Tuper também atua de forma expressiva no fornecimento de sistemas de exaustão para as maiores montadoras do mundo através da Tuper Exhaust Systems. O grupo Tuper é formado por oito unidades de negócios, que juntas processaram mais de 274 mil toneladas de aço no ano de 2011.

Resultados - 3ª etapa Mitsubishi Cup 2012 - Mafra (SC)

Pajero TR4 ER Master
1) Henry Grosskopf / Gunnar Dums (São Bento do Sul / SC) - 44 Pontos
2) Rafael Martins Cassol / Lelio Vieira Carneiro Junior (Rio Verde / GO) - 41 Pontos
3) Gustavo Gugelmin / Marco Panstein (Lages / SC) - 40 Pontos
4) Albano Parente Jr / João Ferreira Da Silva (Rio de Janeiro / RJ) - 25 Pontos
5) Carlos Roberto Girolla / Gilberto Cecilio Junior (Blumenau / SC) - 21 Pontos

Resultado Acumulado - Pajero TR4 ER Master

1) Rafael Martins Cassol / Lelio Vieira Carneiro Junior (Rio Verde / GO) - 99 Pontos
2) Carlos Henrique Scheffer Jr / Rafael Malucelli (Curitiba / PR) - 78 Pontos
3) Carlos Roberto Girolla / Gilberto Cecilio Junior (Blumenau / SC)- 68 Pontos
4) Albano Parente Jr / João Ferreira Da Silva (Rio de Janeiro / RJ)- 59 Pontos
5) Henry Grosskopf / Gunnar Dums (São Bento do Sul / SC) - 54 Pontos


Fonte: GP News Assessoria e Comunicação
Foto: Roger Petschow

Artur Fortunato fez bela prova no Light, mas incidente causou abandono e deslocamento do ombro

Em nova equipe, piloto chegou a liderar na difícil e equilibrada Graduados

No último sábado (26) foi disputada a 4ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, movimentando cerca de 140 pilotos que compareceram ao Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo (SP). E, enquanto pôde estar na pista, o piloto Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia) foi um dos principais destaques na Graduados, a categoria mais importante do kartismo brasileiro.

Agora competindo em nova equipe, a D2, Fortunato fez ótima tomada de tempos e ficou com o 5º lugar no grid de largada entre 17 participantes. Logo na primeira volta ele perdeu uma posição, figurando em 5º na primeira passagem pela torre de cronometragem. Mas, a partir daí, foi só crescimento na prova de Fortunato.

O representante de Americana, interior de São Paulo, foi ganhando posições e em pouco tempo já estava na segunda posição. Algumas voltas mais ele já liderava, mas isso não era sinônimo de corrida fácil. Muito pressionado, Fortunato acabou superado por dois adversários e, em seguida, foi atropelado por um concorrente em uma disputa de posição. O incidente causou o abandono de Fortunato e, mais do que isso, o deslocamento de seu ombro. O piloto que causou o incidente acabou desclassificado da bateria por atitude anti-desportiva.

Em razão da lesão Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia) não pôde disputar a segunda prova do dia e hoje deverá passar por exames médicos para saber se poderá competir no próximo sábado, quando será disputada a 5ª etapa da Copa São Paulo no Kartódromo Granja Viana.

"Foi uma pena, minha estreia pela D2 estava sendo ótima. Eu vinha fazendo uma boa corrida, brigando pela ponta e aí aconteceu este incidente", lamenta Fortunato. "Espero que eu possa correr no próximo sábado", continuou o piloto, que passou também a utilizar chassi Mini e motores preparados pela WR Motores.


Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Copa Classic terá Ford Galaxie V8 no grid da 2ª etapa

O automobilismo brasileiro voltará a ter uma grande (literalmente) presença nas pistas no próximo final de semana: é que o único Ford Galaxie V8 de corrida em atividade no Brasil retorna na 2ª etapa 2012 da Copa Classic, campeonato gaúcho de velocidade de carros antigos, no Autódromo de Tarumã.

O carro, apelidado de "Guascar", a Nascar dos "Guascas" (termo gaúcho que define aquele que é rústico, forte, valente) devido ao avantajado tamanho do carro, de propriedade do piloto e organizador da categoria, Fabiano Zanon, reestreará sendo pilotado pelo piloto Marcelo Bottizzo, que, além de piloto da Classic, sagrou-se campeão gaúcho de Endurance 2011, na categoria II.

O carro, cuja última participação na categoria foi em 2009, já está passando por uma revisão completa, executada pelo próprio Zanon e pelo experiente preparador Vilmar.
 
Esta e outras atrações poderão ser vistas rasgando as velozes curvas do Autódromo Internacional de Tarumã no próximo final de semana, com os treinos no sábado e as duas baterias da competição no domingo.
 
Mais informações pelo site www.copaclassic.com.br

A Copa Classic tem o apoio de Zé Pneus, Zago Radiadores, Autoplast Lubrificantes, Janaína Crescente Lingerie e Duar Protetor de Ar Condicionado.

 
Fonte: Divulgação/Copa Classic RS

domingo, maio 27, 2012

Imagens da Waf Racing na Copa Bana Pneus






Confira algumas imagens da participação da Waf Racing na 3ª etapa do Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos, a Copa Bana Pneus, que aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), entre os dias 19 e 20 de maio.

O piloto Rogério Castilhos (Waf rent a car / Centro Sul Seguros) teve um fim de semana complicado, envolvendo-se em acidentes nas duas provas disputadas no fim de semana, o que ocasionou o abandono ainda nas voltas iniciais das duas corridas.

Sem nenhum ponto marcado na etapa, fato negativo em um campeonato tão disputado como tem sido esse da categoria Turismo do Metropolitano, restou à equipe o consolo de ver os bons tempos obtidos nos treinos livres, sinal de que o acerto do carro vem evoluindo a cada prova.

A quarta etapa do Campeonato Metropolitano de Marcas e Pilotos acontece entre os dias 23 e 24 de junho, no Autódromo Internacional e Curitiba.

Fotos: Nei Quadros e acervo Waf Racing

Programa Curva do S, sobre as provas em Guaporé do Marcas, Copa Fusca e Fórmula 1.6

Fortes e Carlos Eduardo vencem prova acidentada em Curitiba

Em prova repleta de acidentes e abandonos, Fernando Fortes supera Raijan e vence pela primeira vez na temporada; na Light, Carlos Eduardo vence a segunda consecutiva
A boa atuação do carioca Valter Pinheiro (Guerra Motorsports), pole position da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race não durou nem uma volta. O piloto do protótipo n°06 se envolveu em um acidente logo na largada com os pilotos Leandro Romera (RSports) e Fulvio Marote (RJ Racing), com todos abandonando.

Com isso a liderança na geral ficou com Carlos Eduardo (Cesinha Competições), pole position na categoria Spyder Race Light até a 3ª volta; Luiz Abbade (RSports) manteve a segunda colocação trazendo consigo o piloto da casa, o jovem Jansen Bueno (Cesinha Competições).

Na terceira volta o mato-grossense Raijan Mascarello (Guerra Motorsports) voltou a liderança, trazendo o paulista Henrique Assunção (RJ Racing) e o piloto da casa Duda Bana (G-Stage); largando na última posição por não participar do treino classificatório, Fernando Fortes (SP Mec) surgia na quarta posição, mostrando ser um dos mais rápidos da pista no momento.

Com um carro muito rápido, Peter Jr. (SP Mec) superava Bueno e vinha à caça de Abbade para lutar pela segunda colocação na categoria Spyder Race Light na 5ª volta; Raijan mantinha a liderança na geral, seguido de perto por Fortes e Bana.

O piloto do protótipo n° 32 da SP Mec assumiria a liderança da corrida no sétimo giro de prova, mas perderia a liderança para o piloto da G-Stage uma volta depois, conseguindo retomar a liderança na 11ª volta, justamente quando Duda rodou e uma volta depois abandonou com problemas no seu carro.

Na entrada do Safety Car programado, Fortes mantinha-se na liderança, seguido por Raijan e Henrique; na categoria Spyder Race Light, Carlos Eduardo cruzou em primeiro, seguido por Abbade e Peter Jr.

Bandeira verde, Fortes mantém a ponta e traz Mascarello em segundo; com problemas no cabo do acelerador, Peter Jr. abandona a prova quando estava em terceiro na categoria Light e é ovacionado pelo público que aprovou sua participação. Jansen Bueno aparecia na terceira colocação, atrás de Carlos Eduardo (líder) e Abbade.

Após o abandono de Bana, o público curitibano mantinha a torcida para o jovem Bueno, mas o apoio não foi o suficiente para mantê-lo na pista, e na 14ª volta o protótipo n° 11 do filho do piloto da Fórmula Truck Diumar abandonava.

Até o final da prova mais um protótipo abandonaria: o paulista Henrique Assunção que mantinha-se na terceira colocação abandonou restando 9 voltas para o fim com problemas no câmbio.

Com problemas durante todo o final de semana, Raijan não conseguia aproximar-se de Fernando Fortes e manteve-se na segunda colocação até a bandeira quadriculada, somando importantes pontos para o campeonato.

Fortes com a vitória em Curitiba chega ao seu segundo triunfo na categoria (a primeira vitória aconteceu no Rio de Janeiro em 2011) e agora assume a vice liderança na tabela de classificação.

Na categoria Light, Carlos Eduardo chega a sua segunda vitória consecutiva na temporada, trazendo Abbade na segunda colocação em seu retorno à única categoria nacional de protótipos e Luciano Borghesi (Cesinha Competições) em terceiro lugar.

A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Spyder Race acontece em Interlagos (SP), no dia 24 de junho.

Confira o resultado final da 3ª etapa em Curitiba:

1) (32) Fernando Fortes (SP) – Spyder Race (SP Mec)
2) (17) Carlos Eduardo (PR) – Spyder Race Light (Cesinha Competições)
3) (15) Raijan Mascarello (MT) – Spyder Race (Guerra Motorsports)
4) (10) Luis Abbade (SP) – Spyder Race Light (RSports)
5) (45) Luciano Borghesi (PR) – Spyder Race Light (Cesinha Competições)
6) (75) Henrique Assunção (SP) – Spyder Race (RJ Racing)
7) (11) Jansen Bueno (PR) – Spyder Race Light (Cesinha Competições)
8) (91) Duda Bana (PR) – Spyder Race (G-Stage)
9) (18) Peter Jr. (SP) – Spyder Race Light (SP Mec)
10) (44) Jeferson Leandrini (SP) – Spyder Race Light (Benfica Competições)

Melhor volta:   
Fernando Fortes (SP Mec) – 5ª volta – 1min39s449 (Spyder Race)
Carlos Eduardo (Cesinha Competições) – 9ª volta – 1min31s707 (Spyder Race Light)

O Campeonato Brasileiro de Spyder Race tem patrocínio de Scorro, Benfica, FullPower Energy Drink, SuaInternet.com e Pirelli.


Texto e foto: VG3 Assessoria de Imprensa e Comunicação

sábado, maio 26, 2012

Salseiro na largada da GP2, em Mônaco

BMW Team Brasil termina primeira corrida em Curitiba com pódio na GT3 e vitória na GT4

Cacá Bueno e Dahruj finalizam corrida em terceiro na GT3 e seguem na ponta do campeonato. Cordeiro também mantém a liderança na GT4 ao lado do novo parceiro Vitor Genz

A primeira corrida da etapa de Curitiba (PR) do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, realizada na tarde deste sábado (26), foi bastante disputada. A dupla do BMW Z4 de número #0, Cacá Bueno/Cláudio Darhruj, largou na pole e terminou em terceiro lugar, mantendo o BMW Team Brasil na liderança da GT3.

Já Valdeno Brito e Constantino Jr., do BMW Z4 de número #1, começaram bem, mas terminaram a corrida em sexto lugar no geral após um problema elétrico no momento da troca de pilotos. A vitória na GT3 ficou com a dupla Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio (Mercedes), seguidos por Cleber Faria e Duda Rosa (Mercedes).
 
Na GT4, o BMW Team Brasil também se manteve na ponta com o BMW M3 de número #12. Leonardo Cordeiro e o estreante Vitor Genz venceram a prova na pista paranaense. Os companheiros Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves não tiveram a mesma sorte e foram obrigados a abandonar com a suspensão traseira quebrada, após um toque na largada.
 
Muita disputa do começo ao fim
 
Muita disputa e equilíbrio de posições marcaram a primeira parte da prova. Cacá Bueno largou na pole da GT3 e, depois de perder a ponta na largada, conseguiu se manter entre os três primeiros colocados durante toda a sua performance na pista. O piloto entregou o BMW Z4 para Dahruj na segunda posição.
 
"A largada foi muito tumultuada, mas não foi novidade. Eu sabia que o pessoal ia vir pra cima de mim. O nosso carro é muito bom, mas ao mesmo tempo ele tem uma deficiência de velocidade em reta que dificultou a minha retomada na largada. Eu dei espaço pro Audi não rodar na pista e acabei me acomodando em terceiro e depois segundo lugar. Fiquei limitado. O carro tinha potencial para continuar acelerando, mas quando você corre atrás de alguém se perde a noção da dinâmica e não consegui mais ultrapassar", disse Bueno, que ao lado do companheiro Dahruj, está empatado com 50 pontos com a dupla Cleber Faria e Duda Rosa, na liderança da GT3.

Cacá ainda elogiou a recuperação do companheiro Cláudio Dahruj que conseguiu alcançar o terceiro lugar no pódio para a dupla. "O Dahruj fez uma corrida espetacular, com um ritmo muito forte, chegando a ser o mais rápido na segunda parte da corrida, mesmo tendo que pagar um ‘drive thru’", lembrou.
 
Dahruj havia perdido posições após ter que cumprir uma punição. O piloto ultrapassou o limite de velocidade nos boxes, após a troca de pilotos. Com o resultado deste sábado, a dupla já tem três pódios nas três corridas disputadas até aqui (uma vitória e dois terceiros lugares).
 
No outro carro da equipe na categoria, Valdeno e Constantino Jr. largaram em quarto. O paraibano, bicampeão da GT3, parou nos boxes ocupando o terceiro lugar. Foi quando um problema elétrico fez Constantino perder muito tempo parado.
 
"Fizemos um trabalho razoável, mas infelizmente tivemos um problema elétrico após a troca de pilotos e a primeira marcha não entrava. E esse problema atrasou muito a saída do Constantino. Foi uma pena, porque tínhamos chances de subir no pódio. Mas pelo menos agora estreamos de verdade, marcamos nossos primeiros pontos e agora é trabalhar para buscar a recuperação", contou Valdeno, lembrando que a dupla ficou de fora da etapa inicial, no Rio Grande do Sul, após uma batida de Constantino nos treinos livres.
 
Liderança na GT4
 
Depois da boa estreia no Rio Grande do Sul, o piloto Leonardo Cordeiro seguiu mostrando boa adaptação ao Gran Turismo na sua primeira temporada e se mantém na liderança, com 55 pontos. Neste sábado, em Curitiba, o piloto contou com um novo companheiro, o gaúcho Vitor Genz, líder do MINI Challenge, que também estreou na GT4 com o pé direito e levou o BMW M3 a mais uma vitória (a segunda do carro de número #12).
 
"Estou fazendo a minha segunda prova de turismo, então ainda estou sentindo um pouco de dificuldade, até por isso procurei ser um pouco mais conservador. Eu larguei por fora, perdi umas posições, mas procurei manter um bom ritmo. O nossa carro evoluiu muito em relação à Santa Cruz. Eu sabia que se eu não forçasse demais os pneus, o Vitor conseguiria também manter um bom ritmo, e foi o que aconteceu. Deu tudo certo", comemorou Cordeiro.
 
"Está sendo uma felicidade muito grande competir na BMW e estrear com uma vitória no final da prova foi emocionante", declarou Genz, que assumiu a primeira posição da GT4 a duas voltas do final.
 
No outro M3, Matheus Stumpf teve problemas logo no início e Patrick Gonçalves nem chegou a ir para a pista.
 
"No segundo treino classificatório de hoje, o Patrick já estava sentindo algo errado no câmbio, estava difícil trocar de marcha. Logo no começo da corrida, eu já senti a mesma coisa e, quando estávamos na segunda ou terceira volta, a parte do câmbio que faz o engate entre a 3ª e a 4ª marcha quebrou e fiquei só com a 5ª. Mesmo assim, continuamos na pista para tentar garantir alguns pontos. Só que na largada, eu também levei um toque na roda traseira, que acabou quebrando a suspensão. O resultado já estava comprometido, mas o que nos tirou da prova mesmo foi essa quebra", explicou Stumpf.
 
A corrida de amanhã (domingo, 27) será transmitida ao vivo pela RedeTv! e Sportv a partir das 12 horas. Todas as movimentações nos bastidores também podem ser acompanhadas online através das redes sociais da equipe (www.facebook.com/bmwteambrasil e @bmwteambrasil).
 
No grid para a 4ª corrida do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, o BMW Team Brasil vai ocupar as seguintes colocações: Cláudio Dahruj sai do terceiro lugar na GT3 e Constantino Jr. parte da sétima colocação.
 
Patrick Gonçalves é pole pela segunda vez na GT4 e Vitor Genz garantiu a dobradinha na largada com o 2º lugar no classificatório.
 
Festa nos boxes
 
Além dos pódios, a equipe BMW também comemorou neste sábado o aniversário do chefe de equipe Antonio Hermann, com direito a bolo nos boxes.
 
O BMW Team Brasil tem o patrocínio do Banco BMG e BMW do Brasil, co-patrocínio das empresas Eurobike e Lenovo e os apoios: Beta Ferramentas, Salsa Mobion, AutoNeg e Corsa.
 
Confira o resultado da 1ª corrida da etapa de Curitiba:
 
1º) 22 - P.Bonifacio/S.Jimenez (MB, SP/SP), 36 voltas em 50:03.115 (média de 159,45 km/h)
 2º) 30 - C.Faria/D.Rosa (MB , SP/RS), a 22.471
 3º) 0 - C.Bueno/C.Dahruj (BM , SP/SP), a 23.728
 4º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 24.751
 5º) 105 - V.Faria/R.Guerra (MB , SP/SP), a 39.116
 6º) 1 - V.Brito/Constatino Jr (BM , PA/SP), a 1:04.178
 7º) 16 - M.Hahn/A.Kohdair (LA , SP/SP), a 1:04.908
 8º) 20 - F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU , PR/PR), a 1 volta
 9º) 18 - F.Poeta/R.Sandoval (LA , RS/RS), a 2 voltas
 10º) 15 - F.Tozzo/R.Mascarello (FE , RS/MT), a 2 voltas
 11º) 61 - F.Croce/D.Croce (CO , SP/SP), a 2 voltas
 12º) 46 - C.Kray/A.Toso (LA , RS/RS), a 2 voltas
 13º) 12 - L.Cordeiro/V.Genz (BM , SP/RS), a 2 voltas *
 14º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (AM , SP/SP), a 3 voltas *
 15º) 21 - F.Greco/V.Rossete (MA , SP/SP), a 3 voltas *
 16º) 8 - E.Oliveira/W.Freire (FE , SP/SP), a 3 voltas *
 17º) 10 - C.Almeida/P.Ventura (LA , RS/RS), a 4 voltas
 18º) 82 - M.Melo/J.Gonçalves (GI , SP/SP), a 17 voltas *
 19º) 11 - M.Stumpf/P.Gonçalves (BM , RS/BA), a 24 voltas *
 20º) 17 - L.Varassin/R.Mathias (VI , PR/SP), a 26 voltas
 21º) 6 - V.Pinheiro/L.Burti (LO , SP/SP), a 30 voltas *
 * Categoria GT4


Fonte: FGCom - Fernanda Gonçalves / Paula Maia
Foto: Raceone