Temperatura na capital do MS altera rotina dos pilotos na definição aos classificados aos playoffs
O forte calor que marcou o primeiro dia de treinos da 8ª etapa da Stock Car deverá ser o protagonista do fim de semana. A expectativa de que os termômetros atingissem os 40ºC não se concretizou, mas o calor incomodou. Até domingo, dia da corrida que definirá os 10 classificados à Superfinal, o Centro de Previsão e Estudos Climáticos avisa que a temperatura seguirá na casa dos 37ºC. E isso com certeza influirá no trabalho das equipes. "Quero ver mesmo na corrida", disse o bicampeão Giuliano Losacco. "Fazia tempo que a gente não enfrentava um calor tão forte. Com o clima seco, as coisas pioram para nós pilotos."
Nesta sexta-feira a temperatura média do asfalto ficou em 47º C segundo fontes da Goodyear, a fornecedora de pneus da Stock Car. Os compostos bateram nos 100º C, afetando o comportamento dos compostos. "Lá em Salvador, na 6ª etapa, a temperatura subiu bastante, mas pelo menos tinha uma brisa mais úmida por causa do mar. Aqui em Campo Grande o negócio está bravo mesmo", contou o piloto da Flash Power Racing.
Outro componente que sofre com o calor intenso é o motor de 520 cavalos de potência. A temperatura da água e do óleo chegou a quase 106 contra 97º C de um dia de calor forte no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Zequinha Giaffone, da JL, dá a dica. "Claro que com temperatura mais alta o motor rende menos, mas por enquanto está tudo certo. Vai conseguir tirar mais proveito quem cuidar bem dos radiadores, que não podem estar amassados. Como os motores são todos iguais, a refrigeração faz a diferença nas condições que temos aqui em Campo Grande", disse.
"Dentro do carro a coisa esquenta ainda mais", afirmou Losacco, apoiado nos números. No segundo treino livre, que começou às 16h20 (de Brasília), o bólido do bicampeão de 2004 e 2005 foi aos 70ºC, transformando o cockpit em arremedo de sauna. "Para quem pensa que piloto não trabalha entre uma corrida e outra, é nessas horas que a tal preparação física faz a diferença. No final, quando os reflexos já estão prejudicados pelo calor e pelo cansaço, quem estiver melhor condicionado pode levar boa vantagem. Aproveitar uma bobeada do piloto da frente e ganhar uma posição, por exemplo."
Para se ter uma ideia do incômodo provocado pelo calor em Campo Grande, a maioria dos pilotos nem ficou de macacão entre um treino e outro. A velha e boa bermuda serviu para dar um alívio. A estimativa é de que um piloto perca entre 2 e 4 quilos em uma corrida de 40 minutos na Stock Car. Na pista, Losacco enfrentou dificuldades com o motor. "Mas nada a ver com a temperatura", explicou o piloto, 30º colocado do dia em Campo Grande. Amanhã, o ensaio que irá definir as posições de largada na etapa que fechará a primeira fase da Stock Car começa às 12h20 (de Brasília).
Os tempos da sexta-feira em Campo Grande:
1º Marcos Gomes 1min23s900 Peugeot
2º Lico Kaesemodel 1min24s173 Peugeot
3º Átila Abreu 1min24s284 Chevrolet
4º Ricardo Mauricio 1min24s316 Chevrolet
5º Ricardo Zonta 1min24s401 Chevrolet
6º Popó Bueno 1min24s493 Chevrolet
7º Antonio Pizzonia 1min24s549 Chevrolet
8º Luciano Burti 1min24s566 Peugeot
9º Valdeno Brito 1min24s602 Chevrolet
10º Cacá Bueno 1min24s727 Peugeot
11º Thiago Camilo 1min24s745 Chevrolet
12º David Muffato 1min24s876 Peugeot
13º Allam Khodair 1min24s877 Peugeot
14º Daniel Serra 1min24s911 Peugeot
15º Nonô Figueiredo 1min24s991 Chevrolet
16º Duda Pamplona 1min24s993 Chevrolet
17º Xandinho Negrão 1min25s003 Chevrolet
18º Felipe Maluhy 1min25s051 Chevrolet
19º Max Wilson 1min25s083 Chevrolet
20º Alceu Feldman 1min25s095 Peugeot
21º Thiago Marques 1min25s236 Peugeot
22º Rodrigo Sperafico 1min25s237 Chevrolet
23º Wilian Starostik 1min25s317 Chevrolet
24º Alan Hellmeister 1min25s393 Peugeot
25º Pedro Gomes 1min25s432 Chevrolet
26º Christian Fittipaldi 1min25s496 Chevrolet
27º Antonio Jorge Neto 1min25s520 Chevrolet
28º Diego Nunes 1min25s610 Peugeot
29º Julio Campos 1min25s674 Peugeot
30º Giuliano Losacco 1min25s720 Peugeot
31º Cláudio Ricci 1min25s860 Peugeot
32º Betinho Gresse 1min26s216 Chevrolet
33º Constantino Jr 1min27s541 Peugeot
O forte calor que marcou o primeiro dia de treinos da 8ª etapa da Stock Car deverá ser o protagonista do fim de semana. A expectativa de que os termômetros atingissem os 40ºC não se concretizou, mas o calor incomodou. Até domingo, dia da corrida que definirá os 10 classificados à Superfinal, o Centro de Previsão e Estudos Climáticos avisa que a temperatura seguirá na casa dos 37ºC. E isso com certeza influirá no trabalho das equipes. "Quero ver mesmo na corrida", disse o bicampeão Giuliano Losacco. "Fazia tempo que a gente não enfrentava um calor tão forte. Com o clima seco, as coisas pioram para nós pilotos."
Nesta sexta-feira a temperatura média do asfalto ficou em 47º C segundo fontes da Goodyear, a fornecedora de pneus da Stock Car. Os compostos bateram nos 100º C, afetando o comportamento dos compostos. "Lá em Salvador, na 6ª etapa, a temperatura subiu bastante, mas pelo menos tinha uma brisa mais úmida por causa do mar. Aqui em Campo Grande o negócio está bravo mesmo", contou o piloto da Flash Power Racing.
Outro componente que sofre com o calor intenso é o motor de 520 cavalos de potência. A temperatura da água e do óleo chegou a quase 106 contra 97º C de um dia de calor forte no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Zequinha Giaffone, da JL, dá a dica. "Claro que com temperatura mais alta o motor rende menos, mas por enquanto está tudo certo. Vai conseguir tirar mais proveito quem cuidar bem dos radiadores, que não podem estar amassados. Como os motores são todos iguais, a refrigeração faz a diferença nas condições que temos aqui em Campo Grande", disse.
"Dentro do carro a coisa esquenta ainda mais", afirmou Losacco, apoiado nos números. No segundo treino livre, que começou às 16h20 (de Brasília), o bólido do bicampeão de 2004 e 2005 foi aos 70ºC, transformando o cockpit em arremedo de sauna. "Para quem pensa que piloto não trabalha entre uma corrida e outra, é nessas horas que a tal preparação física faz a diferença. No final, quando os reflexos já estão prejudicados pelo calor e pelo cansaço, quem estiver melhor condicionado pode levar boa vantagem. Aproveitar uma bobeada do piloto da frente e ganhar uma posição, por exemplo."
Para se ter uma ideia do incômodo provocado pelo calor em Campo Grande, a maioria dos pilotos nem ficou de macacão entre um treino e outro. A velha e boa bermuda serviu para dar um alívio. A estimativa é de que um piloto perca entre 2 e 4 quilos em uma corrida de 40 minutos na Stock Car. Na pista, Losacco enfrentou dificuldades com o motor. "Mas nada a ver com a temperatura", explicou o piloto, 30º colocado do dia em Campo Grande. Amanhã, o ensaio que irá definir as posições de largada na etapa que fechará a primeira fase da Stock Car começa às 12h20 (de Brasília).
Os tempos da sexta-feira em Campo Grande:
1º Marcos Gomes 1min23s900 Peugeot
2º Lico Kaesemodel 1min24s173 Peugeot
3º Átila Abreu 1min24s284 Chevrolet
4º Ricardo Mauricio 1min24s316 Chevrolet
5º Ricardo Zonta 1min24s401 Chevrolet
6º Popó Bueno 1min24s493 Chevrolet
7º Antonio Pizzonia 1min24s549 Chevrolet
8º Luciano Burti 1min24s566 Peugeot
9º Valdeno Brito 1min24s602 Chevrolet
10º Cacá Bueno 1min24s727 Peugeot
11º Thiago Camilo 1min24s745 Chevrolet
12º David Muffato 1min24s876 Peugeot
13º Allam Khodair 1min24s877 Peugeot
14º Daniel Serra 1min24s911 Peugeot
15º Nonô Figueiredo 1min24s991 Chevrolet
16º Duda Pamplona 1min24s993 Chevrolet
17º Xandinho Negrão 1min25s003 Chevrolet
18º Felipe Maluhy 1min25s051 Chevrolet
19º Max Wilson 1min25s083 Chevrolet
20º Alceu Feldman 1min25s095 Peugeot
21º Thiago Marques 1min25s236 Peugeot
22º Rodrigo Sperafico 1min25s237 Chevrolet
23º Wilian Starostik 1min25s317 Chevrolet
24º Alan Hellmeister 1min25s393 Peugeot
25º Pedro Gomes 1min25s432 Chevrolet
26º Christian Fittipaldi 1min25s496 Chevrolet
27º Antonio Jorge Neto 1min25s520 Chevrolet
28º Diego Nunes 1min25s610 Peugeot
29º Julio Campos 1min25s674 Peugeot
30º Giuliano Losacco 1min25s720 Peugeot
31º Cláudio Ricci 1min25s860 Peugeot
32º Betinho Gresse 1min26s216 Chevrolet
33º Constantino Jr 1min27s541 Peugeot
Fonte: MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda / Fabricio Lima
Foto: Carsten Horst/MF2
Nenhum comentário:
Postar um comentário