Betto D’Elboux foi quarto na geral e primeiro na categoria na abertura de temporada da categoria CTC Pickup.
Acostumado a cobrir o automobilismo esportiva do lado dos boxes, o jornalista Betto D’Elboux, editor da revista Racing, aceitou o convite dos organizadores da categoria CTC Pickup e fez sua estréia como piloto ao disputar a primeira prova do Campeonato Paulista da categoria. A competição aconteceu no último fim de semana, em Interlagos, e reuniu 15 pilotos na primeira corrida desde a mudança do regulamento: a partir deste ano as pickup Courier foram equipadas com o motor VW AP 1.8.
“Sempre tive vontade de passar para o outro lado do guard rail”, declarou D’Elboux após a prova. “Graças ao convite dos organizadores da CTC PIckup, Sergio Chamom e Célio Debes Júnior, consegui chegar a esse objetivo”.
Segundo o jornalista a nova categoria vai de encontro à demanda de boa parte de entusiastas que querem praticar o automobilismo em um nível superior ao do kart indoor, mas com custos compatíveis. De acordo com o jornalista-piloto, essa possibilidade é real:
“Além do regulamento da categoria ser bastante restrito, os organizadores conseguiram conscientizar um grupo de preparadores a adotar uma política de preços reduzidos para a preparação e manutenção dos carros. Essa possibilidade e o resultado da minha primeira corrida me animaram a sair em busca de apoio para disputar toda a temporada”.
O Campeonato Paulista de CTC Pickup tem XX etapas, sendo que a segunda está confirmada para o dia XX de abril. Chamom e Debes Júnior acreditam que o número de inscritos deverá chegar a 20 carros.
"Fui convidado pelos organizadores, Sérgio Chamon e Celinho Debes Jr., para a prova de abertura e estréia da nova categoria, com o novo carro. Até o ano passado, a categoria era denominada DTM Pick-up e utilizava motores Ford 1.6 originais da Courier. Este ano passou a utilizar, no mesmo chassi (mesmo chão, mesmos freios...), motores VW AP 1800... Tive o apoio do Beto Manzini e do Norberto Gresse (da Auto Neg), já que, às pressas, precisei correr atrás de homologação do meu curso de pilotagem e de verba para a taxa da Federação emitir a minha Carteira de Piloto. Eu já havia feito o curso do Manzini (agosto/2004), mas até então não o havia homologado.", explicou Betto.
A prova contou com 15 pilotos e 13 carros. Como eram duas baterias, dois carros corriam em duplas. Na categoria Super havia 8 pilotos. Na Light (categoria de Betto), havia 5 pilotos – dentre eles, Valéria Zoppello, que já disputou a Copa Corsa Metrocar, a categoria Fiesta feminino, entre outras....Entre os pilotos da Categoria Light, era o único estreante. Os quatro restantes já disputaram pelo menos duas temporadas no automobilismo.
"Alguns, na própria DTM Pick-up...Meu carro foi preparado por ninguém menos que Alfredo Guaraná Menezes, uma lenda viva do automobilismo brasileiro, o homem que em parceria com Paulo Gomes acelerou a mais de 300 km/h um Porsche nas 24 Horas de Le Mans em 1978...", comentou o piloto.
Guaraná, logo após o treino classificatório, comentou : "gostei de ver o seu desempenho. Você pilota de forma consciente, segura e não chegou aqui botando banca e achando que sabe tudo... Com você dá para desenvolver um bom trabalho" Depois da prova, completou: Parabéns! Você fez a lição de casa! Vamos em frente! No próximo treino quero desenvolver um trabalho de melhoria do seu tempo trecho a trecho em Interlagos"
Divulgação piloto (conforme matéria na Cronospeed)
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