Briefing com os pilotos, na edição de 2008 do Festival Brasileiro de Indoor
A Waf Racing conversou com Miguel Cappuccio, presidente da AMIKA - Associação de Amigos do Kart Amador, que promove anualmente o Festival Brasileiro de Kart Indoor, cuja quinta edição acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro, no Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia (SP). Confira o bate-papo!
Miguel, a quinta edição do Festival Brasileiro de Kart Indoor traz como novidade a supervisão da CBA, o que faz do Festival o primeiro "Campeonato Brasileiro de Kart Indoor". Muda alguma coisa no formato do Festival?
Basicamente continua tudo igual. A CBA me procurou interessada em participar desta grande festa para incentivar a prática do kartismo amador, pois acredito que eles entenderam a importância que o kart de locação tem para alavancar pilotos para categorias federadas. O formato do nosso campeonato será o mesmo, só que com a supervisão da CBA, que vai fazer toda a direção de prova. Para a AMIKA isso é ótimo, pois poderemos nos isentar dessa imensa responsabilidade que é a parte desportiva e nos preocupar apenas com a organização e logística do evento em si, que é bem mais simples. Eles homologaram o regulamento e vão reconhecer oficialmente os campeões brasileiros das 3 categorias.
O Festival Brasileiro de Kart Indoor em números. Quantos pilotos participarão dessa edição e qual o tamanho da equipe organizadora do evento?
Serão exatos 258 pilotos de diversos estados brasileiros, em dois dias de atividades. Na equipe de trabalho montada pela AMIKA, teremos: médico com UTI móvel, enfermeiro, analista de sistema para gerenciar o software criado para atualizar toda a lógica do campeonato e as transmissões ao vivo do site, todo o time do parque fechado, as moças da lojinha da AMIKA, o pessoal da fiscalização de pista, o pessoal do centro de operações, o fotógrafo e os rapazes que atualizam o mural. No total serão 35 pessoas. Somando com o grupo de trabalho da CBA e do kartódromo, serão mais de 150 pessoas trabalhando para o evento dar certo.
Uma das dúvidas de todo piloto de "Indoor" é sobre a equalização do equipamento, dos karts utilizados nas competições. Como você avalia a estrutura fornecida pelo Kartódromo Granja Viana para a realização do Festival?
Sou suspeito em falar do Kartódromo Granja Viana, pois faço quase todos os eventos da AMIKA ali, mas ao mesmo tempo se é assim, tem um motivo. Não é a toa que eles tem hoje esse reconhecimento todo, não apenas de nossa parte mas também por parte dos outros clubes de kart amador paulista e brasileiros.
A equalização de karts deles é a melhor possível. Tem até dinamômetro, aonde passam os motores nas vésperas de eventos importantes. Um piloto profissional (William Freire) fica lá de madrugada passando os karts juntamente com os mecânicos, para deixar tudo nas melhores condições possíveis para nós. E depois que o evento terminou, ele me telefona para saber como estavam os karts. Para mim, isso se chama "respeito pelo consumidor". Para o Brasileiro de Indoor eles compraram mais karts e vão trocar todos os pneus, além de colocar peças novas. O que mais podemos pedir!? Não existe igualdade de equipamento nem na Fórmula 1. Quem vai querer igualdade em kart de aluguel? Mas eu acho que eles fazem o melhor para nos atender bem.
O vencedor da primeira edição do Festival Brasileiro de Kart Indoor, em 2005, recebeu como prêmio um curso de Fórmula Alpie, em Interlagos - desejo de qualquer piloto, uma chance de aprimorar seu conhecimento no automobilismo e vivenciar novas categorias. Na sua opinião, o Festival é revelador de talentos para o esporte à motor?
Sim, sem dúvida !!! Conhecemos um monte de gente muito boa de braço com esse evento. Basta ver quanto piloto bom veio de Brasília, Rio, Paraná, Santa Catarina e outros estados, que nós aqui de São Paulo não conhecíamos. E eles também tiveram a oportunidade de conhecer os bons pilotos daqui. Sem dúvida o Brasileiro de Indoor, promovido e organizado pela AMIKA, é um grande revelador de talentos e uma grande oportunidade do piloto mostrar sua competência.
Mas eu sempre ressalto que esse evento deve se caracterizar pela oportunidade de conhecer pessoas de outros estados que gostam e praticam o mesmo esporte. Trata-se de uma maravilhosa e única opção de lazer e confraternização. Eu vejo as pessoas se reencontrando após um ano, se abraçando, saindo para jantar, batendo papo, rindo. Isso não tem preço. Para mim isso vale mais do que vencer uma corrida ou levar um troféu para casa. São momentos e prazeres que se guardam pelo resto da vida.
Miguel, a Waf Racing deseja muito sucesso a você e sua equipe na edição de 2009 do Festival Brasileiro de Kart Indoor. Grande abraço!
Obrigado pela oportunidade e boa sorte a todos da Waf Racing.
Para concluir a entrevista, deixamos aqui um convite: visite o site
Nenhum comentário:
Postar um comentário