quarta-feira, outubro 30, 2013

Brasileiro de Endurance: Volvo C30 conquista o segundo lugar com Bacher/Paiva/Lemke

Uma bela estréia dos pilotos Rodrigo Bacher e Cícero Paiva no automobilismo. Assim pode ser definida a participação da dupla, em parceria com Rodrigo Lemke, trio da cidade de Sapiranga (RS), região do Vale do Sinos, a bordo do Volvo C30 #777, na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, realizada no último domingo em Guaporé.
 
Com um excelente trabalho da equipe MC Tubarão, de Campo Bom, o trio conquistou o 2º lugar na classe V, destinada a veículos de turismo com motores até 2100cc aspirados. A equipe começou os trabalhos com os treinos livres de sexta, aproveitando o tempo seco. No sábado, a instabilidade tomou conta do estado, fazendo com que o treino classificatório, realizado no final de tarde, fosse adiado devido à forte chuva, depois do impressionante acidente com o protótipo MRX #10, que girou em alta velocidade na reta e bateu, sem consequências graves.
 
No domingo pela manhã foi realizado o treino classificatório, no qual Bacher/Paiva/Lemke colocaram o Volvo no 4º lugar da categoria, com o tempo de 1:21.082. Às 11h28min foi dada a largada da prova de 3 Horas de duração, que valia como 4ª etapa do Brasileiro e 5ª do Gaúcho da modalidade.
 
Largando com Cícero Paiva, o carro enfrentou muitas bandeiras amarelas, devido a quebras e acidentes, mas ainda assim subiu uma posição na tábua de classificação da cat. V e quatro posições na geral. O segundo turno de pilotagem contou com Rodrigo Bacher, que contou sua primeira experiência em uma prova oficial: "Apesar de ser minha estréia, fiquei muito tranquilo, o carro tem comportamento neutro e passa muita confiança na pilotagem, tudo correu bem, não houve qualquer incidente", disse o piloto.
 
Com 1h30min de prova, quando foi divulgada a parcial #3, o Volvo já figurava na 2ª colocação da sua categoria, colocação que foi mantida após o último turno, com Rodrigo Lemke ao volante, que levou o #777 com tranquilidade até a bandeirada final, após três horas de prova, 121 voltas percorrida, o que equivale a uma distância de 372 km percorridos, sem qualquer problema mecânico, apenas reabastecendo.
 
O bom trabalho da equipe MC Tubarão foi coroado pela vitória do Focus #50, que, apesar de estar estreando, já levou o troféu de primeiro lugar na classe V, com o trio Adolpho Rossi/Alline Cipriani/Elias Azevedo.
 
A equipe tem o patrocínio de Paquetá Esportes/Senso/Mídia Mitsubishi Novo Hamburgo/Spolier Transportes/Pro Tune/Yokohama. O próximo desafio será as 12 Horas de Tarumã, válida como última etapa do Brasileiro de Endurance, no dia 08 de dezembro.
 
Texto e fotos: Niltão Amaral/Divulgação

Guaporé recebeu a Copa Classic e os Campeonatos Gaúcho e Brasileiro de Endurance

MXR #65 venceu a etapa

Após três horas de prova, o primeiro posto ficou com a dupla do MXR #65 de Nilson Ribeiro e José Ribeiro. A dupla de Campo Grande completou 135 voltas pelo traçado do Autódromo de Guaporé após enfrentar problemas na largada.

A prova teve na pole position o MC Tubarão #5, de Tiel de Andrade e Pedro Castro. Infelizmente o protótipo #5 abandou a prova com a quebra de uma correia do motor. Quem assumiu a ponta então foi o MXR #10 de João Cardoso Jr./ Cristiano Almeida/ Felipe Toledo/ Henrique Assunção, que também abandonou a prova com problemas.

A ponta então foi assumida pelo MXR #12 de Jindra Kraucher/ Luciano Cardoso, que liderou com forte pressão da dupla do #65, que finalmente passou à liderança e venceu a prova com duas voltas de vantagem sobre o segundo colocado, o MXR #12.

A vitória da Classe I ficou com o MXR #12, na Classe II, vitória do MXR # 65, na classe III vitória de Jorge Machado/ Rui Machado/ Sergio Cardoso com o Spyder #92, na IV, vitória da Maserati #0 de Pierre Ventura/ Marcos Migliavacca/ Telmo Tecchio e finalmente na classe V, vitória de Cícero Paiva/ Rodrigo Bacher/ Rodrigo Lenke com o Volvo C30 #777.

Na Copa Classic Diego Mariante carimbou a vitória na classe FL1 e na geral, com duas vitórias nas baterias disputadas. Seu maior oponente e pole position da etapa, o Maverick #347 de Leovaldo Petry abandonou ainda na primeira bateria com problemas mecânicos. No segundo posto, o Fiat #12 de Thadeu Enzweiler. Abaixo, o resultado completo das provas deste domingo em Guaporé:

Final Brasileiro e Gaúcho de Endurance
1 65 NILSON RIBEIRO / JOSE RIBEIRO II - B MXR
2 12 JINDRA KRAUCHER/ LUCIANO CARDOSO I - BG MXR
3 43 JOÃO CATITA/ RAFAEL DE SOUZA CARDOSO II - G PROTOTIPO
4 91 JORGE MACHADO/RUI MACHADO/SERGIO CARDOSO III - G SPYDER
5  0 PIERRE VENTURA/ MARCOS MIGLIAVACA/TELMO TECHIO IV - G MASERATI
6  6 LUIS AUGUSTO BASSANI/LUIS FERNANDO BASSANI IV - G MASERATI
7 170 IRINEU CAMARGO III - G SPYDER
8  50 ADOLPHO ROSSI NETO/ALINE CIPRIANI/ELIAS AZEVEDO IV/V - B FOCUS
9 777 CICERO PAIVA/ RODRIGO BACHER/ RODRIGO LEMKE V - B VOLVO
10  9 IVO SIVIERO IV - G MASERATI
11 70 CARLOS BROCKVELD / MARCELO CAMPAGNOLO V - B FOCUS
12  8 PEDRO AVILA/ MICHAEL SOARES III - G SPYDER
13 53 MARCIO L. CASTRO MARTINS V - G GOL
14 64 MARCELO R. COELHO MIRANDA/ JOÃO PEDRO MIRANDA V - B FUSCA
15 71 GELSON LASTE / MIGUEL ANGELO LASTE IV - G OMEGA
16    ALDOIR SETTE V - G GOL
17 51 TELMO PEREIRA JUNIOR/ RAFAEL SCHULZ V - G ESCORT
18  3 DELCIO /MARCELO /RENATO DORNELLES V - G GOL
19 96 EDUARDO ESPIRITO SANTO/ HARDY KOHL Jº/SIDINEI TOIGO III - BG MCR
20 17 FERNANDO POETA/ HUMBERTO GIACOMELO/ RAMON MATIAS IV - G MASERATI
21 207 MARCOS RAMOS / JOSE CORDOVA V - B PEUGEOT
22 133 CALI CRESTANI II - G TORNADO
23 63 GIANCARLO SCOMAZZON/EDISON POSTAL/ERICO POSTAL/IGOR EBERLE VI - G FIESTA
24 10 CRISTIANO DE ALMEIDA/FELIPE TOLEDO/ HENRIQUE ASSUNÇÃO/ JOÃO CARDOSO JUNIOR I -  PROTOTIPO MRX
25  5 GECIEL DE ANDRADE/PEDRO CASTRO/CRISTIAN CASTRO I - BG MC TUBARÃO

Final Copa Classic
1 58 DIEGO MARIANTE FL1 PASSAT
2 12 TADEU GUSTAVO ENZWEILER FL1 FIAT 147
3 33 ROBERTO LACOMBE FL1 PASSAT
4 97 JOEL SCHUMANN/ALBERTO A. DIETRICH FL2 CHEVETTE
5 48 CESAR VIANNA/ SEVERINO ADOLFO OPPELT B PASSAT
6  8 NILTÃO AMARAL/CLEITON KRAUSE FL 1 PASSAT
7 99 EDUARDO SANTOS NEVES C PASSAT
8 51 EMERSON TRINDADE B PASSAT
9 18 RAFAEL SCHIPPER C PASSAT
10 47 JORGE LUIS KRUG C PASSAT
11  1 CARLOS EUGENIO LEONARDO A CHEV. CARRETEIRA
12 69 FERNANDO BROCK B MINI COOPER
13 347 LEOVALDO PETRY FL2 MAVERICK
14 77 FABIO M. MICARONE FL 1 CHEVETTE

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Foto: Gregori Dai Prá

terça-feira, outubro 29, 2013

José Muggiati Neto encerrou preparação para a final do Sul-Brasileiro com vitória em Londrina

Decisão do Campeonato Sul-Brasileiro será na próxima semana. Muggiati é vice-líder, a quatro pontos do 1º colocado
Em forte preparação para a etapa final do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, o paranaense José Muggiati Neto esteve em Londrina (PR) no último final de semana participando de uma etapa do Metropolitano. O objetivo era melhorar seu conhecimento da pista que sediará a decisão do Sul-Brasileiro entre os dias 7 e 10 de novembro, bem como deixar seu equipamento acertado para brigar pelo título da categoria Cadete. E a preparação terminou com vitória.

A tomada de tempos foi tensa, uma vez que Muggiati e Gabriel Crepaldi andavam juntos na atividade classificatória, com o paranaense empurrando o paulista. Esta "ajuda" fez com que Crepaldi marcasse a melhor volta, mas a direção de prova proibiu que os pilotos se empurrassem a partir daí, o que tirou as chances de um bom resultado para Muggiati, que assim largaria apenas em 4º. Com a penalização a dois concorrentes por troca de motor, Zezinho herdou duas posições e largou em 2º para a primeira bateria.

A primeira prova do dia em Londrina foi muito disputada com Crepaldi e Muggiati trocando de posição várias vezes pela liderança. A prova foi decidida apenas na última volta, quando Muggiati superou Crepaldi, que dificultou o que pôde, sobrando para Diogo Webber a vitória. Muggiati foi o segundo, seguido por Crepaldi.

Webber e Muggiati dominaram a segunda bateria, abrindo boa distância para os concorrentes e, assim como na primeira prova, a decisão ficou para a última volta. Webber defendeu-se na penúltima curva e Muggiati fez uma linda ultrapassagem, em "x", e venceu a bateria e o Open do Sul-Brasileiro após a soma dos pontos.

"Foi um ótimo treino para a decisão do Sul-Brasileiro", avaliou o preparador Irineu Rosa, da I R Competições, equipe de José Muggiati Neto. "Conseguimos trabalhar bastante e deixar o equipamento do Zezinho bem acertado. Vamos brigar pelo título", finalizou.

Realizadas duas etapas e quatro baterias, José Muggiati Neto é o segundo colocado na tabela de classificação da Cadete no Sul-Brasileiro, com 38 pontos, quatro a menos que Diogo Webber, o líder do campeonato.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Campeonato Gaúcho de Pista de Terra: Conheça o resultado final da 4ª etapa em Caçapava do Sul

Etapa final foi disputada no último domingo

A cidade de Caçapava do Sul recebeu em seu Autódromo a etapa final dos Campeonatos Gaúchos de Turismo 1600 e Mini Fórmula Tubular. O final de semana começou de forma complicada, com muita chuva na sexta e na manhã de sábado. Ainda na tarde de sábado o tempo abriu e o domingo foi de tempo aberto e sol.

No Turismo 1600 A, quem levou o primeiro lugar foi Marcelo Barcelos, com o VW Gol #17. Na classe B, vitória de Valdecir Bastos, com o VW Gol #50. Na Mini Fórmula Tubular classe A, vitória de Augusto Tasca, enquanto que na B venceu Antonio Rambor.

Final Turismo 1600
Pos. No. Nome Classe
1 17 Marcelo Barcelos A
2 14 Joao Dotto/ Maiko Dienstmann A
3 53 Hermano Teixeira/ Iberê Teixeira R
4 99 Marcus Winch R
5 32 Marcelo Nehrcke A
6 30 Gilberto Menin R
7 50 Valdecir Bastos B
8 74 Marciano Poleti A
9 44 Juliano Taschetto/ Cristiano Melo B
10 34 Emídio Machado R
11 197 Luiz Sérgio Sena Jr. A
12 28 Luiz Oliveira R
13 790 Douglas Silva R
14 40 Luiz Magalhães R
15 38 Ciro Rosa A
   
Final Mini Fórmula Tubular
Pos. No. Nome Classe
1 444 Augusto Tasca A
2 9 Antonio Rambor B
3 95 Fabiano Benelli A
4 19 Diego Koelzer A
5 17 Walther Rodrigues B
6 35 Hugo Koelzer B
7 11 Fernando Beuren A
8 77 Eder Azevedo A
9 36 Ederson Schuch B
10 53 Adilon Rosa A
11 70 Adenor Silveira A
12 48 Anderson Rocha A
13 0 Dirceu Santos A
14 197 Luiz Fernando Vargas A
15 166 Augusto Vargas B

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

segunda-feira, outubro 28, 2013

Copa Classic definiu seus campeões em Guaporé








Após um sábado de tempo instável, no qual o treino classificatório precisou ser adiado para o domingo devido ao forte temporal que abateu-se sobre Guaporé, no final de tarde, o Campeonato Gaúcho de Copa Classic definiu seus campeões, durante a realização da sua quinta e última etapa válida pelo campeonato.
 
Na primeira bateria, Leovaldo Petry, que largou na pole position, despejou a potência do seu Maverick V8 e seguiu na ponta, seguido de perto pelo Passat #58 de Diego Mariante. Após a quebra do motor do Maverick, com consequente batida na Curva do Túnel, devido ao óleo que atingiu as rodas do carro, o caminho ficou livre para Mariante vencer com tranquilidade. Destaque na bateria para um excelente duelo entre Roberto Lacombe (Passat Relâmpago #33) e Joel Schumann (Chevette #97).
 
Na segunda, Mariante continuou na frente e apenas administrou a vantagem, visto que precisava apenas completar parte da bateria para ser campeão da classe FL1. Nas primeiras volta, um duelo entre quatro carros prendeu a atenção de todos: o Passat de Lacombe, o Chevette #97, agora com Alberto Dietrich no comando, o Fiat 147 #12 de Thadeu Enzweiler e o Passat Canhão #8 de Niltão Amaral/Cleiton Krause fizeram várias voltas formando um único pelotão, com diversas tentativas de ultrapassagem. Porém, com problemas de câmbio, tendo ficado apenas com a quarta marcha funcionando, Niltão perdeu contato, e os protagonistas do duelo final da bateria foram Lacombe e Enzweiler, que fizeram várias curvas lado a lado, e terminaram com poucos décimos de diferença. Mais atrás, um duelo que chamou a atenção de todos pela peculiaridade dos carros: a Carretera Chevrolet 1936 de Carlos Eugênio Leonardo, carro de corrida mais antigo em atividade no Brasil, e o Mini Cooper #69 de Fernando Brock, que finalizaram com apenas um décimo de segundo de diferença.
 
Outro destaque foi o estreante Rafael Schipper (Passat #18), de Passo Fundo, que teve excelente desempenho, alcançando o pódium da classe C.
 
Os vencedores foram: Carlos Eugênio Leonardo (A), Emerson Trindade (B), Eduardo Neves (C), Diego Mariante (FL1) e Joel Schumann/Alberto Dietrich (FL2).
 
Com o resultado, foram definidos os campeões e vices, a saber:
 
Cat A:
Campeão: Carlos Eugênio Leonardo
Vice: Rogério Franz
 
Cat. B:
Campeão: Emerson Trindade
Vice: Fernando Brock
 
Cat.C:
Campeão: Jorge Krug
Vice: Eduardo Neves
 
Cat. FL1:
Campeão: Diego Mariante
Vice: Niltão Amaral
 
Cat. FL2:
Campeão: Joel Schumann
Vice: Alberto Dietrich
 
O próximo compromisso da Copa Classic é participar da festa de reinauguração do Autódromo duardo P. Cabrera, em Rivera/UY, nos dias 9 e 10 de novemnbro, sendo a primeira categoria brasileira a correr no novo traçado. Após, a categoria encerra o ano participando das 12 Horas de Tarumã, como prova preliminar.
 
Texto e Fotos: Niltão Amaral/Divulgação

Bruno Bertoncello está pronto para a disputa de sua primeira final da Seletiva Petrobras

Competição oferece R$ 123 mil ao campeão e será disputada nesta terça e quarta-feira na Granja Viana
Esta terça-feira, dia 29, marcará o início de um novo - e curto - desafio para o piloto Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus), que compete desde a categoria Cadete e hoje integra a Graduados e que é dono de um currículo de sete títulos nacionais. Pela primeira vez ele participará de uma final da Seletiva de Kart Petrobras, evento que há 15 anos incentiva a carreira de jovens talentos brasileiros.

A cada ano 12 pilotos se habilitam através de diversas provas classificatórias a competir na final da Seletiva Petrobras e ir em busca de um prêmio de R$ 123 mil. Bruno Bertoncello foi um dos primeiros classificados da atual temporada e conquistou sua vaga no início de março, no Kartódromo Aldeia da Serra, na Copa Sorriso Campeão.

A final da Seletiva Petrobras terá curta duração, apenas dois dias, e ao fim de uma série de atividades que incluem velocidade e regularidade - além de várias corridas -, o piloto que somar mais pontos leva o prêmio.

"É algo totalmente novo para mim", avalia Bertoncello. "Todo o formato da competição é diferente do que estou acostumado, até mesmo o motor Biland, que nunca usei. Mas, apesar de ser minha primeira vez, estou bastante otimista, muitos dos meus adversários nesta final viverão a mesma situação e confio bastante no equilíbrio do equipamento que os organizadores oferecem", continua.

Para esta competição Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus) terá o apoio especial do multicampeão André Nicastro, que exercerá a função de "coach" do piloto gaúcho. "Vai ser bem legal trabalhar com o Bruno desta forma. Estamos juntos na Techspeed desde 2009, quando ele era Cadete, e vou tentar ajuda-lo passando a ele minha experiência com os motores Biland e com a própria Seletiva", explica Nicastro.

Para André Nicastro, seis vezes campeão brasileiro e oito da Copa Brasil, Bruno Bertoncello tem tudo para lutar pelo título. "No mínimo ele ficará entre os cinco finalistas", reitera Nicastro. "O Bruno vem vivendo uma ótima carreira e uma ótima temporada, está amadurecendo rápido e foi, por exemplo, pole do último Brasileiro na Sudam, uma categoria fortíssima", ressalta. "É tudo novo para ele e, por exemplo, o máximo que o piloto pode fazer é calibrar os pneus, ele não terá mecânico para mexer em seu kart. Então será uma competição bastante difícil, é disputa do mais alto nível o tempo todo", finaliza.

A final da 15ª Seletiva de Kart Petrobras será disputada nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30, no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP).

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Luiz Pinheiro

quarta-feira, outubro 23, 2013

Final de semana da Mega Kart teve oito vitórias e um campeão

Fabricante de chassis e componentes participou de duas competições do kartismo paulista

A fabricante de chassis Mega Kart viveu mais um final de semana espetacular em sua história, contabilizando oito vitórias e mais um campeão na atual temporada. As conquistas foram comemoradas em duas competições realizadas no kartismo paulista, em Itu e em Atibaia.

Em Itu, onde o Campeonato Nova Schin viveu uma rodada dupla válida por sua 7ª e 8ª etapa, a Mega Kart venceu sete vezes. Oscar Alves dominou a F4 Sênior nas duas etapas, fato repetido por Bruno Lima na F4 Graduados.

Marcelo Arruda, por sua vez, venceu na 7ª etapa pela categoria F4 Iniciantes, enquanto que Adilson Extreme deu uma vitória para a Mega Kart na Stock 125. E, fechando as conquistas da Mega Kart no Kartódromo de Itu, Fábio Matheus marcou a pole e dominou a 8ª etapa da categoria Júnior. 

Por fim, em Atibaia coube ao piloto Luciano Taue conquistar a última das oito vitórias da Mega Kart no final de semana ao chegar na frente na categoria Força Livre e, de quebra, conquistar o título de campeão do Campeonato de Atibaia.

"Parabéns a todos", dizem Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, diretores da Mega Kart. "Esta temporada tem sido especial para a Mega Kart e seus clientes e amigos e a cada final de semana temos novas notícias positivas, sempre com vitórias e, com a proximidade do encerramento dos campeonatos, novos campeões com Mega Kart", finalizam.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Bruno Gorski

terça-feira, outubro 22, 2013

Mário Diego Broering assume a liderança da Stock Car Opala “A”, mas abandona o Campeonato

O piloto Mário Diego Broering, de Palhoça, assumiu a liderança da categoria Stock Car Opala “A” após a realização da 9ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo no último final de semana em Lontras, porém a frustração é maior do que a alegria.

Após dominar os treinos livres e largar na pole, Mário Diego vinha liderando a bateria quando ao final da 11ª volta seu carro perdeu completamente os freios, fazendo com que o piloto batesse violentamente, destruindo por inteiro o Opala número 01. 

Mesmo com o acidente Mário Diego somou pontos que lhe garantiram a liderança na categoria Stock Car Opala “A” com 217 pontos, contra 200 e 194 dos seus adversários, respectivamente. “Durante todo o campeonato tivemos problemas de falha no carro, nesta penúltima prova finalmente conseguimos solucionar e pude mostrar meu potencial, consegui andar forte e caminhava para a vitória quando o acidente aconteceu.”

Mário Diego foi o único piloto da Stock Car Opala “A” a somar pontos em todas as etapas realizadas em 2013. “Não estou satisfeito com algumas atitudes da direção de prova, e como o regulamento prevê 2 descartes obrigatórios ao final da temporada, o que nos desfavorece, decidi abandonar o campeonato”, finalizou Mário Diego, que tem o patrocínio do Feirão de Móveis, Artely, Colchões Ortobom, Fabone Móveis Tubulares e Meyer Móveis.

Texto: F2 Assessoria & Comunicação
Fotos: Jimmi Torres (www.barulhodemotor.com.br)

Fórmula 1.6: Vinicius Schüler supera problemas e faz corrida de recuperação

Em dia quente e ensolarado no estado do Rio Grande do Sul, foi realizado no último domingo (20/10) a sétima e penúltima etapa do Campeonato Gaúcho de Fórmula 1.6, com a participação do piloto Vinicius Schüler, de Novo Hamburgo, equipe MC Tubarão/Noko Química/Hoff.

Ao final da volta de apresentação, quando alinhava seu monoposto de numeral 35 na quarta fila para a largada, houve quebra da homocinética, obrigando a remoção do carro do grid de largada para os boxes, onde a equipe MC Tubarão fez excelente trabalho, trocando a peça em pouquíssimos minutos, possibilitando que o piloto largasse dos boxes sem perder voltas na corrida.

Com a intervenção regulamentar o safety car, Schüler reagrupou-se e passou a travar bons duelos de posição, finalizando a bateria na sétima colocação da classe "A", um ótimo resultado, contando a largada em último, devido ao problema no início. Na segunda bateria, também com boas disputas, o piloto finalizou na oitava colocação de sua classe, pontuando para o campeonato em ambas as baterias.

A última etapa do campeonato será realizada no dia 17/11, também no Autódromo de Tarumã.

Formula 1.6 – Primeira prova
Pos. No. Nome Classe
1 0 Ismael Toresan  A
2 9 Fernando Stédile A
3 6 Antonio Grasseli A
4 4 Edelmar Stédile A
5 55 Gustavo Camilo 1.8
6 3 Cali Crestani A
7 8 Joacir Stédile A
8 61 Antonio Gallo 1.8
9 12 Leandro Guedes Light
10 40 Romulo Escouto Light
11 35 Vinicius Schüller A
12 5 Bruno Justo A
13 11 Jager Frigeri A
14 10 Lucas Toresan Light
15 33 Wagner Rouver A
16 27 Renato Stumpf Light
17 7 Marcelo Giacomello A
18 89 Matheus Stumpf A
19 44 Vilson Born Light
20 62 Tiago Muriel/ Michel Duarte 1.8
21 51 Gabriel Kenji A

Formula 1.6 – Segunda prova
Pos. No. Nome Classe
1 0 Ismael Toresan  A
2 9 Fernando Stédile A
3 4 Edelmar Stédile A
4 3 Cali Crestani A
5 6 Antonio Grasseli A
6 12 Leandro Guedes Light
7 55 Gustavo Camilo 1.8
8 8 Joacir Stédile A
9 7 Marcelo Giacomello A
10 61 Antonio Gallo 1.8
11 35 Vinicius Schüller A
12 40 Romulo Escouto Light
13 33 Wagner Rouver A
14 44 Vilson Born Light
15 10 Lucas Toresan Light
16 5 Bruno Justo A
17 27 Renato Stumpf Light
18 89 Matheus Stumpf A
19 62 Tiago Muriel/ Michel Duarte 1.8
20 51 Gabriel Kenji A  

Texto/Foto: Niltão Amaral

Bruna Tomaselli conquistou mais um pódio na Fórmula Júnior

Tarumã recebeu a 7ª etapa no último domingo

Estreante no automobilismo na atual temporada, a catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar | JZ Racing) conquistou mais um pódio na Fórmula Júnior, que no último domingo (20) disputou sua 7ª etapa, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

E foi um pódio bastante suado. Nos treinos oficiais do sábado a piloto enfrentou dificuldades com o rendimento do motor, que se refletiriam e continuariam mais tarde, na tomada de tempos. "A classificação foi ruim devido aos problemas de motor, que achei que estariam resolvidos nas corridas", lembra Bruna Tomaselli, que largou em 8º na primeira corrida do dia.

No entanto o rendimento do carro de Bruna Tomaselli não melhorou na primeira corrida e, para piorar, a embreagem quebrou na última volta. Assim, a catarinense terminou a prova em 7º, ajudada pelo abandono de dois concorrentes.

Rápida no reparo dos problemas mecânicos, a equipe Giocar conseguiu entregar o carro para Bruna Tomaselli disputar a segunda bateria, mas o fraco rendimento do motor persistiu e, apenas com muita sorte e ajudada pelos problemas dos concorrentes, a piloto obteve um 4º lugar, subindo no pódio mais uma vez.

"Cada corrida tem sua história e desta vez precisei de um pouco de sorte para subir no pódio", diz Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar | JZ Racing).

A equipe e os organizadores da Fórmula Júnior vão trabalhar intensamente para a resolução dos problemas para a próxima etapa, a última do campeonato, marcada para novembro também no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

segunda-feira, outubro 21, 2013

Na superação e na raça Fausto De Lucca suporta as dores e vence a Marcas “A” em Lontras

O piloto de Joaçaba Fausto De Lucca superou as fortes dores em seu pé direito, que está fraturado, e venceu de ponta a ponta a categoria Marcas “A” na 9ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo, realizada no último final de semana em Lontras.

Fausto já é o Campeão antecipado da temporada 2013 em sua categoria e poderia ter optado em não participar desta etapa, uma vez que o regulamento prevê um descarte por ausência, mas o piloto preferiu estar na pista.

Eu sabia que sentiria muitas dores, o que de fato aconteceu, mesmo tomando medicamentos para ajudar a aliviar, mas não poderia deixar de prestigiar o campeonato e representar bem minha cidade, minha equipe e meus patrocinadores. A alegria com o resultado é imensamente maior do que a dor e quero agradecer a todos pelo apoio e incentivo”, disse Fausto, que tem o patrocínio da Scherer Distribuidor de Auto Peças, Sabó, Filtros Tecfil, Amortecedores Monroe, Frasle, Girho’s, Driveway, Sampel e Madereira Grando, Argenta e Cia.

Texto: F2 Assessoria & Comunicação
Fotos: Jimmi Torres (www.barulhodemotor.com.br)

Robe e Elger venceram na 7ª etapa da Fórmula Júnior em Tarumã. Matzenbacker é campeão antecipado

Vitórias, abandonos, recuperações e título fizeram parte de uma rodada repleta de emoções
A 7ª etapa da Fórmula Júnior, disputada no último final de semana, dias 19 e 20, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), foi repleta de emoções. Dentre elas, vitórias, abandonos, recuperações e - especialmente - a definição antecipada do primeiro campeão de sua primeira temporada.

Tudo começou pelos treinos da sexta-feira e continuou no sábado, quando o gaúcho Gabriel Robe conquistou a pole position pela quarta vez na temporada, seguido muito de perto - apenas 35 milésimos de segundo de diferença - pelo paranaense Rodrigo Elger, que depois se transformaria em um dos principais nomes da rodada.

A primeira corrida do dia foi vencida por Gabriel Robe depois de uma disputa intensa com Elger e Lucas Alves, definida apenas a poucas voltas do final quando o paranaense abandonou com o cabo do acelerador partido. Victor Hugo Matzenbacker, que vinha fazendo uma corrida conservadora, já que um 4º lugar lhe garantiria o título antecipado, terminou em 2º depois do abandono de Elger e de uma saída de pista de Lucas Alves. E comemorou.

"No início da corrida até tentei chegar na briga que acontecia na ponta, mas não deu. Acabei ficando pela 4ª posição mesmo e depois me beneficiei dos problemas do Elger e do Alves para terminar em 2º", lembra Matzenbacker. "É um título muito importante, que chegou graças a um trabalho conjunto que deu certo durante toda a temporada, pois tive um carro sempre muito competitivo, graças ao competente trabalho da MC Tubarão", ressalta, referindo-se à sua equipe.

Victor Hugo Matzenbacker, ainda que estivesse estreando no automobilismo e que tivesse como foco principal o aprendizado, buscava o título da temporada. "A orientação da equipe sempre foi procurar pontuar e evitar erros e não arriscar tudo por uma vitória. Deu certo", agradece o piloto. "O título veio como um presente para os patrocinadores e incentivadores, que acreditaram nesse projeto e me ofereceram a oportunidade de participar da temporada", completa.

Gabriel Robe, que venceu a primeira bateria, foi forçado a abandonar a segunda em razão de um problema na bomba de combustível quando liderava e partia para a segunda vitória. "A primeira prova teve uma luta intensa com o Elger e o Lucas e na segunda eu já tinha uma boa vantagem, mas tive que abandonar quando faltavam quatro voltas", lamenta Robe, que tem como principal objetivo para a 8ª e última etapa a conquista do vice-campeonato. "Mesmo com o abandono consegui diminuir a diferença para o Lucas e agora vamos com tudo para a última rodada", aposta o piloto da Irineu Racing, que está em terceiro na classificação, a 8 pontos do vice-líder, Lucas Alves.

Rodrigo Elger, que liderou a primeira bateria e partia para sua primeira vitória na categoria, teve que largar da 8ª e penúltima posição na segunda bateria em razão do abandono anterior - à frente apenas de Victor Miranda. E os dois se encarregaram do show nesta prova, vieram de trás e em poucas voltas já se colocavam entre os primeiros colocados. A disputa foi intensa  e eletrizante e a vitória finalmente chegou para Elger, que trouxe logo atrás de si Miranda, autor da melhor volta por quatro vezes consecutivas.

"Desde o sábado eu estava rápido e na tomada de tempos fiquei em segundo, a 35 milésimos da pole. Fiquei bravo com o abandono na primeira, mas eu sabia que o carro estava rápido e competitivo e foquei na vitória na segunda bateria", recorda Elger. "No início, quando consegui chegar no primeiro pelotão, fiquei ‘brigando’ com o Robe e o Alves e depois consegui passar e assumir a ponta. Eles ficaram disputando e consegui abrir. Tirei o peso dos ombros e lavei a alma, depois de alguns acidentes e abandonos", comemora o paranaense, que compete pela Pole Racing.

A 8ª e última etapa da Fórmula Júnior também será disputada em Tarumã, nos dias 16 e 17 de novembro. Com 40 pontos em jogo, pelo menos cinco pilotos estarão na disputa pelo vice-campeonato.

Confira os resultados das provas da 7ª etapa e, logo após, a classificação atualizada do campeonato:

1ª bateria
1 Gabriel Robe - 21 voltas - 25:23.093
2 Victor Hugo Matzenbacker - a 1.489
3 Lucas Alves - a 3.107
4 Matheus Rouver - a 3.128
5 Gustavo Bandeira - a 13.608
6 Franco Pasquale - a 29.731
7 Bruna Tomaselli - a 29.800
8 Rodrigo Elger - a 4 voltas
9 Victor Miranda - a 16 voltas

2ª bateria
1 Rodrigo Elger - 17 voltas - 20:48.055
2 Victor Miranda - a .472
3 Matheus Rouver - a 25.947
4 Bruna Tomaselli - a 34.263
5 Franco Pasquale - a 52.938
6 Lucas Alves - a 1 volta
7 Gustavo Bandeira - a 4 voltas
8 Gabriel Robe - a 4 voltas
9 Victor Matzenbacker - a 14 voltas

A classificação do campeonato(dez primeiros):

1 Victor Matzenbacker (RS) - 203 pontos
2 Lucas Alves (RS) - 135
3 Gabriel Robe - 128
4 Matheus Rouver (SE) - 119
5 Victor Miranda - 104
6 Bruna Tomaselli - 93
7 Gustavo Bandeira (DF) - 85
8 Rodrigo Elger (PR) - 70
9 Rafael Smaniotto (PR) - 41
10 Franco Pasquale (RS) - 40

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Brasileiro de Turismo: Zaccarelli não completa prova em Curitiba, mas segue entre os Top 10

Piloto do ABC paulista teve um final de semana difícil na pista paranaense

Foi um final de semana para esquecer. O paulista Mauri Zaccarelli continuou com dificuldades na disputa da 6ª etapa do Brasileiro de Turismo, realizada neste domingo (20), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Depois de largar em 13º, o piloto pisou forte e chegou a ganhar posições, mas logo na largada os problemas eletrônicos, que afetaram o seu desempenho durante todos os treinos, voltaram a acontecer. Com o carro falhando, Zaccarelli lutou para se manter na pista, mas foi obrigado a abandonar a oito voltas do final e não marcou pontos. O piloto finalizou em 16º e agora está em oitavo lugar no campeonato, com 60 pontos.

A vitória ficou com o tocantinense Felipe Fraga, que largou na pole e assumiu a liderança do campeonato, com 108 pontos. De Curitiba, o Brasileiro de Turismo parte para Brasília, onde fará no dia 10 de novembro, a penúltima prova da temporada de estreia da categoria.

Mauri lamentou o final de semana tão complicado. Desde os treinos livres, o piloto teve problemas eletrônicos no chicote do carro, que é fornecido pela JL, empresa que constrói os modelos da categoria. Com se trata de algo muito complexo, a equipe não conseguiria realizar toda a troca em tempo para a prova.

"Infelizmente, a equipe não conseguiu resolver o problema, porque é difícil arrumar o chicote até na oficina, imagina num final de semana de corrida. E, o problema que era de só no power shift, começou a afetar a ignição do motor e piorou", lamentou Zaccarelli, que pilota o carro #2.

"Tentei me manter na corrida, mas foi piorando e tive de parar. Agora é hora de olhar pra próxima. Depois do pódio na prova passada, eu estava bem esperançoso. Mas vamos pra Brasília. Eu andei bem lá na estreia, cheguei em sexto e, se não tiver nenhum problema com o carro, acho que podemos ir melhor", completou o paulista do ABC.

Foi a segunda vez que Zaccarelli não completou uma prova na temporada. O piloto tem quatro Top 10, dentre eles o pódio no Velopark (RS), no mês passado.

Resultado da 6ª etapa em Curitiba:
1) Felipe Fraga (W2 Racing), 25 voltas em 37min12s117, média de 148,98 km/h
2) Fábio Carreira (W2 Racing), a 2s906
3) Marco Cozzi (Carlos Alves/J.Star), a 4s634
4) Leandro Romera (J.Star Racing), a 6s718
5) João Pretto (Mottin Racing), a 6s871
6) Wagner Ebrahim (Motortech Competições), a 7s147
7) Norberto Gresse (Nascar Motorsport), a 7s652
8) Felipe Tozzo (Nascar Motorsport), a 9s299
9) Gabriel Casagrande (Carlos Alves Competições), a 9s559
10) Raphael Abbate (Carlos Alves Competições), a 13s943
11) Luiz Ribeiro (Mottin Racing), a 14s234
12) Carlos SG (RKL Competições), a 22s564
13) Marcos Garcia (RKL Competições), a 1 volta
14) Pedro Boesel (Hot Car Racing), a 3 voltas
15) Tito Morestoni (Motortech Competições), a 5 voltas
16) Mauri Zaccarelli (Hot Car Racing), a 8 voltas
17) Fernando Fortes (J.Star Racing), a 22 voltas

Os melhores no campeonato após seis etapas (Top 10):
1) Felipe Fraga, 108 pontos
2) Marco Cozzi, 94
3) Pedro Boesel, 93
4) Gabriel Casagrande, 92
5) Norberto Gresse, 80
6) Tito Morestoni, 75
7) Raphael Abbate, 64
8) Mauri Zaccarelli, 60
9) Wagner Ebrahim, 56
10) João Pretto, 50

Na temporada 2013, o piloto Mauri Zaccarelli conta com o patrocínio das empresas Inbra, Fiat Geniali, IMM, FBM, All Presse, Tool Machine Development, DJ Fornos Industriais, Ace Laminados, Bardahl e Algather.

Fonte: FGCom - Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Luca Bassani

Festival de Velocidade em Tarumã, no domingão de sol, o show foi da velocidade




Quatro categorias entraram na pista neste domingo em Tarumã

Tarumã foi palco de mais um show de velocidade do Campeonato Gaúcho de Automobilismo com as categorias Marcas & Pilotos, Copa Fusca, Fórmula 1.6 e a Fórmula Jr.

A festa iniciou-se com a Fórmula Jr. com a primeira prova do dia acontecendo as 9 horas da manhã. E quem aproveitou foi Gabriel Robe que venceu a prova após largar da pole position. No segundo lugar e garantindo o título por antecipação, Victor Matzembacker. A prova foi tranqüila, com apenas o abandono de Victor Miranda pela quebra de uma homocinética. Já a segunda prova foi vencida por Rodrigo Elger após uma variada troca de lideres. No segundo posto, em uma bela prova de recuperação, Vitor Miranda.

Na Fórmula 1.6, que contou com um grid de 21 monopostos, Ismael Toresan foi absoluto, vencendo ambas as provas disputadas. Houve repetição também no segundo posto com Fernando Stédile chegando na posição em ambas as provas. Na classe Light, Leandro Guedes também foi absoluto, vencendo ambas as provas. No segundo posto, também Rômulo Escouto carimbou a posição duas vezes, sendo que o destaque é que ambos correm pela mesma equipe. Na 1.8 Gustavo Camilo venceu ambas as provas, com Antonio Gallo na segunda posição.

A Copa Fusca alinhou 17 carros na etapa e começou com a pole de Tiago Takagi, que liderou a prova por 7 voltas até abandonar na entrada de reta com a quebra de seu câmbio. Quem assumiu a ponta foi Robério Baretta Xavier, que sofreu forte pressão de Everson Mello, que acabou conseguindo a ultrapassagem e vencendo a bateria. Na classe B, Leandro Silva venceu com o terceiro posto na geral. Na segunda bateria, Everson Mello largou na frente sendo seguido por Moacir Fighera. O destaque foi Tiago Takagi que largando da última posição em uma sequência de ultrapassagens chegou a ponta, vencendo a bateria. Na classe B, Rodrigo Dimare venceu.

Finalmente, o Marcas & Pilotos que levantou o público em Tarumã. Os protagonistas de ambas as baterias foram três. Luiz Clemente Moroni (Celta #1), Rodrigo Miguel (Celta #85) e Fernando Jr./ Wermuth Jr. (Celta #6). O trio dominou a primeira bateria nesta ordem, com a vitória de Moroni. Na classe B, Christian Petroll (Celta #3) levou mais uma e na N, Paulo Flores (Celta #53) venceu, praticamente carimbando seu título na temporada. Na segunda bateria, a briga pela ponta protagonizada pelo trio Moroni/ Miguel/ Wermuth Jr. se acirrou. Wermuth superou Miguel e Moroni e assumiu a ponta, com Miguel no segundo posto. Nos metros finais, Miguel superou Wermuth  por apenas 0.006s vencendo a bateria. Na classe B, vitória de Alex Cé (Corsa #76) e na N novamente Paulo Flores venceu.

Agora as atenções se voltam para a grande final dos campeonatos de velocidade, no próximo dia 17 de novembro, novamente em Tarumã.

Abaixo, o resultado final das provas deste domingo:

Fórmula Jr. – Primeira prova
Pos. No. Nome
1 35 Gabriel Robe
2 10 Victor Matzembacker
3 18 Lucas Alves
4 31 Matheus Rouver
5 23 Gustavo Bandeira
6 78 Franco Pasquale
7 97 Bruna Tomaselli
8 34 Rodrigo Elger
9 Vitor Miranda
   

Fórmula Jr. – Segunda prova
Pos. No. Nome
1 34 Rodrigo Elger
2 Vitor Miranda
3 31 Matheus Rouver
4 97 Bruna Tomaselli
5 78 Franco Pasquale
6 18 Lucas Alves
7 23 Gustavo Bandeira
8 35 Gabriel Robe
9 10 Victor Matzembacker

Fórmula 1.6 – Primeira prova
Pos. No. Nome Classe
1 0 Ismael Toresan  A
2 9 Fernando Stédile A
3 6 Antonio Grasseli A
4 4 Edelmar Stédile A
5 55 Gustavo Camilo 1.8
6 3 Cali Crestani A
7 8 Joacir Stédile A
8 61 Antonio Gallo 1.8
9 12 Leandro Guedes Light
10 40 Romulo Escouto Light
11 35 Vinicius Schüller A
12 5 Bruno Justo A
13 11 Jager Frigeri A
14 10 Lucas Toresan Light
15 33 Wagner Rouver A
16 27 Renato Stumpf Light
17 7 Marcelo Giacomello A
18 89 Matheus Stumpf A
19 44 Vilson Born Light
20 62 Tiago Muriel/ Michel Duarte 1.8
21 51 Gabriel Kenji A 
   

Fórmula 1.6 – Segunda prova
Pos. No. Nome Classe
1 0 Ismael Toresan  A
2 9 Fernando Stédile A
3 4 Edelmar Stédile A
4 3 Cali Crestani A
5 6 Antonio Grasseli A
6 12 Leandro Guedes Light
7 55 Gustavo Camilo 1.8
8 8 Joacir Stédile A
9 7 Marcelo Giacomello A
10 61 Antonio Gallo 1.8
11 35 Vinicius Schüller A
12 40 Romulo Escouto Light
13 33 Wagner Rouver A
14 44 Vilson Born Light
15 10 Lucas Toresan Light
16 5 Bruno Justo A
17 27 Renato Stumpf Light
18 89 Matheus Stumpf A
19 62 Tiago Muriel/ Michel Duarte 1.8
20 51 Gabriel Kenji A 

Final Copa Fusca
Pos. No. Nome Classe
126 Everson Melo A
2 8 Moacir Fighera A
3 98 Rodrigo Dimare B
4 52 Noli Ferreira A
5 22 Sergio Rocha/ Leandro Silva B
6 79 Norberto Correa A
7 14 Paulo Fontes B
8 88 Daniel Fighera/ Mauricio Fighera B
9 18 Renato Kreuz/ Nicolas Kreuz B
10 57 Marcos Eliezer/ Baltazar Santos B
11 66 Marcelo Ouriques B
12 54 Tiago Takagi A
13 20 Vanderlei Pires B
14 65 Henry Dias/ William Gaiewski B
15 48 Anderson Rocha/ Gabriel Miranda B
16 2 Rogério Baretta Xavier A
17 74 Celso Nunes/ Roberto Souza B

Final Marcas & Pilotos
Pos. No. Nome Classe
1 85 Rodrigo Miguel A
2 1 Luiz Clemente Moroni A
3 6 Fernando Jr./ Wermuth Jr. A
4 28 Fabiano Cardoso A
5 197 Luiz Sergio Sena Jr. A
6 3 Christian Petroll B
7 76 Alex Cé/ Leandro Scherer B
8 53 Paulo Flores N
9 77 Daniel Elias N
10 317 Luciano Heinz N
11 37 Bernardo Mello B
12 2 Alex Ribeiro N
13 26 Marcelo Gonçalves Jr. N
14 70 Sergio Manzoni/ Bruno Razia N
15 8 Analino Sirtuli A
16 4 Cadu Maciel B
17 300 Ronaldo Giordani N
18 44 Cleber Vieira A
19 10 João Cardoso Jr. A
20 73 Ricardo Boessio B
21 20 Leonardo Kubaski A
22 105 Thiago Oliveira N

Texto e fotos: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo