quinta-feira, julho 24, 2008

Campeonato Mundial de Kart Indoor na Bélgica: Delegação brasileira embarca amanhã para a Europa


Largada da final do IKWC de 2007

RIO DE JANEIRO - Nessa sexta-feira a delegação que representará o nosso país no IV Campeonato Mundial de Kart Indoor 2008 - IKWC - embarca para a Europa. Dessa vez o Brasil terá a maior delegação já enviada a uma edição do IKWC, desde de que este foi criado em 2005. A delegação brasileira, composta por 30 pessoas (das quais 20 são pilotos, divididos em cinco equipes), competirá esse ano entre os dias 4 e 8 de agosto, na cidade de Kortrijk, na Bélgica.
Após desembarcar em Paris a delegação desfrutará de um final de semana de descanso, visitando os principais pontos turísticos da Cidade Luz.
A programação prevê que na segunda-feira os pilotos irão para a sede do mundial participar de treinos não-oficiais. Na quinta feira, dia 31 de julho, acontecerá um evento preliminar, que é a Copa do Mundo de Endurance (NATION´S CUP).
No dia 4 de agosto, segunda-feira, a competição começa para valer. Serão treinos livres e tomada de tempo para a formação do grid de largada das primeiras provas de terça-feira (5 de agosto). Nesse dia, então, cada piloto correrá duas baterias de trinta minutos. Na quarta-feira, dia 6, mais duas baterias de meia hora cada e na quinta, dia 7, as corridas classificatórias serão encerradas numa etapa única, com duração de uma hora.
Na sexta-feira, dia 8, será o dia da finalíssima nas duas categorias. Tanto a categoria Pesados, para pilotos acima de 90Kg, quanto na Leves, abaixo de 70kg, as baterias terão uma hora e meia de duração cada.
Retrospecto das participações do Brasil
O Brasil possui grande tradição internacional nessa modalidade esportiva, pois desde a primeira edição do IKWC fez uma bela figura. Em 2005 a equipe TOP KART do Brasil foi campeã mundial. No individual emplacou dois pilotos entre os três primeiros colocados: Thiago Costa foi vice campeão mundial e Pedro Washington, prejudicado pela quebra do kart, ficou em terceiro.
Em 2006 o título escapou por uma sucessão de eventos fortuitos desfavoráveis, mas a equipe TOP KART foi vice campeã mundial. Individualmente, o melhor resultado foi de Ed Cordeiro, com um quarto lugar no geral.
Já no ano passado tivemos um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos. Foram quase 90 pilotos em confronto direto e os resultados foram definidos pela estreita margem de meio ponto, dado ao piloto que conferisse a volta mais rápida em sua classificatória, num total de 180 pontos disputados. O Brasil fez bonito, obtendo como resultado final duas equipes nas três primeiras posições, o título mundial individual e simplesmente 9 pilotos entre os 25 melhores do mundo.
Como será o campeonato
O peso dos pilotos é equalizado por um sistema de lastros, que dá a chance de um piloto correr em plenas condições de igualdade. Os karts são fornecidos pelo kartódromo local, que hospeda o campeonato; isso reduz brutalmente os custos de realização, tornando-o muito mais acessível a todos que queiram correr.
Como em cada corrida os karts são sorteados momentos antes dos pilotos entrarem na pista, somado ao fato do elevado nível técnico dos participantes, a competição é duríssima.
No entanto, nem por isso deixa de ter seus favoritos. É o caso dos brasileiros Rodrigo Faulhaber, atual campeão mundial, e Pedro Washington, atual número 2 do ranking. Temos também os austríacos Alex Gumpemberger, campeão em 2006, e Werner Truegler, campeão em 2005.
Esse ano, 120 pilotos estarão em confronto direto, divididos em iguais partes, em duas categorias, lastreados em 70kg e 90kg. Apesar da delegação brasileira viajar desfalcada dos pilotos Thiago Costa (4o no ranking) e Ed Cordeiro (número 9 do ranking), está revigorada por nomes da nova geração como Lucas Motta, de 16 anos, e Fábio Konrad, de apenas 15. Na categoria Pesados, os nomes de Poul Hornemann, Pablo Marlageon e Francisco Inglês são muito cotados. Além dos garotos e pilotos consagrados, temos na categoria leve o piloto Humberto Rubim e o campeão brasileiro de kart Luir Miranda.
As equipes brasileiras esse ano são:
EQUIPE: Topkart - BV
PILOTOS: Francisco Inglês, Leo Guedes, Slow Assis e Otacílio Oliveira.
EQUIPE Topkart - C&C
PILOTOS: Pedro Washington, Laerte Miranda, Luir Miranda e Lucas Motta.
EQUIPE: Topkart - Raceland - Granja Viana
PILOTOS: Pablo Marlageon, Beto Rossi, Carlos Nadaes e Renato Pinna.
EQUIPE Point Kart - Speed Racer
PILOTOS: Rodrigo Faulhaber, Fabio Konrad, Poul Hornemann e Otto Vannier.
EQUIPE: Point Kart - KR
PILOTOS: Alexandre Moriya, Wilson Oliveira, Humberto Rubin e Miguel Quartin.

Texto: Ed Cordeiro

Nenhum comentário: