Novo líder do campeonato chegará à batalha final como franco favorito ao título
Com direito a um show de pilotagem, Cacá Bueno e Christian Fittipaldi dominaram a rodada dupla do Trofeo Linea neste domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Cada um deles ganhou uma corrida e chegou ao pódio na outra (Cacá em segundo e Christian em terceiro), resultados que provocaram uma mudança radical na classificação do campeonato. Agora com 86 pontos, Cacá disparou na liderança e chegará a Santa Cruz do Sul para as últimas duas etapas em situação privilegiada para conquistar o título. Com o final de semana dos sonhos, que resultou na primeira vitória na categoria, Christian assumiu o segundo lugar, mas terá um desafio e tanto pela frente na batalha final: superar a desvantagem de 22 pontos para Cacá em 35 possíveis no Rio Grande do Sul.
Com a ilustre presença no autódromo de Felipe Massa, idealizador e padrinho do Racing Festival, complementado pela Fórmula Future Fiat e 600 Hornet (motos), Cacá saiu na pole e dominou a 9ª etapa sem grandes dificuldades, enquanto Christian arremetia da quinta posição na largada para o terceiro lugar que naquele momento era seu ponto alto na temporada. Na segunda, com os oito primeiros do grid em posições invertidas em relação à chegada da primeira, Christian fez um início de corrida fulminante e foi ultrapassando um a um seus adversários. E foi espectador privilegiado do acidente espetacular envolvendo André Bragantini na primeira volta quando brigavam pela segunda colocação. Bragantini escapou na curva do retão, atravessou a pista, tocou no carro de Christian e bateu forte no barranco. Largou pedaços do carro espalhados pelo asfalto, mas escapou sem qualquer ferimento. Mais tarde, Christian deixaria o pole Cesinha Bonilha para trás e só no final é que seria ameaçado pela ascensão de Cacá, até receberem a bandeirada quase colados.
Cacá resumiu em poucas palavras o saldo do fim de semana. "Foi um domingo completo. E com uma voltinha a mais na segunda corrida acho que poderia vencer novamente. No final, meu carro estava muito mais rápido que o dos outros. Foi uma pena que eu tenha perdido um pouco de tempo nas ultrapassagens no começo da prova", explicou. "Mas o importante é que vim para Brasília em terceiro lugar, a oito pontos do líder, e agora estou na frente por uma diferença de 22 sobre o segundo colocado", explicou.
Christian reconheceu que Cacá estava mais veloz nos estágios finais da prova, mas minimizou as declarações do colega. "É aquela história, chegar é uma coisa, ultrapassar é outra. Estou feliz com esta primeira vitória porque ela vem recompensar a superação da equipe. Começamos o campeonato mais tarde e estamos progredindo desde então contra equipes que já estão estabelecidas há mais tempo", comentou o filho de Wilsinho Fittipaldi, que está renovando uma bem-sucedida parceria com o pai. Aliás, foi na mesma pista, em 1989 na Fórmula Ford, que Christian alcançou a primeira vitória numa carreira que o levaria também ao título da Fórmula 3000 e à Fórmula 1.
A situação de Christian em relação ao título poderia ser mais tranqüila se ele não tivesse perdido as corridas de abertura do calendário em maio no Rio de Janeiro. Mesmo dependendo de uma combinação mais do que improvável em Santa Cruz do Sul, promete encarar o que lhe resta de chances com o mesmo espírito. "Vou tentar ganhar, do mesmo jeito como fiz o meu melhor aqui. Meu carro vem evoluindo a cada prova e hoje, por exemplo, estava muito rápido nas primeiras voltas. Foi o que fez toda a diferença nas ultrapassagens e na vitória." Uma vitória, aliás, que não celebrava desde a etapa de Phoenix (EUA) na série norte-americana Grand-Am em 2007.
Outros destaques do domingo na Capital Federal foram os paranaenses José Cordova, segundo na primeira bateria, e Cesinha Bonilha, terceiro no complemento da programação. Além de Bragantini, que saiu de Brasília com apenas um sétimo lugar, o maior prejuízo ficou com Giuliano Losacco. Com o abandono numa corrida por problemas no sistema de alimentação e o 10º na outra, portanto fora da zona de pontos, o antigo líder caiu para a terceira colocação na classificação geral.
O resultado da 9ª etapa:
1) Cacá Bueno, 12 voltas, 27min52s898
2) José Cordova, a 2s139
3) Christian Fittipaldi, a 3s957
4) Popó Bueno, a 8s360
5) Alceu Feldmann, a 9s598
6) Ricardo Mauricio, a 11s398
7) Andre Bragantini, a 12s116
8) Cesinha Bonilha, a 18s427
9) Jose Vitte, a 18s676
10) Fábio Carreira, a 19s741
11) Ulisses Silva, a 26s242
12) Jorge Neto, a 26s690
13) Clemente Jr., a 28s236
14) Duda Pamplona, a 30s810
15) Fernando Nienkotter, a 30s928
16) Rodrigo Navarro, a 31s313
17) Serafin Jr., a 33s529
18) Cesare Marrucci, a 39s348
19) Betinho Sartorio, a 41s394
20) Giuliano Losacco, a 2 voltas
Não classificados:
Leonardo Nienkotter
Thiago Camilo
Melhor volta: Thiago Camilo em 2min16s744.
O resultado da 10ª etapa (Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas):
1) Christian Fittipaldi, 11 voltas, 27min40s838
2) Caca Bueno, a 0s271
3) Cesinha Bonilha, a 3s044
4) Popo Bueno, a, 6s035
5) Alceu Feldmann, a, 6s170
6) Thiago Camilo, a, 6s685
7) Jorge Neto, a, 10s433
8) Ricardo Mauricio, a, 11s294
9) Fábio Carreira, a, 14s206
10) Giuliano Losacco, a, 14s608
11) Jose Vitte, a, 15s033
12) Ulisses Silva, a, 16s611
13) Clemente Jr., a, 17s448
14) Rodrigo Navarro, a, 19s604
15) Fernando Nienkotter, a, 20s274
16) Duda Pamplona, a, 23s973
17) Cesare Marrucci, a, 25s250
18) Betinho Sartorio, a, 2min00s548
Não classificados:
José Cordova
Serafin Jr
Leonardo Nienkotter
Melhor volta: Alceu Feldmann em 2min16s130, média de 144,655 km/h
A classificação do campeonato:
1) Cacá Bueno, 83 pontos
2) Christian Fittipaldi, 61
3) Giuliano Losacco, 59
4) André Bragantini, 58
5) Alceu Feldmann, 57
6) Cesar Bonilha, 51
7) José Cordova, 46
8) Serafin Jr. e Popó Bueno, 43
10) José Vitte, 38
11) Antonio Jorge Neto, 33
12) Duda Pamplona, 30
13) Ricardo Maurício, 29
14) Ulisses Silva, 20
15) Clemente Faria Jr., 19
16) Thiago Camilo, 10
17) Leonardo Nienkotter, 7
18) Cesar Marrucci, Rodrigo Navarro e Fabio Carreira, 1
O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
Com direito a um show de pilotagem, Cacá Bueno e Christian Fittipaldi dominaram a rodada dupla do Trofeo Linea neste domingo no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Cada um deles ganhou uma corrida e chegou ao pódio na outra (Cacá em segundo e Christian em terceiro), resultados que provocaram uma mudança radical na classificação do campeonato. Agora com 86 pontos, Cacá disparou na liderança e chegará a Santa Cruz do Sul para as últimas duas etapas em situação privilegiada para conquistar o título. Com o final de semana dos sonhos, que resultou na primeira vitória na categoria, Christian assumiu o segundo lugar, mas terá um desafio e tanto pela frente na batalha final: superar a desvantagem de 22 pontos para Cacá em 35 possíveis no Rio Grande do Sul.
Com a ilustre presença no autódromo de Felipe Massa, idealizador e padrinho do Racing Festival, complementado pela Fórmula Future Fiat e 600 Hornet (motos), Cacá saiu na pole e dominou a 9ª etapa sem grandes dificuldades, enquanto Christian arremetia da quinta posição na largada para o terceiro lugar que naquele momento era seu ponto alto na temporada. Na segunda, com os oito primeiros do grid em posições invertidas em relação à chegada da primeira, Christian fez um início de corrida fulminante e foi ultrapassando um a um seus adversários. E foi espectador privilegiado do acidente espetacular envolvendo André Bragantini na primeira volta quando brigavam pela segunda colocação. Bragantini escapou na curva do retão, atravessou a pista, tocou no carro de Christian e bateu forte no barranco. Largou pedaços do carro espalhados pelo asfalto, mas escapou sem qualquer ferimento. Mais tarde, Christian deixaria o pole Cesinha Bonilha para trás e só no final é que seria ameaçado pela ascensão de Cacá, até receberem a bandeirada quase colados.
Cacá resumiu em poucas palavras o saldo do fim de semana. "Foi um domingo completo. E com uma voltinha a mais na segunda corrida acho que poderia vencer novamente. No final, meu carro estava muito mais rápido que o dos outros. Foi uma pena que eu tenha perdido um pouco de tempo nas ultrapassagens no começo da prova", explicou. "Mas o importante é que vim para Brasília em terceiro lugar, a oito pontos do líder, e agora estou na frente por uma diferença de 22 sobre o segundo colocado", explicou.
Christian reconheceu que Cacá estava mais veloz nos estágios finais da prova, mas minimizou as declarações do colega. "É aquela história, chegar é uma coisa, ultrapassar é outra. Estou feliz com esta primeira vitória porque ela vem recompensar a superação da equipe. Começamos o campeonato mais tarde e estamos progredindo desde então contra equipes que já estão estabelecidas há mais tempo", comentou o filho de Wilsinho Fittipaldi, que está renovando uma bem-sucedida parceria com o pai. Aliás, foi na mesma pista, em 1989 na Fórmula Ford, que Christian alcançou a primeira vitória numa carreira que o levaria também ao título da Fórmula 3000 e à Fórmula 1.
A situação de Christian em relação ao título poderia ser mais tranqüila se ele não tivesse perdido as corridas de abertura do calendário em maio no Rio de Janeiro. Mesmo dependendo de uma combinação mais do que improvável em Santa Cruz do Sul, promete encarar o que lhe resta de chances com o mesmo espírito. "Vou tentar ganhar, do mesmo jeito como fiz o meu melhor aqui. Meu carro vem evoluindo a cada prova e hoje, por exemplo, estava muito rápido nas primeiras voltas. Foi o que fez toda a diferença nas ultrapassagens e na vitória." Uma vitória, aliás, que não celebrava desde a etapa de Phoenix (EUA) na série norte-americana Grand-Am em 2007.
Outros destaques do domingo na Capital Federal foram os paranaenses José Cordova, segundo na primeira bateria, e Cesinha Bonilha, terceiro no complemento da programação. Além de Bragantini, que saiu de Brasília com apenas um sétimo lugar, o maior prejuízo ficou com Giuliano Losacco. Com o abandono numa corrida por problemas no sistema de alimentação e o 10º na outra, portanto fora da zona de pontos, o antigo líder caiu para a terceira colocação na classificação geral.
O resultado da 9ª etapa:
1) Cacá Bueno, 12 voltas, 27min52s898
2) José Cordova, a 2s139
3) Christian Fittipaldi, a 3s957
4) Popó Bueno, a 8s360
5) Alceu Feldmann, a 9s598
6) Ricardo Mauricio, a 11s398
7) Andre Bragantini, a 12s116
8) Cesinha Bonilha, a 18s427
9) Jose Vitte, a 18s676
10) Fábio Carreira, a 19s741
11) Ulisses Silva, a 26s242
12) Jorge Neto, a 26s690
13) Clemente Jr., a 28s236
14) Duda Pamplona, a 30s810
15) Fernando Nienkotter, a 30s928
16) Rodrigo Navarro, a 31s313
17) Serafin Jr., a 33s529
18) Cesare Marrucci, a 39s348
19) Betinho Sartorio, a 41s394
20) Giuliano Losacco, a 2 voltas
Não classificados:
Leonardo Nienkotter
Thiago Camilo
Melhor volta: Thiago Camilo em 2min16s744.
O resultado da 10ª etapa (Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas):
1) Christian Fittipaldi, 11 voltas, 27min40s838
2) Caca Bueno, a 0s271
3) Cesinha Bonilha, a 3s044
4) Popo Bueno, a, 6s035
5) Alceu Feldmann, a, 6s170
6) Thiago Camilo, a, 6s685
7) Jorge Neto, a, 10s433
8) Ricardo Mauricio, a, 11s294
9) Fábio Carreira, a, 14s206
10) Giuliano Losacco, a, 14s608
11) Jose Vitte, a, 15s033
12) Ulisses Silva, a, 16s611
13) Clemente Jr., a, 17s448
14) Rodrigo Navarro, a, 19s604
15) Fernando Nienkotter, a, 20s274
16) Duda Pamplona, a, 23s973
17) Cesare Marrucci, a, 25s250
18) Betinho Sartorio, a, 2min00s548
Não classificados:
José Cordova
Serafin Jr
Leonardo Nienkotter
Melhor volta: Alceu Feldmann em 2min16s130, média de 144,655 km/h
A classificação do campeonato:
1) Cacá Bueno, 83 pontos
2) Christian Fittipaldi, 61
3) Giuliano Losacco, 59
4) André Bragantini, 58
5) Alceu Feldmann, 57
6) Cesar Bonilha, 51
7) José Cordova, 46
8) Serafin Jr. e Popó Bueno, 43
10) José Vitte, 38
11) Antonio Jorge Neto, 33
12) Duda Pamplona, 30
13) Ricardo Maurício, 29
14) Ulisses Silva, 20
15) Clemente Faria Jr., 19
16) Thiago Camilo, 10
17) Leonardo Nienkotter, 7
18) Cesar Marrucci, Rodrigo Navarro e Fabio Carreira, 1
O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
Fonte: MF2/ Márcio Fonseca
Crédito: Carsten Horst/MF2
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