Luiz Sérgio, conte um pouco acerca do seu início no automobilismo...
Eu comecei a competir em 2004, nas provas em pista de terra do RS. Naquele ano fiquei em 6º no Campeonato Regional. No ano seguinte, ainda andando na terra, finalizei na 3ª colocação do Regional e 7º no Gaúcho. Em 2006 conquistei os dois títulos: o Regional e o Gaúcho.
E quando se deu a migração para as provas no asfalto?
Ainda em 2006 eu fiz a estreia no asfalto, andando duas provas do Gaúcho de Marcas e Pilotos. Em 2007 disputei o campeonato na íntegra, conquistando o vice-campeonato na categoria Volkswagen. Mesmo correndo no Marcas, continuei a competir na terra, obtendo mais um vice no Campeonato Gaúcho. Em 2008 novamente as duas competições na terra e no asfalto, finalizando em 3º o Campeonato Gaúcho e 5º o Marcas - na Classe B.
E os planos para 2009...
Em 2009 estarei me dedicando especialmente ao Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos. No entanto participarei de algumas provas do Campeonato Gaucho de velocidade na terra, especificamente quando as datas das provas dos dois certames não coincidirem.A expectativa para 2009 é conquistar o titulo da categoria B do Marcas e Pilotos. Sei que será muito dificil, pois tem seis carros muito iguais e tudo será definido no fim do campeonato, na ultima prova ou ate mesmo na ultima curva. Tem muita gente boa querendo este título.
Na etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos, realizada no último dia 19 de abril em Tarumã, você subiu ao pódio com a 2ª colocação na categoria B, numa prova difícil em função das chuvas sobre o autódromo de Viamão (RS).
Na primeira etapa do Marcas fizemos a estreia de um novo carro, preparado pelo Ricardo Dileone, que se somou a nossa equipe pois enfrentávamos muitas dificuldades na migração dos acertos da terra para o asfalto. Assim passamos a usar motor e suspensão fornecidas pelo Ricardo. Durante os treinos de sábado testamos vários acertos e chegamos ao fim do dia bem otimistas para a corrida de domingo. Mas durante os treinos da manhã de domingo foi constatada uma vibração no carro, não solucionada até o treino classificatório. A tomada de tempos terminou na terceira volta para mim, com problemas na homocinética da caixa. Assim alinhei apenas na 29ª posição no grid de largada.
Consertado o carro, veio a chuva - e em boa hora!!! Pois a condução do carro nessas condições se assemelha com as características das corridas em pista de terra, o que facilita e muito o meu trabalho na pista. Na primeira bateria, largando lá de trás, fiz uma prova pensando no campeonato, buscando um lugar melhor no grid da 2ª bateria [o regulamento prevê que o grid de largada da 2ª bateria seja o da chegada da 1ª bateria]. Fiz algumas ultrapassagens e herdei outras posições por batidas e saídas de pista dos concorrentes. Com a visibilidade quase nula, terminei essa bateria na décima-sétima colocação.
Na 2ª bateria, com menos chuva e com os concorrentes da categoria já mais definidos, fui em busca da vitória mas encontrei pela frente um concorrente forte [os irmãos Robson e Roberto Walther, do Gol 26 # Rei Frio]. Andamos muitas voltas muito próximos, mas não consegui a ultrapassagem. Finalizei a etapa na 2ª colocação da categoria B, o 11º na classificação geral.
A próxima etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos está marcada para o dia 24 de maio, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).
2 comentários:
olá tudo bem,gostei muito da entrevista...pois assim ficamos conhecendo um pouco mais dos pilotos e suas trajetorias no automobilismo,seria muito legal conseguir outras entrevistas deste tipo como exemplo: Afonso Bastos, Eduardo berlanda , pilotos orindos da terra e que hoje estão na stock alem de serem nossos conterraneos, parabens pela iniciativa do blog e ao piloto Luiz Sergio. sorte a ele!!!
abraço
Jair Lima
Brusque-Sc
Obrigado, Jair, pelos elogios ao blog e pelas dicas de pauta. Tentaremos contato com os pilotos indicados, além de outros catarinenses, dando sequência, assim, nas entrevistas do blog.
Grande abraço!
Postar um comentário