quinta-feira, janeiro 28, 2010

João Pedro Custódio estreia na Cadete rumo aos 125cc, após aprendizado e evolução na Mirim


O ano de 2005 será sempre lembrado pelo piloto goiano João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini). Foi quando ele teve suas primeiras emoções no kartismo, ao ser presenteado com um kart e, de pronto, começou a treinar no Kartódromo de Goiânia.

Neste período, de 2005 a 2009, João Pedro competiu pela categoria Mirim e aprendeu gradualmente as técnicas de pilotagem, ao mesmo tempo em que se capacitava física e mentalmente. O goiano participou de 60 eventos nas cinco regiões do Brasil, fez 105 largadas em 16 dos melhores kartódromos brasileiros e se aperfeiçoou em mais de 40 traçados diferentes. Toda esta experiência se traduziu em dezenas de pódios e vários títulos importantes.

E em 2010 toda esta bagagem, adquirida com muito trabalho e suor, será usada na categoria Cadete, em seu último ano de competição nas categorias de base do kartismo brasileiro. “Pretendemos fazer apenas um ano de Cadete com o João Pedro e em 2011 a idéia é que ele corra na Júnior Menor”, explica Miguel de Oliveira, treinador e preparador de João Pedro Custódio.

Para a atual temporada está programada a participação de João Pedro nos campeonatos da Comissão Nacional de Kart (Brasileiro, Copa Brasil, Sul-Brasileiro, Copa Centro-Oeste, Copa Sudeste e Copa Nordeste), além do Paulista. E, caso seja realizada a categoria Cadete no Campeonato Pan-Americano, João Pedro deverá competir pela primeira vez fora do Brasil.
Será uma agenda intensa, como foi em 2009. Neste último ano de categoria de base, queremos deixar o João Pedro pronto para uma boa transição para a 125cc”, revela Miguel de Oliveira.

Em seu último ano nas categorias de base, João Pedro continuará a utilizar o chassi da Kart Mini. “Experimentei tudo o que existe à disposição no Brasil e me sinto seguro e confortável quando estou competindo no meu ‘pretinho’. A Mini me apoia bastante e me deixa tranquilo e as vitórias e títulos que conquistei com meu Mini me deram muita alegria”, conta o próprio João Pedro Custódio (Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini). “Quero mais vitórias, agora na Cadete, e mesmo sendo estreante na categoria, sei que poderei fazer ótimas provas, juntamente com minha ótima equipe, comandada pelo Miguel”, elogia o piloto, lembrando do time que o ajudou a chegar a um estágio extremamente positivo em sua recém iniciada carreira.

No período em que competiu na Mirim, João Pedro teve oportunidade de aprender muito com seus adversários, dentre eles nomes como Pedro Piquet, Gabriel Leão, David Bellaver, Giuliano e Leonardo Raucci, Pedro Cardoso, José Pereira, Gregory Diegues, João Pedro Guim, Igor Melo, Nathan William, Heitor Murara, Raikonnen Sakzenian, Luiz Branquinho, Sinder Bitton Neto, João Coqueiro e Samuel Gontijo. “Além de aprender muito com estes pilotos e muitos outros, o João Pedro soube participar das lutas pela vitória sempre de forma muito limpa. Ele nunca recebeu sequer uma advertência e buscou sempre a ética e a segurança dentro da pista e chega na Cadete com enorme credibilidade quando se fala em disputas limpas”, atesta Miguel de Oliveira.

Por fim, é o próprio João Pedro Custódio que faz um agradecimento especial, por todo apoio e destaque dado pela imprensa especializada escrita e eletrônica, assim como aos vários veículos de comunicação no Centro-Oeste do Brasil. “Sou muito grato a imprensa, por ter me dado espaço para ser conhecido dentro do esporte brasileiro”, diz o piloto.

Para saber mais sobre João Pedro Custódio e conhecer sua trajetória desde o início de sua carreira e sua programação para 2010, acesse www.joaopedrocustodio.com.br.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Jorge Campos

Nenhum comentário: