Piloto mineiro fez dois segundos e um terceiro lugar e deixa o Rio Grande do Sul com 266 pontos. Vantagem para o segundo colocado é de 71 pontos.
Neste final de semana o novo autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita – RS, recebeu as atividades da quarta rodada do Campeonato Sul-Americano de F-3. Os carros da categoria mais veloz do continente participaram das atividades desde a sexta-feira, dia 30.
O piloto mineiro Fernando Resende – Kid (Construtora Modelo/GK Industrial/Cesário Fórmula) mais uma vez esteve na disputa em busca de ampliar sua diferença na categoria “B”, que reúne os carros fabricados até 2008.
As primeiras atividades do final de semana foram os treinos livres. Diferente das rodadas anteriores, porém, Kid não conseguiu encontrar um acerto ideal para o seu Dallara F-301 e, com isso, seguiu para a tomada de tempos sem a certeza de como poderia lutar por mais uma pole-position.
Reclamando muito das reações do carro, principalmente na saída das curvas, Kid alegava que não conseguia acompanhar o ritmo dos concorrentes. Em virtude disso ele realmente não registrou uma boa volta e garantiu apenas o quarto lugar de sua categoria para a primeira e a terceira corridas. Vale lembrar que o grid da prova dois é determinado pelo resultado da primeira bateria.
Se as coisas já não estavam muito boas na sexta-feira, a meteorologia resolveu que também não iria contribuir. No sábado, dia 31, o dia amanheceu com chuva que foi ininterrupta durante todo o dia. Nas duas corridas do dia, válidas pela 10ª e 11ª etapas do campeonato, as largadas foram autorizadas com o carro de segurança à frente do pelotão. Com bastante água no traçado, o que se viu nas provas foi um festival de rodadas, toques e escapadas da pista. Kid foi uma das vítimas das condições da pista.
Na primeira bateria, com um carro que tinha um rendimento muito bom, ele já liderava na classe “B” e estava posicionado entre os pilotos da “A”. Porém, na curva do final da reta dos boxes, teve de desviar do carro de Bruno Andrade que rodou em sua frente e, com isso, saiu da pista. Ele ainda conseguiu voltar ao traçado e finalizou a corrida no segundo lugar. A segunda prova parecia um “replay” da primeira.
Desta vez, porém, Kid rodou, foi para a grama e, novamente, conseguiu voltar. Mas, com problemas na comunicação via rádio com a equipe, o piloto recuperou sua posição no pelotão que vinha atrás do safety-car. Esta manobra foi considerada ilegal e, por isso, ele foi penalizado com uma passagem pelos boxes. Com isso, acabou terminando a prova novamente na segunda posição. O angolano Duarte Ferreira venceu.
Veio o domingo e com ele o sol voltou ao céu da região metropolitana gaúcha. Kid amanheceu animado e com o espírito de buscar a sua primeira vitória da rodada. Após uma largada impressionante o piloto da equipe Cesário Fórmula precisou de apenas uma volta para chegar à liderança da categoria “B” e mais uma vez se infiltrar entre os concorrentes da “A”. Com quatro voltas completadas, porém, Kid tentou a ultrapassagem sobre Lu Boesel e, quando já tinha mais de meio carro de vantagem Lu tentou voltar e acabou tocando seu carro contra o de Kid. O piloto mineiro continuou na pista, mas Lu rodou e teve de abandonar a prova. Com uma análise muito contestada depois da corrida por Kid, os comissários da prova decidiram impor ao piloto uma penalização de passagem lenta pelos boxes. Assim, Kid que já abrira um pouco em relação aos concorrentes teve de cumprir a punição e voltou à pista na terceira posição. Bem mais rápido que os outros dois pilotos à sua frente ele ainda tentou uma aproximação e diminuiu a diferença de quase 25 segundos para dez, porém insuficientes ainda para ele lutar nem que fosse pelo segundo posto. Deste modo ele recebeu a bandeirada na terceira posição. Duarte Ferreira, de Angola, venceu novamente e Francisco Diaz, da Colombia, foi o terceiro colocado.
“Este final de semana realmente foi muito difícil. Tive problemas para acertar o carro, duas corridas muito complicadas na chuva e, para piorar, fui penalizado na corrida em que certamente eu venceria. Fica o aprendizado e o sentimento de que realmente fui prejudicado por algo que eu não fiz na terceira corrida. O que aconteceu no caso com o Lu Boesel foi situação de corrida e de forma alguma eu poderia ter sido penalizado como aconteceu. A organização do Sul-Americano de F-3 precisa urgentemente padronizar seus procedimentos e destacar profissionais experientes e capazes para conduzirem estas competições. Todos aqui estamos aprendendo, mas no meu caso, por exemplo, tenho quase 10 anos de experiência no kart e sei muito bem diferenciar cada detalhe de uma prova. Ninguém conseguirá me provar que um piloto que na placa dos 100 metros está lado a lado com o concorrente, na parte interna da curva, não teria a preferência para fazer o contorno na frente”, encerrou indignado o piloto de 16 anos.
Neste final de semana o novo autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita – RS, recebeu as atividades da quarta rodada do Campeonato Sul-Americano de F-3. Os carros da categoria mais veloz do continente participaram das atividades desde a sexta-feira, dia 30.
O piloto mineiro Fernando Resende – Kid (Construtora Modelo/GK Industrial/Cesário Fórmula) mais uma vez esteve na disputa em busca de ampliar sua diferença na categoria “B”, que reúne os carros fabricados até 2008.
As primeiras atividades do final de semana foram os treinos livres. Diferente das rodadas anteriores, porém, Kid não conseguiu encontrar um acerto ideal para o seu Dallara F-301 e, com isso, seguiu para a tomada de tempos sem a certeza de como poderia lutar por mais uma pole-position.
Reclamando muito das reações do carro, principalmente na saída das curvas, Kid alegava que não conseguia acompanhar o ritmo dos concorrentes. Em virtude disso ele realmente não registrou uma boa volta e garantiu apenas o quarto lugar de sua categoria para a primeira e a terceira corridas. Vale lembrar que o grid da prova dois é determinado pelo resultado da primeira bateria.
Se as coisas já não estavam muito boas na sexta-feira, a meteorologia resolveu que também não iria contribuir. No sábado, dia 31, o dia amanheceu com chuva que foi ininterrupta durante todo o dia. Nas duas corridas do dia, válidas pela 10ª e 11ª etapas do campeonato, as largadas foram autorizadas com o carro de segurança à frente do pelotão. Com bastante água no traçado, o que se viu nas provas foi um festival de rodadas, toques e escapadas da pista. Kid foi uma das vítimas das condições da pista.
Na primeira bateria, com um carro que tinha um rendimento muito bom, ele já liderava na classe “B” e estava posicionado entre os pilotos da “A”. Porém, na curva do final da reta dos boxes, teve de desviar do carro de Bruno Andrade que rodou em sua frente e, com isso, saiu da pista. Ele ainda conseguiu voltar ao traçado e finalizou a corrida no segundo lugar. A segunda prova parecia um “replay” da primeira.
Desta vez, porém, Kid rodou, foi para a grama e, novamente, conseguiu voltar. Mas, com problemas na comunicação via rádio com a equipe, o piloto recuperou sua posição no pelotão que vinha atrás do safety-car. Esta manobra foi considerada ilegal e, por isso, ele foi penalizado com uma passagem pelos boxes. Com isso, acabou terminando a prova novamente na segunda posição. O angolano Duarte Ferreira venceu.
Veio o domingo e com ele o sol voltou ao céu da região metropolitana gaúcha. Kid amanheceu animado e com o espírito de buscar a sua primeira vitória da rodada. Após uma largada impressionante o piloto da equipe Cesário Fórmula precisou de apenas uma volta para chegar à liderança da categoria “B” e mais uma vez se infiltrar entre os concorrentes da “A”. Com quatro voltas completadas, porém, Kid tentou a ultrapassagem sobre Lu Boesel e, quando já tinha mais de meio carro de vantagem Lu tentou voltar e acabou tocando seu carro contra o de Kid. O piloto mineiro continuou na pista, mas Lu rodou e teve de abandonar a prova. Com uma análise muito contestada depois da corrida por Kid, os comissários da prova decidiram impor ao piloto uma penalização de passagem lenta pelos boxes. Assim, Kid que já abrira um pouco em relação aos concorrentes teve de cumprir a punição e voltou à pista na terceira posição. Bem mais rápido que os outros dois pilotos à sua frente ele ainda tentou uma aproximação e diminuiu a diferença de quase 25 segundos para dez, porém insuficientes ainda para ele lutar nem que fosse pelo segundo posto. Deste modo ele recebeu a bandeirada na terceira posição. Duarte Ferreira, de Angola, venceu novamente e Francisco Diaz, da Colombia, foi o terceiro colocado.
“Este final de semana realmente foi muito difícil. Tive problemas para acertar o carro, duas corridas muito complicadas na chuva e, para piorar, fui penalizado na corrida em que certamente eu venceria. Fica o aprendizado e o sentimento de que realmente fui prejudicado por algo que eu não fiz na terceira corrida. O que aconteceu no caso com o Lu Boesel foi situação de corrida e de forma alguma eu poderia ter sido penalizado como aconteceu. A organização do Sul-Americano de F-3 precisa urgentemente padronizar seus procedimentos e destacar profissionais experientes e capazes para conduzirem estas competições. Todos aqui estamos aprendendo, mas no meu caso, por exemplo, tenho quase 10 anos de experiência no kart e sei muito bem diferenciar cada detalhe de uma prova. Ninguém conseguirá me provar que um piloto que na placa dos 100 metros está lado a lado com o concorrente, na parte interna da curva, não teria a preferência para fazer o contorno na frente”, encerrou indignado o piloto de 16 anos.
Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Crédito da Foto: Flávio Quick - Divulgação
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