terça-feira, abril 30, 2013

Pedro Goulart desbancou favoritos e venceu a 6ª etapa do Campeonato Paulista

Gaúcho conquistou sua primeira vitória no difícil kartismo de São Paulo

O último final de semana, dias 27 e 28, e o Kartódromo Brasil Kirin Arena, em Itu (SP), não sairão da memória do gaúcho Pedro Goulart (ECS Racing) tão facilmente. Afinal, como diria aquele velho comercial de televisão, a primeira vitória no disputado e equilibrado kartismo paulista a gente não esquece.

Fruto de forte aprendizado, obtido em parceria com profissionais competentes, a primeira vitória de Pedro Goulart foi comemorada no último domingo, quando as duas provas que disputou foram válidas pela 6ª etapa do Campeonato Paulista. Vindo de um sábado de dificuldades, o piloto de Porto Alegre (RS) recuperou-se bem no dia seguinte e, após um 3º e um 2º lugar, subiu no degrau mais alto do pódio.

"A tomada de tempos não foi tão boa, fiquei com o 9º lugar apenas, mas as corridas foram ótimas. Estou muito feliz com esta primeira vitória aqui em São Paulo, um kartismo sempre muito difícil, mas que ensina muito", vibra Goulart.

No sábado, quando foram disputadas igualmente duas baterias - estas válidas pela 5ª etapa do Paulista -, Pedro Goulart não foi tão bem e, depois de um 11º na tomada de tempos, obteve apenas um 6º e um 13º. "Erramos em alguns acertos no sábado e o Pedro acabou largando mal posicionado", lembra o preparador Laco. "O Pedro até ficou um pouco nervoso com tudo isto, mas o Dudu Dieter e o André Nicastro conversaram com ele. E no domingo tudo terminou da forma que queríamos, ele não se intimidou e superou diversos pilotos considerados favoritos", vibrava, igualmente, o preparador.

No Super Kart Brasil 11, disputado simultaneamente - e para o qual valiam as quatro provas - Pedro Goulart (ECS Racing) também subiu no pódio, em 4º. "Foi por muito pouco que não terminei ainda melhor posicionado", relembra o piloto, que utiliza chassis da Techspeed. Nas últimas voltas da quarta e última bateria Goulart pressionou o vencedor Caio Collet e não venceu por apenas 73 milésimos de segundo, ficando com o 2º lugar. "Se eu tivesse passado poderia ter ficado com o vice, mas não foi possível. Estou contente mesmo assim e vou motivado para o Sul-Brasileiro para tentar mais uma vitória", promete Pedro Goulart.

Feliz pela conquista de sua primeira vitória em São Paulo, Pedro Goulart fez seus agradecimentos. "Sou muito grato ao André Nicastro, Dudu Dieter, Neco Becker, Rogério Naspolini e ao Laco, muito obrigado a todos", finalizou.

O gaúcho volta à pista já na próxima quinta-feira, dia 2, quando iniciará os treinos oficiais para a etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro, que será realizada em Farroupilha (RS) neste sábado e domingo (4 e 5).

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Edição 2013 do Rally Serramar Santa Catarina tem largada nesta quarta-feira

A competição, que faz parte do Campeonato Brasileiro de Enduro Regularidade, representa um dos maiores eventos de esporte off road do Brasil, com um total de mais de 600 quilômetros de trilhas 

Com um roteiro minunciosamente estudado, o Rally Serramar Santa Catarina terá largada nesta quarta-feira (1º), na cidade de Laguna/SC. A competição, que já é referência no motociclismo brasileiro, contará com a participação de cerca de 300 pilotos de vários estados brasileiros. Serão mais de 600 quilômetros de trilhas percorridos por motos e quadriciclos.

Destaque no calendário nacional de regularidade e nas cidades anfitriãs, o Rally Serramar é referência na estrutura que foi preparada para receber os participantes. Em cada um dos quinze municípios em que irão passar os roncos dos motores, haverá suporte técnico específico. “Segurança é um dos itens que não pode faltar em uma competição dessa proporção. Por isso, o apoio de equipes de saúde e policiamento, que foi obtido por meio das prefeituras e órgãos competentes, é fundamental para o acontecimento”, comentou o organizador do evento, Erasmo Balbinot.

Além de Laguna, os pilotos e suas equipes vão pernoitar em Urussanga, Gravatal e Garopaba. Já na largada, a competição - que também faz parte do Campeonato Brasileiro de Enduro Regularidade - promete ser inesquecível. O ponto de partida será em Laguna. Na manhã da quinta-feira (2), os pilotos atravessarão por meio de uma balsa, a partir das 9h, conforme cada categoria. No terceiro dia de prova, o Serramar irá passar por Urussanga, um dos principais núcleos de colonização italiana do estado. A cidade é conhecida pelas manifestações culturais que celebram a tradição herdada dos imigrantes italianos, com muita música e bom vinho. Já estão programadas atrações como a presença das princesas e rainha da tradicional festa, entre outras apresentações culturais do município.

Com mais da metade da prova já concluída, os pilotos irão carregar suas energias nas águas termais de Gravatal. É nesse vale rico em atrativos naturais que eles irão pernoitar no terceiro dia de prova. A cidade chama a atenção devido à qualidade da água que é considerada a segunda melhor do mundo em propriedades terapêuticas. A paisagem bucólica, culinária típica e patrimônio histórico fazem parte do cenário, que inclui ainda cachoeira, grutas e trilhas ecológicas.

Para terminar o Serramar, nada mais emocionante do que a chegada na capital catarinense do surf, Garopaba, local privilegiado com praias, dunas e a exuberante Mata Atlântica. No local será erguida uma pista ao lado da loja da Mormaii, onde os pilotos da competição estarão chegando para o encerramento. Durante a chegada dos participantes do rally, atletas do Campeonato Catarinense de Motocross estarão treinando para a etapa catarinense que vai acontecer no dia seguinte.

O apoio das Prefeituras de Laguna, Urussanga, Gravatal e Garopaba foram de grande importância para a realização do evento. O rally também recebe o patrocínio da Mormaii. Nesta edição, o Serramar contará com a participação de mais de 50 pessoas envolvidas diretamente na organização. “Para os atletas que vão disputar o título brasileiro, o rally será fundamental para definir quem vai estar no topo do campeonato. Além disso, o evento também recebe pilotos que vêm para se divertir e escolheram as belas paisagens de Santa Catarina para travar esse desafio emocionante, optando pela categoria Turismo”, explicou Balbinot.

Fonte: Sammia Santos / Balbi Comunicação

segunda-feira, abril 29, 2013

Série de toques e batidas impediu Felipe Drugovich de lutar pelo tetra no Super Kart Brasil 11

Evento foi disputado no último final de semana em Itu (SP)

Sempre muito rápido em todas as atividades, Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma) não conseguiu atingir seu principal objetivo no último final de semana, dias 27 e 28, em Itu, no interior de São Paulo. Três vezes campeão do Super Kart Brasil, o paranaense buscava conquistar seu quarto título na competição, criada por sete dos maiores kartistas brasileiro na história e que fazia sua 11ª edição.

Mas não por culpa de Felipe Drugovich, que, pelo contrário, foi o autor da pole position da categoria Júnior na tomada de tempos do domingo, por exemplo, e teve atuações que poderiam tê-lo levado a mais uma conquista. O problema foram as batidas.

"Em todas as quatro baterias o Felipe recebeu toques ou batidas de seus adversários e isto torna difícil tentar vencer", aponta Claudio Drugovich, tio de Felipe. "Quando foi possível, inclusive, ele conseguiu recuperação, a ponto de cair para 20º e último na primeira bateria e terminar em 4º. Mas nas outras nem isso foi possível", continua.

Na segunda, terceira e quarta bateria Drugovich não chegou a terminar as provas, o que o impediu de sequer tentar obter uma boa posição final no evento. "Não consegui marcar pontos em três das quatro provas, aí não tem jeito", lamenta o piloto, que tem em seu currículo, além dos três títulos no SKB, seis conquistas em eventos nacionais nos últimos dois anos.

Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma) terá um final de semana de folga e voltará às pistas na 4ª etapa da Copa São Paulo Light, marcada para o dia 11 de maio, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Luiz Pinheiro

Stock Car: Serra vence sem susto no Sul e amplia liderança

Rubens Barrichello leva o último ponto da 3ª etapa na volta a Tarumã

Sem sofrer ameaça em qualquer momento da prova, o paulista Daniel Serra não apenas conquistou a terceira etapa da Stock Car, disputada neste domingo no circuito gaúcho de Tarumã, como aumentou a vantagem na liderança do campeonato. Foi a quinta vitória na categoria do piloto da Red Bull Racing e a segunda no ano, comprovando a fase sem concorrência da organização comandada por Andreas Mattheis. Thiago Camilo (RCM) e Ricardo Maurício (RC) completaram o pódio, enquanto Rubens Barrichello, apenas o 30º no grid, levou o último ponto em disputa ao cruzar a linha de chegada em 20º com o carro da Equipe Medley/Full Time.

Foi uma vitória completa do filho do tricampeão Chico Serra, com direito ainda a pole, melhor volta e a perda provisória da ponta apenas durante a janela de reabastecimento e troca de pneus. "Tenho de dar parabéns à equipe. Que carro! Consegui fazer voltas de classificação no início e abrir a vantagem que planejamos", comemorou Daniel, o primeiro a entrar nos boxes para o pit stop. Com uma folga de mais de 12 segundos sobre Cacá Bueno, parceiro de equipe e da primeira fila, Daniel pôde dar-se ao luxo de trocar os dois pneus traseiros e o dianteiro direito, enquanto os demais na maioria substituíram apenas o traseiro direito. A parada de Cacá, no entanto, não foi tão eficiente e ele acabou recebendo a bandeirada em quinto, perdendo um segundo lugar que em grande parte da corrida pareceu assegurado.

Daniel voltou à pista pouco mais de três segundos à frente de Camilo. "Eu fiquei tranquilo, porque sabia que ele provavelmente tinha trocado menos pneus", explicou. Já nos estágios finais da prova, o paulista sofreria o único sobressalto, com a entrada do safety car depois da forte batida de Denis Navarro que destruiu a proteção de pneus da Curva 1. Faltava apenas uma volta quando a relargada foi autorizada, mas Daniel escapou rapidamente e não deu qualquer chance a Camilo de tentar a ultrapassagem. "Deu para dar uma emoçãozinha final", reconheceu.

A rigor, as maiores atrações da prova estiveram sempre limitadas à briga pelo terceiro lugar, especialmente antes do pit stop obrigatório. Daniel mostrou que os carros preparados por Mattheis estão acima dos rivais e que dificilmente deixará de estar na briga pelo título no encerramento da temporada, com chances claras de desbancar o pentacampeão Cacá Bueno. Na parte de trás, Barrichello viveu o final de semana mais complicado na Stock Car desde a estreia em outubro. Em sua volta ao autódromo gaúcho, onde correra pela última vez em 1990 na Fórmula 3, andou sempre no final do pelotão e só avançou na segunda metade graças ao bom trabalho da equipe na troca dos pneus do lado direito.

O resultado da 3ª etapa:

1 - Daniel Serra - Red Bull Racing - Chevrolet - 36 voltas em 00:42:18.842
2 - Thiago Camilo - Ipiranga-RCM - Chevrolet - a 1s422
3 - Ricardo Mauricio - Eurofarma RC - Chevrolet - a 3s302
4 - Ricardo Zonta - BMC Racing - Chevrolet - a 4s492
5 - Cacá Bueno - Red Bull Racing - Chevrolet - a 4s713
6 - Julio Campos - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 4s719
7 - Valdeno Brito - Shell Racing - Peugeot - a 5s260
8 - Allam Lhodair - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 7s746
9 - Duda Pamplona - Officer ProGP - Chevrolet - a 7s929
10 - Sergio Jimenez - Voxx Racing Team - Peugeot - a 8s056
11 - Ricardo Sperafico - Officer ProGP - Chevrolet - a 8s107
12 - Luciano Burti - Boettger Competições - Peugeot - a 9s656
13 - Max Wilson - Eurofarma RC - Chevrolet - a 9s961
14 - Rodrigo Sperafico - Prati-Mico's Racing - Peugeot - a 10s161
15 - Fábio Fogaça - Vogel Motorsport - Chevrolet - a 11s034
16 - Rafa Matos - Hot Car Competições - Chevrolet - a 11s483
17 - Nonô Figueiredo - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s129
18 - Átila Abreu - Mobil Super Pioneer Racing - Chevrolet - a 12s341
19 - Victor Genz - Gramacho Competições - Peugeot - a 14s082
20 - Rubens Barrichello - Full Time Competições - Chevrolet - a 14s389
21 - Alceu Feldmann - Full Time Competições - Chevrolet - a 14s812
22 - Popó Bueno - Shell Racing - Peugeot - a 17s472
23 - Wellington Justino - Hot Car Competições - Chevrolet - a 18s038
24 - David Muffato - Carlos Alves Competições - Peugeot - a 18s502
25 - Rodrigo Pimenta - Gramacho Competições - Peugeot - a 18s665
26 - Beto Cavaleiro - Hanier Racing - Peugeot - a 1 volta
27 - Denis Navarro - Voxx Racing Team - Peugeot - a 6 voltas

Campeonato:
1 - Daniel Serra - 65
2 - Cacá Bueno e Ricardo Maurício - 56
4 - Valdeno Brito - 51
5 - Thiago Camilo - 40
6 - Max Wilson - 37
7 - Ricardo Zonta - 32
8 - Allam Khodair - 30
9 - Átila Abreu, Julio Campos e Tuka Rocha - 25
12 - Sergio Jimenez - 23
13 - Luciano Burti - 22
14 - Fabio Fogaça - 19
15 - Rodrigo Sperafico - 18
16 - Ricardo Sperafico - 17
17 - Galid Osman e Rafa Matos - 16
19 - Duda Pamplona - 13
20 - Nonô Figueiredo - 11
21 - Lico Kaesemodel - 10
22 - Denis Navarro e Marcos Gomes - 8
24 - Diego Nunes, Popó Bueno e Vitor Genz - 5
27 - Wellington Justino - 4
28 - Rubens Barrichello - 3

Fonte: Márcio Fonseca / MF2 Serviços Jornalísticos
Foto: Miguel Costa Jr./MF2

quinta-feira, abril 25, 2013

Campeonato Pelotense de Kart inicia neste sábado, no Kartódromo da APA

No próximo sábado (27), terá início mais uma edição do Campeonato Pelotense de Kart F4, que reúne pilotos das categorias F4 Super, F4 Sênior e F4 Novatos. As atividades da etapa de abertura do certame vão acontecer a partir das 9 horas da manhã, com a realização das tomadas de tempos de todas as categorias e, na sequência, as baterias previstas para a etapa.

Além das categorias F4, uma das novidades da edição de 2013 do Citadino de Kart será a disputa de um campeonato amador, utilizando os karts de aluguel, de 200cc. São 14 vagas disponíveis no grid, e os interessados receberão do promotor do evento todo o equipamento necessário para a prova. O custo para a disputa das duas baterias do campeonato amador será de R$ 130,00.

As provas são realizadas no Kartódromo da APA (Associação Pelotense de Automobilismo), localizado na Av. Leopoldo Brod, 4901, em Pelotas (RS). A entrada é gratuita. O campeonato conta com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo.

Veja o calendário completo da competição:

1ª etapa - 27/Abril
2ª etapa - 01/Junho
3ª etapa - 20/Julho
4ª etapa - 31/Agosto
5ª etapa - 28/Setembro
6ª etapa - 02/Novembro

Foto: Idalício Umpierre / IR Criações

Campeonato Gaúcho de Velocidade em Pista de Terra continua no próximo final de semana em São Sepé

Final de semana com poeira no interior gaúcho

A cidade de São Sepé, no interior do Rio Grande do Sul e a cerca de 260km de Porto Alegre recebe neste final de semana, entre 27 e 28 de abril a 2ª etapa dos Campeonatos Gaúchos de Turismo 1600 e Mini Fórmula Tubular.

Na Turismo 1600 a liderança é de Rafael Apolo com 100 pontos, seguido de Daniel Elias com 72. Já a Mini Fórmula Tubular, que também chega em sua segunda etapa, tem na liderança da classe A Augusto Tasca, com 64 pontos. Na vice-liderança aparece Eder Azevedo, com 54 pontos. Na Classe B a liderança é de Rodrigo Medina e de Riocardo Pasquali, empatados com 59 pontos. No segundo lugar, aparece Antonio Rambor, com 45 pontos.

A programação se inicia ainda no sábado, com a realização de treinos livres para todas as categorias. No domingo a programação se inicia a partir das 9 horas da manhã no Autódromo Municipal de São Sepé.

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Artur Fortunato venceu a primeira na Fórmula 3 Sul-Americana e manteve vice-liderança na Light


Piloto da Cesário Fórmula, de apenas 15 anos, mostra evolução na categoria

Em rápido crescimento na categoria, o paulista Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia) venceu neste domingo (21) pela primeira vez na Fórmula 3 Sul-Americana pela divisão Light e manteve-se na vice-liderança. A segunda etapa da mais rápida categoria do automobilismo da América do Sul realizou-se pelo anel externo do Autódromo Nélson Piquet, em Brasília (DF).

O piloto da Cesário Fórmula começou sua participação na etapa do Distrito Federal de forma muito positiva, garantindo a 4ª posição no grid geral e a 2ª posição na Light. A primeira bateria, no entanto, não terminou da forma como planejado, já que Fortunato acabou abandonando com problemas no câmbio. "Foi uma pena, pois eu estava bem posicionado, em 2º na Light, e fui ‘perdendo’ as marchas. Perdi a 5ª, a 4ª e quando não deu mais para engatar a 3ª tive que abandonar", lamenta o piloto de Americana, interior de São Paulo.

Largando da 7ª posição na segunda bateria, Fortunato transformou-se em um dos destaques da prova e chegou a estar em 3º no geral, líder na Light. Na segunda volta após a saída do safety-car, Artur Fortunato tentou superar o segundo colocado na geral, Raphael Raucci, da categoria principal. O objetivo não foi atingido e, com isso, Fortunato ficou um pouco mais lento na reta seguinte, permitindo a aproximação de Gaetano Di Mauro.

Fortunato procurou se defender e manteve-se por dentro, mas na freada da curva 2 Gaetano Di Mauro não conseguiu desviar e acabou batendo na traseira do piloto da Cesário Fórmula. Mesmo com a batida, Artur Fortunato manteve-se na pista e venceu a prova na divisão Light, ficando ainda com a terceira posição na geral.

Os resultados mantiveram Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia) na vice-liderança da Light, atrás apenas do argentino Bruno Etman, que tem duas temporadas de monoposto em seu currículo. "O Artur vem andando cada vez melhor, mostrando evolução a todos os momentos e melhorou muito suas largadas. Ele está no caminho certo", elogia Dennis Dirani, multicampeão no kart e "coach" de Artur Fortunato.

A terceira etapa da Fórmula 3 Sul-Americana está marcada para os dias 20 e 21 de julho, em São Paulo.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Programa Competição do dia 20 de abril

Fórmula Júnior teve 2ª etapa emocionante em Guaporé (RS) e mostrou que veio para ficar

Duas baterias muito disputadas, equilíbrio, presença ilustre e recuperação foram os ingredientes

A Fórmula Júnior realmente chegou para ficar - e para dar espetáculo. A segunda etapa da competição, disputada neste domingo (21) em Guaporé (RS), foi novamente emocionante e muito equilibrada, com os 14 pilotos que a compõem mostrando o que aprenderam no kartismo brasileiro.

Sem medo da maior velocidade que agora enfrentam em relação ao kart e do tamanho e potência de seus carros, os pilotos dividiram as curvas e freadas muitas vezes com três carros lado a lado na curva 1, sequência de uma longa reta, onde os Fórmula Júnior se aproximavam dos 190 km/h. E em muitas vezes as ultrapassagens eram finalizadas por fora. O resultado foram duas belas provas, que deixaram promotores, dirigentes, equipes e público presente nos boxes e nas dependências do autódromo muito satisfeitos com o equilíbrio e com os rumos que a categoria está tomando.

"Mais uma vez tivemos um belo espetáculo, assim como na primeira etapa em Tarumã", vibra Claudio Fontoura, promotor da Fórmula Júnior juntamente com Neco Fornari. "E novamente ficamos muito satisfeitos com o que vimos na pista e fora dela. As expectativas estão sendo correspondidas, nós promotores estamos muito satisfeitos e sabemos que os pilotos, seus pais e suas equipes demonstram a mesma satisfação", conclui Fontoura.

A primeira bateria, também a primeira de uma longa programação que incluía a segunda etapa da Fórmula 1.6, Marcas e Pilotos e Copa Fusca, foi vencida pelo pole Gabriel Robe, que mesmo largando na frente não teve descanso durante as 18 voltas da prova. Sempre pressionado, ou por Matheus Rouver ou por Victor Hugo Matzenbacker, o piloto perdeu a liderança algumas vezes, recuperou-a e recebeu a bandeirada final com 246 milésimos de segundo de vantagem sobre Matzenbacker, o segundo.

Um dos grandes destaques da prova foi Lucas Alves, que partia da segunda posição. Após uma má largada, que o fez cair para a 11ª posição, o representante de Pelotas - assim como Robe - chegou a até o 4º lugar, quando a entrada do safety-car acabou reagrupando todos os competidores. Alves errou a largada novamente, perdeu duas posições, mas mais uma vez fez linda recuperação, terminando a corrida em 3º.

A segunda prova do dia foi ainda mais disputada e foi a que mais emoções ofereceu a todos os presentes. Em suas últimas voltas tinha cinco pilotos lutando pela vitória, que acabaria ficando com Victor Hugo Matzenbacker. A bateria terminou antes do previsto, com bandeira vermelha, em razão de um acidente que envolveu três competidores, entre eles Robe, que nada sofreram.

Na soma dos tempos das duas baterias, nova vitória de Matzenbacker - que já vencera as duas provas da primeira etapa -, por apenas 35 milésimos de segundo sobre Gabriel Robe, segundo colocado apesar do acidente, já que o resultado da segunda bateria foi considerado o da volta anterior à da bandeira vermelha, conforme regulamento. Lucas Alves, a 2.048 do vencedor, foi o terceiro, seguido por Matheus Rouver e Bruna Tomaselli, que completaram o pódio.

"Foram as duas baterias mais disputadas até aqui, trocamos muitas vezes de posição e foi muito difícil conquistar esta nova vitória", contou Matzenbacker após o pódio. "A diferença final foi muito apertada e vai ser assim sempre, durante todo o campeonato. Mantive a liderança e isso é muito importante, pois minha equipe e eu temos como principal objetivo conquistar o título", afirmou o líder do campeonato, que compete pela equipe MC Tubarão.

Gabriel Robe, o segundo colocado, teve motivos suficientes para comemorar, apesar de ter perdido a chance de vencer a segunda bateria e, consequentemente, a etapa. "Na primeira etapa eu não marquei pontos nas duas baterias, em razão de um acidente e de um pneu furado. Então posso dizer que o final de semana foi muito positivo para minha equipe e para mim, principalmente", avaliou Robe, que marcou 35 pontos no campeonato. "Uma pena foi o acidente em que acabei envolvido, que me tirou as chances de vencer também a segunda bateria. Mas estou contente com nossa recuperação, foi em alto estilo", completou o representante da Irineu Racing.

Lucas Alves, que vivia situação semelhante à de seu conterrâneo Gabriel Robe, buscava recuperação na etapa, já que também tivera insucesso na estreia da Fórmula Júnior, marcando apenas 1 ponto em Tarumã. "Consegui largar melhor na segunda bateria e logo estava na luta pela ponta. Travamos um belo duelo, fui líder por algumas voltas, mas a bandeira vermelha acabou me prejudicando bastante, pois eu poderia ter obtido um resultado final ainda melhor, até mesmo a vitória", diz Alves. "Mas estou satisfeito com a recuperação que obtivemos e muito confiante para a próxima etapa e na luta pelo título", emendou Lucas Alves, piloto da Quadrado Racing.

A 2ª etapa da Fórmula Júnior teve a ilustre presença do preparador Luiz Trinci, o Dragão, trazido pela Pole Racing Team, dos pilotos Gustavo Bandeira e Franco Pasquale. Dono de uma vasta coleção de títulos em sua carreira, Dragão elogiou a categoria. "A Fórmula Júnior é algo que deveria ter sido feito há muito tempo no Brasil. Com ela os pilotos chegarão muito melhor preparados para competir na Europa e, além disso, tem um ambiente muito saudável, muito ‘família’, algo que é necessário manter", aconselha.

Mais uma vez, ao final da cerimônia de pódio, a Tramontina - através da Meclo, empresa de César Lopes, ofereceu como premiação às equipes uma caixa de ferramentas completa. E quem ganhou, por sorteio, foi a Irineu Racing.

Carlos de Deus, presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo e criador da categoria, assim como em Tarumã mostrou-se extremamente satisfeito com o que viu em Guaporé. "Foi maravilhoso, vimos disputas a que não estávamos mais acostumados. Essa ‘gurizada’ é muito arrojada, o kart continua oferecendo ótimos frutos, e vemos um futuro excelente para a Fórmula Júnior", aposta o dirigente.

A 3ª etapa da Fórmula Júnior será disputada entre os dias 17 e 19 de maio, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Confira o resultado da 1ª bateria:

1 Gabriel Robe (RS) - 18 voltas - 26:08.951
2 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - a .246
3 Lucas Alves (RS) - a 1.769
4 Matheus Rouver (SE) - a 1.860
5 Bruna Tomaselli (SC) - a 6.539
6 Vitor Fernandes (MG) - a 14.552
7 Rodrigo Elger (PR) - a 30.366
8 Lucas Fernandes (MG) - a 30.626
9 Gustavo Bandeira (DF) - 15 voltas
10 Bruno Lopes (PR) - 6 voltas
11 Rafael Smaniotto (PR) - 4 voltas
12 Franco Pasquale (RS) - 2 voltas
13 Victor Miranda (SP) - 1 volta
14 Lucas Balbuena (PY) - 1 volta

Confira o resultado da 2ª bateria:

1 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - 13 voltas - 18:55.965
2 Gabriel Robe (RS) - a .281
3 Lucas Alves (RS) - a .525
4 Bruna Tomaselli (SC) - a 1.424
5 Gustavo Bandeira (DF) - a 2.347
6 Matheus Rouver (SE) - a 2.535
7 Victor Miranda (SP) - a 2.969
8 Lucas Fernandes (MG) - a 4.723
9 Lucas Balbuena (PY) - a 4.996
10 Franco Pasquale (RS) - a 7.960
11 Vitor Fernandes (MG) - 12 voltas
12 Rafael Smaniotto (PR) - 10 voltas
13 Rodrigo Elger (PR) - 4 voltas

Confira o resultado da etapa após a soma de tempos das duas baterias:

1 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - 31 voltas - 45:05.162
2 Gabriel Robe (RS) - a .035
3 Lucas Alves (RS) - a 2.048
4 Matheus Rouver (SE) - a 4.149
5 Bruna Tomaselli (SC) - a 7.717
6 Lucas Fernandes (MG) - a 35.103
7 Vitor Fernandes (MG) - 30 voltas
8 Gustavo Bandeira (DF) - 28 voltas
9 Rodrigo Elger (PR) - 22 voltas
10 Franco Pasquale (RS) - 15 voltas
11 Rafael Smaniotto (PR) - 14 voltas
12 Victor Miranda (SP) - 14 voltas
13 Lucas Balbuena (PY) - 14 voltas
14 Bruno Lopes (PR) - 6 voltas

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

sexta-feira, abril 19, 2013

João Pedro Custódio inicia sequência de três competições em três estados diferentes

Distrito Federal, São Paulo e Espírito Santo fazem parte da evolução do goiano em sua nova categoria

Jovem e experiente, o goiano João Pedro Custódio (Kart Mini | MO Racing / RBC / Dennis Dirani Coach) terá pela frente uma maratona de corridas em três estados diferentes nos próximos três finais de semana. Buscando evolução em sua nova categoria, a Júnior, Custódio competirá no Distrito Federal, São Paulo e Espírito Santo, em três importantes eventos.

No primeiro deles, em Brasília neste final de semana, Custódio disputará uma etapa da Copa Guará e do Campeonato Brasiliense. Longe das provas do Distrito Federal desde meados de 2011, o goiano está ansioso por andar pela primeira vez pela categoria Júnior na pista do Guará e assim prestigiar as competições no Centro-Oeste e também os pilotos novos e antigos que estão competindo.

"Não conheço alguns concorrentes que terei na Junior neste final de semana e vou respeitá-los como visitante que sou. Mas tentarei colocar em prática tudo que aprendi desde 2007 até hoje no traçado do Guará. Fiz lindas corridas na Mirim, Cadete e Super Cadete e vou procurar correr na Júnior da mesma forma ética e rápida com que sempre corri lá", adianta Custódio.

Depois de competir no Distrito Federal, Custódio buscará seu segundo título no Super Kart Brasil - o primeiro foi na 5ª edição, pela categoria Super Cadete. A 11ª edição, marcada para os dias 27 e 28 de abril, será realizada no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu (SP), e o goiano terá, mais uma vez, os ensinamentos de seu "coach" Dennis Dirani.

Por fim, João Pedro Custódio fechará sua maratona de competições interestaduais em Serra (ES), onde conhecerá mais um kartódromo e buscará aprendizado e conhecimento para a disputa do Campeonato Brasileiro, que será disputado na primeira metade de julho naquela cidade.

Em todos os três compromissos João Pedro Custódio (Kart Mini | MO Racing / RBC / Dennis Dirani Coach) contará com a estrutura extremamente profissional oferecida pela equipe MO Racing, comandada pelo experiente preparador Miguel de  Oliveira. Além da MO Racing, que fará todos os acertos em seu chassi Mini, Custódio terá a potência dos motores e a estrutura da RBC Preparações, de Belo Horizonte (MG).

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Luca Bassani

Em Brasília, Kreis Jr. espera iniciar bem no Brasileiro de Marcas

Piloto de Jaraguá do Sul (SC) fará sua estreia na categoria após ausentar-se na primeira etapa

Após ter adiado sua estreia nas corridas do Brasileiro de Marcas & Pilotos para a segunda etapa do campeonato, que será realizada em Brasília no próximo final de semana, o piloto catarinense Kreis Jr. espera trazer um bom resultado e tem ciência do que é fundamental para tal objetivo. “Em Brasília será minha estreia oficial, pois devido a perda de um grande amigo não participei da primeira prova do ano. Como será no anel externo, um dos fatores mais importantes será contar com um bom motor, já que andaremos 80% da volta com pé cravado no acelerador, mas nosso Chevrolet Cruze é um bom carro e deverá estar competitivo”, declarou o piloto do carro número 71.

Kreis Jr., que corre pela equipe do experiente Carlos Alves em parceria com o piloto Gustavo Martins em um dos carros oficiais da Chevrolet, tem outro motivo para acreditar em um bom desempenho: o maior tempo de treinos. “Com o aumento de número de voltas nos treinos [na primeira etapa em São Paulo o treino livre era limitado a 16, agora o limite foi ampliado para 30 voltas], teremos mais chances de buscar um melhor acerto e isso possibilitará mais tempo dentro do carro, pois estou iniciando agora na categoria e não é fácil competir contra pilotos já acostumados com as reações do carro, mas sabemos de nossa real capacidade”, lembrou o piloto de Jaraguá do Sul.

O piloto, que é patrocinado pela SMC e Raumak Smart Machines, e conta também com o apoio da Studio FM, sabe que fazer boas participações em campeonatos nacionais pode ser útil no apoio e estímulo ao automobilismo de seu estado, terra de tradição no automobilismo, seja na participação de pilotos ou na adesão da torcida, mas que ainda não possui um autódromo de asfalto. “Conto com a torcida de Santa Catarina para trazermos um bom resultado para o estado e assim, quem sabe estimular nosso governador a acelerar a construção de nosso primeiro autódromo de asfalto, assunto já conhecido de muito tempo, mas que até hoje ainda não se tornou realidade”, reivindicou o piloto.

As corridas do Brasileiro de Marcas são transmitidas pela BAND TV aos domingos, a partir das 11h30, com o VT da primeira corrida e transmissão ao vivo da segunda prova da etapa. 

Fonte: Ponto de Fuga Editora Ltda ME. / Claudio Hreczuck

Fórmula Júnior vai para o interior do Rio Grande do Sul e disputa segunda etapa em Guaporé

Expectativa dos organizadores é repetir sucesso da abertura e ter duas provas extremamente equilibradas

Sucesso absoluto em sua etapa de abertura em março, a Fórmula Júnior terá no próximo final de semana, dias 19, 20 e 21, sua segunda rodada em Guaporé, a cerca de 200 km de Porto Alegre (RS), e visitará o segundo dos quatro autódromos por onde passará em sua temporada de estreia. Extremamente disputada em sua rodada inaugural, a categoria vive ótimas expectativas para mais uma etapa.

"Tivemos uma primeira etapa bastante acima de nossas expectativas, em todos os aspectos, e certamente teremos um ótimo crescimento em Guaporé, seja em organização, seja dentro da pista, com nossos ótimos ‘alunos’, que deram um show em Tarumã", afirmam Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior, referindo-se ao fato de que a categoria serve como principal meio de transição do piloto de kart para o automobilismo.

Agora com 14 pilotos confirmados - o gaúcho Franco Pasquale garantiu presença no restante do campeonato após o sucesso da abertura -, a categoria criada pela Federação Gaúcha de Automobilismo terá uma extensa programação em Guaporé, sempre no intuito de adaptar o piloto ao ambiente dos autódromos e ao monoposto. A sexta-feira (19) tem três treinos livres de 30 minutos cada, enquanto que no sábado, além da tomada de tempos, os pilotos terão mais três treinos, agora oficiais. E no domingo, após o aquecimento, serão disputadas as duas baterias, de 30 minutos ou 25 voltas.

Em fevereiro a Fórmula Júnior esteve em Guaporé, um dos mais bonitos e tradicionais autódromos brasileiros, promovendo um treino coletivo da categoria. "Os pilotos gostaram bastante do traçado, rápido e desafiador, e se adaptaram muito bem a ele. Os tempos foram muito próximos e equilibrados naquela ocasião", lembra Fontoura. "Deveremos ter ótimas provas neste domingo, acredito que o público será brindado com excelente espetáculo", continua.

A primeira etapa, disputada em Tarumã (RS), teve suas duas baterias vencidas pelo gaúcho Victor Hugo Matzenbacker. Em segundo na soma dos pontos e no pódio, muito regular, terminou o brasiliense Gustavo Bandeira, seguido pelo sergipano Matheus Rouver. A catarinense Bruna Tomaselli foi a 4ª colocada e o paranaense Rodrigo Elger o 5º.

Os carros da Fórmula Júnior são construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, e utilizam motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick NA Carrera e as principais equipes do automobilismo oferecem suporte aos pilotos, tais como a Giocar Racing, Irineu Racing, Kratina Racing, MC Tubarão, Nafta Motorsport, Pole Racing Team, Quadrado Racing e Satti Racing.

Confira a pontuação da Fórmula Júnior após a primeira etapa:

1 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - 40 pontos
2 Gustavo Bandeira (DF), Bruna Tomaselli (SC) e Rodrigo Elger (PR) - 20
5 Matheus Rouver (SE) - 17
6 Bruno Lopez (PR) - 15
7 Rafael Smaniotto (PR) - 12
8 Victor Miranda (SP) - 8
9 Vitor Fernandes (MG) - 4
10 Lucas Balbuena (PY) - 3
11 Lucas Fernandes (MG) - 2
12 Lucas Alves (RS) - 1
13 Gabriel Robe (RS) - 0

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

terça-feira, abril 16, 2013

Programa Sport Brazil, da Band Sports, mostra a 2ª etapa da Copa Bana Pneus

Felipe Drugovich dominou amplamente a terceira etapa da Copa São Paulo Light na Júnior

Próximo compromisso é na Itália, pelo WSK Euroseries

Dono de seis títulos nacionais - além de outros três no Super Kart Brasil -, o piloto Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma) deu mais uma vez mostras de que é sempre um sério candidato ao título em qualquer competição. A comprovação veio no último sábado (13), quando o paranaense não deu chances a seus adversários e dominou amplamente a terceira rodada dupla da Copa São Paulo Light na Júnior, categoria em que está estreando na atual temporada.

A competição foi disputada no mítico Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, que tantos pilotos revelou para o automobilismo nacional e internacional. Competindo com chassis da Art Grand Prix e motores preparados pela RBC Preparações, Drugovich foi logo marcando a pole position da categoria Júnior na pista molhada de Interlagos, com quase quatro décimos de vantagem sobre o segundo colocado.

Depois, nas duas corridas - também disputadas sob muita chuva -, dominou mais uma vez e terminou ambas na frente, com boa vantagem sobre o segundo colocado. A melhor volta na primeira bateria foi de Drugovich, volta que se tornou também a mais rápida do sábado na categoria Júnior.

"Foi um sábado perfeito, com toda certeza", vibrou Drugovich, piloto que reside em Maringá (PR). "Tudo deu certo, como planejado por nós, equipe e piloto, e isso me anima para meu próximo compromisso", continuou, referindo-se a disputa de mais uma rodada do WSK Euroseries, que será realizada no próximo final de semana, em Sarno, na Itália, para onde viajou no último domingo (14).

Felipe Drugovich (Diesel Technic | Drugovich | Mahle | Noma) integra a equipe MZ Racing, comandada pelo preparador Mazinho, e faz parte de uma família com história no automobilismo nacional. Seu tio Junior Drugovich foi bicampeão da Fórmula Truck na década de 90 na equipe que era chefiada por outro tio, Claudio Drugovich, dois de seus maiores incentivadores atualmente.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

Ascurra recebe etapa de abertura da Copa Santa Catarina de Automobilismo


segunda-feira, abril 15, 2013

Guilherme Peixoto voltou às provas no Brasil conquistando pódio na Copa São Paulo Light

Atual vice-campeão do Florida Winter Tour, nos Estados Unidos, paulista superou pista molhada e difícil em Interlagos

Acostumado a competir nos karts pequenos, das categorias de base, o paulista Guilherme Peixoto (GRP | Enigma) teve belo desempenho no último sábado (13), quando esteve no Kartódromo de Interlagos, zona sul de São Paulo, para participar da 3ª etapa da Copa São Paulo Light. Desta vez o jovem piloto competiu na Júnior Menor, que utiliza chassis grandes e motores mais potentes.

E, neste início de trabalho com este tipo de equipamento, das categorias maiores, o atual vice-campeão do Florida Winter Tour, nos Estados Unidos, - título conquistado no final de março - superou a chuva forte e a pista difícil para obter o 6º lugar na soma das duas baterias disputadas.

"Foi bem complicado, pois o Guilherme estava treinando com o kart pequeno desde novembro, por causa das provas internacionais", lembra o preparador Wesley Silva, da Enigma Racing, equipe de Guilherme, referindo-se à participação de seu pupilo nas provas da Rotax Micro Max nos Estados Unidos.

A semana foi inteiramente dedicada à preparação e maior adaptação de Peixoto ao equipamento da Júnior Menor, com o qual o atual campeão brasileiro e da Copa Brasil em categorias de base até então pouco treinara. "Trabalhamos bastante, a equipe e o Gui, e depois de vários ajustes conseguimos chegar a um acerto ideal e competitivo", conta Wesley.

A forte chuva que caiu sobre São Paulo no sábado, entretanto, atrapalhou um pouco os planos de Guilherme Peixoto e da Enigma Racing. A pista difícil fez com que o piloto obtivesse a 8ª posição no grid de largada da primeira bateria, onde já na segunda volta Peixoto assumia o 4º lugar. Porém, um erro na entrada da reta fez com que Guilherme saísse da pista, terminando a prova em 13º. "Foi uma pena, pois o Gui estava muito bem. Quando voltou à pista ele fez voltas muito rápidas, e terminou a prova com a terceira melhor volta", lembra o preparador.

A segunda bateria foi de recuperação e de confirmação do talento de Guilherme Peixoto (GRP | Enigma). Na volta de apresentação entrou água no motor do kart do piloto, que quase ficou fora da prova e acabou largando em último. O motor falhou até a terceira volta, mas quando secou Peixoto começou sua recuperação, superando diversos pilotos para terminar em 4º. Somados os pontos, o paulista ainda subiria no pódio na 6ª posição.

"Foi um sábado excelente, pois nosso objetivo era ajustar e começar a trabalhar com o Gui no kart grande. Atingimos o objetivo e ainda o vimos ter bela atuação na pista molhada", elogia o preparador Wesley Silva. "Neste final de semana vamos correr na Granja Viana, na Rotax Mini Max, pois precisamos pelo menos uma vez por mês fazer o Gui correr com karts pequenos, já que ainda temos nossos desafios na Europa e nos EUA com este tipo de chassis. E não podemos ‘perder a mão’, pois o Gui está com 10 anos e nas provas internacionais o uso de chassis grande é só para pilotos com pelo menos 12 anos", encerra.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

Copa Classic: Moises Rosemberg vence em dia de sol

Abertura da temporada da Copa Classic foi um show

O belo domingão de sol em Tarumã foi o palco perfeito para a abertura do Campeonato Gaúcho de Copa Classic. Com 20 carros no grid, os clássicos deram um show de velocidade e perícia de seus pilotos e máquinas.

E quem levou a melhor foi Moiséis Rosemberg, a bordo de um Puma GTS da categoria Força Livre. O piloto, que largou da segunda posição travou um duelo pela liderança com o pole position, o Maverick de Leovaldo Petry, que infelizmente acabou abandonando a prova com problemas mecânicos. Com o abandono de Petry, Moisés venceu a primeira prova da manhã deste domingo.

A segunda bateria começou complicada para Rosemberg, que acabou largando dos boxes após seu carro ter apresentado problemas. Quem teve pista livre para vencer a bateria foi Diego Mariante, a bordo do VW Passat #58. Rosemberg, mesmo largando da vigésima posição fez uma prova de recuperação impressionante e acabou conseguindo o terceiro posto, atrás do Chevrolet Chevette de Joel Schumann. Na soma das baterias, a vitória da etapa ficou com Rosemberg.

Abaixo segue o resultado completo da prova deste domingo em Tarumã:

1 73 Moises Rosemberg FL Puma GTS
2 58 Diego Mariante FL VW Passat
3  8 Niltão Amaral FL VW Passat
4 97 Joel Schumann FL Chevette
5 55 Jorge Flores FL VW Fusca
6 31 Paulo Fontes/ J. Fontes FL VW Fusca
7 77 Fábio Mincarone FL Chevette
8 47 Jorge Krug C VW Passat
9 36 Nereu Rebecchi FL VW Passat
10 98 Alberto Dietrich FL Puma GTB
11 51 E. Trindade/ R. Ricciardi B VW Passat
12 69 Fernando Brock B Mini Cooper
13 16 Sergio Aguinsky C Puma GTS
14  3 Rogério Franz A DKW
15  7 Gastón Martinez C Puma GTS
16 70 Luciano Fossá FL VW Fusca
17 38 Garavello/ H. Goulart B Chevette
18 18 Dagoberto Moraes Jr. B Chevette
19 102 Leovaldo Petry FL Maverick
20 62 Márcio Cardoso B VW Fusca

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

100% de aproveitamento para Rafael Câmara na etapa do Light em Interlagos

Pernambucano conquistou a pole position e venceu as duas corridas – apesar de ter caído para a última posição na primeira – e fez as melhoras voltas na categoria Mirim

Rafael Câmara foi unânime na terceira etapa da Copa São Paulo Light. Após uma semana de treinos com tempo bom, a chuva deu às caras no sábado (13), pegando todos os concorrentes de surpresa, mas não impediu o jovem pernambucano de mostrar bom desempenho e vencer a rodada dupla em Interlagos (SP).

A categoria Mirim abriu as atividades do dia, e o piloto da Sabiá Racing garantiu a pole position na tomada de tempos. Saindo em primeiro, Rafael tomou um toque na largada da primeira corrida, rodou e caiu para a última posição. Com ritmo forte, foi se recuperando e na última volta conseguiu a ultrapassagem para receber a bandeirada em primeiro lugar. A segunda prova foi mais tranquila e Câmara venceu de ponta a ponta, com mais de três segundos de vantagem para o segundo colocado. Além disso, ele marcou a melhor volta nas duas corridas. Com o resultado, Rafael venceu a etapa e ampliou a vantagem na liderança da Copa São Paulo Light.

O pernambucano continua em São Paulo e neste sábado (20) disputa a terceira etapa da Copa São Paulo Light, na Granja Viana, em Cotia. Rafael também é o líder deste campeonato e está confiante em mais um bom resultado. Os treinos começam nesta terça-feira. 

Rafael Câmara:

“Foi uma etapa excelente. Tivemos que fazer acertos de última hora, já que treinamos a semana toda no seco e choveu no sábado, mas conseguimos andar muito bem. A primeira corrida foi emocionante, porque tive que recuperar todas as posições depois de cair pra último. Fiquei muito feliz com as vitórias e por manter a liderança, estamos cumprindo nossos objetivos para o ano. Estou animado para a corrida na Granja no sábado”

Resultado da 1ª Prova
1) 88-Rafael Câmara, (12 voltas) 12:41.845
2) 78-Gabriel Gomez, a 0.527
3) 170-Pedro Braga, a 1.253
4) 5-Pedro Aizza, a 20.429
5) 9-Nicholas Monteiro, a 21.083
6) 90-Bruno Possenti, a 30.109
7) 3-Pietro Sakzenian, a 1 volta
Melhor Volta: Rafael Câmara(88), 1:01.041 (média de 56,027 km/h), na 11ª volta

Resultado da 2ª Prova
1) 88-Rafael Câmara, (12 voltas) 12:57.628
2) 170-Pedro Braga, a 3.077
3) 5-Pedro Aizza, a 8.137
4) 78-Gabriel Gomez, a 8.574 
5) 90-Bruno Possenti, a 21.850
6) 9-Nicholas Monteiro, a 47.926
7) 3-Pietro Sakzenian, a 1 volta
Melhor Volta: Rafael Câmara(88), 1:03.183 (média de 54,128 km/h), na 5ª volta

Texto: Eversports Press - Mariana Viegas
Foto: Jackson de Souza

Final de prova eletrizante na abertura do Campeonato Gaúcho e Brasileiro de Endurance


Trio do MRX #10 venceu abertura da temporada

Um final emocionante marcou a abertura da temporada do Endurance no Brasil. O trio João Cardoso Jr., Pierre Ventura e Cristiano Almeida venceu a prova 3 Horas de Tarumã com apenas 1s6 de vantagem sobre Tiel de Andrade com o MC Tubarão #5. A prova deste domingo já é considerada uma das mais disputadas da história do endurance nacional, pois o vencedor se definiu em pequenos detalhes que atrasaram os demais competidores, como o protótipo MRX #65 de Nilson Ribeiro e José Ribeiro, que finalizaram na terceira posição e primeiro na classe II. Na classe III, vitória do MCR #96 da dupla Hardy Kohl/ Sid Toigo. Na classe IV, vitória do Audi A3 Turbo de Wagner Amorin/ Adolpho Rossi/E. Azevedo; e finalmente na Classe V, a vitória foi do Volvo C30 de Aline Cipriani/ Adolfo Rossi.

O terço final de prova foi ainda marcado por um forte acidente no contorno da Curva 8 de Tarumã. A Ferrari F430 de Humberto Giacomello e o Ford Fusion de Cato Belezza se tocaram e acabaram capotando causando um enorme susto às equipes. Felizmente ocorreram apenas danos materiais a ambos os carros.

Abaixo, o resultado completo das Três Horas de Tarumã:

1 10 Pierre Ventura/ João Cardoso Jr./ Cristiano Almeida - I - MRX Turbo - Canoas
2  5 Tiel de Andrade - I - MC Tubarão Turbo - Campo Bom
3 65 N. Ribeiro/ J. Ribeiro - II - MRX Ford - Mato Grosso
4 12 Jindra Kraucher/ L. Cardoso - I - MRX Turbo - São Paulo/ Porto Alegre
5 44 Juliano Salton/ Felipe Bertuol - I - MRX Opel - Santa Cruz do Sul/ Bento Gonçalves
6  4 F. Roso/ V. Roso/ C. Ricci - I - Tango - Passo Fundo
7 99 O. Scheer/ E. Scheer/ P. Hoerlle - I - MCR Turbo - São Paulo/ Porto Alegre
8 133 Cali Crestani - II - LFC Tornado Hayabusa - Tapera
9 43 J. Catita/ R. Cardoso - II - Spyder Opel - Canoas
10 15  Amorin/ A. Rossi/ E. Azevedo - IV - Audi A3 - Campo Bom
11  9 I. Filho/ D. Scarton - IV - Maserati GT - Farroupilha
12 111 P. Rutzen/ V. Jr./ J. Puhl - IV - Lamborghini Gallardo - Porto Alegre
13  50 Aline Cipriani/ A. Rossi - V - Volvo C30 - São Paulo
14  96 Hardy Kohl/ Sid Toigo - III - MCR VW - Porto Alegre
15   3 D. Dornelles/ M. Dornelles - V - VW Gol - Porto Alegre
16  64 M. Miranda/ J. Miranda - V - VW Fusca - Curitiba
17  53 Vitor Aneris - III - Spyder VW - Porto Alegre
18  63 Márcio Martins - V - VW Gol - Rio Grande
19  70 C. Brockweld/ R. Bonora/ F. Colla - V - Ford Focus - Curitiba
20  55 J. Terres/ R. Terres/ W. Santos - V - Chevette - Guaíba/ Alvorada
21  30 Vitor Genz/ L. Petry - IV - Línea - Porto Alegre
22  11 Airton Diehl/ R. Trentin - V - VW Gol - Porto Alegre
23  18 F. Poeta/ H. Giacomello - IV - Ferrari F430 - Porto Alegre
24  90 Cato Belezza/ Cali Steyer/ Luiz Sérgio Sena - IV - Ford Fusion - Porto Alegre
25   8 Pedro Ávila/ M. Soares/ A. Soares - III - Spyder VW - Porto Alegre
26 110 Marco Migliavacca - IV - Maserati GT - Porto Alegre
27   7 Aldoir Sette - V - Fiat Uno - Porto Alegre
28  80 N. Junior/ A. Finardi - II - MRX - Curitiba
29  21 J. Malmman/ J. Laenio - V - VW Gol - Porto Alegre

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Chuva e motores atrapalharam objetivos de José Muggiati Neto na 3ª etapa do Light

Paranaense encontrou pontos positivos em sua participação em Interlagos apesar de não ter vencido

Vencedor da etapa anterior, o paranaense José Muggiati Neto disputou no último sábado (13) a 3ª rodada da Copa São Paulo Light, realizada no tradicional Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo (SP). E, principalmente em razão da forte chuva e de suas consequências aos motores, o objetivo de conquistar nova vitória na Cadete não pôde ser concretizado.

Zezinho, como é mais conhecido o curitibano no kartismo brasileiro, esteve antes, na quinta-feira, no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, buscando conhecer a pista e treinar. Muito bem recebido, o paranaense conseguiu seu objetivo e fez belos treinos na pista do interior de São Paulo. Objetivo atingido, o piloto e sua equipe I R Competições, comandada pelo preparador Irineu Rosa, foram para Interlagos na sexta-feira, a fim de iniciar os trabalhos visando nova vitória no Light.

Porém, os problemas com os motores começaram entre a sexta-feira e o sábado, quando a equipe optou pela troca com o fornecedor, já que o rendimento era baixo. A tomada de tempos foi com um novo motor, mas neste entrou água em razão da forte chuva e mais uma vez Muggiati ficou prejudicado, obtendo apenas a 9ª posição no grid de largada para a primeira bateria.

Com vários pilotos enfrentando problemas semelhantes, Muggiati, com o motor falhando, ainda assim conseguiu uma boa recuperação e recebeu a bandeirada em 5º. Depois de uma nova troca, a segunda bateria foi ainda mais problemática para o paranaense, que deu apenas uma volta, parou com o motor apagado e teve que receber auxílio de sua equipe. E, a partir daí, com um motor funcionando bem, José Muggiati Neto fez uma bela prova para receber a bandeirada final em 8º depois de cair para último e de levar volta do líder.

"Foi muita chuva, acho até que deveriam ter esperado para dar a largada, pois se tornou até perigoso, já que muitos motores falhavam", afirma José Muggiati, pai de Zezinho. "Esperávamos mais desta etapa, claro, mas como treino foi bom, tanto em Interlagos como em Itu. Vamos para a próxima", finaliza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Flavio Quick

sábado, abril 13, 2013

Diogo Freitas vence a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Fórmula Tubular

Prova aconteceu na tarde deste sábado em Taquara

O baiano Diogo Freitas venceu a primeira prova da abertura do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra – Fórmula Tubular, prova que acontece no autódromo municipal da cidade de Taquara, localizada a cerca de 90 km de Porto Alegre.

O piloto, que largou da pole position, sofreu pressão em todas as 23 voltas da prova do matogrossensse Vanderlei Reck, que chegou na segunda posição. A melhor volta da prova, inclusive, foi marcada por Reck, com o tempo de 56s032 para cobrir o traçado de Taquara. O gaúcho Ricardo Kreuz chegou a entrar na briga pela liderança durante a prova, mas depois perdeu rendimento e acabou concluindo a corrida no terceiro posto, seguido de outro representante da Bahia, Ricardo Basso.

Ainda fazem parte da programação etapas do Citadino de Taquara das categorias Turismo 1600 e Mini Fórmula Tubular. A programação neste domingo se inicia a partir do meio-dia, com a realização das provas da Mini Fórmula Tubular, Fórmula Tubular e Turismo 1600. Ingressos custam R$ 10,00 e o Autódromo Municipal de Taquara fica localizado no KM 02 da RS 115 (estrada Taquara-Gramado).

Abaixo os dez primeiros da Fórmula Tubular:

1 722 Diogo de Freitas - Bahia
2  25 Vanderlei Reck - Mato Grosso
3 111 Ricardo Kreuz - Rio Grande do Sul
4 769 Ricardo Basso - Bahia
5 765 Willian Cancelier - Bahia
6 609 Wellington Antunes - Rio de Janeiro
7 740 Rodrigo de Souza - Bahia
8 407 Fernando Rodrigues - São Paulo
9 777 Cleber Sueo - Bahia
10 770 Walter Hugo Souza - Distrito Federal

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo