quinta-feira, março 18, 2010

Segunda edição da Copa Parilla começou no Velopark no último sábado


Campeonato lançado com enorme sucesso em 2009, a Copa Parilla teve sua etapa de abertura da atual temporada realizada no último sábado (13) no maior complexo de velocidade da América Latina, o Velopark, no Rio Grande do Sul.

Sempre baseado no espírito “categoria criada por pilotos para pilotos”, a Copa Parilla é administrada pelos competidores, que adquirem seu motor Parilla MY, refrigerado à água. Estes motores são entregues ao Velopark, que cuida de sua manutenção e cujos valores são divididos entre os pilotos. “É uma fórmula que deu certo em 2009 e que está se repetindo este ano”, diz Fernando Pastro, um dos idealizadores da competição, ao lado de Francesco
Ventre.

A primeira etapa da Copa Parilla foi disputada na abertura da Velopark Cup e foi válida também pela Copa Gaúcha, esta de âmbito estadual e que terá outras três etapas no interior do Estado ao longo do ano.

Neste sábado o grid da Copa Parilla não foi o mesmo das etapas de 2009. “Sem querer sem pretensioso, a Fórmula Indy em São Paulo nos tirou pilotos”, brinca Francesco Ventre. “Mas não porque foram correr lá, é lógico, mas porque foram assistir a prova”, explica. Com isso, apenas sete pilotos disputaram a etapa, agrupados com os que correram na 125cc (motores a ar) e na Speed Kart.

O que não impediu que os pilotos da Copa Parilla dessem show, tanto em pista seca como pista molhada. Fernando Pastro foi o autor da pole geral e o vencedor das duas corridas, também na geral. Cada uma das corridas reuniu 26 pilotos entre as três categorias.

Em 2010 a Copa Parilla está dividida em duas categorias, de acordo com a idade dos competidores: Graduados e Sênior, sendo que os pilotos da primeira podem correr na segunda, mas o inverso é proibido.

Assim, a vitória na Graduados ficou com Fernando Pastro, enquanto que Renan Busse foi o 2º, André Vollmer o terceiro e Francesco Ventre – o campeão de 2009 – terminou em 4º. Já na Sênior a vitória ficou com Fernando Júnior, também vencedor das duas baterias em sua categoria. Pedro Gomes foi o segundo e Rafael Brinckmann o terceiro.

A Copa Parilla prosseguirá no dia 17 de abril, quando realizará a segunda etapa da Velopark Cup e quando sorteará quatro jogos de pneus MG entre os participantes. Na Copa Gaúcha o compromisso da categoria será no dia 27 de junho, em Paverama.

Texto e Foto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

Nenhum comentário: