A Waf Racing conversou com o Ingo Hofmann, o criador e responsável pelo excelente site Barulho de Motor, que cobre o automobilismo catarinense, entre outras competições e eventos, levando aos seus leitores muita informação e sobretudo belíssimas imagens - ainda assim, ele prefere não ser chamado de fotógrafo: "Acho que sou apenas Ingo Hofmann, pois ser fotógrafo é bem mais do que eu sou com uma câmera na mão".
Um bate-papo dos mais agradáveis sobre as competições em Santa Catarina, sobre a paixão pelo automobilismo dos anos 60 e, claro, sobre o surgimento do fotolog Barulho de Motor. Vale conferir!
Ingo, na última sexta-feira, na premiação dos campeões estaduais de 2008, promovida pela FAUESC, você foi um dos "premiados". Uma justa homenagem da Federação, ao lhe conceder o troféu "Amigo do Automobilismo"...
Esta homenagem recebida da FAUESC foi uma baita surpresa, confesso que balancei. Olhando algumas fotos que foram feitas, vi que nem me lembrei de apanhar o troféu, lembro que tiveram que me pedir: Segura o troféu!
Você esteve sempre atrás da câmera, fotografando, ou já se arriscou em algum cockpit, na pilotagem de carro?
Ocupar um cockpit de carro de corrida só mesmo em carro muito bem parado no box e na oficina da Careca Competições. Minha participação no automobilismo tem se limitado a pilotar a câmera fotográfica. Já houve quem colocasse um opala à minha disposição para fazer uma corrida, declinei da oferta, acho que minha época para este tipo de aventura já passou. Uma coisa é você continuar pilotando quando já bem maduro, outra é você quase que na situação de bananeira que já deu cacho querer iniciar como piloto.
São quantos anos de dedicação ao automobilismo, Ingo?
O automobilismo é uma paixão que nasceu quando ainda era criança. Em 1958, meu pai me levou junto para assistir a 3ª Mil Milhas Brasileiras, em Interlagos. Aquele cheiro de gasolina, borracha queimada, o rugido dos baita Corvettes e Ford V8 entrou pelos ouvidos e narinas e nunca mais encontrou a saída.
A paixão continua até hoje, embora a coisa ultimamente tenha ficado sofisticada demais. Em 1966 ganhei uma câmera fotográfica, uma "poderosa" Kodak Rio 400, e comecei com as primeiras fotos de corridas. Carro parado, tudo ia bem; mas carro voando pela pista, um desastre total.
Acompanhei bem de perto as grandes provas de Interlagos e as boas corridas de Curitiba, até o início dos anos 70. À medida em que o automobilismo brasileiro ia evoluindo, ia também se sofisticando. As cercas começaram a tomar conta dos autódromos, o que impedia o acesso à pista em busca de alguma foto mais ousada.
Apenas quem conseguisse uma credencial poderia chegar perto dos carros. Com a crise do petróleo que chegou em 1973, muita coisa mudou no automobilismo e aos poucos fui me afastando dos autódromos.
Fiquei praticamente 30 anos sem ir um autódromo e meu retorno foi quase que na "marra". Aconteceu no Autódromo Rio Represo, em São Bento do Sul, para assistir em 2003 uma etapa do campeonato catarinense de automobilismo. Uma hora depois de chegar ao autódromo, já havia pulado uma cerca, driblado os seguranças e me esgueirado box adentro.
Ali, meu primeiro contato foi o Sr. Edwin Frehner (o conhecido Careca) da Equipe Careca Competições. Muito solícito, Edwin Frehner me colocou a par das características dos Ômegas e me apresentou ao Armin Kliewer. O resultado desta aventura, vocês sabem... pouco tempo depois estava de volta, de forma mais constante, ao mundo das corridas - mais precisamente ao mundo do campeonato catarinense de automobilismo.
Alguma lembrança em particular, de todo esse tempo?
Lembranças destes tempos!? As maravilhosas carreteras rugindo por 15 a 16 horas em Interlagos. Continuo sendo apaixonado por estas belas máquinas. O Paulo Trevisan quase me leva à loucura em setembro de 2007, com o seu magnífico encontro de carreteras em Passo Fundo. Aquilo foi algo fantástico.
Outra coisa marcante é a excelente acolhida que sempre recebi por parte de pilotos, preparadores e organizadores do campeonato catarinense de automobilismo.
E, também, a alegria de algumas boas fotos.
Falando em fotos, como e quando surgiu o projeto do site Barulho de Motor?
O projeto Barulho_de_Motor deve-se a minha família. Minha esposa e filha sugeriram colocar as fotos na internet e aí surgiu a idéia do fotolog, já que era algo fácil e barato (leia-se grátis). O nome Barulho_de_Motor foi criação de minha filha. Pouco tempo depois de criado, uma foto por dia tornou-se pouco, então comprei o tal de gold câmera do fotolog, que permite a postagem de 6 fotos diárias.
As atuais condições do fotolog, que não mais permite comentários de quem não seja membro do fotolog, estão me levando a pensar na criação de um blog, pois então qualquer pessoa poderá deixar sua opinião, o que ocorria no inicio do Barulho_de_Motor. Dói um pouco pensar em desativar o fotolog, que está bem perto de atingir 600.000 acessos nestes seus três anos e meio de existência.
Voltando ao automobilismo regional atual, quais suas expectativas sobre a temporada 2009 do Campeonato Catarinense?
Tudo indica que teremos uma excelente temporada de 2009 no automobilismo catarinense. Há previsão de bons grids na categoria Stock Car Opala - estima-se uma média de 15 carros por etapa - e também na categoria Stock Car Ômega - as equipes Careca Competições e Pruner Racing, só elas, juntas, terão 9 carros alinhados.
Apenas a categoria Marcas B, que corre junto com a Marcas A, causa uma certa apreensão, pois parece que há no momento a confirmação de apenas 3 carros nesta categoria. Na primeira etapa, que deverá acontecer neste próximo final de semana, no Autódromo Cavalo de Aço em Joaçaba, acredito que se possa ter uma melhor visualizaçao do que teremos em 2009 no campeonato catarinense de automobilismo.
A Federação Catarinense anunciou uma vez mais o avanço nas obras da pista de Canelinha (SC), a primeira pista de asfalto do Estado, cujo prazo para entrega está previsto para 2010. Você acha que isso muda o cenário das competições em pista de terra de SC?
As obras de terraplanagem do Autódromo de Canelinha estão em andamento, mas em razão da atual situação econômica reinante tenho minhas dúvidas quanto à sua conclusão em 2010. Acredito que final de 2011 é um prazo mais real. Sinceramente, se for 2011, será um recorde em termos de construção de autódromo neste país.
Com uma pista de asfalto em SC, em um local de fácil acesso, tenho certeza que o automobilismo em pista de terra irá sofrer um duro golpe. Corrida no asfalto não deixa de acontecer se chover... e o que os pilotos querem é correr.
Se os custos das provas no asfalto não forem exorbitantes, o autódromo de Canelinha será realmente uma ameaça para as pistas de terra de SC.
Como você já mencionou, no próximo domingo (8) o autódromo Cavalo de Aço sediará a abertura da temporada 2009 do Campeonato Catarinense. Você estará lá, Ingo?
É quase certa minha ida a Joaçaba neste próximo final de semana.
Aposta em favoritos para o título deste ano?
Na categoria Stock Car Ômega, a briga pelo título deverá ficar novamente entre Maurício Reuter, Marco Garcia, Armin Kliewer e Roberto Pruner. O certo é que estão todos muito dispostos a acabar com o reinado de Maurício Reuter, que foi quase que imbatível em 2008.
Na Stock Car Opala, com a saída de Marcio Reuter, que foi para a categoria Stock Car Ômega, o grande favorito passa a ser Cesar Barp, que deverá ter como grandes adversários o Décio Simão e o José Agostinelli Neto. Mas como ali ninguém é bobo, não dá para queimar todas as fichas em um nome apenas.
Nas categorias Marcas teremos que aguardar o início do campeonato para verificar quem é que está continuando e quem está chegando, para poder dar uma opinião mais exata sobre quem tem as melhores chances. Mas nomes como Leopoldo Mees Neto, na Marcas A, e Davi dal Pizzol, na Marcas B, não devem ser esquecidos.
Ingo, obrigado pela conversa. Desejamos a você todo o sucesso no seu trabalho a frente do Barulho de Motor! Grande abraço.
Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado pelo apoio que vocês da Waf Racing vem dando ao Barulho_de_Motor.
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