Um olho na pista e outro na calculadora. O Porsche GT3 Cup Challenge Brasil prepara-se para a decisão de campeonato mais imprevisível de sua história. As provas 15 e 16 encerrarão a temporada 2008 neste sábado (6 de dezembro) no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Na contagem absoluta, o gaúcho Miguel Paludo lidera a tabela com 220 pontos, mas cai para 200 válidos e fica atrás dos 209 do mineiro Constantino Júnior quando aplicado o descarte obrigatório dos dois piores resultados de cada piloto.
Os nervos dos candidatos ao título serão duramente testados neste final de semana. Pela primeira vez desde a criação do Porsche GT3 Cup, em 2005, o descarte obrigatório está embaralhando as cartas. Por causa dessa regra, Paludo tem um “teto” de 240 pontos: mesmo que vença as duas corridas do Rio e chegue a 260 pontos totais, precisará descartar 20 pontos (resultantes de dois sextos lugares, suas piores colocações na temporada). Por outro lado, o jovem gaúcho, que faz sua primeira temporada na categoria, é beneficiado pela única combinação de resultados capaz de decidir o título já na prova 15. Ele precisa vencer essa corrida e contar com alguma ocorrência que impeça Constantino de marcar um ponto sequer.
Sem pontos a descartar, Constantino está em boas condições de chegar ao título, mas não terá exatamente um final de semana tranqüilo. Mesmo que Paludo não marque nenhum ponto durante o final de semana, ele só fica com a taça se marcar pelo menos 11 pontos − um quinto lugar rende 12. Para ser campeão sem depender dos resultados do adversário, Constantino precisa chegar a 241 pontos. Para isso, deve marcar no mínimo 32 nas duas corridas do final de semana − o equivalente a uma vitória e um quinto lugar, ou a dois terceiros lugares. Tarefas perfeitamente possíveis para um piloto que venceu dez corridas no ano, mas que demandarão um cuidado especial para evitar incidentes, especialmente em disputas com outros pilotos.
Os descartes também poderão ser decisivos na disputa pelo terceiro lugar. Beto Posses soma 167 pontos até agora, mas cai para 160 com o descarte de seu pior resultado, um nono lugar. Clemente Lunardi possui até o momento 165 pontos totais e 164 válidos. Ricardo Baptista e Tom Valle, quinto e sexto colocados no campeonato, também podem terminar em terceiro e não têm mais pontos para descartar. Outro piloto que depende da calculadora é Otávio Mesquita, sétimo colocado. No entanto, a distância que o separa dos concorrentes torna pouco provável que os quatro pontos de descarte (até o momento) venham a alterar sua colocação final no campeonato.
Os Porsche 911 GT3 Cup entrarão na pista do autódromo de Jacarepaguá a partir de quinta-feira (4 de dezembro) para três sessões de testes. Na sexta, será definido o grid de largada para a prova 15, cuja largada acontecerá às 11:00. O resultado desta prova define o grid de largada da corrida 16, a última do ano, que começará às 14:00. As duas provas serão transmitidas ao vivo pelo site www.racetv.com.br e em VT pela SporTV2 (canal 38 da NET), em data e horário a serem definidos.
Texto: Luiz Alberto Pandini - Assessoria de Imprensa
Foto: www.porsche.com.br/gt3cup
Nenhum comentário:
Postar um comentário