terça-feira, agosto 31, 2010

Marcas & Pilotos RS: Simplesmente show

Pilotos e equipes do Marcas & Pilotos deram show no domingo de velocidade do Velopark

Até São Pedro deu uma forcinha para a velocidade no domingo histórico no Velopark. Depois de um sábado de muita chuva e indefinição entre as equipes sobre o acerto a ser utilizado no domingo, a chuva deu trégua e até o sol apareceu timidamente entre as nuvens. Mas isto não evitou que a tomada de tempos fosse realizada com pista molhada, o que embaralhou completamente o grid.

Luiz Clemente Moroni (Celta #98 – A) cravou a pole-position, com o tempo de 1:16s283, apenas dois centésimos mais rápido que o segundo colocado, Márcio Campos (Celta #31 - N) que chegou no Marcas mostrando que a velocidade está no DNA da família Campos (Márcio é filho do multicampeão João Campos). No terceiro posto, apenas 2 centésimos atrás de Márcio, ficou a dupla Vilson Jr./ Gustavo Martins (Corsa #11 - A), seguidos de Rodrigo Miguel (Celta #85 - A), Choka Sirtuli (Corsa #8 – A), Régis Boéssio (Corsa #72 - B), Fernando Jr./ César Gautério (Celta 6 - A), Rafael Biancini (Celta #43 - B), Cleiton Campos (Celta #2 – N) e Ike Halmenschlager (Gol #22 – B).

Na largada Moroni manteve a dianteira, seguido por Campos. Na segunda volta houve a necessidade da intervenção do safety car, devido ao toque entre o Gol #18 de Luiz Kreuz e o Celta #83 de Dirceu Adams Filho. Na relargada Moroni e Campos mantiveram a ponta, enquanto que nos pelotões intermediários a recuperação de pilotos que tiveram problemas na tomada surpreendia a todos.

Luiz Sérgio Sena Jr. (Gol #197 - B), que largou da 28ª posição, se aproximava do pelotão de ponta. Vilson Jr. no 3º posto era duramente pressionado por Rodrigo Miguel e pelo atual líder do campeonato, Rodrigo Ribas (Gol #40 - A). Um segundo pelotão, liderado por Carlos Beleza (Corsa #66 – N), trazia Ike Halmenschlager, João Tavares (Corsa #9 – B), Roger Sandoval (Corsa #21 – A) e Fernando Trennenpohl (Corsa #13 – N). No contorno do S da reta oposta, Paulinho dos Santos (Celta #53 – A) e Fabiano Kratina (Celta #27 – A) se tocam, mas ambos os pilotos conseguem voltar à prova. Choka Sirtuli começou a perder posições com a queda de rendimento de seu motor e foi obrigado a abandonar a prova.

Rafael Mocelin (Palio #143 – A), que havia largado da 11ª posição, iniciou uma recuperação surpreendente e a poucas voltas do final assumiu o 2º posto, passando a pressionar Moroni. Carlos Beleza em uma bela ultrapassagem na freada da reta oposta supera Rodrigo Ribas e assume o 6º posto.

Moroni venceu a bateria, com Mocelin em 2º e Márcio Campos em terceiro. O fim de bateria foi ainda dramático para Vilson Jr., que teve o motor de seu Corsa estourado na entrada de reta, mesmo assim o piloto ainda conseguiu receber a bandeirada na 5ª posição. A vitória da Classe A ficou com Luiz Clemente Moroni, a Classe B foi vencida por Luiz Sérgio Sena Jr. e a classe N por Márcio Campos.

A segunda bateria iniciou novamente com Moroni na ponta, desta vez com Mocelin “sentado no banco traseiro” do Celta 98. Novamente houve a intervenção do safety car, devido ao estouro do pneu do Corsa #66 de Carlos Beleza. Na relargada Mocelin consegue superar Moroni e assume a ponta da prova.

Se na ponta a prova se estabilizou com Mocelin, Moroni e Campos, a briga pelo 4º posto em diante pegava fogo com Rodrigo Miguel, César Gautério, Eduardo Fuentes (Gol #40 – A) e Luiz Sena Jr. na luta. Pilotos que enfrentaram problemas na 1ª bateria e largaram das últimas posições iniciaram uma prova alucinante de recuperação.

Rafael Biancini, que teve o motor de seu Celta quebrado e teve que largar da última posição, travou uma disputa eletrizante com a dupla de irmãos, Ricardo (Celta #73) e Régis (Corsa #72) Boéssio, uma luta que remeteu aos velhos tempos do Marcas, com lances de pura beleza com os 3 carros entrando na reta com os parachoques colados e com os irmãos Boéssio se empurrando para conseguirem superar Biancini.

Christian Mathuzalen (Celta #54 – A) fazia uma prova também alucinante, largando da 36ª posição e assumindo a 11ª posição, desempenho equivalente ao de Gustavo Martins, que largou da 37ª posição e chegou na 12ª. Eduardo Fuentes abandonou a prova com o motor do Gol 40 quebrado.

César Gautério superou Rodrigo Miguel e Márcio Campos e assumiu o 3º posto, enquanto Moroni ainda tentava pressionar Mocelin pela ponta. Na sequência, o 6º posto trazia Giovani Bianchesi (Corsa #1 - N), Fabiano Cardoso (Celta #00 - A), Paulo Rotta (Corsa #9 – B), Roger Sandoval e Cleiton Campos.

Nas posições intermedárias, brilhante desempenho de veteranos da velocidade que se misturavam a estreantes, como Dalmo Carneiro (Uno #38 - A), Bernardo Mello (Corsa #37 – N), Nelson Cardoso (Corsa #50 – A), Paulo Pretto e Rodrigo Kreuz (Gol #111 – N).

Mocelin manteve a ponta até a bandeirada final, seguido de Moroni, Gautério, Márcio Campos, Rodrigo Miguel, Giovani Bianchesi, Fabiano Cardoso, Paulo Rotta, Roger Sandoval e Cleiton Campos. A bandeirada ainda teve um momento emocionante, o VW Gol #197 de Luiz Sérgio Sena Jr. quebrou a homocinética na entrada da reta, ficando sem tração a poucos metros da bandeirada. O piloto, incentivado pelo público desceu do carro e empurrou o VW Gol até a bandeirada, sendo aplaudido e completando a prova.

No somatório das baterias, a vitória na Classe A ficou com Rafael Mocelin. A Classe B foi vencida por uma dupla que retorna em grande estilo ao Marcas, João Tavares e Paulo Rotta. E a Classe N teve Márcio Campos como o vencedor.

Abaixo o resultado da etapa do Velopark, em cada uma das Classes do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos:

Classe A
Pos/ Nº/ Piloto/ Carro/ Equipe

1 143 Rafael Mocelin Palio Trioil/ Mocelin
2 98 Luiz Clemente Moroni Celta
3 85 Rodrigo Miguel Celta Hiperforma
4 6 Fernando Jr./ César Gautério Celta Aspa Cosméticos / Arond the clock - Ret Guido Waecher - Matte Viagens - Autech - Cimitarra Lanches
5 21 Roger Sandoval Corsa RBM Competições
6 11 Vilson Jr / Gustavo Martins Corsa Fila / Coldbras / Scorpio / Alfredo Maus / Cia da Imagem / Gravatec / Lauxen / Mavi/ Gravasul
7 00 Wilson Pinheiro/ Fabiano Cardoso Celta Magnun Investimen
tos
8 38 Dalmo Carneiro Uno Box Car/ Nobel Farma/ Dr. Luciane Etchard
9 54 Urbano da Silva/ Christian Matusalen Celta Sergio Paris/La Bombonera
10 50 Emerson Oliveira / Nelson Cardoso Corsa Tudor
11 5 André da Silveira Gol Cauri
12 53 Paulo Santos Celta Menzelub/ Cia do Parachoque
13 47 Valdir Bianchesi Jr. Celta Fátima Saúde
14 40 Eduardo Fuentes/ Rodrigo Ribas Gol Caixa Alta Investimentos/ Munami Motors
15 64 Alex Schons/ Alexandre Buneder Palio GPRSat
16 27 Fabiano Kratina Celta Kratina Racing

17 44 Luiz Carlos Ribeiro Uno Postos Charrua
18 Choka Sirtuli Corsa Ferro Aço / Cristal Vidro/ Tornearia Tarumã / Elen Adesivos/ Choka Car
19 João Kreuz Gol Auto Nova Petrópolis

Classe B
Pos/ Nº/ Piloto/ Carro/ Equipe

1 9 Joao Tavares / Paulo Rotta Corsa
2 73 Ricardo Boéssio Celta Boéssio Caminhões
3 197 Luiz Sérgio Sena Jr. Gol Segurança Veneto / Center Motors / Escola de Vigilantes Caxias/Luxes/Autotech

4 78 Jairo Bastos Uno Nova Era/ Mexco
5 43 Rafael Biancini Celta Hotel Villa Vergueiro

6 210 Henrique Roos Fiesta Markas
7 72 Régis Boéssio Corsa Boessio Caminhões
8 10 Cristiano de Almeida Gol Markas
9 Eduardo Araújo Celta Óticas Diniz/ Penta
10 Ike Halmenschlager Gol Spengler
11 Jeferson Puhl Corsa Fila / Coldbras / Scorpio / Alfredo Maus / Cia da Imagem / Gravatec / Lauxen / Mavi/ Gravasul

Classe N
Pos/ Nº/ Piloto/ Carro/ Equipe


1 31 Márcio Campos Celta
2 1 Giovani Bianchesi Corsa Fátima Saúde/ Vi Fiberglass
3 2 Cleiton Campos Celta Dr. Campos
4 37 Bernardo Mello Corsa Lavagem e Garagem Impala
5 13 Fernando Trennenpohl Corsa Stara
6 177 Mário Bernardi / Daniel Elias Celta Palini
7 99 Paulo Pretto Celta Ecos Ecografia
8 111 Rodrigo Kre
uz Gol ANP
9 76 L Scherer / Alexander Ce Fiesta Nascisul Transportes/ zigi
10 Jeferson Prigol Gol Segurança Vêneto
11 100 Pedro Basler / J Barbosa Corsa
12 117 Edy Azevedo Corsa
13 66 Carlos Belleza Corsa
14 87 Tiago Giordani Celta Kratina Racing
15 83 Dirceu ADAMS Fº Celta DMA Matrizes para Calçados

Fonte: APPA/RS - Erlon Radl

Nenhum comentário: