Com um público de 5 mil pessoas presente em Tarumã no último domingo (04), aconteceu a sexta etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos, prova válida também pela segunda etapa da Copa Excelsior 55 Anos. O Marcas e Pilotos confirmou a excelente fase apresentando 40 carros no grid.
1ª bateria
Quem largou na pole foi o Gol 10 da dupla Vitor Genz e Pierre Ventura, com o tempo de 1:19.907 e média de 135.877 Km/h. Pierre Ventura alinhou para a primeira bateria, com o Palio 143 de Rafael Mocelin ao lado na primeira fila. A segunda fila teve Analino Sirtuli (Corsa 8) e Vilson Júnior (Corsa 11), Eduardo Brigoni (Uno 77) e o líder do Campeonato Gaúcho, Luiz Carlos Ribeiro (Uno 44), dividindo a terceira fila.
Na largada Mocelin pulou para a ponta, seguido de Pierre, Sirtuli, Vilson Júnior, Ribeiro e Brigoni. Na segunda volta Sirtuli assumiu a segunda colocação, trazendo Pierre Ventura, Vilson Júnior, Ribeiro, Fuentes e Brigoni muito próximos. Sirtuli deu show na Curva do Tala Larga, desafiando os limites do carro, colocando de lado e fazendo a festa do público da arquibancada.
Um terceiro pelotão tinha a disputa entre Vinicius Ferlauto (GM Celta 100), Christian Matuzalen (GM Corsa 54), Luis Halmenscheager (GM Corsa 42) e Paulinho dos Santos (GM Celta 53). Na classe N, liderança de Henrique Ross (GM Celta 19), seguido de Carlos Belleza (GM Corsa 66) e Edy Azevedo (GM Corsa 117). A bateria teve uma intervenção do Safety Car devido ao choque entre os carros de Fernando Nosé (GM Corsa 16) e Rafael Biancini (GM Celta 43).
2ª bateria
Vitor Genz (Gol 10) fez uma largada perfeita, assumindo a ponta e superando Rafael Mocelin, com "Choka" Sirtuli muito perto, no terceiro posto. A segunda bateria reservou os melhores pegas do dia, com muitos toques, saídas de pista e rodadas, fazendo a festa do grande público presente em Tarumã. Destaque especial para o show de pilotagem de Fabiano Cardoso (Celta 100). Largando da 12ª posição, Cardoso fez ultrapassagens sensacionais que culminaram com o 3º lugar, ao superar "Choka" Sirtuli, Luiz Carlos Ribeiro (Uno 44) e Gustavo Martins (Corsa 11).
Uma das ultrapassagens mais bonitas do dia foi na Curva 1, onde Fabiano Cardoso colocou o Celta 100 por fora e ultrapassou o Corsa 11 na disputa pelo 3º posto.
Um segundo pelotão foi formado com os pilotos Rodrigo Miguel (Celta 85), que realizou excelente corrida, Luciano Cardoso (Gol 22), Luiz Sérgio Sena Jr. (VW Gol 97), Luiz Kreuz (VW Gol 18), Eduardo Fagundes (Fiat Uno 77), Alex Mottola (GM Corsa 36) e Urbano da Silva (Corsa 54).
Na classe N, novamente o Celta 19, desta vez pilotado por Cristiano Almeida, levou a melhor, seguido de Isadora Diehl (GM Corsa 7) que fez uma prova memorável. Na última volta um incidente quase provocou mais uma entrada do Safety Car, quando Fabiano Kratina (Corsa 27) após se tocar com outro competidor rodou na Curva 1, sendo acertado por Roger Sandoval (Celta 21).
Resultado Final
Na soma das baterias a vitória foi de Rafael Mocelin, seguido de Pierre Ventura/ Vitor Genz e Analino "Choka" Sirtuli. Na Classe B, a vitória ficou com os irmãos Robson e Roberto Walther, seguidos de Luiz Sérgio Sena Jr. e Alex Mottola. Na classe N, vitória de Henrique Ross/ Cristiano Almeida, seguidos de Isadora Diehl e Edy Azevedo.
O resultado completo da 6ª etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos está aqui.
A sétima e última etapa da temporada 2009 do Marcas e Pilotos acontece no dia 08 de novembro, em Tarumã (RS). A prova marcará também o encerramento da Copa Excelsior 55 Anos, que traz, empatados na liderança com 28 pontos, os pilotos Luiz Carlos Ribeiro e Rafael Mocelin.
Confira a classificação da Copa Excelsior 55 Anos, após duas etapas:
1º Luiz Carlos Ribeiro / Uno 44 – 28 pontos
Rafael Mocelin / Palio 143 – 28 pontos
3º Vilson Júnior / Gustavo Martins / Corsa 11 – 25 pontos
4º Pierre Ventura / Vitor Genz / Gol 10 – 21 pontos
5º Vinicius Ferlauto / Fabiano Cardoso / Celta 100 – 16 pontos
6º Analino Sirtuli / Corsa 8 – 14 pontos
7º Luis Eduardo Fuentes / Corsa 88 – 12 pontos
8º Fernando Júnior/Cesar Gautério / Celta 6 – 4 pontos
Rodrigo Brener / Celta 85 – 4 pontos
10º Roger Sandoval / Celta 21 – 3 pontos
Luciano Cardoso / Polo 22 – 3 pontos
Robson Walther / Roberto Walther – 3 pontos
13º Urbano Silva / C. Matusalen / Corsa 54 – 1 ponto
Texto: Roberto Muccillo Torino
Foto: Erlon Radl (APPA/RS - FGA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário