quarta-feira, setembro 24, 2008

Fórmula Classic: Surpreendente festa gaúcha em Tarumã

Ainda sobre a Fórmula Classic, o Erlon Radl publicou no site da APPA/RS (Associação dos Pilotos e Preparadores do RS) esse relato aí abaixo sobre a prova da categoria no último domingo, em Tarumã. As fotos também são de autoria do Erlon Radl...

Saída dos boxes de Tarumã

Paulistas eram os favoritos, mas os gaúchos se impuseram e foram ajudados pela sorte.


As mais de 3 mil pessoas que estiveram em Tarumã no domingo foram brindadas por um espetáculo de levantar torcida. Os vovôs da velocidade mostraram que estão afiadíssimos e provaram que velocidade é algo que eles dominam. Impossível de dizer o que mais chamava a atenção. O desempenho do FNM JK do paulista Flávio Steinbruch, ou o grito ensurdecedor do Puma DKW e do DKW Belcar. Ou ainda o ronco grave e compassado dos mais de 300cv dos superpreparados Maverick.


As baterias disputadas no domingo foram antológicas e rememoraram os embates de gaúchos x paulistas, embate tão comum nos anos 60 e 70, que forjaram rivalidades históricas. Desde os treinos livres de sábado a velocidade e desempenho surpreendia a todos. Os paulistas chegaram a Tarumã com 5 carros ultrapreparados, divididos em duas Pumas, um FNM JK, um Alfa GTV e um Dodge Polara. O tempo da pole position, de 1min21s297, marcado pelo Puma 913 de Carlos Estides, foi surpreendente.


Nas provas, o embate entre o Puma 913, o FNM JK 787 de Fábio Streinbruch, o Fiat 147 de Rogério Franz e o Chevette 97 da dupla porto-alegrense Schumann / Dietrich se iniciou desde as primeiras voltas. Pelas posições intermediárias, a luta entre Cassiano Trein (Passat 17), Fabiano Zanon (Galaxie 79), Fernando Leke (Maverick 74), Wanderlei Natali (Alfa GTV 22), Nelson dos Santos (Corcel 20) e Oscar Leke (Puma DKW) foi emocionante.


A poucas voltas do final, o Maverick 75 de Giuliano Giacomezzi rodou no contorno do laço. Carlos Estides, que vinha na liderança da prova, ao desviar do Maverick nao conseguiu evitar a batida na proteção de pneus e ficou alijado da disputa, deixando a liderança para o Chevette 97 da dupla gaúcha.

A próxima etapa da Fórmula Classic está marcada para o dia 25 de outubro, novamente no Autódromo de Tarumã.

Pilotos da Fórmula Classic

Abaixo o resultado da prova de domingo, 21 de setembro, da Fórmula Classic:
Pos / Nr / Piloto / Carro
1) 97 - Schuman/ Dietrich - Chevette
2) 147 - Rogério Franz - Fiat 147
3) 787 - Fábio Streinbrush - FNM JK
4) 17 - Cassiano Trein - Passat
5) 79 - Fabiano Zanon - Galaxie
6) 74 - Fernando Leke - Maverick V8
7) 22 - Wanderlei Natali - Alfa GTV
8) 20 - Nelson Santos - Corcel
9) 57 - Oscar Leke - Puma DKW
10) 34 - Tibiriçá de Los Santos - Renault 4CV
11) 913 - Carlos Estides - Puma VW
12) 75 - Giuliano Giacomezzi - Maverick V8
13) 86 - Osvaldo Barros - Dodge Polara
14) 99 - Eduardo Neves - VW Brasília
15) 71 - Ricardo Trein - FNM JK
16) 56 - Teodoro Januz - DKW Belcar
17) 7 - Ricardo Malanga - Puma VW

Texto e fotos: Erlon Radl

Nenhum comentário: