Categoria cancela último treino e recolhe motores para ajustes técnicos
Terminou antes do programado a única bateria de testes de pré-temporada da Stock Car em Interlagos. Depois do shakedown, quando várias equipes reportaram problemas com os novos motores V8, os organizadores decidiram cancelar os testes da tarde desta terça-feira (2) para submetê-los a ajustes técnicos ao constatar que eles persistiram nos ensaios matinais. Agora, os carros só voltarão à pista nos treinos da prova de abertura do campeonato, marcada para dia 28 no autódromo paulistano.
Apesar do contratempo, os testes acabaram sendo úteis, já que equipes e pilotos começaram a adaptação à nova geração de pneus Goodyear. Como esperado, em função do ganho de potência de 40 cavalos em relação aos motores de 480 HP que vinham sendo utilizados até o ano passado, os tempos caíram acentuadamente. A melhor volta destes dois dias, estabelecida por Max Wilson (RC) em 1min37s471, se transformou em novo recorde extra-oficial.
Nos boxes da Equipe Medley, o dia foi considerado proveitoso pelo piloto Xandinho Negrão e pelo engenheiro Thiago Meneghel. "Acho que já conseguimos um bom ponto de partida para os treinos da sexta-feira da corrida, embora ainda tenhamos de melhorar o comportamento do carro nas freadas em algumas curvas do circuito", explicou Meneghel, que trabalhou diretamente com os dois últimos campeões, Cacá Bueno em 2009 e Ricardo Maurício em 2008.
Xandinho, que desde o contato inicial já se rendera às qualidades do novo motor equipado com injeção eletrônica, estendeu os elogios também aos pneus. "Parecem mais constantes e fáceis de trabalhar. À medida que a gente pegar mais a mão e ganhar confiança neles, os tempos de volta aqui em Interlagos baixarão de três a quatro décimos. O restante virá na evolução do acerto do carro", previu.
Com um set de pneus novos, Xandinho registrou o 11º tempo - 1min37s980 - da sessão, mas lembrou que a marca cairia ao menos dois décimos na segunda volta boa se não tivesse abusado sobre uma zebra. Além disso, relatou uma falhação do motor na Curva do Sol. "É mais provável que tenha sido algo relacionado ao pescador de combustível", disse Meneghel, que deverá proceder nos próximos dias, nas oficinas da equipe em Petrópolis (RJ), a uma análise meticulosa dos dados coletados nestes dois dias.
Os tempos em Interlagos:
1°. Max Wilson (Eurofarma RC/C), 1min37s471
2°. Allam Khodair (Full Time Blausiegel/P), 1min37s474
3°. Felipe Maluhy (Officer Pamplona’s/C), 1min37s526
4°. Allan Hellmeister (JF/P), 1min37s619
5°. Cacá Bueno (Red Bull/P), 1min37s652
6°. Thiago Camilo (Vogel/C), 1min37s772
7°. Antonio Jorge Neto (P/Corinthians), 1min37s789
8°. Átila Abreu (AMG/C), 1min37s797
9°. Valdeno Brito (Boettger/C), 1min37s904
10°. Xandinho Negrão (A.Mattheis/C), 1min37s980
11°. Ricardo Zonta (Corinthians), 1min38s020
12°. Norberto Gresse (Hot Car/C), 1min38s133
13°. Lico Kaesemodel (RCM/P), 1min38s231
14°. Antonio Pizzonia (Hot Car/C), 1min38s238
15°. Gustavo Sondermann (AMG/C), 1min38s311
16°. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/C), 1min38s326
17°. Alceu Feldmann (RCM/P), 1min38s486
18°. Julio Campos (JF/P), 1min38s738
19°. Christian Fittipaldi (Gramacho Costa/P), 1min39s053
20°. Nonô Figueiredo (Boettger/C), 1min39s095
21°. Daniel Serra (Red Bull/P), 1min39s239
22°. David Muffato (Full Time Itaipava/P), 1min39s513
23°. Marcos Gomes (Full Time Blausiegel/P), 1min39s834
24°. Luciano Burti (Full Time Itaipava/P), 1min39s840
25°. Popó Bueno (A.Mattheis/C), 1min40s045
26°. Diego Nunes (RC3 Bassani/P), 1min40s296
27°. Constantino Jr. (Amir Nasr/P), 1min40s313
28°. William Starostik (Gramacho Costa/P), 1min40s811
29º. Pedro Gomes (Vogel Motorsport /C), 1min41seg776
30°. Duda Pamplona (Officer Pamplona’s/C), 1min46s602
31°. Claudio Ricci (Amir Nasr/P), 1min47s068
Terminou antes do programado a única bateria de testes de pré-temporada da Stock Car em Interlagos. Depois do shakedown, quando várias equipes reportaram problemas com os novos motores V8, os organizadores decidiram cancelar os testes da tarde desta terça-feira (2) para submetê-los a ajustes técnicos ao constatar que eles persistiram nos ensaios matinais. Agora, os carros só voltarão à pista nos treinos da prova de abertura do campeonato, marcada para dia 28 no autódromo paulistano.
Apesar do contratempo, os testes acabaram sendo úteis, já que equipes e pilotos começaram a adaptação à nova geração de pneus Goodyear. Como esperado, em função do ganho de potência de 40 cavalos em relação aos motores de 480 HP que vinham sendo utilizados até o ano passado, os tempos caíram acentuadamente. A melhor volta destes dois dias, estabelecida por Max Wilson (RC) em 1min37s471, se transformou em novo recorde extra-oficial.
Nos boxes da Equipe Medley, o dia foi considerado proveitoso pelo piloto Xandinho Negrão e pelo engenheiro Thiago Meneghel. "Acho que já conseguimos um bom ponto de partida para os treinos da sexta-feira da corrida, embora ainda tenhamos de melhorar o comportamento do carro nas freadas em algumas curvas do circuito", explicou Meneghel, que trabalhou diretamente com os dois últimos campeões, Cacá Bueno em 2009 e Ricardo Maurício em 2008.
Xandinho, que desde o contato inicial já se rendera às qualidades do novo motor equipado com injeção eletrônica, estendeu os elogios também aos pneus. "Parecem mais constantes e fáceis de trabalhar. À medida que a gente pegar mais a mão e ganhar confiança neles, os tempos de volta aqui em Interlagos baixarão de três a quatro décimos. O restante virá na evolução do acerto do carro", previu.
Com um set de pneus novos, Xandinho registrou o 11º tempo - 1min37s980 - da sessão, mas lembrou que a marca cairia ao menos dois décimos na segunda volta boa se não tivesse abusado sobre uma zebra. Além disso, relatou uma falhação do motor na Curva do Sol. "É mais provável que tenha sido algo relacionado ao pescador de combustível", disse Meneghel, que deverá proceder nos próximos dias, nas oficinas da equipe em Petrópolis (RJ), a uma análise meticulosa dos dados coletados nestes dois dias.
Os tempos em Interlagos:
1°. Max Wilson (Eurofarma RC/C), 1min37s471
2°. Allam Khodair (Full Time Blausiegel/P), 1min37s474
3°. Felipe Maluhy (Officer Pamplona’s/C), 1min37s526
4°. Allan Hellmeister (JF/P), 1min37s619
5°. Cacá Bueno (Red Bull/P), 1min37s652
6°. Thiago Camilo (Vogel/C), 1min37s772
7°. Antonio Jorge Neto (P/Corinthians), 1min37s789
8°. Átila Abreu (AMG/C), 1min37s797
9°. Valdeno Brito (Boettger/C), 1min37s904
10°. Xandinho Negrão (A.Mattheis/C), 1min37s980
11°. Ricardo Zonta (Corinthians), 1min38s020
12°. Norberto Gresse (Hot Car/C), 1min38s133
13°. Lico Kaesemodel (RCM/P), 1min38s231
14°. Antonio Pizzonia (Hot Car/C), 1min38s238
15°. Gustavo Sondermann (AMG/C), 1min38s311
16°. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/C), 1min38s326
17°. Alceu Feldmann (RCM/P), 1min38s486
18°. Julio Campos (JF/P), 1min38s738
19°. Christian Fittipaldi (Gramacho Costa/P), 1min39s053
20°. Nonô Figueiredo (Boettger/C), 1min39s095
21°. Daniel Serra (Red Bull/P), 1min39s239
22°. David Muffato (Full Time Itaipava/P), 1min39s513
23°. Marcos Gomes (Full Time Blausiegel/P), 1min39s834
24°. Luciano Burti (Full Time Itaipava/P), 1min39s840
25°. Popó Bueno (A.Mattheis/C), 1min40s045
26°. Diego Nunes (RC3 Bassani/P), 1min40s296
27°. Constantino Jr. (Amir Nasr/P), 1min40s313
28°. William Starostik (Gramacho Costa/P), 1min40s811
29º. Pedro Gomes (Vogel Motorsport /C), 1min41seg776
30°. Duda Pamplona (Officer Pamplona’s/C), 1min46s602
31°. Claudio Ricci (Amir Nasr/P), 1min47s068
Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos / Márcio Fonseca
Crédito: Miguel Costa Jr. / MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário