quarta-feira, setembro 30, 2009

F3 Sul-Americana: Após passagem pela Europa, Foresti correrá nas ruas do Uruguai


O piloto brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula) está mais uma vez de malas prontas para uma competição fora do país. Após ter disputado a quinta rodada do Sul-Americano de F3 em Buenos Aires, capital da Argentina, desta vez o jovem de 17 anos segue rumo à cidade de Piriápolis, no Uruguai, onde disputará a sexta rodada do Campeonato.

Foresti, que nas duas corridas da Argentina não conseguiu chegar ao pódio, ainda não voltou ao Brasil desde então. Naquela mesma semana o piloto e a equipe Cesário Fórmula seguiram para a cidade de Córdoba, interior da Argentina, onde na sede da fábrica dos motores Berta fizeram vários testes em todos os propulsores do time. Naquela ocasião, no autódromo da cidade, Lucas treinou por dois dias onde ajudou o time no acerto dos equipamentos que serão utilizados no restante da temporada.

De lá Foresti seguiu direto para a Inglaterra onde no domingo, dia 20, acompanhou no tradicional circuito de Brands Hatch, a final do Campeonato Inglês de F3. Nos dias seguintes à prova Lucas visitou as mais importantes equipes daquele Campeonato e, inclusive, participou de treinos de reconhecimento do carro no veloz circuito de Snetterton, localizado no nordeste do país.

Estou estudando as possibilidades de prosseguimento da minha carreira no ano que vem. Acho que a melhor opção é continuar na F3, mas temos a opção do Campeonato Inglês, o Europeu, o Alemão, o Asiático e até mesmo o nosso Sul-Americano. Tive nesta semana o primeiro contato com o carro do Campeonato Inglês. Apesar do chassis ser igual, o motor tem cerca de 50 cavalos a menos e os pneus também são muito diferentes, da marca Cooper. A pista de Snetterton é muito rápida e achei bem proveitoso o treino. Nas próximas semanas terei de tomar esta decisão e, para isto, preciso estar bem certo do melhor caminho a seguir”, explicou o piloto.

Piriápolis – “Cidade do Sol”

Piriápolis, também chamada de "Cidade do Sol", foi fundada por Francisco Píria, em 1890. Localizada a 100 km a leste de Montevidéu e 35 km a oeste de Punta del Este é uma cidade que possuí belas praias, florestas e atualmente é um dos principais destinos dos uruguaios.

O traçado em que os potentes carros da F3 Sul-Americana irão percorrer terá 2.600 metros de extensão e está construído nas ruas do Balneário. Assim como a maioria dos circuitos de rua a sua principal característica é a baixa velocidade e o grande nível de dificuldade da maioria das curvas. O circuito já foi utilizado pela F3 no início da década quando teve o recorde estabelecido pela paranaense Rodrigo Sperafico (atualmente correndo na Stock Car), que na ocasião registrou o tempo de 1m22s958m, cumprindo uma média de 112,91 km/h.

Correr na rua para mim será realmente uma novidade. Pelo que sabemos a pista não apresenta muitos pontos de ultrapassagem e, qualquer deslize, pode significar uma grave batida. Por outro lado, estou em um momento muito importante do Campeonato onde preciso ganhar o maior número de pontos possíveis para buscar a vice-liderança. Estou muito concentrado nesta corrida e vou dar o meu melhor”, finalizou o piloto da equipe Cesário Fórmula.

Programação do final de semana – 11ª e 12ª Etapas:

Sexta-feira - 02/10/2009
11:30 a 12:00 Primeiro Treino Livre
14:45 a 15:15 Segundo Treino Livre
17:15 a 17:45 Tomada de Tempos 11ª Etapa

Sábado - 03/10/2009
10:00 a 10:30 Tomada de Tempos 12ª Etapa
16:00 Prova – 11ª Etapa

Domingo - 04/10/09:
13:30 Prova – 12ª Etapa

Classificação do Campeonato após dez etapas:
1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 77 pontos;
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 53;
3) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 48;
4) Nilton Molina (PropCar Racing), 33;
5) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 31;
6) Yann Cunha (Razia Sports), 30;
6) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 30;
8) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
9) Henrique Lambert (Razia Sports), 21;
9) Igor Veras (PropCar Racing), 21;
11) Henrique Martins (Cesário Junior), 6;
12) Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2;
13) Raphael Abbate (Cesário Junior), 1 ponto.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: