A Copa Nextel Stock Car estará de ‘roupa nova’ em 2009. Principal categoria do automobilismo nacional, a Copa Nextel Stock Car prepara-se para uma temporada ainda mais emocionante. Uma das atrações será o novo carro, que substituirá o atual projeto com nove anos de existência. Segurança, evolução tecnológica, custos baixos de manutenção e design moderno são as premissas do projeto desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições, que promete tornar ainda mais forte a categoria. No ano que vem, a Copa terá 16 equipes e grid com 32 carros.
O carro foi uma das atrações da apresentação do plano comercial da Vicar e da TV Globo para a próxima temporada, realizado na manhã desta quarta-feira, em São Paulo, e que contou com a presença de patrocinadores, apoiadores, imprensa e dos pilotos Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Felipe Maluhy, Popó Bueno, Átila Abreu, Nonô Figueiredo, Alan Khodair e Paulo Gomes. O evento também serviu para homenagear um dos maiores nomes da categoria: o supercampeão Ingo Hoffmann, vencedor de 12 edições da competição, e que no ano que vem deixará de competir na Copa Nextel Stock Car. Por isso, o modelo 2009 leva o nome e o número 17 do “Alemão”, sem dúvida um dos responsáveis pelo crescimento da Stock Car.
“O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria”, explica Carlos Col, diretor presidente da Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car. “O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes. Com certeza, teremos mais emoção nas provas da temporada 2009”, completa.
No que diz respeito à tecnologia, o carro utiliza o que há de mais moderno no mundo em termos de materiais e conceito. Além da utilização de materiais nobres, como fibra de carbono, magnésio e alumínio, que tornam o carro mais leve e ao mesmo tempo mais resistente, há ainda o câmbio XTrac, posicionado na parte traseira (como acontece nos monopostos) e as rodas OZ de cubo rápido mais leves. Tudo isso resultou em 50 quilos a menos no peso em relação ao carro atual.
Apesar da evolução tecnológica, outro ponto trabalhado foi justamente a redução do custo de manutenção. Para isso, o carro apresenta suas partes, traseira e dianteira, em peças únicas facilitando o manuseio e manutenção, padronização das peças e versatilidade dos componentes, como as mangas de eixos que servem as quatro rodas e o triângulos dianteiros e traseiros que são intercambiáveis entre si.
Segurança
A segurança foi uma das premissas básicas do modelo 2009. O novo carro terá o banco do piloto em Dural, com proteção lateral para a cabeça, sendo o mesmo utilizado pela Nascar, nos Estados Unidos. O posicionamento do piloto, mais próximo do centro do carro, permitirá mais facilidade para entrar e sair do veículo. Além disso, o design estrutural permitirá a abertura do teto, o que facilitará a retirada do capacete e imobilização do piloto em caso de acidente.
Nas laterais há maior espaço, onde serão aplicados materiais de absorção de impacto. Ainda neste tema, haverá um Crash Box dianteiro e outro traseiro, que são peças estruturais de fibra de carbono feitas para absorver impactos, aumentando a segurança para quem bate e para quem é atingido. Posicionado no centro do carro, o lugar mais seguro, o tanque estará dentro de uma caixa de alumínio, garantindo maior segurança.
Dino Altmann, presidente da Comissão Nacional de Medicina Desportiva da CBA e médico oficial da Stock Car e da Fórmula 1, é um dos mais empolgados com o novo projeto. “Em termos de segurança, é um grande avanço em todas as diretrizes que a FIA recomenda. Meu trabalho vai ser muito facilitado, pois terei um acesso melhor ao piloto graças à possibilidade da abertura do teto. Isso é muito importante e, sem dúvida, dará melhores condições de segurança para a categoria”, destaca.
Calendário 2009
A temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car terá mais uma vez 12 etapas, todas aos domingos. Também está confirmada a transmissão de todas as corridas pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. A novidade será a “Corrida Verde”, com foco na ecologia, programada para a nona etapa, em Curitiba. A idéia é, nesta prova, apresentar o protótipo do veículo movido a Etanol para 2010.
A programação da Copa Nextel Stock Car 2009 será a seguinte:
• 1ª Etapa – São Paulo - 29/03
• 2ª Etapa – Curitiba - 12/04
• 3ª Etapa – Brasília - 03/05
• 4ª Etapa – Santa Cruz - 17/05
• 5ª Etapa – Salvador/Alternativo - 05/07
• 6ª Etapa – São Paulo - 09/08
• 7ª Etapa – Rio de Janeiro - 20/09
• 8ª Etapa – Londrina/Alternativo - 04/10
• 9ª Etapa – Curitiba - 25/10
• 10ª Etapa – Brasília - 08/11
• 11ª Etapa – Tarumã / Velopark - 22/11
• 12ª Etapa – São Paulo - 06/12
Raio-X
Modelo: JL G-09
Chassis tubular: tubos de molibdênio sem costura
Carroceria: Fibra
Acabamento interno: Fibra de carbono
Rodas: OZ Racing (Itália)
Câmbio: 6 Marchas X Track (Inglaterra)
Diferencial: XTrack (Inglaterra)
Pinças de freio: Ap Racing (Inglaterra)
Disco de freio: Fremax
Pastilha: Ecopads
Motor: 480 Hp
Torque: 63 kgf/m
Pneus: radial da marca Goodyear com 25.5 x 10.5 – R-18 polegadas, desenvolvido no Centro Tecnológico da Goodyear em Akron, Estados Unidos.
A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.
Texto: MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Foto: Duda Bairros Agência WE - São Paulo
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