quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Excelsior e Pirelli retornam ao Gaúcho de Marcas

Temporada se inicia no próximo dia 24 de março em Tarumã

A temporada 2013 do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos 2013 marca o retorno da parceria entre a categoria e a Excelsior Pirelli Racing, que volta a atuar como fornecedora de pneus para o certame, após um hiato de dois anos.

O atual Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos tem suas raízes ainda na temporada de 2005, quando de uma reunião de pilotos e preparadores interessados em ver o automobilismo regional crescer nasceu o formato que seria adotado na temporada 2006. De 13 carros na primeira etapa ao recorde de 52 inscritos em 2009, foi um longo caminho trilhado e muito trabalho de todos os envolvidos.

Para Alexandre Quadrado, representante da Excelsior Pirell Racing, o retorno à categoria é gratificante. “Estamos felizes com nosso retorno ao Campeonato Gaúcho de Marcas, nossa empresa e a Pirelli são parceiras de longa data do automobilismo no estado e tenho certeza do sucesso dos novos pneus que serão utilizados nesta temporada 2013. O Pirelli P6 em aro 14 é um pneu de última tecnologia e trará um grande salto qualitativo no desempenho e consumo de pneus”.

Além do apoio e fornecimento dos pneus, a categoria passa a fazer parte do pacote de mídia da empresa, figurando nas chamadas de rádio e outras mídias da Excelsior. 

Entre as temporadas de 2006 e 2008, a categoria possuía apenas uma classe para a premiação, além de uma segunda premiação aos pilotos por marca. A partir de 2009 a categoria adotou o formato atual, onde é dividida entre classes A, B e N, sendo a classe A destinada a pilotos consagrados e com títulos no currículo. A classe B é destinada para pilotos que não possuem título no currículo ou campeões da classe N. Finalmente a classe N é destinada para os pilotos que estão iniciando no automobilismo. O regulamento para os carros das três divisões é exatamente o mesmo, não havendo diferenças na preparação dos carros.

Em breve será divulgada a data do evento de lançamento da temporada 2013 do Gaúcho de Marcas & Pilotos, que terá o televisionamento via Curva do S na Pista, na TV Interativa.  Abaixo, conheça todos os campeões desde 2006:

2006 - Analino “Choka” Sirtuli

2007 - Luiz Clemente Moroni/ Vítor Genz

2008 - Pierre Ventura/ João Cardoso Jr.

2009:
Classe A: Pierre Ventura/ Vitor Genz
Classe B: Robson Walther
Classe N: Rafael Biancini

2010:
Classe A: Luiz Clemente Moroni
Classe B: Cristiano Almeida
Classe N: Márcio Campos

2011:
Classe A: Luiz Clemente Moroni
Classe B: Ike Halmschleger
Classe N: Paulo Preto

2012:
Classe A: Luiz Clemente Moroni/ Fernando Jr.
Classe B: Fernando Trennepohl
Classe N: Juliano Salton

Fonte: Erlon Radl - automobilismogaucho.com.br

SKB 10: Arthur e Matheus Leist enfrentam novo desafio no traçado invertido de Aldeia da Serra

Mais um desafio está na pauta dos irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições), que estão em Barueri (SP), mais exatamente no Kartódromo Aldeia da Serra, onde neste sábado e domingo, dias 2 e 3, disputam a 10ª edição do Super Kart Brasil. O evento, idealizado por sete dos maiores nomes da história do kartismo brasileiro, terá quatro baterias para cada categoria, duas em cada dia, e deverá reunir mais de 150 pilotos de todo o Brasil.

Os treinos estão sendo realizados de forma intensa na pista paulista e tanto Arthur quanto Matheus mostram-se competitivos e em condições de lutar pela vitória. Arthur, que é o vice-líder do Campeonato Paulista - as provas terão validade também para o Estadual de São Paulo -, compete na categoria Júnior Menor e nesta quinta-feira postou-se entre os primeiros colocados nas duas sessões de treinos.

Matheus Leist, por sua vez, competirá na Graduados, a categoria que reúne o maior grid do Super Kart Brasil 10, com 42 pilotos. Além da vitória, o gaúcho de Novo Hamburgo buscará uma das três vagas para a final da Seletiva Petrobras oferecidas neste final de semana. "Estamos bem nos treinos, mas corrida é corrida", pondera Matheus. "Correrei no maior grid do evento e vou tentar pelo menos garantir minha primeira participação na final da Seletiva Petrobras", completa.

O Super Kart Brasil terá, pela segunda vez em sua história, suas disputas realizadas no traçado invertido do Kartódromo Aldeia da Serra, o que não chega a ser uma completa novidade para Arthur e Matheus Leist. "Já corremos com este traçado no SKB 7 e nos adaptamos bem naquela época. E é o que está acontecendo agora", lembra Arthur. "Ainda estamos trabalhando no acerto final dos karts, sabemos que teremos corridas difíceis, mas o Matheus e eu estamos bem preparados", salienta o piloto.

Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) competem com chassi Techspeed e integram a equipe MZ Racing, comandada pelo experiente preparador Mazinho. E têm em José Carlos Spier, o Nico, o responsável por toda sua logística. "Acredito que os meninos estarão entre os primeiros colocados nas quatro provas deste final de semana. Tudo está correndo da forma como planejamos", finaliza Nico.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Focado em competições nacionais, Pedro Cardoso disputa Super Kart Brasil

Após incidente que o fez abandonar campeonato nos EUA, brasiliense correrá pelo terceiro final de semana seguido, em busca do primeiro título da temporada

Voltando de competições nos Estados Unidos, Pedro Cardoso agora está focado nas competições nacionais. A 10ª edição do Super Kart Brasil será realizada neste final de semana (2 e 3), no kartódromo da Aldeia da Serra. Há pouco mais de um mês, o brasiliense disputou o SKB 09, em Interlagos, e conquistou o vice-campeonato. Nesta temporada, o piloto de 13 anos compete na categoria Junior.

Os treinos do SKB acontecem na quinta e sexta-feira. No dia seguinte, há uma tomada de tempos e duas corridas. No domingo, a programação se repete, e o vencedor é definido pela soma dos pontos das quatro baterias.

Estados Unidos

Atual campeão do Florida Winter Tour, Pedro fazia sua quarta participação no campeonato neste ano, correndo em duas categorias. Porém, um incidente durante a corrida do último domingo (23), em Homestead, levou o piloto a decidir abandonar o campeonato.

Quando já estava na segunda posição, brigando pela liderança da corrida final, uma fiscal foi atravessar a pista empurrando um kart que já estava fora da prova – por ter se envolvido em uma batida em voltas anteriores – na frente dos líderes e colidiu com o brasileiro, causando um grave acidente que destruiu seu kart. A reação e a forma com que a organização lidou com o caso foi determinante para que Cardoso optasse pela não continuação no campeonato, apesar de ter chances de título na categoria TaG Junior.

Super Kart Brasil

“É uma competição muito forte, com quatro corridas, em que já fomos bem esse ano. Estou pensando agora nas competições no Brasil, em que o nível está alto. A partir de quinta-feira estarei treinando e espero manter os bons resultados”, explicou Pedro Cardoso

Florida Winter Tour

“Ficamos surpresos e indignados não só com o que aconteceu na pista, mas principalmente pela reação dos organizadores, que não foram capazes de dimensionar o erro que cometeram e nem ao menos fizeram um pedido de desculpas formal. Sempre fizemos questão de participar do campeonato, mas com essa atitude decidimos não continuar na competição”, disse o pai do piloto, Sergio Cardoso.

Texto: Eversports Press / Mariana Viegas
Foto: Jackson de Souza

Kreis Jr. confirmado no Brasileiro de Marcas 2013

Piloto Catarinense será piloto da Carlos Alves Competições, com carro oficial de fábrica, o Chevrolet Cruze

Após vários convites e testes de pista o piloto de Jaraguá do Sul, Kreis Jr, oficializou sua participação no automobilismo em 2013. O catarinense será piloto oficial de equipe de fábrica da GM, a Carlos Alves Competições, na Copa Petrobras de Marcas.

"Estou muito feliz por estar confirmado no grid do Brasileiro de Marcas deste ano, ainda mais que irei competir na equipe do Carlos Alves que foi a primeira equipe campeã deste novo formato com Tiago Camilo em 2011”, lembrou Kreis Jr.

O campeonato é o principal evento de automobilismo para carros multimarcas com tração dianteira do Brasil. "Será um grande desafio, já que o grid é formado na sua maioria por pilotos que competem na Stock Car e GT3 regularmente, mas estou ansioso para dividir curvas e aprender com eles, será muito prazeroso”, relatou o piloto que conviveu com vários dos concorrentes no ambiente da Stock Car.

Patrocinado pela SMC Pneumática e Raumak Máquinas e contando com o apoio da Cosmos Turismo e Studio FM, o piloto optou pela categoria devido ao estilo de pilotagem e também alcance e importância do evento no cenário nacional do automobilismo: “Este campeonato conta com cinco montadoras e eu defenderei a Chevrolet, marca da 'gravatinha dourada'. É um evento de excelente retorno de imagem para meus patrocinadores, sem falar na emoção e competitividade em pista, enfim, acabou sendo a melhor escolha”, reforçou o piloto.

Kreis Jr. também agradeceu as equipes que o convidaram a competir nesta temporada. “Quero agradecer ao Carlos Alves pela oportunidade de guiar para seu grande time, como também a todos os demais que me convidaram a participar de outras categorias, mas agora é hora de pisar fundo de Chevrolet Cruze e tentar fazer uma bela temporada”, finalizou.

O Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos terá seu início no dia 07 de abril, em Interlagos (SP), e disputará oito rodadas duplas, com corridas aos sábados e domingos, e encerrará a temporada no dia 01 de dezembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia (GO).

Fonte: Ponto de Fuga Editora Ltda ME / Claudio Hreczuck 
Foto: Fernanda Freixosa

Miguel Fernandes teve bom desempenho em sua estreia na Copa São Paulo Granja Viana

Jovem piloto enfrenta campeonato mais difícil e disputado e busca melhorar ainda mais o aprendizado

Um pouco mais experiente após a disputa de sua primeira temporada completa, o paulista Miguel Fernandes (Acrilmax | L Madeiras | Colégio Ivanoff) fez no último final de semana, no Kartódromo Granja Viana, sua estreia em um dos campeonatos mais importantes do kartismo brasileiro, a Copa São Paulo. Piloto da categoria Mirim, ele participou da primeira das dez etapas previstas para a temporada 2013.

A estreia de Miguel na Granja Viana foi acompanhada de muita ansiedade, já que se tratava de um campeonato mais disputado e difícil quando comparado aos que o jovem piloto havia corrido no ano passado. A participação dele, no entanto, foi prejudicada pelo pouco contato que teve com a pista. Miguel teve oportunidade de participar de apenas dois treinos e em ambos a pista não estava seca, o que prejudicou sua adaptação ao traçado e o acerto do equipamento.

Miguel Fernandes (Acrilmax | L Madeiras | Colégio Ivanoff) foi à pista apenas duas vezes, a primeira na quarta-feira (20) e a segunda na sexta-feira (22), quando já utilizou o motor da prova neste segundo treino. Na tomada de tempos o pequeno piloto ficou com a quarta posição no grid de largada após um dos concorrentes ter sofrido uma punição e na corrida ele recebeu a bandeirada final em 5º.

"Apesar das dificuldades iniciais, principalmente relacionadas aos poucos treinos que fizemos, ficamos felizes com o desempenho do Miguel em uma pista praticamente desconhecida para ele", avalia Claudio Fernandes, pai de Miguel. "Vamos nos preparar melhor para as próximas etapas", finaliza.

Além de disputar a Copa São Paulo Granja Viana, Miguel Fernandes competirá na Copa Aldeia da Serra. O momento atual é de aprontos para a competição e na Copa Verão, preparatória para o evento principal, Fernandes é o atual líder da competição após ter vencido as duas primeiras etapas. O objetivo é conquistar o bicampeonato da Copa Verão, algo bastante próximo, já que resta apenas uma etapa para o encerramento.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: TV Racing

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Joaçaba abriu a temporada 2013 do Campeonato Catarinense de Automobilismo com grande público




O Autódromo "Cavalo de Aço" foi palco da abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo no último final de semana

Cerca de 3,5 mil pessoas acompanharam sob sol forte e calor as disputas da 1ª etapa do certame. Para Almir Petris, presidente da FAUESC (Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina), a realização da prova foi baseada na superação.

"Na semana passada choveu muito na região de Joaçaba e poucos acreditavam que seria possível fazermos esta etapa, mas em conjunto com o Auto Moto Clube de Joaçaba conseguimos ter sucesso e o final de semana foi muito bom. Queremos agradecer ao público, aos pilotos e as equipes que prestigiaram a prova", destacou Almir.

Abaixo o resultado da corrida com a pontuação, que é a classificação do campeonato em cada categoria:

Mini Fórmula Tubular "B"
1º Lorenzo Santangelo (Blumenau) - MFT 4 - 53 pontos
2º Sidemar Bonkoski (Barra Velha) - MFT 275 - 47 pontos
3º Carlos Sestrem (Blumenau) - MFT 33 - 43 pontos
4º Carlos Meneses (Jaraguá do Sul) - MFT 55 - 39 pontos
5º Marlon da Silva - MFT (Blumenau) - 76 - 19 pontos

Mini Fórmula Tubular "A"
1º Henrique Tischner (Pouso Redondo) - MFT 44 - 50 pontos
2º Edson Luis Pedro (Blumenau) - MFT 46 - 44 pontos
3º Amaro Lenfers (Blumenau) - MFT 60 - 25 pontos
4º Sandro da Silva (Blumenau) - MFT 77 - 23 pontos
5º Celso França (Blumenau) - MFT 13 - 21 pontos

Estreantes
1º Leone Marcolla (Jaraguá do Sul) - Gol 81 - 28 pontos
2º Fábio Hess (Palhoça) - Gol 23 - 25 pontos

Marcas "N"
1º Bernardo Junqueira (Joaçaba) - Gol 15 - 28 pontos
2º Anderson Lobo (Joinville) - Gol 161 - 25 pontos
3º Reginaldo Vieira (Joinville) - Gol 63 - 23 pontos
4º Junior Batistti (Palhoça) - Gol 22 - 3 pontos

Marcas "B"
1º Josias Esmério (Lages) - Gol 21 - 28 pontos
2º Eduardo Zanon (Brusque) - Gol 96 - 25 pontos

Marcas "A"
1º Samuel Deucher (Ituporanga) - Gol 66 - 28 pontos
2º Fausto De Lucca (Joaçaba) - Gol 51 - 25 pontos
3º Christiano Bornemann (Curitiba) - Gol 343 - 23 pontos
4º Alexandro Spézia (Jaraguá do Sul) - Gol 56 - 21 pontos
5º Lucas Bornemann (Curitiba) - Gol 41 - 3 pontos

Stock Car Opala "B"
1º Christian Poffo (Ascurra) - Opala 2 - 28 pontos
2º Aladir Amorim (Blumenau) - Opala 55 - 25 pontos
3º Clóvis Ewald (Blumenau) - Opala 8 - 23 pontos
4º Michel Oliveira (Pouso Redondo) - Opala 69 - 3 pontos

Stock Car Opala "A"
1º Alessandro Coelho (Jaraguá do Sul) - Opala 74 - 28 pontos
2º Elton Sewald (Blumenau) - Opala 13 - 25 pontos
3º Mario Diego Broering (Palhoça) - Opala 1 - 23 pontos
4º Charles Oliveira (Pouso Redondo) - Opala 66 - 21 pontos

Stock Car Omega
1º José Osvaldo Oliveira (Joinville) - Omega 88 - 28 pontos

A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo será nos dias 16 e 17 de março, no Autódromo Lourenço Schreiner, em São Bento do Sul, onde acontecerá também a 1ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) e uma prova festiva de Gaiolas e Fusca Cross.

Texto: FAUESC
Imagens: Jimmi Torres - Barulho de Motor (www.barulhodemotor.com.br)

Bruno Bertoncello estreou na Granja Viana e conquistou primeira vitória na Graduados

Objetivo e foco agora se voltam para vitória no Super Kart Brasil 10

Uma vitória e a certeza de ter equipamento e condições técnicas para ser um dos destaques da Graduados em seu ano de estreia na categoria. Este foi o saldo do gaúcho Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus | Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV) em sua participação na etapa de abertura da Copa São Paulo, disputada no último sábado (23) no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Agora promovido para a mais importante categoria do kartismo brasileiro, Bertoncello iniciou sua temporada no final de janeiro, quando disputou o Super Kart Brasil 9 em Interlagos, passando depois pela abertura da Copa São Paulo Light, na mesma pista. No último final de semana ele fez uma boa tomada de tempos e disputou três provas, duas delas classificatórias.

E sua primeira vitória na Graduados chegou em uma destas classificatórias, quando estabeleceu uma vantagem de quase cinco segundos sobre o segundo colocado e superou bons nomes da categoria. Em outra classificatória o gaúcho de Passo Fundo terminou em 3º e na última corrida acabou saindo da pista depois de um incidente com um de seus adversários.

"Ainda estou me adaptando à Graduados, uma categoria muito forte e equilibrada", lembra Bertoncello. "Foi uma vitória muito importante, que mostrou que estamos no caminho certo e que tenho equipamento para brigar sempre pelos primeiros lugares. Foi uma pena ter havido este incidente, pois tenho certeza de que eu poderia ter lutado pela vitória na Final", emendou o piloto, que utiliza chassi Techspeed e motores preparados por Renato Tibola, além de integrar a equipe Quake2.

Próximo compromisso de Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus | Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV), o Super Kart Brasil 10 será disputado neste final de semana (2 e 3 de março) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). "Minha meta é obter vitória no SKB, repetindo a edição 3, quando venci na Júnior", aposta o piloto. "A dificuldade será maior ainda, eu sei, mas sei que tenho condições, pude comprovar isto neste final de semana na Granja", avalia Bertoncello.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Em Daytona, Miguel Paludo atinge objetivo de começar campeonato entre os primeiros da Truck Series

Piloto brasileiro andou bem durante a prova de abertura da Nascar, e recebeu a bandeirada na sétima colocação, sendo o sexto colocado no campeonato 2013 da Truck Series

O piloto Miguel Paludo (Duroline) começou a temporada com um resultado consistente para o campeonato, seu principal objetivo antes de iniciar a temporada 2013. Na corrida da noite desta sexta-feira em Daytona, Flórida, o brasileiro recebeu a bandeirada na sétima colocação entre as 36 picapes que largaram hoje.

O piloto da Turner Scott Motorsports se manteve entre os primeiros em praticamente toda a corrida, só perdendo um pouco o contato nas voltas finais. Mas em um trabalho de equipe em conjunto com o atual campeão James Buescher, conseguiu novamente terminar dentro do top-10. Johnny Sauter venceu a corrida.

Com o resultado, Miguel inicia a temporada 2013 da Nascar Truck em sexto no campeonato, já que Kyle Busch, segundo colocado na prova, é ilegível para a série, pois compete na categoria principal (Sprint Cup).

"Conseguimos cumprir nosso objetivo, que era ser cauteloso até as cinco últimas voltas e foi o que fizemos. Trabalhamos muito em equipe aqui em Daytona, especialmente eu e o James (Buescher). Andamos no top-10 boa parte da prova e isso foi essencial para escapar dos acidentes. Até tentei puxar o Ty Dillon na última volta, mas logo veio a bandeirada e não deu. Foi um bom resultado para iniciarmos o campeonato como um dos ponteiros na tabela", diz Paludo.

A NextEra Energy Resources 250 começou com o gaúcho largando em oitavo. Nas primeiras voltas, Miguel passou para sexto, literalmente empurrando a picape seu companheiro de equipe, James Buescher, pelo superoval de 2,5 milhas. Na volta 10, Paludo continuava avançando e já subia para quarto, sempre escoltando o piloto #31. Via rádio, comentava que o vácuo estava funcionando bem pela linha externa e continuava seguindo seu parceiro. Na volta 19, era o terceiro colocado.

A primeira bandeira amarela foi sacada na volta 26 por causa de detritos do truck #92 de Scott Riggs, que teve problemas de motor. Paludo aproveitou, assim como todo o grid, para parar, trocar pneus (somente dois) e completar o combustível. O gaúcho de Nova Prata retornou na 13ª posição.

A relargada veio na volta 30, quando Miguel novamente começou a escalar o pelotão, já se encontrando em décimo na volta seguinte.

Neste segundo stint, Miguel passou a usar a parte interna da pista, seguindo a maior fila do pelotão dianteiro. Na volta 50, a metade exata da prova, Miguel continuava pelo lado interno, só que já na sétima posição.

Na sequência, um 'big one' envolvendo vários carros na volta 54 (curva 3) interrompeu a prova com uma bandeira amarela pela segunda vez. O acidente foi logo atrás de Paludo, mas nada aconteceu ao brasileiro. Os vários detritos na pista fizeram a prova ser interrompida por várias voltas.

Miguel aproveitou essa longa parada para trocar seus quatro pneus e completar o combustível. Ajustes não foram necessários, já que ele continuava comentando com a equipe que sua Silverado estava bem estável.

Relargando na volta 60, Miguel partia de quinto, forçando para ganhar mais posições à frente. Duas voltas depois, Jason White rodava absolutamente sozinho, tocando no muro e provocando a terceira amarela da prova. Paludo aproveitou para completar seu tanque para ir até o fim sem mais paradas.

A verde apareceu novamente na volta 67, com Miguel em 12º. Dez passagens depois, Paludo era o oitavo. Com 20 para o fim, o motor da picape #10 de Jennifer Jo Cobb apresentava problemas, provocando a quarta bandeira amarela da etapa.

Chegando ao fim, a corrida começava a ficar mais nervosa, com alguns toques e filas de três sendo formadas. A relargada se deu a 18 do fim, com Miguel na linha de cima, assim como estava no começo da prova.

Encaixotado, Miguel ficou sem espaço e perdeu várias posições, indo para 20º com dez voltas para o término. Só que na volta seguinte, junto com seus companheiros de Turner Scott Motorsports Ryan Truex e James Buescher, seguiu na linha externa e conseguiu muitas ultrapassagens. Todavia, instantes depois, o pneu da Chevrolet de Truex não aguentou, estourando e provocando a quinta bandeira amarela. Cinco picapes foram envolvidas no incidente. Miguel, no momento, era o 11º no momento.

A verde veio com cinco voltas para o fim. Paludo pulou para sétimo e escalava o pelotão por dentro quando Jeff Agnew perdia o controle e batia, encerrando a prova em bandeira amarela. Johnny Sauter venceu a corrida.

A próxima etapa da Nascar Truck Series se dará no Martinsville Speedway, Martinsville, prova disputada somente no dia 6 de abril no oval de 0,526 milhas do estado da Virgínia. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Resultado da NextEra ENergy 250, Daytona (1/22)
Dez primeiros colocados:
1º) Johnny Sauter, 100 voltas
2º) Kyle Busch, a 0s430
3º) Ron Hornaday Jr, a 1s021
4º) Justin Lofton, a 2s259
5º) Jeb Burton, a 2s555
6º) Ty Dillon, a 2s693
7º) Miguel Paludo, a 3s494
8º) Ryan Blaney, a 3s662
9º) Matt Crafton, a 4s266
10º) Ryan Sieg, a 3s823

Classificação Nascar Truck Series (1/22)
Dez primeiros colocados:
1º) Johnny Sauter, 47 pontos
2º) Ron Hornaday Jr, 41
3º) Justin Lofton, 41
4º) Ty Dillon, 40
5º) Jeb Burton, 39
6º) Miguel Paludo, 37
7º) Ryan Blaney, 36
8º) Matt Crafton, 35
9º) Ryan Sieg, 34
10º) Todd Bodine, 34

Fonte: RF1 Jornalismo
Foto: CIA Stock Photo/RF1

Com melhor volta, Rafael Câmara é 2º na abertura da Copa São Paulo de Kart

Pernambucano dominou os treinos, marcou a pole position e liderou boa parte da prova, mas um incidente na última volta o fez terminar em segundo

O kartódromo da Granja Viana, no interior de São Paulo, foi palco da etapa inicial da Copa São Paulo de Kart. Em sua segunda corrida na temporada, o pernambucano Rafael Câmara conquistou um segundo lugar na prova e subiu novamente no pódio, assim como fez há três semanas em Interlagos (SP).

Participando da disputa na categoria Mirim, o piloto de sete anos teve um excelente desempenho durante toda a semana, estando sempre entre os primeiros colocados. Com mais de três segundos de vantagem, marcou o melhor tempo na classificação e garantiu a pole position. Rafael manteve a liderança por grande parte da corrida, mas em uma disputa a uma volta do fim, recebeu um forte toque e perdeu a posição, cruzando a linha de chegada em segundo lugar. Câmara ainda fez a melhor volta da corrida.

O próximo compromisso do pernambucano é a segunda etapa da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP), no dia 23 de março.

Rafael Câmara:

“Foi uma semana muito boa, treinamos bastante e tínhamos um ritmo bem forte. Larguei em primeiro e abri uma vantagem, mas no fim tomei um toque e perdi a posição, foi uma pena, mas isso só me deixa ainda mais animado a brigar pela vitória nas próximas corridas”

Resultado da 1ª etapa da Copa SP – categoria Mirim (13 voltas):
1) Pedro Braga
2) Rafael Câmara
3) Pedro Aizza
4) Felipe Bartz
5) Miguel Fernandes

Fonte: Eversports Press / Mariana Viegas
Foto: Jackson de Souza

Enduro dos Pampas foi marcado por muitas disputas

Edição de 2013 reuniu 205 pilotos de todo o Brasil

Após 340 quilômetros percorridos em dois dias, chegou ao fim a edição de 2013 do Enduro dos Pampas, realizado neste final de semana (23 e 24), entre as cidades de Osório e Canela, no Rio Grande do Sul. Com a presença de 205 pilotos, a competição marcou a estreia do piloto Krish Balbinot com a moto Mormaii VT 250

O sol marcou presença durante os dois dias de competição. No sábado, os pilotos percorreram 190 km, entre Osório e Canela. Já no domingo, as atividades começaram bem cedo, às 8 horas da manhã, com a largada dos primeiros competidores, que percorreram mais 150 km no entorno da cidade de Canela. 

Os pilotos se dividiram em sete categorias. Na Master, Erasmo Klering foi o vencedor, seguido de Michel Cecht e Sandro Hoffmann. Com problemas no primeiro dia, o piloto Mormaii Krish Balbinot terminou a competição na 11ª colocação. "No sábado tive um problema de sujeira na gasolina, provavelmente. Com isso, perdi muito tempo e não me classifiquei bem", disse o piloto, que estreou em competições com a moto Mormaii VT 250. "A moto é fantástica. A suspensão é ótima e eu a achei muito fácil de guiar. Estou empolgado para as próximas provas", completou Krish.

Na categoria Sênior, o vencedor foi Tiago Kudlavies. Já na Júnior, quem levou a melhor foi Alexandre Durantes. Edson Maciel foi o vencedor da Over 40, José Scheid faturou a Over 50 e Eduardo Krumenauer sagrou-se campeão na Novatos. Nas duplas, os vencedores foram Josimar Mello e Jorge Zoeller. 

Mormaii nos Pampas

Além de estar presente na pista com o piloto Krish Balbinot, a Mormaii montou uma base de apoio para os pilotos e o público presente. Por lá, os visitantes puderam conhecer de perto a moto Mormaii VT 250 e se hidratar com água, energético e isotônico da Mormaii.

Confira os cinco primeiros colocados de cada categoria:

Master 
1. Erasmo Klering 
2. Michel Cechet 
3. Sandro Hoffmann 
4. Guilherme Cascaes 
5. Emerson Loth

Júnior 
1. Alexandre Durantes 
2. Malksandro Paganini 
3. Junior Capelletto 
4. Celso Zagonel 
5. Mateus Pereira

Sênior 
1. Tiago Kudlavies 
2. Clecio Hiert 
3. Laercio Delazzeri 
4. Daniel Saurin 
5. Claiton Lopes

Over 50 
1. José Scheid 
2. Altair Bordignon  
3. Paulo Burtet 
4. George Parik 
5. José Vianna

Over 40 
1. Edson Maciel 
2. Romeu Eurich 
3. Claudio Hiert 
4. Pericles Dutra 
5. Vladi Smaniotto

Novatos 
1. Eduardo Krumenauer 
2. Bruno Mourao 
3. Gabriel Arend 
4. Maikon Visentin 
5. Marcos Cardoso

Duplas  
1. Josimar Zoeller 
2. John Dieter 
3. Leandro Wiest 
4. Alexandre Souza 
5. Maico Bazei

Fonte: Assessoria de Imprensa Mormaii

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Promotores da Fórmula Júnior anunciam treino exclusivo para pilotos novatos no Velopark

Atividade será no dia 10 de março e categoria tem cinco vagas ainda em aberto

Prestes a dar início a sua primeira temporada, a Fórmula Júnior anuncia seu último teste coletivo - ou seletiva -, mas apenas para pilotos que não tenham participado de nenhuma atividade anterior da categoria. O objetivo, já que ainda restam cinco vagas para fechar o grid, é ambientar os "novatos" ao carro e fazer com que haja o necessário equilíbrio com os pilotos que já conhecem o monoposto.

A atividade será realizada em um dos mais modernos autódromos do Brasil, o Velopark, em Nova Santa Rita, cerca de 30 quilômetros distante de Porto Alegre (RS), no dia 10 de março, um domingo. O custo para participar do treino é de R$ 4.600,00, valor onde está incluído um jogo de pneus slick zero da marca NA Carrera - o mesmo que será utilizado ao longo do ano -, assistência técnica das equipes, taxa do clube sede do treino, taxa do organizador, combustível e ambulância e serviço médico. Além deste valor é necessário investir R$ 500,00 para fazer a escola de pilotagem, item exigido pela Federação Gaúcha de Automobilismo e presente nos regulamentos para que pilotos possam treinar ou competir em autódromos.

Seis equipes das que atuarão durante o campeonato estarão no Velopark prestando assistência aos participantes. São elas a Giocar Racing, Kratina Racing, MC Tubarão, Nafta Motorsport, Pole Racing Team e Satti Racing, todas com grande experiência e rico currículo na história do automobilismo. "Ainda temos algumas vagas em aberto e queremos oferecer aos interessados uma oportunidade para se ambientarem ao carro antes do campeonato começar. Assim, os novos pilotos não começarão a competição em desvantagem", informa Claudio Fontoura, junto com Neco Fornari um dos promotores da Fórmula Júnior.

Para participar do treino coletivo é necessário fazer o pagamento de uma caução de R$ 1.000,00 (valor que não será devolvido em caso de desistência) através de boleto bancário. Os interessados devem enviar, através do email contato@formulajr.com, nome e endereço completo e CPF (seu ou do responsável) para a emissão do boleto. "A participação neste treino ou seletiva não garantirá a presença do piloto no campeonato. Para isto será necessário assinar o contrato, que estará disponível no Velopark no dia 10 de março, ou antes. Basta pedir por email para enviarmos o contrato ao piloto", explica Fontoura.

Serão 70 voltas pelo moderno circuito do Velopark, um dos quatro autódromos que receberão as oito etapas duplas da Fórmula Júnior em 2013. Os outros são Guaporé, Santa Cruz do Sul e Tarumã. "A cada dia recebemos o contato de novos pilotos interessados, de várias partes do Brasil", revela Claudio Fontoura. "Temos certeza de que começaremos o campeonato com 15 pilotos, grid cheio. Venham participar conosco, oferecemos uma ótima chance para fazer a transição do kart para o automobilismo, a um custo muito baixo, R$ 55 mil pela temporada inteira", convida.

Para saber mais sobre o treino coletivo e sobre a Fórmula Júnior acesse www.formulajr.com. Contatos também podem ser feitos com Claudio Fontoura pelo fone (51) 9178.6084, e Neco Fornari, pelo fone (51) 8141.6311.

Confira o calendário 2013:

1ª etapa - 23 e 24 de março - Tarumã
2ª etapa - 20 e 21 de abril - Guaporé
3ª etapa - 18 e 19 de maio - Velopark
4ª etapa - 29 e 30 de junho - Santa Cruz do Sul
5ª etapa - 17 e 18 de agosto - Tarumã
6ª etapa - 21 e 22 de setembro - Velopark
7ª etapa - 19 e 20 de outubro - Guaporé
8ª etapa - 16 e 17 de novembro - Tarumã

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Nascar: Miguel Paludo é o terceiro mais rápido nos treinos da Truck Series em Daytona

Piloto da Turner Scott Motorsports elogiou sua picape, principalmente quando andava no vácuo; o treino classificatório que definirá o grid de largada será às 15h40 desta sexta; corrida acontece às 22h

O gaúcho Miguel Paludo (Duroline) terminou em uma boa terceira colocação os treinos livres da NextEra Energy Resources 250, no Daytona International Speedway, Flórida, primeira etapa da temporada 2013 da Nascar Truck Series. O treino que definirá o grid de largada da prova no superspeedway de 2,5 milhas situada na cidade litorânea de Daytona Beach será às 15h40 desta sexta-feira; corrida terá largada amanhã às 22h.

Andando na pista em que em 2012 cravou a pole position e fez a melhor volta da prova, Miguel elogiou o trabalho da Turner Scott Motorsports, principalmente quando treinava simulando situação de corrida.

"No primeiro treino, nós fizemos três simulações de classificação, o que foi bem positivo. No segundo, que foi mais perto do horário da corrida de amanhã, só andamos no vácuo para ver como a caminhonete se comportava no bolo, e o resultado foi super positivo. Gostei muito deste treino, pois andamos a maior parte do tempo em segundo, e mesmo caindo para terceiro no fim, senti a picape sempre constante e muito estável. Na classificação de amanhã temos algumas coisas que podemos fazer para ser ainda mais rápidos. Tenho chance de pole, mas ficaria feliz se largasse em um top-3 ou top-5 amanhã", falou Miguel, que fez seu melhor tempo do dia em 47s651, uma média de 303.95 km/h, com o chassi TSM-212.

A definição do grid de largada será na tarde de sexta (22), às 15h40, e a corrida está marcada para as 22h deste mesmo dia. O canal Fox Sports anuncia a transmissão da corrida para o Brasil às 00h10 da madrugada de sexta para sábado. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Resultado do último treino livre da NextEra Energy Resources 250 (10 primeiros):
1º) Clay Greenfield, (RAM/US Pavement/1-800-Pavement), 189.645, 47s457
2º) Jeb Burton, (Chevrolet/Arrowhead), 188.980, 47s624, a 0s167
3º) Miguel Paludo, (Chevrolet/Duroline), 188.873, 47s651, a 0s194
4º) Ryan Truex, (Chevrolet/TBA), 188.810, 47s667, a 0s210
5º) Brennan Newberry, (Chevrolet/Fight For Life), 188.731, 47s687, a 0s230
6º) Johnny Sauter, (Toyota/Carolina Nut Co. / Curb Records), 188.608, 47s718, a 0s261
7º) Timothy Peters, (Toyota/Parts Plus), 188.387, 47s774, a 0s317
8º) Rick Crawford, (Chevrolet/Superseal / Menards), 188.288, 47s799, a 0s342
9º) Jeff Agnew, (Chevrolet/TBA), 188.206, 47s820, a 0s363
10º) Matt Crafton, (Toyota/Slim Jim / Menards), 188.174, 47s828, a 0s371

Fonte: RF1 Jornalismo

Mega Kart conquistou vitória na abertura do Campeonato San Marino

Provas foram disputadas em Paulínia, interior de São Paulo

O Kartódromo San Marino Internacional, em Paulínia (SP), foi o palco de mais uma vitória da fábrica de chassis e componentes para o kartismo brasileiro, a Mega Kart. Esta vitória se junta a diversas outras obtidas já neste início de temporada e reforça o currículo vencedor da empresa comandada pelos empresários Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira.

A série de vitórias obtidas em 2013 começou em janeiro, quando a fábrica conquistou quatro primeiros lugares em Paulínia e em Guaratinguetá, ambas cidades paulistas. E continuou com novos primeiros lugares, em Itu e novamente em Guaratinguetá.

O último triunfo da Mega Kart chegou no último domingo, dia 17, pelas mãos de André Salmoria, que conquistou vitória na abertura do Campeonato San Marino, também em Paulínia, pela categoria F4. Utilizando-se de um chassi Mega MX, ele não deu chances aos concorrentes e conquistou outro ótimo resultado para a fábrica paulista.

"Sem querermos ser repetitivos, estamos novamente em um grande ano", avaliam os diretores da Mega Kart. "E, assim como em anos passados, notadamente 2012, estamos conquistando vitórias, que ao longo do ano vem reforçando a imagem vencedora de nosso equipamento", finalizam Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Bruno Gorski

Enduro dos Pampas marca a estreia de campeão brasileiro com moto Mormaii

Krish Balbinot fará sua estreia com a moto Mormaii VT 250 em competições nacionais

As cidades de Osório e Canela, no Rio Grande do Sul, terão um final de semana agitado. Tudo porque será realizada a 13ª edição do Enduro dos Pampas, válida pelo Campeonato Brasileiro, Sul-Brasileiro, Gaúcho e Metropolitano da modalidade. A Mormaii, patrocinadora do evento, também estará na pista com o campeão brasileiro Krish Balbinot, que fará sua estreia com a moto Mormaii VT 250.

Serão mais de 300 km percorridos, em dois dias de provas. No sábado (23), os pilotos saem de Osório e vão em direção a cidade de Canela, percorrendo uma distância de 190 km. No domingo, os pilotos disputam em um percurso de 120 km, nos arredores de Canela. A prova também será marcada pela estreia do piloto Krish Balbinot com a moto Mormaii VT 250. 

O campeão brasileiro júnior de 2011 competirá na categoria Master. "Eu estou muito contente em ser piloto Mormaii. Na última semana, fiz meu primeiro treino com a Mormaii VT 250. Andei 250 km com ela e fiquei muito satisfeito. A suspensão e o motor são muito bons. Além disso, a estética dela é demais. Muito bem acabada e com um design maneiro", disse Krish.

Com apenas 22 anos, Krish Balbinot já acumula ótimos resultados nas competições de enduro. "Eu comecei a andar de moto aos 12 anos. Em 2011 eu comecei a competir e acumulei vários títulos regionais. Em 2011 fui campeão brasileiro na categoria Júnior e, no ano passado, fiquei em terceiro na categoria Sênior", disse o piloto.

O Enduro dos Pampas é marcado por sua dificuldade. Os mais de 300 km percorridos nos dois dias levam os pilotos a um elevado grau de desgaste físico. Krish participou das duas últimas edições e considera esta etapa uma das mais difíceis. "O chão é muito úmido e a terra é lisa. Isso gera um grande desgaste físico. Além disso, a etapa é uma das mais técnicas do calendário", opinou Krish.

A bordo de sua moto Mormaii VT 250, Krish espera acumular bons resultados em 2013. O Enduro dos Pampas será realizado no próximo sábado (23) e domingo (24). No primeiro dia, a largada está prevista para ser iniciada as 9h30, em frente a Prefeitura Municipal de Osório. No domingo, a largada será dada a partir das 8h30, no Hotel Fazenda Pampas, em Canela.

Conheça a Mormaii VT 250 

Além de possuir uma linha completa de acessórios para motociclistas, como roupas, capacetes e equipamentos de proteção, a Mormaii lançou no mercado a Mormaii VT 250. Utilizada por pilotos de enduro, a Mormaii VT 250 vem chamando a atenção do público especializado, rendendo elogios em testes realizados por veículos de comunicação.

Fonte: Mormaii Imprensa

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Fórmula Júnior encerrou treinos coletivos e está pronta para sua estreia em Tarumã

Última atividade  de adaptação dos pilotos ao carro foi em Guaporé, um dos quatro autódromos em que a categoria correrá

No início com forte neblina e depois com sol e calor intenso, o último sábado (16) marcou o encerramento da fase de treinos coletivos e de adaptação dos jovens pilotos aos carros da Fórmula Júnior, categoria que marca a transição dos kartistas para o automobilismo. O segundo treino coletivo foi realizado no Autódromo de Guaporé, na Serra Gaúcha, entre a sexta-feira e o sábado, e encerrou a série preparatória para a abertura do campeonato, marcada para os dias 23 e 24 de março, em Tarumã (RS).

"Os tempos baixaram e os pilotos evoluíram em seu aprendizado e adaptação aos carros da Fórmula Júnior", diz Claudio Fontoura, promotor da categoria ao lado de Neco Fornari. "Fechamos nosso último treino coletivo com muito equilíbrio nos tempos e, assim como os pilotos, todos estamos prontos para a estreia. Tudo correu de acordo com o planejado e queremos agradecer o apoio e a hospitalidade proporcionados pela Associação Guaporense de Automobilismo. A seu presidente Dilvo Salvi, extensivo a todos da AGA, nosso muito obrigado", agradece.

Os carros da Fórmula Júnior são construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, e equipados com motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick NA Carrera. Vários são os atrativos que a categoria oferece e o baixo custo, R$ 55 mil para uma temporada completa com oito etapas de duas baterias de 25 minutos cada, é o mais importante. "O piloto faz toda a temporada, de oito etapas e 16 corridas nos quatro autódromos do Rio Grande do Sul, por um valor médio de R$ 6.900,00 por etapa", ressalta Neco Fornari.

O pacote técnico da Fórmula Júnior inclui o uso do Pro Tune, um sistema de telemetria por satélite, que mapeia a pista e permite inúmeros comparativos. Com painel touchscreen e GPS integrado, o Pro Tune permite gerenciamento eletrônico e injeção de combustível programável. "Isto deixa todos os motores exatamente iguais", afirma o preparador Né Andrade, da equipe MC Tubarão. "É um sistema ultramoderno, que lê todos os sensores do motor. Além disso, proporciona acesso a parciais de volta e desenho da pista e nos permite, dentro de cada equipe, fazer comparativo entre os pilotos", completa.

Paulo Trevisan, ex-piloto e idealizador do Museu do Automobilismo Brasileiro, esteve presente nos treinos coletivos em Guaporé na qualidade de apoiador do piloto Victor Hugo Matzenbacker. E avaliou a importância da Fórmula Júnior: "Tínhamos um vazio, que era a falta de uma categoria barata, que fizesse a passagem do kartista para o automobilismo de uma forma profissional. Não temos mais", aponta Trevisan. "Acho fantástica a rápida adaptação que estes pilotos vem mostrando e mostraram aqui. Quem vem do kart tem esta facilidade de mostrar um belo desempenho logo em seus primeiros momentos com um monoposto", continua.

Para Irineu Camargo, da Camargo Racing, o segundo treino coletivo da Fórmula Júnior mostrou outro dado interessante. "Usamos apenas um carro para dois pilotos neste final de semana, o Gabriel Robe e o Matheus Rouver. Eles ‘viraram’ tempos muitos bons e o carro andou cerca de 420 quilômetros sem nenhum problema técnico. Temos em nossa categoria um equipamento de extrema confiabilidade", atesta o preparador e também ex-piloto.

Lucas Alves é um dos kartistas que apostam na Fórmula Júnior. Integrando a equipe Quadrado Racing, o gaúcho considera-se pronto para a estreia após passar por atividades nas quatro pistas que receberão o campeonato: Guaporé, Santa Cruz do Sul, Tarumã e Velopark. "Venho aprendendo bastante, me adaptando rápido e me considero pronto e competitivo para a estreia. Estive sempre entre os primeiros em Guaporé, graças ao ótimo trabalho da equipe, que me passa dicas e ensinamentos muito importantes, além do ótimo trabalho no acerto do carro. Chegarei confiante para a primeira rodada em Tarumã", diz o piloto gaúcho. "A categoria é ótima, única com este formato de escola no Brasil e muito equilibrada. Fiquei atraído por ela exatamente pelo baixo custo e pelo espaço que ela conquista na mídia e seu consequente retorno aos patrocinadores", emenda.

Única representante do sexo feminino na Fórmula Júnior, a catarinense Bruna Tomaselli, da equipe Giocar, mostra-se igualmente otimista para a abertura do campeonato. "Todos nós viemos do kart, onde disputamos muitas corridas juntos. O nível é parecido e, principalmente, elevado. Acredito que todos chegarão muito competitivos em Tarumã. Evoluí bastante em todos os treinos e neste final de semana em Guaporé, apesar de alguns pequenos problemas de motor, não foi diferente", atesta Tomaselli, de 15 anos. "A Fórmula Júnior é uma bela escola para quem sai do kart e quer seguir carreira no automobilismo, tem organizadores sérios e competentes, mostra equilíbrio no equipamento e baixo custo. Tudo isto me faz optar por ela nesta minha transição", completa.

Segundo Claudio Fontoura, ainda existem vagas para os interessados em participar desta primeira temporada da Fórmula Júnior. "A chegada de novos pilotos poderá abrir outro treino coletivo, apenas para estes ‘novatos’, para que eles possam se equiparar aos que já treinaram", finaliza.

Para mais informações sobre a Fórmula Júnior, contate com Claudio Fontoura pelo fone (51) 9178.6084, e Neco Fornari, pelo fone (51) 8141.6311, ou pelo email contato@formulajr.com. Conheça mais da Fórmula Júnior acessando o site www.formulajr.com.

Confira o calendário 2013:

1ª etapa - 23 e 24 de março - Tarumã
2ª etapa - 20 e 21 de abril - Guaporé
3ª etapa - 18 e 19 de maio - Velopark
4ª etapa - 29 e 30 de junho - Santa Cruz do Sul
5ª etapa - 17 e 18 de agosto - Tarumã
6ª etapa - 21 e 22 de setembro - Velopark
7ª etapa - 19 e 20 de outubro - Guaporé
8ª etapa - 16 e 17 de novembro - Tarumã

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Programa Competição

Nicolas Costa vence Torneio de Verão e homenageia amigo em Volta Redonda

Convidado pelos donos do circuito, carioca fez a pole, volta mais rápida e conquistou o primeiro título da temporada 2013

Único piloto brasileiro a conquistar um título internacional no ano passado, Nicolas Costa participou no último domingo, na categoria Sprinter, de um Torneio de Verão realizado no kartódromo de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Convidado pelos diretores do circuito, José e Carla Fardim, o carioca aproveitou a oportunidade para se preparar para a temporada 2013, além de rever velhos conhecidos e fazer uma homenagem a um amigo que faleceu em um acidente de carro há cerca de um mês. Nicolas venceu a primeira bateria e foi segundo na outra, conquistando o primeiro título do ano.

"Foi importante disputar o torneio, já que estou há bastante tempo sem participar de uma competição oficial. Além disso, pude fazer uma homenagem a um amigo que faleceu há cerca de um mês", disse o piloto, que correu com o nome de Gustavo Loureiro na viseira de seu capacete. "O kart é excelente para manter a preparação física e técnica. É uma atividade que traz muito reflexo e velocidade. Muitos pilotos competitivos participaram do torneio e pude fazer algumas ultrapassagens. Acho que minha participação foi muito positiva", destacou o carioca, atual campeão Europeu e Italiano de Fórmula Abarth.

Nicolas cravou a pole para a primeira corrida. Na largada, o piloto manteve-se em primeiro, liderou a corrida inteira e não teve muito trabalho para conquistar a primeira vitória do domingo. Na segunda prova, o grid foi invertido e o piloto largou da quinta posição. Com uma boa atuação, Nicolas ultrapassou os adversários e assumiu a liderança. Porém, no final da prova, recebeu um toque e cruzou em terceiro, mas como um dos pilotos foi punido, herdou a segunda posição da corrida. Os resultados das duas baterias garantiram o título ao carioca.

"Sempre é bom começar o ano vencendo corridas e campeonatos. Não participo de uma competição oficial desde a última etapa da F-Abarth, realizada em outubro, em Monza, na Itália. Nesse período, realizei alguns treinos de kart na Granja Viana, mas sem disputar corridas. Quero agradecer ao José e a Carla pela oportunidade. Nosso foco é iniciar a preparação para a temporada da GP3, que começa em maio", finalizou.

Texto: MediaOne
Foto: Luiz Pinheiro/Velocidade Total

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Nos Estados Unidos, Pedro Cardoso disputa segunda etapa do Florida Winter Tour

Atual campeão, piloto de apenas 13 anos terá dois desafios seguidos em categorias distintas na pista de Homestead

Como vem fazendo há quatro anos, Pedro Cardoso inicia a temporada competindo no Florida Winter Tour, um dos principais campeonatos de kart da America, e neste final de semana disputa a segunda etapa da competição. Esse será o primeiro de dois desafios seguidos na pista de Homestead, já que o piloto participa de duas categorias.

Entre 15 e 17 de fevereiro, o brasiliense corre na categoria TaG Junior, e nos dias 23 e 24 disputa a Rotax Junior, cuja diferença principal são os motores utilizados. Representando a equipe PSL Karting, Cardoso usará chassis da fabricante italiana CRG.

Além da rodada inicial do FWT, em janeiro, Pedro já participou de duas importantes competições nacionais neste ano, o Super Kart Brasil e a primeira etapa da Copa São Paulo Light, no kartódromo de Interlagos. Em ambas, o piloto mostrou um excelente ritmo, conquistou vitórias e espera manter os bons resultados.

Pedro Cardoso:

“O campeonato é muito disputado e estou em uma categoria nova nesta temporada, em que a maioria dos pilotos são mais velhos. Tivemos uma primeira etapa difícil no Winter Tour, mas acredito que agora que estamos com a (equipe) PSL de novo, poderemos brigar pelas primeiras posições. Além disso, nas últimas semanas consegui bons resultados nas corridas que fiz no Brasil e isso nos dá mais confiança”

Texto: Mariana Viegas - Eversports Press
Foto: Ken Johnson

Forte aprendizado marcou o primeiro dia de testes coletivos da Fórmula Júnior em Guaporé

Baixo custo da temporada completa e segurança dos carros são os atrativos da categoria que faz a transição do  kartismo para o automobilismo

Grande oportunidade de transição do kartismo para o automobilismo, a Fórmula Júnior viveu nesta sexta-feira (14) os primeiros momentos de seu segundo treino coletivo, no Autódromo de Guaporé, na Serra Gaúcha. Valendo-se de carros desenvolvidos pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e testados anteriormente nas extintas Fórmula Universitária e Fórmula Brasil, a Fórmula Júnior tem como principais atrativos o baixo custo e a segurança.

O dia foi de bastante trabalho, principalmente por parte dos pilotos, que vivem aquele momento de adaptação a um novo equipamento, desta vez bem diferente do que estavam acostumados no kart. "Estamos completando um ciclo. Entre as duas seletivas de 2012 e os dois treinos coletivos deste ano, os pilotos hoje foram apresentados ao último dos quatro autódromos em que disputarão as provas da Fórmula Júnior", explica Claudio Fontoura, promotor da Fórmula Júnior ao lado de Neco Fornari, referindo-se aos quatro autódromos gaúchos, Guaporé, Santa Cruz do Sul, Tarumã e Velopark.

Segundo Fontoura, tudo correu de acordo com o planejado, exceto as condições climáticas, já que a chuva se fez presente em alguns momentos. "Os meninos, a cada pista, fazem o reconhecimento e adaptação ao equipamento e vêm, naturalmente, evoluindo a cada volta", avaliou.

Gustavo Bandeira, de Brasília (DF), é um dos pilotos da Fórmula Júnior. Recém promovido à categoria Graduados no kart, neste sábado ele teve seu primeiro contato com um "fórmula". "Vibrei com este primeiro dia na Fórmula Júnior. A categoria é uma ótima oportunidade, a melhor que temos para nossa transição para o automobilismo, principalmente em razão do baixo custo da temporada completa e da segurança que o carro oferece", disse, muito empolgado o brasiliense. "Pela primeira vez andei em um monoposto e o carro é fácil de guiar, sempre se tem ele ‘na mão’. Tivemos uma grande produção desde o início do dia, me adaptei muito bem e fiz várias voltas rápidas, apesar de nosso foco estar voltado exclusivamente à adaptação ao carro", completa o piloto, que compete pela equipe Pole.

Também vindo da Graduados, o gaúcho Victor Hugo Matzenbacker, viveu mais um dia de aprendizado na Fórmula Júnior. "A cada dia que vou à pista aprendo mais um pouco. Recebo muitas informações e dicas da MC Tubarão, minha equipe, o que tem me ajudado muito em minha evolução", ressalta o piloto. "A categoria é ‘show de bola’, uma grande oportunidade para darmos continuidade à nossa carreira, uma grande escola. As equipes trabalham de forma unida, em prol de seu crescimento e as decisões são tomadas de forma conjunta", enfatiza.

Construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, os carros da Fórmula Júnior são equipados com motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick NA Carrera. O baixo custo, R$ 55 mil para uma temporada completa com oito etapas de duas baterias de 25 minutos cada, é o grande atrativo. E o equilíbrio também entra na lista de atrações da Fórmula Júnior, já que a preparação de motores - sorteados a cada duas etapas - ficou a cargo de um único profissional, assim como os amortecedores, que serão sorteados a cada rodada.

Marcada para os dias 23 e 24 de março, no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), a etapa de abertura da Fórmula Júnior terá uma atração a mais, esta dirigida exclusivamente às equipes. Oferecida pela Tramontina, será sorteado um carrinho com mais de 100 ferramentas entre os oito times que integram a categoria.

Confira o calendário da Fórmula Júnior:

1ª etapa - 23 e 24 de março - Tarumã
2ª etapa - 20 e 21 de abril - Guaporé
3ª etapa - 18 e 19 de maio - Velopark
4ª etapa - 29 e 30 de junho - Santa Cruz do Sul
5ª etapa - 17 e 18 de agosto - Tarumã
6ª etapa - 21 e 22 de setembro - Velopark
7ª etapa - 19 e 20 de outubro - Guaporé
8ª etapa - 16 e 17 de novembro - Tarumã

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Cavalo de Aço em Joaçaba dará a largada para a temporada 2013 do Campeonato Catarinense de Automobilismo

Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro o Autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba, será o palco da abertura da temporada 2013 do Automobilismo Catarinense

A expectativa da diretoria do Auto Moto Clube de Joaçaba (A.M.C.J.) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (FAUESC) é que mais de 70 pilotos prestigiem esta 1ª etapa, e espera-se um público superior a 4 mil pessoas nas dependências do autódromo.

Para Almir Petris, presidente da FAUESC, o Campeonato Catarinense de Automobilismo deste ano deverá ter um crescimento de pelo menos 20% com relação ao número de participantes na temporada passada. "Estamos fazendo um trabalho de valorização dos pilotos e das equipes que já começa a dar resultado e o reflexo disso deverá ser percebido com aumento de carros nos grids nas etapas deste ano", destacou Almir.

A programação inicia na manhã de sábado, dia 23, com os treinos livres e na parte da tarde os classificatórios, e no domingo a realização das baterias das categorias Mini Fórmula Tubular "A" e "B", Estreantes, Marcas "N", Marcas "B", Marcas "A", Stock Car Opala "A" e "B", Stock Car Omega e Gaiolas.

Abaixo a programação da etapa:

SÁBADO (23/02) - TREINOS LIVRES /CLASSIFICATÓRIO

09:00 - 1º Treino Livre M.F.T. "A" e "B" (10 minutos)
Na sequência
1º Treino Livre Marcas "N" (15 minutos)
1º Treino Livre "Estreantes" (15 minutos)
1º Treino Livre Stock-Car Opala "A" e "B"/Omega (15 minutos)
1º Treino Livre Marcas "A" e "B" (15 minutos)
2º Treino Livre M.F.T. "A" e "B" (10 minutos)
2º Treino Livre Marcas "N" (15 minutos)
2º Treino Livre "Estreantes" (15 minutos)
2º Treino Livre Stock-Car Opala "A" e "B"/Omega (15 minutos)
2º Treino Livre Marcas "A" e "B" (15 minutos)
Treino Livre Gaiolas (15 minutos)
13:20 - BRIEFING
14:00 - Treino Classificatório M.F.T. "A" e "B" (10 minutos)
Treino Classificatório Marcas "N" (15 minutos)
Treino Classificatório "Estreantes" (15 minutos)
Treino Classificatório Stock-Car Opala "A" e "B"/Omega (15 minutos)
Treino Classificatório Marcas "A" e "B" (15 minutos)
Treino Classificatório Gaiolas (15 minutos)

DOMINGO (24/02) - AQUECIMENTO E PROVAS

08:30 - Abertura Oficial
08:45 - Volta de Apresentação
09:00 - Aquecimento M.F.T. "A" e "B" (10 minutos)
Na sequência
Aquecimento Marcas "N" (10 minutos)
Aquecimento "Estreantes" (10 minutos)
Aquecimento Stock-Car Opala "A" e "B"/Omega (10 minutos)
Aquecimento Marcas "A" e "B" (10 minutos)
Aquecimento Gaiolas (10 minutos)
1ª Bateria M.F.T. "A" e "B" (14 minutos + 1 volta)
Bateria Marcas "N" (30 minutos + 1 volta)
Bateria "Estreantes" (30 minutos + 1 volta)
12:20 - Intervalo
13:00 - 1ª Bateria Gaiolas (15 minutos + 1 volta)
Bateria Stock-Car Opala "A" e "B"/Omega (20 minutos + 1 volta)
Bateria Marcas "A" e "B" (30 minutos + 1 volta)
2ª Bateria M.F.T. "A" e "B" (14 minutos + 1 volta)
2ª Bateria Gaiolas (15 minutos + 1 volta)
Pódio

As reservas de box podem ser feitas com Juliano Dutra no fone (49) 8872-0201 ou pelo email julianodutra71@yahoo.com.br.

Abaixo o calendário 2013:

1ª etapa - 23 e 24 Fevereiro - Joaçaba
2ª etapa - 16 e 17 Março - São Bento do Sul
3ª etapa - 13 e 14 Abril - Chapecó
4ª etapa - 25 e 26 Maio - Lontras
5ª etapa - 15 e 16 Junho - A DEFINIR
6ª etapa - 06 e 07 Julho - São Bento do Sul
7ª etapa - 17 e 18 Agosto - Joaçaba
8ª etapa - 21 e 22 Setembro - Ascurra ou Canelinha
9ª etapa - 19 e 20 Outubro - Lontras
10ª etapa - 09 e 10 Novembro - Santa Cecília

Texto: FAUESC
Foto: Jimmi Torres - Barulho de Motor