O piloto Ed Cordeiro fez um "test drive" com um dos mais exclusivos carros esportivos fabricados no Brasil, o LOBINI. A avaliação foi nesse mês de julho, na pista do autódromo de Interlagos, num dos intervalos da 4a etapa do campeonato GT3 Brasil.
Foto: Carro durante o teste em Interlagos
Ed Cordeiro exigiu bastante do carro e dá sua opinião: "Trata-se de um carro rápido para quem quer algo mais pois não é um carro para quem dirige, e sim para quem pilota. Seu ótimo conjunto de pneus, suspensão e pouco peso são empurrados pelos 180 cavalos de potência do motor 1.8 turbo - o mesmo do Golf e Audi - e tração traseira. Com isso o carro exige habilidade e equilíbrio para dirigi-lo no limite. Isso torna-o muito divertido ! Pode ao mesmo tempo ser um carro de rua para levá-lo tranqüilamente ao trabalho no dia a dia, mas também permite fazer curvas com derrapagens controladas e aceleração esportiva".
As impressões de Ed são explicadas pelo fato do LOBINI não ter controle de tração e monitoramento de estabilidade. A alma do carro é de carro de corrida, mas a embalagem é de carro de rua. O acabamento interno é requintado, tem painel completo mas sem excessos e, apesar do apelo esportivo, é bem silencioso.
Foto: Estilo esportivo com requinte
O gerente de marketing da empresa Maurício Dias explica melhor: "O veículo é uma alternativa ao público que gosta de carros esportivos pois oferece ótima relação custo\ benefício, impõe estilo requintado, exclusividade, desempenho e segurança. O preço com todos os dispositivos chega a R$ 170 mil. Queremos mostrar ao mercado um esportivo genuinamente brasileiro mas com todas as nuances de um esportivo importado como o Lotus Elisée, Ferrari ou Lamborghini. A grande novidade para o ano que vem é o projeto de levar o LOBINI para as pistas num campeonato monomarca. Nós fornecemos o carro, a infra-estrutura e o piloto corre com todo o aparato. "
foto: Design da traseira do LOBINI
No circuito de Interlagos o LOBINI alcançou a velocidade máxima de 175 km/h no final da reta dos boxes, com uma ótima aceleração a partir do trecho logo após a curva da junção, em plena subida. No final da reta oposta, quando atingimos um pouco mais, 180 km/h, o carro freou com tranqüilidade quando solicitado a 100 metros da entrada da curva do Lago e com segurança a contornou em 3a marcha usando meio curso do acelerador.
O motor tem posicionamento entre eixos e o comportamento do carro é neutro com tendência sobresterçante. Essa tendência se apresenta quando se carrega um pouco mais de velocidade para dentro da curva ou se pressiona um pouco mais o acelerador com o volante virado. O carro testado tinha câmbio de 5 marchas em "H" com embreagem tradicional. Os encaixes eram precisos e suaves nas 4 primeiras marchas e um pouco mais dura quando se colocava a 5a, mas sem comprometer a dirigibilidade.
O cinto de segurança é o mesmo de competição, completando todo estilo do carro. Em nenhum momento do teste o carro apresentou fadiga nos freios e mesmo conduzido esportivamente a temperatura do motor se manteve normal.
Foto: Ed Cordeiro depois do teste
Vídeos sobre o carro:
Texto e fotos: Ed Cordeiro
Texto e fotos: Ed Cordeiro
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