quinta-feira, agosto 17, 2006

Cristiano da Matta

Cristiano da Matta deve deixar a UTI até o fim da semana. O brasileiro está internado no Centro Médico Theda Clark, na cidade estadunidense de Neenah, onde se recupera de um acidente sofrido há duas semanas no circuito de Elkhart Lake.Segundo o médico da F-Mundial, Chris Pinderski, Cristiano já respira sem a ajuda de aparelhos e está inconsciente. O Grande Prêmio apurou que o brasileiro foi submetido a uma traqueostomia no fim de semana, para facilitar o processo.“As condições melhoram diariamente enquanto ele está na UTI. Ele tem ficado mais alerta e deve deixar a unidade intensiva entre as próximas 24 ou 48 horas”, afirmou Pinderski.

Um comentário:

waf racing disse...

Saiu no site Grande Prêmio novo relato sobre o estado de saúde do Cristiano da Matta... veja abaixo:

O quadro clínico de Cristiano da Matta segue melhorando no Centro Médico Theda Clark, na cidade norte-americana de Neenah. Na noite de quinta-feira (17) o Grande Prêmio teve acesso a um comunicado escrito pelo irmão do piloto, Gustavo da Matta.

Na nota, notícias que tranqüilizam os fãs: o mineiro não respira mais com a ajuda de aparelhos, já abre os olhos eventualmente e — de acordo com os médicos — pode acordar a qualquer momento.

“Desde que chegou ao hospital, o Cristiano só apresentou melhoras, respondendo positivamente a todas as mudanças e expectativas dos médicos, embora o processo de recuperação seja muito lento. Um fator muito importante para que tudo esteja correndo bem desta forma é a sua excelente condição física. Há três dias, o Cristiano começou a mover as pernas e braços lentamente, e abrir os olhos parcialmente”, afirmou o irmão.

“Hoje ele já está movendo todos os membros, e consegue abrir mais os olhos. Entretanto, não parece responder a nenhum tipo de comando e nem reconhecendo pessoas a sua volta -- o que é normal, já que ele ainda está ‘acordando’”, acrescentou Gustavo, que pareceu tranqüilo quanto à melhora do irmão.

“Ele já respira por conta própria, não necessitando mais da ajuda de equipamentos. Estamos muito otimistas com sua constante melhora e iremos atualizar as informações sempre que acontecerem mudanças significativas”, completou.