segunda-feira, julho 20, 2009

Vítima da pista de Goiânia, João Archer quebrou o braço no Brasileiro


Na última semana o piloto mineiro João Pedro Archer (Tokyo Tratores/SF Engrenagens/Alan Motorsports), diferente da maioria dos pilotos de sua classe, permaneceu na cidade de Goiânia, onde entre os dias sete e 11 de julho disputou o Campeonato Brasileiro de Kart.

Archer, que naquela ocasião foi um dos destaques da competição onde conquistou, inclusive, a pole-position da categoria Júnior Menor, sofreu com as precárias condições de segurança do Kartódromo Ricardo Santos, sede da primeira fase da competição nacional.

O formato da disputa previa duas corridas classificatórias na sexta-feira, dia dez, e, no sábado, dia 11, uma pré-final que definiria o grid de largada da bateria final, a qual, o seu vencedor, seria o novo campeão brasileiro de kart.

Com um equipamento muito bem ajustado Archer sabia que era um dos favoritos à conquista do título e, muito concentrado, queria brigar pela conquista do Campeonato até a bandeirada final.

Porém, ainda na primeira largada do Campeonato, algo já mostrava aos organizadores o grande problema de segurança que iriam enfrentar e, na curva um, 18 karts bateram e se empilharam no meio do traçado. Archer, como era o primeiro, conseguiu escapar, mas, de nada adiantou uma vez que a corrida foi interrompida. Na relargada o piloto mineiro caiu para a terceira posição e, numa disputa por posições com Yuri Cesário, acabou caindo várias posições. O piloto permaneceu na disputa, mas a duas voltas para o final acabou se envolvendo em um grave acidente e foi levado para o departamento médico do kartódromo.

Liberado após exames de rotina o piloto alinhou seu kart para a segunda classificatória e, em grande corrida e terminou no terceiro lugar. Na manhã de sábado Archer fez a bateria pré-final, mas poupando seu equipamento para a última e decisiva corrida chegou apenas na 15ª posição.

A corrida final teve sua largada autorizada no meio da tarde de sábado. Com um kart muito bem acertado Archer fazia bela prova de recuperação e já estava entre os dez primeiros quando, no “S” do parque fechado, o piloto foi novamente atingido por um concorrente e, após atendimento médico, foi constatada a fratura no braço esquerdo.

Foi realmente uma vergonha os dirigentes terem aceitado realizar o Campeonato aqui. O João Pedro sofreu dois graves acidentes motivados pela estreita largura da pista. Outro ponto que nos causou indignação foi quando o João Pedro e o Gustavo Myasava estavam acidentados em local muito perigoso, passando por atendimento médico, e a direção de provas esperou a corrida terminar regularmente para só então autorizar a entrada da ambulância. Entendemos que os novos oficiais precisam adquirir experiência, mas, não em um Campeonato Nacional, com um traçado onde todos sabiam que haveria problemas. O João Pedro permanece em Goiânia, onde está na casa de seus avós, em observação. Dentro de alguns dias ele voltará para Belo Horizonte e, a primeira previsão é de que o gesso seja retirado de seu braço no final do mês de agosto quando, então, ele será reavaliado e encaminhado para fisioterapia”, desabafou Pedro Archer, pai do piloto.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

2 comentários:

barulho_de_motor disse...

Obrigado pelo prestígio a barulho_de_motor no Waf Racing...
Um grande abraço a todos..

waf racing disse...

Grande Ingo!

A cobertura do site Barulho de Motor ao Campeonato Catarinense de Automobilismo é excelente!

Nossa "obrigação" aqui, direcionar os leitores ao seu site.

Grande abraço!