A equipe Officer Motorsport, que na etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Stock Car 2009, disputada dia 29 de março em Interlagos, conquistou o quinto lugar com Nonô Figueiredo, já trabalha nas modificações dos novos carros para a etapa de Curitiba. De acordo com Duda Pamplona, os carros só deverão ficar “100 % atualizados em Curitiba, pois algumas peças só serão entregues na quinta feira (9), em Curitiba”.
Após problemas ocorridos na estréia do novo modelo G-09, a JL, empresa fabricante dos carros da categoria, desenvolveu um pacote de atualizações que será instalado nos novos Stock Car. Uma das mudanças será no sistema de escapamentos, que passará a ter duas saídas, uma em cada lado do carro, alteração que vai diminuir o calor interno nos veículos e proporcionar dez cavalos a mais de potência ao motor.
Duda Pamplona considera que essas modificações influenciarão bastante na disputa de domingo: “O coletor de escape antigo provocava um superaquecimento no interior do carro; a nova configuração, que é semelhante àquela usada no ano passado, vai melhorar essa situação e, de quebra, aumentar a potência do motor em cerca de 10 HP.”
Uma cena muito comum na primeira etapa da Stock Car, em Interlagos, não deverá acontecer em Curitiba: a partir de agora o capô dianteiro dos novos modelos da Stock Car recebeu o reforço de dois pinos de encaixe, instalados ao lado da grade dianteira. Nonô Figueiredo aprovou a solução desenvolvida pela JL Racing Products, fabricante dos carros da Stock Car:
“Felizmente não tivemos nossos capôs arrancados em Interlagos, mas muitos pilotos enfrentaram este problema. Acredito que a instalação deste pino dará mais sustentabilidade à peça e tudo correrá normalmente.”
Para a engenheira Rachel Loh essas mudanças são normais no processo de desenvolvimento de um carro novo. “No caso da Stock Car além da agravante de não realizarmos treinos livres tivemos que lidar também com o fato que o campeonato começou antes que o normal. O importante, porém, é que todas as equipes estão colaborando para que todos esses ajustes sejam feitos de maneira rápida e eficiente.”
Texto: Beepress/Daniel Betting
Nenhum comentário:
Postar um comentário