sexta-feira, julho 16, 2010

Marcas & Pilotos RS: Pilotos da casa enfrentam um grid de 50 carros


Autódromo de Santa Cruz do Sul recebe um verdadeiro Festival de Velocidade

Pela primeira vez em 2010 o Autódromo Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS), recebe as principais categorias do Automobilismo Gaúcho e os pilotos da casa prometem um show de velocidade.

Mas o trabalho dos pilotos Eduardo Fuentes, Fernando Jr., Cesar Gautério, Hardy Kohl Jr., Ike Halmenschlager e Rafael Iserhard será extremamente complicado. O Marcas & Pilotos chega a sua 3ª etapa com um grid previsto de mais de 50 carros alinhados. Na etapa anterior, em Tarumã, etapa válida também pelo Brasileiro da modalidade, o Campeonato Gaúcho alinhou 52 carros na reta do Autódromo Internacional de Tarumã.

2010 está sendo o ano do Marcas & Pilotos não apenas no estado, mas em todo o Brasil. A categoria se firmou como o modelo a ser seguido e atualmente é a maior categoria do Brasil, alinhando 50 carros e mais de 80 pilotos em cada uma das etapas, isso é extremamente recompensador”, comentou José Ricardo Abreu, presidente da Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do RS, promotora do Marcas & Pilotos no estado.

Em 2009 a vitória na etapa de Santa Cruz do Sul ficou com uma dupla representante da cidade; Fernando Jr. e César Gautério venceram a etapa a bordo de um Chevrolet Celta e a dupla vem se mostrando extremamente competitiva na temporada 2010 da categoria. O retrospecto dos pilotos locais é excelente, a liderança da classe A do Marcas é de Eduardo Fuentes e Rodrigo Ribas. A mesma dupla, Fuentes e Ribas, lidera também o Brasileiro de Marcas & Pilotos, que terá sua decisão em outubro no Autódromo Internacional de Curitiba (PR).

Além do Marcas & Pilotos, também faz parte da programação a Fórmula 1.6 - categoria-escola do automobilismo, que utiliza monopostos equipados com motorização de 1,6 litros e que revelou nomes como Ramon Mathias, Matheus Stumpf e Francisco Alfaya, nomes que atualmente brilham nas categorias GT3 e Fórmula Future. A Copa Fusca, que utiliza os simpáticos Fusquinhas, também faz parte da programação. Os carros da Copa Fusca são equipados com motores de 1,6 litros refrigerados à água com injeção eletrônica de combustível. Além de implementos no motor, os Fuscas recebem sistemas de freios a disco nas 4 rodas tornando-os verdadeiros carros de corrida. Sua velocidade máxima em Santa Cruz do Sul se aproxima dos 190 km/h.

A programação iniciou nesta sexta-feira (16), com a realização de treinos livres para todas as categorias. No sábado, a programação segue com treinos livres, onde as equipes buscam os últimos acertos em seus carros. No domingo, toda a programação tem início às 8h30, com a realização de tomadas de tempos e em seguida as provas do Marcas & Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6.

O Festival de Velocidade em Santa Cruz do Sul é uma realização da Federação Gaúcha de Automobilismo e Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do Rio Grande do Sul. O patrocínio exclusivo é de Excelsior Pirelli Racing e o apoio é da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Nenhum comentário: