terça-feira, dezembro 29, 2009

Bate-papo com o piloto venancio-airense Felipe Betti


A Waf Racing conversou com o piloto Felipe Betti (Folha do Mate / Super Lenz / Postos Vamakito / Pablo Racing / Matsuyama400), que disputou no dia 19 de dezembro, no Velopark (RS), a primeira edição da prova Rei das Pistas, na categoria Pró 400 Light. No bate-papo, o piloto de Venâncio Aires nos conta sobre o kartismo em sua cidade e também sobre a sua participação nas provas de encerramento da temporada 2009. Vale conferir!

Felipe Betti, antes de falarmos sobre o Rei das Pistas, conte-nos sobre as "3 Horas de Kart do VKC", a prova que encerrou a temporada do kart em Venâncio Aires, que foi realizada no domingo, dia 13 de dezembro.

Esta prova encerrou o ano de 2009 de atividades no kartismo local. Na sexta-feira que antecedeu a corrida, houve um coquetel de encerramento anual com sorteio de prêmios aos pilotos que prestigiaram a Copa Branco 2009, iniciando o final de semana de festas. No domingo alinharam 7 karts. Fizemos a pole e lideramos até a última meia hora da prova, quando tivemos probelmas mecânicos. Mesmo assim, quase que revertemos e ainda buscamos o prejuizo! Estávamos muito rápidos, infelizmente não ganhamos por termos sofrido uma punição de 3 voltas do diretor de prova por sair com o kart ligado dos boxes.

Essa foi a segunda edição da prova no Venâncio Kart Clube, não? E falando no VKC, como anda o kartismo nesta pista? Quais categorias vem treinando e disputando competições neste kartódromo?

No ano passado foram duas horas de prova, e naquela ocasião vencemos a corrida. Também foi a prova de encerramento de 1 ano de kartódromo na cidade.

Ao longo de 2009, praticamente a Pró 400 dominou a pista. É a categoria que tem mais praticantes até o momento e tem se desenvolvido rapidamente na cidade, atraindo novos kartistas e pilotos de outras categorias. Lembrando que esta categoria teve início aqui em Venâncio Aires em maio de 2008, quando concluíram a pista local. Fui um dos 3 primeiros a adquirir um motor 400. E de lá até hoje, a categoria só progrediu, tanto é que neste ano o Campeão Gaúcho é Venancio-airense, o nosso amigo Jonas Simon, com uma usina preparada com muito cuidado pelo Pablo e pelo Gustavo Braga.

Ao longo de 2009 tivemos a Copa Branco, com motores locados 13hp Standart, com 4 etapas, onde me sagrei campeão.

O ano de 2009 encerrou com uma perspectiva muito boa para a categoria: os novos e modernos motores 4T da marca Matsuyama, importadora da Briggs. Eu já ando com um destes e em breve poderemos fazer uma matéria específica sobre esta nova opção de motor para kart, com uma relação custo X benefício excelente.

Com certeza, vamos conversar muito sobre os Matsuyama. Agora sim, Rei das Pistas, Velopark. O que você achou do formato da competição, já que há poucos dias você havia disputado um "mini-endurance"?

Bem, analisando friamente, minha corrida começou mal já no sorteio dos motores. Tive muito azar. E sabendo que haviam apenas alguns motores para trocar, quando fui perguntar desta possibilidade os mesmos já haviam sido utilizados. Uma pena. Com a experiência de ter participado de um campeonato inteiro e mais alguma provas festivas, com esta "proposta de motores locados", jamais tinha visto tanta discrepância entre eles. Motores com potência para efetuar ultrapassagens em reta e abrir 2 segundos por volta não é aceitável, usando-se do mínimo de bom senso.

Afora isso, o evento foi bonito. Muitos karts, amigos, preparadores... e o dia ensolarado fez com que pilotos e seus equipamentos fossem colocados ao seu limite! Mesmo estando bem preparado fisicamente, senti o pouco espaço de tempo entre as baterias, dada a dificuldade de fazer a pesagem após cada prova.

São detalhes que foram conversados informalmente e, tenho certeza, serão melhorados para um evento deste porte no futuro.

E como foi dividir os 2517m do Velopark com karts das categorias Parilla, Fireball, 125cc, Speed e VK 400? Alguma situação inusitada, no decorrer das três baterias?

Como a prova foi novidade para todos, pensávamos em que volta os karts mais rápidos chegariam nos mais lentos. Isso que foi o ponto crítico da prova. Na nossa categoria, o equilíbrio não permite sairmos do traçado. E os 125cc e os RD135 tinham dificuldade na parte lenta da pista em se desvencilhar dos mais lentos. Então, por vezes, éramos ultrapassados mas depois continuavam na nossa frente, gerando muitos contatos. Perdi posição por dar passagem e me senti prejudicado. Nas outras baterias, não abri para ninguém e fiquei por vezes trancado entre os karts mais rápidos.

Meu receio era com as largadas e os VK, com seus parachoques de proteção. Por sorte, não dividí em nenhum momento a pista com eles!

Planos para 2010? Continua na Pró 400?

Me identifiquei com a categoria. Vou continuar na 400. Como havia comentado anteriormente, estamos trabalhando aqui na cidade a preparação dos motores Matsuyama400, que já me patrocinou no Rei das Pistas. A Pablo Racing é a empresa contratada para fazer a preparação dos motores, que inlcui corte do virabrequim, bronzinas, adaptação da mesa, bomba de combustível...

É um motor que será utilizado na sua forma STANDART, lacrado, mas que é diferenciado e mais rápido se comparado ao Honda e seus similares. Na sexta-feira de treinos livres no Velopark, utilizei um destes para reconhecimento de pista e facilmente entrei na casa dos 1:46s5, causando boa impressão aos que acompanhavam.

Para 2010, desejamos mais grid na 400. Tomara que o pessoal se sensibilize e pense no coletivo, para que possamos dividir mais vezes grids numerosos, o que faltou em 2009.

Felipe, a Waf Racing agradece sua disposição em nos atender para um rápido bate-papo e lhe deseja todo o sucesso em 2010. Seguimos aqui na torcida por ti! Grande abraço!

Quero desejar muita saúde a todos e parabenizar o blog que está sempre recheado de matérias e informações bacanas!

Fica o agradecimento aos que colaboraram e ajudaram a preencher os grids em 2009 e em especial aos meus apoiadores: o jornal da cidade Folha do Mate, o supermercado Lenz, o postos Vamakito, a equipe Pablo Racing e ao pessoal da Matsuyama, em especial ao gerente Felipe.

FELIZ 2010!

Nenhum comentário: