quarta-feira, agosto 20, 2008

Entrevista: o piloto Maurobala Rodeghiero fala sobre sua participação na Velopark Cup



O piloto Maurobala Rodeghiero (PROPEK Prod. Químicos) falou para este blog sobre a sua participação na segunda etapa da Velopark Cup, categoria Pró 400 Light, que aconteceu no último domingo, dia 17 de agosto.


No disputado grid de 20 equipes da Pró 400 Light, Maurobala foi o sétimo colocado na primeira bateria. Acabou tendo problemas mecânicos na segunda bateria, tendo que abandonar a prova com a 17ª posição. Com esses resultados, Maurobala Rodeghiero finalizou a etapa na 10ª colocação, com 4 pontos.


Mauro, como foram os treinos para a prova, uma vez que o sábado no Velopark alternou sol e chuva?

No sábado e no seco, foi bem legal; durante a chuva rápida resolvi poupar o equipamento e deixar para acertar no domingo, em caso de chuva. Mas ela veio no exato momento do início do warm up, e como eram 15 minutos somente, o tempo ficou muito curto para acertos. E ainda, para ajudar, puxou rosca de um cubo traseiro; resultado: não consegui sair do parque fechado.


Diante de tudo isso, o 9º lugar no grid foi um bom resultado.

Sim , ficar entre os dez, sem nunca ter treinado na chuva, e com o chassi fazendo a estréia em corridas, é considerável!!!


Largando em nono, chuva, 20 karts na pista... como foi essa 1ª bateria?


Na largada você só vê o spray d'água. Como eu estava no lado ímpar, foi mais fácil, embuti no Betinho (kart 72) e parti pra frente; na 1ª curva já era o 6º, tentando achar o rumo certo.


Melhorei bastante em relação a tomada de tempos, mas o chassi necessitava de acertos mais finos; após algumas voltas perdi 2 posições, uma para o B. Rodrigues (kart 9) e outra para o C. Castro (kart 8), que estavam mais rápidos.

Não chegava a ser um trem de corrida, mas estavam todos próximos. Eu finalizei em 8º, com razoável folga.


Grid invertido e motores trocados entre os 8 primeiros para a 2ª bateria, esse formato lhe agrada?

Sim, mas sempre dá trabalho nas trocas. Mas é bem legal o sistema, cria mais possibilidades de vitória. Por enquanto, nas duas etapas realizadas, os vencedores da 1ª bateria voltaram para a ponta na 2ª bateria.


Segunda e última bateria do dia. Mais chuva? E o motor 'herdado'?


Com a desclassificação do kart 8, por desobedecer uma bandeira de reparo no kart , herdei a 7ª colocação, que me colocaria na 2ª posição (no grid invetido), com o motor do 2º, o que tinha feito a POLE na tomada (kart 06).


Fui informado pelo piloto do kart 06, L.Rampazzo, que o motor apresentava uma falha na entrada da reta de chegada. Em cima disso solicitamos o reparo à organização, onde fomos atendidos. Aliás, todos os karts revisaram o sistema de filtro de ar.


Infelizmente, já na volta de apresentação o motor não respondia como deveria; na largada foi uma comédia, acelerei e não adiantou, o lado par ficou todo trancado, perdi 6 posições antes da 1ª curva.

Após algumas voltas perdi mais 2 posições e, com a recuperação do C.Castro (kart 08) e de R. Miguel (kart 10), que tinham largado lá de trás, perdi mais 2 posições.

Quando estava em 12º ou 13º, o kart já falhava em 2 lugares, e a chuva tinha aumentado muito; vários karts enfrentaram problemas, os pneus já estavam bem gastos também.


Quando o motor começou a falhar em todos os finais de reta, desisti. Quem chegava em mim passava com facilidade. Abandonei a bateria desmotivado, fui fazer turismo na pista somente.


Com os resultados dessa etapa, o campeonato ficou ainda mais equilibrado. O que percebemos, olhando de fora, é que está alto o nível dos pilotos alinhados no grid da categoria Pró 400 Light?


Realmente, nunca participei de um campeonato assim, são 20 equipes, quase 30 pilotos, estar entre os TOP TEN já é um bom resultado.


Segunda fase, pontuação diferenciada. Muda a estratégia para as corridas, ou é esperar mais sorte mesmo, dado o equilíbrio?


Tudo é uma questão de trabalho e treino, a sorte também deve ajudar um pouquinho. E 44 pontos em disputa por etapa, deixa tudo indefinido ainda. A meta é dar a virada na segunda fase.


Obrigado, Mauro, pela conversa e sucesso no campeonato!


Obrigado pelo espaço e até a próxima ...

Um comentário:

waf racing disse...

A imagem publicada nesta postagem foi registrada durante a primeira etapa da Velopark Cup.