terça-feira, janeiro 27, 2015

Primeira seletiva da Fórmula Júnior em 2015 terminou com saldo bastante positivo

Atividade foi realizada nesta quinta-feira (22) no Velopark, na Grande Porto Alegre (RS)

E a terceira temporada da Fórmula Júnior começou de forma bastante positiva nesta quinta-feira (22) no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre (RS). Com pilotos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Brasília, a categoria realizou a primeira seletiva do ano, oferecendo-lhes a oportunidade do primeiro contato com o carro e com as equipes, ao mesmo tempo em que conhecia seus prováveis integrantes em 2015.

As atividades se desenrolaram ao longo de todo o dia, começando pela parte teórica, quando os gaúchos Pedro Trevisol, Renan Busse e Rômulo Nascimento, o catarinense Eduardo Souto, o paranaense João Pedro Villela e o brasiliense Daniel Duarte conheceram o traçado do Velopark e foram apresentados às equipes presentes. Depois de terem o primeiro contato com os carros disponíveis, os pilotos passaram a experimentar os equipamentos em idas alternadas à pista, sem inicialmente se preocupar com os tempos que estabeleciam.

Com a confiança sendo adquirida aos poucos, todos foram melhorando sua performance e extraíram o máximo que podiam dos carros, encerrando o dia de forma bastante positiva. Pedro Trevisol, um dos estreantes, avaliou sua participação na seletiva da Fórmula Júnior. "Pude ver que a Fórmula Júnior oferece uma boa base para quem quer dar continuidade à sua carreira em outras categorias de monopostos. Quem vem do kart vai verificar que o Fórmula Júnior é bem parecido, apesar de ser necessário guiar o carro de forma mais suave", disse o piloto gaúcho. "Acredito que a Fórmula Júnior é a base de tudo neste patamar depois do kart", completou.

Renan Busse foi outro piloto do Rio Grande do Sul que testou o carro da Fórmula Júnior pela primeira vez. "A Fórmula Júnior preenche uma lacuna que existia entre o kart e a Fórmula 3, por exemplo. É um passo mais suave, mas bastante importante para quem quer seguir carreira", constatou Busse. "O carro é seguro, rápido e preciso na dirigibilidade", emendou.

O catarinense Eduardo Souto, que já participara de alguns treinos da Fórmula Júnior, era o mais experiente nesta primeira seletiva da categoria e é um dos primeiros confirmados nesta temporada. "A categoria só tende a crescer, pois é ótima na formação do piloto que busca categorias mais rápidas. O carro é fácil de guiar e ensina muito, como hoje, um dia em que aprendi bastante. Agora quero fazer o próximo treino em Tarumã e me preparar para a temporada", conta Souto.

Para Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da categoria, a primeira atividade da Fórmula Júnior em 2015 foi bastante produtiva. "Começamos o ano de forma muito positiva, com seis pilotos participando desta primeira seletiva. Todos saíram do autódromo com boa impressão dos carros, das equipes e da categoria e, assim, encaminhamos mais uma boa temporada de ensinamentos e de fornecimento de uma boa base para os pilotos que fazem esta transição do kart para o automobilismo", finalizam.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Bravo, BRAVAR, Bravíssimo: Birel Sudam comemora seis vitórias na abertura do Super Kart Brasil

Fabricante de chassis equipou cerca de 50% dos competidores no Kartódromo Aldeia da Serra no último final de semana

Bravo, BRAVAR, Bravíssimo. Assim podemos chamar os resultados obtidos pelos chassis Bravar da fabricante Birel Sudam no último final de semana, dias 24 e 25, quando foi aberta mais uma temporada do kartismo brasileiro. As disputas foram no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), onde foi realizada, de forma paralela, a 1ª etapa do Super Kart Brasil e do Campeonato Paulista, que reuniram pilotos de 13 estados.

A fabricante marcou presença equipando praticamente 50% dos pilotos do grid, porém, mais do que isso, foi destaque ao conquistar vitórias nas baterias, especialmente comemorando a presença de muitos de seus representantes no alto do pódio na etapa como um todo.

Na Shifter, a categoria mais rápida do kartismo nacional, dois pilotos com o chassi modelo BRAVAR dominaram as ações, dividindo as vitórias e garantindo uma dobradinha para a fabricante no pódio. Dennis Dirani, que venceu duas baterias, foi quem subiu no degrau mais alto do pódio, tendo a seu lado, em 2º, Gaetano Di Mauro, que venceu uma prova. Outro fato que mereceu destaque foi a maciça presença dos BRAVAR no grid, já que dos dez participantes, seis utilizavam o modelo.

Os BRAVAR também se destacaram na Júnior Menor, onde foram utilizados por oito dos 12 concorrentes. Enzo Elias, com duas vitórias e um 2º lugar, garantiu o primeiro lugar no pódio da categoria. Derek Ryan, que também venceu uma bateria, foi o 2º, e Felipe Baptista, também dono de uma vitória, foi o 3º, fechando o domínio da fabricante na Júnior Menor. Stefano Marins, em 5º, completou a ampla presença da marca no pódio. Além disso, os BRAVAR foram donos da pole position nas duas tomadas de tempo, com Enzo Elias e Derek Ryan.

A Sênior e a Super Sênior correram agrupadas e mais uma vez os BRAVAR venceram, com Daniel Croce e Ricardo Thomazi, respectivamente. Mas, além das duas vitórias, a marca garantiu a dobradinha nas duas categorias, agora com Adriano Pizzonia e Antonio Canedo, e duas poles, com Croce na Sênior e com Thomazi na Super Sênior.

Outra categoria onde os chassis da fabricante Birel Sudam se destacaram de forma incisiva foi a Cadete, "porta de entrada" para o esporte. Com duas poles e duas vitórias, Gabriel Crepaldi superou 16 adversários e subiu no degrau mais alto do pódio. Pedro Braga, também representando a marca, foi 3º no pódio.

Com duas poles (Gabriel Paturle e Marcel Coletta), a fabricante também destacou-se com o BRAVAR na Júnior, onde sagrou-se vencedora com o próprio Coletta, que venceu três das quatro provas disputadas. Vinícius Ponce, que foi o vencedor da 1ª bateria, terminou a competição no pódio, em 5º, também utilizando o chassi.

A Graduados teve dois representantes da fabricante de chassis comandada pelo empresário Onassis Souza no pódio. Com ótima campanha, Paulo Victor e Murilo Della Coletta levaram os BRAVAR à zona de troféus e terminaram em 2º e 3º, respectivamente.

"Vivemos um final de semana mais do que especial, quando nosso aproveitamento foi de quase 100%. Vencemos em seis das oito categorias em disputa, sendo que em uma delas não tínhamos representantes, o que nos deixa muito satisfeitos e, mais do que isso, bastante animados para esta temporada que se iniciou neste final de semana. Quero agradecer a todos que vem confiando em nosso trabalho e em nosso equipamento e reafirmar que estamos cada vez mais empenhados em oferecer mais e melhor a nossos clientes", resumiu Onassis Souza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Mauricio Villela

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Fórmula Júnior comemora a chegada de seu campeão à Fórmula 3 Brasil

Categoria realizará seletiva nesta quinta e sexta-feira no Velopark (RS)

Criada em 2013 para servir como transição do kart para o automobilismo, a Fórmula Júnior terá uma seletiva nesta quinta e sexta-feira (22 e 23), no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Assim, pilotos de todo o Brasil terão dois dias de intensas atividades que definirão os novos pilotos da única categoria-escola do automobilismo brasileiro.

Em seus dois anos de vida, a Fórmula Júnior vem cumprindo de forma plena sua proposta de servir como base para novos pilotos darem prosseguimento em sua carreira. Campeão da Copa Brasil pela equipe Pole Motorsport, o brasiliense Pedro Cardoso é a mais recente prova da eficiência da proposta da Fórmula Júnior.

Esta semana, na última terça-feira, Pedro Cardoso foi anunciado como integrante do projeto de desenvolvimento de pilotos da Shell e correrá a temporada da Fórmula 3 Brasil apoiado pela distribuidora de combustíveis. "Recebemos com grande felicidade a notícia de que o Pedro Cardoso competirá na Fórmula 3 depois de ter tido sua primeira temporada no automobilismo conosco, na Fórmula Júnior", ressaltam Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da categoria-escola. "Temos certeza de que ele aprendeu muito e enfrentará este novo degrau em sua carreira com uma excelente base, muito bem preparado", completam.

Pedro Cardoso, um dos pilotos que mais venceu na última temporada da Fórmula Júnior, é só elogios para a categoria e dá conselhos aos pilotos que começam a traçar planos para sair do kart e dar seus primeiros passos no automobilismo. "Todo piloto que tivesse a oportunidade de correr pelo menos uma vez com o carro da Fórmula Júnior deveria fazer isso", resume. "O carro é ideal para quem está saindo do kart e também é muito técnico em termos de ajustes. As alterações que fazemos durante as atividades mudam bastante o carro, então é legal para se aprender o que fazer neste aspecto. Além disso, a organização do campeonato é muito boa, o sistema de treinos é o correto e a competitividade é altíssima, até porque todos os carros são muito parelhos", finaliza o novo piloto da Fórmula 3 Brasil.

Nesta quinta e sexta-feira a seletiva da Fórmula Júnior será dividida em dois módulos, o primeiro deles dedicado aos pilotos estreantes, que ainda não conhecem os carros e as equipes. Este módulo terá custo de R$ 1.000,00 para um percurso de 15 voltas, valor que inclui todas as despesas de escola em carros de turismo para aprendizado do traçado, taxa de pista, carro da Fórmula Júnior, apoio de equipe, combustível e vários outros itens.

No segundo módulo, para pilotos que já tiveram oportunidade de treinar com um monoposto da Fórmula Júnior, será realizado um treino coletivo, quando já poderão escolher sua equipe para a temporada. O treino terá 60 voltas e um custo de R$ 2.800,00 e nestes valores estão incluídos os mesmos itens listados no caso dos pilotos estreantes, exceto a escola de pilotagem, por razões óbvias.

Nesta seletiva os promotores da Fórmula Júnior aproveitarão a oportunidade para apresentar aos pilotos os ajustes que a categoria recebeu no intuito de oferecer ainda melhores condições de aprendizado, bem como o calendário e os valores para a atual temporada.

Para mais informações, ligue para (51) 9178.6084 e fale com Claudio Fontoura.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: André Kotoman

terça-feira, janeiro 20, 2015

Motor Iame Tag volta a integrar as disputas na Granja Viana e oferece pacote bastante atrativo

Equipamento pode ser comprado em dez vezes e pilotos receberão dois jogos de pneus e duas inscrições como brinde

Oferecendo uma das melhores relações custo/benefício, a Iame Tag volta a integrar a programação de uma das principais competições do kartismo nacional, a Copa São Paulo Granja Viana. E, com o apoio do próprio Kartódromo Granja Viana, da MG Pneus e da Iame Brasil, a categoria tem a expectativa de reunir mais de 20 pilotos para a etapa de abertura da competição, marcada para o próximo dia 7 de fevereiro.

Em uma promoção limitada ao tempo que durarem seus estoques - e exclusiva aos pilotos que forem competir neste campeonato -, a loja da Sabiá Racing na Granja Viana oferece os motores Iame Tag em 10 vezes. De brinde, o piloto levará dois jogos de pneus MG. "O motor com partida elétrica é tendência nacional, seguindo os rumos já estabelecidos há algum tempo na Europa. Então a Sabiá Racing, em parceria com a Iame Brasil, oferece esta promoção como forma de incentivar os pilotos a disputarem a Iame Tag, um motor com baixo custo de manutenção e ótimo rendimento", convida Cláudio Dantas, o Sabiá.

A própria organização do campeonato, comandada por Felipe Giaffone, também aposta na Iame Tag e oferece aos 15 primeiros pilotos que comprarem o motor na Sabiá Racing duas taxas de inscrição, que serão descontadas ao longo da temporada.

Na atual temporada o formato de disputas na categoria Iame Tag será um pouco diferente do ano passado, quando os pilotos disputavam uma única prova, mais longa que o usual. Em 2015, novamente podendo correr em dupla, os pilotos disputarão duas baterias de 25 quilômetros cada.

"O motor Iame Tag é ótimo, pois é rápido e com rendimento muito semelhante aos demais 125cc. Oferece um sistema de partida rápida, realidade mundial e tendência nacional, e praticamente não pede manutenção. Então sua relação custo/benefício é excelente, recomendo a todos os pilotos", disse Daniel Rotta, um dos representantes brasileiros no último mundial da categoria, disputado na França no ano passado.

Para comprar seu motor e usufruir da promoção e seus brindes, contate com a loja Sabiá Racing na Granja Viana, pelos telefones (11) 4702.6133 ou 4612.4499.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Arthur Leist competiu no Florida Winter Tour e conquistou 2º lugar no kartismo americano

Piloto gaúcho esteve em Homestead e abriu temporada com ótimos resultados

O último final de semana foi de abertura de temporada para Arthur Leist (TMA Competições), que esteve em Homestead, nos Estados Unidos, disputando um dos campeonatos mais importantes do kartismo americano. Reunindo pilotos de diversas partes do mundo a cada ano, o Florida Winter Tour realizou a primeira de suas três etapas previstas.

Competindo pela categoria Júnior ROK, Leist logo mostrou sua credenciais, posicionando-se sempre entre os mais rápidos dentre os 31 concorrentes. No primeiro dia de competições, o sábado (17), depois de enfrentar problemas na tomada de tempos, Arthur foi obrigado a largar da última posição na classificatória. Com ótima atuação, ele superou 19 competidores para terminar na 12ª posição, de onde largaria para a final, prova em que novamente esteve muito bem, terminando em 6º.

No domingo (18) os resultados foram ainda melhores e na tomada de tempos o gaúcho de Novo Hamburgo obteve belo resultado, garantindo um lugar na terceira fila do grid de largada, em 6º. Na classificatória Arthur Leist terminou em 5º e depois, na Final, subiu no pódio após receber a bandeirada em 2º, a apenas 91 milésimos do vencedor, Mathias Ramirez.

"Foi uma experiência muito boa, muito interessante, especialmente pelo aprendizado de competir em um kartismo diferente do nosso no Brasil", aponta Arthur Leist (TMA Competições), que utilizou um chassi Techspeed, fabricado no Brasil. "O nível dos concorrentes era muito bom e começar a temporada desta forma, com resultados positivos, é excelente. Agradeço à Techspeed e ao meu mecânico Ricardo", finaliza Leist.

As próximas rodadas do Florida Winter Tour serão disputadas em fevereiro e em março, respectivamente em Orlando e em Ocala, em ambos os meses nos dias 21 e 22.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Gustavo Naspolini

sexta-feira, janeiro 16, 2015

João Barcelos abre temporada 2015 correndo em São Paulo

Piloto catarinense intensifica preparação para a maratona de corridas prevista para este ano. Desafios serão no Super Kart Brasil, Copa São Paulo, Campeonato Sul-Brasileiro, Brasileiro e Sul-Americano.

Serão mais de 40 corridas em quatro estados brasileiros ao longo do ano. Este é o planejamento da temporada 2015 para o jovem piloto catarinense João Vitor Barcelos. Aos 10 anos de idade, João Vitor parte para sua quarta temporada completa no kartismo com novos desafios.

Bicampeão brasileiro de kart (em 2012 e 2014), Barcelos vai enfrentar os melhores pilotos do país já a partir da próxima semana. Nos dias 24 e 25 de janeiro, ele disputa a primeira competição do ano: o Super Kart Brasil, que será realizado em São Paulo com a expectativa de reunir mais de 100 pilotos de todo o país.

Na sequência, logo no início de fevereiro João Vitor tem a abertura do principal campeonato regional do país: a Copa São Paulo de Kart Granja Viana. É lá que ele vai buscar um novo título ao longo de 10 etapas - incluindo a defesa do título Brasileiro de Rotax conquistado em 2014 na mesma pista.

Ainda no primeiro semestre, a agenda prevê a disputa do Campeonato Sul-Brasileiro, realizado em três etapas nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E, em seguida, as disputas do Campeonato Sul-Americano de Rotax e do Campeonato Brasileiro de Kart no mês de julho.

"Eu quero andar bem em todas as corridas que eu disputar nesse ano", promete o piloto. E para isso, a rotina de treinamento é intensa mesmo nas férias. Junto da equipe Calliari Racing, comandada pelo preparador Clóvis Calliari, João Vitor faz treinos semanais no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis.

Tudo para fechar o ano com mais uma prateleira repleta de troféus.

Fonte: KartPress
Foto: Mario Ferreira

Fórmula Júnior inicia sua terceira temporada com seletiva no Autódromo do Velopark

Atividade tem, até o momento, presença confirmada de pilotos de Brasília, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Até o momento com pilotos de Brasília, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul confirmados, a Fórmula Júnior abrirá nos próximos dias a sua terceira temporada. No Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre (RS), a categoria terá, nos dias 22 e 23 de janeiro, sua primeira atividade no ano, uma seletiva para definir quais pilotos disputarão o terceiro campeonato de Fórmula Júnior da história.

"Vivemos duas temporadas de muito equilíbrio e disputas e agora daremos início a mais uma, buscando conhecer novos pilotos, que terão uma ótima oportunidade de fazer sua transição do kart para os carros e, depois, dar sequência à suas carreiras com uma excelente base", convidam Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior.

A seletiva da Fórmula Júnior será dividida em dois módulos e no primeiro deles o foco será nos pilotos estreantes, que ainda não conhecem os carros e as equipes. Para eles a seletiva terá vez no dia 22, quando o custo será de R$ 1.000,00 para um percurso de 15 voltas, valor que inclui todas as despesas de escola em carros de turismo para aprendizado do traçado, taxa de pista, carro da Fórmula Júnior, apoio de equipe, combustível e vários outros itens.

O segundo grupo será de pilotos que já tiveram oportunidade de treinar com um monoposto da Fórmula Júnior e para estes será realizado um treino coletivo, quando já poderão escolher sua equipe para a temporada. O treino terá 60 voltas e um custo de R$ 2.800,00 e nestes valores estão incluídos os mesmos itens listados no caso dos pilotos estreantes, exceto a escola de pilotagem, por razões óbvias.

Os promotores da Fórmula Júnior aproveitarão a oportunidade para apresentar aos pilotos os ajustes que a categoria recebeu no intuito de oferecer ainda melhores condições de aprendizado, bem como o calendário e os valores para a atual temporada.

Para mais informações sobre a seletiva da Fórmula Júnior contate com Claudio Fontoura, pelo fone (51) 9178.6084.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: André Kotoman