segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Temporada do Itaipava Trofeo Maserati começa com vitória de Pedro Queirolo em Interlagos


Piloto vencedor apontou a largada como o momento decisivo para a conquista sobre Rafael Derani.

A nova temporada do Itaipava Trofeo Maserati começou neste domingo (8), em Interlagos, com vitória de Pedro Queirolo. O resultado começou a ser construído logo na largada, quando ele assumiu a primeira posição, superando o pole position Rafael Derani. A manobra foi decisiva.

Esses carros não têm vácuo, então estar na frente me permitiu abrir uma boa vantagem e a equipe trabalhou bem no pit stop, foi excelente”, comemorou o piloto, que alcançou sua segunda vitória na categoria. Uma decisão tomada pouco antes da corrida também pesou na conquista.

Uma chuva fraca caiu sobre o circuito vinte minutos antes do início da prova. Já com o carro alinhado no grid, Pedro Queirolo caminhou de uma ponta até a outra dos boxes, analisando as condições da pista e a possibilidade da chuva voltar. “É que aqui o asfalto precisa estar muito molhado para abrir mão dos pneus slick. E eu achei que não estava”, comentou. Não só não estava como a chuva só voltaria, e aí sim bem forte, depois do pódio. A escolha de Pedro Queirolo por pneus de pista seca foi a mesma do restante do grid.

Já na frente, tratou de abrir uma boa vantagem sobre Rafael Derani, que parecia não ter um carro tão rápido, tanto que confessou ter passado parte da prova “se divertindo”, por ter poucas condições de atacar o líder e estar com o terceiro colocado sob controle. “Na hora que aceleramos eu vi que o carro dele estava melhor. Ele tinha um conjunto melhor e fez uma ótima corrida. Para ser sincero, na quarta ou quinta volta eu percebi que, em condições normais, não dava para chegar”, contou Rafael Derani. Somente um problema no pit stop ou no carro do adversário poderiam ajudá-lo.

Nada aconteceu. Dali em diante, ele se preocupou em manter o segundo lugar e cuidar dos freios, que estavam acabando. “No início, quando ele começou a abrir, passei a guiar no limite, até mesmo um pouco acima”, acrescentou. Forçar demais poderia criar uma oportunidade de ataque para Bruno Garfinkel, que completou o bom fim de semana em terceiro lugar, seu melhor resultado no Itaipava Trofeo Maserati, justamente na prova de estréia pela Scuderia 111. “Não poderia ser melhor, pódio, terceiro lugar. Consegui me alinhar muito bem com a equipe. Falamos a mesma língua”, revelou.

A experiência que o time tem, por ser uma equipe de Stock Car, me transmite muita segurança. A assessoria que eles me dão no rádio, nos treinos e na corrida é o que faz a diferença”, elogiou Bruno Garfinkel. Em quarto, não muito longe dele, chegou Cleber Faria. Marcelo Sant’Anna foi o quinto e Walter Derani completou o pódio em sexto, depois de fazer boa corrida – havia largado apenas em 12º. Um grupo em que outros pilotos planejavam estar. Valter Rossete, por exemplo. Ele chegou em sétimo lugar, depois de uma boa ultrapassagem sobre Henrique Assunção, mas sofreu um bocado.

O mesmo problema de superaquecimento que o incomodava desde os treinos voltou a aparecer na corrida, colocava o carro em modo de segurança e roubava potência do motor. Mesmo assim, ficou perto do pódio: cruzou 0s535 atrás de Walter Derani. A dupla Claudio Dahruj e Renan Guerra foi outra que figurou na posição de pódio, chegou a andar em sexto depois de largar em último, mas não manteve o ritmo após a parada nos boxes e terminou apenas em 10º. Vanue Faria, que ganhou duas posições nas primeiras voltas, também vinha bem, em 5º, mas teve problemas.

Nenhum deles, no entanto, chegou a ameaçar o posto de Pedro Queirolo, que abre o campeonato com 15 pontos, liderando a tabela de classificação. “São três pontos de vantagem sobre o segundo colocado e todo ponto é importante. Agora é trabalhar para manter o carro rendendo bem”, disse. Foi a primeira vez que o Itaipava Trofeo Maserati adotou as paradas obrigatórias, que acabaram movimentando a prova. A próxima corrida está marcada para o dia 26 de abril, também em Interlagos, quando a categoria passa a correr numa programação conjunta com a GT3 Brasil.

O resultado final em Interlagos:

1 Pedro Queirolo, 27 voltas, 50min33s880
2 Rafael Derani, +26s283
3 Bruno Garfinkel, +41s531
4 Cleber Faria, +52s453
5 Marcelo Sant’Anna, +1min34s169
6 Walter Derani, +1 volta
7 Valter Rossete / Fabio Greco, +0s535
8 Henrique Assunção, +22s340
9 Carlos Burza / Arthur Bragantini, +41s744
10 Claudio Dahruj / Renan Guerra, +2 voltas
11 Marçal Melo / Samuel Melo, +57s480
12 Vanue Faria, +5 voltas

Classificação do campeonato (após 1 de 9 etapas):

1 Pedro Queirolo, 17 pontos
2 Rafael Derani, 14
3 Bruno Garfinkel, 12
4 Cleber Faria, 10
5 Marcelo Sant’Anna, 8
6 Walter Derani, 7
7 Valter Rossete / Fabio Greco, 6
8 Henrique Assunção, 5
9 Carlos Burza / Arthur Bragantini, 4
10 Claudio Dahruj / Renan Guerra, 3
11 Marçal Melo / Samuel Melo, 2
12 Vanue Faria, 2
13 Edu Guedes, 2
14 Marcos Barros / Ronaldo Ferreira, 2
15 Sergio Lagana / Roberto Lagana, 2

Texto: Dinho Leme Comunicação
Crédito: AS Images/Divulgação

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