sexta-feira, dezembro 17, 2010

Treinos livres abrem programação do Desafio das Estrelas


Massa & cia. entram na pista de Florianópolis nesta sexta-feira à noite

Uma sessão de treinos de 40 minutos, a primeira da história do evento no período noturno, abrirá nesta sexta-feira a programação da quinta edição do Desafio Internacional das Estrelas. Uma bateria no sábado à noite é uma das novidades da prova idealizada por Felipe Massa, que na parte da manhã realizará a vistoria final dos 1.207 metros da pista do Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis.

Os ensaios serão realizados a partir das 20h30. A capital catarinense recebe a "troupe" comandada pelo piloto da Ferrari pelo quinto ano consecutivo. Desta vez, além da presença habitual de nomes obrigatórios como Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas di Grassi, Felipe Giaffone, Cacá Bueno e outras atrações das principais séries mundiais e nacionais, o destaque será a estreia do espanhol Jaime Alguersuari (piloto da Toro Rosso na Fórmula 1), de Bruno Senna e do tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Hélio Castroneves.

Nesta quinta-feira, em meio à chuva que não deu trégua ao longo de todo o dia na região da Praia de Canasvieiras, o trabalho na área técnica ficou por conta dos mecânicos dos 27 karts inscritos na competição. Até o meio da tarde, o único piloto que havia marcado presença no kartódromo foi Marcos Gomes, um dos superfinalistas da Stock Car em 2010. Senna e Lucas di Grassi estavam sendo esperados no início da noite.

Gomes é um dos "veteranos" da corrida e esteve presente ao evento desde a prova embrionária em Bauru em 2005. É o recordista do circuito, com o tempo estabelecido no warm up em 2009, mas não esconde a preocupação com o longo período afastado do kart. "Andei pela última vez no Desafio do Ano passado. Sei que vários pilotos treinaram bastante nos últimos tempos, até mesmo nesta quinta-feira em São Paulo. Isso faz diferença, porque o kart não é um carro comum, não tem suspensão, e qualquer diferença acaba pesando", lembrou Gomes, que tem no 6º lugar de 2007 seu melhor resultado na prova.

A lista completa do Desafio Internacional das Estrelas é esta:

Fórmula 1
Felipe Massa
Rubens Barrichello
Bruno Senna
Lucas di Grassi
Jaime Alguersuari

Fórmula Indy
Tony Kanaan
Bia Figueiredo
Hélio Castroneves
Vítor Meira

Fórmula GP2
Alberto Valério

FIA GT
Enrique Bernoldi

Super GT Japão
João Paulo Oliveira

Trofeo Linea
Leonardo Nienkötter

Trofeo Linea/Stock Car
Christian Fittipaldi
Cacá Bueno
Popó Bueno
Ricardo Maurício
Thiago Camilo

Stock Car
Xandinho Negrão
Marcos Gomes
Max Wilson
Luciano Burti
Ricardo Zonta
Antonio Pizzonia
Allam Khodair

Fórmula Truck
Felipe Giaffone

VIP
Marcos Pasquim

Programação

17/12 - Sexta-feira
20h20 - Treinos de amaciamento de motor (10 minutos)
20h45 - Treinos livres (40 minutos)

18/12 - Sábado
16h10 - treinos livres (40 minutos)
18h00 - Treinos classificatórios Grupo 1 (15 minutos)
18h30 - Treinos classificatórios Grupo 2 (15 minutos)
19h00 - Top Qualifying (10 mais rápidos)
20h00 - Apresentação free style
21h00 - Drivers Parade
21h45 - 1ª bateria (25 minutos + uma volta)
22h30 - Show musical com ABR3 e Maurício Manieri

19/12 - Domingo
08h30 - Free style MotoCross Show
09h00 - Warm up
10h00 - Drivers Parade
11h00 - 2ª bateria (25 minutos + uma volta)

O Desafio Internacional das Estrelas é uma realização de Carlinhos Romagnolli Promoções & Eventos, com patrocínio de Banco Santander, Bridgestone, Cerveja Sol, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, co-patrocínio de Fiat, Shell, Costão do Santinho, JK Pneus, WebMotors e apoio da Prefeitura de Florianópolis, Beiramar Shopping, Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina, Sapiens Parque, Honda, Instituto Ayrton Senna, Rádio Jovem Pan e CBA.

Demais informações sobre a prova estão disponíveis no site oficial
www.desafiodasestrelas.com.br

Texto: MF2 Serviços Jornalísticos - Márcio Fonseca
Foto: Carsten Horst/MF2

Nenhum comentário: