segunda-feira, agosto 31, 2009

F3 Sul-Americana: Após largada brilhante Lucas Foresti chegou em 2º em Santa Cruz


Neste domingo, 30, o Campeonato Sul-Americano de F-3 chegou a sua oitava etapa da temporada. Sob um escaldante calor os pilotos da categoria mais veloz do continente alinharam para a prova que teve sua largada às duas da tarde.

O brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula), que chegou a esta etapa ocupando a terceira posição da classificação, conseguiu ontem na tomada de tempos a quinta posição, após ter tido problemas de motores na sexta e no sábado.

Muito concentrado o piloto comentou antes da largada que seu principal objetivo na corrida seria chegar ao pódio, principalmente levando-se em conta a disputa do Campeonato. Com esta meta em sua cabeça Foresti fez uma largada sensacional e, já na primeira curva, ocupava a segunda posição, atrás apenas de Cláudio Cantelli.

Utilizando um motor reserva da equipe, em virtude da troca após os problemas da sexta-feira, Lucas não conseguiu acompanhar o forte ritmo imposto pelo concorrente do Paraná e, com isso, voltou suas atenções à manutenção do segundo posto. Atrás dele seu companheiro de equipe Leonardo Cordeiro, líder do Campeonato, fazia muita pressão sobre Foresti.

Porém, demonstrando um grande aprendizado nestas quatro primeiras rodadas de sua carreira como piloto de monopostos, Lucas conseguiu resguardar uma diferença pequena, mas constante até a volta 17. Neste momento, em virtude de um acidente com Victor Guerin, o “Safety-Car” entrou na pista realinhando todo o pelotão. Como o tempo limite de 30 minutos de prova foi atingido a corrida foi encerrada com o carro de segurança na pista e Foresti recebeu a bandeirada na segunda posição. Cantelli venceu.

Estou muito feliz pelo resultado que conseguimos aqui, mas por outro lado desapontado. Eu tenho certeza que se tivesse acontecido a relargada eu teria partido para cima do Cantelli para buscar minha primeira vitória. Sinto que a cada corrida que faço aprendo mais um monte de coisas novas. Nas primeiras voltas em que eu estive mais perto do Cantelli, meu carro estava muito instável nas curvas de alta e com isso eu não consegui uam boa aproximação para tentar ultrapassá-lo. Depois, tive que me preocupar com o carro que vinha atrás e, com calma, defendi meu posto. Saio daqui na mesma terceira posição do Campeonato, mas satisfeito com a prova de hoje que recebi como uma vitória após todos os problemas que tivemos no final de semana”, encerrou o piloto da equipe Cesário Fórmula.

Daqui a duas semanas, entre os dias 11 e 13 de setembro, pela primeira vez na temporada o Sul-Americano de F-3 sairá do país. No Autódromo Internacional de Buenos Aires, Argentina, será disputada a quinta rodada do ano. As provas serão válidas pela nona e décima etapas do Campeonato e Lucas, animado, lutará efetivamente pela sua primeira vitória da carreira.

Sul-Americano de Fórmula 3 – 8ª Etapa:

1º- Claudio Cantelli (Bassan Motorsport), 21 voltas em 31:30.775
2º- Lucas Foresti (Cesário Fórmula)
3º- Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula)
4º- Lu Boesel (Dragão Motorsport)
5º- Igor Veras (Propcar Racing)
6º- Henrique Lambert (Razia Sports)
7º- Yann Cunha (Razia Sports)
8º- Henrique Martins (Cesário Fórmula Jr)

Veja como ficou a classificação da temporada:

1) Leonardo Cordeiro, 57
2) Claudio Cantelli, 50
3) Lucas Foresti, 41
4) Yann Cunha, 29
5) Leonardo de Souza, 27
6) Lu Boesel, 27
7) Fernando Galera, 25
8) Nilton Molina, 23

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: