domingo, abril 11, 2010

Com 165 pilotos na pista, Copa São Paulo Light de Kart teve terceira etapa neste sábado


A briga pela vitória na Graduados durou até a bandeirada final, com a vitória de Victor Franzoni

Após exatamente 20 dias de descanso, a Copa São Paulo Light de Kart voltou ao Kartódromo Aldeia da Serra, neste sábado, dia 10, para as disputas da terceira etapa do ano. Assim como aconteceu nas duas primeiras rodadas, a movimentação está muito grande na pista da cidade de Barueri e estão inscritos 165 pilotos entre as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sprinter, Graduados, Master “A” e “B” e Super Sênior.

A Mirim iniciou o sábado de competições. Após largar da liderança Arthur Leist não deu chances para seus adversários e, volta após volta, abria vantagem na liderança. Raikkonen Sakzenian vinha em segundo, mas não conseguia acompanhar o ritmo de Arthur. A briga mais emocionante nesta classe envolveu Gabriel Lopes e Juan Andreu Neto, pela terceira posição. Ambos duelaram pelo posto até a bandeirada final que foi apresentada primeiro para Leist. Raikkonen chegou em segundo e Juan foi o terceiro.

Pela Cadete, que fez a segunda corrida da manhã, 31 pilotos alinharam. A bateria foi muito emocionante e durante os 15 minutos da prova vários pilotos se revezaram na liderança. A maior parte do tempo as duas primeiras posições foram revezadas entre Sérgio Sette Câmara e Gabriel Sereia. Porém, após abrir certa distâncias para os demais, o restante do pelotão se aproximou na segunda metade da corrida. Um grande grupo formado por nove pilotos passou então a ocupar a briga pela primeira posição que somente foi definida na bandeira. Sereia cruzou em primeiro, Zaiya Fontana em segundo e Sette Câmara foi o terceiro colocado.

Seguindo a programação da manhã, os pilotos da Júnior Menor fizeram a terceira corrida. Vitor Baptista largou da pole-position e mostrou que, mesmo fazendo sua temporada de estreia na classe, está muito bem adaptado. Ele liderou sem problemas todas as voltas da corrida e, volta a volta, se distanciava de Pietro Rimbano, que vinha em segundo. As disputas no pelotão intermediário foram bem agitadas e não faltaram os toques e ultrapassagens. Ao final, Baptista venceu seguido por Rimbano e Rafael Martins.

A corrida da Júnior encerrou as disputas da manhã. 20 pilotos estiveram alinhados, mas antes mesmo da segunda curva o número de participantes na pista já foi reduzido em virtude de um acidente envolvendo vários pilotos. Lá na frente, Yago Cesário assumia a ponta após tomar o lugar do pole-position, Olin Galli. João Pedro Archer também superou Galli e, junto a Yago, abriram larga distância para os demais. Ambos se revezaram na ponta até que um retardatário atrapalhou Archer, que liderava naquele momento, e com isso o piloto caiu para a segunda posição. A cinco voltas para o final Archer novamente já estava na briga pela liderança, mas na entrada da reta acabou rodando e, assim, deixando Yago livre para seguir com grande vantagem até a bandeirada final. Flávio Matheus cruzou na segunda posição e Emílio Kevin, foi o terceiro. Archer ainda conseguiu receber a bandeirada na sexta posição.

Após um breve intervalo a pista da Aldeia da Serra foi novamente tomada pelos karts, desta vez com os pilotos mais experientes, para a realização de suas baterias. Em um tarde com temperatura amena e um bonito sol as disputas foram marcadas por muitos duelos.

A primeira corrida da tarde teve na pista os pilotos da classe Sprinter. Carlos Heinen Filho fez a pole-position, mas quem dominou a prova foi Lucas Costa. Após assumir a liderança logo no início, o piloto foi aos poucos se distanciando do restante do pelotão. As brigas pelas posições intermediárias também chamaram a atenção, enquanto que Costa, abria tranquilamente. Ao final, Lucas venceu com André Flor em segundo e Carlos Heinen em terceiro.

Com 22 pilotos na pista, a corrida da Super Sênior foi bastante movimentada. A pole-position foi de Massayuki Katsui. Desde o início da corrida ele e José Augusto Dias disputavam cada pedaço da pista pela liderança, enquanto aproveitavam para abrir dos demais. Porém, na metade da prova, após um toque mais forte em uma zebra, o kart de Katsui ficou pelo traçado. Assim, Dias conseguiu respirar aliviado na liderança e seguir sem ameaças até a vitória. Cristiano Mattheis ficou com o segundo lugar e Timo Jokinen foi o terceiro.

A prova mais agitada desta tarde foi, sem dúvida, a que reuniu as categorias Master “A” e “B”. A pole foi de Marcos Pereira, que largou da frente mas não conseguiu se manter nesta posição por muito tempo. Fernando Gomes Croce e Marcelo Okazaki o superaram e abriram certa vantagem na liderança. Na segunda metade da prova, porém, alguns pilotos que largaram mais atrás chegaram à disputa pela liderança, formando um pelotão de seis competidores na briga pela ponta. Daniel Croce, Felipe Neira, Alessandro Xavier, Cláudio Roda e o próprio Okazaki brigaram muito pelo primeiro lugar. Por fim, após ter largado da 14ª posição, Carlos Pereira venceu, com Roda em segundo e Daniel em terceiro. Todos estes pela categoria “A”. Na “B”, a vitória ficou com Michael Meneghel. O segundo colocado foi Ricardo Thomaz e o terceiro, Beppe Askerbo.

Encerrando o sábado de competições, a categoria Graduados veio à pista com 13 competidores. A pole ficou com Victor Franzoni, que foi superado logo no começo por Guilherme Salas. Ambos passaram toda a prova brigando pela liderança, enquanto que outros competidores despontavam, como Bruno Bonifácio, Felipe Marra e Fabiano Machado. Na metade da prova Franzoni recuperou definitivamente a liderança e seguiu muito pressionado até a bandeira, que recebeu com míseros 58 milésimos à frente de Salas. A terceira posição ficou com Fabiano Machado.

A Copa São Paulo Light dá um tempo até o final do mês e volta ao Kartódromo Aldeia da Serra no começo de maio. A quarta rodada do Campeonato e última prova do primeiro turno terá vez no dia 1º de maio, também em Aldeia da Serra.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Nenhum comentário: