sábado, novembro 21, 2009

F3 Su-Americana: Lucas Foresti largará da primeira fila em Curitiba


Neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de novembro, o Campeonato Sul-Americano de F3 está encerrando sua temporada 2009 no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais – PR. As atividades da rodada dupla, válida pelas 17ª e 18ª etapas, tiveram início na sexta-feira (20), com duas sessões de treinos livres na parte da manhã. Nelas os pilotos puderam relembrar o traçado que competiram na segunda rodada do ano e, principalmente, ajustar seus carros para a primeira tomada de tempos, que foi realizada no princípio da tarde.

O brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula) foi um dos pilotos que estiveram na pista e, junto com sua equipe, trabalhou muito no acerto do carro para as duas tomadas de tempos e as duas corridas que estavam por vir. Durante as duas sessões de treinos Lucas teve participações distintas onde, na primeira, ele ajustou todos os detalhes para a tomada de tempos e, na segunda, optou por fazer alguns testes em busca de melhorar ainda mais o rendimento que lhe deu a segunda melhor marca no primeiro treino.

Sem ter conseguido nenhuma melhora significativa os responsáveis pela carro 02 da equipe Cesário Fórmula voltaram os ajustes para o que estava na primeira sessão e, com tudo pronto, alinharam o piloto na saída do box para a tomada de tempos.

Apesar da temperatura estar elevada o sol foi encoberto por espessas nuvens antes da tomada e, assim, todas as equipes optaram por rapidamente colocarem os pilotos na pista em busca das voltas ideais. Após aquecer os pneus Foresti seguiu à risca as orientações recebidas nos boxes e registrou a melhor passagem. Ele e seu companheiro de equipe, Leonardo Cordeiro, se distanciaram dos demais na briga pela melhor volta. Com o primeiro jogo de pneus Lucas conseguiu voltas mais ‘limpas’ e não perdeu a liderança em nenhum momento. No segundo jogo, porém, com a temperatura um pouco mais baixa, Cordeiro acabou batendo o tempo de Lucas e ficando com a pole. Mesmo assim, Foresti continuou muito rápido e assegurou a segunda melhor marca com 1m14s570, tempo que lhe garantiu um lugar na primeira fila da prova deste sábado.

Meu carro está bom e tempos um acerto que acredito esteja ideal para as corridas. Não consegui a pole-position por pouco, mas hoje teremos a tomada de tempos para a corrida de domingo e farei de tudo para largar na frente na última prova do ano. Fora isso, quero me concentrar em fazer uma ótima prova e lutar pela vitória será a consequência de uma estratégia bem planejada”, finalizou o jovem de 17 anos.

Confira a programação do final de semana:

Sábado (21/11)
Treino Classificatório – 18ª etapa
Corrida 17ª etapa F3 Sul-americana e F3 Light

Domingo (22/11)
Corrida 18ª etapa F3 Sul-americana e F3 Light

-> Atividades transmitidas via live-timing através do site www.caradec.com.br.

Confira o resultado da tomada de tempos da 17ª etapa:
1º) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) – 1:14:110
2º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula) – 1:14:570
3º) Claudio Cantelli (Bassan Motorsport) – 1:14:770
4º) Henrique Martins (Cesário Fórmula Junior) – 1:14:945 - F3 Light
5º) Yann Cunha (Razia Sports) – 1:14:977
6º) Raphael Abbate (Cesário Fórmula Junior) – 1:15:159 - F3 Light
7º) Nilton Molina (PropCar Racing) – 1:15:351
8º) Igor Veras (PropCar Racing) – 1:15:491
9º) Leonardo de Souza (Kemba Racing) – 1:15:494
10º) Lu Boesel (Dragão Motorsport) – 1:15:511
11º) Henrique Lambert (Razia Sports) – 1:15:660
12º) Bruno Andrade (MX Sports) – 1:15:864 - F3 Light

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: