terça-feira, julho 14, 2009

Gaúcho de Marcas & Pilotos: Domínio da Fiat em Tarumã


Com pole e vitória de ponta a ponta a marca italiana domina o Marcas em Tarumã

No último domingo (12), o Marcas esquentou a fria tarde de inverno em Tarumã e quem se deu melhor foram as equipes que utilizam carros Fiat como equipamento. Partindo da pole-position, com o tempo de 1.19:9, estava o Fiat Palio #143 de Rafael Mocelin. Mas seu trabalho não foi fácil.

Na primeira bateria, o piloto largou na frente e assumiu a ponta, sendo pressionado por Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno #44), que havia largado do 3º posto. Ainda na primeira passagem, um forte acidente na entrada de reta fez com que a direção de prova acionasse a bandeira vermelha, interrompendo a prova.

O acidente se iniciou quando os carros de Eduardo Fuentes (Corsa #88) e Fernando Nosé (Corsa #16) se tocaram no contorno da Curva 9. Eduardo Fuentes perdeu o controle e bateu na proteção de pneus, capotando seu carro. Urbano da Silva (Corsa #54), ao desviar do acidente, foi atingido pelo Corsa #16, perdendo o controle de seu carro e batendo fortemente no barranco do Kartódromo. O carro de Urbano capotou várias vezes. O piloto, que também é o presidente da APPA/RS, sofreu um pequeno ferimento em uma das mãos, sem maior gravidade. Já Eduardo Fuentes saiu ileso do acontecido.

Pista limpa e tudo pronto para um novo procedimento de largada. Mocelin não conseguiu manter a ponta, sendo superado por Ribeiro. A luta pelo terceiro reuniu Choka Sirtuli (Corsa #8), Gustavo Martins (Corsa #11), Rodrigo Ribas (Celta #90) e Fabiano Kratina (Corsa #27) - líder da classe B. Vitor Genz (Gol #10), que vinha lutando pelas primeiras posições, acabou rodando no contorno da curva do Tala e perdeu várias posições.

Na classe B, no segundo posto apareceu Edson Serdeira (Uno #32), seguido de perto por Luiz Sérgio Sena Jr. (Gol #97). Entre os Novatos, a liderança da prova foi de Fernando Nosé (Corsa #16), seguido de Fernando Trennepohe (Gol #74) e Isadora Diehl (Corsa #07). Tudo parecia definido quando faltando duas voltas para o final Rafael Mocelin abandona, com problemas no motor de seu Fiat Palio. A liderança então ficou tranquila para Luiz Carlos Ribeiro, que venceu a bateria.

A segunda bateria, com Ribeiro saindo da pole, foi relativamente calma no pelotão dianteiro. Ribeiro conseguiu resistir à forte pressão que Choka Sirtuli fez no inicio da prova. Fabiano Kratina, em um dia inspirado, superou os adversários e se colocou no terceiro posto, seguido por Wilson Jr. (Corsa #11). Novamente Fernando Nosé lidera na classe N, com o 5º posto na classificação Geral. Pierre Ventura (Gol #10), livrando-se de alguns enroscos, manteve o sexto posto, seguido e pressionado por Paulinho dos Santos (Celta #53), que por sua vez era pressionado por Rodrigo Miguel (Celta #85), outro piloto que fez uma belíssima prova de recuperação.

A bateria teve uma intervenção de safety car, após a rodada do Celta #90, conduzido por André Severino. Outro piloto que se destacou na disputa da 2ª bateria foi Rodrigo Machado (Celta #21), piloto que retorna às competições na temporada 2009. Rafael Biancini (Celta #43) enfrentou problemas com seu Chevrolet Celta durante a primeira bateria e fazia uma boa prova de recuperação quando foi atingido por Vanderlei Pires (Gol #20) em plena reta dos boxes. Vanderlei abandonou a bateria com o radiador de seu VW perfurado, enquanto que Rafael perdeu bastante tempo nos boxes com os reparos.

A prova contou com 43 inscritos e foi uma das mais movimentadas do ano. Os incidentes em sua maioria foram considerados normais para uma prova com tantos participantes. Alguns ainda estão sob análise dos comissários da FGA. O resultado extra-oficial da etapa está aqui.

O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos é uma realização da APPA/RS, em parceria com o ACRGS.

Texto e foto: Erlon Radl/ APPA-RS

Nenhum comentário: