quarta-feira, setembro 22, 2010

Batida tira pódio de João Pedro Guim no Sul-Americano de Kart


Desde a última quinta-feira, dia 16, o Kartódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana gaúcha, tornou-se a capital continental do kartismo com a disputa da edição 2010 do Campeonato Sul-Americano de Kart. Ao todo cinco categorias participaram da disputa com destaque para a classe Cadete, maior do Certame, com 28 competidores.

Representando o Brasil e o estado de Minas Gerais o piloto João Pedro Guim (Powered by Miguel Oliveira) encarou o desafio exatamente desta categoria e, com muita dedicação, tinha como objetivo conquistar um lugar no pódio da competição.

Após treinar no kartódromo antecipadamente com João Pedro Custódio, seu companheiro de equipe, na quinta-feira eles começaram as cinco sessões de treinos livres que tiveram direito. Guim e sua equipe não estiveram satisfeitos com o desempenho apresentado pelo motor e solicitaram algumas trocas, mesmo sob pena da perda de sete posições para as corridas classificatórias.

A tomada de tempos da categoria foi realizada no final da tarde de sexta-feira e, com o tempo de 1m11s055 ele garantiu a sétima melhor marca. Porém, pelas trocas de motor, acabou tendo que largar exatamente do meio do pelotão para as classificatórias. Na primeira, após uma boa recuperação, conseguiu andar no primeiro pelotão e encerrou na 10ª posição. Na segunda classificatória o piloto já vinha bem e novamente figurava entre os lideres quando, a três voltas para o final, acabou se enroscando em um acidente na entrada da reta dos boxes e terminando a corrida apenas na 25ª posição.

Com um excepcional trabalho a equipe do preparador Miguel de Oliveira conseguiu deixar o kart de João Pedro Guim completamente pronto para a Pré-Final e, no aquecimento realizado na manhã de domingo, o piloto conseguiu a volta mais rápida de todo o evento registrando o tempo de 1m10s421.

Animado o piloto partiu para a Pré-Final e, mesmo largando da 16ª posição, seguiu confiante na conquista de um lugar no pódio. Ele Sérgio Sette Câmara se encontraram na pista e juntos passaram a escalar o pelotão até chegarem a estar na sexta e sétima posições. Neste momento, porém, Guim acabou se chocando com outro concorrente e perdendo algumas posições. Mesmo assim o piloto não desanimou e seguiu ganhando posições até terminar em 12º.

Acreditando que ainda poderia lutar por um lugar no pódio Guim alinhou seu kart para a última corrida. Após uma bela largada o piloto vinha ganhando posições e já estava no oitavo lugar quando, ao tentar superar um concorrente, o mesmo rodou em sua frente e os dois bateram. Neste momento o eixo do kart de Guim empenou, fazendo com que o piloto abandonasse a corrida. O gaúcho Bruno Bertoncello foi o vencedor seguido por Yanni Fontana e Sérgio Sette Câmara.

O João Pedro nos impressionou muito neste final de semana. Tivemos sérios problemas de acerto de motor nos treinos e, sinceramente, trocamos algumas vezes até chegarmos a um motor que consideramos competitivo. Depois disso ele fez belas corridas classificatórias, sempre com muita garra e mostrando grande arrojo nas ultrapassagens. Quero parabenizar ao Miguel e sua equipe pelo excelente trabalho e o kart perfeito que fizeram para meu filho no último dia, momento em que ele fez a volta mais rápida do evento no aquecimento. O aprendizado conseguido nesta prova certamente acompanhará meu filho por toda a sua carreira”, encerrou Claufer Machado, pai de João Pedro Guim.

Sem tempo para descansar

Depois da maratona no Rio Grande do Sul o piloto seguiu para Cuiabá, cidade onde reside com sua família, mas por lá ficará pouco tempo. Nesta quarta-feira ele já segue para Palmas, no Tocantins, onde a expectativa é de que a temperatura esteja na casa dos 45º.

Lá, no Kartódromo Rubens Barrichello, o piloto disputará a segunda rodada da Copa Centro-Oeste de Kart onde disputará a vitória nas classes Cadete e Super Cadete. A corrida servirá também de preparação para a Copa Brasil de Kart que lá será disputada entre os dias 13 e 16 de outubro.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick - Divulgação

Nenhum comentário: