segunda-feira, julho 21, 2008

Disputa acirrada na etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos

Esse texto do Erlon Radl, publicado no site da APPA/RS, traduz o que se passou neste domingo durante a etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, que teve a vitória da dupla Daniel Seolino e Luiz Moroni (Claro Celular / Rada Telefonina), a bordo do Corsa 01.
Inesquecível. Talvez esta seja a melhor palavra para definir o resumo das duas baterias do Marcas & Pilotos disputadas neste domingo. Com um grid de 39 carros alinhados na reta do Autódromo Internacional de Tarumã (a dupla Eduardo Fagundes/ Paulo Rotta teve o motor de seu Fiat Uno quebrado durante o warmup e não largou) a festa estava armada. Um bom publico desafiou o frio e a chuva que caía de forma intermitente sobre Tarumã e presenciou talvez a maior exibição de perícia dos últimos 15 anos no Campeonato Gaúcho.

Na primeira bateria, Pierre Ventura (VW Gol 10) partindo da pole position passou a sofrer a pressão de Luiz Moroni (Chevrolet Corsa 01) que por sua vez era pressionado por Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno 44) e João Araújo (Chevrolet Celta 00). No segundo pelotão vinham Alexandre Buneder (Chevrolet Corsa 54), Analino “Choka” Sirtuli (VW Gol 08), Felipe Kaki Andrade (Fiat Uno 14) e Paulinho dos Santos (Chevrolet Celta 53). Na ponta, Ribeiro supera Moroni e parte para o ataque a Pierre Ventura, que resiste bravamente. João Araújo se choca com Moroni no contorno da curva 1 e assume o terceiro posto. Moroni cai para o 4o posto e mantém a posição sendo pressionado por Paulinho dos Santos. A 6 voltas do final, Luiz Carlos Ribeiro supera Pierre Ventura e assume a ponta, em seguida, Pierre Ventura abandona a prova com o cambio de seu Gol quebrado, facilitando a vitória na geral de Luiz Carlos Ribeiro. Alexandre Buneder abandonou com o motor de seu Corsa quebrado, acontecendo ainda um pequeno inicio de incêndio facilmente controlado pelo piloto. Na classe B ainda destaque para Cleber Vieira (VW Gol 40) que se manteve sempre entre os primeiros colocados. Uma disputa que ergueu a todos foi entre Wilson Jr. (Chevrolet Corsa 11), Luciano Mallmann Cardoso (VW Gol 21), Christian Mathuzalen (Chevrolet Corsa 7), Leandro Galdino (VW Pólo 51), Guga Gama (Corsa 47) Gustavo Frey ((VW Gol 2), Roger Sandoval (VW Gol 20), Laenio Jr (VW Gol 23) e Alex Mottolla (Chevrolet Corsa 36) que chegaram praticamente juntos na linha de chegada.

A segunda bateria reservava ainda mais emoções. A chuva que caiu de forma intensa no final da prova da Endurance transformou a pista de Tarumã em uma mistura de água, óleo e restos de pneus. Sob um piso escorregadio, o show foi de João Cardoso Jr., o Machão, (Gol 10) que largando das últimas posições iniciou uma recuperação surpreendente, a ponto de com poucas voltas estar ocupando o primeiro posto. Luiz Carlos Ribeiro, permanecia no segundo posto, após ter sido superado por Wilson Pinheiro (Celta 00), porém o motor de Wilson Pinheiro quebrou em seguida forçando o piloto a abandonar a prova. Em seqüência, apareciam Analino Sirtuli, Paulinho dos Santos, Daniel Seolino, Rafael Mocelin (Uno 14), Dalmo Carneiro (Uno 38), Luciano Mallmann, Christian Mathuzalen, Roger Sandoval e o surpreendente “Vovô Voador” Urbano da Silva, que largou da ultima posição com seu Corsa 54. A prova se encaminhando para o final ainda reservava surpresas. O Chevrolet Corsa 43 de Rafael Biancini rodou na curva do Laço e ficou sobre a pista, vários pilotos desviaram, porém Luiz Carlos Ribeiro não conseguiu evitar o choque. Ambos os carros ficaram destruídos e os pilotos nada sofreram. Após o susto, a prova ainda reservou mais emoções, Marcio Nehrke (Gol 40) em plena reta dos boxes e a poucos metros da bandeirada final acabou se tocando com outro carro e se chocou com o muro, capotando várias vezes. O VW Gol do piloto ficou completamente destruído e a violência do impacto assustou a todos que estavam no autódromo, felizmente o piloto não sofreu nenhum ferimento.

Por classes, o resultado final foi o seguinte: Classe A: Daniel Seolino/ Luiz Clemente Moroni. Classe B: Luciano Mallmann e Estreantes & Novatos: Ed Azevedo.

O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos é uma realização da APPA/RS com supervisão da FGA e apoio do ACRGS e AGA. O patrocínio exclusivo é de Hoff/ Kumho Tires.
A matéria completa do Erlon Radl, inclusive com fotos, está aqui.

Nenhum comentário: