Carros da Spyder Race chegam a ser mais rápidos que os da Stock Car em alguns circuitos
Pela primeira vez desde que se tornou uma das principais categorias do Campeonato Paulista de Automobilismo, a Spyder Race fará uma apresentação oficial no Autódromo Internacional de Curitiba.
Inicialmente restrita ao regional de São Paulo, a categoria de protótipos terá a partir deste fim de semana seu próprio campeonato sul-brasileiro, que começa no circuito de Pinhais com a expectativa de mais de 20 carros no grid. O novo torneio, batizado de Copa Spyder Race, também terá corridas em Londrina e em São Paulo, e termina no Autódromo de Interlagos no dia 14 de dezembro.
Pela Spyder Race passaram nomes que hoje fazem sucesso nas principais categorias nacionais, entre eles Giuliano Losacco, Norberto Gresse e Renato Russo – todos da Stock Car. O maior evento do automobilismo nacional, aliás, também serve de referência para o desempenho dos protótipos construídos na cidade de Suzano, na Grande São Paulo. Isso porque, em algumas pistas do país os Spyder chegam a ser mais rápidos, até, que os ‘carrões’ da Copa Nextel.
Disputada por protótipos construídos sobre um chassi tubular e equipados com motor VW de 215 hp, a Spyder é a categoria de maior grid no estadual de São Paulo e apresenta aos pilotos um pacote técnico que mescla características de carros de turismo e de monopostos – o que a torna singular no automobilismo brasileiro.
“Por serem protótipos, os carros da Spyder têm um comportamento intermediário entre um fórmula e um carro de turismo”, explica o paulista Leandro Romera, destaque da Spyder Race e piloto da Copa Vicar Stock Car. “Eles são mais rápidos na aproximação e no contorno das curvas do que um carro da Stock Car, por exemplo, embora sejam mais lentos que um monoposto nestas duas situações”, acrescentou.
A comparação entre a Spyder Race e categorias de turismo é inevitável, embora o custo necessário para a participação na torneio de protótipos seja 80% mais baixo que o orçamento previsto para uma temporada da Copa Vicar, por exemplo.
A Spyder apresenta desempenho superior aos Astra e aos Peugeot da Copa Vicar em pistas como a de Interlagos, como comprovam os números das duas últimas corridas de cada categoria no circuito. A pole position de Gustavo Sondermann na última etapa do Campeonato Brasileiro do ano passado foi conquistada em 1min44s841. O primeiro colocado no grid da prova de abertura da Spyder Race em 2008, Fabio Perez, marcou o tempo de 1min44s277. Uma diferença superior a meio segundo.
“Embora tenhamos cerca de 130 hp a menos, os carros da Spyder são mais leves, freiam melhor e têm mais velocidade de contorno de curva. O desempenho do carro agrada muito aos pilotos, que encontram uma categoria equilibrada, de grids cheios, e bastante veloz”, afirma Peter Wilian Januário, promotor da categoria.
Os treinos para a primeira etapa da Copa Spyder Race em Curitiba começam nesta sexta-feira, às 09h40.
Confira a programação completa do fim de semana:
Sexta-feira (26)
09:40 – 10:25 – 1º treino livre
11:20 – 12:00 – 2º treino livre
14:10 – 15:00 – 3º treino livre
16:00 – 16:40 – 4º treino livre
Sábado (27)
09:25 – 10:00 – 1º treino oficial
11:00 – 11:30 – 2º treino oficial
14:10 - 15:00 – 3º treino oficial
16:20 – 16:35 – Treino classificatório Spyder Race
16:45 – 17:00 – Treino classificatório Spyder Race Light
Domingo (28)
09:10 – 09:30 – Treino de aquecimento
11:50 – Corrida (1ª etapa)
Texto: Inova Comunicação
Foto: Claudio Kolodiej
Nenhum comentário:
Postar um comentário