Piloto fará neste domingo sua primeira prova pela nova equipe Brasil Máquinas de Stock Car justamente na pista onde disputou sua última corrida no Brasil, em 2002
Destaque em categorias internacionais como A1GP, Superleague e F-3000, o piloto Tuka Rocha, da equipe BMC-Vogel, fará neste final de semana sua estreia com carros de turismo na primeira etapa da Stock Car, marcada para o próximo domingo, em Curitiba. Não é apenas o paulista que estreia na principal categoria brasileira em 2011: a Brasil Máquinas também debuta na Stock Car, firmando parceria com o piloto de 28 anos e com a equipe Vogel.
Para ajudá-lo nesta nova empreitada de sua vitoriosa carreira, que inclui o tricampeonato brasileiro de kart por três anos consecutivos (igualando feito de Ayrton Senna e Rubens Barrichello), Tuka contará com o experiente Mauro Vogel, chefe da equipe BMC. E, apesar de estar em um mundo completamente novo, uma coincidência marca seu retorno ao Brasil. Tuka correrá a primeira etapa da Stock Car justamente onde fez sua última prova como piloto profissional no Brasil: em Curitiba, na etapa brasileira de 2002 do World Series, categoria equivalente à atual GP2.
"É interessante pensar que volto a correr no Brasil, agora na Stock Car, justamente na mesma pista onde corri pela última vez no País, em 2002, por uma categoria internacional. Só que faz tanto tempo que a única lembrança que eu tenho é para que lado vira a primeira curva", brinca o paulista. "Parece estranho, mas conheço umas 100 vezes mais a pista de Monza do que qualquer outra pista brasileira", diz Tuka Rocha.
Naquela prova de 2002, o atual piloto da BMC-Vogel conheceu o famoso "S de Alta" de Curitiba, considerada uma das curvas mais rápidas do calendário da Stock Car. "Esta é uma parte bastante desafiadora do traçado. Com o carro do World Series, então, era fantástico, porque corríamos com um fórmula com efeito solo e isso dava um ganho de performance incrível neste trecho de alta velocidade", completou.
O paulista de 28 anos teve seu primeiro contato com o carro da BMC-Vogel, nos testes realizados em Piracicaba, interior de São Paulo, mas encara a corrida de Curitiba como sua verdadeira estreia.
"Naquele shakedown, deu para ter uma noção do carro, mas só a partir da prova de Curitiba que iniciarei minha adaptação, já que toda minha carreira foi feita com fórmulas e agora terei que me adaptar à tocada de um carro de turismo. Meu objetivo do final de semana é me acostumar o mais rápido possível com o modelo da Stock Car para evoluir e lutar por bons resultados o quanto antes", diz Tuka.
O primeiro treino livre para a etapa de abertura da Stock Car está marcado para às 8h (horário de Brasília) desta sexta-feira. A corrida será no domingo, às 11h, com exibição dentro do programa Esporte Espetacular, da TV Globo.
Destaque em categorias internacionais como A1GP, Superleague e F-3000, o piloto Tuka Rocha, da equipe BMC-Vogel, fará neste final de semana sua estreia com carros de turismo na primeira etapa da Stock Car, marcada para o próximo domingo, em Curitiba. Não é apenas o paulista que estreia na principal categoria brasileira em 2011: a Brasil Máquinas também debuta na Stock Car, firmando parceria com o piloto de 28 anos e com a equipe Vogel.
Para ajudá-lo nesta nova empreitada de sua vitoriosa carreira, que inclui o tricampeonato brasileiro de kart por três anos consecutivos (igualando feito de Ayrton Senna e Rubens Barrichello), Tuka contará com o experiente Mauro Vogel, chefe da equipe BMC. E, apesar de estar em um mundo completamente novo, uma coincidência marca seu retorno ao Brasil. Tuka correrá a primeira etapa da Stock Car justamente onde fez sua última prova como piloto profissional no Brasil: em Curitiba, na etapa brasileira de 2002 do World Series, categoria equivalente à atual GP2.
"É interessante pensar que volto a correr no Brasil, agora na Stock Car, justamente na mesma pista onde corri pela última vez no País, em 2002, por uma categoria internacional. Só que faz tanto tempo que a única lembrança que eu tenho é para que lado vira a primeira curva", brinca o paulista. "Parece estranho, mas conheço umas 100 vezes mais a pista de Monza do que qualquer outra pista brasileira", diz Tuka Rocha.
Naquela prova de 2002, o atual piloto da BMC-Vogel conheceu o famoso "S de Alta" de Curitiba, considerada uma das curvas mais rápidas do calendário da Stock Car. "Esta é uma parte bastante desafiadora do traçado. Com o carro do World Series, então, era fantástico, porque corríamos com um fórmula com efeito solo e isso dava um ganho de performance incrível neste trecho de alta velocidade", completou.
O paulista de 28 anos teve seu primeiro contato com o carro da BMC-Vogel, nos testes realizados em Piracicaba, interior de São Paulo, mas encara a corrida de Curitiba como sua verdadeira estreia.
"Naquele shakedown, deu para ter uma noção do carro, mas só a partir da prova de Curitiba que iniciarei minha adaptação, já que toda minha carreira foi feita com fórmulas e agora terei que me adaptar à tocada de um carro de turismo. Meu objetivo do final de semana é me acostumar o mais rápido possível com o modelo da Stock Car para evoluir e lutar por bons resultados o quanto antes", diz Tuka.
O primeiro treino livre para a etapa de abertura da Stock Car está marcado para às 8h (horário de Brasília) desta sexta-feira. A corrida será no domingo, às 11h, com exibição dentro do programa Esporte Espetacular, da TV Globo.
Fonte: RF1 Jornalismo
Foto: Miguel Costa Jr./RF1
Nenhum comentário:
Postar um comentário