terça-feira, junho 30, 2009

Em Goiânia, sucesso total da 4ª rodada do Centro-Oeste


Sob os atentos olhares do público a categoria Cadete fez duas corridas de arrepiar

Neste final de semana, dias 27 e 28 de junho, o Kartódromo Ricardo Santos, em Goiânia – GO, recebeu seu último evento oficial antes do Campeonato Brasileiro, que será disputado naquela pista entre os dias sete e 11 de julho.

A quarta rodada da Copa Centro-Oeste de Kart contou com a participação de 80 pilotos de praticamente todas as regiões do país e foi, na verdade, um grande ensaio do que será a competição nacional prevista para a próxima semana.

Realizada em sistema do rodada dupla a corrida foi válida pela sétima e oitava etapas da Copa Centro-Oeste e selecionou pilotos para a Seletiva de Kart Petrobras assim como para o Grande Prêmio RBC de Kart.

Ney Lins, presidente de FAUGO – Federação Goiana de Automobilismo, destacou a importância do evento. “Para nós a prova foi excepcional porque mostrou para todos que o Kartódromo está praticamente pronto para o Brasileiro. Todos os boatos foram por terra uma vez que, como os participantes e equipes puderam comprovar, a pista não apresentou nenhum problema para os pilotos, nosso parque fechado foi elogiado por todos e as únicas coisas que estamos terminando esta semana são o ambulatório e a sala de imprensa. Todo o restante está pronto e foi aprovado em um belo teste que foi esta rodada do Centro-Oeste”, explicou.

Na pista, como não poderia deixar de ser, as disputas foram muito emocionantes desde a tomada de tempos. Na Mirim, o tempo da pole ficou empatado entre os paulistas Igor Melo e Gregory Diegues. Na primeira corrida, as disputas se estenderam durante toda a bateria entre os dois, mais João Pedro Guim e Nathan William. Mais para traz formou-se outro pelotão que também brigava muito entre si. Com belas ultrapassagens e muita determinação dos garotos a corrida somente foi definida na bandeirada da vitória, que foi apresentada para Melo na primeira posição com Guim em segundo e Willian, em terceiro.

Na segunda bateria rapidamente Guim e Melo se distanciaram do restante do pelotão e passaram a brigar pela liderança entre si. Um pouco mais atrás João Pedro Custódio e Willian brigavam pela terceira posição. Na penúltima volta, quando Melo liderava, Guim o ultrapassou de forma muito arrojada e assumiu a ponta para então, finalizar a corrida na primeira posição. Porém, os comissários decidiram que a manobra foi “anti-desportiva” e, com isso, a vitória ficou com Melo. Guim ficou então com o segundo lugar e Willian, novamente em terceiro.

A categoria Cadete reuniu o maior grid da rodada com 18 pilotos. Yurik Carvalho fez o melhor tempo, mas por falta de 50 gramas foi desclassificado, tendo de largar da última posição. Melhor para João Vieira que, com o tempo de 46s253, largou do primeiro posto. Na corrida, porém, as brigas foram de arrepiar e, efetivamente, mostraram que no Brasileiro não haverá quem fique indiferente aos pegas desta classe. Vários toques, saídas de pista e rodadas deram a tônica desta primeira prova. Após uma bela ultrapassagem, Vinícius Paparelli venceu seguido por Vieira e Luiz Felipe Branquinho. Na segunda prova, um pouco menos tensa que a primeira, mas tão disputada quanto, a vitória ficou com Luiz Felipe Branquinho, seguido por Vieira e Yurik Carvalho, que fez grande prova de recuperação após largar do 12º lugar.

Também dona de um considerável número de participantes a Júnior Menor trouxe 15 pilotos para a pista e mostrou ao público duas corridas completamente dominadas pelos pilotos da casa, os irmãos Yago e Yuri Cesário. Yago fez a pole-position e venceu as duas corridas tendo feito, na primeira bateria, inclusive a volta mais rápida. Escoltado por seu irmão Yuri os dois rapidamente conseguiram se destacar do restante do pelotão nas duas ocasiões e fizeram corridas à parte do restante. Nas demais posições boas disputas e destaque para Cayan Chianca, Marcos Vieira, João Archer e Thiago Vivacqua. Chianca chegou em terceiro na primeira bateria e fez a volta mais rápida da segunda e Vieira, foi o terceiro na prova da oitava etapa.

Pela categoria Júnior os oito garotos que compuseram o grid disputaram duas provas bastante movimentadas. Apesar de ter feito a pole-position, o goiano João Sérgio Câmara não conseguiu repetir o bom desempenho da tomada de tempos nas corridas. A primeira prova foi vencida pelo tocantinense Marco Túlio, seguido por Ítalo Leão e Câmara. Na prova do domingo foi a vez de Leão mostrar suas garras e vencer seguido por Phillipe Pinheiro e João Sérgio Câmara novamente.

Na sequência das corridas os pilotos da Sênior participaram de suas duas corridas. Rodrigo Piquet fez a pole-position, mas logo na primeira curva da corrida de sábado acabou rodando e caindo para a última posição. Determinado, ele voltou ao traçado e conseguiu finalizar a prova no segundo lugar. Fábio Oliveira venceu e Aroldo Ferreira foi o terceiro. Na corrida da oitava etapa Piquet assumiu a liderança ainda na primeira volta e seguiu sob forte pressão de Oliveira, que chegou em segundo, até a bandeirada final. Felipe Neira chegou em terceiro.

Valendo também pela Seletiva Petrobras as corridas que reuniram as categorias Graduados e Novatos foram bastante disputadas da segunda posição para trás. Isto porque o goiano Gabriel Navarrete, que já detinha a vaga da Petrobras desde o início do ano, marcou a pole e com grande tranquilidade venceu as duas corridas dos Graduados. Na sétima etapa Vinícius Perdigão chegou em segundo e Vitor Teiji, em terceiro. Com isso, Perdigão garantiu a sua vaga para a disputa do prêmio. Na corrida de domingo, por sua vez, Teiji foi quem terminou na segunda posição com Perdigão, em terceiro. Assim, a vaga ficou com Teiji.

Na Novatos, duas vitórias de Renan Paparelli seguido de João Resegue e Rafael Almeida.

A categoria F-400 Show realizou suas duas baterias na tarde de sábado e foi um grande espetáculo. Veberlei Gonçalves marcou a pole-position e dominou com certa tranquilidade a primeira corrida até a parada para pesagem. Neste momento ele acabou sendo superado por Pablo Alves que, daí em diante permaneceu sem ameaças na liderança e venceu. Veberlei terminou em segundo e Olímpio Abrão, em terceiro. Na segunda bateria foi a vez de Weldey Neves conseguir a vitória. O piloto da equipe Nil Racing aparecia na segunda posição até a pesagem e, com uma excelente parada, voltou com grande vantagem na primeira posição a qual ele administrou até a bandeirada da vitória. Pablo Alves chegou na segunda posição e Marco Alves, em terceiro.

A quinta rodada da Copa Centro-Oeste de Kart 2009 será disputada nos dias 15 e 16 de agosto no Distrito Federal. A FADF – Federação de Automobilismo do Distrito Federal ainda não divulgou em qual kartódromo o evento será realizado, mas prometeu se pronunciar nos próximos dias.


Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: