Neste final de semana, entre os dias sete e nove de maio, junto à programação do GP da Espanha de F-1, no Circuito da Catalunya, em Barcelona, aconteceu a estreia oficial da nova categoria internacional do automobilismo, a GP3 Series.
Criada pelo “todo-poderoso” da Fórmula-1, Bernie Ecclestone, a classe chegou ao cenário do esporte-motor para preencher uma lacuna natural para o piloto que deseja chegar à categoria top do automobilismo para ser o penúltimo passo na carreira. Após a GP3, o piloto seguirá naturalmente para a GP2 e, sem seguida, a F-1. Assim, com um regulamento que privilegia a competitividade com todos os carros fabricados pela italiana Dallara e motores Renault de 280 hp a classe terá todas as suas provas nos finais de semana da F-1, sempre em rodadas duplas.
O piloto brasileiro Lucas Foresti (Carlin Motorsport), de apenas 17 anos, é um dos quatro brasileiros que esteve neste grid histórico da primeira corrida da série e, diferente de seus compatriotas, um dos menos experientes pilotos da competição. Foresti, que este ano está dividindo suas atenções entre o Campeonato Britânico de F-3 e a GP3 Series chegou à Barcelona para defender as cores da tradicional equipe Carlin, que acumula inúmeros títulos no automobilismo internacional.
A programação do final de semana começou com uma sessão de treinos livres disputada ainda na sexta-feira, dia sete. Diferente do que aconteceu nos treinos coletivos realizados neste autódromo, há duas semanas, Lucas e a equipe Carlin não conseguiram um bom acerto para o equipamento e, com isto, Foresti, com a marca de 1m40s440 fez apenas o 25º tempo na sessão.
Sem desanimar e consciente do grande potencial de seu time Foresti chegou à pista no sábado disposto a conseguir um bom lugar no grid de largada para a primeira corrida do final de semana. Em uma sessão classificatória marcada pela pista molhada os pilotos tiveram muito trabalho para definir o momento certo para entrar na pista e, mais do que isso, contar com um pouco de sorte uma vez que as situações climáticas mudavam a todo instante. Com bastante tranquilidade e um bom entrosamento com seu engenheiro Lucas tinha uma boa marca até a metade do treino, mas, sentiu que algo em seu carro parecia não estar muito bem. Voltou aos boxes, mas, para seu desespero, foi sorteado pela organização para a conferência de peso e medidas do carro, o que lhe tomou cerca de oito minutos da tomada, prevista para 30 minutos. Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim Lucas chegou então ao seu box. A equipe constatou baixa pressão em um dos pneus e rapidamente trocou os quatro e o recolocou na pista. Nesta altura, seu tempo que na metade da sessão era bom, lhe rendia apenas o 27º lugar. Mas, em apenas duas voltas, Foresti conseguiu um bom aquecimento dos pneus e bastante rápido, conseguiu registrar o tempo de 1m54s477, marca que lhe rendeu o 14º lugar no grid de largada da primeira corrida.
“A GP3 está se mostrando uma das categorias mais difíceis que existe. Vários pilotos muito experientes e, com os carros iguais, você precisa guiar todo o tempo no limite. No fundo eu gostei da situação de pista molhada, pois eu sou um estreante e uma das minhas características é exatamente meu estilo arrojado. Talvez se eu não tivesse ficado parado lá para a organização conferir meu carro, poderia ter vindo um tempo ainda melhor, mas o 14º lugar não foi ruim. Temos duas corridas pela frente”, comentou animado o brasileiro.
No final da tarde de sábado foi autorizada a primeira corrida. Foresti, após excelente largada, conquistou algumas posições e se posicionou bem em busca dos lugares mais a frente. Com um carro muito bem ajustado o piloto volta a volta foi ganhando lugares e, mais do que isso, suportando aos ataques dos pilotos que vinham atrás. Ao final dos 30 minutos da corrida o piloto cruzou a linha de chegada na 7ª posição e ficou bastante satisfeito.
Redenção veio no domingo
De acordo com o regulamento da GP3 Series, semelhante ao da GP2, na segunda corrida do final de semana os oito primeiro colocados da primeira prova tem sua posição invertida para a largada da corrida dois. Os demais concorrentes do grid tem mantida para a largada da segunda prova a sua posição de chegada na primeira corrida.
Com isso, Lucas largou neste domingo na segunda posição, ao lado de Alexander Rossi, que esteve na pole. Ambos fizeram uma boa largada e Lucas se posicionou atrás de Rossi, muito pressionado por Jean-Eric Vergne. Vergne, seu companheiro de equipe na F-3, tentou de todas as formas superar Lucas e chegou a tocar o carro do brasileiro, quebrando parte de sua asa traseira. Determinado em terminar em uma boa posição Foresti mostrou muita garra e segurou bastante sua posição. Porém, com a asa traseira avariada, ele não conseguia o mesmo rendimento do carro de Rossi e, assim, não pôde buscar o líder. No meio da bateria, em virtude de um acidente, o Safety-car precisou entrar na pista e, com isso, as diferenças entre os pilotos ficaram inexistentes. Na re-largada Foresti ainda tentou superar Rossi, mas neste momento, muito pressionado pelo experiente mexicano Esteban Gutierrez, Foresti conseguiu permanecer na segunda posição. Até o final da corrida Lucas se defendeu como pôde e, por fim, recebeu a bandeirada na segunda posição. Rossi venceu e Gutierrez, foi o terceiro.
“Não tenho palavras para expressar minha alegria neste momento. Hoje é realmente um dia muito especial em minha carreira e, para os críticos do meu trabalho, a única resposta que possa dar é muito trabalho. Tenho me dedicado bastante e a segunda posição aqui, diante de todo o circo da F-1, GP2, GP3 e no final de semana que a F-1 bateu o recorde de público com 98 mil pessoas no autódromo, não tem como ser melhor. Quero dedicar este resultado para todas as pessoas que de uma forma ou outra me ajudaram em minha caminhada até aqui e, em especial, à minha mãe Crsitiane, para quem vai este pódio como presente de Dia das Mães”, finalizou o piloto que completará 18 anos na próxima quarta-feira.
As informações sobre competições, resultados, agenda, notícias e galerias de fotos da carreira de Lucas Foresti podem ser acessadas através da página do piloto na internet. Lá também é possível fazer contato com Foresti por meio de seu mural de recados, acesse: www.lucasforesti.com.br.
Criada pelo “todo-poderoso” da Fórmula-1, Bernie Ecclestone, a classe chegou ao cenário do esporte-motor para preencher uma lacuna natural para o piloto que deseja chegar à categoria top do automobilismo para ser o penúltimo passo na carreira. Após a GP3, o piloto seguirá naturalmente para a GP2 e, sem seguida, a F-1. Assim, com um regulamento que privilegia a competitividade com todos os carros fabricados pela italiana Dallara e motores Renault de 280 hp a classe terá todas as suas provas nos finais de semana da F-1, sempre em rodadas duplas.
O piloto brasileiro Lucas Foresti (Carlin Motorsport), de apenas 17 anos, é um dos quatro brasileiros que esteve neste grid histórico da primeira corrida da série e, diferente de seus compatriotas, um dos menos experientes pilotos da competição. Foresti, que este ano está dividindo suas atenções entre o Campeonato Britânico de F-3 e a GP3 Series chegou à Barcelona para defender as cores da tradicional equipe Carlin, que acumula inúmeros títulos no automobilismo internacional.
A programação do final de semana começou com uma sessão de treinos livres disputada ainda na sexta-feira, dia sete. Diferente do que aconteceu nos treinos coletivos realizados neste autódromo, há duas semanas, Lucas e a equipe Carlin não conseguiram um bom acerto para o equipamento e, com isto, Foresti, com a marca de 1m40s440 fez apenas o 25º tempo na sessão.
Sem desanimar e consciente do grande potencial de seu time Foresti chegou à pista no sábado disposto a conseguir um bom lugar no grid de largada para a primeira corrida do final de semana. Em uma sessão classificatória marcada pela pista molhada os pilotos tiveram muito trabalho para definir o momento certo para entrar na pista e, mais do que isso, contar com um pouco de sorte uma vez que as situações climáticas mudavam a todo instante. Com bastante tranquilidade e um bom entrosamento com seu engenheiro Lucas tinha uma boa marca até a metade do treino, mas, sentiu que algo em seu carro parecia não estar muito bem. Voltou aos boxes, mas, para seu desespero, foi sorteado pela organização para a conferência de peso e medidas do carro, o que lhe tomou cerca de oito minutos da tomada, prevista para 30 minutos. Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim Lucas chegou então ao seu box. A equipe constatou baixa pressão em um dos pneus e rapidamente trocou os quatro e o recolocou na pista. Nesta altura, seu tempo que na metade da sessão era bom, lhe rendia apenas o 27º lugar. Mas, em apenas duas voltas, Foresti conseguiu um bom aquecimento dos pneus e bastante rápido, conseguiu registrar o tempo de 1m54s477, marca que lhe rendeu o 14º lugar no grid de largada da primeira corrida.
“A GP3 está se mostrando uma das categorias mais difíceis que existe. Vários pilotos muito experientes e, com os carros iguais, você precisa guiar todo o tempo no limite. No fundo eu gostei da situação de pista molhada, pois eu sou um estreante e uma das minhas características é exatamente meu estilo arrojado. Talvez se eu não tivesse ficado parado lá para a organização conferir meu carro, poderia ter vindo um tempo ainda melhor, mas o 14º lugar não foi ruim. Temos duas corridas pela frente”, comentou animado o brasileiro.
No final da tarde de sábado foi autorizada a primeira corrida. Foresti, após excelente largada, conquistou algumas posições e se posicionou bem em busca dos lugares mais a frente. Com um carro muito bem ajustado o piloto volta a volta foi ganhando lugares e, mais do que isso, suportando aos ataques dos pilotos que vinham atrás. Ao final dos 30 minutos da corrida o piloto cruzou a linha de chegada na 7ª posição e ficou bastante satisfeito.
Redenção veio no domingo
De acordo com o regulamento da GP3 Series, semelhante ao da GP2, na segunda corrida do final de semana os oito primeiro colocados da primeira prova tem sua posição invertida para a largada da corrida dois. Os demais concorrentes do grid tem mantida para a largada da segunda prova a sua posição de chegada na primeira corrida.
Com isso, Lucas largou neste domingo na segunda posição, ao lado de Alexander Rossi, que esteve na pole. Ambos fizeram uma boa largada e Lucas se posicionou atrás de Rossi, muito pressionado por Jean-Eric Vergne. Vergne, seu companheiro de equipe na F-3, tentou de todas as formas superar Lucas e chegou a tocar o carro do brasileiro, quebrando parte de sua asa traseira. Determinado em terminar em uma boa posição Foresti mostrou muita garra e segurou bastante sua posição. Porém, com a asa traseira avariada, ele não conseguia o mesmo rendimento do carro de Rossi e, assim, não pôde buscar o líder. No meio da bateria, em virtude de um acidente, o Safety-car precisou entrar na pista e, com isso, as diferenças entre os pilotos ficaram inexistentes. Na re-largada Foresti ainda tentou superar Rossi, mas neste momento, muito pressionado pelo experiente mexicano Esteban Gutierrez, Foresti conseguiu permanecer na segunda posição. Até o final da corrida Lucas se defendeu como pôde e, por fim, recebeu a bandeirada na segunda posição. Rossi venceu e Gutierrez, foi o terceiro.
“Não tenho palavras para expressar minha alegria neste momento. Hoje é realmente um dia muito especial em minha carreira e, para os críticos do meu trabalho, a única resposta que possa dar é muito trabalho. Tenho me dedicado bastante e a segunda posição aqui, diante de todo o circo da F-1, GP2, GP3 e no final de semana que a F-1 bateu o recorde de público com 98 mil pessoas no autódromo, não tem como ser melhor. Quero dedicar este resultado para todas as pessoas que de uma forma ou outra me ajudaram em minha caminhada até aqui e, em especial, à minha mãe Crsitiane, para quem vai este pódio como presente de Dia das Mães”, finalizou o piloto que completará 18 anos na próxima quarta-feira.
As informações sobre competições, resultados, agenda, notícias e galerias de fotos da carreira de Lucas Foresti podem ser acessadas através da página do piloto na internet. Lá também é possível fazer contato com Foresti por meio de seu mural de recados, acesse: www.lucasforesti.com.br.
Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Luca Bassani
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