quarta-feira, julho 23, 2014

Gaúcho Gabriel Robe disputará etapa de Goiânia do Campeonato Brasileiro de Turismo

Evento fará parte da Corrida do Milhão da Stock Car

O piloto gaúcho Gabriel Robe (Biscoitos Zezé | Savar Sul | Engenho São Joaquim | Moinho Estrela | Posto da Figueira) é dono de um currículo bastante vitorioso em sua passagem pelo kartismo brasileiro. Atualmente com 17 anos, Robe, de Pelotas (RS), foi duas vezes campeão brasileiro e venceu o Campeonato Sul-Americano, o Sul-Brasileiro e foi vice-campeão paulista.

Em 2013 Gabriel Robe fez sua estreia em autódromos e participou da temporada de estreia da categoria-escola Fórmula Júnior, onde foi o autor do maior número de pole positions. O piloto gaúcho foi também o dono do maior número de vitórias, mas alguns problemas mecânicos o impediram de conquistar o título.

Na atual temporada Gabriel Robe disputa a Fórmula RS pela equipe Irineu Racing e, ainda que esteja em processo de adaptação ao carro, conquistou pódio em todas as etapas até aqui realizadas. As disputas têm sido eletrizantes com adversários de grande experiência e, com isso, Robe vem adquirindo capacidade para enfrentar novos desafios.

E um novo desafio já se aproxima. Convidado pela equipe gaúcha Mottin Racing, por intermédio do próprio Irineu Camargo, Gabriel Robe (Biscoitos Zezé | Savar Sul | Engenho São Joaquim | Moinho Estrela | Posto da Figueira) participará do Campeonato Brasileiro de Turismo - a antiga Stock Light - na etapa de Goiânia (GO), a ser disputada nos dias 2 e 3 de agosto. O evento fará parte da Corrida do Milhão, da Stock Car, a categoria principal.

"Será uma experiência fantástica, tenho certeza", vibra Gabriel Robe. "Estou muito animado, é claro, tenho certeza que será um novo aprendizado, que enriquecerá minha carreira. É a categoria de acesso à Stock Car e estamos trabalhando para poder disputar as duas etapas que teremos no Rio Grande do Sul, ou pelo menos uma delas. O projeto, depois disso, é disputar a temporada 2015 do Brasileiro de Turismo. Quero agradecer aos meus patrocinadores Biscoitos Zezé, Savar Sul, Engenho São Joaquim, Moinho Estrela e Posto da Figueira, que tornaram possível esta participação", completou.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

domingo, julho 13, 2014

Mega Kart lança o MX Série Ouro, chassi que "promete causar inveja até nos importados"



Melhor sistema de freios do Brasi, novo "mangão", mais performance e melhor pilotagem são as características do novo produto

Um novo chassi, de fazer até os importados ficarem com inveja, e com a mais alta tecnologia "à bordo". Este é o novo lançamento da Mega Kart, que fabrica também diversos componentes para os praticantes do kartismo no Brasil.

Trata-se do novo MX Série Ouro, que, somados todos os novos equipamentos nele utilizados, já pode ser situado entre os mais rápidos e melhores construídos no kartismo brasileiro, sempre com a conhecida qualidade Mega Kart.

Uma das características do chassi Mega Kart MX Série Ouro é o novo sistema de freios, com duplo aerokip do cilindro à pinça, e com nova pastilha, com 40% a mais de área de atrito com o disco ventilado, o que oferece uma frenagem ainda mais segura. "É, sem dúvidas, o melhor freio do Brasil, e homologado pela CBA", dizem os executivos Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, diretores da Mega Kart.

Também homologado pela CBA, o novo "mangão, desenvolvido nas pistas, oferece mais performance para o kart e proporciona melhor pilotagem nas curvas. E, por falar em pilotagem, nada melhor que o novo "foot rest", para descansar os pés e ter mais conforto na hora de pilotar.

"Temos certeza de que até os importados vão ficar com inveja", apostam Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

sábado, julho 12, 2014

Fórmula Júnior: Franco Pasquale assume 3ª colocação no campeonato após Guaporé

O piloto de Gramado/RS, Franco Pasquale (Salão Super Carros/Chocolates Lugano), disputou, no último final de semana, a 4ª etapa da Fórmula Júnior, categoria-escola promovida pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), realizada no Autódromo Internacional de Guaporé.

Na primeira bateria, realizada no sábado à tarde com dia ensolarado e quente, Franco cravou a 2ª posição no grid de largada, após treino classificatório. Na corrida, Franco travou, mais uma vez, um duelo durante toda a bateria com Bruna Tomaselli, conseguindo a ultrapassagem na última volta e protagonizando, mais uma vez, uma chegada apertadíssima, praticamente lado a lado com Bruna, e Matheus Rouver poucos metros atrás, com o piloto gramadense garantindo a 2ª posição por apenas 0,099s, em mais uma dobradinha com o companheiro de equipe Rodrigo Elger - também da Pole Motorsport - que venceu com folga.

O piloto fala sobre a disputa: "Tive problemas nas molas, com isso não consegui brigar pela primeira posição, mas travei uma longa disputa com a Bruna, conseguindo ultrapassar ela faltando uma volta", disse Franco.

Na segunda bateria, realizada no domingo, o clima mudou radicalmente: a instabilidade chegou com força ao estado, e a forte chuva começou pouco tempo antes da largada. Matheus Rouver assumiu a ponta e venceu. Franco partiu para a disputa com o companheiro de equipe, com algumas investidas para tomar a segunda colocação, acabando na terceira posição.

O final de semana tem saldo positivo para Pasquale, que avança na tabela do campeonato, ultrapassando Bruna Tomaselli e encontrando-se na 3ª colocação, com 120 pontos.

Franco teve, também, sua primeira experiência com carros de turismo, disputando, também, a prova de 3 Horas do Gaúcho de Endurance, que fez parte da programação, a bordo do Fiat Linea T-Jet #69 da equipe MC Tubarão. Com a forte chuva, porém, a prova foi encerrada antecipadamente, e o piloto, que havia recém assumido o seu turno de pilotagem, acabou dando apenas seis voltas na prova.

A próxima etapa será no dia 31 de agosto, no autódromo de Santa Cruz do Sul, com o campeonato entrando na sua metade final.

Texto e foto: Niltão Amaral

Categoria Iame Tag disputou 2ª etapa do Top Kart Brasil com vários campeões nacionais no grid


16 pilotos formaram o segundo maior grid da rodada, disputada no Kartódromo Beto Carrero

Segundo maior grid do evento, a categoria Iame Tag foi mais uma vez destaque em uma competição do kartismo brasileiro, desta vez no Top Kart Brasil, que teve sua 2ª etapa disputada no último final de semana no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

A Iame Tag teve entre os pilotos que participaram da prova diversos campeões nacionais, tais como Francesco Ventre, Saulo Rudeck, Daniel Rotta, Fernando Scotti e Leonardo Nienkotter, nomes que comprovam o quanto a categoria é atrativa, especialmente em razão da excelente relação custo x benefício.

Tendo como característica principal o baixo custo de manutenção, anseio de dez entre dez pilotos do kartismo nacional, o motor Iame Tag comprovou mais uma vez a excelente qualidade dos produtos fabricados pela Iame na Itália, dona de 47 títulos mundiais com seus propulsores. As provas foram extremamente disputadas e, mais do que isso, extremamente equilibradas.

Atualmente seis campeonatos já adotaram o motor Iame Tag no kartismo brasileiro: Regional da Serra, no Rio Grande do Sul; Copa Litoral, em Santa Catarina; Copa Iame Tag (RS e SC), Copa São Paulo Granja Viana (SP), Sul-Brasileiro (presente em três estados) e o próprio Top Kart Brasil (SP, SC e MG).

Confira o resultado da Iame Tag na 2ª etapa do Top kart Brasil:
1 Francesco Ventre
2 Daniel Rotta
3 Erick Lutum
4 Anderson Faita
5 Fernando Scotti
6 Marcos Rubin
7 Saulo Rudeck
8 André Guidalli
9 Leonardo Nienkotter
10 Jefferson Abel
11 José Dicker
12 Julio Pires
13 Augusto Fontanella
14 Giovani Dalmina
15 Juliano Rigon
16 Marlo Binsfeld

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Fórmula Júnior teve 4ª etapa em Guaporé e inaugurou sistema de transmissão ao vivo pela internet

Rodrigo Elger venceu a primeira prova da rodada. Líder, Matheus Rouver venceu a segunda

A Fórmula Júnior, categoria-escola e meio de transição do kartismo para o automobilismo, se reuniu mais uma vez, agora para a disputa da 4ª etapa da temporada, realizada no último final de semana em Guaporé (RS). A rodada teve como principal marca a estreia da transmissão de suas duas provas ao vivo pelo seu próprio site, www.formulajr.com.

A 4ª etapa da Fórmula Júnior começou com a forte batida de Lucas Kohl no treino de sábado pela manhã. Kohl, que chegou à Guaporé na vice-liderança da divisão Novatos, teve seu carro inutilizado e participou da etapa com um carro cedido pela Quadrado Racing, já que o piloto Lucyano Bussular, por problemas particulares, não pôde disputar a etapa.

Na tomada de tempos, bastante disputada, foi estabelecido um novo recorde para a categoria em Guaporé, com o tempo de 1:17.780, estabelecido por Rodrigo Elger, a uma média de 142,555 km/h. A primeira prova da rodada foi disputada no sábado, com pista seca, e teve uma intensa disputa pelo segundo lugar, entre Franco Pasquale, Matheus Rouver e Bruna Tomaselli, o que permitiu a Rodrigo Elger abrir uma vantagem tranquila na liderança. Lucas Kohl fechou os cinco primeiros.

Já com chuva, a segunda bateria da Fórmula Júnior foi realizada no domingo e teve vitória de Matheus Rouver, que manteve-se na liderança do campeonato. Rodrigo Elger foi o segundo, seguido por Franco Pasquale, Lucas Kohl e Bruna Tomaselli.

Encerrada a 4ª etapa da Fórmula Júnior, extraoficialmente Matheus Rouver manteve-se na liderança da Graduados, com 137 pontos, um a mais que Rodrigo Elger, o segundo colocado. Franco Pasquale, por sua vez, assumiu a terceira posição, somando 120 pontos e superando Bruna Tomaselli, que agora soma 116. Na Novatos, Lucas Kohl é o novo líder, agora com 159 pontos. Lucas Villela, que não disputou esta etapa, é o segundo, com 119.

Transmissão ao vivo - A Fórmula Júnior, neste final de semana, pela primeira vez em sua história, realizou a transmissão das corridas, na íntegra, através de seu portal na internet. O www.formulajr.com teve, com isso, grande visitação e contribuiu na divulgação da etapa e da própria categoria. "O sistema está plenamente aprovado e deverá ser utilizado nas próximas etapas, além de ser compartilhado com outros sites do segmento de automobilismo e automotivo", destacam Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior.

Grids maiores - A partir da próxima etapa, marcada para o final de agosto em Santa Cruz do Sul (RS), os promotores da Fórmula Júnior esperam o aumento de pilotos no grid da categoria. "Depois da disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, modalidade que é nosso principal 'celeiro', neste final de julho e início de agosto, deveremos ter a confirmação e o aumento de pilotos no grid da Fórmula Júnior", revela Fontoura. "Além disso, teremos algumas novidades em curso, que devem ser apresentadas em breve para o segundo semestre", finaliza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: André Kotoman

quinta-feira, julho 10, 2014

Fórmula RS: Vinicius Schüler teve final de semana complicado em Guaporé

Um final de semana complicado. Assim pode ser definido o final de semana do piloto de Novo Hamburgo (RS) Vinícius Schüler (#15 - Noko Química/Hoff/MC Tubarão) na 4ª etapa da Fórmula RS, realizada no Autódromo Internacional de Guaporé, no último final de semana.

No sábado, durante a tomada classificatória, o carro apresentou problemas de rendimento do motor, que a equipe MC Tubarão trabalhou rapidamente e resolveu para a primeira bateria, que foi, excepcionalmente, realizada no próprio sábado. Durante a corrida, Vinicius acabou abandonando cedo a prova, com apenas 7 voltas completadas, por problemas de transmissão.

No domingo pela manhã, com o carro já consertado, foi realizada a segunda bateria, sob forte chuva, e o piloto fez boa prova, ganhando posições e finalizando na 9ª colocação. "O carro estava se comportando bem no piso molhado, assim consegui ter um melhor desempenho e acompanhar o pelotão", disse Schüler.

A próxima etapa ocorrerá no dia 31 de agosto, no Autódromo de Santa Cruz do Sul.

Texto e fotos: Niltão Amaral/Divulgação

sexta-feira, julho 04, 2014

Fórmula RS: Vinícius Schüler vai a Guaporé buscando ritmo de corrida

O piloto Vinícius Schüler (Noko Química/Hoff), de Novo Hamburgo/RS, voltará às pistas pela segunda vez na temporada para disputar mais uma etapa do Campeonato Gaúcho de Fórmula RS, categoria que já revelou diversos nomes do automobilismo, como o caxiense Matheus Stumpf, que atualmente disputa o Mundial FIA GT.

Após alguns meses longe das corridas, Schüler fez corrida de readaptação na última etapa, disputada no início de junho, no Autódromo Internacional de Tarumã. O piloto da equipe MC Tubarão considerou que a última corrida foi positiva, pois serviu para voltar a adquirir ritmo de corrida, tendo chegado a virar tempos competitivos ao final da 2ª bateria, que são suficiente para uma aproximação do pelotão dianteiro da categoria.

Esta etapa das categorias de Fórmula será disputada, excepcionalmente, em conjunto com o Campeonato Gaúcho de Copa Classic e de Endurance, e deverá colocar um total de aproximadamente 90 carros no autódromo, sendo uma grande atração no final de semana esportivo do estado.

A primeira bateria será disputada ainda no sábado, dia 5, às 16h50min, e a segunda bateria no domingo, às 10h15min, e terá transmissão ao vivo via internet no site da categoria, www.formula-rs.com/aovivo.

Texto e foto: Niltão Amaral/Divulgação

Fórmula Júnior disputa quarta etapa da temporada e Guaporé volta a ser cenário da categoria

Intensas disputas pela liderança nas duas divisões internas - Graduados e Novatos - são esperadas na Serra Gaúcha

Quase um mês após sua última atividade - e com novas categorias dividindo a programação -, a Fórmula Júnior está de volta, agora para sua 4ª etapa, a ser disputada em Guaporé, a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre (RS). E, com bastante equilíbrio na pontuação de suas duas divisões internas, Graduados e Novatos, a expectativa é repetir as belas disputas das três rodadas anteriores.

Desta vez a Fórmula Júnior fará parte de um novo "racing day" gaúcho, já que pela primeira vez dividirá sua programação com a Copa Classic e com a Copa Brasil de Endurance, prova com três horas de duração. "Passa a ser um novo cenário para a Fórmula Júnior, um novo ambiente. É bom para a categoria e especialmente para os pilotos, que convivem com novos pilotos, com outras equipes e vivenciam um novo formato de corridas, como as de longa duração", explica Claudio Fontoura, promotor da Fórmula Júnior ao lado de Neco Fornari.

Separados por apenas 14 pontos, os quatro primeiros colocados na Graduados deverão novamente ser os protagonistas das principais disputas em sua divisão e também na geral. Matheus Rouver, de Sergipe, lidera com 95 pontos, seguido pelo paranaense Rodrigo Elger - vencedor das duas últimas baterias -, que tem 88. Atrás dele, a apenas seis pontos, vem a catarinense Bruna Tomaselli, um ponto à frente do gaúcho Franco Pasquale.

Na Novatos a briga pelo título também é intensa e dois pilotos da mesma equipe, a Satti Racing, são os principais destaque em sua divisão e também na disputa geral. O paulista Lucas Villela lidera, com 119 pontos conquistados, seguido de perto por Lucas Kohl, do Rio Grande do Sul, que tem 107.

"Este ano nossa primeira etapa foi exatamente em Guaporé, mas junto com o Marcas e Pilotos, Copa Fusca e Fórmula RS. Foi um belo espetáculo, que tenho certeza que repetiremos neste final de semana", garante Fontoura, lembrando da rodada de abertura, em março deste ano, quando Rodrigo Elger venceu as duas baterias pela Graduados e Lucyano Bussular e Lucas Kohl dividiram as vitórias na Novatos.

Como é tradicional na programação da Fórmula Júnior, a tomada de tempos será realizada no final da tarde de sábado (5) e as duas baterias serão disputadas no domingo (6).

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

quinta-feira, julho 03, 2014

Gaúcho de Endurance: Bacher/Paiva/Lemke chegam a Guaporé defendendo a liderança da cat. VI

Fazendo parte de uma previsão de grid recorde para a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, que será realizada no Autódromo de Guaporé (RS) no próximo domingo, o trio de pilotos de Sapiranga (RS), Rodrigo Bacher, Cícero Paiva e Rodrigo Lemke irá à pista para defender a liderança da classe VI do campeonato, em meio a um grid de 60 carros, conforme confirmado pelas reservas de box feitas à AGA (Associação Guaporense de Automobilismo), organizadora da etapa.

Vindo de duas provas com excelente desempenho, o Volvo C30 2.0 16v, preparado pela equipe MC Tubarão, está pronto para a etapa, e realizou treino em condições de extrema chuva no último sábado, em Guaporé, o que pode ser o diferencial, haja vista que a previsão do tempo revela chance de tempo chuvoso para o domingo.

Rodrigo Bacher falou sobre a etapa: "Fizemos somente o treino da semana passada em Guaporé, sob muita chuva. O treino foi muito bom, pois pudemos andar bastante no molhado. Demos 130 voltas ao todo, ou seja, o equivalente ao que será percorrido na prova. O carro esta muito bem equilibrado, e se chover no final de semana temos bastante confiança de que iremos fazer uma bela prova. Viramos tempos muito bons com a pista molhada e esperamos repetir isto no próximo final de semana", finalizou o piloto.

A disputa pelo campeonato está apertada. O trio do Volvo C30 lidera com 175 pontos, seguido de perto por Aldoir Sette/Leovaldo Petry (Gol G4 2.0 16v), com 155, e do trio Delcio, Renato e Marcelo Dornelles (Gol G3 2.0), com 145.

Além do Gaúcho de Endurance, a prova valerá como 1ª etapa da Copa Brasil de Endurance, que terá a segunda e última disputa no Autódromo de Tarumã, em outubro. A prova de 3 Horas de duração terá largada às 12h48min do domingo, 06 de julho, e terá transmissão ao vivo via internet, no site da categoria, endereço http://endurancers.com. A equipe tem o patrocínio de Mídia Mitsubishi, Midia Premium, West Coast, Paquetá Esportes e Wih Informática.

Texto e foto: Niltão Amaral

Bruna Tomaselli disputa 4ª etapa da Fórmula Júnior em Guaporé (RS)

Catarinense busca novas vitórias para se aproximar da liderança na divisão principal

Terceira colocada na principal divisão da Fórmula Júnior, a Graduados, Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar Racing | JZ Racing) buscará neste final de semana, em Guaporé (RS), repetir a vitória conquistada na 2ª etapa da competição. Caso conquiste seu principal objetivo e vença as duas baterias da 4ª etapa, as chances da catarinense de alcançar a liderança do campeonato aumentam bastante.

Treze pontos atrás de Matheus Rouver, o líder do campeonato, e apenas seis atrás do vice, o paranaense Rodrigo Elger, Bruna Tomaselli chegará à Guaporé animada. Na primeira etapa do ano, disputada no mesmo autódromo, a piloto da equipe Giocar Racing marcou a pole position e terminou a primeira bateria em 2º, a apenas 85 milésimos do vencedor. Depois, na segunda bateria, quando novamente lutava pela vitória, acabou envolvida em um acidente e teve que abandonar.

"Cada etapa é diferente da outra, mas estamos animados por já termos um bom 'set-up' para Guaporé", conta Bruna Tomaselli (Mormaii | Bruna & Bia | Giocar Racing | JZ Racing). "Isto, é claro, não garante nada, mas certamente estaremos adiantados no acerto do carro nos treinos", emendou a piloto, que nas duas etapas seguintes também destacou-se bastante.

A Fórmula Júnior seguirá sua grade de horários tradicional e neste sábado (5) realizará sua tomada de tempos para definir o grid de largada da 1ª bateria. A segunda bateria terá sua largada de acordo com a chegada da 1ª, e ambas serão realizadas no domingo (6).

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Fórmula Júnior e Endurance: Franco Pasquale terá jornada dupla em Guaporé

O piloto de Gramado/RS, Franco Pasquale (Salão Super Carros/Chocolates Lugano), estará novamente nas pistas no próximo final de semana, para disputar da 4ª etapa da Fórmula Júnior, categoria-escola promovida pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).

E as chances de brigar pela vitória são grandes, tendo em vista o excelente retrospecto do piloto nas três primeiras etapas do ano: vitória na pista na 2ª etapa (sobre a qual incidiu punição a posteriori, contestada pela equipe), duas vezes subindo ao pódio no segundo lugar na última etapa, em Tarumã, e um terceiro lugar na primeira etapa.

A tabela de pontuação da classe Graduados revela um campeonato bastante equilibrado: apenas 1 ponto separa Franco, que anota 81 pontos, de Bruna Tomaselli, sendo oito atrás do seu companheiro na equipe Pole Motorsport, Rodrigo Elger, e 14 atrás do líder Matheus Rouver.

E o desafio será duplo, visto que o piloto fará sua primeira prova com um carro de turismo, disputando, também, a prova de 3 Horas do Gaúcho de Endurance, que faz parte da programação, a bordo do Fiat Linea T-Jet da equipe MC Tubarão.

"Na Fórmula Júnior a expectativa é de duas baterias muito disputadas, mais do que na última etapa, em Tarumã. Já na Endurance, será uma prova de adaptação, por ser um carro de turismo, e também pela duração da prova. Darei meu máximo por meus companheiros de pilotagem, e o objetivo é lutar por um lugar no pódio", disse Franco.

Esta etapa das categorias de Fórmula será disputada, excepcionalmente, em conjunto com o Campeonato Gaúcho de Copa Classic e de Endurance, e deverá colocar um total de aproximadamente 90 carros no autódromo, sendo uma grande atração no final de semana esportivo do estado.

A primeira bateria será disputada ainda no sábado, dia 5, às 16h10min, e a segunda bateria no domingo, às 9h25min.

Texto e foto: Niltão Amaral

quarta-feira, julho 02, 2014

Campeonato Regional da Serra de Kart volta em agosto com Fireball Júnior e o retorno da Speed Kart

Evento, disputado em Farroupilha, é sucesso absoluto no Rio Grande do Sul

Com sua 3ª etapa marcada para o final de agosto em Farroupilha (RS), mais exatamente nos dias 23 e 24, o Campeonato Regional da Serra chega com algumas novidades, duas delas direcionadas às categorias de base.

Será nesta 3ª etapa que, pela primeira vez no Brasil, os pilotos que saíram da Cadete terão a oportunidade de competir com um motor Fireball, logicamente adaptado às necessidades deles, especialmente redução de potência. Para suprir a falta de uma Júnior Menor no Estado, foi criada a Fireball Júnior, que receberá apenas pilotos com Cédula Desportiva Cadete e Júnior Menor.

As inscrições custarão R$ 170,00 por etapa e os pilotos deverão adquirir na secretaria o combustível necessário para a tomada de tempos e as baterias.

Outra medida que visa apoiar os pilotos da base diz respeito à Cadete e esta tem por objetivo reduzir custos. Nesta 3ª etapa os pilotos desta categoria largarão com pneus zero, que serão depois utilizados na 4ª etapa. Na 5ª e última etapa será utilizado o mesmo critério, o de usar pneus zero, o que deverá ser adotado também na próxima temporada, muito provavelmente de uma forma mais ampla, ou seja, cada jogo de pneus deverá ter um uso mais prolongado.

A terceira medida terá caráter organizacional e diz respeito ao sistema de inscrições. A partir desta etapa, ao finalizar sua inscrição na secretaria, o piloto receberá um adesivo, que deverá ser colado na gravata de seu kart. E será apenas portando este adesivo que o piloto poderá ir à pista para treinar.

A Pró 400, que antes disputava uma prova de uma hora de duração, também recebeu modificações e, a pedido dos pilotos, passará a disputar duas provas de 20 voltas, assim como as demais categorias, exceto a Cadete e a recém criada Fireball Júnior, que fazem 15 voltas.

Por fim, a Speed Kart, que esteve fora da rodada anterior, está de volta, com força total, já que pelo menos dez pilotos já estão confirmados na 3ª etapa: Evangelo Antunes (Marau), Franklin Fiel (Encantado), Juliano Sebben (Farroupilha), Marcelo Pilon (Bagé), Maurício Stapassola (Caxias do Sul), Michel Fiel (Encantado), Rodrigo Vicari (Bento Gonçalves), Rogério Daltoé (Bento Gonçalves), Silvano Fernandes (Caxias do Sul) e Wagner Casagrande (Marau). Outros ainda devem confirmar presença na prova que pode ser definida como o renascimento da categoria.

Os adendos - que criam a Fireball Júnior ou que regulamentam as mudanças - estão disponíveis na página especial do Regional da Serra no Portal Kart Motor (http://www.kartmotor.com.br/web/index.php?menu=RegionalDaSerra). Clique em Regulamento.

O Campeonato Regional da Serra é apoiado pelas empresas Bepi Kart, Birel Sudam, Ciabe, Fórmula Júnior, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea e JB Righetti), Kart Mini, Kart Shop, Matias Racing School, Mega Kart, Meg Star, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, TKR, ULV e VLL Confecções Esportivas.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Marca 47 vezes campeã mundial oferece motor Tag com baixo custo de manutenção

Motor Iame Tag firma-se cada vez mais no kartismo brasileiro e é utilizado em seis diferentes campeonatos

Em tempos de custos ainda mais elevados, um dos primeiros anseios de um piloto de kart é diminuir despesas. E quando esta diminuição se alia a um equipamento que conquistou 47 títulos mundiais não há como negar que esta pode ser uma das melhores medidas a tomar. Este é o cenário para quem compete com os motores Tag fabricados pela Iame, empresa italiana com larga e vitoriosa história no kartismo mundial.

Utilizado em seis campeonatos atualmente no Brasil, o Iame Tag tem como principal atrativo exatamente seu baixo custo de manutenção, que se verifica em função da relação coroa x pinhão, com limitação de giros. Ela permite que o motor possa trabalhar em um regime de giros menor que os demais propulsores - sem perder rendimento e velocidade - e, por isso, oferece uma guiada mais suave. Isto faz com que haja a economia da coroa e da corrente e, com menor trepidação, obtêm-se, inclusive, um índice menor de quebras de chassi.

Com a limitação de giros, através da centralina, a necessidade de manutenção nas peças internas também diminui, o que igualmente gera a referida baixa nos custos financeiros para o piloto que opta competir nos eventos com motor Iame Tag.

Outra importante característica do motor Iame Tag é sua embreagem interna, que oferece a comodidade de não precisar empurrar o kart para fazê-lo funcionar. Para isso, utiliza-se o "starter" para dar a partida elétrica.

Um dos seis campeonatos que utilizam o motor Iame Tag é o Top Kart Brasil, evento de caráter nacional que terá sua 2ª etapa neste final de semana no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). Nele, assim como em outros dois, está em jogo uma vaga para disputar o Iame International Finals, a final mundial dos motores Iame Tag, que será realizada em outubro na França. As principais despesas - passagem aérea, kart completo e assistência de uma das principais equipes francesas - serão cobertas pela Iame Brasil.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)