quarta-feira, março 27, 2013

Bruno Bertoncello garantiu bom terceiro lugar na 2ª etapa da Copa São Paulo Light

Gaúcho se recuperou de problemas técnicos na tomada de tempos e garantiu mais um pódio na Graduados

Depois de enfrentar um pequeno problema técnico na tomada de tempos, o gaúcho Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus | Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV) repetiu suas atuações anteriores na Graduados e obteve outra vez um belo resultado em sua nova categoria. A sucesso desta vez chegou no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), onde no último sábado (23) foi disputada a 2ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

O problema mecânico de Bertoncello não lhe permitiu brigar por uma posição nas primeiras filas do grid de largada da primeira bateria da Graduados. Assim, o gaúcho de Passo Fundo teve que largar da quinta fila, na 10ª posição. A situação não abateu o atual campeão brasileiro da Sudam Júnior, que fez uma bela prova de recuperação para terminá-la em 3º.

A segunda bateria da Graduados foi ainda mais equilibrada que a primeira - já que se tratava da categoria que reúne os melhores pilotos de kart do Brasil. Largando em 3º, Bruno Bertoncello fez novamente uma ótima prova, muito disputada, e terminou por repetir o 3º lugar. A soma dos pontos colocou o piloto mais uma vez no pódio da Graduados, também em 3º.

"Não começamos tão bem como queríamos, mas consegui me recuperar e conquistar um bom terceiro lugar na etapa", avalia Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus | Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV). "A segunda prova, especialmente, foi muito equilibrada, e no início cheguei a perder contato com os ponteiros, mas me recuperei e pude brigar pela vitória. Foi um sábado bastante positivo e agradeço mais uma vez à Techspeed, à Quake2 e ao preparador de motores Dudu Dieter", encerrou Bertoncello.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

terça-feira, março 26, 2013

Pedro Cardoso vence mais duas corridas e tem 100% de aproveitamento na Copa SP Ligh

Com ultrapassagem na última volta, brasiliense garantiu triunfo na Aldeia da Serra e comemorou forte ritmo na temporada e liderança no campeonato
Mantendo a boa fase deste início de temporada, Pedro Cardoso teve um excelente desempenho na segunda rodada da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O brasiliense dominou as duas corridas, realizadas no último sábado (23) e venceu a etapa.

O piloto da equipe Sabiá Racing largou da pole position na primeira corrida e liderou as 18 voltas de ponta a ponta. Na segunda prova, saindo novamente em primeiro, Cardoso enfrentou mais resistência de alguns adversários, e foi ultrapassado no começo da corrida. Em poucas voltas, conseguiu recuperar as posições e retornar para o segundo lugar. Na última volta, Pedro conseguiu tirar uma diferença de três décimos de segundo para o líder e após uma bela ultrapassagem, cruzou a linha de chegada em primeiro e marcou a melhor volta.

Como também venceu as duas corridas da primeira etapa do campeonato, Pedro tem 100% de aproveitamento, e é o líder isolado da categoria Júnior. A próxima rodada dupla do campeonato está marcada para o dia 13 de abril, também na Aldeia da Serra.

Pedro Cardoso:

“Foi uma etapa muito boa, tínhamos um equipamento muito bem acertado e isso foi importante principalmente na segunda corrida. Tive que apertar o ritmo e tirar uma boa diferença, mas consegui fazer a ultrapassagem e vencer as duas provas. A pontuação do Light é apertada e temos uma vantagem, que não é tão grande, mas o principal é mantermos o bom ritmo e os resultados positivos”

1ª Prova - categoria Júnior
1) 43-Pedro Cardoso, (18 voltas) 12:45.396
2) 155-Zaiya Fontana, à 3.400
3) 911-Pedro Fonseca, à 5.396
4) 21-Rafael Martins, à 6.529
5) 77-Murilo Della Coletta, à 6.836
6) 27-João Pedro Guim, à 7.292
7) 115-Luca Castiglia, à 7.437
8) 108-José Augusto Filho, à 7.739
9) 7-Paulo Victor, à 8.002
10) 1-Gregory Diegues, à 8.407
11) 71-Allan Croce, à 15.095
12) 521-Matheus Rebouças, à 11 voltas

2ª Prova - categoria Júnior
1) 43-Pedro Cardoso, (18 voltas) 12:53.493
2) 77-Murilo Della Coletta, à 0.597
3) 7-Paulo Victor, à 0.948
4) 911-Pedro Fonseca, à 1.064
5) 1-Gregory Diegues, à 1.179
6) 155-Zaiya Fontana, à 2.528
7) 21-Rafael Martins, à 3.513
8) 27-João Pedro Guim, à 10.735
9) 71-Allan Croce, à 11.848
10) 521-Matheus Rebouças, à 12.456
11) 108-José Augusto Filho, à 28.620
12) 115-Luca Castiglia, à 1 volta

Texto: Mariana Viegas / Eversports Press
Foto: Jackson de Souza

Bruna Tomaselli supera expectativas e termina em 4º na estreia da Fórmula Júnior

Catarinense terminou a etapa extremamente empolgada com a categoria

A grande expectativa e otimismo se transformaram, efetivamente, em uma bela estreia da catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii) no automobilismo. No último domingo (24), no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), a menina, de apenas 15 anos, subiu no pódio na etapa de abertura da Fórmula Júnior depois de terminar em 4º lugar nas duas provas que compuseram a rodada.

"Tudo saiu melhor do que eu esperava, já a partir da tomada de tempos", revela Bruna Tomaselli, que reside na pequena Caibi, em Santa Catarina. "Os treinos não foram muito bons em termos de resultados, mas serviram para que encontrássemos um bom acerto para o equipamento", completa.

A Fórmula Júnior, que nasceu para servir como ponte para o kartista iniciar no automobilismo, utiliza motores 1.4 de 16 válvulas e câmbio Hewland. Trocar marchas não era algo a que Bruna Tomaselli estava acostumada. "Fizemos alguns treinos coletivos na Fórmula Júnior e, depois que minha participação no campeonato ficou definida, também treinei com os karts de marcha da Shifter, para tentar me adaptar mais rápido a esta troca de marchas", contou.

O quarto lugar no pódio da estreia da Fórmula Júnior, superando nove concorrentes, foi muito comemorado por Bruna Tomaselli (Mormaii), pela equipe Giocar, pelos familiares e torcedores, e por José Nascimento e os integrantes da JZ Racing, equipe da piloto nas provas de kart. "Foi uma experiência única, emocionante, bem diferente do kart. Fazer aquela famosa curva 1 de Tarumã foi simplesmente fantástico", vibrou Tomaselli. "Já estou ansiosa pela próxima etapa, mas antes quero agradecer a dedicação e o trabalho da Giocar em todo final de semana, mas especialmente quando resolveu um problema sério no carro entre as duas baterias. Muito desse resultado devo a todos da equipe", completa.

Vânio Tomaselli, pai de Bruna, era um dos mais entusiasmados após as provas. "Para mim a Bruna teve um começo que superou minhas expectativas, porque nos treinos coletivos o tempo dela sempre estava longe dos primeiros. Ela nos surpreendeu logo na tomada de tempos, quando ficou em quarto, a 176 milésimos do pole, largando na segunda fila", disse Vânio. "E durante as duas baterias, apesar de ter perdido algumas posições nas largadas, demonstrou sua tradicional garra e finalizou na quarta posição", continuou Tomaselli, que elogiou também os promotores do evento. "Estão de parabéns. Ficou claro para mim que a Fórmula Júnior será um sucesso, porque é conduzida por pessoas sérias e competentes", finalizou.

A Fórmula Júnior, que teve sua primeira etapa vencida pelo gaúcho Victor Hugo Matzenbacker, será disputada nos dias 20 e 21 de abril, em Guaporé.

Confira o resultado da 1ª etapa da Fórmula Júnior após a soma dos tempos das duas
baterias:

1 Victor Hugo Matzenbacker (RS)
2 Gustavo Bandeira (DF)
3 Matheus Rouver (SE)
4 Bruna Tomaselli (SC)
5 Rodrigo Elger (PR)
6 Rafael Smaniotto (PR)
7 Victor Miranda (SP)
8 Vitor Fernandes(MG)
9 Lucas Fernandes (MG)
10 Lucas Balbuena (PY)
11 Lucas Alves (RS)
12 Gabriel Robe (RS)
13 Bruno Lopes (PR)

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Rafael Câmara vence etapa da Copa SP Light e é líder de dois campeonatos

Com apenas 7 anos, pernambucano tem se destacado na categoria Mirim e venceu pelo segundo final de semana consecutivo

Rafael Câmara continua acumulando bons resultados na temporada 2013. No último sábado (23), o pernambucano disputou a segunda rodada da Copa São Paulo Light, no kartódromo da Aldeia da Serra, e com uma vitória e um segundo lugar foi o vencedor da etapa.

Rafael marcou o melhor tempo na última volta da classificação e largou na pole position. As duas corridas foram bem agitadas, com várias trocas de posições entre os primeiros colocados. Na primeira prova, o piloto da Sabiá Racing cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e na segunda bateria ele completou as 12 voltas em segundo lugar. No geral da etapa, o pernambucano subiu no lugar mais alto do pódio pelo segundo final de semana consecutivo.

Por ter vencido a primeira corrida, Rafael garantiu uma vaga na disputa do GP RBC, tradicional prova que encerra o ano no kartismo nacional, em dezembro.

Com o resultado, Câmara assume a liderança do campeonato. A prova de que os objetivos para a temporada estão sendo cumpridos até então, é que o jovem piloto também está em primeiro lugar na classificação geral da Copa São Paulo Granja Viana.

Rafael Câmara:

As corridas foram muito disputadas e emocionantes, com várias trocas de posições, o que é bom, porque estou aprendendo muito. Na primeira, consegui fazer a ultrapassagem na última volta e segurei o primeiro lugar. Já na segunda, o motor perdeu um pouco do rendimento, mas o segundo lugar também foi um bom resultado. Estou feliz por essa sequência de pódios e pela liderança nos dois campeonatos”

1ª Prova – categoria Mirim

1) 88-Rafael Camara, (12 voltas) 10:59.723
2) 78-Gabriel Gomez, à .231
3) 5-Pedro Aizza, à 7.523
4) 33-Isabelle Torres, à 7.898
5) 170-Pedro Braga, à 16.354
6) 90-Bruno Possenti, à 19.285
7) 3-Pietro Sakzenian, à 2 voltas

2ª Prova – categoria Mirim

1) 5-Pedro Aizza, (12 voltas) 11:06.343
2) 88-Rafael Camara, à .419
3) 78-Gabriel Gomez, à .718
4) 90-Bruno Possenti, à 11.562
5) 170-Pedro Braga, à 11.654
6) 33-Isabelle Torres, à 13.599
7) 3-Pietro Sakzenian, à 23.678

Texto: Mariana Viegas / Eversports Press
Foto: Jackson de Souza

segunda-feira, março 25, 2013

Fórmula Júnior estreou com duas provas marcadas pelo equilíbrio. Victor Matzenbacker foi o vencedor

"Acima da expectativa", dizem dirigentes e promotores a respeito da etapa de abertura em Tarumã (RS).

Melhor impossível. Assim os dirigentes e promotores qualificaram a estreia da Fórmula Júnior, categoria que neste domingo (24) disputou sua primeira etapa e confirmou a expectativa de ser uma categoria-escola para pilotos oriundos do kartismo brasileiro. Duas provas extremamente disputadas e muito equilibradas, ambas vencidas pelo gaúcho Victor Hugo Matzenbacker, marcaram o dia no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

Carlos de Deus, presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo e criador da Fórmula Júnior, mal conseguia conter sua alegria com o sucesso da prova de estreia. "Não há palavras para definir a emoção de ver o nascimento desta nova categoria. Todos, sem exceção, estão de parabéns", vibrava. "O automobilismo gaúcho está de parabéns. O ‘conjunto da obra’ é mérito de todos", concluiu.

As duas corridas da programação foram muito equilibradas e tiveram vários líderes. Em um determinado momento da primeira corrida do dia, ainda na manhã deste domingo, sete carros compunham o primeiro pelotão, com todos brigando pela vitória. Victor Hugo Matzenbacker, que largou em segundo e chegou a perder algumas posições após a entrada do safety-car, ficou com a primeira vitória na categoria.

Na segunda, largando na pole, Matzenbacker caiu para a segunda posição e demorou a recuperar a ponta. "As provas foram muito disputadas. Na primeira cheguei a estar em 4º, e consegui me recuperar aos poucos. Mas foi difícil assumir a liderança, foi necessária muita concentração, porque os ponteiros tinham rendimento muito parecido. Depois, consegui abrir boa vantagem, porque a disputa continuou intensa pelo segundo lugar", lembra o gaúcho de Passo Fundo. "Na segunda só consegui assumir a ponta na relargada, depois do safety-car. Mas depois a pressão do Bruno Lopes foi intensa, a ponto de tudo de se definir apenas nas últimas curvas", continuou o piloto da equipe MC Tubarão.

Consistente, Gustavo Bandeira foi o segundo colocado na soma dos tempos das duas baterias. "Busquei trabalhar na regularidade e deu certo. Participei de apenas um treino coletivo da Fórmula Júnior, em fevereiro, e nunca tinha treinado ou corrido em Tarumã. Estou muito feliz, porque fizemos um ótimo trabalho conjunto com a Pole Racing Team, e o resultado está aí", declarou o brasiliense Bandeira ao final da cerimônia de pódio. "Vou ainda mais animado para a próxima etapa", emendou.

Também destaque no final de semana, Bruno Lopes - filho do preparador Mico, da Stock Car - foi o segundo colocado na segunda bateria, depois de partir da 13ª e última posição em razão de uma punição na primeira prova do dia, quando também foi o segundo. "Foi muito bom, me diverti demais e por muito pouco a vitória não chegou na segunda prova. Passei o Victor Hugo na curva do Tala Larga na última volta porque freei mais tarde, mas não consegui segurar a posição", disse o paranaense, que compete pela equipe Giocar. "Mas estou muito satisfeito por todo o final de semana", continuou.

Para Claudio Fontoura e Neco Fornari, os promotores da Fórmula Júnior, a estreia não poderia ter sido melhor. "Tivemos grandes corridas para o público e, principalmente, muito equilíbrio na pista. Basta vermos a tomada de tempos, quando os quatro primeiros ficaram separados por 176 milésimos, e as duas provas", disseram. "Todos ficaram satisfeitos e podemos dizer que esta primeira etapa ficou bastante acima da nossa expectativa, em todos os aspectos", finalizaram.

A próxima etapa da Fórmula Júnior será disputada em Guaporé (RS), nos dias 20 e 21 de abril.

Confira o resultado da 1ª etapa da Fórmula Júnior após a soma dos tempos das duas baterias:

1 Victor Hugo Matzenbacker (RS)
2 Gustavo Bandeira (DF)
3 Matheus Rouver (SE)
4 Bruna Tomaselli (SC)
5 Rodrigo Elger (PR)
6 Rafael Smaniotto (PR)
7 Victor Miranda (SP)
8 Vitor Fernandes(MG)
9 Lucas Fernandes (MG)
10 Lucas Balbuena (PY)
11 Lucas Alves (RS)
12 Gabriel Robe (RS)
13 Bruno Lopes (PR)

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Informe FGA: Dia de festa em Tarumã





Com um grande público, Tarumã viu um show de velocidade

O domingo de abertura da temporada de velocidade em Tarumã foi perfeito. Um grande público assistiu belos duelos nas quatro categorias que fazem parte do automobilismo gaúcho. 

No Marcas & Pilotos, que passou por um final de semana de estreias e mudanças, Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno #44) venceu ambas as provas na geral, levando a vitória na etapa. A vida de Ribeiro foi apenas complicada no início das baterias, quando sofreu forte pressão de Rodrigo Miguel (Celta #85), João Cardoso Jr. (Celta #10) e Ênio Wermuth (Celta #6). Já na classe B, Christian Petroll levou a etapa com uma vitória e um segundo lugar na segunda bateria, que foi vencida pela dupla Leandro Scherer/ Alex Cé (Corsa #76). Na Novatos, Paulo Flores (Celta #53) venceu a etapa, com a vitória na 2ª bateria. 

A Copa Fusca teve festa com a vitória de Everson Melo (Fusca 26), que venceu ambas as provas na classe A. A pressão sobre Everson foi grande, com Norberto Correa e Moacir Fighera lutando pela ponta. Norberto acabou abandonando com a quebra da transmissão de seu Fusca. Na segunda bateria, Tiago Takagi chegou a dividir a liderança da prova com Everson, mas Tiago teve o câmbio quebrado ainda na segunda volta da prova. Na classe B, a vitória ficou com Betinho Martins (Fusca #72) que teve sua primeira vitória na categoria com o quarto posto na geral. A prova foi ainda marcada pela capotagem do Fusca #27 de Jair Régio em plena reta. O acidente chegou a assustar a todos, mas o piloto nada sofreu. 

Já na Fórmula 1.6, Fernando Stédile (Formula #9) venceu ambas as provas disputadas. Na classe Light, Rômulo Escouto venceu a primeira prova e Leandro Guedes, ambos da Nafta Motorsport, venceu a segunda prova.

O grande destaque do final de semana foi a estreia da Fórmula Júnior, categoria criada pela Federação Gaúcha de Automobilismo para ser o primeiro degrau da carreira das promessas do automobilismo. A Fórmula Júnior é dedicada para jovens a partir de 16 anos e quem venceu a primeira etapa da categoria foi Vitor Matzenbacker (Equipe MC Tubarão), gaúcho de Passo Fundo, após partir do segundo posto do grid. O primeiro pole position da categoria foi o paulista Victor Miranda (Nafta Motorsport).

Abaixo o resultado final das provas em Tarumã do Campeonato Gaúcho de Velocidade (os resultados ainda dependem de análises técnicas):

Resultado Final Marcas & Pilotos
1.  44 Luiz Carlos Ribeiro Uno A Charrua Distribuidora  Bom Retiro do Sul
2.  85 Rodrigo Miguel Celta A   Porto Alegre
3.  10 Wilson Pinheiro Filho / João Cardoso JR Celta A   Poa / Canoas
4.   8 Analino Sirtuli Corsa A   Gravataí
5.   6 Fernado Jr / Enio Wermuth Jr Celta A   Santa Cruz
6.  99 Roger Sandoval Celta A   Porto Alegre
7. 197 Luis Sérgio Senna Jr Gol A Intelbras / Segurança Veneto /  AFB Caxias do Sul
8.   3 Christian Petroll Celta B Supper Rissul / DBS Envelopamento / Giocar Autotech Esteio
9.  76 Alexandre Ce / Leandro Scherer Corsa B Yazigi /  Criciuma / Cruz Alta
10.   4 Carlos Eduardo Maciel Corsa N O Km Repintura / Triativa Soluções / Zé Motors Canoas
11. 311 Celso Schuler / Juliano Salton Corsa B XP investimentos / Aruba Bech Resort Porto Alegre
12.  53 Paulo Flores Celta N Xtreme Motor Sport Cachoeirinha
13. 300 Yussef Lahude / Ronaldo Giordani Corsa N   Encantado
14.  35 Rubens Tilkian Celta B Grupo Pacaembu / Magariblu São Paulo
15.  77 Daniel Elias Celta N Paline Materias de Construção Nova Hartz
16.  51 João Batista S da Rosa  Celta N   Porto Alegre
17.  17 Marcos Silveira Corsa N   Gravataí
18. 317 Luiz Carlos Prado/ Luciano Heins  Corsa N   Santo Angelo
19.  27 Sérgio Moresco / Baltazar Jr  Palio N   Porto Alegre
20.  23 Alex Reis Ribeiro Celta N   Porto Alegre
21.  26 Marcelo Gonçalves JR Corsa N MG Auto Serviços / Condotta Auto Center  Porto Alegre
22. 121 Francisco Souza Corsa N   Porto Alegre
23. 177 Eduardo Luce Glitz Celta N Xp investimentos Rio de Janeiro
24.  38 Dalmo Carneiro / Edson Serdeira Uno A   Porto Alegre
25.  70 Bruno Razia / Sérgio Manzoni Gol N Escola Gaúcha de Pilotos / Supri Auto Porto Alegre
26.  21 Leonardo Kubaski Palio A   Porto Alegre
27.  52 Christian Matuzalem Celta B Tinrol Tintas / Visite Roraima / Boa Vista Porto Alegre
28.  55 Cristiano Jacovenko Uno N   

Resultado Final Fórmula Júnior
1. 10 Victor Hugo Matzenbacker Museu do Automobilismo Brasileiro / Halm Informatica / La Machine Passo Fundo
2. 23 Gustavo Bandeira   Brasilia
3. 31 Matheus Rouver Nativo Turismo  Aracaju
4. 97 Bruna Tomaselli Mormaii / Bruna Malhas Caibi
5. 34 Rodrigo Elger   Maringa
6. 12 Rafael Smaniotto HS Logistica e Armazenagem Foz do Iguaçu
7. 53 Victor Miranda Medabil / Terram / Cimax Sanhidrel / Equipe Nafta MotorSport Vargem Grande
8. 14 Vitor Fernandes   Uberlândia
9.  0 Lucas Fernandes   Uberlândia
10.  1 Lucas Balbuona   Foz do Iguaçu
11. 18 Lucas Alves   Pelotas
12. 35 Gabriel Robe Savar Sul / Robe Trans  Pelotas
13.  4 Bruno Samara   Pato Branco

Resultado Final Fórmula 1.6 - 1ª prova
1.  9 Fernando Stédile 1.6 Pionner Sementes Passo Fundo
2.  7 Marcelo Giacomello 1.6 Lojas Benoit Bento Gonçalves
3.  6 Antonio Grasselli A   Bento Gonçalves
4.  3 Luiz Carlos Crestani 1.6 Cegel Tapera
5. 55 Gustavo Camilo f 1.8 NAFTA Rio de Janeir
6. 15 Vinicius Schuler 1.6 
7. 51 Gabriel Kenji 1.6 Espaço Você Clinica Multidisciplinar / Mar e Sol Apart Hoteis São Paulo
8. 33 Wagner Eduardo Rouver 1.6 Natina Turismo Aracaju - SE
9. 12 Leandro Guedes Light Mackenzie / Igreja Presbiteriana das Américas / Nafta  Rio de Janeiro
10. 40 Romulo Escouto Light Nafta /  Porto Alegre
11.  1 Rodrigo Gonzalez A   Porto Alegre
12.  5 Carlos Lazzari A Auto Grass Bento Gonçalves
13. 44 Vilson Born Light   Gramado
14. 72 Mauricio Pereira 1.6 Velopark / Sorriso Novo Canoas

Resultado Final Fórmula 1.6 - 2ª prova
1.  9 Fernando Stédile 1.6 Pionner Sementes Passo Fundo
2.  7 Marcelo Giacomello 1.6 Lojas Benoit Bento Gonçalves
3.  3 Luiz Carlos Crestani 1.6 Cegel Tapera
4.  6 Antonio Grasselli A   Bento Gonçalves
5. 15 Vinicius Schuler 1.6   
6. 51 Gabriel Kenji 1.6 Espaço Você Clinica Multidisciplinar / Mar e Sol Apart Hoteis São Paulo
7.  5 Carlos Lazzari A Auto Grass Bento Gonçalves
8. 55 Gustavo Camilo f 1.8 NAFTA Rio de Janeiro
9. 33 Wagner Eduardo Rouver 1.6 Natina Turismo Aracaju - SE
10. 72 Mauricio Pereira 1.6 Velopark / Sorriso Novo Canoas
11. 12 Leandro Guedes Light Mackenzie / Igreja Presbiteriana das Américas / Nafta  Rio de Janeiro
12.  2 Michel Duarte 1.8   Esteio
13. 44 Vilson Born Light   Gramado
14. 40 Romulo Escouto Light Nafta /  Porto Alegre
15.  1 Rodrigo Gonzalez A   Porto Alegre
16. 10 Lucas Toresan Light Retifica Novosul / Nokoquimica / NovoSul Power  Novo Hamburgo

Resultado final Copa Fusca
1. 26 Everson Melo A Mecanica Melo / Brandani Auto Peças Porto Alegre
2.  8 Moacir Fighera A PAMPEIRO / EXPRESSO MEDIANEIRA / MADEMAX/ SUPERGASBRAS Santa Maria
3. 42 Daniel Gustavo Oliveira A Tintas Ritter / Auto System Estética Automotiva Porto Alegre
4. 72 Norberto Martins  B Centro de Saúde Rio Branco / Winners Assessoria Esportiva Porto Alegre
5. 20 Vanderlei Pires B Van Motoboys Porto Alegre
6. 12 Carlos Guizzo A Mazzieiro / Mecanica Guizzo's Car  Caxias do Sul
7. 14 Paulo Fontes B   Porto Alegre
8.  3 Juarez Paim A Jap Car / Tuni-kão / Corpo Nu / Baita Kão / Segurança Veneto Caxias do Sul
9. 22 Sergio Rocha  B Bread's / Paglitur / Marmoraria Carvalho  Porto Alegre
10. 10 Antonio Schultz B   Porto Alegre
11. 65 Henry Paulo Dias B Vinicola Lovatel / Artesanato do Vinho / Mecanica Japcar Porto Alegre
12. 52 Noli Ferreira A Bread's / Paglitur / Marmoraria Carvalho  Porto Alegre
13. 79 Norberto Correa A Premiocar / Santa Lucia Casa Pneus Santa Maria
14. 54 Tiago da Silva A Sérgio Paris Cosméticos  Gravatai
15. 98 Rodrigo Dimare B Nico Peças / Rodrigues Racing / AutoSistem / Racha Tarumã Porto Alegre
16. 74 Celso Nunes / Roberto de Souza B Auto Mecanica Nacional / Kanaloa Porto Alegre
17. 27 Jair Régio B   Porto Alegre

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Fotos: Dudu Leal

José Muggiati Neto venceu segunda etapa do Light após definir participação em cima da hora

Paranaense ainda teve que superar penalizações em tempo por não ter disputado a primeira rodada

Participando de última hora da 2ª etapa da Copa São Paulo Light, disputada no último sábado (23) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), o paranaense José Muggiati Neto acabou surpreendendo seus adversários na categoria Cadete. Inicialmente indo à pista apenas para treinar, o jovem piloto fechou a etapa com uma importante vitória, confirmando seu ótimo inicio de temporada.

Sem ter disputado a primeira rodada, Zezinho teve que obedecer às cláusulas do regulamento, que impõem ao piloto acrescer três décimos de segundo a sua melhor volta na tomada de tempos e 1,5 segundo ao tempo total da primeira bateria. Por isto, o representante de Curitiba teve que largar da 9ª posição na primeira bateria após ter obtido o 2º lugar na tomada de tempos.

Muggiati não desanimou com a notícia e baseado nos três ótimos treinos que fizera na sexta-feira, quando ficara sempre entre os três primeiros, partiu para a disputa da primeira bateria. "O motor era muito bom e muito competitivo e isto também nos deixou muito otimistas", revela o preparador Irineu Rosa, da I R Competições.

Largando em 9º, Zezinho Muggiati fez uma linda prova e venceu, mas terminou em 3º após sofrer o acréscimo de tempo, já que os três primeiros haviam estabelecido uma boa distância do segundo pelotão. Com a desclassificação do vencedor, o paranaense ainda ficaria com o 2º lugar. Agora largando em 2º - e sem ter que acrescer nenhum tempo ao resultado final -, Zezinho partiu para a segunda bateria.

Largando por fora, o piloto da R Competições teve dificuldades em manter a posição e caiu para o 4º lugar. Com o passar das voltas o duelo da primeira bateria se repetiu e desta vez, com uma ultrapassagem na última volta, Zezinho Muggiati superou Marcelo Daineze e Felipe Baptista para vencer a bateria e a etapa.

"Foi um ótimo resultado, claro", avalia o preparador Irineu Rosa. "Ainda mais quando consideramos que a participação do Zezinho foi definida em cima da hora e, mais do que isso, com o acréscimo de tempo na tomada de tempos e na primeira corrida. Este é um ano em que o Zezinho estará na luta pelos principais títulos. Eu disse isso no início do ano e continuo repetindo", finalizou o satisfeito preparador.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

sexta-feira, março 22, 2013

Bruna Tomaselli estreia no automobilismo disputando etapa de abertura da Fórmula Júnior em Tarumã

Catarinense será a única representante feminina na categoria e tem aprendizado como objetivo no primeiro semestre

Aos 15 anos, a catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii) terá fortes motivos para não esquecer o próximo final de semana, dias 23 e 24 de março. Esta data marcará sua estreia no automobilismo, quando ela disputará a primeira etapa da Fórmula Júnior e fará sua transição do kartismo para as corridas em autódromo. Marcada para ser realizada no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), a rodada inicial da categoria terá a presença de 12 pilotos de várias partes do Brasil e também do Paraguai.

"Estou ansiosa, e ao mesmo tempo tranquila", diz Bruna Tomaselli, que tem em seu currículo a conquista de diversos títulos no kartismo, dentre eles o de Campeã Gaúcha em 2009, Campeã Catarinense em 2011, 3º lugar no Skusa em Las Vegas (EUA) em 2011, 5º lugar no Sul-Americano em 2010 e 5º lugar no Campeonato Brasileiro em 2011. "Tenho ótimas expectativas para a disputa deste campeonato, em especial nesse final de semana de estreia", completa.

Bruna Tomaselli fará sua estreia no automobilismo integrando a equipe Giocar e chegará em Tarumã bastante habituada ao carro. Participando de testes coletivos da Fórmula Júnior, ela experimentou o monoposto nos quatro autódromos que  receberão as oito etapas duplas da competição. "Já conheço Tarumã, foi onde fizemos nosso primeiro teste coletivo, e espero um bom resultado nesta estreia, mesmo não sendo este meu principal objetivo para a primeira metade do campeonato", sublinha.

Categoria-escola do automobilismo brasileiro, a Fórmula Júnior foi criada para que os pilotos vindos do kart possam ter seu primeiro contato com um monoposto de competição. "É uma nova fase em minha carreira e quero aprender o máximo possível para chegar bem preparada às outras categorias", garante. "A partir da segunda metade do campeonato pretendo estar pronta para vencer e conquistar pódios. Mas, sempre que entro na pista é para vencer e, mesmo querendo aprender, não deixarei escapar a vitória se ela for possível", avisa.

A programação da 1ª etapa da Fórmula Júnior prevê treinos livres durante a sexta-feira e o briefing da Direção de Prova com os pilotos e seus familiares. No sábado, das 8:20 às 8:45, os pilotos farão seu primeiro treino oficial, atividade que se repetirá das 10:30 às 10:55. À tarde, às 16:40, será realizada a tomada de tempos. Por fim, no domingo, às 9:20 e às 12:40, os pilotos disputarão as baterias, cada uma com duração de 25 minutos.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

quinta-feira, março 21, 2013

Equipe de João Vitor Barcelos está com ótimas expectativas para a 2ª etapa da Copa SP Light

Depois de uma primeira etapa emocionante, a 2ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart volta a ser disputada entre os dias 21 e 23 de março na Aldeia da Serra, em Barueri (SP). João Vitor Barcelos, piloto catarinense de oito anos, está treinando forte para melhorar ainda mais os resultados alcançados em sua estreia na categoria Cadete, realizada em janeiro. Clóvis Calliari, preparador do piloto, está confiante na evolução de João Vitor.

Desta vez, a expectativa é de que a direção de prova seja mais eficiente no cuidado com a segurança dos pilotos. Na primeira etapa, uma série de batidas e toques acabou prejudicando o desempenho final de João Vitor e outros competidores. Fabrício Barcelos, pai do piloto, lembra que a preocupação com a segurança dos jovens é fundamental. “Queremos vê-los disputando cada curva rumo à vitória, mas também queremos que eles não sofram acidentes, pois são crianças e merecem cuidado redobrado”, observa Fabrício.

Os treinos preparatórios iniciaram nesta quinta-feira (21). Na sexta, os treinos se repetem. No sábado, haverá a tomada de tempo e as duas baterias da etapa. Para mais informações sobre o piloto, acesse: www.facebook.com/pilotojoaovitor.

Os treinos da 2ª Copa São Paulo Light poderão ser acompanhados pelo site www.racingcrono.com.br e as baterias vão ser transmitidas ao vivo pelo site www.mundomotor.com.br.

Texto: Tatiana Fiuza / Inovação & Mercado Assessoria de Comunicação

Mega Kart mantém série de vitórias e se destaca no kartismo de São Paulo e Rio de Janeiro

Nelsinho Stanisci e André Cupello garantiram vitórias para a fábrica paulista

Mais um final de semana de vitórias para o currículo da fabricante de chassis e componentes para o kartismo, a paulista Mega Kart. As novas alegrias vieram em duas "frentes", em São Paulo, na Granja Viana, e no Rio de Janeiro, em Volta Redonda.

Participando da 2ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana, um dos mais prestigiados campeonatos do kartismo nacional, a Mega Kart venceu na categoria DD2, com Nelsinho Stanisci, que também foi o autor da pole position. Stanisci teve ótimo desempenho também na Rotax Max, onde igualmente marcou a pole e terminou a corrida em 3º lugar.

Já em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro, foi disputada uma etapa do Regional e a Mega Kart marcou presença em grande estilo, vencendo com André Cupello na F400 Graduados.

"Estamos mantendo nossa série de vitórias a cada final de semana de competições pelo Brasil", sublinham Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, diretores da Mega Kart. "Desta vez não foi diferente e vencemos no kartismo paulista e no carioca, marcando novamente nossa presença no lugar mais alto do pódio, reflexo de muito trabalho e dedicação de todos na Mega Kart e da confiança de nossos pilotos", finalizam.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

Luiz Sergio Sena Jr confirma participação na abertura do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos

O piloto caxiense Luiz Sergio Sena Jr confirma sua participação na primeira etapa da temporada 2013 do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos. A disputa acontece neste final de semana, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

Na temporada de 2012, Seninha acabou na quarta colocação do campeonato, nesta temporada o piloto não participará de todas as etapas do regional, já que ele vai partir para um “vôo” maior, a sua participação no Campeonato Brasileiro de Turismo, evento que acontece junto com a Stock Car.

"Então o regional para mim ficará em segundo plano, mas quando as datas não baterem com certeza vou andar no gaúcho”, disse Luiz Sergio Sena.

A temporada de 2013 começa com diversas novidades, tais como um programa exclusivo no Curva do S na Pista. E em relação a algumas mudanças no regulamento, como as novas rodas e os novos pneus Pirelli, que estão sendo um desafio para o piloto que realizou um treino. “Esse ano é um ano que mudou tudo para mim, estou indo para uma categoria nacional aonde sei que vou precisar me adaptar muito ao novo carro mais potente, e de pilotagem totalmente diferente do que estou acostumado. Mas vou estar lá buscando meu espaço e lutando por vitórias e também dar visibilidade para meus patrocinadores".

Para a primeira etapa do regional o piloto conta com o patrocínio da Segurança Veneto / Intelbras / Agrale.

Texto: Assessoria Schaefer
Foto: Fernando Silva

Onze brasileiros e um paraguaio disputam abertura da Fórmula Júnior neste final de semana em Tarumã

Categoria de transição do kartismo para o automobilismo terá oito rodadas duplas em quatro autódromos diferentes

E chegou o tão aguardado final de semana de estreia da Fórmula Júnior, categoria que servirá como ponte de transição do kartismo para o automobilismo. A primeira de oito rodadas duplas da temporada será disputada no próximo domingo (24) no tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), um dos mais antigos do Brasil.

Doze pilotos, de vários Estados brasileiros e do Paraguai, estarão na pista a partir desta sexta-feira, quando pela primeira vez participarão de treinos em um evento oficial da Fórmula Júnior, já se preparando para a tomada de tempos no sábado e as duas corridas no domingo. "Chegamos ao esperado final de semana de nossa estreia muito bem preparados, apesar de ansiosos", destaca Claudio Fontoura, promotor do evento ao lado de Neco Fornari.

Criada pela Federação Gaúcha de Automobilismo, a Fórmula Júnior chega como a única "categoria-escola" no Brasil para o piloto de kart que pretende migrar para o automobilismo e apresenta-se com o especial atrativo de oferecer baixo custo, apenas R$ 55 mil pela temporada inteira, de oito etapas duplas - 16 corridas - em quatro autódromos diferentes, Guaporé, Santa Cruz do Sul, Tarumã e Velopark. 

"Nosso pacote é atrativo e realmente caiu no gosto dos pilotos de todo o Brasil, por isto e pelo equilíbrio, já que os motores são preparados pelo mesmo profissional e sorteados a cada duas etapas. Os amortecedores seguem o mesmo padrão", lembra Fontoura, citando concorrentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sergipe, Distrito Federal e também do Paraguai. "Mas o principal objetivo da Fórmula Júnior é preparar o kartista para seus próximos desafios no automobilismo, quando ele começará a correr nas categorias de monopostos da Europa ou na Fórmula 3 Sul-Americana", continua.

Construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, os carros da Fórmula Júnior são equipados com motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick NA Carrera, e utilizam o Pro Tune, um sistema de telemetria por satélite, que mapeia a pista e permite inúmeros comparativos. Com painel touchscreen e GPS integrado, o Pro Tune permite gerenciamento eletrônico e injeção de combustível programável.

A programação da 1ª etapa da Fórmula Júnior prevê treinos livres durante a sexta-feira e o briefing da Direção de Prova com os pilotos e seus familiares. No sábado, das 8:20 às 8:45, os pilotos farão seu primeiro treino oficial, atividade que se repetirá das 10:30 às 10:55. À tarde, às 16:40, será realizada a tomada de tempos. Por fim, no domingo, às 9:20 e às 12:40, os pilotos disputarão as baterias, cada uma com duração de 25 minutos.

Doze pilotos vão disputar a prova de estreia da Fórmula Júnior, dentre eles uma representante feminina, Bruna Tomaselli, de Santa Catarina. Gustavo Bandeira (DF), os gêmeos Lucas e Vitor Borges (MG), Bruno Lopes e Rafael Smaniotto (PR), Gabriel Robe, Lucas Alves e Victor Hugo Matzenbacker (RS), Victor Miranda (SP), Mateus Rouver (SE), além do paraguaio Lucas Balbuena também integram a lista dos que vão buscar o título de primeiro Campeão Brasileiro da Fórmula Júnior.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: André Kotoman

segunda-feira, março 18, 2013

Regional da Serra abriu edição 2013 com 73 pilotos no Kartódromo de Farroupilha (RS)

Promessa é de pelo menos 85 competidores na segunda etapa, marcada para o final de maio

73 pilotos na pista e a promessa de que este número poderá chegar a pelo menos 85 na próxima etapa resumem bem como foi a abertura do Regional da Serra, disputada no último final de semana em Farroupilha (RS).

Grids numerosos - com especial destaque para um recorde na Fireball -, pilotos de qualidade e disputas intensas foram a tônica do evento, que em sua primeira etapa entregou o equivalente a R$ 1.600,00 da premiação total, orçada em R$ 45 mil.

Com nove pilotos na pista, a Cadete abriu as disputas em Farroupilha. E quem se deu melhor foi Henrique Vieira, destaque no ano passado na Mirim. Depois de muitos pegas em vários setores da pista entre vários pilotos, ele venceu as duas baterias e começa o Regional na liderança. Augusto Rotta foi o segundo na soma dos pontos, seguido por Breno Rubin. A categoria teve, também, a participação de uma piloto de Santa Catarina, Antonela Bassani.

Na Fórmula, dividida em Graduados e Sênior, um dos fatos marcantes foi a volta de Saulo Rudeck, campeão brasileiro, sul-brasileiro e da Copa Brasil entre 2001 e 2004. O vencedor das duas baterias foi Claudio de Moraes, seguido pelo próprio Rudeck e por Dirceu Thomé. Na divisão Graduados, vitória de Augusto Fontanella, com Rodrigo Gonzalez em segundo e Moraes em 3º.

A TaG também foi dividida em duas, e Francesco Ventre, outro piloto de grande destaque no kartismo brasileiro, venceu na soma dos pontos. Jeferson Abel, o coordenador da categoria, terminou em 2º, com Fernando Pastro - também campeão brasileiro - em 3º. Milton Zili venceu as duas baterias da TaG Super e subiu no degrau mais alto do pódio. Claudir Binsfeld e Luciano Tavares fecharam as três primeiras posições.

27 karts na pista. Este é o recorde que a Fireball estabeleceu para o Regional como um todo e em sua própria história. Depois de fazer suas tomadas de tempo separadas, as divisões Sprinter e Master foram à pista agrupadas, com este grid enorme. A dupla vitória na geral - e na Sprinter - ficou com Arthur Metzdorf, que fazia sua segunda participação na Fireball. O campeão gaúcho Cleiton Zimmermann foi o segundo, seguido por Daniel Claudino. Francisco Souza também venceu as duas na Master e levou o troféu de primeiro lugar para casa, seguido por Jairo Kobe e Rafael Mohr.

Por fim, a Speed Kart, que teve oito pilotos na pista e promete dobrar este número para a segunda etapa, foi vencida por Rafael Moreira, dono de duas vitórias no domingo. Camila Valduga subiu no pódio em 2º e Evangelo Antunes foi o terceiro.

"Tivemos um final de semana primoroso, um pouco atrapalhado pela chuva de sexta-feira e uma garoa no sábado. O domingo foi seco e só temos que comemorar o resultado obtido nesta primeira etapa. 73 pilotos estiveram em Farroupilha, número que aumentará em muito para a próxima rodada", avaliou Erno Drehmer, novo promotor da competição, criada em 2011 com enorme sucesso pelo preparador José Carlos Fedrizzi, o Bepi, e por Carlos Giacomello. "Quero agradecer a cada um dos pilotos e a cada uma das equipes que prestigiaram e acreditaram no Regional da Serra, e ao Farroupilha Kart Clube, pelo apoio antes e durante todo o evento. E também a todas as fábricas e empresas que estão apoiando a realização do campeonato", agradece.

Os primeiros prêmios foram entregues por sorteio e Breno Rubin, Cezar Cauduro, Eduardo Ryan, Franco Pasquale e Joel Grasselli receberam um filtro de ar da Mega Kart. Jairo Kobe ganhou um kit de carenagens, Milton Zili um escapamento e Augusto Rotta foi sorteado com um filtro de ar, os três prêmios oferecidos pela Techspeed.

O Regional da Serra tem o apoio da Birel Sudam, Ciabe, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea, JB Righetti e Ital Sistem), Kart Mini, Mega Kart, Megstar, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, Thunder, Tecnokart e ULV.

Confira os resultados da etapa após a soma dos pontos das duas baterias:

CADETE
1 Henrique Vieira - 30 pontos
2 Augusto Rotta - 24
3 Breno Rubin - 18
4 Gabriel Pires - 16
5 Eduardo Lazzari - 14
6 Arthur Cousseau - 10
7 Jean Vitor Boniatti - 8
8 Antonella Bassani - 6
9 Filipi da Cás - 0

FÓRMULA GRADUADOS
1 Claudio de Moraes - 30 pontos
2 Saulo Rudeck - 24
3 Dirceu Thomé - 20
4 Marcelo de Moraes - 16

FÓRMULA SÊNIOR
1 Augusto Fontanella - 30 pontos
2 Rodrigo Gonzalez - 24 pontos
3 Claudio de Moraes - 18
4 Lucas Rodrigues - 15
5 Renan Busse - 14
6 Franco Pasquale - 11
7 Pedro Goulart - 7
8 Lucas Girotto - 5
9 Saulo Ramos Filho - 5
10 Lucas Kohl - 3

TaG
1 Francesco Ventre - 25 pontos
2 Jeferson Abel - 25
3 Fernando Pastro - 24
4 Marlo Binsfeld - 14
5 Julio Pires - 13
6 Leonardo Teixeira - 11
7 Saulo Ramos Filho - 8
8 Paulo Braga - 6

TaG SUPER
1 Milton Zili - 30 pontos
2 Claudir Binsfeld - 24
3 Luciano Tavares - 18
4 Rui Perin - 16
5 Alexandre Steffenon - 14

SPEED KART
1 Rafael Moreira - 30 pontos
2 Camila Valduga - 22
3 Evangelo Antunes - 14
4 Mauricio Stapassola - 12
5 Rogério Daltoé - 8
6 Daniel Prado - 8
7 Eduardo Rangel - 5
8 Juliano Sebben - 4

FIREBALL SPRINTER
1 Arthur Metzdorf - 30 pontos
2 Cleiton Zimmermann - 24
3 Daniel Claudino - 22
4 Edil Paes - 16
5 Carlos Duarte - 12
6 Glaucio Sganzerla - 5
7 Eduardo Ryan / Nicola Guerrieri - 5
8 Sérgio Schunck - 5
9 Diego Burlamaque - 4
10 Vilson Viapiana - 4
11 Flávio Azevedo - 3
12 Rômulo Nascimento - 3
13 Joel Grasseli - 0
14 Alessandro Perinazzo - 0
15 Douglas Balardin - 0
16 Daniel Francisquetti - 0

FIREBALL MASTER
1 Francisco Sousa - 30 pontos
2 Jairo Kobe - 20
3 Rafael Mohr - 14
4 Ricardo Audino - 14
5 Conrado e Nicolas Freitag - 14
6 Henrique Frolich - 9
7 Saulo Ramos - 9
8 Cezar Cauduro - 8
9 Davi Oliveira - 6
10 Emilio Otto - 6
11 Beto Bandeira - 2

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Idalicio Umpierre / IR Criações

Abertura da Copa Bana Pneus foi notícia no programa Competição

Etapa de Curitiba embola disputa pela liderança da Stock Car

Diferença entre o líder e Valdeno Brito, o quarto colocado, é de apenas quatro pontos; piloto da Shell Racing destacou ritmo forte de prova hoje em Curitiba, onde chegou em quarto

A segunda etapa da Stock Car, disputada hoje, em Curitiba, deixou a disputa pela liderança bastante acirrada: apenas quatro pontos separam o líder, Daniel Serra, vencedor da prova deste domingo, do quarto colocado, Valdeno Brito, da equipe Shell Racing.

A corrida de hoje teve ritmo forte da primeira até a 31ª volta, com os ponteiros andando próximos em toda prova, que não teve nenhuma intervenção do safety car. Os cinco primeiros chegaram separados por apenas seis segundos.

"Foi uma prova bastante disputada, com todos os pilotos da frente virando voltas rápidas e com uma estratégia de reabastecimento parecida. Por isso, fico feliz de fazer muitos pontos hoje e seguir na disputa da liderança. O campeonato ainda está começando, mas na Stock Car o nível de competitividade é muito alto e é preciso estar bem na disputa pelo título desde as primeiras provas para chegar na final com chance de ser campeão", diz Valdeno, que foi o segundo colocado na etapa de abertura da temporada, em Interlagos.

O piloto da Shell Racing também superou outras adversidades: um problema no rádio impediu a comunicação do piloto com a equipe em toda prova, o que poderia causar perda de tempo no pit stop obrigatório. Em Curitiba, foi determinado que todos os pilotos precisariam fazer uma parada para reabastecimento de Shell V-Power Etanol, que, desde o ano passado, é o combustível oficial da Stock Car, fornecido pela Raízen a todas as 17 equipes da categoria.

"Além deste problema do rádio, corri boa parte da prova com o para-brisa sujo com lama que foi espirrada de um carro que vinha logo à minha frente. A visibilidade ficou prejudicada e quase escapei da pista em duas ocasiões", disse.

A Shell Racing também marcou pontos com Popó Bueno. Após sofrer com pouca competitividade no treino classificatório, largando na 29ª colocação, Popó recebeu a bandeirada em 16º, marcando cinco pontos na tabela.

"Foi uma corrida bem movimentada e nosso rendimento melhorou na parte final da prova, com pneus mais usados. Mas sabemos que nosso potencial é muito maior do que o resultado de hoje. Eu e a equipes estamos empenhados para encontrar o problema do carro e já em Tarumã andar entre os primeiros", diz Popó. 

Este é um dos objetivos destacados por Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, que também ressaltou a boa performance de Valdeno em ritmo de corrida. "Temos que encontrar esta falha no carro do Popó (Bueno) e vamos aproveitar este intervalo de um mês sem corridas para fazer uma revisão ainda mais minuciosa. Com o Valdeno, estamos bem satisfeitos com as duas provas até aqui e é importantíssimo já começar o campeonato acompanhando sempre de perto o líder", diz Rodolpho.

A próxima etapa da Stock Car será no dia 28 de abril, no circuito gaúcho de Tarumã, na Grande Porto Alegre.

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante do processo de integração de parte dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 unidades de produção, a Raízen tem capacidade para produzir 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 57 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 21 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell. No Brasil, a Raízen está presente nas principais categorias do esporte a motor, por meio da marca Shell V-Power, como na Fórmula 1, Stock Car e Fórmula Indy.

Resultado, corrida, Curitiba: 
1º) Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 42min15s571 (31 voltas)
2º) Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), 1s598
3º) Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 4s480
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), 6s042
5º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), 6s445
6º) Ricardo Zonta, ( BMC Racing/Chevrolet), 7s069
7º) Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), 11s090
8º) Átila Abreu, (Mobil Super Pionner Racing/Chevrolet), 11s720
9º) Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), 16s119
10º) Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), 21s543
11º) Julio Campos, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), 22s962
12º) Tuka Rocha, (BMC Racing/Chevrolet), 26s709
13º) Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), 31s167
14º) Nonô Figueiredo, (Mobil Super Pionner Racing/Chevrolet), 31s459
15º) Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 35s233
16º) Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), 43s028
17º) Lico Kaesemodel, (Boettger Competições/Peugeot), 57s017
18º) Allam Khodair, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 57s915
19º) Rubens Barrichello, (Full Time Competições/Chevrolet), 1min02s095
20º) Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 1min03s015
21º) Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Peugeot), 1min03s324
22º) Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), 1min05s159
23º) Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), 1min05s409
24º) Vitor Genz, (Gramacho Competições/Peugeot), 1min10s355
25º) Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), 1min11s263
26º) Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), 1min13s701
27º) Alceu Feldmann, (Full Time Competições/Chevrolet), 1 volta
28º) Ricardo Sperafico, (Officer ProGP/Chevrolet), 1 volta
29º) David Muffato, (Carlos Alves Competições/Peugeot), 1 volta
30º) Beto Cavaleiro, (Hanier Racing/Peugeot), 1 volta
31º) Patrick Gonçalves, (RC3 Bassani/Peugeot), 3 voltas
32º) Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), 6 voltas
33º) Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), 23 voltas

Excluído:
34º) Duda Pamplona Officer ProGP/Chevrolet)

Classificação do campeonato após 2 etapas:
1º) Daniel Serra, (Red Bull Racing/Chevrolet), 41 pontos
2º) Cacá Bueno, (Red Bull Racing/Chevrolet), 40
3º) Ricardo Mauricio, (Eurofarma RC/Chevrolet), 38
4º) Valdeno Brito, (Shell Racing/Peugeot), 37
5º) Max Wilson, (Eurofarma RC/Chevrolet), 29
6º) Tuka Rocha, (BMC Racing/Chevrolet), 25
7º) Átila Abreu, (Mobil Super Pionner Racing/Chevrolet), 22
8º) Thiago Camilo, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 20
9º) Allam Khodair, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 17
10º) Galid Osman, (Ipiranga-RCM/Chevrolet), 6
11º) Ricardo Zonta, (BMC Racing/Chevrolet), 15
12º) Luciano Burti, (Boettger Competições/Peugeot), 13
13º) Fabio Fogaça, (Vogel Motorsport/Chevrolet), 13
14º) Sergio Jimenez, (Voxx Racing Team/Peugeot), 12
15º) Rafa Matos, (Hot Car Competições/Chevrolet), 11
16º) Rodrigo Sperafico, (Prati-Mico's Racing/Chevrolet), 11
17º) Julio Campos, (Prati-Mico's Racing/Peugeot), 10
18º) Lico Kaesemodel, (Boettger Competições/Peugeot), 10
19º) Marcos Gomes, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 8
20º) Denis Navarro, (Voxx Racing Team/Peugeot), 8
21º) Ricardo Sperafico, (Officer ProGP/Chevrolet), 7
22º) Nonô Figueiredo, (Mobil Super Pionner Racing/Chevrolet), 7
23º) Diego Nunes, (RC3 Bassani/Peugeot), 5
24º) Popó Bueno, (Shell Racing/Peugeot), 5
25º) Wellington Justino, (Hot Car Competições/Chevrolet), 4
26º) Vitor Genz, (Gramacho Competições/Peugeot), 3
27º) Rubens Barrichello, (Full Time Competições/Chevrolet), 2
28º) Duda Pamplona, (Officer ProGP/Chevrolet), 1
29º) Alceu Feldmann, (Full Time Competições/Chevrolet), 0
30º) Beto Cavaleiro, (Hanier Racing/Peugeot), 0
31º) David Muffato, (Carlos Alves Competições/Chevrolet), 0
32º) Felipe Lapenna, (Hanier Racing/Peugeot), 0
33º) Patrick Gonçalves, (RC3 Bassani/Peugeot), 0
34º) Rodrigo Pimenta, (Gramacho Competições/Peugeot), 0

Texto: RF1 Jornalismo
Foto: Carsten Horst/Hyset/RF1