sexta-feira, julho 28, 2006

Mundial de Kart Indoor

Ainda sobre o Mundial de Kart Indoor, o piloto brasileiro Ed Cordeiro, que participará do evento, enviou dos EUA diversos relatos desses dias que antecederam o início dos treinos oficiais e das provas. É o Phoenix News, do "correspondente internacional mais improvisado do mundo", segundo as palavras do próprio piloto.

Confira os relatos aí abaixo, no link comments, e boa leitura!

3 comentários:

waf racing disse...

Phoenix News - dia 21 e 22 de julho

Olá pessoal,

Eu e a Paula (piloto que também participará do Mundial) estamos em Phoenix desde o dia 20 e a nossa primeira atividade só foi possível no dia seguinte, com a ida ao kartódromo onde será realizado o II IKWC. Assim que chegamos fizemos o registro para compra do all day pass (que permite andar o quanto você quiser naquele dia pelo preço de US$ 75) e logo depois chegou o Rodrigo com o Toni (piloto local que correrá o Mundial). Fomos apresentados, todos muito simpáticos e cordiais o tempo todo. Fomos muitíssimos bem recebidos em todos os lugares onde fomos.
O kartódromo é deslumbrante, com exposição permanente de carros de corrida de diversas categorias, jogos eletrônicos, serviço de bar e restaurante, loja de souvenirs e recepção. Fomos para a pista 2, para começar os treinos. Assim que chegamos vimos o nome do Rodrigo como o mais rápido da semana na pista 1 e como um dos mais rápidos da pista 2. As duas pistas juntas formarão uma única pista com aproximadamente 800 m de extensão, onde será realizado o mundial desse ano. Eu e a Paula nos adaptamos rapidamente ao traçado, sendo que ela teve uma dificuldade adicional com a pedaleira do kart e com o cinto de segurança (isso mesmo!!! o kart daqui tem cinto e santo-antonio!!). Andamos cerca de quinze baterias cada um e o resultado inicial foi bem satisfatório. O treino foi com alguns dos melhores pilotos locais e com outras delegações já presentes em Phoenix, como a Colômbia, Suécia e americanos de outros estados.
No dia seguinte fomos fazer compras e depois fomos ao centro de treinamento de pilotos do Bob Bondurant (www.bondurant.com). Nos identificamos como leitores do seu livro "Bob Bondurant on Racing Kart Driving" e perguntamos se ele se encontrava. O recepcionista disse que sim e ele veio nos receber na entrada do seu centro. Contamos que exatamente há um ano atrás compramos seu livro e hoje estávamos representando o Brasil numa competição internacional de kart indoor, o II IKWC. Ele ficou muito feliz e nos contou também um pouco de sua história. Que foi piloto de F-1 em 66 e 67 com uma Ferrari, competiu em Le Mans em provas de endurance, obteve vários títulos americanos e competiu na Indy, montou uma imensa escola de pilotagem em Phoenix há 38 anos, que hoje é uma das maiores dos Estados Unidos e talvez do mundo. Ele é um ser humano espetacular pela sua simplicidade, simpatia e tranqüilidade.
Entregamos ao nosso ilustríssimo anfitrião, como singela lembrança da nossa visita, um boné da Equipe Brasileira Top Kart e um patch da KartRiders. Ele ficou encantado com as nossas historias do kartismo brasileiro e bastante impressionado com a realização em futuro próximo do II Festival Brasileiro de Indoor, organizado pela AMIKA em São Paulo, com cerca de 200 pilotos.
O Bob retribuiu a gentileza dando-nos um boné autografado e depois nos convidou a andar em seu próprio carro, um GM super charger com 350 HP em sua pista de corrida. Com ele ao volante, a Paula e o Rodrigo no banco de trás e eu na frente. Ele nos deu uma aula de pilotagem inesquecível.
Eu e o Rodrigo, que esta aqui ao meu lado, estamos mandando a todos um grande abraço. Amanhã pela manhã sairemos para pegar o resto do time no aeroporto.

Abraços!

Ed Cordeiro

waf racing disse...

Phoenix News - dia 23 de julho

Carissimos,

Hoje acordei bem cedo para ir ao aeroporto pegar o restante do time, que chegava de uma escala vinda de Dallas. Todos chegaram super bem e, apesar do (con)fuso horário, estavam dispostos a correr de kart o dia todo. O que no fundo seria a melhor saída para acomodar o relógio biológico com o relógio do dia a dia.
Depois de acomodar o restante da equipe e buscar o Rodrigo, fomos ao kartódromo para um dia de treinos. Logo na primeira bateria o Pedro quebrou o recorde da pista 2. Na bateria seguinte o recorde foi novamente quebrado, mas dessa vez pelo piloto Sebastian Crikens. O garoto tem uns 15 kg a menos que Pedro e, com certeza, com uma noite bem melhor dormida. A equipe brasileira toda aparece com ótimos resultados entre os dez melhores tempos no fechamento da semana.
Treinamos bastante e a uma certa hora do dia o traçado da pista 2 mudou, para a realização do evento da liga local. Uma espécie de campeonato como os feitos no Rio e em Sampa, tipo RKC, BV, PNT, KR, AMIKA, etc... Tudo organizado pelo kartódromo. Como somente eu e a Paula estávamos mais bem dispostos, resolvemos participar da brincadeira.
O sistema de disputa é um pouco diferente daquele que conhecemos. Funciona assim: Através de sorteio, os pilotos foram divididos em dois grupos, A e B, que fariam um qualify de 5 minutos e uma bateria de 10 minutos separadamente. Em seguida, os organizadores pegavam os melhores pilotos em termos de pontuação dos dois grupos e redividia os pilotos pela pontuação obtida. Nessa nova divisão, cada grupo disputaria uma nova bateria de 25 minutos.
No inicio, pelo sorteio, caí no grupo A e a Paula no B. Passamos na seletiva de 10 minutos e ficamos no grupo de ponta para a decisão, na corrida de 25 minutos. Através de um critério de pontuação, muito chato de explicar agora, foi formado o grid e o sorteio dos karts da final. Eu larguei em último no grid, com um kart bom e a Paula em penúltimo, com outro kart legal. Foi uma farra. Cheguei em 3o e a Paula em 4o. Foi uma experiência legal, pois havia pilotos do Mundial e outros locais, que participavam da liga local. Chegaram na minha frente um menino calado, do tamanho do Daniel Faulhaber, e o tal Sebastian, aquele do recorde. Com certeza, o fair play na pista e os resultados deixaram ótima impressão do kartismo brasileiro.
Conhecemos pessoalmente o Carlos, organizador do campeonato e transmitimos o abraço de todos os pilotos brasileiros, em especial o do Miguel, da AMIKA, e os membros ausentes da equipe de 2005, Dico e Marcio.
Amanhã (dia 24/07) haverá o único dia de treinos livres no traçado em que o mundial será disputado. Todos estão ansiosos, pois teremos uma boa prévia do que nos espera dias 29 e 30, pois todas as equipes já terão chegado. Estamos esgotados, mas muito felizes.
Aguardem ...amanhã o bicho vai pegar.

Abraços!

Ed Cordeiro

waf racing disse...

Phoenix News - 24 de julho - Notícias do Mundial

Amigos,

Ontem foi dia muito espetacular! Foi praticamente uma prévia do que será o Mundial desse ano. Disputas equilibradíssimas e 80 pilotos vindos de todas as partes do mundo, trazendo o seu melhor equipamento, preparo físico e emocional, para uma disputa de dois dias de competição.
Apesar da dureza da tarefa, o clima entre os pilotos foi de grande cordialidade, tanto dentro como fora da pista. Teve um momento digno de registro do Pedro Washigton: numa das baterias, reparando que seu colega, o atual campeão mundial Werner Truegler, não estava no kart para treinar, ele próprio saiu de dentro do kart e foi chamá-lo, para que não perdesse sua vez de entrar na pista. Claro que quebras de kart e toques involuntários seriam inevitáveis, pois estamos falando de 17 pilotos dentro da pista durante 12 horas contínuas.
Os membros da equipe brasileira andaram cerca de 12 baterias cada um. Este escriba, louco por velocidade, está com o corpo moído. Foi dormir 2 da manhã (6 horas da manhã no Brasil) fazendo planilha de tempos do pessoal, comparando pilotos e karts.
Hoje é dia de folga. Iremos passear, mas em algum momento do dia a gente senta para trocar informações sobre os resultados de ontem.
Os grandes destaques do treino geral foram Rodrigo Faulhaber, Thiago Costa e o Pedro Washington. Vejam bem... eles não foram os destaques da equipe brasileira. Eles simplesmente engoliram todo mundo. Dos cerca de 80 pilotos que andaram ontem, os três estavam na frente e os outros 77 atrás. Era visível na feição dos demais pilotos e membros do kartódromo a redenção pelo desempenho fabuloso deles. A Paula Cordeiro, dos grupos cariocas RKC, Clube do 13 e Kartriders, única mulher na equipe brasileira, obteve ótimas marcas. Das 6 mulheres inscritas no campeonato somente duas treinaram. Alem da Paula, treinou também a Daniela Simon, piloto iniciante como a Paula, que iniciou no kartismo há apenas 10 meses atrás e já andam no pelotão da frente, dos pilotos com cerca de 8 anos de experiência. Puro talento.
O desempenho na pista foi fortemente influenciado pelo sorteio dos karts. Este esforçado escriba e mais o Otacilio Oliveira, com karts visivelmente inferiores, tiraram água de pedra para acompanhar os demais. Mas, no comparativo com outros pilotos usando o mesmo kart, mostraram resultados muito bons.
Dez novos karts serão colocados na pista. Os demais, com desempenho ruim, serão melhorados com a substituição dos pneus, set up de chassis e reparos no motor (ponto, embreagem, carburação, etc.).
Quem quiser conhecer as instalações do kartódromo, onde será disputado o Mundial 2006, entre no endereço abaixo:

http://www.f1racefactory.com/

Bem, o Phoenix News fica por aqui. Amanhã tem mais.

Um grande abraço do correspondente internacional mais improvisado do mundo... kkkkkk

Ed Cordeiro