sexta-feira, setembro 17, 2010

Nascar: Miguel Paludo larga em último e chega em 4º em New Hampshire


Largando em último após enfrentar problemas na classificação, piloto gaúcho conquistou seu melhor resultado na Nascar East em prova disputada na noite de hoje no oval de New Hampshire

O piloto Miguel Paludo, da equipe Stemco-Duroline, foi um dos destaques da nona etapa da Nascar East, que faz a preliminar da divisão principal (Sprint Cup) neste final de semana, em New Hampshire.

Na prova disputada na noite de hoje no circuito oval de uma milha, o brasileiro chegou em um ótimo quarto lugar após largar na 32ª colocação - ele teve um problema no treino classificatório realizado ontem e teve que partir da última posição no grid com seu Toyota Camry de 500 cavalos de potência.

"Esta corrida foi perfeita. A prova em New Hampshire foi muito marcante, uma das mais emocionantes de minha carreira. Chegar em quarto lugar após uma corrida de recuperação é excelente em qualquer categoria e se torna ainda mais especial porque estou em um momento decisivo em minha carreira neste meu primeiro ano na Nascar", diz Paludo. "O bacana é andei a prova toda em um ritmo consistente, andando junto com pilotos bem mais experientes, que estão disputando o título da categoria", completa.

A noite desta sexta-feira foi de fortes emoções para o jovem brasileiro. Além de largar em último, o gaúcho teve que enfrentar outra adversidade ainda na primeira parte da prova.

"Comecei bem na corrida, com o carro mostrando competitividade, mesmo saindo um pouco de traseira nas curvas. Com isso, já tinha recuperado umas 12 colocações quando fiz a parada para a troca de pneus e tive um problema justo na minha frente. Um dos integrantes da equipe de pit do meu companheiro de equipe foi atropelado e, com o resgate, não pude sair de minha posição. Com isso, cai para último novamente", relembra Paludo.

O integrante era Mike Jr., personagem que ajudou a elaborar a estratégia que rendeu bom resultado para o brasileiro nesta noite, em New Hampshire. "Falei bastante com ele e o Todd (Bodine, piloto também da Germain Racing) e eles me ensinaram como poupar combustível nas bandeiras amarelas, em uma técnica usada por alguns pilotos da Nascar que envolve, entre outros procedimentos, desligar o carro por parte da volta", diz Paludo, que ficou aliviado ao saber que Mike teve apenas ferimentos no tornozelo e pode até mesmo voltar ao trabalho amanhã para a corrida da Truck Series.

O aprendizado sobre como economizar combustível foi fundamental para ajudar Paludo a recuperar posições na corrida, já que ele ficou quase 100 milhas (160 km) sem reabastecer em uma prova que teve 11 voltas a mais que as 125 previstas (para que fosse encerrada em bandeira verde).

"Esta experiência foi fundamental, porque outros dois carros que estavam na mesma estratégia que eu tiveram que abastecer na última volta. Fico muito feliz em conquistar este top-5 em meu primeiro ano na Nascar e isso me motiva ainda mais para as próximas corridas", diz Paludo.

O brasileiro acompanhará amanhã a etapa da Truck Series no próprio oval de Nes Hampshire, a fim de aprender mais sobre a categoria. Mas ele volta a acelerar já na semana que vem, no circuito de Dover, em uma das etapas mais especiais da Nascar, que recebe várias categorias no mesmo final de semana e encerra a temporada da K&N Pro Series East em 2010.

Fonte: RF1 Jornalismo
Foto: Patricia Souza/ RF1

Nenhum comentário: