sábado, março 29, 2014

APA recebe abertura do Campeonato Pelotense de Kart F4

Neste sábado (29), terá início mais uma edição do Campeonato Pelotense de Kart F4, que reúne pilotos das categorias F4 Super, F4 Sênior e F4 Novatos. As atividades da etapa de abertura do certame vão acontecer a partir das 9 horas da manhã, com a realização do warm up; as tomadas de tempos de todas as categorias acontecem a partir das 11h30. As baterias previstas para a etapa terão início às 13h30, com pódio às 16hs.

A novidade da temporada é o "sorteio" dos motores entre os pilotos, para a disputa das provas. Por conta disso, e mais o grid invertido ao final de cada bateria, o que se vê pelo traçado da APA são baterias repletas de disputas e ultrapassagens, além de um campeonato equilibrado entre os pilotos.

As provas são realizadas no Kartódromo da APA (Associação Pelotense de Automobilismo), localizado na Av. Leopoldo Brod, 4901, em Pelotas (RS). A entrada é gratuita. O campeonato conta com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo.

sexta-feira, março 28, 2014

Mega Kart comemora final de semana de nove vitórias em São Paulo e Rio de Janeiro

Fabricante de chassis comprova qualidade do equipamento em diversas categorias e motorizações

O último final de semana foi de novas conquistas para a Mega Kart, fabricante de chassis e de componentes para o kartismo nacional. Em três campeonatos, disputados em São Paulo e Rio de Janeiro, a empresa voltou a deixar sua marca e garantiu nove vitórias nas mais diversas categorias do esporte no Brasil.

Na Copa São Paulo, disputada no último sábado (22) no Kartódromo Granja Viana e que hoje reúne o maior número de pilotos em se tratando de eventos regionais no Brasil, a Mega Kart se destacou com as vitórias de Guilherme Oliva, na Rotax Mini Max Rookie, e de Nelsinho Stanisci, na categoria DD2.

No dia seguinte, não muito longe dali, em Itu, a Mega Kart voltou a conquistar vitórias, três, com Leandro Possenti, na F4 Graduados, com Márcio Ocanha, na F4 Sênior, e com Eduardo Zelito, na Novatos. As provas foram válidas pela 1ª etapa do Campeonato Nova Schin, tradicional competição do interior de São Paulo.

Agora no Rio de Janeiro, mais exatamente em Guapimirim, a empresa comandada por Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, venceu mais quatro vezes, duas delas com André Cupello, que representou a Mega Kart na F4 Graduados e na KTT. Aldo Russo, na F4 Pesados, e Matteo Molo, na Júnior Menor, fecharam o final de semana vitorioso.

"Tivemos, a exemplo dos anteriores, uma final de semana de vitórias importantes, em competições significativas, que mais uma vez comprovam a qualidade do nosso chassi. Comprovamos a cada competição disputada que ele se destaca em todas as categorias e motorizações utilizadas no kartismo brasileiro", dizem Marcos Ferreira e Waldíbio Ferraz. "Mais uma vez agradecemos a confiança de nossos clientes no trabalho que desenvolvemos na Mega Kart", finalizam.

KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Passat Canhão pronto para as 3 Horas de Tarumã e Copa Classic, neste domingo em Tarumã

Está aberta a temporada para um dos carros mais conhecidos do automobilismo gaúcho na atualidade. O Passat Canhão #8 fez ainda neste mês, no Autódromo Internacional de Tarumã, seu primeiro treino livre da temporada. E o desafio será grande: o carro pilotado por Niltão Amaral e Cleiton Krause enfrentará dupla jornada na abertura da temporada, correndo as duas baterias de 25 minutos da Copa Classic, e encarando a maratona de 3 Horas de duração do Gaúcho de Endurance.

E uma das novidades para a temporada é o preparador: após cinco temporadas da Mecânica Sabiá, com um título de campeão e três de vice, o carro passa aos cuidados da Brazauto Mecânica Automotiva, de Everton Braz, que também está responsável pela preparação do Fusca #4 de Leonardo Tumelero, antigo parceiro de Niltão no Passat.

Com motor novo, após problemas que impediram o carro de participar da preliminar das 12 Horas de Tarumã em dezembro passado, a equipe optou por voltar a uma configuração um pouco mais ousada, o que garantiu a volta de um bom desempenho, com força nas subidas das coxilhas do autódromo de Viamão.

Em treino realizado neste mês, após algumas voltas dos pilotos Niltão Amaral e Cleiton Krause, a equipe achou a calibragem ideal para a alimentação do motor, que continua a cargo de um par de Weber 45 duplas para "empurrar" mistura para o motor de 1.9 litro de cilindrada. Ao fim do treino, o carro voltou ao seu tempo de volta habitual em Tarumã, mas não foi possível aprimorar demais ajustes em busca de melhor tempo, visto que um problema de transmissão encerrou os trabalhos mais cedo.

Após revisão do câmbio, o carro está pronto para a participar, neste domingo, em Tarumã, dos Campeonatos Gaúchos de Copa Classic, campeonato de velocidade de carros antigos, e de Endurance, prova de longa duração que conta com protótipos e turismo com preparação liberada, tanto turbo quando aspirada.

"Vai ser uma prova de fogo. Queremos aproveitar e testar ao máximo a nova configuração do carro, em dois ritmos distintos: acelerando tudo, na Copa Classic, que é curta, e dosando o uso do equipamento na prova de três horas da Endurance. Será um belo teste" - disse Niltão.

Cleiton Krause, que parte para a sua segunda temporada no automobilismo, também deu seu depoimento: "O carro sempre foi muito bom de chão, o motor agora ganhou força e gira mais, a tocada está muito lisa, então o carro está pronto para a Endurance,  naturalmente. Para a Classic, vamos abusar um pouco mais, mas iremos guardar equipamento para chegarmos ao final de quase 4 horas inteiros.", disse Krause.

O Passat Canhão já passou por esta experiência em 2012, quando Niltão Amaral participou da prova de 3 Horas que largou com as 12 Horas de Tarumã, e teve bom desempenho, parando quando faltavam apenas 8 minutos para o término, devido a problemas elétricos. O número do carro para a prova será #81, visto o #8 já está alocado para outro carro.

Sábado serão realizados os treinos. No domingo, a primeira bateria da Copa Classic é às 10h. Às 12h30min, será a largada para as 3 Horas de Endurance, e, às 16h30min, a 2ª bateria da Classic. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do autódromo a R$ 15.

A equipe tem o patrocínio de Royal Pack, Cervejaria Abadessa, Fernando Largura Advogados, Fibraform, Posto Savar, Castelo Pack e Pro Tune.

Ficha técnica:
- Carroceria: VW Passat modelo 1979
- Motor: AP 1.9 aspirado
-  Potência: 180cv (aprox.)
-  Alimentação: duas Weber 45 DCOE
-  Combustível: Álcool
-  Câmbio: VW 5 marchas
-  Rodas e pneus: aro 13", slick Pirelli PZero 235/45
-  Painel/datalogger: Pro Tune TDL 3.2

Equipe Canhão Racing/Brazauto:
-  Pilotos: Niltão Amaral/Cleiton Krause
-  Chefe de equipe: Everton Braz
-  Mecânico: Fernando Braz Laux
-  Ajudante: David Ribeiro
-  Rádio: Yuri Weisheimer
-  Assessor de Imprensa: Niltão Amaral
-  Logística: Carlos Oliveira
-  Churrasqueiro: Clóvis Amaral

Gaúcho de Endurance: Bacher, Lemke e Paiva prontos para buscar vitória com Volvo C30 na abertura do campeonato

> Será disputada, no próximo domingo, a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance 2014, no Autódromo Internacional de Tarumã, e o Volvo C30 #777 do trio de Sapiranga, Rodrigo Bacher, Rodrigo Lemke e Cícero Paiva já está confirmado para a disputa.
>
> O veículo, que disputa a classe VI, destinada a veículos de turismo com motor até 2100cc aspirado, equipado com motor 2.0 16v de 220cv, é forte candidato à vitória na classe, devido ao bom retrospecto do trio nas últimas etapas: a estréia do conjunto pilotos/carro em competição efetiva, no Brasileiro de Endurance, realizado no mês de outubro passado, em Guaporé, foi coroada com o 2º lugar, e em dezembro, na prova de longa duração mais difícil do Brasil, as 12 Horas de Tarumã, o trio subiu ao pódio no 3º lugar.
>
> A equipe treinou intensamente, duas semanas atrás, tendo andado o equivalente ao número de voltas que serão dadas no próximo domingo, aproximadamente cem, tendo o comportamento do carro sido perfeito, sem apresentar qualquer problema, o que é uma característica importantíssima para carros que competem em provas de longa duração.
>
> "Estamos bem motivados para o início do campeonato. Treinamos bastante desde o inicio do ano e fizemos algumas mudanças no carro, que melhoraram ainda mais o conjunto. Caso se confirme a chuva que está prevista, confiamos bastante no carro, que é muito bom em pista molhada." disse Bacher, que vai enfrentar jornada dupla, pilotando, também, o Audi A3 Turbo, outro carro da MC Tubarão, na cat. V, em parceria com Júlio Martini e Kauê Souza, que estão estreando no automobilismo.
>
> A prova, com três horas de duração, terá sua largada às 12h30min, e tem ingressos à venda na bilheteria do autódromo, no valor de R$ 15. A programação contará, ainda, com duas baterias da Copa Classic, com veículos históricos, com a programação iniciando a partir das 9h.
>
> A preparação é da equipe MC Tubarão, de Campo Bom, e os patrocinadores são Mídia Mitsubishi, Midia Premium, West Coast, Paquetá Esportes e Wih Informática.
>
> Ficha técnica:
> Carro: Volvo C30 2009
> Carroceria: Projeto Mc fabricada em Fibra de Carbono e Fibra de Vidro
> Motor: Duratec 2.0 16v
> Potência: 220cv
> Injeção eletrônica: Pro Tune PR440
> Combustível: Gasolina Podium
> Cambio: 5 marchas em"H
> Pneus: Yokohama
> Rodas: ATS
> Freios: Doopler
> Amortecedores: Bilstein
>
> Texto/fotos: Niltão Amaral Assessoria

terça-feira, março 25, 2014

Bruna Tomaselli começou temporada com pole position e ótimas atuações na abertura da Fórmula Júnior

Segundo ano da categoria teve início em Guaporé, no último final de semana, com provas muito equilibradas

A catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar | JZ Racing), 16 anos, teve excelente início de temporada no último final de semana, dias 22 e 23, em Guaporé, onde disputou a etapa de abertura da Fórmula Júnior. E, em seu retorno às pistas, demonstrou todo seu "apetite" pelo automobilismo.

Em uma disputada tomada de tempos, Bruna Tomaselli, da equipe Giocar Racing, conseguiu superar seus adversários nos últimos momentos da atividade e cravou a pole position, com pouco mais de três décimos de vantagem sobre Rodrigo Elger, o segundo colocado. Depois, no domingo, teria duas provas bastante duras e equilibradas, como já era previsto.

"Fiquei muito contente com a pole position e eu já sabia que as corridas seriam difíceis, pois os carros têm rendimento muito parecido, o que dificulta bastante manter sua posição na corrida", contou Bruna Tomaselli.

Na primeira bateria Bruna Tomaselli travou duelo intenso com Elger e os dois trocaram de posição por diversas vezes. A chegada foi emocionante e Bruna terminou em 2º, apenas 85 milésimos de segundo atrás do primeiro colocado, cerca de meio carro. "Fiquei um pouco triste por não ter vencido, mas foi uma ótima corrida", lembra.

Na segunda bateria, sentindo-se com mais chances de vencer, Bruna Tomaselli voltou a imprimir um ritmo forte. "Prevíamos, a equipe e eu, que o Rodrigo teria rendimento menor, pois eu o havia forçado a andar bastante fora do traçado e isto desgastou um pouco seus pneus", relembra. As chances de vitória, no entanto, acabaram-se na terceira volta, quando um concorrente acabou chocando-se com Bruna Tomaselli e tirando a ambos da pista.

"Foi triste ver tudo terminar ali, ainda mais sabendo que eu tinhas chances ótimas de vencer", lamenta Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar | JZ Racing). "Mas, vamos para a próxima, começamos bem o ano e isso é muito bom", finaliza a piloto, que reside em Caibi, interior de Santa Catarina.

A próxima etapa da Fórmula Júnior será no Autódromo de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre, nos dias 3 e 4 de maio.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Marcas & Pilotos: Tiago Takagi faz boa estreia em Guaporé


Piloto finalizou na oitava posição geral

A estreia de Tiago Takagi no Gaúcho de Marcas & Pilotos em Guaporé, no final de semana, foi considerada boa pelo piloto e equipe. Com poucas voltas de treino no comando do Chevrolet Celta 54, que divide com Alexandre Buneder, Tiago manteve a calma e realizou uma prova tranqüila, largando da 13ª posição e finalizando na 11ª, cumprindo o que estava previsto, de realizar uma prova onde apenas iria se acostumar com as reações e comportamento do carro em condições de corrida. 

“Treinei muito pouco, mas o carro é tranquilo de guiar e bem na mão, tenho certeza que melhorarei com o tempo”, completou o piloto que corre com o patrocínio de Cosméticos Sergio Paris.

Na segunda bateria, sob o comando do consagrado Alexandre Buneder, o Celta #54 avançou algumas posições, o que valeu o oitavo posto na soma final dos tempos na geral e a sétima posição na classe A do Marcas Gaúcho.

Tiago ainda competiu na Copa Fusca, dando um show de ultrapassagens, após largar da última fila chegou a ocupar o segundo posto, quando Leandro Silva, seu pai e piloto do Fusca #22 enfrentou problemas. Na bandeirada, ainda deram show, ao passarem lado a lado na bandeirada, ocupando o terceiro (Leandro) e quarto (Tiago) postos da categoria.

Estiveram presentes no autódromo de Guaporé a equipe comercial dos Cosméticos Sérgio Paris, um dos mais famosos e duradouros contratos de patrocionio do automobilismo gaúcho, com 17 anos de parceria entre a empresa e a família de Tiago Takagi. A marca já estampou os carros das categorias Copa Fusca, Marcas, Mini Fórmula Tubular e Turismo 1600, além de carros de Endurance da família de Urbano da Silva, para a prova 12 Horas de Tarumã.

Fonte: Erlon Radl - Assessoria AutomobilismoOnline

Primeira rodada da Fórmula Júnior teve disputas empolgantes e presenças ilustres


Elger, Bussular e Kohl venceram na presença de Pupo Moreno e do presidente da CBA, que anunciou premiação significativa

Disputas acirradas, presença de um ídolo e o anúncio de uma bela premiação. Assim começou a segunda temporada da Fórmula Júnior em Guaporé (RS) no último final de semana, dias 22 e 23 de março. Prestigiada pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, a primeira etapa da categoria mostrou que a nova temporada será como a primeira: empolgante.

Tudo começou no sábado, por uma tomada de tempos bastante equilibrada, quando a pole position foi definida apenas nos últimos minutos, a favor da catarinense Bruna Tomaselli. E as baterias, disputadas no domingo, mostraram o que se pode esperar da Fórmula Júnior ao longo do ano. Na primeira delas a disputa pela vitória, entre Tomaselli e o paranaense Rodrigo Elger, levantou o público em razão das inúmeras trocas de posição. O vencedor, na geral e na Graduados, foi Elger, com apenas 85 milésimos de segundo de vantagem sobre Bruna. Na Novatos, com belas disputas igualmente, a vitória foi do capixaba Lucyano Bussular.

Ainda mais empolgante que a primeira, a segunda bateria teve em suas primeiras voltas três pilotos na briga pela vitória e na condução de outro espetáculo empolgante. Elger, Tomaselli e Franco Pasquale, ainda que não tenham trocado tantas vezes de posição, animaram o público, dividindo curvas e freadas os três ao mesmo tempo. Em uma delas, porém, Pasquale e Tomaselli se tocaram e acabaram abandonando a prova. No entanto, a vida fácil que Elger poderia ter a partir daí não se confirmou, porque Bussular, com melhor rendimento, aproximou-se, atacou e assumiu a liderança geral. Na volta seguinte, porém, o capixaba enfrentou problemas e saiu da pista na entrada da reta, abandonando a prova, não sem antes receber aplausos de sua equipe e das equipes adversárias.

Rodrigo Elger repetiu a dose e, pela quinta vez consecutiva - ele vencera as três últimas provas do ano passado - comemorou a vitória. "Trabalhamos bastante nos treinos e na tomada de tempos tivemos pequenos problemas, que me impediram de conquistar a pole e fizeram que com a equipe trabalhasse até tarde no sábado", disse Elger. "Venci a primeira com meio carro de vantagem sobre a Bruna e na segunda estava ainda mais difícil, porque o carro perdeu um pouco de rendimento, que já sabemos de onde se originou. Mesmo assim consegui vencer e acho que começamos o campeonato muito bem", completou.

Vencedor na primeira bateria da Novatos em sua estreia na competição e na pista de Guaporé, Lucyano Bussular era pura empolgação após a prova. "Foi uma estreia muito show em uma pista que eu ainda não conhecia", resumiu. "Na segunda eu estava caminhando para uma vitória na geral, com um carro muito bom, muito rápido, mas na entrada da reta tive problemas no câmbio e perdi pressão aerodinâmica, tendo que sair da pista. Não esperava que a estreia fosse tão boa, aprendi bastante. Me animei ainda mais e agora sei que posso lutar pelo título da Novatos e 'incomodar' os Graduados. Agora espero poder fechar os patrocinadores que restam para poder participar de todas as etapas", revelou.

O gaúcho Lucas Kohl, autor da melhor volta, foi o vencedor da segunda bateria da Novatos e saiu de Guaporé como o líder após a primeira rodada em sua divisão. "Foi uma estreia muito boa, ainda que eu tenha cometido alguns erros na primeira bateria. Larguei atrás na segunda e pude ter bastante referências de ultrapassagem e com é andar no vácuo. Pude ver também que posso andar junto com os Graduados", disse Kohl, que recebeu a bandeirada apenas 139 milésimos de segundo atrás de Rodrigo Elger. "Eu não esperava tanto nesta estreia, mas pelo trabalho que fizemos desde quinta-feira aqui dava para ver que seríamos bastante competitivos. E os resultados me permitem saber que posso lutar pelo título", emendou.

Uma das atrações da abertura da Fórmula Júnior estava fora da pista. Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1, integrava a equipe Satti Racing e levava seus conhecimentos ao time e aos pilotos Lucas Villela e Lucas Kohl. O carioca, dono de uma história repleta de sucessos, gostou bastante da Fórmula Júnior. "Tive uma impressão extremamente positiva da categoria, um pessoal muito competitivo, jovens e com muitos talento. É uma categoria bem igual, interessante para o jovem que vem do kart", resumiu Moreno, animado também com os resultados da equipe. "Fizemos uma dobradinha na Novatos na segunda bateria e tivemos belos resultados também na primeira, então a equipe, os pilotos e o Eduardo Satti estão de parabéns, bem como a categoria. Gostei muito, é ótimo um caminho para quem vem do kart", repetiu.

Entre as duas baterias da programação Cleyton Pinteiro reuniu-se com pilotos e pais para anunciar uma premiação bastante interessante, destinada ao campeão da temporada. "A CBA levará o campeão para o México, onde ele participará de uma academia de automobilismo da FIA. Não será apenas um curso de pilotagem, e sim algo mais completo, onde ele terá ensinamentos de uma forma global, tudo o que envolverá sua carreira", disse Pinteiro. Existe ainda a possibilidade de também o campeão da Novatos receber esta premiação.

A segunda etapa da Fórmula Júnior será disputada no dia 4 de maio, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

Confira os resultados do final de semana:
1ª bateria
1 (G) Rodrigo Elger (PR) - 17 voltas - 22:20.868
2 (G) Bruna Tomaselli (SC) - a .085
3 (G) Franco Pasquale (RS) - a 3.353
4 (G) Matheus Rouver (SE) - a 10.352
5 (N) Lucyano Bussular (ES) - a 20.844
6 (N) Lucas Kohl (RS) - a 23.404
7 (N) Lucas Villela (SP) - a 29.467
8 (N) Vitor Fernandes (MG) - a 41.671
9 (N) Lucas Fernandes (MG) - a 1 volta
10 (N) Lucca Abreu (MG) - a 8 voltas
Melhor volta: Rodrigo Elger - 1:17.776 - média de 142.563 km/h

2ª bateria
1 (G) Rodrigo Elger (PR) - 15 voltas - 21:54.509
2 (N) Lucas Kohl (RS) - a .139
3 (N) Lucas Villela (SP) - a 3.218
4 (G) Matheus Rouver (SE) - a 4.580
5 (N) Lucca Abreu (MG) - a 4.983
6 (N) Vitor Fernandes (MG) - a 34.985
7 (N) Lucas Fernandes (MG) - a 37.525
8 (N) Lucyano Bussular (ES) - a 4 voltas
9 (G) Bruna Tomaselli (SC) - a 12 voltas
10 (G) Franco Pasquale (RS) - a 12 voltas
Melhor volta - Lucas Kohl - 1:18.923 - média de 140.491 km/h

Texto e fotos: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

sábado, março 22, 2014

Fórmula Júnior: De volta à equipe Pole, Franco Pasquale parte para segunda temporada

A temporada de velocidade em asfalto no Rio Grande do Sul terá início neste final de semana, no Autódromo Internacional de Guaporé. E o piloto gramadense Franco Pasquale parte para sua segunda temporada no Campeonato Gaúcho de Fórmula Jr., a verdadeira categoria-escola do automobilismo brasileiro, com monopostos com motor 1.4 8v, que conta com injeção eletrônica e telemetria Pro Tune, importante ferramenta que coloca os pilotos já em contato com a tecnologia que encontrarão nos próximos passos de suas carreiras.

Após várias conquistas no kart, o piloto fez, em 2013, sua primeira temporada no automobilismo de monopostos. Foi uma temporada de aprendizado e amadurecimento, na qual o desempenho foi aumentando gradualmente durante a temporada, tendo subido duas vezes ao pódio nas últimas etapas do campeonato, na 5ª colocação.

A novidade da temporada é a troca de equipe. Franco, que disputou sua primeira temporada pela Pole Motorsport, finalizando na MC Tubarão (que passou a trabalhar apenas com outras categorias da qual já participa), fará sua nova temporada novamente pela Pole Motorsport, chefiada pelo conhecido preparador "Alemão da Pole", com novas cores no seu monoposto de #78. "A expectativa para a temporada é superar alguns problemas do ano passado, continuar adquirindo experiência e chegar à primeira vitória", disse Franco, que conta com assessoria direta do seu pai, também piloto com muitas conquistas no kart e nas fórmulas, André Pasquale.

No sábado ocorrerão os treinos livres e o classificatório. As duas provas acontecerão no domingo, com largada às 9h15min e às 12h35min, respectivamente, com duração de 20 minutos mais uma volta cada.

A equipe tem o patrocínio de Chocolates Lugano.

Fonte/Foto: Niltão Amaral Assessoria

Fórmula RS: Devido a compromissos profissionais, Vinicius Schuler fica de fora da 1ª etapa

Neste final de semana terá início a temporada 2014 da Fórmula RS, nova denominação da categoria Fórmula 1.6, no Autódromo Internacional de Guaporé.

E o piloto hamburguense Vinícius Schüler (Noko Química/Hoff/MC Tubarão), campeão da categoria Light na temporada 2012, atualmente disputando a categoria A do certame de monopostos, estará ausente do grid, devido a compromissos profissionais.

Uma das novidades da temporada será a utilização do numeral #15, com o qual o piloto foi campeão em 2012, ao invés do #35 utilizado na temporada passada. A equipe MC Tubarão continua responsável pela preparação do bólido.

Vinícius Schüler entrará na disputa a partir da 2ª etapa, que será realizada no dia 27 de abril, no Autódromo Internacional de Tarumã.

Texto e foto: Niltão Amaral Assessoria

quinta-feira, março 20, 2014

Fórmula Júnior inicia sua segunda temporada em Guaporé com presença de Roberto "Pupo" Moreno


Categoria chega em 2014 com várias novidades

Sucesso em 2013, a Fórmula Júnior retorna aos autódromos neste final de semana, dias 22 e 23, quando disputará a primeira etapa de sua segunda temporada. O palco é o tradicional Autódromo de Guaporé, um dos mais bonitos do Brasil, distante cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre (RS).

A Fórmula Júnior segue o formato vencedor utilizado em seu ano de estreia, cujo principal atrativo são os custos baixos para uma temporada com oito rodadas duplas, disputadas em quatro autódromos diferentes, um deles em Rivera, no Uruguai. Os outros são Guaporé, Santa Cruz do Sul e Tarumã.

"Estamos com ótimas expectativas para a etapa de abertura em Guaporé e para toda a temporada. Promovemos alguns treinos coletivos, que foram muito bem aceitos e frequentados, e acreditamos que teremos um grupo de pilotos bastante homogêneo e competitivo", atestam Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior.

Este ano a Fórmula Júnior começa com algumas novidades e a primeira delas é que a categoria será dividida em Graduados e Novatos. Com isso, no final do ano serão conhecidos dois campeões, bem como ao final de cada etapa acontecerão quatro pódios, dois para cada divisão, relativos às duas baterias de cada etapa.

Outra novidade é que haverá dois campeonatos durante o ano, um no primeiro semestre e outro no segundo. O campeão do primeiro semestre - composto pelas quatro primeiras etapas - ganhará da Excelsior Pneus a presença em seu HC no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. O vencedor do segundo semestre também receberá um prêmio, ainda não definido pelos promotores. Além disso, é claro, um campeão de toda a temporada será conhecido nas duas divisões no final do ano.

Uma terceira novidade está sendo anunciada por Fontoura e Fornari: cada uma das etapas será exibida na semana seguinte na Bandsports. "Durante cada uma das etapas a InLine Produtora fará a gravação das imagens e sua posterior edição. Depois, um compacto será exibido dentro da programação da Bandsports", explicam os promotores.


Porém, uma das principais atrações desta primeira etapa em Guaporé neste final de semana estará fora da pista. Trata-se do ex-piloto de Fórmula 1 Roberto "Pupo" Moreno. O carioca estará presente na condição de "coach" do paulista Lucas Villela e do gaúcho Lucas Kohl, integrantes da equipe Satti Racing.

"Será uma honra ter o Pupo Moreno conosco nesta etapa e durante todo o ano", afirmam Claudio Fontoura e Neco Fornari. "Ele é uma pessoa com enorme conhecimento do automobilismo e de pilotagem e certamente será uma referência não só para o Villela e o Kohl, mas para todos nós", elogiam.

O sábado (22) tem três treinos livres previstos em sua programação, bem como a tomada de tempos para a definição do grid de largada para a primeira bateria. No domingo, respectivamente às 9:15 e 12:35, será dada a largada para as duas baterias da rodada.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Mário Diego Broering é vice líder da Stock Car Opala "A" no Catarinense de Automobilismo

O Campeonato Catarinense de Automobilismo teve sua 1ª etapa realizada no último final de semana em São Bento do Sul, onde o piloto de Palhoça Mario Diego Broering conquistou a 2ª colocação e é o vice líder na categoria Stock Car Opala "A".

Com o intuito de lutar pelo título, Mario Diego buscará a vitória na 2ª etapa, que será realizada nos próximos dias 29 e 30 de março em Santa Cecília.

"O resultado em São Bento do Sul foi muito satisfatório, pois estreamos um carro novo em uma equipe nova, então para Santa Cecília o objetivo é buscar a vitória e tentar assumir a liderança no campeonato. Aproveito para agradecer o apoio que estou recebendo dos meus patrocinadores", finalizou Mário Diego, que tem o patrocínio do *Feirão de Móveis, Artely, colchões Ortobom, Fabone Móveis Tubulares e Amorim Vedações Industriais.

Texto: F2 Assessoria & Comunicação
Foto: Jimmi Torres (www.barulhodemotor.com.br)

17ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart terá início neste final de semana em Cascavel

Cidade paranaense, palco da 2ª fase do Campeonato Brasileiro de 2012, espera receber pelo menos 80 pilotos de todo o Brasil

Sucesso há 16 anos consecutivos, o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart dará início às disputas de sua 17ª edição neste final de semana em Cascavel, no Paraná. O palco é o mesmo da 2ª fase do Campeonato Brasileiro de 2012 e as expectativas giram em torno do número de pilotos presentes, que deverá chegar a cerca de 80, vindos de todas as partes do Brasil.

A competição seguirá seu tradicional formato, de três etapas em rodada dupla, com pontuação independente para cada bateria. Dividido em duas fases, onde a primeira é composta pelas três primeiras baterias e a segunda pelas três últimas baterias, o Sul-Brasileiro conhecerá seus campeões após o descarte do pior resultado de cada uma das fases.

Dez categorias participam do Sul-Brasileiro e pelo menos dois atuais campeões têm presença confirmada para defender seu título, o paranaense Jonathan Louis na Graduados e o gaúcho Arthur Vargas na Júnior Menor. Nas demais categorias os atuais campeões são Dudu Dieter (Sênior A), Eduardo Moratelli (Sênior B), Carlos Saderi (Super Sênior), Nathaniel Bueno (Novatos), Matheus Rebouças (Júnior), José Muggiati Neto (Cadete), Gabriel Gomez (Mirim) e Gustavo Pinheiro (F4). Atual campeão da Cadete, Muggiati Neto tem presença confirmada na Júnior Menor.

A etapa de abertura do Sul-Brasileiro começa nesta quinta-feira, dia 20, quando os pilotos terão dois treinos oficiais para trabalhar no acerto de seu equipamento, programação que se repetirá na sexta-feira. O sábado está reservado para a tomada de tempos e a disputa da primeira bateria. No domingo, após a disputa da segunda bateria - e da soma dos pontos - serão conhecidos os vencedores da rodada.

A taxa de inscrição custará R$ 250,00 para a Mirim e Cadete e R$ 750,00 para as outras oito categorias. O aluguel do motor terá custo de R$ 250,00 para Mirim e Cadete e R$ 600,00 para a Júnior Menor. A F4 terá o valor do aluguel do motor subsidiado pelos clubes organizadores de cada etapa. Será necessário ainda comprar na secretaria o combustível para a tomada de tempos e as baterias, além de um jogo de pneus slick. A F4 tem liberado o uso de pneus novos ou usados.

O Campeonato Sul-Brasileiro de Kart é classificatório para a Copa das Federações, evento promovido pela Confederação Brasileira de Automobilismo, para o qual classificam-se apenas campeões e vices de competições pré-determinadas.

Acessando a página especialmente criada pelo Portal Kart Motor para o Sul-Brasileiro (http://kartmotor.com.br/web/index.php?menu=SulBrasileiro), é possível conhecer o regulamento do campeonato, os hotéis disponíveis para o evento em Cascavel, o regulamento particular e a programação da etapa, bem como verificar a lista de inscritos e encaminhar sua inscrição antecipada.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Mario Ferreira

Marcelo Júnior pronto para a primeira etapa do Marcas e Pilotos em Guaporé

O piloto Marcelo Júnior (Corsa # 26N - MG Auto Serviço /Unepxmil Poa/ Tuta Racing), está entusiasmado pela primeira etapa que será disputada neste final de semana 23 de março no circuito serrano de Guaporé

Para o começo da temporada, o piloto fez vários treinos em Tarumã com seu novo preparador, Leonardo Kubaski da Tuta Racing, que agora assume a preparação do Corsa #26N. Em busca de novos acertos e melhor desempenho, foram mais de 100 voltas para deixar o carro perfeito para Guaporé.

Marcelo Júnior, que ano passado acabou no Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos na sexta colocação da categoria Novatos, espera nesta temporada brigar pelo titulo e ser regular e pontuar em todas as etapas. "Meu objetivo é fazer um campeonato regular, focado nos pontos, esse ano tenho um novo preparador o Tuta Kubaski, que também é piloto e isso me ajuda muito no acerto do carro, agora é fazer a minha parte na corrida e lutar pelo titulo que não vai ser fácil, mas com trabalho vamos tentar", falou Marcelo Júnior.

Texto: Assessoria Schaefer
Foto: Fernando Silva

Mega Kart conquistou sete vitórias no Rio de Janeiro e em São Paulo no último final de semana

Pilotos com chassi da fábrica dominaram as categorias F4 na abertura do Campeonato Carioca

Três campeonatos disputados no último final de semana reafirmaram a qualidade e competitividade dos chassis fabricados pela Mega Kart, que também fornece diversos componentes para o kartismo nacional. Utilizando-se do modelo MX, sete pilotos conquistaram vitórias em divisões da categoria F4 no Estadual do Rio de Janeiro e em Paulínia e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Em Volta Redonda, na abertura do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, foram quatro as vitórias conquistadas pela Mega Kart, que dominou todas as categorias F4. André Cupello venceu na F4 Graduados, enquanto Luiz Hall repetia o feito na F4 Light, o mesmo fazendo Leonardo Freire na F4 e Edivaldo Viana na F4 Super Sport.

Em Paulínia, no Kartódromo San Marino, a Mega Kart venceu na F4 Sênior, com o piloto conhecido como "Canjiquinha", e na F4 Super Sênior, com Antônio José Menendez. Por fim, em Ribeirão Preto coube a Kaique Patrick dar mais uma vitória à Mega Kart no final de semana.

"A cada final de semana a Mega Kart reafirma o bom trabalho feito na fábrica e dentro da pista. É uma equação simples: equipamento competitivo e confiável, somado a pilotos e equipes competentes que confiam em nosso trabalho. Assim temos conquistado vitórias em todas as partes do Brasil a cada sábado e domingo", resumem Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, diretores da Mega Kart.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Fausto De Lucca larga na pole, mas acidente tira chances de vitória

O joaçabense Fausto De Lucca começou a temporada 2014 do Catarinense de Automobilismo com o pé direito ao cravar a pole na categoria Marcas "A" no treino classificatório para a 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo em São Bento do Sul, porém um acidente acabou com as expectativas do piloto.

"Infelizmente acabei envolvido num acidente em uma disputa por posição, onde fui empurrado para fora da pista até bater na barreira de pneus, e mesmo tendo conseguido voltar para a prova, tive que trocar um pneu e o carro ficou desalinhado, o que prejudicou o desempenho e comprometeu nossa corrida", disse Fausto.

O objetivo agora é lutar pela vitória na 2ª etapa, que será realizada nos dias 29 e 30 de março em Santa Cecília.

"O novo carro que estreamos em São Bento do Sul é muito bom e estava perfeito, agora vamos recuperar as avarias e focar na etapa de Santa Cecília, onde buscaremos novamente um bom acerto e lutar pela vitória", encerrou Fausto, que tem o patrocínio da Scherer Distribuidor de Auto Peças, Sabó, Filtros Tecfil, Amortecedores Monroe, Timken, Girho's, Driveway, Sampel e Madereira Grando, Argenta e Cia.

Texto: F2 Assessoria & Comunicação
Foto: Victor Lara (www.boxnews.com.br)

segunda-feira, março 17, 2014

Campeonato Regional da Serra bateu recorde de inscritos em sua abertura em Farroupilha (RS)

Competição reuniu 83 pilotos e 77 karts e entregará mais de 100 quilos de alimentos doados pelos competidores

Contra todas as previsões, a abertura do Campeonato Regional da Serra de Kart no último final de semana em Farroupilha (RS) teve suas provas disputadas com pista seca e sob intenso calor. E, agora confirmando as previsões, mais de 80 pilotos estiveram presentes - dentre eles vários catarinenses - quebrando o recorde anterior de inscritos, estabelecido na 4ª etapa do ano passado, quando a rodada teve 75 competidores.

Foram 77 karts e 83 pilotos, já que a categoria Pró 400, que estreava na competição, previa a participação de duplas na disputa de sua prova com uma hora de duração. E a estreia da Pró 400 foi em grande estilo, com vitória da dupla Luciano Tavares / Fernando Wortmann por apenas 297 milésimos de diferença sobre Carlos Bolezina após 76 voltas. Gustavo Rodrigues / Taylor Júnior, Felipe Betti e George Ibañez / Pedro Trevisol fecharam o pódio.

A Fireball, dividida em Sprinter e Master, teve uma considerável diminuição em seu grid, normalmente próximo aos 30 competidores, número que certamente deverá ser recuperado nas próximas rodadas. Desta vez foram 16 pilotos, que mantiveram a tradição da categoria e mostraram belas disputas na pista. Rômulo Nascimento, que já "beliscava" uma vitória a algum tempo, foi o vencedor na Sprinter, que teve ainda Carlos Duarte em 2º, Arthur Metzdorf em 3º, Joel Grasselli em 4º e Sérgio Schunck em 5º. A Master teve vitória de Daniel Claudino, com Henrique Frölich em 2º, Cezar Cauduro em 3º, Emílio Otto em 4º e Davi Oliveira em 5º.

A Graduados e a Sênior, que competem agrupadas e sob determinações do Regulamento Nacional de Kart no quesito motor, reuniram 12 competidores. A Graduados teve vitória de Cláudio de Moraes, com Renan Busse em 2º, Lucas Rodrigues em 3º, Christian Castro em 4º e Saulo Ramos Filho em 5º. Esta categoria, no entanto, ainda depende de pareceres técnicos para ter seu resultado confirmado. A Sênior, por sua vez, teve Fernando Wortmann como o primeiro colocado, seguido por Marcelo de Moraes (2º), Darci de Mello (3º) e Dirceu Thomé (4º).

Maurício Stapassola, campeão do ano passado, começou o ano vencendo na Speed Kart, categoria que teve oito pilotos e promete praticamente dobrar o número de inscritos para a próxima etapa. Juliano Sebben subiu no pódio em 2º e foi acompanhado por Alex Comerlato (3º), Rafael Moreira (4º) e Rodrigo Vicari (5º).

A Cadete, que teve um belo grid de nove pilotos - e a volta de Antonela Bassani depois do grave acidente no Campeonato Gaúcho do ano passado - também mostrou boas provas e a vitória na etapa foi de Henrique Vieira, com Gabriel Pires na 2ª posição, seguido por Breno Rubim, Filipi da Cás e Jean Vitor Boniatti.

Por fim, a Tag foi a categoria que formou o maior grid, com 21 pilotos divididos em Tag Super e Tag. Daniel Rotta venceu na categoria principal, a Tag, seguido por Francesco Ventre, Guto Fontanella, Fernando Pastro e Jefferson Abel. Na Tag Super o primeiro colocado foi Saulo Rudeck, com Flávio Azevedo (2º), Claudir Binsfeld (3º), Luciano Tavares (4º) e Silvano Fernandes fechando o pódio.

Um dos muitos pontos positivos desta etapa de abertura foi o fato de os pilotos terem atendido o pedido dos organizadores, entregando na secretaria de prova mais de 150 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Lar São Vicente de Paula, de Novo Hamburgo, para idosos carentes.

"As previsões de chuva para o final de semana, que acabaram não se confirmando, assustaram alguns pilotos. Acredito que teríamos chegado muito próximo a 90 karts na pista", avalia o promotor do Regional da Serra, Erno Drehmer. "Estamos muito satisfeitos com a quantidade de pilotos presentes na etapa, um recorde já na abertura da quarta temporada do Regional da Serra, e quero agradecer a todos pela presença e prestígio", completa.

A segunda etapa do Regional da Serra será disputada nos dias 24 e 25 de maio, quando serão conhecidos os dois ganhadores da vagas no Iame International Finals, na França, destinada aos pilotos da Tag. Está prevista a participação de diversos pilotos de Santa Catarina e Paraná, além dos 21 que disputaram a etapa deste final de semana.

O Campeonato Regional da Serra é apoiado pelas empresas Bepi Kart, Birel Sudam, Ciabe, Fórmula Júnior, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea e JB Righetti), Kart Mini, Kart Shop, Matias Racing School, Mega Kart, Meg Star, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, TKR, ULV e VLL Confecções Esportivas, que oferecem cerca de R$ 50 mil em prêmios.

Confira os resultados:
CADETE
1 Henrique Vieira (RS) - 27 pontos
2 Gabriel Pires (RS) - 20
3 Breno Rubim (RS) - 20
4 Filipi da Cás (RS) - 17
5 Jean Vitor Boniatti (RS) - 14
6 Henrique Cruz (RS) - 14
7 Antonela Bassani (SC) - 8
8 Gustavo Pegoraro (RS) - 5
9 Arthur Stefani (SC) - 5

FIREBALL MASTER
1 Daniel Claudino (RS) - 27 pontos
2 Henrique Frölich (RS) - 21
3 Cezar Cauduro (RS) - 18
4 Emílio Otto (RS) - 17
5 Davi Oliveira (RS) - 14
6 Ricardo Audino (RS) - 10
7 Saulo Ramos (RS) - 5
8 Francisco Souza (RS) - 0

FIREBALL SPRINTER
1 Rômulo Nascimento (RS) - 23 pontos
2 Carlos Duarte (RS) - 22
3 Arthur Metzdorf (RS) - 20
4 Joel Grasselli (RS) - 14
5 Sérgio Schunck (RS) - 12
6 Daniel Prado (RS) - 10
7 Beto Bandeira (RS) - 6
8 Alessandro Clezar (RS) - 5

GRADUADOS
1 Cláudio de Moraes (RS) - 27 pontos
2 Renan Busse (RS) - 20
3 Lucas Rodrigues (RS) - 16
4 Christian Castro (RS) - 15
5 Saulo Ramos Filho (RS) - 14
6 Leonardo Freire (RS) - 12
7 Lucas Girotto (RS) - 12
8 Felippe Almeida (SC) - 7

PRÓ 400
1 Luciano Tavares / Fernando Wortmann (RS) - 76 voltas - 1:00:22.014
2 Carlos Bolezina (RS) - a .297
3 Gustavo Rodrigues / Taylor Júnior (RS) - a 7.893
4 Felipe Betti (RS) - a 15.053
5 George Ibañez / Pedro Trevisol (RS) - a 15.136
6 Lucas Telles / Rafael Telles (RS) - a 1 volta
7 Cássio Abreu (RS) - a 1 volta
8 Gilmar Morim (RS) - a 1 volta
9 Mateus Schreck / Henrique de Conto (RS) - a 2 voltas
10 Eduardo Rayn (RS) - a 62 voltas
11 Roberto Busse / Renan Busse (RS) - a 76 voltas

SÊNIOR
1 Fernando Wortmann (RS) - 30 pontos
2 Marcelo de Moraes (RS) - 24
3 Darci de Mello (RS) - 20
4 Dirceu Thomé (RS) - 0

SPEED KART
1 Maurício Stapassola (RS) - 27 pontos
2 Juliano Sebben (RS) - 25
3 Alex Comerlato (RS) - 16
4 Rafael Moreira (RS) - 12
5 Rodrigo Vicari (RS) - 11
6 Rogério Daltoé (RS) - 8
7 Michel Fiel (RS) - 8
8 Franklin Fiel (RS) - 5

TAG SUPER
1 Saulo Rudeck (SC) - 30 pontos
2 Flávio Azevedo (RS) - 20
3 Claudir Binsfeld (RS) - 18
4 Luciano Tavares (RS) - 16
5 Silvano Fernandes (RS) - 10
6 Milton Zili (RS) - 10
7 Rui Perin (RS) - 9
8 Alexandre Steffenon (RS) - 9
9 Daniel Francisquetti (RS) - 4

TAG
1 Daniel Rotta (RS) - 30 pontos
2 Francesco Ventre (RS) - 24
3 Guto Fontanella (RS) - 20
4 Fernando Pastro (RS) - 16
5 Jefferson Abel - 12
6 Leonardo Nienkotter (SC) - 8
7 André Guidalli (SC) - 6
8 Vinícius Pezzi (RS) - 5
9 Júlio Pires (RS) - 4
10 Giovani Dalmina (RS) - 4
11 Marlo Binsfeld (RS) - 2

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

quarta-feira, março 05, 2014

17ª edição do Sul-Brasileiro tem regulamento divulgado

Etapa catarinense tem data modificada e será disputada no Beto Carrero. Categoria F4 terá subsídios

Foi divulgado o regulamento da 17ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro, que teve também uma de suas datas modificada e a definição da pista que receberá a etapa catarinense, exatamente a última do calendário. Tradicional competição do sul do Brasil - e que recebe pilotos e equipes de todo o país -, o Sul-Brasileiro seguirá seu formato usual em 2014.

Serão três etapas, a primeira delas em Cascavel (PR) no final deste mês. A segunda será em abril em Farroupilha (RS) e o campeonato fechará em junho, no Beto Carrero, em Penha (SC). Nas duas primeiras as atividades começam na quinta-feira e se encerram no domingo. Na última tudo será antecipado em um dia, começando na 4ª e terminando no sábado.

Todas as dez categorias - Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior B, Sênior A, Super Sênior e F4 - seguirão o RNK, e a Mirim, Cadete, Júnior Menor e F4 utilizarão motores sorteados, fornecidos pela Pablo Racing.

Mais uma vez o Sul-Brasileiro será dividido em duas fases. A primeira delas compreende as três primeiras baterias - duas em Cascavel e uma em Farroupilha - e terá pontuação simples, com o descarte obrigatório do pior resultado. A segunda fase é composta pelas três últimas baterias - a segunda de Farroupilha e as duas do Beto Carrero -, com pontuação dobrada e também um descarte. A soma dos pontos após os dois descartes determina o campeão.

A taxa de inscrição custará R$ 250,00 para a Mirim e Cadete e R$ 750,00 para as outras oito categorias. O aluguel do motor terá custo de R$ 250,00 para Mirim e Cadete e R$ 600,00 para a Júnior Menor. A F4 terá o valor do aluguel do motor subsidiado pelos clubes organizadores de cada etapa. Será necessário ainda comprar na secretaria o combustível para a tomada de tempos e as baterias, além de um jogo de pneus slick. A F4 tem liberado o uso de pneus novos ou usados.

Pelo terceiro ano consecutivo será disputado o Campeonato de Chassis, dividido em Cadete e 125cc, onde neste caso também se inclui a F4. Os três primeiros colocados de cada bateria darão pontos à suas respectivas fábricas de chassi e ao final do campeonato a marca que mais pontos somar será declarada campeã.

Esta semana no Kart Motor, o Portal oficial do Sul-Brasileiro, serão iniciadas as inscrições on-line, sem necessidade de pagamento antecipado. O regulamento do Sul-Brasileiro já encontra-se disponível para donwload.

Confira o calendário e locais do Sul-Brasileiro em 2014:
1ª etapa - 20 a 23 de março - Cascavel (PR)
2ª etapa - 24 a 27 de abril - Farroupilha (RS)
3ª etapa - 18 a 21 de junho - Beto Carrero (SC)

KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)